Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Flamengo quer atrair torcida para jogo decisivo na Libertadores

Precisando de um milagre, Joel Santana acredita na vaga para as oitavas da Libertadores. Foto: AP

Apesar da situação delicada, o Flamengo promete brigar até o fim pela classificação para as oitavas de final da Copa Libertadores da América. Lanterna do Grupo 2, o time rubro-negro vai precisar derrotar o classificado Lanus da Argentina nesta quinta-feira, no Engenhão, e torcer por um empate entre Olimpia e Emelec, que se enfrentarão em Assunção no mesmo horário da partida entre brasileiros e argentinos.
Além das palavras otimistas do técnico Joel Santana, que tem manifestado sua confiança na conquista da vaga, a diretoria do Flamengo estuda uma promoção para atrair a torcida ao Engenhão. A principal opção seria baixar o preço dos ingressos, única forma, segundo uma fonte da diretoria, de atrair o torcedor que não está muito confiante no futuro do clube rubro-negro na competição sul-americana.
Para o confronto diante do Lanus, Joel será obrigado a modificar a equipe que atuou diante do Vasco. O meia Kléberson, que entrou desde o início no clássico e já é considerado titular pelo treinador, não está inscrito na primeira fase da Libertadores, mesma situação do volante Rômulo e do atacante Diego Maurício, que entraram durante a partida. Luiz Antonio deve ocupar o lugar de Kleberson e o resto da equipe deve ser a mesmo que iniciou a partida contra o Vasco.
Depois da vitória do sábado, os jogadores do Flamengo tiveram o domingo de folga e se reapresentaram na manhã desta segunda-feira, no Ninho do Urubu. Os que enfrentaram o Vasco fizeram apenas trabalho de recuperação na academia enquanto os reservas participaram de um treino físico no campo principal do CT.
A novidade foi a presença da presidente Patricia Amorim, que normalmente só aparece na véspera dos jogos mais importantes. Ela conversou com alguns dirigentes e se reuniu com o técnico Joel Santana, mas os dois não fizeram comentários sobre o encontro.
Os jogadores voltarão a treinar pela manhã nesta terça-feira, decisão tomada no último sábado pela diretoria, sem que o técnico Joel Santana tivesse sido consultado. A medida foi encarada por alguns setores do clube como uma forma de controlar os jogadores que têm sido acusados de cometer excessos.
Ronaldinho, que já se ausentou de 12 treinos neste ano, parece ser o principal alvo da decisão. A explicação oficial da diretoria é que a mudança no horário dos treinamentos é passar para a torcida uma mensagem de dedicação do grupo. Durante a semana, todas as atividades serão matinais, inclusive a de sexta, depois do jogo contra os argentinos.

