Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 11 de março de 2013

Dorival testa tudo no treino desta segunda, no Ninho do Urubu


Foto: Carlos Moraes / Agência O Dia
O Flamengo conta as horas para voltar a jogar uma partida oficial. Enquanto isso, o técnico Dorival Júnior vai comandando treinos no Ninho do Urubu de olho na estreia da Taça Rio, nesta quarta-feira, às 22h, contra o Resende, no Engenhão. Essa partida, na verdade, será antecipada, uma vez que os demais jogos serão realizados no fim de semana.
Nesta segunda-feira, no treino coletivo, Dorival aproveitou para fazer alguma observações. Rodolfo iniciou o trabalho como titular, barrando Carlos Eduardo. Outro que teve oportunidade entre os titulares foi Alex Silva, escalado na zaga. Dorival aproveitou para corrigir posicionamento em jogadas de bola parada, saída de bola e cobrança de escanteio.

Ramon foi escalado na lateral esquerda, no lugar de João Paulo, que ficou na academia realizando treino complementar. Ele chegou atrasado ao Ninho do Urubu. O treino marcou ainda o retorno de Cáceres ao meio de campo, embora Amaral voltasse a atuar como titular na segunda parte do coletivo. Outros testes foram feitos, como a entrada de Cleber Santana no lugar de Elias e Nixon substituindo Hernane no ataque.

Campinense vence fora e põe a mão no título da Copa do Nordeste



Na primeira partida da finalíssima do torneio regional, o tima da Paraíba venceu o ASA de Alagoas por 2 a 1 e agora pode até perder por um gol de diferença no próximo domingo.
O Campinense conseguiu na tarde deste domingo uma grande vantagem para o confronto da próxima semana, que decidirá o campeão da Copa do Nordeste. Após a vitória por 2 a 1 fora de casa, o time paraibano pode jogar com o regulamento e em função dos gols marcados, pode até perder por 1 a 0 que ainda assim será campeão.

Primeiro tempo recheado de emoções e Campinense na frente

A primeira parte da partida foi digna das grandes finais, principalmente no quesito torcida e emoção. Se durante a semana o técnico Oliveira Canindé insistiu na questão do gol fora de casa, aos 5 minutos o tima visitante já abria o placar. Chute cruzado de Rafael Granja que morreu no canto do gol do ASA, após belo lançamento de Bismarck.

O mesmo Tiago Granja perderia gol sem goleiro mais tarde, após chute de Zé Paulo que Gilson rebateu com muita dificuldade, realizando ótima defesa. Muito inferior na partida, o técnico do ASA substituiu Luciano por Pedro Silva ainda no primeiro tempo, e por muito pouco não foi para o intervalo com o jogo empatado. Primeiro foi Rodrigo Dantas, que acertou a trave após cobrança de falta na área, e na sequência o próprio Pedro Silva, arriscando chute de fora da área que explodiu no travessão.

Equilíbrio marca segunda etapa, mas ASA não tem a eficiência do rival

Na volta do intervalo, queda de ritmo por parte de todos os jogadores, e se não fosse a defesa do ASA de Arapiraca, é possível dizer que era difícil sair gol de ambas as partes. Aos 15, no entanto, o zagueiro Osmar perdeu a bola para Zé Paulo, que não foi fominha e rolou para Júnior Maranhense empurrar para as redes.

O gol deu ainda mais tranquilidade ao Campinense, enquanto os donos da casa faziam de tudo para marcar mas tinha na inoperância de Gamalho, a principal dificuldade ofensiva nas jogadas do time alagoano. Aos 40, o atacante quase se redimiu, mas o chute de 'El Loco' Gamalho parou na defesa. 

A festa da torcida, por outro lado, não parecia permitir tamanho castigo para os donos da casa. Foi então que nos acréscimos, Wanderson achou espaço para finalizar depois de jogada individual, no cantinho, diminuindo a vantagem da Raposa, somente um minuto antes do apito final do árbitro Pablo Ramon.

