Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

André Santos valoriza empate do Flamengo contra o São Paulo

O lateral-esquerdo André Santos valorizou o empate do Flamengo contra o São Paulo, no último domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. O jogador ressaltou as dificuldades de enfrentar o Tricolor paulista, apesar do momento ruim vivido pelo adversário, que não vence há 12 jogos.
- Independentemente de tudo, o Flamengo lutou e brigou pelo resultado. Sabíamos que o jogo contra o São Paulo seria difícil. Soubemos segurar, pecamos algumas vezes nos contra-ataques, mas isso é coisa do futebol - disse André Santos.
O Flamengo volta a treinar na tarde desta segunda-feira, no Ninho do Urubu. O próximo compromisso do Rubro-Negro é na quarta-feira, diante do Cruzeiro, pela Copa do Brasil.
E MAIS
São Paulo perde pênalti no fim e empata com o Flamengo; No Twitter, Flamengo comete gafe ao se referir ao São Paulo; Mano Menezes admite que pode ter cometido equívoco em alteração.

Elenco do Botafogo minimiza discussão entre Seedorf e Gilberto

A vitória por 3 a 1 sobre a Portuguesa devolveu a liderança do Campeonato Brasileiro ao Botafogo. Porém, um dos assuntos mais comentados em relação ao jogo foi a ríspida discussão entre o jovem lateral direito Gilberto e o veterano meia Seedorf. O fato, porém, foi minimizado.
Ainda no primeiro tempo, quando o jogo estava 0 a 0, após a marcação de uma falta contra o Botafogo, Seedorf advertiu Gilberto, que estava reclamando muito da marcação do árbitro Alício Pena Júnior. Os dois discutiram e o holandês chegou a abaixar o braço do lateral veementemente.
O técnico Oswaldo de Oliveira minimizou o episódio: "O Botafogo não é um time de freiras e esse tipo de coisa acontece no futebol. Os jovens do Botafogo têm personalidade, o Seedorf é uma liderança dentro de campo e esse tipo de discussão é normal e faz parte do futebol. Todos conversaram no vestiário e já está tudo normal. O objetivo de todos no Botafogo é o mesmo: ganhar as partidas".
"A vontade de ser campeão brasileiro é muito grande e estamos fazendo de tudo dentro de campo para ganhar os nossos jogos. Portanto, essas discussões acabam acontecendo mesmo, são coisas de campo, de jogo. No vestiário todo mundo conversa e fica tudo bem. Esse grupo do Botafogo é muito unido e estamos demonstrando isso com os resultados - afirmou o goleiro Jéfferson, um dos líderes do elenco.
Gilberto não deu entrevistas depois da partida, já que tem sido uma postura da comissão técnica blindar os jovens jogadores do elenco a fim de que eles evitem ficar expostos a declarações polêmicas. Recentemente, Seedorf impediu o meia Vitinho de conversar com os jornalistas no intervalo de uma partida a fim de que o jovem não perdesse o foco no jogo.

Figueirense anuncia Vinícius Eutrópio como novo técnico

O Figueirense agiu rapidamente e anunciou nesta segunda-feira contratação do técnico Vinícius Eutrópio. A decisão foi comunicada menos de 24 horas depois da demissão do então treinador Adilson Batista.
"O acerto foi rápido, ambas as partes tinham esse desejo. Fico muito feliz, sei das responsabilidades e do momento difícil. Sei da força da torcida e do comprometimento dos jogadores", disse o treinador à Rádio CBN/Diário .
Vinícius foi jogador do Figueirense em duas oportunidades, em 1990 e depois entre 96 e 98. O último trabalho dele no banco de reservas foi no comando do ASA, em abril. O treinador de 47 anos também tem passagens por América-MG e Grêmio-SP. Em 2009, por um curto período, comandou o Fluminense, após a demissão de Carlos Alberto Parreira.
Atualmente, o Figueirense ocupa a oitava posição da Série B e não esconde que tem como objetivo o acesso à primeira divisão. Nas últimas cinco partidas, a equipe venceu apenas um jogo, aproveitamento que a tirou do G-4.
"A Série B é uma guerra, e subir não é fácil. Talvez seja a mais difícil das quatro séries do Campeonato Brasileiro, por isso temos que nos unir e ter o apoio da torcida", disse.
A apresentação do treinador deve ser realizada no CFT de Cambirela. O próximo compromisso do Figueirense será realizado neste sábado, contra o Oeste-SP, no Orlando Scarpelli pela 17ª rodada da Série B.

Claudinei não vê empate como negativo e pede força em casa ao Santos

O empate em 0 a 0 com o Bahia , no último domingo, na Arena Fonte Nova, não foi considerado um resultado ruim pelo técnico interino do Santos , Claudinei Oliveira. Para o treinador, o empate fora de casa, diante do time baiano, é algo comum dentro do Campeonato Brasileiro , mas o Santos precisa começar a fazer a sua parte jogando como mandante, na competição.
"Eu acho que em nenhuma circunstância você pode considerar anormal um empate com o Bahia na Fonte Nova, ainda mais com eles vindo de três derrotas consecutivas. Corrigimos algumas coisas no segundo tempo, tivemos uma chance no finalzinho. Enfim, o nosso problema não é fora de casa. Temos que fazer o nosso dever dentro de casa. Se a gente ganha um jogo, as pessoas param de falar. Não acho que foi um mau resultado ou uma má atuação nossa", declarou o treinador.
O comandante santista ainda aproveitou para destacar que não vê a sua equipe ameaçada de cair para a zona de rebaixamento. Vale lembrar que os alvinegros têm 16 pontos e ocupam o 15º lugar na tabela do Brasileirão.
"No Campeonato Brasileiro, todo mundo corre risco de ser campeão ou rebaixado. É o mais equilibrado de todos. Você corre o risco de tudo. Mas acredito que, com a equipe que a gente tem, dificilmente vamos ficar na zona de rebaixamento. Porém, vamos ter que mostrar isso a cada jogo", comentou o interino.
Entretanto, Claudinei Oliveira admitiu o desconforto com a série de partidas sem vitória na Série A. O Santos acumula quatro empates seguidos no Brasileiro e não vence desde o confronto com a Portuguesa , no dia 13 de julho, na Vila Belmiro. "Não adianta falar. Temos que agir e conseguir pontos que nos tirem dessa situação", resumiu o técnico santista.