Venda do meia Renato Augusto é investigada no Flamengo

Ida de Renato Augusto ao Bayer Leverkusen está sob investigação no Flamengo. Foto: Getty Images
Ida de Renato Augusto ao Bayer Leverkusen está sob investigação no Flamengo
Uma comissão de inquérito presidida por Luciana Dunshee de Abranches pede a punição de 360 dias para o ex-presidente do Flamengo Marcio Braga, o ex-vice de finanças José Carlos Dias e o ex-vice jurídico Adalberto Ribeiro por uma possível permuta nos direitos econômicos da venda de Renato Augusto, em 2008. A comissão acredita que os dirigentes da época agiram de má fé, e o clube teria perdido 10% dos direitos do jogador.
Porém, o Conselho Fiscal do clube já teve acesso ao inquérito, constatou que o relatório está repleto de falhas e acredita que não é cabível uma punição para os dirigentes. O Conselho Deliberativo tem 30 dias para convocar uma reunião e julgar os envolvidos no caso.
O problema foi constatado quando se fez o balanço das contas de 2010, no qual não foram incluídos os 10% dos direitos de Renato Augusto, que o Flamengo ainda detinha, pois vendeu apenas o restante para o Bayer Leverkusen, da Alemanha, pela quantia de 10 milhões de euros, equivalente a aproximadamente R$ 25 milhões, na época. Outras duas empresas também tiveram participações na venda e receberam o equivalente ao percentual que tinham dos direitos econômicos de Renato Augusto.
Curiosamente, o nome de Marcio Braga foi incluído como um dos investigados e o vice de futebol da época, Kleber Leite, não será julgado. Outro fator curioso é de que o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro, terá de defender o ex-presidente Marcio Braga, de quem é inimigo político.
"Chegamos à conclusão de que o Flamengo ainda tem direito a esses 10%. Ele não foi lançado no balanço, mas não foi um ato de má-fé. O relatório tem diversos equívocos e não deverá haver punição. Sou presidente do Conselho Fiscal e não posso agir politicamente, minha decisão é técnica e garanto que eles não serão punidos, pois o Flamengo não perdeu os 10% do Renato Augusto", explicou o presidente do Conselho Fiscal, Leonardo Ribeiro.
Um dos acusados, o ex-vice de finanças José Carlos Dias garante ter tido total transparência na negociação e se mostrou disposto a prestar esclarecimento sobre todas as transferências enquanto esteve no Flamengo.
"É engraçado. Essas coisas acontecem no Flamengo por motivos políticos. Se quiserem eu mostro todos os documentos, não tem nenhum problema. Estou tranquilo quanto a tudo que fiz no clube. Por que ninguém faz inquérito sobre a venda do Adriano? Sobre a questão do Romário e do Petkovic? Na gestão em que estive, nós pagamos todas as parcelas dessas dívidas que foram contraídas anteriormente por outros presidentes. Não interessa quem está à frente do clube, o Flamengo não pode ser lesado", explicou.
Entenda o caso
1 - O Flamengo vendeu Renato Augusto para o Bayer Lverkusen por 10 milhões de euros (aproximadamente R$ 25 milhões na época). O clube ficou com 10% dos direitos econômicos e pode lucrar numa revenda (do Leverkusen para qualquer outro clube)
2- Um dos motivos pelo qual o Flamengo não conseguiu fechar o balanço de 2010 é que os 10% dos direitos de Renato Augusto não foram lançados.
3 - Foi aberta uma comissão de inquérito para averiguar porque o Flamengo teria perdido esses 10% dos direitos econômicos do jogador.
4 - O Conselho Fiscal analisou o relatório e chegou à conclusão de que o Flamengo ainda detém os 10% de Renato Augusto e não houve má-fé dos dirigentes. Porém, quem terá de julgar o caso é o Conselho Deliberativo.
5 - O Conselho Deliberativo tem 30 dias para convocar uma reunião e levar o caso ao plenário para julgar os envolvidos.

Após cirurgia, Renato Abreu volta a treinar como titular no Flamengo

De volta aos treinos, Renato não tem previsão de quando jogará novamente pelo Flamengo. Foto: Agência Lance
De volta aos treinos, Renato não tem previsão de quando jogará novamente pelo Flamengo
O clima de nervosismo no Flamengo, por conta de uma possível eliminação na Copa Libertadores, foi quebrado na manhã desta quarta-feira, no último treino antes do confronto com o Lanús, da Argentina. O meia Renato Abreu apareceu no Ninho do Urubu e participou do recreativo com os demais companheiros.
Foi a primeira vez que o meia trabalhou com o restante do elenco desde que se submeteu a uma cirurgia cardíaca para corrigir uma arritmia que ameaçava a sua vida e a sua carreira.
Renato Abreu se movimentou muito bem ao longo do rachão, provocou alguns companheiros e deu passes e cruzamentos precisos. Apesar de mostrar que sua recuperação caminha a passos largos, ele ainda não tem previsão de poder voltar a jogar, uma vez que a cirurgia foi realizada em março.
Outro que esteve presente ao treino foi o volante Willians, liberado da atividade da véspera para participar de uma audiência em São Paulo. Ele treinou e garantiu presença no time que vai enfrentar o Lanús.