Para o próximo domingo, a expectativa é de jogo extremamente pegado de ambos os lados. O ASA conseguiu a classificação fora de casa conta Ceará e ABC, enquanto o Campinense ainda não sofreu gols em seus domínios.

Vasco 0 x 1 Botafogo – Glorioso consegue gol salvador no fim do segundo tempo e é o dono da Taça Guanabara



O Botafogo talvez seja a equipe com mais ídolos em seu passado. O clube de Heleno de Freitas, Nilton Santos, Garrincha, Jairzinho, Gilmar e tantos outros é também agora o clube de Clarence Seedorf. O astro holandês, que chegou no Glorioso no meio do ano passado, devolveu ao Botafogo um homem de referência, um homem de decisão, um líder, um ídolo. Nada mais representativo para Seedorf que participar ativamente e brilhantemente do gol do título, aos 35 minutos, quanto tudo parecia ir por água abaixo. O título não chega nem de perto a ser um dos principais da carreira brilhante do holandês, mas sem dúvidas marca uma nova fase em sua vida profissional e marca uma nova fase no seu atual clube. O casamento entre Seedorf e Botafogo pode dar muitos frutos e mesmo que não dê, já é uma honra para o futebol brasileiro ter um craque de renome internacional, e uma honra maior ainda para o Glorioso que conseguiu recuperar o brilho e agora não precisa mais ser um pobre viralata relegado a decepções. Seedorf trouxe com seu profissionalismo, carisma, e obviamente talento a luz que faltava ao Botafogo e a esperança que há muito tempo o torcedor do time da Estrela Solitária não possuia.
E a torcida Alvinegra teve que sofrer. Até os 35 minutos do segundo tempo o título era vascaíno, já que o Gigante da Colina tinha a vantagem do empate. Vantagem essa que pode ter sido prejudicial aos Cruz-maltinos. Desde o primeiro minuto da final o Vasco jogou com o regulamente embaixo do braço. O time prefirou em todos os momentos ter uma defesa forte e bem postada, que obteve grande êxito em várias ocasiões, mas que fez com que a equipe ficasse vulnerável. O gol no final da partida veio punir a tática vascaína e pregou uma lição para o próximo turno.
Neste turno já não adianta mais, já é passado. O Botafogo, que não esteve em seus melhores dias, se sagrou campeão da Taça Guanabara e consequentemente já tem uma vaga garantida na grade decisão do Campeonato Carioca. Para o Vasco, resta apenas a Taça Rio para tentar esquecer o quarto vice-campeonato de turno seguido.
Muita cautela por um lado, pouca criatividade por outro
Durante todo o primeiro tempo o jogo teve as mesmas características. O Vasco só se preoucou com a defesa e na sua proposta fazia um ótimo trabalho, já que o Botafogo não consegui chegar nem perto do gol de Alessandro.
O Alvinegro até tinha o comando do jogo. Mais posse de bola, mais finalizações, mais passes certo. Porém, não conseguia criar boas chances, não consegui assustar o adversário, não conseguia pressionar, com isso, também não conseguia o gol.
Com esse panorama, a partida foi para o intervalo e parecia claro o que os dois time precisavam fazer. O Gigante da Colina tinha que tentar um pouco mais a sorte no ataque e deixar de ser tão cauteloso. Por outro lado, o Botafogo tinha que pressionar o adversário, e ter mais criatividade.
O ídolo aparece
O segundo tempo começou sendo um grande repeteco do primeiro. O jogo não mudou em nenhum aspecto, dava a impressão de que a etapa inicial não tinha acabado. O Glorioso continuava a ser pouco eficiente na criação e não conseguia encurralar o Vasco. Do mesmo modo, a equipe de São Januário não mostrava menor interesse pelo ataque, e apesar de se defender com maestria, não conseguia armar um contra-ataque em velociadade.
O tempo passava e a partida ganhava contornos dramáticos para ambas as equipes, pois um gol poderia selar o campeonato para qaulquer lado. Nessa parte do jogo, o Vasco parecia obter vantagem. O torcedor Alvinegro já se mostrava impaciente com o seu clube, o que contrastava com os vascínos, que muito perto do título não paravam de cantar. O ânimo das torcidas se refletiu no campo. Finalmente o Vasco conseguiu ir para o ataque, e quase marcou com Carlos Alberto, mas o sensacional Jefferson fez uma defesa cinematográfica.
Foi exatamente nesse momento que a figura de Seedorf apareceu. O Botafogo parecia estar fadado ao vice-campeonato e o Vasco estava num melhor momento na partida. O astro holandês simplesmente resolveu chamar a responsabilidade para si. Começou a comandar os atauqes Alvinegros e com um passe de calquanhar lindíssimo, iniciou a jogada que modificaria o rumo da partida. O toque encontrou Julio Cesar, que livre cruzou para dentro da área. A bola parou nos pés de Bolívar, que somente ajeitou para Lucas chutar firme e fazer o gol Alvinegro, o gol do campeonato.
O Vasco até tentou reverter a situação e teve um gol bem anulado, mas as chances pararam por ai. Já nào dava mais tempo de nada, o Botafogo era por méritos o Campeão da Taça Guanabara e irá para a sua sétima decisão de carioca nos últimos oito anos.
Escalações:
Vasco: Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva, Thiago Feltri (Fellipe Bastos), Abuda, Wendel (Dakson), Pedro Ken, Bernardo (Romário), Carlos Alberto, Éder Luis. Técnico: Gaúcho.
Botafogo: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória, Júlio Cesar, Marcelo Mattos (Vitinho), Gabriel, Fellype Gabriel, Seedorf, Lodeiro (André Bahia), Rafael Marques (Bruno Mendes). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
 

