A cerimônia de premiação da Bola de Ouro, realizada nesta segunda-feira, no Kongresshaus de Zurique, na Suíça, consagrou, mais uma vez, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Pelé recebeu o Prêmio de Honra da Bola de Ouro Fifa 2013, levando para sua galeria mais um importante troféu.
Na época em que atuava pelo Santos, a premiação contemplava apenas atletas europeus. Por conta disso, o Rei do Futebol jamais triunfou nesta que é uma das mais tradicionais premiações do futebol mundial.
Pelé foi reverenciado por Joseph Blatter, presidente da Fifa, e por François Morinière, presidente do Grupo Amaury e do Grupo L’Équipe, publicação francesa que criou o troféu. "Com o mundo se preparando para a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, o momento é ideal para reconhecer a grande contribuição que este jogador especial deu ao futebol e ao mundo”, afirmou Blatter. "Quando pensamos em futebol, um nome fica acima de todos os outros. Nenhum jogador teve tanta influência neste esporte ou influenciou tantas pessoas como ele. Sua verve e habilidade serão eternas", completou
François Morinière seguiu a nmesma linha do mandatário da entidade que rege o futebol mundial. "Ele foi um verdadeiro embaixador do futebol e uma referência para outros jogadores. E poucos chegaram perto do que ele conseguiu”, cravou. "É incrível pensar que ele nunca ganhou o Ballon d’Or, mas o fato é que ele atuava em uma época em que apenas europeus eram premiados”, completou, destacando que "ainda assim, todos o reconhecem como o Rei do Futebol. No Brasil, ele é um ícone. No resto do mundo, é um herói que supera qualquer fronteira".
Visivelmente emocionado, Pelé recebeu o prêmio, comemorando o fato de, agora, ser também um Bola de Ouro. "Tinha prometido à minha família que não ia chorar, mas estou muito emocionado. Compartilho este prêmio com toda a minha família, todos aqueles que jogaram comigo e que me apoiaram. Obrigado a todos. Depois de tantos anos, recebi uma Bola de Ouro. Nunca joguei na Europa e tinha alguma inveja dos que a venceram. Agora, também sou Bola de Ouro", disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário