Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Em prévia da Copa do Brasil, Grêmio vence Palmeiras no Olímpico


O Grêmio conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Neste domingo, o time de Vanderlei Luxemburgo bateu o Palmeiras por 1 a 0 no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, em duelo da 2ª rodada da competição nacional. André Lima foi o autor do gol da vitória. Esta foi a primeira da série de três partidas entre os times, já que os dois clubes decidirão uma vaga na final da Copa do Brasil.
Com o resultado deste domingo, o Grêmio conquistou seu primeiro triunfo, somando agora três pontos. Já o Palmeiras ainda não venceu no Nacional e tem apenas um ponto. As duas equipes voltarão a se enfrentar, mas na semifinal da Copa do Brasil. O primeiro duelo entre os clube no mata-mata será no dia 13 ou 14 de junho (a CBF ainda não definiu), no Estádio Olímpico. O duelo de volta será disputado com mando dos paulistas.
Antes dos confrontos eliminatórios, os times de Luxemburgo e Felipão têm compromissos pelo Campeonato Brasileiro. Porém, assim como as outras equipes da Série A, os clubes têm uma folga nesta semana, por conta dos amistosos da Seleção Brasileira.
Na próxima rodada, o Grêmio visita o Atlético-GO, no Serra Dourada. A partida está marcada apenas para o dia 6 de junho, às 19h30 (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Palmeiras também atua como visitante, quando encara o Sport, na Ilha do Retiro.
O jogo
Felipão optou por poupar Valdivia e o lateral esquerdo Juninho para o duelo com o Grêmio. Fernandinho, ex-Oeste, fez sua estreia pela esquerda, enquanto Felipe, destaque do Mogi Mirim no Paulista, assumiu a armação da equipe alviverde. Já Vanderlei Luxemburgo optou pela escalação do time titular do Grêmio, pensando na primeira vitória dentro do Campeonanto Brasileiro.
A partida em Porto Alegre começou bastante truncada. Jogando em casa, o Grêmio começou tomando a iniciativa. O trio Marcelo Moreno, Miralles e Marco Antônio incomodava a defesa palmeirense. Aos 15, Marco Antônio experimentou de fora e Bruno fez a defesa. Dois minutos depois, o meia gremista achou Marcelo Moreno na área e o atacante cabeceou nas mãos do goleiro alviverde.
Com 22min, o Grêmio teve grande chance de abrir o marcador. Pará foi acionado na área e foi derrubado por João Vitor. Marcelo de Lima Henrique marcou a penalidade. No entanto, Léo Gago bateu forte demais e a bola explodiu no travessão. O Palmeiras jogava muito recuado e encontrava dificuldades nas armações das jogadas. Aos 42, o Grêmio voltou a assustar: Pará dominou na lateral da área e chutou cruzado. A bola desviou em Cicinho e Bruno agarrou.
Após o empate sem gols na primeira etapa, Felipão tentou mudar o Palmeiras para acabar com o domínio do Grêmio. E com 4min, a equipe do Palestra Itália criou sua melhor chance na partida. Barcos ganhou jogada no ataque, driblou Naldo e chutou cruzado, para ótima defesa de Victor.
O Grêmio voltou a assustar aos 12. Marcelo Moreno desceu pela esquerda e concluiu cruzado. Bruno espalmou para escanteio. Com a partida truncada, o time da casa usou a bola parada para abrir o placar aos 26min. Fernando bateu falta na área e André Lima desviou para o gol, sem chances para Bruno.
Após o gol, o Palmeiras tentou pressionar o Grêmio. Felipão tirou Barcos e Marcos Assunção e colocou Maikon Leite e Betinho na equipe palmeirense. Aos 29, o Grêmio perdeu excelente chance de ampliar. Após levantamento na área, João Vitor não conseguiu afastar e Souza, sem marcação, concluiu à esquerda do alvo, perdendo boa chance.
Aos 34, Fernando cobrou infração da meia esquerda e Bruno espalmou sobre o travessão. No último lance da partida, o zagueiro Henrique disputou com Gilberto Silva e caiu dentro da área. No entanto, Marcelo de Lima Henrique nada marcou e o Grêmio confirmou a primeira vitória neste Campeonato Brasileiro.
Ficha técnica
GRÊMIO 1 x 0 PALMEIRAS
Gols
GRÊMIO:
André Lima, aos 26min do segundo tempo
GRÊMIO: Victor; Gabriel, Naldo, Gilberto Silva e Pará; Fernando, Souza, Léo Gago e Marco Antônio (Rondinelly); Miralles (André Lima) e Marcelo Moreno (Vilson)
Treinador: Vanderlei Luxemburgo
PALMEIRAS: Bruno; Cicinho, Henrique, Leandro Amaro e Fernandinho; Márcio Araújo, Marcos Assunção (Betinho), João Vitor e Felipe (Valdivia); Luan e Barcos (Maikon Leite)
Treinador: Felipão
Cartões amarelos
GRÊMIO: Rondinelly, Vilson e Fernando
PALMEIRAS: Marcos Assunção
Árbitro
Marcelo de Lima Henrique (Fifa/RJ)
Local
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).