Fim de linha!! Sem patrocínio e reforços, Vasco decreta saída de Franck Assunção.

Em meio às desconfianças sobre o trabalho que seria desenvolvido no Vasco, o recém-empossado Franck Assunção pediu 30 dias para mostrar serviço. O prazo expirou na última segunda-feira, os resultados não apareceram. Aliás, nem mesmo ele apareceu em São Januário. Assim, o clube decidiu não esperar mais. O bilhete azul está pronto. Nos próximos dias o clube vai comunicar oficialmente, inclusive ao próprio diretor executivo, que ele não faz mais parte da diretoria.

No dia 9 de março, Franck Assunção foi anunciado oficialmente como novo diretor executivo do Vasco. No domingo seguinte, dia 11, esteve em São Januário para assistir ao jogo contra o Madureira, pelo Campeonato Carioca, e alguns dias depois viajou para a Itália. A intenção transmitida à diretoria do clube era a de acertar alguns detalhes de sua mudança definitiva para o Brasil, já que viveu por 18 anos da Europa, e então iniciar definitivamente seu trabalho no Vasco. No entanto, Assunção ainda não retornou da Itália, o que criou insatisfação nos responsáveis por gerir o clube.

Além disso, começaram a surgir especulações na imprensa italiana de que o Vasco estaria perto do acerto com os atacantes Adrian Mutu e Vicenzo Iaquinta, ambos do Cesena. As notícias, falsas e sempre ligadas a Franck Assunção, geraram profundo descontentamento na diretoria do Vasco, e o fato foi a gota d’água para que o clube tomasse a decisão de dispensar o diretor executivo.

Na última terça-feira, um encontro de alguns dos principais diretores do Vasco selou a decisão, que será ratificada nos próximos dias. Segundo pessoas ligadas à diretoria, a ideia, inclusive, começou a ser considerada desde a primeira e única entrevista coletiva de Franck Assunção. A falta de articulação e as respostas evasivas criaram desconforto em São Januário, com a diretoria sendo bombardeada de críticas e surgindo notícias que desmentiam o currículo de Assunção – ele alegou ter trabalhado como executivo no Ascoli, da Itália, e no Chiasso, da Suíça.

Durante o período de viagem à Itália, Franck Assunção conversou apenas uma vez por telefone com o presidente Roberto Dinamite e outra com o vice de futebol José Hamilton Mandarino. Em ambas as ocasiões não falou sobre seu trabalho na prática e não estabeleceu data para iniciá-lo. Com a consciência de que se tratava de uma aposta de curto prazo e evitando um desgaste ainda maior, a diretoria decidiu dar fim à história.

- Aquela entrevista coletiva causou uma péssima impressão em todos em que estiveram lá, inclusive na diretoria. Todos, sem exceção, ficaram sem graça. Agora o prazo de validade acabou. Não há mais por que insistir nisso e provocar um desgaste maior - afirmou um integrante da diretoria vascaína.

No entanto, a esperança do clube era de que Franck Assunção ao menos mostrasse habilidade com os negócios, diferentemente das palavras. Segundo pessoas que participaram das reuniões prévias à contratação, o diretor vendeu ao Vasco a capacidade de captar um grande patrocínio internacional.

- Esse foi o carro-chefe da conversa. O valor do suposto patrocínio seria, segundo o Franck, acima da média em relação aos padrões do futebol brasileiro. E como o contrato do Vasco com a Eletrobras é complicado, principalmente em relação ao pagamento, o clube mostrou-se interessado - relatou um outro dirigente.

Segundo um dos assessores de Franck Assunção, o dirigente está na Itália tratando, entre outras coisas, da mudança da esposa, que está grávida. No entanto, pode ser que ele nem precise mais fazer as malas para retornar ao Brasil.

Mutu e Iaquinta no Vasco dependeriam de ida de Dedé à Juventus.

Mutu e Iaquinta no VascoDedé na Juventus. Esta deve ser a fórmula utilizada pela diretoria cruzmaltina para poder contar com os dois atacantes que hoje atuam no Cesena da Itália.

