Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 28 de julho de 2013

Atlético-PR vence a Portuguesa nos minutos finais e respira temporariamente

Em jogo muito movimentado no Canindé, o Atlético-PR venceu a Portuguesa por 3 a 2 e deixou, provisoriamente, a zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O placar foi construído com gols de Manoel, Dellattorre e Léo para o Furacão, enquanto que Moisés Moura e Gilberto, de pênalti, marcaram para a Lusa.
Com os dois times em situação desconfortável na tabela, o jogo começou muito movimentado e disputado, mas a rede não demorou a balançar: aos 7 minutos, o zagueiro Manoel abriu o placar para o Furacão. Porém, a Lusa mostrou que também tem zagueiro que sabe afzer gol: aos 11, Moisés Moura deixou tudo igual. Dez minutos depois, Bruno foi derrubado na área. Gilbertou bateu com categoria e deixou a Portuguesa na frente.
Em homenagem ao ex-lateral-direito Djalma Santos, que faleceu na última terça-feira, os jogadores da Lusa usaram o nome do grande ídolo do clube estampado em suas camisas.
Na volta do intervalo, Souza fez uma falta por trás em Léo e acabou expulso por conta do segundo cartão amarelo. Com um homem a mais, o Furacão passou a dominar a partida. Aos 18 minutos, Dellattore deixou tudo igual e o Atlético-PR passou a pressionar bastante. A pressão foi contemplada com um gol aos 46: Léo arriscou de fora da área e encobriu o goleiro Lauro.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 2 X 3 ATLÉTICO-PR
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 27/7/2013 – 18h30
Árbitro: Fabricio Neves Correa (RS)
Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Neuza Ines Back (SC)
Público/Renda: Não divulgados
GOLS: Manoel, aos 7'/1ºT (1-0); Moisés Moura, aos 11'/1ºT (1-1); Gilberto, aos 21'/1ºT (2x1); Dellatorre, aos 18'/1ºT (2X2)
Cartões Amarelos: Manoel e Luiz Alberto (AT-PR);
Cartões Vermelhos: Souza
PORTUGUESA: Lauro, Correa, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Souza e Cañete (Matheus - 17'/1ºT); Gilberto e Bruno. Técnico: Edson Pimenta
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Juninho ( Elias - intervalo), Zezinho, Bruno Silva e Paulo Baier (Jonas - 49'/2ºT); Marcelo e Ederson (Dellatorre - 18'/2ºT). Técnico: Vagner Mancini.

Patrocinadora do Flu coloca Luxa como plano B, mas esbarra em cartolas

Apesar do discurso da diretoria de que Abel Braga segue como peça fundamental para fazer o Fluminense se recuperar de largada muito ruim no Campeonato Brasileiro, a Unimed se movimentou nos últimos dias para pensar em um plano B. A principal patrocinadora do clube tricolor tomou a iniciativa de cogitar nomes para substituir o técnico em caso de nova derrota no torneio – um resultado negativo contra o Grêmio seria o quinto consecutivo. O presidente da Unimed Celso Barros coloca Vanderlei Luxemburgo como principal opção no caso de revés em Porto Alegre neste domingo.
Barros, no entanto, esbarra na postura firme do presidente Peter Siemsen e do diretor de futebol Rodrigo Caetano. Em reunião na última segunda-feira, os cartolas avaliaram o trabalho de Abel e conversaram sobre alternativas caso a decisão de demitir o atual treinador seja tomada. Preferido de Barros, Luxemburgo não é aprovado pela diretoria do Fluminense.
Cristóvão Borges, atualmente no Bahia, foi outro nome citado no encontro e agradou a diretoria como plano B caso haja a necessidade de procurar um novo treinador.
Apesar de muitos dirigentes do clube verem Ney Franco como nome ideal para uma integração entre a base e o profissional, o ex-técnico do São Paulo foi descartado por Celso Barros. Os dois tiveram um atrito quando o Flu tentou contratá-lo em outra oportunidade. O presidente da Unimed insistiu em Luxa, demitido no final de junho pelo Grêmio.
A diretoria do Fluminense estuda o mercado de técnicos, mas minimiza a responsabilidade de Abel neste momento ruim. 
Com seu nome envolto em especulações, Abel adotou discurso tranquilo em entrevista na sexta-feira. Com sorriso no rosto, o técnico tricolor negou temer demissão e disse estar concentrado em fazer o time voltar a vencer. “Me encontro tranquilo, confiante. Isso não vai me abalar. Me sinto muito mais importante para meus jogadores e equipe do que antes", completou Abel.
A equipe que enfrenta o Grêmio, às 16h deste domingo, terá seis desfalques. Fred e Digão estão suspensos, enquanto Valencia, Marcos Junior, Felipe e Bruno se recuperam de lesões. O Fluminense está na 14ª colocação do Campeonato Brasileiro, com nove pontos em oito jogos.