Atlético Sorocaba 1 x 2 Santos - Montillo finalmente marca e Peixe assume terceira colocação


O Santos jogou o suficiente para vencer o Atlético Sorocaba por 2 a 1 na noite deste domingo (10), no estádio Walter Ribeiro, pelo Campeonato Paulista. Sem o atacante Neymar, que cumpriu suspensão, o time de Muricy Ramalho contou com a boa atuação do argentino Montillo, que pela primeira vez marcou um gol com a camisa alvinegra. Os outros foram feitos por André e Tiago Marques. Com o resultado, o Peixe foi a 21 pontos e assumiu a terceira posição. Já o time de Sorocada permaneceu com nove pontos e segue dentro da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o Santos receberá o Guarani no sábado, às 18h30, na Vila Belmiro. No dia seguinte, o Sorocaba visitará a Ponte Preta, no mesmo horário, no Moisés Lucarelli.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO SOROCABA 1 X 2 SANTOS
Local: Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP)
Data/horário: 10/3/2012, às 18h30
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e João Edilson de Andrade
Renda e Público: Não disponíveis
Cartões amarelos: Da Silva, Wellington (ATS); Cícero (SAN).
Cartão vermelho: -
GOLS: Montillo, 15'/1°T (0-1); André, 45'/1ºT (0-2); Tiago Marques, 3'/2ºT (1-2)
SANTOS: Rafael, Bruno Peres, Edu Dracena, Durval e Léo; Renê Júnior, Arouca, Cícero e Montillo (Felipe Anderson - 43'/2ºT); Giva (Patito - 15'/2ºT) e André. Técnico: Muricy Ramalho.
ATLÉTICO SOROCABA: Marcelo Moretto, César, Wellington e Murilo;Tiago Baiano (Junior Timbó - 27/2ºT), Da Silva (Rai - 20'/2ºT), Gilberto Santos, Bruninho, Carlinhos e Marquinhos; Tiago Marques (Jorge Preá - 27'/2ºT). Técnico: Vágner Benazzi.
 