Os dois veteranos viriam com um contrato de 2 anos, enquanto que o Mito assinaria em definitivo com a Juventus, detentora do passe do atacante italiano. 

Por abrir mão dos dois atletas, o Cesena receberia por empréstimo, de um ano, o zagueiro brasileiro e um valor em dinheiro ainda não estipulado. O Vasco ainda receberia também um montante em dinheiro pela transação.

Fla marca operação de Adriano para sexta-feira



O Flamengo anunciou no início da tarde desta terça-feira que a operação no tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo de Adriano acontecerá na próxima sexta-feira, dia 13. O procedimento cirúrgico acontecerá em um hospital particular na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Em entrevista coletiva na semana passada, o médico José Luiz Runco estimou a recuperação em pelo menos três meses. Apesar de não ter contrato com o Flamengo, o Imperador já é considerado internamente como reforço para a equipe no segundo turno do Campeonato Brasileiro.

O jogador, de 30 anos, foi operado em abril de 2011 do mesmo problema na perna esquerda, mas a recuperação foi considerada inadequada e o departamento médico rubro-negro optou por um reparo no local.
Segundo a diretoria do Corinthians, o jogador faltou a 67 sessões de fisioterapia.

DE NOVO NO FLA ?: Bahia quer emprestar meia Vander novamente ao Flamengo, para ter vizibilidade


O Bahia vai dar prioridade até maio ao Flamengo para emprestar o meia Vander, de 21 anos. 


Paulo Angioni, gerente de futebol do Bahia, e o técnico Joel Santana conversaram sobre o assunto, mas com a crise no departamento de futebol do Fla a negociação cessou. 

O clube baiano quer emprestá-lo para mantê-lo em evidência no mercado.

Imprensa internacional diz que Vasco já fechou com Mutu e agora tenta Iaquinta


O Vasco da Gama está interessado nas contratações de Adrian Mutu e Vicenzo Iaquinta, avançados do Cesena.

De acordo com a Imprensa italiana, as negociações para a transferência do jogador romeno estão praticamente concluídas, e poderão ser oficializadas a breve prazo.


Fechado o ‘dossier’ Mutu, os responsáveis do Vasco da Gama vão apontar baterias para a contratação de Iaquinta. 

FLA ?, NEM PENSAR: Juan nega conversa com o Flamengo e fala em renovar com o Roma

                                                                                         Após especulações de que o Flamengo estaria tentando repatriar Juan, do Roma, o zagueiro tratou de negar que estaria de saída do time italiano. O jogador afirmou à imprensa local nesta terça-feira que continua na capital italiana.
- Não falei com ninguém, muito menos com o Flamengo. São apenas especulações no Brasil. Minha prioridade é o Roma - disse o brasileiro.
Juan, que ainda tem um ano de contrato com o Roma, negou que tenha qualquer atrito com o treinador Luis Henrique.O jogador afirma que tem como meta retornar aos gramados antes do fim da temporada.
- Estou treinando para me recuperar e voltar a campo o mais rápido possível - concluiu o zagueiro.
O assessor do jogador reafirmou a vontade de Juan permanecer no Roma.
- Juan está pensando no futuro, e, depois de falar com a família, está planejando extender o contrato com o clube.

Súmula de Vasco x Fla: letras 'V' ao lado de nomes citados são apagadas

MONTAGEM - súmula vasco e flamengo ferj (Foto: Reprodução)         A polêmica em torno da súmula da vitória do Flamengo sobre o Vasco, por 2 a 1, no último sábado, continua. Após ter sido publicado nesta segunda-feira, o documento teve uma alteração importante nesta terça. Na parte destinada à lista dos atletas cruz-maltinos, havia a letra "V" (supostamente, de vermelho) ao lado dos nomes de Fagner, Rodolfo, Eduardo Costa, Fellipe Bastos e Diego Souza, os cinco que foram citados pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa na confusão após a partida. 
Contudo, elas foram apagadas, aparentemente, com tinta corretiva, nesta terça. Segundo a súmula, o quinteto teria sido expulso ainda no gramado, mas o árbitro relatou que não conseguiu mostrar os cartões na ocasião por conta do tumulto generalizado.
Entenda o caso