Com um a menos, Fluminense empata em 2 a 2 com o Figueirense


Em partida movimentada no estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, o Fluminense superou a desvantagem da expulsão de Wallace ainda no primeiro tempo e empatou em 2 a 2 com o Figueirense pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.


Com o resultado, as duas equipes alcançaram os quatro pontos. O Figueirense, no entanto, ocupa a 5ª posição na tabela, uma colocação à frente do Fluminense, devido aos critérios de desempate --a equipe catarinense tem quatro gols marcados, contra três do time do Rio de Janeiro.

O Fluminense abriu o placar aos 16min do primeiro tempo, em uma jogada de equipe --após receber passe de Wallace, Thiago Neves rolou a bola para Wagner, que deu um passe rasteiro para Marcos Júnior, que chutou para fazer 1 a 0.

A equipe do Rio de Janeiro, que chegou a ter 81% de posse de bola, ainda tentou ampliar o placar, mas o Figueirense, aos poucos, começou a se impor no ataque, pecando nas finalizações.

Essa situação ficou ainda mais acentuada a partir dos 40min, quando Roni arrancou na direção da área e foi derrubado por Wallace. O jogador do Fluminense, que já tinha um cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso, deixando os donos da casa com um a menos.

No segundo tempo, mesmo com dez jogadores em campo, o Fluminense partiu em busca do segundo gol, com duas ótimas chances em cobranças de falta.

Mas foi o Figueirense quem empatou --aos 12min, após tabela com Roni, Túlio arriscou de fora da área, mas foi travado pela defesa. No rebote, Caio surgiu sozinho e chutou no canto direito de Diego Cavalieri para fazer 1 a 1.

Porém, quem esperava que a equipe catarinense virasse o jogo se surpreendeu --aos 21min, Thiago Neves lançou a bola da lateral para Marcos Júnior, que rolou para Wagner chutar rasteiro na saída de Ricardo e deixar o Fluminense em vantagem.

Mas, superior em campo, o Figueirense conseguiu um novo empate aos 29min --Guilherme tentou o cruzamento da esquerda e Gum cortou de cabeça. No rebote, Pablo tentou um chute cruzado, e a bola desviou em Wagner, enganando Diego Cavalieri.

Os visitantes ainda foram em busca do gol da vitória, mas esbarraram na defesa adversária.

A próxima partida do Fluminense é no dia 6 de junho, quarta-feira, às 20h30, quando visita o Santos --sem Neymar e Rafael, na seleção brasileira, e Ganso, machucado-- na Vila Belmiro.

O Figueirense, por sua vez, visita o Corinthians no dia 7, uma quinta-feira, também às 20h30, no Pacaembu.

Botafogo vira sobre o Coritiba


O Botafogo conseguiu uma vitória suada sobre o Coritiba neste domingo, por 3 a 2, no Couto Pereira, pela segunda rodada do Brasileirão, e manteve os 100% de aproveitamento na competição. A derrota tira a invencibilidade do Coxa em seu estádio, onde não perdia há 10 meses.  

Lucas (2) e Vitor Júnior fizeram os gols do time comandado por Oswaldo de Oliveira. Lincoln e Lucas Menses marcaram para o Coritiba. Com o resultado, o Botafogo segue na liderança do Campeonato Brasileiro e o Coxa segue na lanterna.

