Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Após muito tempo parado, Ganso deve retornar contra o Atlético-PR


A torcida santista terá um motivo a mais para acompanhar a partida do próximo sábado (29) entre Santos e Atlético-PR no Pacaembu. A partida deve marcar o retorno de Paulo Henrique Ganso aos gramados após bom tempo se recuperando de lesão.
Mas o camisa 10 ainda não possui condições para atuar uma partida completa e deverá entrar apenas no segundo tempo. Pelo menos é isso que o treinador Muricy Ramalho planeja para a partida.
Nenhum membro da comissão técnica quer correr nenhum tipo de risco com Ganso, isso porque o jogador vem de duas lesões musculares sérias em menos de seis meses e essa reta final do Brasileirão servirá apenas como preparação do atleta para o Mundial de Clubes da Fifa.
Nos últimos dias, Paulo Henrique Ganso treinou normalmente com seus companheiros. Ele realizou apenas algumas atividades específicas para a sua recuperação. Muricy se lembrou da preparação feita com o jogador para atuar na final da Libertadores e deu resultado. O jogador fez uma bela partida.

Vasco x Aurora – Copa Sul-Americana


Líder isolado do Campeonato Brasileiro, o Vasco volta suas atenções para a Copa Sul-Americana na noite desta quarta-feira (26). O time treinado por Cristóvão Borges recebe o Aurora, da Bolívia, em São Januário, às 19h10, pelo jogo de volta das oitavas de final.
No primeiro confronto, em Cochabamba, a equipe boliviana conseguiu uma vitória por 3 a 1, de virada, e agora joga no Rio administrando uma vantagem. Para se classificar, o Vasco precisa vencar por uma diferença de até três gols, ou dois, caso o Aurora não marque em São Januário.
Se a situação do Vasco é difícil, o treinador Cristóvão Borges tem um grande reforço para o duelo com o Aurora. O meia Juninho Pernambuco se recuperou completamente de uma lesão na panturrilha e será relacionado para o confronto em São Januário.
Pensando no Campeonato Brasileiro, onde é líder isolado e enfrenta o São Paulo no fim de semana, Cristóvão Borges irá escalar uma equipe mista contra o Aurora. Diego Souza e Fagner, suspensos no Brasileirão, devem começar jogando nesta quarta-feira em São Januário.

Universidad do Chile x Flamengo – Copa Sul-Americana


Praticamente eliminado da Copa Sul-Americana, o Flamengo cumpre tabela contra o Universidad do Chile, na noite desta quarta-feira (26), às 21h50, na capital Santiago, onde realiza a partida de volta das oitavas de final da competição continental.
Por conta da derrota por 4 a 0 sofrida no Engenhão, no jogo de ida, o rubro-negro tem uma missão quase impossível para avançar na Sul-Americana. Para se classificar, o Flamengo precisa vencer por uma diferença de cinco gols em plena casa do adversário.
Ciente da eliminação praticamente certa, o técnico Vanderlei Luxemburgo adiantou que irá enviar à capital chilena um time reserva, já pensando na rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro, onde enfrenta o Grêmio, for a de casa.
Diante deste cenário, Luxemburgo relacionou um grupo de apenas 15 jogadores para ir a Santiago, sendo que somente três deles são titulares: Williams, Maldonado e Léo Moura, sendo que o lateral-direito deve ficar no banco de reservas.

Presidente afirma que Tévez está perto do Corinthians


O presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, informou que o atacante argentino pode voltar, em breve, a vestir a camisa do clube do Parque São Jorge. De acordo com dirigente, o atacante está ‘com um pé muito grande’ na equipe paulista.
Tévez viria ao Corinthians na próxima janela de transferências do futebol europeu, em janeiro do ano que vem. Recentemente o gerente de futebol do clube, Edu Gaspar, esteve na Inglaterra e conversou com Patrick Viera, dirigente do Manchester City, atual clube de Tévez.
Ao contrário do presidente corintiano, Edu preferiu adotar um discurso cauteloso, afirmando que não foi feita nenhuma proposta. Já Sanchez mostrou otimismo com relação ao retorno do argentino para o alvinegro no ano que vem.
O Corinthians tentou a contratação de Tévez no meio deste ano, mas não conseguiu levantar os 40 milhões de euros para bancar a transferência. De acordo com o presidente do Corinthians, o Manchester City hoje teria aceitado reduzir a multa para 18 milhões de euros.