O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Jorge Rabello, e o vice jurídico do Vasco, Aníbal Rouxinol, têm intepretações totalmente distintas acerca dos cinco jogadores do Vasco que foram citados.
Jorge Rabello garante que eles não terão que cumprir suspensão automática contra o Nova Iguaçu, domingo, em Moça Bonita, por não terem sido expulsos, de fato, ainda no campo de jogo. De acordo com Rabello, o juiz agiu corretamente ao relatar que "não foi possível a exibição de cartão vermelho na conduta disciplinar dos referidos atletas citados (...) tendo em vista a situação desfavorável dessa aplicação e expulsão de fato de todos, naquele momento, o que poderia gerar, na minha avaliação, um tumulto generalizado com consequências maiores".
Do lado do Vasco, entretanto, o vice jurídico Anibal Rouxinol tem uma interpretação completamente diferente e diz que os cinco jogadores citados cumprirão, sim, a suspensão automática. De qualquer maneira, Diego Souza e Fágner já não poderiam enfrentar o Nova Iguaçu porque levaram o terceiro cartão amarelo contra o Fla.
- O Jorge Rabello diz que o jogador cumpre a suspensão automática se o árbitro mostrar o cartão. Mas eu nunca vi caso idêntico. O cartão vermelho serve apenas para dar publicidade ao fato, para que todos saibam. Nada além disso. Mesmo se o cartão não for dado mas constar na súmula, é preciso cumprir a suspensão automática. 
O departamento jurídico do Vasco é contra a escalação desses jogadores, essa foi a minha posição passada ao departamento de futebol do clube. Para que não haja qualquer dúvida, eles vão cumprir a suspensão no domingo. Isso somente não vai acontecer se a Federação de Futebol do Rio de Janeiro me disser que é permitido e o faça de maneira oficial - disse Rouxinol, que prometeu ir à Ferj nesta terça-feira para tentar solucionar pessoalmente a questão.

Milan e Inter de Milão entram na briga pela contratação de 'CR7 colombiano'


Chamado de 'Cristiano Ronaldo colombiano' por alguns jornais e sites europeus, o atacante Luis Muriel afirmou que os dois grandes rivais de Milão, Inter e Milan, estão na disputa por seu passe.


Atualmente emprestado ao Lecce pelo Udinese, Muriel, de 20 anos, anotou sete gols em 23 partidas que disputou no Campeonato Italiano 2011/2012.
- Meu agente me disse que Milan e Inter fizeram ofertas por mim. Mas a única coisa que sei até agora é que retornarei ao Udinese no final da temporada – disse Muriel em entrevista à emissora “RCN Mundo”.
Além de Milan e Inter, o Arsenal também estaria de olho no jogador revelado pelo Deportivo Cali em 2010.

O ENGENHÃO VAI TREMER: 20 mil ingressos vendidos para Flu x Boca


O Fluminense tem tudo para contar com o apoio maciço de sua torcida na partida da próxima quarta-feira, contra o Boca Juniors, no Engenhão. Até o momento, já foram vendidos 20 mil ingressos.

A carga total para o confronto válido pela quinta rodada da fase de grupos da Libertadores é de 42 mil.

Pipocou? Riquelme está fora do jogo contra o Fluminense

Principal jogador do Boca Juniors (ARG), Riquelme está vetado para a partida contra o Fluminense, nesta quarta-feira, no Engenhão. Com uma lesão no joelho esquerdo, ele nem sequer viajou para o Rio de Janeiro. Pochi Chavez deverá o substituto do camisa 10 xeneize.

O Boca deve pegar o Flu com: Orion; Roncaglia, Schiavi, Insaurralde, Clemente o Sánchez Miño; Rivero ou Ledesma, Erbes, Erviti; Chávez; Mouche e Silva.