Palmeiras vai anunciar 'pacote' com saída de mais jogadores

A diretoria do Palmeiras anunciará nesta semana a saída de novos jogadores por empréstimo. Mesmo com a transferência de vários atletas recentemente, o elenco ainda é considerado grande, o que é ruim para o técnico Gilson Kleina e também à folha salarial do clube.
"Estamos organizando uma coletiva para comunicar o que acontece neste meio de temporada, os empréstimos, as trocas. Aguardem mais uns dias que vamos comunicar um pacote como um todo", disse o presidente do clube, Paulo Nobre, em Guaratinguetá. 
No início do ano, Kleina sofria até para compor o banco de reservas porque tinha pouquíssimas peças. Com contratações e o retorno de emprestados, o número de jogadores aumentou para quase meia centena. Neste momento, são 39 atletas à disposição.
"Começamos a trabalhar para emprestar jogadores. Principalmente alguns valores que não teriam condição de jogar neste elenco e precisam jogar, precisam estar em campo para adquirir experiência e voltar, em um futuro próximo, até com condição de serem titulares", comentou Nobre.
Os últimos a serem emprestados foram Weldinho, João Denoni, Diego Souza, Tiago Real, Emerson e Maikon Leite. Os próximos podem ser o lateral direito Ayrton e os zagueiros Marcos Vinícius, Wellington e Luiz Gustavo, os quais não fazem parte dos planos da comissão técnica.

‘Escondido’, Neymar desembarca em Barcelona

Eleito o melhor jogador da última edição da Copa das Confederações e principal reforço do Barcelona para próxima temporada, o atacante Neymar já está em território catalão. Acompanhado por seu pai e alguns amigos, o atleta brasileiro desembarcou na cidade espanhola na manhã deste domingo, sendo escoltado pela polícia local.
Apesar de ser aguardado por grupo de torcedores e jornalistas, o camisa 11 deixou o aeroporto de EL Prat por uma saída alternativa para evitar tumulto. A expectativa é de que Neymar siga direto para encontrar sua mãe e sua irmã, Nadine e Rafaella, respectivamente, que já estavam em território catalão para ver casas na região.
Assim como os outros jogadores que participaram da Copa das Confederações, Neymar se juntará ao elenco comandado por Gerardo Martino nesta segunda-feira. Outros atletas que iniciam trabalho são: Daniel Alves, Xavi, Iniesta, Victor Valdés, Piqué, Pedro, Fábregas e Jordi Alba.
Neymar, contratado junto ao Santos no fim de maio, deve assumir titularidade logo em sua chegada e ser escalado para jogar na faixa esquerda do gramado. Com isto, Pedro e Alexis Sánchez disputam a última vaga no setor ofensivo, que tem o argentino Lionel Messi com presença garantida.

Dracena lamenta derrota e vê 'cabeça inchada' para jogo contra Barcelona

Após ser poupado na vitória sobre o Crac-GO, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil, o zagueiro Edu Dracena voltou ao time titular do Santos diante da Ponte Preta. Mas o capitão não conseguiu ajudar a sua equipe a escapar da derrota por 1 a 0 , na noite deste sábado, no Estádio Moisés Lucarelli. Ele acredita que o time não merecia ter saído derrotado de Campinas.
"Pelo que apresentamos, nós não merecíamos perder. Mas o Campeonato Brasileiro é assim, tem essa dificuldade mesmo", analisou o defensor, que foi fintado por Rildo no gol da Ponte.
Edu Dracena ainda destacou que a derrota deixará os jogadores santistas incomodados, visando o amistoso contra o Barcelona, na próxima sexta-feira, no Camp Nou.
"Ninguém esperava essa derrota, ficamos de cabeça inchada com esse resultado. Mas vamos levantar a cabeça e estamos indo para a Espanha com o intuito de representar bem a nação santista. Vamos jogar com muita honra, mais uma vez", concluiu Dracena.