Com Scolari e Falcão, treinadores lançam Federação em São Paulo

A Federação Brasileira dos Treinadores de Futebol (FBTF) foi lançada na manhã desta segunda-feira, em São Paulo. Luiz Felipe Scolari, atual técnico da Seleção Brasileira, e o respeitado Paulo Roberto Falcão, atualmente sem clube, participaram do evento realizado em um hotel na capital paulista.
A entidade que se propõe a representar os interesses da categoria no Brasil é liderada por Vágner Mancini, Dorival Júnior e Caio Júnior, os três vice-presidentes, além de Alfredo Sampaio, secretário geral. Oficialmente, o presidente é o experiente Zé Mário.
"Nossa ideia é formar uma diretoria forte no sentido de dar suporte para que possamos reivindicar soluções para as coisas que nossa categoria ainda sofre. Como o futebol brasileiro está entrando em um plano cada vez mais profissional rapidamente, não queremos ficar para trás", disse Mancini.
Uma das prioridades da FBTF é diminuir a intensa troca de comando nos clubes. Para isso, a entidade promete lutar para que todos os contratos sejam registrados na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e para que os salários sejam pagos pelas equipes até os finais dos compromissos, mesmo em caso de demissão.
"Com o contrato registrado na CBF, teríamos menos troca de comando e os clubes evitariam muitos gastos. Não olhamos apenas para nós mesmos. Em caso de dispensa antecipada, queremos o justo pagamento integral até o final do contrato, assim como qualquer outro empregado brasileiro", disse Mancini.
A entidade ainda promete oferecer cursos de capacitação para os técnicos brasileiros. De acordo com Vagner Mancini, a falta de qualificação técnica é o principal motivo que impede o sucesso dos treinadores do único país pentacampeão no comando de times do exterior.
Além de Felipão e Falcão, participaram do evento Oswaldo de Oliveira, técnico do ascendente Botafogo, Gilson Kleina, do Palmeiras, e Emerson Leão e Ney Franco, sem clube. O tetracampeão Mauro Silva, Pintado, Giba, Toninho Cecílio, Hélio dos Anjos, Estevam Soares e Geninho também marcaram presença, entre vários outros.
Guilherme Augusto Caputo Bastos, ministro do Tribunal Superior do Trabalho, participou da cerimônia. Assim como Mustafá Contursi, presidente do Sindicato do Futebol, e Rinaldo Martorelli, responsável pelo Sindicato dos Atletas Profissionais de São Paulo e pela Federação Nacional da categoria.
A FBTF, lançada após aproximadamente seis meses de gestação, garantiu contar com o apoio dos sindicatos estaduais da categoria. Os representantes do Rio de Janeiro, Roraima, Ceará, Pará, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina assinaram a ata de fundação na capital paulista.
A FBTF não é a primeira entidade que se propõe a representar os interesses dos técnicos no País. A Associação Brasileira dos Treinadores de Futebol, por exemplo, foi fundada em 1975. Resta saber se, desta vez, a entidade será capaz de proporcionar melhorias significativas à categoria.

Ingressos de jogos da Copa poderão ser entregues na casa do torcedor

A Fifa anunciou nesta segunda-feira que os torcedores que comprarem ingressos para os jogos da Copa do Mundo de 2014 terão a opção de receber os bilhetes em casa. A ideia é evitar as longas filas que torcedores enfretaram durante a Copa das Confederações nas seis sedes que receberam o torneio. Os ingressos começam a ser vendidos nesta terça-feira e mediante o pagamento de um frete, o torcedor (morador do Brasil ou do exterior) poderá receber o ingressos no endereço que indicar.
"Vamos dar aos fãs a oportunidade de receber os ingressos em casa. Vai haver uma página no site da Fifa para indicar se você está interessado em receber seu ingresso no domicílio ou retirar num centro de ingressos. O preço do frete será comunicado. No mundo todo ofereceremos essa entrega", disse Thierry Weil, diretor dfe marketing da Fifa.
A entrega dos bilhetes em domícilio será possível apenas para os torcedores que adquirem ingressos "inteiros". Aqueles que têm direito a meia-entrada (estudantes, idosos e assistidos pelo Bolsa Família) não poderão receber os ingressos em casa.
"É importante dizer que os preços do frete serão comunicados quando a compra for bem sucedida e que o preço depende de onde você está. Isso não é novidade. Somente os ingressos com desconto é que não poderão ser entregues, porque as pessoas têm de comprovar que têm direito. Não teríamos como controlar. Essas pessoas terão de comparecer ao ponto de entrega para que possamos garantir que só as pessoas com direito tenham esse desconto", disse Weil, atento para não repetir erros da Copa das Confederações.
"É por isso que depois da Copa das Confederações conversamos com empresas que fazem esse tipo de entrega. Nós temos nos reunido com eles. Checamos a segurança, a falha na entrega. E eles vão pelo menos três vezes na sua casa tentar entregar. Ainda faltam alguns ajustes, mas essa estrutura estará pronta quando começarmos a distribuição", disse Weil, que disse que qualquer falha na distribuição dos ingressos deverá ser cobrada da empresa responsável pela entrega, e não da Fifa.
Reprodução/Fifa.com
Preços dos ingressos para jogos em cada uma das cidades que receberão a Copa.
A primeira pré-venda de ingressos começa nesta terça-feira, 20 de agosto, e se estende até 10 de outubro. Os interessados devem se registrar no site da Fifa. Haverá um sorteio de acordo com a demada em cada partida pleiteada e os primeiros cadastrados ficarão aptos para o sorteio aleatório que será realizado. Os torcedores sorteados terão de 5 a 28 de novembro para exercer o direito de compra adquirido na pré-venda. A segunda fase será entre os dias 8 de dezembro a 30 de janeiro, quando os jogos já serão conhecidos. A última fase, caso ainda haja carga de ingressos, começa em 15 de abril.