FINALMENTE: Botafogo faz o lançamento oficial de seus uniformes para a temporada


O Botafogo lançou nesta segunda-feira, na sede de General Severiano, a nova linha de produtos do clube idealizada pela Puma, que será o fornecedor de material esportivo nesta temporada.O evento, apenas para convidados, teve todo um aparato de tecnologia. Ainda do lado de fora, um telão mostrava tudo o que se passava no salão principal. Zagallo prestigiou a solenidade, que foi apresentada pelo comediante alvinegro Marcelo Adnet. 

Serviram como modelos dos novos uniformes Loco Abreu, Fellype Gabriel, Elkeson, Antônio Carlos, Lucas Zen, Renato e Andrey. Os três tipos foram apresentados: o tradicional alvinegro, o branco, que ganhou uma faixa horizontal negra, e o todo preto. As vestes dos goleiros também são novas, como modelos em preto e em cinza.



O presidente Maurício Assumpção também esteve no evento. Ele não usava umas da novas camisas, mas sim um dos novos agasalhos do Botafogo. As camisas, por sinal, são as mesmas que haviam vazado na internet mais cedo nesta segunda-feira.
- A minha preferida é a preta. Tem um conceito diferente e acho que vai estourar. Conseguimos convencer o nosso patrocinador a mexer no logo e isso é muito difícil de acontecer. É muito elegante, como a Puma e o Botafogo - afirmou o presidente Maurício Assumpção.
A camisa não será vendida com todos os patrocinadores. Ela terá apenas o principal (Guaraviton), pois faz parte de um acordo feito na negociação da parceira. A estreia será contra o Boavista, domingo, em São Januário, pela última rodada da Taça Rio.
- No primeiro jogo sempre dá um efeito legal. Gostei muito da camisa branca. Vamos ver se continuamos com a nossa campanha com o novo uniforme - comentou o zagueiro Antônio Carlos, um dos modelos do evento em General Severiano.
O preço inicial da camisa é de R$ 189,00. A expectativa da Puma é de conseguir um bom número de vendas, principalmente pela novidade dos modelos, com exceção do primeiro uniforme. O presidente da empresa, Roberto Goldminc, mostrou entusiasmo.
- Não gostamos de fazer previsões, pois normalmente ultrapassamos esses números. Acredito que o céu seja o limite - comentou Goldminc, revelando que a empresa já começa a trabalhar imediatamente na versão de 2013 do uniforme.

FICA: Assis descarta despedida de R10: ‘Nosso projeto segue o mesmo’