Após três anos, Flamengo e Botafogo duelam no Maracanã

Longe do Maracanã desde 2010, quando o estádio foi fechado para obras, Flamengo e Botafogo reencontram o palco sagrado do futebol carioca neste domingo, quando se enfrentam às 18h30 (de Brasília) em duelo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. E quem comparecer ao local terá a certeza de muito empenho das duas partes, pois ganhar é muito importante para ambos.
O Flamengo, que busca reagir após a derrota de 1 a 0 para o Internacional, aparece com nove pontos e vem flertando perigosamente com a zona de rebaixamento. Já o Botafogo, que no fim de semana passado derrotou o Náutico por 2 a 0, tem 13 pontos e, vencendo, pode recuperar a liderança.
O reencontro com o Maracanã é algo que vem mexendo com as duas equipes. Os jogadores do Botafogo sabem que a ansiedade é um dos fatores a ser controlado na busca pelo resultado positivo.
"Sabemos que a ansiedade pela volta ao Maracanã é muito grande para a torcida do Botafogo e todo jogador sonha em atuar neste estádio. Posso dizer que tem sido muito legal toda essa expectativa. Porém, estamos cientes de que não podemos perder o controle da situação. É preciso ter equilíbrio para conseguirmos um grande resultado contra o Flamengo", disse o atacante Rafael Marques.
Os flamenguistas também estão muito ansiosos, ainda mais pelo fato de a venda antecipada ter sido bem proveitosa e o Maracanã viver a expectativa de um grande público. Os atletas rubro-negros planejam o reencontro com os torcedores.
"O apoio da torcida do Flamengo é algo que sempre fez muito bem ao clube, e ter esse retorno ao Maracanã será muito importante. Tenho convicção de que as coisas vão começar a melhorar ainda mais com essa proximidade do nosso torcedor. A torcida do Flamengo é diferente, já fez história várias vezes no Maracanã e estamos muito animados com esse reencontro", disse o goleiro Felipe.
Outro fator que as duas equipes estão trabalhando é a procura da melhor forma de neutralizar os pontos fortes do adversário.
"O Flamengo cresceu muito em termos de jogo coletivo nas últimas rodadas e isso vai ser um fator que vamos precisar superar para conseguirmos um bom resultado. Menos mal que a nossa equipe está jogando junta há muito tempo. Tenho convicção de que se fizermos bem feito aquilo que nos foi pedido pelo Oswaldo de Oliveira, corrigindo inclusive os erros cometidos diante do Figueirense, podemos ganhar", disse o goleiro Jéfferson, se referindo à derrota de 1 a 0 para o time catarinense na quarta-feira, que só não custou a eliminação na Copa do Brasil porque o Alvinegro saiu vitorioso nas cobranças de pênaltis.
Já no Flamengo uma das preocupações é o meia holandês Clarence Seedorf, principal destaque do Botafogo. Os flamenguistas, porém, parecem descartar uma marcação especial no apoiador.
"O Botafogo tem vários jogadores de qualidade e que podem desequilibrar o confronto. A campanha deles mostra isso e precisamos estar atentos. Não podemos ficar pensando apenas no Seedorf, por mais qualidade que ele possa ter. O nosso jogo é contra o Botafogo, que tem várias opções para tentar ganhar o confronto", disse o volante Elias.
Em termos de escalação o Flamengo tem novidades. O volante paraguaio Víctor Cáceres e o meia Gabriel, recuperados de lesão na coxa direita, voltaram a ficar à disposição e vão retornar ao time nas vagas de Diego Silva e Bruninho, respectivamente.
Pelo lado do Botafogo, Oswaldo de Oliveira não quis antecipar seus planos, já que teve pouco tempo para trabalhar para o clássico. Mas a tendência é que ele repita a base que enfrentou o Figueirense.
Botafogo e Flamengo se enfrentaram duas vezes esse ano, ambas pela Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Na fase de classificação o Rubro-Negro ganhou por 1 a 0, gol de Hernane, na única derrota do Alvinegro em solo carioca nesta temporada. Mas nas semifinais os botafoguenses deram o troco fazendo 2 a 0, com Julio Cesar e Vitinho.
FICHA TÉCNICA 
FLAMENGO X BOTAFOGO
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 28 de julho de 2013, domingo 
Horário: 18h30 (de Brasília) 
Árbitro: Péricles Cortez (RJ) 
Assistentes: Rodrigo Joia (RJ) e Luiz Cláudio Regazone (RJ)
FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Marcos González e João Paulo; Víctor Cáceres, Elias e Gabriel; Carlos Eduardo, Paulinho e Marcelo Moreno 
Técnico: Mano Menezes.
BOTAFOGO: Jefferson, Gilberto, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Seedorf, Lodeiro e Vitinho; Rafael Marques 
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Grêmio celebra 30 anos de seu primeiro título de Libertadores