Internacional 5x0 São Luiz - Com show de Damião, Colorado conquista a Taça Piratini



Depois de três anos sem conquistar a Taça Piratini - o primeiro turno do Campeonato Gaúcho - o Internacional está de volta ao lugar mais alto do pódio. Neste domingo (10), a goleada de 5 a 0 sobre o São Luiz com grande atuação de Leandro Damião garantiu a conquista e deu ao técnico Dunga seu primeiro título no comando de um clube, justamente na cidade de Ijuí, onde nasceu. O camisa 9 anotou o primeiro gol, deu os passes para Gabriel e D'Alessandro e ainda fez um golaço no final da partida.
O Internacional volta a campo pelo Gaúcho no domingo que vem, fora de casa, contra o Canoas. Já o São Luiz, que havia feito melhor campanha, volta a atuar em seus domínios, contra o São José-RS, no mesmo dia. 
FICHA TÉCNICA
SÃO LUIZ 0 X 5 INTERNACIONAL
Local: Estádio 19 de Outubro, em Ijuí (RS)
Data/Hora: Domingo, 10/03/2013 – 16h
Árbitro: Leandro Vuaden
Auxiliares: Altemir Hausmann e Rafael da Silva Alves
Cartões amarelos: Marcel, Marcos Paraná (SLZ) Fred (INT)
Público total/pagante: 6.036/5.047
Renda: R$ 283.590,00
Gols: Leandro Damião – 31’/1ºT (0-1) e 34'/2ºT (0-4), Gabriel – 43’/1ºT (0-2), D’Alessandro – 11’/2ºT (0-3), Rafael Moura - 47'/2ºT (0-5)
SÃO LUIZ: Oliveira; Júnior Barbosa, Thiago Costa, Marcel e Elton Macaé; Baiano, Chicão, Adãozinho (Washington – intervalo) e Marcos Paraná (Danilo – 30’/2ºT); Juba (Tiago Duarte – 19’/2ºT) e Eraldo – Técnico: Paulo Porto
INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Ygor, Josimar (Elton 42'/2ºT), Fred e D’Alessandro; Forlán (Caio - 34'/2ºT) e Leandro Damião (Rafael Moura - 35'/2ºT) – Técnico: Dunga.
 

São Paulo 0 x 0 Palmeiras - Tricolor tem Lúcio expulso, mas Verdão só fica no empate