O jogo

A partida começou a mil por hora. Com menos de um minuto, Éverton Costa pegou a bola na entrada da área e rolou para Lincoln. O camisa 10 do Coxa chutou, a bola desviou em Dória e matou o goleiro Renan, abrindo o placar para a equipe da casa. Seis minutos depois, o autor do gol quase marcou mais um, no que seria um golaço de letra no ângulo, mas o goleiro alvinegro espalmou para escanteio.

Aos 8 minutos, o lateral Lucas recebeu uma bola pela esquerda e chutou direto para o gol. O goleiro Vanderlei fez uma linda defesa e a bola tocou no travessão. No rebote, Vitor Junior deu de bicicleta para fora. A resposta do Coritiba veio dois minutos depois, quando Éverton Ribeiro cruzou para Roberto que, sozinho, cabeceou por cima do gol.

De início, o Botafogo tinha muitos problemas na zaga e o Coritiba entrava na grande área fazendo jogadas pelo meio. Tentando responder e mostrar vontade, o time alvinegro fazia muitas faltas para interromper ataques do time paranaense.

A sorte também não ajudava o Botafogo. Aos 14 minutos, Vitor Júnior cobrou falta para a grande área, Maicosuel desviou e a bola desviou no calcanhar de Brinner, mas o goleiro Vanderlei conseguiu fazer a defesa. No entanto, o aumento das oportunidades mostravam alguma reação da Estrela Solitária no jogo.

Aos 20 minutos, Renato iniciou uma boa jogada e colocou Lucas dentro da área. O lateral tocou para Herrera que carregou a bola e devolveu para o companheiro marcar o gol de empate do Botafogo. Um prêmio ao time que tinha mais posse de bola naquele momento da partida.

O Coritba percebeu o domínio e começou a jogar para o ataque e tentar o desempate. Aos 24 minutos, Éverton Ribeiro recebeu pela esquerda, girou para cima de Brinner e chutou raspando a trave do goleiro Renan quase marcando para a equipe paranaense. Um minuto depois, porém, Maicosuel arrancou pelo meio, abriu para Márcio Azevedo que invadiu a área e cruzou rasteiro para Herrera que furou, mas Vitor Júnior estava na pequena área para virar o jogo para o Botafogo.

O Coritiba passou a criar oportunidades, mas sem muito perigo para o Botafogo. A zaga alvinegra ainda não passava segurança, mas o ataque do Coritiba estava exigindo pouco, mostrando nervosismo. Aos 34 minutos, o time alviverde fez uma boa trama pela direita mas Éverton Costa, sozinho furou um voleio cara a cara com o goleiro Renan.

Aos 37 minutos, Roberto criou uma alternativa para o ataque do Coritiba conseguir finalizar para o gol. Em um chute de fora da área, a bola raspou a trave e por pouco não sai o empate. Aos 45, o Botafogo quase ampliou a vantagem antes do intervalo. Márcio Azevedio fez boa jogada pela esquerda, passou por dois adversários, mas errou o passe para Vitor Junior e o placar permaneceu.

Correria segue no segundo tempo

O segundo tempo também começou corrido e, logo aos 2 minutos, Lincoln ajeitou para Èverton Costa pela direita, mas o atacante chutou na rede pelo lado de fora, assustando o goleiro Renan. Dois minutos depois, em cobrança de escanteio, Émerson desviou e Lucas Mendes empatou a partida para o time da casa.

Os ataques do Coritiba passavam todos pelo camisa 9, Éverton Costa. Aos 10 minutos, ele abriu para Lincoln que tocou para Aírton que chutou com efeito por cima do ângulo. O Botafogo se sentia encurralado e não se achava em campo. No minuto seguinte, porém, Vitor Júnior tomou a bola na linha de fundo, tocou para Herrera que chutou na zaga e no rebote Fellype Gabriel finalizou para a boa defesa do goleiro Vanderlei.

Aos 13 minutos, Maicosuel recebeu pelo meio e deu um belo passe longo para Lucas, na direita. O lateral não penetrou a área e chutou direto para a boa defesa de Vanderlei. O Botafogo começou a criar algumas oportunidades e a igualar as ações.

