O número de entrevistados e base dessa pesquisa foi de 10.545 pessoas, maiores de 14 anos (uma faixa interessante; as pesquisas Lance/IBOPE cobrem a partir de 10 anos e as pesquisas Datafolha a partir de 16 anos), com 53% de entrevistados do sexo feminino e 47% masculino, com margem de erro de 2,4%. Cada entrevistado só pôde dizer o nome de um clube de preferência.
O foco da pesquisa esteve voltado para a qualificação do torcedor em termos geográficos e sócio-econômicos, permitindo estimar renda total e potencial de consumo.
Vamos, então às principais tabelas que resultaram da pesquisa e algumas considerações iniciais sobre as torcidas.
Comentário do OCE: é importante notar que essa é mais uma pesquisa, realizada por empresa diferente, que aponta as mesmas posições, basicamente, para as principais torcidas. Da mesma forma, embora alguns percentuais sejam diferentes, pode-se dizer que todos eles são bastante próximos, o que vem a conferir maior consistência e credibilidade às informações levantadas pelos institutos de pesquisa nos últimos 20 anos.
Sem surpresas, Flamengo, Corinthians e São Paulo possuem as maiores torcidas. O bloco das 12 maiores, diga-se, é extremamente consistente com outras pesquisas, ressalvando-se algumas mudanças a partir da oitava posição. Quase metade da população brasileira – 47% – torce para um dos cinco clubes de maior torcida.
Para a Pluri, considerando-se a margem de erro do trabalho, mantém-se a tendência de relativo equilíbrio entre as torcidas do Flamengo e do Corinthians, fato que vem sendo observado nas diversas pesquisas dos últimos anos.
Os pesquisadores impressionaram-se com o percentual de 21% dos brasileiros que declaram não ter preferência por nenhum clube ou pelo futebol. Esse número, todavia, é bastante consistente com o que foi obtido em outros trabalhos no decorrer dos últimos vinte anos.
A Pluri fez uma inovação em sua análise, agrupando e dividindo as torcidas em seis grandes grupos, o que demonstra razoável concentração de torcedores. As 10 maiores torcidas congregam 62% da população brasileira:
Em outros números, 120 milhões torcem para os 10 times de maior torcida, 22 milhões torcem para os 20 clubes seguintes, sobrando 9 milhões de pessoas torcendo para os demais 29.178 (dado da FIFA) clubes que existem no país.
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