Apesar do embate entre líder isolado e nono colocado do Campeonato Paulista, o clássico entre São Paulo e Palmeiras deste domingo (10), no Morumbi, colocava frente a frente duas equipes pressionadas. Mais uma vez, nem o Tricolor nem o Verdão jogaram um futebol de encher os olhos. Os rivais criaram algumas chances, cresceram no segundo tempo, mas não saíram do zero a zero, mesmo com a expulsão do zagueiro Lúcio após falta em Valdívia, deixando o time da casa com um a menos durante quase toda a etapa complementar. O resultado manteve o time do Morumbi na ponta da tabela, com 23 pontos. O Alviverde agora soma 17, na sétima colocação.
O próximo compromisso do São Paulo será contra o Arsenal de Sarandí, pela Copa Libertadores. Já o Palmeiras enfrenta o São Caetano, no Anacleto Campanella, no próximo domingo, pelo Paulistão.
Algumas chances, mas poucos riscos
Pressionado após as agressões sofridas depois da derrota para o Tigre, pela Libertadores, o Palmeiras iniciou a partida tomando a iniciativa. Os primeiros minutos foram de forte presença no campo do São Paulo, sobretudo pelos lados. Mas faltava qualidade nos cruzamentos. Se o clima do lado dos mandantes também não era dos mais favoráveis, por conta das atuações abaixo da média nas últimas partidas, pelo menos a confiança no elenco fez o técnico Ney Franco poupar suas duas principais estrelas do momento: Jadson e Osvaldo deram lugares a Paulo Henrique Ganso e Rodrigo Caio.
O Tricolor não demorou muito para se organizar e encontrar a primeira boa oportunidade. Aos oito, após falha na saída de bola alviverde, Douglas fez ótimo passe para Luis Fabiano, que invadiu a área e parou na defesa melhor ainda do goleiro Fernando Prass. A partir daí, a disputa se concentrou no lado palmeirense, com o São Paulo controlando melhor a bola e levando perigo, principalmente nas cobranças de escanteio. Quem por pouco não marcou foi Rodrigo Caio, que recebeu cruzamento de Maicon, em cobrança de falta, e fez Fernando Prass se esticar todo para defender a tentativa de cabeça, aos 29.
Nesse momento, o Palmeiras privilegiava a marcação, mantendo-se no campo defensivo. Quando tinha o contra-ataque, faltava precisão na hora de finalizar. Na reta final da primeira etapa, as chances foram raras dos dois lados. Maior destaque do Tricolor, Rodrigo Caio, que havia sofrido um corte na boca numa dividida com Charles, pediu para retornar ao gramado e fez boa jogada pela direita, buscando Douglas. E houve tempo para uma tentativa perigosa de Márcio Araújo da intermediária, fazendo Ceni espalmar para fora antes do apito.
Tricolor fica com um a menos, jogo melhora, mas ninguém marca
Para tentar mudar o quadro sonolento da primeira etapa na volta dos vestiários, o técnico Gilson Kleina trocou um de seus três volantes, Charles, pelo meia Patrick Vieira. Com apenas três minutos de bola rolando, a alteração mostrou que fez efeito. Da esquerda, Juninho recebeu de Valdívia e fez bom cruzamento para o jogador que acabara de entrar. O chute, porém, saiu rente à trave direita do camisa 1 são-paulino. Se Ney Franco optara por manter com a mesma formação de antes, em pouco tempo precisou reformular totalmente a equipe.
Isso porque o zagueiro Lúcio, numa dividida com Valdívia, fez falta no chileno e foi punido com o cartão vermelho. As entradas de Jadson no lugar de Ganso, Osvaldo no de Luis Fabiano e Edson Silva na vaga de Wellington deram novo ânimo ao Tricolor, mesmo com um jogador a menos. Aos 23 minutos, o camisa 10 tocou em velocidade para Rodrigo Caio dentro da área, mas Henrique fez bem o corte para afastar o perigo.
O jogo ficou totalmente aberto e bastante movimentado. Kleina também seguiu mudando o time, trocando Vilson e Vinícius por Wesley e Leandro. Aos 35, Weldinho arriscou da entrada da área e a bola passou muito perto da meta de Rogério Ceni. Em resposta, Osvaldo chamou a responsabilidade, mas não conseguiu mudar o placar final. A igualdade sem gols, aliás, acabou retratando com perfeição o cenário do Choque-Rei.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 X 0 PALMEIRAS
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 10/03/2013 - 16h
Árbitro: Leandro Bizzio Marinho
Auxiliares: Fabrício Porfírio de Moura (SP) e Claudenir Donizeti Golçaves da Silva
Renda/Público: R$ 537.215,00/18.020 público total
Cartões Amarelos: Douglas, Wellington, Jadson, Luis Fabiano (SPO), Patrick Vieira, Kléber, Weldinho (PAL)
Cartões Vermelhos: Lúcio (SPO) 
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rafael Toloi, Cortez, Wellington (Edson Silva/9'2ºT), Rodrigo Caio, Maicon, Ganso (Jadson /7'2ºT), Aluísio e Luis Fabiano (Osvaldo 14'2ºT). Técnico: Ney Franco.
PALMEIRAS: Fernando Prass, Weldinho, Maurício Ramos, Henrique, Juninho, Márcio Araújo, Vilson (Wesley 23'2ºT), Valdívia, Charles (Patrick Vieira, intervalo), Kléber e Vinícius (Leandro 17'2ºT). Técnico: Gilson Kleina.
 