Ronaldinho Flamengo (Foto: Cezar Loureiro / Agência o Globo)
Após o treino da manhã desta segunda-feira, Ronaldinho Gaúcho deixou o Ninho do Urubu pela porta dos fundos para evitar os fotógrafos e cinegrafistas. A cena ocorre dois dias depois de o atacante ter dito que gostaria de deixar o Flamengo pela porta da frente. O camisa 10 soltou a frase logo após a vitória sobre o Vasco, sábado, pela Taça Rio, e deixou no ar uma possível despedida.
O irmão e empresário de Ronaldinho, Roberto Assis, assegura que as palavras não tiveram tom de aviso ou adeus. Pelo menos por enquanto. Segundo o agente, o camisa 10 apenas se posicionou diante das críticas que tem recebido pelo desempenho abaixo das expectativas e dos comentários sobre a possibilidade de deixar o clube antes do término do contrato, no fim de 2014.
- Normal. Ele fez um comentário em cima de comentários que vinham fazendo sobre ele. Não foi uma declaração. Ele só disse que o dia que saísse sairia pela porta da frente. Por enquanto, não tem nada. Nunca houve essa conversa com ninguém do Flamengo. É tudo uma invenção – comentou Assis.
O empresário afirmou também que uma eliminação precoce na Libertadores não vai abreviar a permanência de R10.
- O nosso projeto segue o mesmo. Se apostou muito na Libertadores no primeiro semestre, algumas coisas não deram certo, mas faz parte. O projeto era o Carioca e a Libertadores na primeira parte do ano. Logo a seguir vem o Brasileiro, e o clube vai buscar o título. Mas a Libertadores não acabou ainda. Temos que acreditar.
Após a derrota para o Emelec, no Equador, na semana passada, que deixou o Flamengo em situação delicada na competição sul-americana, Ronaldinho virou o principal alvo dos protestos de membros de torcidas organizadas. A saída do atacante entrou em pauta no clube. Assessores próximos à presidente Patricia Amorim tentaram convencê-la a buscar a rescisão amigável. Ela e Assis negam fortemente a possibilidade.
- Ele está tranquilo. Quem joga em um grande clube sabe que a cobrança é maior. E ela não é só em cima do Ronaldo, mas para todo o grupo e a comissão técnica. Claro que com ele é um pouco maior, mas essa cobrança é normal. Ele tem experiência para lidar com isso. Ele representa uma nação de 30 milhões e tem interesse em vencer. Vamos torcer para que na quinta o time vença, temos de acreditar na classificação. Mas para isso é preciso ter tranquilidade. Quem viu os últimos jogos viu que o Ronaldo jogou bem. E tem mais: seis pessoas não representam a torcida do Flamengo, que é muito maior do que isso.
Para Léo Moura, R10 estava de cabeça quente
O lateral-direito também fez uma avaliação da entrevista do companheiro e não viu nenhum problema. Léo vê Ronaldinho satisfeito no clube.
- De repente falou aquilo no calor do jogo, pelas cobranças que vinham acontecendo. Mas ele é um cara inteligente, está feliz aqui. O mais importante é vê-lo bem, feliz. Ele está se acostumando com o Flamengo. Quando ganha, está lá em cima. Se o resultado não vem, fica lá embaixo. A cada dia vai passar por momentos diferentes aqui no Flamengo. Estamos aqui para ajudar.
O Rubro-Negro enfrenta o Lanús, da Argentina, com obrigação de vitória. Para se classificar no Grupo 2, terá de vencer e torcer por um empate entre Olimpia e Emelec no Paraguai. As duas partidas serão na quinta, às 19h30m (de Brasília). No Carioca, o Rubro-Negro está classificado para a semifinal da Taça Rio.