Aos 20 minutos, o Coritiba cobrou novo escanteio e Brinner tirou da grande área, mas Roberto arriscou novamente de fora da área obrigando Renan a fazer mais uma grande defesa. O time do Botafogo quase não ameaçava o time paranaense e a pressão do Coritiba se mantinha como panorama do jogo.

Com o tempo, o Botafogo conseguiu esfriar a partida e se organizou em campo, ainda insuficiente para conseguir fazer o gol da vitória. Uma deficiência do time, o último passe, voltou à tona na parte final da partida e as finalizações, quando saíam, não eram boas.

Aos 38 minutos, Aírton cobrou uma falta quase perfeita, mas a bola passou raspando o travessão, próximo ao ângulo direito. No lance seguinte, o Botafogo teve um rápido contra-ataque. Lucas tocou na área para Herrera que cruzou para trás devolvendo para o lateral marcar e desempatar a partida, justamente quando o Coritiba era melhor.

FICHA TÉCNICA: 

CORITIBA (2): Vanderlei; Jonas (Aírton - Intervalo), Demerson, Emerson e Lucas Mendes; Junior Urso, Sergio Manoel (Anderson Aquino - 25'/2ºT), Lincoln (Vinícius - 35'/2ºT) e Éverton Ribeiro; Roberto e Éverton Costa. Técnico: Marcelo Oliveira

BOTAFOGO (3): Renan; Lucas, Brinner, Dória e Márcio Azevedo; Jadson (Lucas Zen - Intervalo), Renato, Maicosuel (Elkeson - 25'/2ºT), Vitor Júnior e Fellype Gabriel (Cidinho - 35'/2ºT); Herrera.Técnico: Oswaldo de Oliveira

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data/hora: 27/5/2012, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA/SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse (FIFA/SP) e João Nobre Chaves (FIFA/SP)
Renda/Público: R$ 203.835/14.369 pagantes
Cartões Amarelos: Jadson, Dória, Márcio Azevedo, Lucas Zen, Lucas (BOT); Jonas (CTB)
Gols: Lincoln 32"/1ºT (1-0), Lucas 20'/1ºT (1-1), Vitor Júnior 25'/1ºT (1-2), Lucas Mendes 4'/2°T (2-2), Lucas 40'/2ºT (2-3).

Danilinho marca para o Atlético-MG e Corinthians segue sem vencer no Brasileirão


Em jogo marcado pelo excesso de faltas e cartões amarelos, o Atlético-MG conseguiu sua segunda vitória consecutiva no Brasileirão 2012 ao vencer o Corinthians por 1 x 0 no último domingo (27) em partida disputada no estádio Independência, em Belo Horizonte.
Ao todo, foram oito cartões amarelos durante o jogo e cinco somente na primeira etapa. Com um jogo muito faltoso o atacante André e o lateral Fábio Santos acabaram expulsos no final do jogo.
Na primeira etapa, o Atlético-MG dominou a partida e teve 61% de posse de bola. Mesmo assim, não conseguiu criar nenhuma jogada perigosa de gol. Muito menos o Corinthians, que poupou alguns jogadores e perdeu poder de criação, principalmente com a ausência de Paulinho.
No segundo tempo o técnico Cuca, do Atlético-MG, mexeu na equipe, mas as chances ainda estavam sendo desperdiçadas. Até que aos 19 minutos o zagueiro Réver deu um lindo lançamento para Danilinho que dentro da área tocou de cabeça por cobertura superando o goleiro Cássio e dando a vitória para o Galo.