Luis Fabiano sente menos dores, mas não tem certeza da data de volta

Fora das duas últimas partidas do São Paulo por conta de lombalgia, Luis Fabiano apresentou evolução nos últimos dias, mas ainda não tem garantia de que poderá participar do jogo de domingo, contra o Fluminense, no Morumbi.
Segundo o médico José Sanchez, o atacante já consegue se movimentar melhor e tem feito exercícios na bicicleta e na piscina, contudo seu retorno a campo ainda é prematuro. A previsão é de que ele seja avaliado novamente apenas na quarta-feira pela manhã.
Se não apresentar mais dores que limitem seus movimentos, o artilheiro voltará a trabalhar com o restante do elenco, o que aumentaria suas chances de jogar no fim de semana. Caso contrário, é difícil que ele esteja apto até lá.
No último sábado, véspera do empate com o Flamengo, Luis Fabiano voltou a usar o Twitter - o que não fazia desde 24 de junho - para justificar sua ausência. Disse estar triste porque não tem tido resultado esperado no tratamento intensivo e que não tem conseguido dormir direito.
Enquanto isso, o técnico Paulo Autuori tem escalado a dupla de ataque com Osvaldo e Aloísio. O segundo teve dois gols anulados nos últimos três jogos (por colocar a mão na bola) e quase anulou um terceiro, porém a arbitragem voltou atrás após apontar impedimento. 
Paulo Miranda volta aos treinos 
Sem atuar desde 31 de julho, quando se machucou no começo da partida contra o Bayern de Munique (pela Copa Audi, na Alemanha), Paulo Miranda voltou a treinar com bola na tarde desta segunda-feira, no CT da Barra Funda. Em trabalho com os suplentes, o zagueiro formou dupla com o recém-chegado Antônio Carlos - o beque de 30 anos que estava no Botafogo e foi contratado na semana passada deverá ser apresentado ainda nesta segunda-feira.
Já Edson Silva, que também retornou lesionado da excursão pelo exterior, continua no Reffis. De acordo com o médico José Sanchez, a previsão mais otimista é de que o zagueiro, em recuperação de dores no joelho direito, possa ter contato com bola de novo na segunda-feira.

Distância do Rio ajuda a tirar Flamengo da parte de cima da tabela no Brasileirof

A decisão de mandar seus jogos fora do Rio de Janeiro tem contribuído para que o Flamengo não ocupe uma posição melhor no Brasileirão. Melhor visitante do torneio ao lado do líder Botafogo , o time rubro-negro é apenas o 12º colocado porque peca quando joga “em casa”.
Das sete vezes em que foi mandante nesta edição do torneio, o Flamengo atuou somente uma vez no Rio. Foi justamente diante do Botafogo, em clássico que terminou empatado por 1 a 1. Por outro lado, foram quatro partidas em Brasília, no estádio Mané Garrincha.
Jogando na recém-inaugurada arena, o clube carioca soma três empates, diante de Coritiba, Portuguesa e São Paulo, e apenas uma vitória. Este triunfo foi contra um Atlético-MG ainda de ressaca pela conquista inédita da Copa Libertadores.
Todas estes compromissos foram realizados já sob comando de Mano Menezes. Antes da chegada do treinador, o Flamengo havia sido derrotado em duas oportunidades como mandante: perdeu para Ponte Preta, em Juiz de Fora, e Náutico, em Florianópolis.
FLAMENGO COMO MANDANTE NESTE BRASILEIRÃO
Flamengo 0 x 2 Ponte PretaJuiz de Fora (MG)
Flamengo 0 x 1 NáuticoFlorianópolis (SC)
Flamengo 2 x 2 CoritibaBrasília (DF)
Flamengo 1 x 1 BotafogoRio de Janeiro (RJ)
Flamengo 3 x 0 Atlético-MGBrasília (DF)
Flamengo 1 x 1 PortuguesaBrasília (DF)
Flamengo 0 x 0 São PauloBrasília (DF)
O aproveitamento flamenguista atuando em casa é de 33,3%, o terceiro pior entre os 20 clubes participantes. Como visitante, porém, a equipe conquistou 50% dos pontos disputados.
Já o Botafogo destoa do rival por ir bem como mandante. Com 17 pontos em sete partidas, o time tem campanha inferior somente à do Cruzeiro, vice-líder. E viaja um pouco menos que o Flamengo: jogou três vezes em Volta Redonda, duas no Rio, uma em Pernambuco e uma em Brasília.

Corintianos vão ao CT protestar contra beijo de Emerson: "viado não"


Cinco torcedores uniformizados, que se identificaram como membros da Camisa 12, foram ao CT do Parque Ecológico protestar contra Emerson. Eles não se conformaram com a foto publicada pelo atacante de um beijo em um amigo e prometeram "tumultuar a vida dele" se não houver uma retratação.
"Vai beijar a p.q.p. Aqui é lugar de homem", "Respeito é pra quem tem" e "Viado não" diziam as faixas carregadas pelos cinco, que gritavam coisas do tipo "Viado não aceitamos", "Viado é lá no Morumbi" e "Vai beijar mulher, c...".
O porta-voz do grupo, que se apresentou como Marco Antônio, da diretoria da Camisa 12, disse estar representando muitos corintianos que entraram em contato com a organizada. Ele avisou que os protestos serão maiores enquanto Emerson não assumir o que consideram um erro.
"O mínimo é um pedido de desculpa. Ele joga uma bola? Joga. Representou (a torcida) na Libertadores? Representou. Mas isso não deixa ele sair por aí beijando qualquer um. Vamos tumultuar a vida dele. Hoje, são cinco. Amanhã, 50. Depois, 300", afirmou Marco Antônio.
O problema, segundo ele, é a gozação dos rivais. "A gente não tira os bambis dizendo que eles são bichas? Aí vem falar que é normal? Para nós, não é normal. Não é homofobia nem nada, mas aqui não", acrescentou o torcedor, tropeçando na coerência. Marco Antônio, por fim, disse não se importar com a opção sexual de Emerson, desde que ele seja discreto. "Sei lá o que ele faz nos bastidores, mas um jogador importante do Corinthians não pode fazer isso ao ar livre".
 