“A Batalha de La Plata foi marcada pelo heroismo”. É desta forma que Fábio Koff, presidente do Grêmio , define um dos episódios mais importantes da Copa Libertadores de 1983. Foi após um empate com Independiente, da Argentina, que a equipe gaúcha garantiu sua vaga para a decisão. E há exatos 30 anos o clube conquistava seu primeiro troféu continental em cima do então campeão sul-americano e mundial Peñarol, do Uruguai.
Era uma época diferente. A Libertadores ainda não recebia tanta atenção dos time brasileiros e era dominada por argentinos e uruguaios. A técnica falava pouco, dando espaço para a catimba e a violência. Partidas eram definidas como verdadeiras batalhas, fama sustentada na mais importante competição da América do Sul até os dias de hoje. E o Grêmio transformou isso em sua obsessão para 1983.
“Montamos um projeto com o objetivo de vencer a Libertadores para ir a Tóquio disputar o Mundial. Fizemos disso uma obsessão e armamos uma equipe para enfrentar o futebol de imposição física que a Libertadores exigia naquele momento, mesclando com a juventude e a ambição das nossas categorias de base”, falou Koff, também presidente gremista 30 anos atrás, ao iG Esporte .
“Aquele grupo encarnou o espírito de luta que o momento exigia e com isso levantamos nossa primeira Copa Libertadores”, completou o dirigente.
A campanha na primeira fase foi tranquila. Tendo em seu grupo o Flamengo e os bolivianos Blooming e Bolivar, o Grêmio avançou com sobras à segunda etapa - foram cinco vitórias e um empate. E foi lá que a verdadeira Libertadores começou para a equipe gaúcha.
Era uma chave com três times. Além dos brasileiros, estavam na disputa o argentino Estudiantes e o colombiano América de Cali. Foram duas vitórias por 2 a 1 em Porto Alegre e uma derrota por 1 a 0 na Colômbia. Na Argentina, empate salvador por 3 a 3.
“A Batalha de La Plata foi marcante pelo heroísmo do time do Grêmio em suportar tamanha pressão e violência por parte dos argentinos”, disse Koff. “Depois do empate em La Plata, do jeito que foi, saímos de lá com a ideia de que seríamos campeões”, explicou Renato Gaúcho, atual treinador e principal nome do time naquela época.
Mas os gremistas teriam ainda que torcer contra o Estudiantes diante do América de Cali para terminar o grupo na primeira colocação e ir para a final. O que foi consumado depois de um empate por 0 a 0. “Foi o outro momento de grande apreensão”, resumiu o presidente.
Na decisão, o rival era nada menos que o Peñarol. Ou, como prefere dizer o mandatário tricolor, "o grande adversário a ser batido naqueles anos".
“O Peñarol era uma grande equipe e exercia muita pressão sobre os adversários, especialmente quando jogava em Montevideu. Um time que tinha Saralegui, Ramos, Morena, entre outros craques. Valorizou ainda mais aquele nosso primeiro título da Libertadores”, afirmou Koff. “Nos motivou mais porque era o campeão, apontado como favorito e um time com jogadores de seleção”, completou Renato.
Após um empate por 1 a 1 no mítico estádio Centenário, em Montevideu, o Grêmio venceu por 2 a 1 no Olímpico no dia 28 de julho de 1983. E, como não poderia ser diferente, a jogada que decretou números finais ao placar teve participação do craque da equipe.
Aos 31 minutos do segunto tempo, Renato cobrou lateral pela direita para Tarciso e recebeu de volta. Com pouco espaço, levantou a bola do chão e cruzou para a área. Cesar chegou de cabeça nas costas da defesa uruguaia e fez.
“A lembrança que não me sai da cabeça é o gol do Cesar. Aquela jogada somente os grandes jogadores fazem”, falou Renato para explicar o lance.
Como bem diz o nome da competição, o Grêmio estava libertado.
FICHA TÉCNICA - GRÊMIO 2 x 1 PEÑAROL
Local: estádio Olímpico, em Porto Alegre 
Data: 28 de julho de 1983 
Público: 80.000 
Árbitro: Edison Perez (PER) 
Auxiliares:  Enrique Labo e Carlos Montalvan (PER) 
Cartão Amarelo: Paulo Roberto, Tita e Renato Portaluppi (Grêmio); Olivera, Saralegui e Fernando Morena (Peñarol) 
Cartões vermelhos: Renato Portaluppi (Grêmio) e Venâncio Ramos (Peñarol) 
Gols: Caio, aos 10 minutos do primeiro do tempo; Fernando Morena, aos 25 minutos, e César, aos 31 minutos do segundo tempo.
GRÊMIO:  Mazarópi; Paulo Roberto, Baidek, De León e Casemiro; China, Osvaldo e Tita; Renato, Caio (César) e Tarciso. Técnico: Valdir Espinosa.
PEÑAROL:  Fernandez; Montelongo, Olivera, Gutierrez e Diogo; Bossio, Salazar e Saralegui; Silva (Peirano), Morena e Ramos.  Técnico: Hugo Bagnullo.