Luís Fabiano marca, São Paulo supera Bahia e vence a primeira


                                                                                                                                                                                           O São Paulo contou com a estrela do centroavante Luís Fabiano e derrotou o Bahia, em partida válida pela 2ª rodada do Campeonato Brasileiro. Atuando no Estádio do Morumbi, neste domingo, o time do técnico Emerson Leão fez 1 a 0, gol do camisa 9 na segunda etapa, e conquistou sua primeira vitória dentro deste campeonato nacional. Além disso, o tento leva o atacante a um recorde: ele se tornou o maior artilheiro do São Paulo dentro do Morumbi em Brasileiros.
Com o resultado, o São Paulo vai a três pontos em dois jogos e fica momentaneamente sétimo lugar. Já o Bahia permanece com apenas um ponto ganho, fruto do empate na estreia em casa contra o Santos, e fica na parte de baixo na tabela, dentro da zona de rebaixamento.
Na próxima rodada, o São Paulo visita o Internacional no Estádio do Beira-Rio. A partida está marcada apenas para a quarta-feira da próxima semana, dia 6 de junho, às 21h50 (de Brasília). No mesmo dia, um pouco mais cedo, às 20h30, o Bahia vai até Velo Horizonte encarar o Atlético-MG no Estádio Independência.
O jogo
Sem Lucas, que está servindo a Seleção Brasileira em amistosos, o técnico Emerson Leão optou por escalar o jovem Rafinha na frente, ao de Luís Fabiano. Com isso, Fernandinho e Osvaldo, os mais cotados para assumir a vaga do camisa 7, ficaram no banco de reservas. No entanto, a partida começou em ritmo lento e as duas equipes não se arriscavam tanto nas jogadas de ataque.
A primeira boa chance do jogo foi do São Paulo. Aos 16min, Luís Fabiano arrumou na entrada na área e bateu no canto esquerdo. Marcelo Lomba espalmou para fora. Com o Bahia recuado, a equipe da casa tinha dificuldade de criar chances. E, na bola aérea, os visitantes quase marcaram aos 30. Após batida de escanteio, Fahel desviou de cabeça e a bola passou assustando Denis.
Aos poucos, o Bahia se soltava em campo. Aos 35, Lulinha bateu da entrada da área e Denis se esticou e fez grande defesa. A primeira etapa, de poucas chances para cada lado, terminou sem gols. No segundo tempo, Leão optou por tirar Maicon e Rafinha e colocou Fernandinho e Osvaldo, deixando o time são-paulino mais ofensivo.
Apesar da mexida, foi o Bahia que começou assustando logo com um minuto. Lulinha dominou dentro da área, encarou Piris e exigiu boa defesa de Denis. O São Paulo respondeu aos 5. Fernandinho partiu em velocidade e bateu da meia lua. Titi se jogou na frente da bola e salvou o primeiro gol. O time do Morumbi, então, passou a dominar a partida. Aos 11, Cícero bate de fora e Lomba pegou.
No entanto, aos 12min, o São Paulo abriu o placar. Após boa troca de passes, Osvaldo chutou e Marcelo Lomba salvou. Na sobra, Luís Fabiano estufou as redes: 1 a 0. O Bahia respondeu aos 16. Magno mandou uma bomba da entrada da área e a bola passou perto do travessão. Aos 26, Luís Fabiano quase marcou o segundo. Cícero fez o cruzamento, a bola sofreu um desvio e o camisa 9 mandou de cabeça rente ao travessão.
A partida continuou com domínio são-paulino. Aos 31, o time da casa teve um gol anulado. Jádson cobrou falta na área e o assistente pegou impedimento de Edson Silva, invalidando o lance. O Bahia, mesmo atrás no placar, não conseguiu pressionar o time tricolor e sofreu sua primeira derrota na Série A. Já o São Paulo apenas esperou o apito final para comemorar seus primeiros três pontos no Brasileiro.
Ficha técnica
SÃO PAULO 1 x 0 BAHIA
Gols
SÃO PAULO:
Luís Fabiano, aos 12min do segundo tempo
SÃO PAULO: Denis; Piris (Rodrigo Caio), Paulo Miranda, Edson Silva e Cortez; Denílson, Cícero, Maicon (Fernandinho) e Jadson; Rafinha (Osvaldo) e Luís Fabiano
Treinador: Emerson Leão
BAHIA: Marcelo Lomba; Fabinho, Rafael Donato, Titi e Hélder (Gerley); Fahel, Diones, Magno (Ciro) e Zé Roberto; Lulinha e Júnior (Rafael)
Treinador: Paulo Roberto Falcão
Cartões amarelos
SÃO PAULO: Denílson, Luís Fabiano
Árbitro
Wagner Reway
Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Sem Neymar, Santos só empata com o Sport na Vila


Equipe do Santos empata em 0x0 com o Sport.

O Santos bem que gostaria de ter adiado a apresentação do atacante Neymar à Seleção brasileira. Sem o camisa 11, e sem o meia Ganso, que se recupera de uma cirurgia no joelho, o Peixe mostrou dificuldades e empatou sem gols com o Sport, jogando em casa.