Neymar irá concorrer a prêmio de melhor do mundo


O jogador do Santos Neymar irá concorrer ao prêmio Bola de Ouro, dado ao melhor jogador do mundo, realizado pela Fifa, em parceria com a publicação francesa France Football. A informação foi divulgada nesta terça-feira (25) pelo site espanhol MondoDeportivo.
A lista divulgada pelos jornalistas espanhóis não é oficial, já que a Fifa não informou quem serão os 50 nomes que irão concorrer à ‘Bola de Ouro’. Em novembro a entidade divulga a relação com 23 jogadores, e em dezembro são anunciados os três finalistas, e em janeiro do ano que vem é conhecido o vencedor do prêmio.
De acordo com o ‘MondoDeportivo’, além de Neymar, nada menos do que dez jogadores do Barcelona estaria nesta primeira relação de concorrentes ao prêmio: Messi, Xavi, Iniesta, Piqué, Cesc, Puyol, Villa, Alves, Alexis Sánchez e Abidal.
Neymar se destacou este ano atuando pelo Santos, onde conquistou a Copa Libertadores da América, além de defender a seleção brasileira, principal e sub-20. Até hoje nenhum jogador que atue fora da Europa foi vencedor do prêmio.

Melhor aproveitamento levou direção a contratar Emerson Leão


Após o anúncio da contratação de Emerson Leão como novo técnico do São Paulo para a reta final do Brasileirão, e pagar toda a imprensa de surpresa, a direção do clube enumerou vários motivos para apostar no treinador.
De acordo com o vice-presidente de futebol do São Paulo, João Paulo de Jesus Lopes, Leão foi o escolhido principalmente pelo seu aproveitamento a frente do clube em sua primeira passagem pelo Tricolor, entre 2004 e 2005.
No período, Leão comandou o São Paulo em 45 jogos, com 27 vitórias, 12 empates e apenas 6 derrotas. Num total de 68,8% de aproveitamento. Muricy Ramalho, ídolo dos tricolores e tricampeão brasileiro, obteve 64,4%.
Além disso, o dirigente afirmou que Emerson Leão pode ser considerado um dos seis técnicos brasileiros diferenciados. O diretor do tricolor disse também que Leão conhece muito bem o clube e isso é determinante.

Líderes mostram que Brasileirão 2011 recompensa o fair play


A atual classificação do Brasileirão mostra que a disciplina é recompensada. O baixo número de cartões recebidos por Vasco, Corinthians, Botafogo e Flamengo, respectivamente nas quatro primeiras posições da tabela, evidencia que o fair play, traz benefícios ao longo da campanha. Os dados são do Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad.

Atual líder do campeonato, o Vasco encabeça o ranking dos times mais disciplinados quando o assunto é o número de cartões vermelhos, com apenas dois. O clube carioca figura à frente do Botafogo, Corinthians e Flamengo, que, após a 31ª rodada do Brasileirão, acumulam quatro expulsões cada.

Cristóvão Borges, treinador do Vasco, atribui estes números à qualidade do elenco. "Isso acontece porque nós nos preocupamos apenas em jogar o bom futebol. Quando você trabalha bem os fundamentos e a técnica e visa ao jogo somente, não cabe a falta. Temos um elenco experiente, e a maturidade conta também nestas horas", disse.

Os times do topo da tabela também apresentam baixo número de cartões amarelos. Corinthians, com 64, e Botafogo, com 67, são os líderes neste quesito. Flamengo e Vasco, com 80 cada, também estão abaixo da média da competição.

"Este fato tem a ver com manutenção de treinador, disciplina e com a parte tática. Quanto mais organizado for um time, menor a chance de levar cartões. Contra o Corinthians, foi a primeira vez que tivemos de jogar muito tempo com um a menos. O Botafogo é muito disciplinado, é um aspecto que cobro muito", declarou o treinador do Botafogo, Caio Jr.

Vanderlei Luxemburgo, treinador do Flamengo, acredita que, apesar de mostrar disciplina em campo, os números do time poderiam ser melhores. Segundo ele, um alto número de cartões influencia diretamente no desempenho da equipe.

“Poderíamos ter tomado menos cartões, nosso time não é violento. Contra o Figueirense (quando o Fla levou seis cartões amarelos), foi visível o quanto foi prejudicial. O jogo seguinte (empate contra o Vasco) foi horrível, e a sequência (derrota diante do Avaí) também, por causa disso”, afirmou o comandante flamenguista.

Os números corintianos mostram um contraste entre a forte marcação e a disciplina em campo. O Corinthians é o time que mais desarma jogadas e, mesmo assim, conta com um baixo número de cartões e faltas cometidas. Tite possui uma resposta pronta quando questionado sobre o assunto. Segundo ele, essa estatística se deve ao fato de que “dá pra competir duro sendo leal, sem dar pontapé”.