Corinthians 3x2 Ituano - Felipe salva Sheik após pênalti perdido e Timão volta a vencer



Depois de cinco rodadas só empatando no Campeonato Paulista, o Corinthians se livrou por pouco de ampliar a incômoda sequência. Na noite deste sábado (09), de baixo de chuva forte no Pacaembu, o Timão contou com um gol salvador de Felipe aos 41 do segundo tempo, logo após um pênalti perdido de Emerson Sheik, e venceu o Ituano por 3 a 2.
Os outros tentos foram anotados por Edenílson, Guilherme, Cléber e Luciano. Quando a disputa seguia empatada na segunda etapa, Alexandre Pato - o único titular relacionado para a partida por conta do desgaste do elenco - entrou em campo e ajudou a equipe a construir a vitória.
Foi no camisa 7 o pênalti - duvidoso - que Sheik cobraria para boa defesa do goleiro Vagner. Logo no lance seguinte, no entanto, a bola foi jogada para escanteio. Após cobrança de Douglas, Felipe subiu mais alto que a zaga e selou a vitória do Timão.   
Com o resultado, a equipe pula temporariamente para a sexta colocação do Estadual, com 18 pontos. O Ituano tem apenas dez, perto da zona de rebaixamento.
O próximo compromisso do alvinegro é pela Copa Libertadores. Na próxima quarta-feira, os comandados de Tite enfrentam o Tijuana, em casa, pela quarta rodada do Grupo 5 do torneio continental. Pelo Estadual, próximo jogo ocorre diante do União Barbarense, no domingo, dia 17, no Pacaembu. Já o Ituano encara o XV de Piracicaba, na sexta-feira, em casa.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 2 ITUANO
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 9/3/2013 - 18h30
Árbitro: Aurélio Santanna Martins
Assistentes: Marco Antonio Gonzaga da Silva e David Botelho Barbosa
Renda/Público: R$ 561.832,00/ 19.966 pagantes
Cartões Amarelos: Giovanni (COR) Leandro Silva e Marcinho Guerreiro (ITU)
Cartões Vermelhos: -
GOLS: Edenílson, aos 16'/1T (1-0); Cleber, aos 23'/1T (1-1); Guilherme, aos 32'/1T (2-1), Luciano, aos 36'/1T (2-2) e Felipe, aos 41'/2T (3-2)
CORINTHIANS: Danilo Fernandes, Edenílson, Chicão, Felipe e Igor (Alexandre Pato - 16'/2T); Willian Arão (Giovanni - 36'/2T), Guilherme e Douglas (Yago - 44/2T); Jorge Henrique, Romarinho e Emerson. Técnico: Tite.
ITUANO: Vagner, Luciano (Marinho - 37'/2T), Leandro Silva, Cleber e Victor Hugo; Patrick (Alisson - 12/2T), Marcinho Guerreiro, Cambará, Kleiton Domingues e Fernando Gabriel (Paulinho - 28'/2T); Adaitol. Técnico: Roberto Fonseca.
 

Palmeiras pode ter duas novidades no clássico contra o São Paulo



Sem a confirmação da presença do meia Valdívia e do zagueiro Henrique, o técnico Gilson Kleina relacionou duas novidades para o clássico contra o São Paulo neste domingo, às 16h, no Morumbi. São eles o volante Léo Gago e o meia Rondinelly, ambos envolvidos na negociação com o Grêmio pelo argentino Hernán Barcos.
Valdívia sofreu uma entrada dura na partida contra o Tigre, na última quarta-feira, e lesionou a panturrilha esquerda. Já Henrique tem dores no joelho esquerdo. Os dois jogadores estão relacionados para o Choque-Rei, mas fizeram apenas tratamentos de suas lesões neste sábado.  
Assim, Kleina tem 21 atletas relacionados e, por isso, terá de cortar três antes do confronto. O volante Marcelo Oliveira, expulso na partida contra o União Barbarense, o volante Souza, com um entorse no joelho esquerdo, e o atacante Maikon Leite, que machucou o tornozelo direito na partida contra o Tigre, são desfalques confirmados.