Jorge Rabello e vice jurídico do Vasco se contradizem sobre expulsões

Súmula Vasco (Foto: Reprodução)        A confusão protagonizada por jogadores e dirigentes do Vasco no fim da derrota para o Flamengo, no último sábado, no Engenhão, ganhou novos capítulos nesta segunda-feira. O presidente da Comissão de Arbitragem da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Jorge Rabello, e o vice jurídico do Vasco, Aníbal Rouxinol, têm intepretações totalmente distintas acerca dos cinco jogadores do Vasco que foram citados na súmula da partida pelo árbitro Wagner dos Santos Rosa. São eles Rodolfo, Fagner, Fellipe Bastos, Diego Souza e Eduardo Costa.
Jorge Rabello garante que eles não terão que cumprir suspensão automática contra o Nova Iguaçu, domingo, em Moça Bonita, por não terem sido expulsos, de fato, ainda no campo de jogo. De acordo com Rabello, o juiz agiu corretamente ao relatar que "não foi possível a exibição de cartão vermelho na conduta disciplinar dos referidos atletas citados (...) tendo em vista a situação desfavorável dessa aplicação e expulsão de fato de todos, naquele momento, o que poderia gerar, na minha avaliação, um tumulto generalizado com consequências maiores". 
- Um jogador pode ser expulso antes, durante e depois de uma partida em duas situações, o árbitro mostrando o cartão vermelho ou o avisando que foi expulso. Mas o árbitro narra de forma perfeita que foi agredido por dois atletas do Vasco e ofendido por três atletas do Vasco, e que não pôde mostrar o cartão vermelho naquele momento ou avisá-los da expulsão, porque era humanamente impossível. Ele não pode expulsar ninguém do vestiário dele, e seria mentiroso se dissesse que tinha expulsado os jogadores, porque as imagens mostram que isso não ocorreu. Portanto, não haverá suspensão automática, porque não houve expulsão. Ele foi corretíssimo ao dizer a verdade - disse Rabello, em entrevista à "Rádio Tupi".
Do lado do Vasco, entretanto, o vice jurídico Anibal Rouxinol tem uma interpretação completamente diferente e diz que os cinco jogadores citados cumprirão, sim, a suspensão automática. De qualquer maneira, Diego Souza e Fágner já não poderiam enfrentar o Nova Iguaçu porque levaram o terceiro cartão amarelo contra o Fla.
- O Jorge Rabello diz que o jogador cumpre a suspensão automática se o árbitro mostrar o cartão. Mas eu nunca vi caso idêntico. O cartão vermelho serve apenas para dar publicidade ao fato, para que todos saibam. Nada além disso. Mesmo se o cartão não for dado mas constar na súmula, é preciso cumprir a suspensão automática. O departamento jurídico do Vasco é contra a escalação desses jogadores, essa foi a minha posição passada ao departamento de futebol do clube. Para que não haja qualquer dúvida, eles vão cumprir a suspensão no domingo. Isso somente não vai acontecer se a Federação de Futebol do Rio de Janeiro me disser que é permitido e o faça de maneira oficial - disse Rouxinol, que vai à Ferj nesta terça-feira para tentar solucionar pessoalmente a questão.
Independentemente de toda a discórdia, os jogadores citados na súmula serão indiciados pela Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva e depois julgados pelos fatos relatados por Wagner dos Santos Rosa. Segundo o procurador do TJD-RJ André Luiz Valentim, o julgamento deve ser realizado até a quinta-feira da próxima semana, dia 19. 
Na súmula preenchida por Wagner dos Santos Rosa, o campo destinado ao relato de expulsões aparece apenas com um "vide relatório anexo", onde estão as observações sobre o tumulto generalizado ao fim do jogo. No entanto, na parte onde consta a escalação do Vasco, percebe-se a letra V (de vermelho, supostamente) ao lado dos nomes dos cinco atletas citados pelo árbitro.

Patrícia Amorim é convidada para chefiar delegação da Seleção feminina em Londres


Patrícia Amorim, presidente do Flamengo, foi convidada, nesta segunda-feira, para chefiar a delegação da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Olimpíada de Londres. Caso aceite o convite, ela vai liderar a Seleção Brasileira feminina. A dirigente agradeceu o convite, mas ressaltou que sua prioridade é o Flamengo.

- Dentro desse primeiro semestre, já estamos ajudando a Seleção olímpica masculina, para que possa treinar no Rio. Já é uma honra. E receber esse convite me sensibiliza muito, mas preciso pensar um pouquinho - disse a presidente do Fla.

O presidente da CBF, José Maria Marin, informou também que Delfim de Pádua Peixoto, presidente da Federação Catarinense de Futebol (FCF), vai chefiar a delegação masculina.

As equipes masculina e feminina ainda perseguem o inédito ouro olímpico.

Wesley rompe ligamento e fica fora por até oito meses



O volante Wesley rompeu o ligamento cruzado do joelho direito em uma dividida na partida entre Palmeiras e Guarani, no último domingo, e ficará de seis a oito meses fora de jogo.

O jogador realizou uma ressonância magnética nesta segunda, que acusou a gravidade da lesão.

Wesley passará por uma cirurgia, que ainda não foi agendada pelos médicos do clube alviverde.

O Palmeiras passou um longo período buscando investidores para concretizar a contratação de Wesley, que foi apresentado pelo clube no dia 27 de março.

Desde então, o volante fez quatro partidas pelo Verdão, todas como titular: contra Paulista, Mirassol, Horizonte-CE e Guarani, na qual foi substituído ainda aos nove minutos do primeiro tempo.