Brigando para se reaproximar do pelotão de frente, o São Paulo é a exceção na parte de cima da tabela. Embora não sofra tanto com os amarelos, com 78, número abaixo de Flamengo e Vasco, e faça poucas faltas, o time levou sete vermelhos nesta edição do Brasileirão. É o terceiro time que mais tem jogadores expulsos em todo o torneio.

Indisciplina atrapalha times ameaçados

Na outra ponta da tabela, a situação se inverte. Os times da na zona do rebaixamento estão entre os que mais levam cartões no Campeonato Brasileiro. Bahia e Atlético-MG, ainda ameaçados, também se encaixam nesta situação.

Últimos colocados do Brasileiro, América- MG e Avaí não sofrem tantas expulsões, com seis vermelhos recebidos por cada um. Estão atrás de Ceará, com dez, Atlético-MG, com nove, e Atlético-PR, com sete. Entretanto, ambos levam muitos cartões amarelos. O América-MG tem 102, o maior número do torneio, enquanto os catarinenses acumulam 96.

Já o Cruzeiro tem se mostrado um time disciplinado, mesmo à beira da zona de rebaixamento, apesar de ter seis expulsos durante o torneio. O clube é um dos times que menos recebe cartões amarelos e comete faltas, fato que chegou a gerar uma reclamação por parte do técnico Vágner Mancini, que via o time dando muito espaço aos adversários.

"Isso é uma virtude de quem joga futebol. Time em alto nível técnico tende a fazer menos faltas e levar menos cartões. Quando você entra em campo concentrado, não se distrai, está mais perto da vitória. Quando apela para falta ou para reclamar, vai levar mais cartão e prejudicar o time", explicou o treinador do Cruzeiro.

Fla discute pendências financeiras e já pensa no elenco para 2012

Em meio ao caos do confronto com a Universidad de Chile, o Flamengo tenta seguir sua vida financeira, pensando no ano que vem. Com pendências em relação ao grupo, principalmente o atacante Deivid, que tem a receber mais de R$ 4 milhões, a diretoria vai se reunir nos próximos dias para definir o destino dos R$ 40 milhões de adiantamento das cotas de transmissão a serem pagas entre 2012 e 2014.

O diretor Luiz Augusto Veloso sequer vai a Santiago, onde o Flamengo enfrenta a Universidad de Chile, quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), pois terá uma série de reuniões com o vice-presidente de finanças Michel Levy. Para se classificar para a próxima fase da Copa Sul-Americana, o time precisa vencer por 5 a 0 ou quatro gols de diferença, desde que marque pelo menos cinco.

Além da discussão sobre o destino dos R$ 40 milhões, que também servirá para quitar a folha até dezembro, além de premiações atrasadas, o Flamengo já começa a olhar com mais cuidado para o elenco. Contra a Universidad de Chile, a observação será importante, já que apenas dois titulares estarão em campo (Leonardo Moura e Willians).

O principal caso é o de Thiago Neves. O jogador está emprestado até o fim do ano pelo Al Hilal, da Arábia Saudita. O clube pede oito milhões de euros (R$ 19,6 milhões) para negociá-lo em definitivo e o Flamengo chegou a informar que cumpriria a cláusula de prioridade. No entanto, os dirigentes já traçam uma estratégia para ter sucesso na negociação por um valor menor.

“Estamos conversando e vamos formalizar a proposta, mas não vou tratar de cifras publicamente. É um processo de negociação. A contratação dele demorou três meses para ser concluída. Ela começou em uma direção e terminou em outra. Negociar é sempre complicado”, afirmou Veloso. “Vamos ver o que acontece. Não há nada concreto para falar agora”.

Além de Thiago Neves, o Flamengo tem uma série de jogadores com contrato a expirar no fim do ano. Já na mira de vários clubes, Renato estará livre no dia 31 de dezembro, assim como Ronaldo Angelim, que pode se aposentar ou defender o Fortaleza, e Fernando, fora dos planos do técnico Vanderlei Luxemburgo. Vander pertence ao Bahia.

O caso do goleiro Felipe é especial. Ele pertence a um grupo de empresários e está vinculado ao Bragantino. O Flamengo poderia ter adquirido seus direitos por R$ 2 milhões em junho, mas o prazo expirou e ele vai custar ao clube R$ 3 milhões, que devem ser pagos até o dia 31 de dezembro.