Com virada no 2º tempo, Atlético-PR vence Criciúma e cola no G-4

Paulo Baier (dir.) converteu o pênalti que iniciou a virada Foto: Fernando Ribeiro / Futura Press
A ótima campanha do Atlético-PR no Campeonato Brasileiro quase foi atrapalhada neste domingo, no Estádio Durival Britto. O time rubro-negro jogou mal e sofreu o primeiro gol, mas reagiu e venceu o Criciúma de virada, com gols de Paulo Baier e Ederson, por 2 a 1. A vitória coloca novamente o time paranaense na beira do G-4, um ponto atrás do Corinthians, quarto lugar na tabela. Já o Criciúma segue sem reagir para fugir do rebaixamento.
O Atlético-PR começou ligeiramente melhor no jogo, mas um lance casual começou a mudar o andamento da partida. Após cobrança de escanteio, Matheus Ferraz acertou um cabeceio que mandou a bola na trave e empolgou o Criciúma. 
Mesmo fora de casa, o Criciúma passou a se sentir mais à vontade aos poucos até que, no final do primeiro tempo, conseguiu o primeiro gol do jogo: aos 44min, o lateral Sueliton foi lançado pela direita, ficou no mano a mano com um defensor, aplicou o drible e finalizou com qualidade para o gol.
Com o gol, o Criciúma voltou do intervalo disposto a segurar o resultado, mas a estratégia ruiu aos 15min, quando o juiz marcou pênalti para o Atlético-PR. Paulo Baier foi para a cobrança e deixou tudo igual no placar.
Com isso, a pressão atleticana só aumentou, enquanto os catarinenses não sabiam o que fazer. Parecia que o gol da virada era questão de tempo e então aconteceu aos 27min: após giro de Marcelo pela esquerda, o passe saiu na medida para Enderson, que foi feliz na finalização e decretar o 2 a 1.
Foi o que bastou para "matar" a partida. O Criciúma mostrou não ter fôlego nem qualidade para reagir e sequer incomodou o goleiro Weverton. O Atlético-PR ainda criou chances enquanto Baier estava em campo, mas depois se contentou com o resultado conquistado na raça.

Com um a mais, Inter para no Atlético-MG e amarga 4º empate seguido

Estreante no Atlético-MG, Fernandinho deixou o braço no rosto de Jorge Henrique e foi expulso Foto: Edu Andrade/Fatopress / Gazeta Press
Nem o fato de atuar durante a maior parte da partida deste domingo com um jogador a mais foi o suficiente para o Inter interromper uma sequência incômoda neste Campeonato Brasileiro. No Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, o time gaúcho ficou no 0 a 0 com o Atlético-MG, pela 15ª rodada, e acumulou o quarto empate consecutivo, distanciando-se ainda mais da zona de classificação para a próxima Copa Libertadores da América.
O cenário parecia bastante favorável ao Inter, que jogava diante de sua torcida na região metropolitana de Porto Alegre e que, ainda no primeiro tempo, aos 36min, ficou em vantagem numérica: Fernadinho esticou o braço em disputa de bola com Jorge Henrique e acertou o rosto do colorado. A arbitragem interpretou o lance como agressão e expulsou o atacante, que fazia sua estreia com a camisa do Atlético-MG.
O Inter insistiu bastante em busca do gol, mas não conseguiu vencer o goleiro Victor, ex-Grêmio e que fez uma boa partida neste domingo, e nem contou com a sorte. Uma das melhores oportunidades do jogo se deu aos 14min da segunda etapa, quando Leandro Damião recebeu lançamento na área e tirou o arqueiro atleticano da jogada com um toque de cobertura. A bola, porém, parou no travessão. Já nos acréscimos, após pressão colorada, a zaga visitante conseguiu salvar em cima da linha. 
O Inter, que não vence há cinco partidas, somou seu quarto empate seguido no Brasileiro – curiosamente, sem repetir o placar em nenhuma delas. No mês de agosto, a equipe de Dunga empatou por 1 a 1 com o Grêmio, por 2 a 2 com o Atlético-PR e por 3 a 3 com o Botafogo.
Time que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro ao vencer o São Paulo no final de julho, o Inter segue em queda na tabela de classificação, terminando a 15ª rodada no oitavo lugar, com 22 pontos - agora sete a menos que o Botafogo, primeiro colocado. Já o Atlético-MG somou seu 16º ponto e pulou para o 14º lugar, mas seguiu próximo à zona de rebaixamento. Ambos têm 14 jogos, um a menos em relação à maioria dos rivais. 
As duas equipes jogam nesta quinta-feira pela Copa do Brasil: o Inter recebe o Salgueiro em Novo Hamburgo na quinta-feira, mesmo dia da partida entre Botafogo e Atlético-MG, no Maracanã. No Brasileiro, os colorados jogam no próximo final de semana contra o Goiás, também no Estádio do Vale, enquanto os mineiros abrem a porta da Arena Independência para encarar a Portuguesa. 
Victor provoca colorados e é expulso
O goleiro atleticano não se esqueceu do passado gremista e provocou a torcida colorada ao final da partida: com o jogo já encerrado, ele chutou a bola em direção à arquibancada atrás de um dos gols. O camisa 1, que já tinha cartão amarelo, acabou recebendo o vermelho do árbitro Luiz Flávio de Oliveira e não poderá defender a equipe mineira no próximo domingo. 