Juninho marca novamente em seu retorno e sai nos braços da torcida vascaína

Ídolo vascaíno, Juninho viveu mais uma noite de gala neste sábado, em São Januário. O meia chamou a responsabilidade e comandou o Vasco em mais uma vitória neste Campeonato Brasileiro , levando o time carioca ao sexto lugar na competição. Após o apito final, o jogador voltou sua liderança no grupo e chamou todos para cumprimentar os torcedores alvinegros, que mais uma vez encheram as arquibancadas da Colina.
Depois de passar em branco nos Estados Unidos, Juninho voltou ao Vasco e não escondeu o amor que tem pelo clube carioca. Neste sábado, ele afirmou que já havia esquecido o caminho do gol no tempo que ficou no futebol internacional, mas estava contente por balançar as redes em dois jogos seguidos - marcou o primeiro na vitória sobre o Criciúma por 3 a 2. No fim do jogo, mesmo com a obrigação de passar pelo doping, o meia foi para a torcida e ficou colado nos alambrados de São Januário.
O espírito de liderança do jogador também ficou evidente nos comentários de seus companheiros após a vitória sobre o criciúma, por 3 a 2, em São Januário. Ainda emocionado com o triunfo, o equatoriano Tenorio revelou que o meia é o ‘comandante’ deste grupo. "Como o Juninho sempre fala, é hora de colocar a responsabilidade para os mais velhos. Ele assume tudo isso dentro de campo e chama a galera".
Depois de um início ruim no Campeonato Brasileiro, o Vasco figurou na zona de rebaixamento, perdeu o treinador Paulo Autuori, mas conseguiu ‘arrumar a casa’, chegando ao sexto lugar após a vitória deste sábado. Além do retorno de Juninho, o time carioca também acertou a contratação do volante Guiñazu, o lateral Fagner e o técnico Dorival Júnior.

Danilo culpa escolhas ruins por crise são-paulina e projeta mais gols no domingo

Nenhum jogador do atual elenco do Corinthians fez mais gols contra o São Paulo do que Danilo. No clube do Parque São Jorge desde 2010, o meia apagou por completo sua identificação com o time do Morumbi por conta dos títulos e da fama de carrasco nos clássicos entre as duas equipes. Neste domingo, no Pacaembu, ele terá mais uma chance de brilhar.
Danilo falou dessa fama e disse não entender como o São Paulo chegou a este ponto na história. São oito derrotas seguidas, cenário bem diferente do vivido pelo jogador entre 2004 e 2006, período em que foi campeão paulista, da Libertadores, do Mundial e do Brasileiro com o time do Morumbi. Mesmo títulos já conquistados pelo Corinthians. 
"Um time com a história que tem, passar por esse momento aí acho que são coisas erradas que fizeram, apostas erradas. Quando você faz isso acaba atrapalhando e refletindo dentro de campo. Mas a gente não tem nada com isso", disse o meia, que marcou cinco gols em 11 jogos contra o São Paulo desde 2010, ano em que foi contratado pelo Corinthians. O último gol contra o rival foi na Recopa, no dia 17, quando Danilo, como capitão do time, ergueu a taça. 
Danilo coloca o São Paulo de 2005 em pé de igualdade com o Corinthians de 2012. Para ele, não há diferenças entre as duas equipes, tanto dentro como fora de campo. Ao ser perguntado se este time de Tite é o melhor em que atuou, ele não deixou de se lembrar do elenco comandado por Paulo Autuori há oito anos. Contra o São Paulo, pelo Corinthians, Danilo teve sete vitórias, dois empates e duas derrotas.