Santos e Bahia empatam por 0 a 0 em jogo morno e mantêm jejuns

Em jogo sem grandes emoções, Bahia e Santos não passaram do empate por 0 a 0 neste domingo, na Arena Fonte Nova. Com o resultado desta 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, os dois times seguem com seus respectivos jejuns no ano: o Peixe agora não vence há seis jogos, enquanto o Tricolor acumulou a quarta partida sem um triunfo na competição.
Pelo Peixe, este é o quarto empate seguido: Corinthians, Cruzeiro, Vasco e o resultado desta tarde. Com 16 pontos, o time do técnico Claudinei Oliveira está na 15ª colocação, a dois pontos da zona de rebaixamento. O Alvinegro Praiano, porém, tem dois jogos a menos na competição. O Bahia de Cristóvão Borges, por sua vez, tem agora 20 pontos, na décima colocação.
Nesta quarta, o Santos volta suas atenções para a Copa do Brasil. A equipe recebe na Vila Belmiro o Grêmio, na partida de ida das oitavas de final, e volta ao Brasileiro apenas no sábado, quando enfrenta o outro baiano da Série A: o Vitória. O Bahia, por sua vez, joga também no sábado a ameaçada Portuguesa.
O JOGO - O técnico Claudinei Oliveira decidiu escalar Marcos Assunção e Léo Cittadini entre os titulares. O jovem meia-atacante foi um dos que mais se movimentou no início da partida na Arena Fonte Nova, buscando o centroavante Willian José. O Bahia, por sua vez, contava com as jogadas pelos laterais, Madson, pela direita, e Raul, pela esquerda, para criar algo de perigo.
Foi pelo lado direito que o Tricolor chegou pela primeira vez. Aos três minutos, cruzamento rasteiro encontrou Hélder na entrada da área. O meio-campista dominou e bateu forte no canto direito. Aranha caiu e fez sua primeira boa defesa no jogo.
Com Montillo e Marquinhos Gabriel - armadores de Peixe e Bahia, respectivamente - os lances de perigo eram escassos. Willian José e Fernandão precisavam sair da área para ajudar na criação, mas a dupla - embora participativa - mostrou falta de qualidade nas vezes em que tentou algo.
Aos 27 minutos, o centroavante santista recebeu de longa distância e resolveu arriscar. Marcelo Lomba precisou defender o lance em dois tempos e quase se complicou. Sete minutos depois, Montillo finalmente apareceu.
O argentino fez o domínio pelo lado esquerdo e buscou a jogada individual. Ele passou por Lucas Fonseca e invadiu a área. Sem ângulo, bateu rasteiro pelo meio, mas nenhum santista apareceu. A bola passou por toda a área e saiu do outro lado. Aos 38, a resposta do Bahia: Madson cruzou na cabeça de Wallyson, que desviou no canto direito e Aranha fez boa defesa.
Assunção, especialista em jogadas de bola parada, tentou criar perigo em duas cobranças de falta, mas os lances foram facilmente rebatidos pela zaga do Bahia. Depois de um primeiro tempo morno, as equipes seguiram para o intervalo empatando sem gols.
Para a segunda etapa, nenhum dos técnicos realizou alterações, e as duas equipes seguiam dependendo ou dos laterais, como o Bahia, ou de algum lampejo de Montillo, como o Peixe. Aos 12, porém, o Tricolor quase marcou na bola parada.
Em cobrança de escanteio de Marquinhos Gabriel, Cícero deu um leve desvio e a bola sobrou limpa para Titi. O zagueiro, porém, foi pego de surpresa e perdeu uma grande chance. Antes dos 20 minutos, Cristóvão Borges e Claudinei Oliveira fizeram mudanças: Talisca entrou no Bahia, enquanto Thiago Ribeiro assumiu a vaga de Willian José.
O reforço para o ataque alvinegro criou boa chance aos 22: pelo lado esquerdo, o atacante cortou para o meio e bateu forte no canto direito. A bola explodiu na trave de Marcelo Lomba. A resposta do Bahia veio seis minutos depois. Raul, pela esquerda, chutou forte e cruzado. O goleiro do Santos deu um leve toque na bola e ela ainda acertou o poste esquerdo da meta alvinegra.
Mesmo sem grandes chances, a temperatura da partida subiu com a expulsão de Titi no final, após reclamar com a arbitragem. Já nos acréscimos, Montillo tentou resolver em uma jogada individual, mas a bola saiu pela linha de fundo. Marcos Assunção cobrou escanteio e Alan Santos cabeceou com perigo. Aos 46, Cicinho cometeu falta e todos do Bahia foram para dentro da área. Talisca levantou no meio da área e a zaga do Peixe afastou. 0 a 0 em uma partida sem grandes emoções em Salvador (BA).
FICHA TÉCNICA
BAHIA 0 x 0 SANTOS
Data/Horário: 18/8/2013, às 18h30
Local: Arena Fonte Nova
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Auxiliares: Dilbert Pedrosa (RJ) e Carolina R. Melo (CE)
Cartões amarelos: Raul, Titi (BAH); Cicinho, Mena e Aranha (SAN)
Cartão vermelho: Titi (BAH)
BAHIA: Marcelo Lomba, Madson, Titi, Lucas Fonseca e Raul; Rafael Miranda, Fahel, Helder e Marquinhos Gabriel (Willian Barbio - 32'/2ºT); Wallyson (Talisca - 17'/2ºT) e Fernando. Técnico: Cristóvão Borges.
SANTOS: Aranha, Cicinho, Edu Dracena, Durval e Mena; Alison (Alan Santos - 32'/2ºT), Marcos Assunção, Cícero e Montillo; Léo Cittadini (Leandrinho - 23'/2ºT) e Willian José (Thiago Ribeiro - 14'/2ºT). Técnico: Claudinei Oliveira.

Botafogo acorda no segundo tempo, vence a Portuguesa e volta à liderança

A sequência de empates finalmente teve fim. Melhorando muito a atuação no segundo tempo, o Botafogo venceu a Portuguesa, no Canindé, por 3 a 1, e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, num jogo em que o time da casa teve mais a bola no primeiro tempo, mas não gerou muito perigo ao goleiro Jefferson.
Após um primeiro tempo em que os visitantes praticamente não atacaram e os mandantes não acertaram o gol, a segunda etapa foi recheada de emoções, com o Botafogo aproveitando as boas oportunidades criadas, apesar do susto levado com o rápido empate da Portuguesa.
Lusa domínia, mas não acerta o gol
Após um início com amplo domínio da Portuguesa, o Botafogo só conseguiu pela avançar primeira vez aos 17 minutos. Mas não conseguia produzir nada além disso. Esbarrando na forte marcação do time da casa, toda vez que tentava passar da intermediária, o Alvinegro errava um passe ou sofria a roubada de bola.
As armas utilizadas pela Lusa para tentar passar pelo goleiro Jefferson eram os chutes de longa distância, com, por exemplo, Luis Ricardo e William Arão. No entanto, as tentativas não tiveram sucesso. Até o final da primeira etapa, a Portuguesa seguiu com mais posse de bola, chutava, mas só levou perigo no final da partida. O Botafogo tentava somente nos contragolpes, mas errava muitos passes.
Um novo jogo
No segundo tempo, o Botafogo conseguiu avançar mais, dominando as ações, mas oferecia contra-ataques à Portuguesa. No entanto, o primeiro lance perigoso foi do time da casa, que cabeceou para as redes com Rogério. Mas o impedimento foi corretamente marcado na jogada. Na sequência, aos 20 minutos, Bolívar aproveitou que o goleiro Lauro saiu mal numa cobrança de escanteio e abriu o placar.
Porém, logo em seguida a Portuguesa pressionou e, aproveitando a desatenção da defesa, Luis Ricardo desviou, empatando a partida. Mas a alegria da torcida lusitana durou até o lance seguinte, quando Gilberto cruzou e Rafael Marques chutou forte para as redes. O Glorioso ainda ampliou com Elias, aos 31 minutos, aproveitando boa jogada de Seedorf. Daí até o final, coube ao Botafogo apenas administrar o resultado.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 1 X 3 BOTAFOGO
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 18/8/2013 – 16h
Público/Renda: não divulgados
Árbitro: Alício Pena Junior (MG)
Auxiliares: Katiuscia M Berger Mendonça (ES) e Bruno Boschilia (PR)
Cartões Amarelos: Rogério (POR), Jefferson (BOT), Gustavo Tabalipa (POR), Lauro (POR), Gilberto (BOT), Julio Cesar (BOT), Michel (POR)
Cartões Vermelhos: Não houve
GOLS: Bolívar, aos 20, Luis Ricardo, aos 25, Rafael Marques, aos 26 e Elias, aos 31 minutos do segundo tempo
PORTUGUESA: Lauro, Correa, Gustavo Tabalipa, Valdomiro e Rogério; Bruno Henrique, Luis Ricardo, William Arão (Michel 33'/2ºT), Jean Mota (Héverton 28'/2ºT) e Moisés; Bruno Moraes (Neílson 24'/2ºT) - Técnico: Guto Ferreira.
BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos e Gabriel; Lodeiro (Elias 19'/2ºT), Seedorf e Vitinho (Renato 46/2ºT); Rafael Marques - Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Walter decide novamente e Goiás vence a Ponte Preta fora de casa

Walter foi decisivo mais uma vez, agora no Moisés Lucarelli, em Campinas. Ele marcou o único gol do Goiás na vitória sobre a Ponte Preta , por 1 a 0, na tarde deste domingo, e ajudou o time a se aproximar do G-4 do Campeonato Brasileiro após esta 15ª rodada.
Com o triunfo no interior de São Paulo, a equipe subiu para a metade de cima da tabela de classificação e chegou aos 21 pontos. Agora, o elenco esmeraldino voltará todas as suas atenções para o Fluminense, adversário nas oitavas de final da Copa do Brasil, que tem ida marcada para esta quarta.
Já a Macaca se manteve nas proximidades da zona de rebaixamento, com 15 tentos, e, já eliminada da Copa do Brasil, estreará na Copa Sul-Americana. Também na quarta, os alvinegros desafiarão o Criciúma, no Heriberto Hülse, no interior de Santa Catarina.
O jogo
O Goiás se sentiu à vontade no Moisés Lucarelli. Perfeito taticamente, o time também apresentou uma defesa sólida e um ataque muito movimentado, principalmente por William Matheus e Walter. Renan Oliveira e Hugo ainda ajudaram, abastecendo os dois primeiros com bons passes.
Já a Ponte Preta teve diversas dificuldades para sair jogando e, meio que desatenta, errou e foi castigada aos 17 minutos. Após boa jogada de Renan Oliveira e William Matheus, Walter recebeu passe na área, cortou para o seu pé esquerdo e mandou a bola para o canto de Roberto, abrindo o placar.O tento fez com que a torcida alvinegra se irritasse, assim como a equipe mandante. A Macaca começou a sair mais para o jogo, mas continuou pecando muito quando tinha a posse. Opção, a bola aérea foi usada, mas o centroavante e artilheiro William, bem marcado, foi totalmente anulado.
Enquanto isto, os visitantes seguiram levando muito perigo nos contra-ataques de William Matheus e Renan Oliveira. Antes do intervalo do duelo, Hugo teve ótima chance de ampliar o marcador em Campinas, mas Roberto foi rápido e conseguiu defender e salvar os seus colegas do segundo tento.
No intervalo, o técnico Paulo César Carpegiani fez duas substituições: Luis Advíncula e Fernando Bob nos lugares de Artur e Éverton Santos, respectivamente. Em pouco tempo, as alterações aumentaram a posse de bola da Macaca, que teve duas boas chances com Chiquinho.
Porém aos poucos o Goiás foi se fechando, postura que dificultou ainda mais o trabalho dos alvinegros, já que o seu ataque perdeu fôlego e só passou a apostar nas bolas paradas cobradas por Dudu Cearense. Aos 31, ele cobrou uma pela terceira vez e assustou Roberto, que mandou para escanteio.
Nos últimos dez minutos, os ponte-pretanos pressionaram, mas pararam na falta de sorte e nos erros de finalização. William, por exemplo, acertou a trave do arqueiro Renan, que ainda viu Chiquinho e Diego Sacoman quase deixarem tudo igual. Mas foi realmente o dia do Goiás.
FICHA TÉCNICA 
PONTE PRETA-SP 0 X 1 GOIÁS-GO 

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP) 
Data: 18 de agosto de 2013, domingo 
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Héber Roberto Lopes (SC) 
Assistentes: Rodrigo F. Henrique Correa (RJ) e Janette Mara Arcanjo (MG) 

Cartões amarelos: Ponte Preta: Luis Advincula Goiás: Amaral 
Gol: Goiás: Walter, aos 17 minutos do primeiro tempo. 

PONTE PRETA: Roberto; Artur (Luis Advincula), Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka (Rodrigo Biro), Ramirez e Chiquinho; Éverton Santos (Fernando Bob), Rildo e William 
Técnico: Paulo César Carpegiani.

GOIÁS: Renan; Vítor, Rodrigo, Ernando e William Matheus; Amaral (Juliano), Dudu Cearense, Tartá e Hugo; Renan Oliveira (Ramon) e Walter (Neto Baiano) 
Técnico: Enderson Moreira.

Com Pato vaiado, Corinthians vence o Coritiba com pênalti duvidoso no final

O Corinthians sofreu para vencer o desfalcado Coritiba na tarde deste domingo, no Pacaembu. Com o atacante Alexandre Pato novamente vaiado por parte da torcida ao ser substituído por Guerrero, a equipe comandada por Tite justificou a baixa média de gols no Campeonato Brasileiro e só fez 1 a 0 aos 45 minutos do segundo tempo, graças a um pênalti bastante duvidoso convertido pelo peruano.
Com o resultado, o Corinthians entrou na zona de classificação para a Libertadores. O time de Tite totaliza agora 25 pontos e ultrapassa o Coritiba, que tem um a menos.
A preocupação com a tabela do Brasileirão, entretanto, está adiada. O próximo compromisso do Corinthians será pelas oitavas de final da Copa do Brasil, contra o Luverdense, fora de casa, na noite de quarta-feira. No mesmo dia, o Coritiba irá ao Barradão para enfrentar o Vitória pela Copa Sul-Americana.
Pelo Brasileiro, o próximo desafio do Corinthians será contra o Vasco, em Brasília, no domingo de 25 de agosto. O Coritiba jogará um dia antes, diante do Criciúma, no Heriberto Hülse.
O jogo
O Corinthians entrou em campo com a perna canhota. Frio (mas não calculista) como o clima paulistano, o time dirigido por Tite decidiu explorar demasiadamente o lado esquerdo do campo para tentar incomodar a bem postada defesa do Coritiba.
As principais jogadas ofensivas eram conhecidas de quem costuma acompanhar o Corinthians: tabelas entre Fábio Santos e Emerson, que resultavam em cruzamentos ou chutes tortos na maioria das vezes. Quem também contribuía por ali era Danilo, novamente titular após ser poupado na rodada passada, sem economizar nos carrinhos e nas divididas mais ríspidas.
O Corinthians só conseguiu ser perigoso de fato, no entanto, com a bola parada. Aos 17 minutos, Renato Augusto levantou na área em cobrança de falta, e Alexandre Pato cabeceou com estilo. Vanderlei fez uma bela defesa para salvar o Coritiba, que não demorou a responder. Aos 20, Junior Urso arriscou o chute de longe e mandou por cima do gol, assustando Cássio.
Como oportunidades como as anteriores eram raras no primeiro tempo, Tite decidiu entrar em ação. O gaúcho mudou o posicionamento de Emerson e Renato Augusto, fazendo com que o segundo passasse a ser mais participativo - pela esquerda. Ainda assim, o Corinthians chegava com muita lentidão ao ataque e facilitava o trabalho defensivo dos visitantes.
O Coritiba não queria apenas não levar gols - apesar de até o centroavante Bill, um ex-corintiano, parecer mais preocupado em marcar. Sempre que podia, o time paranaense tentava encurtar o caminho para o ataque com lançamentos e enfiadas de bola. A torcida corintiana se amedrontava mais, contudo, quando o goleiro Cássio saía jogando com os pés.
Para furar o bloqueio do Coritiba, alguns jogadores do Corinthians perceberam que era necessário seguir a mesma recomendação endereçada a Cássio: chutar a bola para a frente, com força. Foi o que Renato Augusto fez ao bater de fora da área aos 36 minutos, parando nas mãos de Vanderlei, na última chance de gol do primeiro tempo.
O que o Corinthians havia produzido até então não chegava a ser satisfatório, embora jogadores como Fábio Santos dissessem o contrário ao descer para o vestiário. Tite estava irrequieto, mexendo-se mais do que muita gente em campo. O técnico ouvira um grito de um torcedor mais impaciente do que ele: "Coloca o Guerrero no lugar do Ibson, por favor!".
Com a mesma formação que terminou o primeiro tempo, o Corinthians iniciou o segundo com uma postura mais afobada. O atacante Arthur aproveitou para finalizar duas vezes com liberdade, uma delas com um voleio da entrada da área e outra na frente de Cássio. Muitos torcedores corintianos, então, uniram-se no pedido a Tite: "Guerrero! Guerrero! Guerrero!".
O técnico preferiu mandar Romarinho a campo, no lugar do aplaudido Emerson - que, pouco antes, havia levado um cartão amarelo e uma bronca por não contribuir na marcação. A mudança surtiu efeito. Logo em seguida, Pato voltou a perder um dos seus gols característicos ao completar um cruzamento rasteiro da esquerda para o alto.
A chance perdida foi a senha para Pato sair vaiado para a entrada de Guerrero. Na área Vip do Pacaembu, um garoto chegou a brigar com o pai, pois queria hostilizar o astro e era orientado a aplaudir. Pouco depois, Douglas substituiu Renato Augusto. No Coritiba, Marquinhos Santos trocou Bill por Julio Cesar.
Enfrentando desconfiança semelhante à enfrentada por Pato, Ibson seguiu em campo e quase premiou Tite com uma boa assistência para Guerrero. O peruano chegou a colocar a bola na rede, mas em posição de impedimento. Àquela altura, após os 30 minutos da etapa final, o Corinthians já esquecia a organização para pressionar "com raça e com o coração", conforme o público cantava.
O esforço adiantou. Com disposição para acuar o Coritiba no campo defensivo nos minutos finais, o Corinthians teve a grande oportunidade de remediar a sua "empatite" quando Danilo caiu dentro da área ao disputar a bola com com Luccas Claro, aos 43 minutos. Sem ligar para as contestações adversárias, Guerrero cobrou com categoria e conferiu.
FICHA TÉCNICA 
CORINTHIANS 1 X 0 CORITIBA
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP) 
Data: 18 de agosto de 2013, domingo 
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Péricles Bassols (RJ) 
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Nadine Schramm Camara Bastos (ambos de SC) 
Público: 31.519 pagantes (total de 33.545) 
Renda: R$ 1.060.923,50 
Cartões amarelos: Emerson e Gil (Corinthians); Bill, Diogo e Luccas Claro (Coritiba) 
Gol: CORINTHIANS: Guerrero, aos 45 minutos do segundo tempo
CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Ibson, Renato Augusto (Douglas), Danilo e Emerson (Romarinho); Alexandre Pato (Guerrero) 
Técnico: Tite.
CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Chico e Diogo; Junior Urso, Gil, Robinho e Bottinelli; Arthur (Zé Rafael) e Bill (Julio Cesar) 
Técnico: Marquinhos Santos.

São Paulo perde pênalti no fim e apenas empata com o Flamengo

Flamengo e São Paulo se enfrentaram na tarde deste domingo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas apenas empataram em 0 a 0. Jadson teve nos minutos finais a oportunidade de garantir a vitória ao Tricolor paulista e quebrar o jejum de 12 jogos sem vencer do time no Brasileirão, mas desperdiçou a penalidade.
O Flamengo volta a campo na quarta-feira, às 21h50, contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Já o São Paulo entra em campo apenas no próximo domingo, diante do Fluminense, às 16h, no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro.
O JOGO
O primeiro tempo da partida em Brasília foi configurado pela movimentação intensa dos jogadores de Flamengo e São Paulo, apesar das poucas chances de gol criadas nos 45 minutos iniciais. E levando em consideração o estado do gramado do Estádio Mané Garrincha, o saldo antes do intervalo foi positivo.
Logo aos seis minutos, um lance curioso aconteceu no Mané Garrincha. Aloísio foi lançado pela direita e a bola saiu pela linha de fundo. Mesmo assim, o atacante do São Paulo cruzou e o goleiro Felipe acabou espalmando para dentro do gol. Se a arbitragem não tivesse marcado a saída de bola, o São Paulo estaria à frente do placar por um erro do camisa 1 do Flamengo.
Aos 13 e 14 minutos, São Paulo e Flamengo criaram perigo, respectivamente. Primeiro foi com o Tricolor paulista, com Ganso dando um ótimo passe para Osvaldo, mas o atacante acabou furando na hora da finalização. No lance seguinte, à favor do Rubro-Negro, Elias achou André Santos pela esquerda, o lateral cruzou rasteiro e Nixon quase chegou à tempo para estufar as redes.
Dois minutos após, o Flamengo chegou novamente com perigo ao gol defendido por Rogério Ceni, em excelente cabeçada de Nixon que exigiu grande defesa do goleiro do São Paulo. O Tricolor paulista não ficou para trás e, aos 31, por pouco não inaugurou o marcador. Aloísio finalizou e marcou o gol para o São Paulo, mas a arbitragem viu que o jogador do Tricolor colocou a mão na bola e invalidou o tento paulista. Vale lembrar que diante da Portuguesa, Aloísio também prejudicou o São Paulo ao fazer um gol com a mão e a arbitragem também assinalar a irregularidade.
Na volta para o segundo tempo, a movimentação intensa vista na etapa inicial teve seu ritmo diminuído drasticamente. A primeira chance de gol aconteceu apenas aos 24 minutos, à favor do São Paulo. Ademílson recebeu pelo lado direito, invadiu a grande área e o goleiro Felipe defendeu com os pés. Três minutos após, o Tricolor paulista chegou novamente com perigo. Wellington deu uma caneta em Luiz Antonio mas, na hora de finalizar, chutou fraco.
Uma das melhores chances da partida aconteceu aos 34 minutos da etapa final. Ademílson driblou Chicão e ficou cara a cara com o goleiro Felipe, mas finalizou sem direção para o gol, desperdiçando uma grande oportunidade de quebrar o jejum de 12 jogos que o São Paulo está sem vencer.
Perto do fim da partida, aos 41 minutos, o São Paulo teve um pênalti à seu favor, quando Lucas Evangelista foi empurrado por Luiz Antonio dentro da grande área. Aos 43, Jadson assumiu a responsabilidade de quebrar o jejum de jogos sem vencer do São Paulo, mas cobrou mal e o goleiro Felipe acabou defendendo a penalidade no canto esquerdo do gol. Com todas as chances desperdiçadas, a partida acabou terminando como começou: 0 a 0.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 0 X 0 SÃO PAULO
Local: Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data/Horário: 18/8/2013, às 16h
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marrubson Melo Freitas (DF)
Renda/Público: R$2.713.905.00/ 44.164 total
Cartões amarelos: Nixon e Luiz Antônio (FLA); Jadson, Aloísio e Douglas (SPO)
Cartões vermelhos: Não houve
GOL: Não houve
FLAMENGO: Felipe, Luiz Antônio, Chicão, González e João Paulo (Marcelon Moreno, aos 22'/2T); Cáceres, Elias, André Santos e Gabriel; Nixon (Paulinho, aos 8'/2T) e Hernane (Adryan, aos 33'/2T). Técnico: Mano Menezes.
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Douglas, Rodrigo Caio, Rafael Toloi e Reinaldo; Wellington, Fabrício (Maicon, aos 39'/2T), Jadson e Ganso; Osvaldo (Lucas Evangelista, aos 11'/2T) e Aloísio (Ademilson, aos 22'/2T). Técnico: Paulo Autuori.