Ainda assim, as melhores oportunidades do jogo foram do time da casa: Alan Kardec chutou com perigo no início da partida, Felipe Anderson entrou tabelando e forçou Magrão a fazer boa defesa e Maranhão isolou boa chance após cruzamento de Gérson Magrão. Em um segundo tempo bem menos interessante, Dracena teve a melhor chance da partida. Lançamento para a área, o goleiro adversário saiu mal e o zagueiro cabeceou perto.

Ainda sem vencer no Brasileirão, Santos e Sport voltam à ação apenas no dia 6. Os paulistas recebem o Fluminense, enquanto os pernambucanos recebem o Palmeiras.

Atlético-GO e Ponte Preta ficam no empate


Atlético-GO e Ponte Preta ficaram no empate por 1 a 1 neste sábado, em Goiânia, pela segunda rodada do Brasileirão. O resultado deixa os anfitriões com dois pontos na oitava colocação e os paulistas em 14º, com um ponto.

O primeiro tempo começou parelho e antes dos seis minutos a Ponte já havia chegado bem no ataque duas vezes, mas ambas impedidas. Aos 8 o goleiro Roberto bobeu e deixou a bola sair da área, ao chutar mandou direto nos pés de Roger e a Ponte quase marca.

Apesar dos ataques paulistas foi o time goiano que saiu na frente. Aos 10 Bida recebeu a bola dentro da área e marcou um lindo gol de voleio. Aos 17 Marcinho quase empatou a partida com forte chute da entrada da área, mas a bola bateu no travessão.

O jogo continuou disputado no primeiro tempo, aos 18 Marcinho recebeu boa bola de Cicinho dentro da área mas bateu mal. O Atlético pecou com os repetidos erros de passe enquanto a Macaca fazia boas sequências de toques. A partir dos 30 o rubro-negro recuperou o ritmo e fez bons ataques.

SEGUNDO TEMPO

Logo no primeiro minuto da segunda etapa Roger foi ao ataque mas o árbitro marcou o quinto impedimento da Macaca. Com muita pressão no início da etapa a Ponte conseguiu o empate em boa jogada de João Paulo para Roger, que marcou de primeira dentro da pequena área.

Ouvindo o pedido da torcida, aos oito o técninco Adilson Batista tirou Diogo Campos e colocou William, que já aos 14 fez boa jogada dentro da área, mas Lauro estava no lance.

Aos 15 Roger quase virou com chute forte de fora da área, mas a bola cruzada saiu rente a trave. Aos 19 Marcinho e Pituca se chocaram no alto e receberam atendimento médico dentro do campo, o jogador da ponte chegou a enfaixar a cabeça para segurar o sangramento.

O jogo seguiu equilibrado e aos 21 Ernandes errou o cruzamento e a bola quase encobriu o goleiro Lauro. Aos 27 André Luís, que estreava pela Macaca, saiu de campo sem ter feito uma boa partida. Maranhão entrou no seu lugar.

Depois de ter esfriado após o gol da Ponte, o jogo voltou a ficar disputado e aos 38 Felipe recebeu bom lançamento mas chutou mal. Nos minutos finais o Atlético fez muita pressão e tentou arrancar a vitória em casa, mas o jogo acabou empatado.

Vasco bate Portuguesa com golaço de Alecsandro


Alecsandro fez um belo gol de bicicleta para o Vasco (Lancepress)

Camisa 9 fez lindo gol de bicicleta, único da vitória vascaína. Cruz-Maltino mantém os 100%, já a Lusa segue com um ponto.

O Vasco levantou a poeira e conseguiu se recuperar da eliminação da Copa Santander Libertadores. Neste sábado (26 de maio), o Cruz-Maltino venceu a Portuguesa, no Canindé, por 1 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo ficou marcado pelo golaço de Alecsandro, aproveitando de bicicleta um cruzamento de Fagner.
Com o resultado, o Gigante da Colina chega aos seis pontos e mantém 100% no Brasileirão-2012. Já a Lusa segue com apenas um ponto, do empate da primeira rodada contra o Palmeiras. Na terceira rodada, o Vasco pega o Náutico, em São Januário, no próximo dia 6, enquanto o time paulista vai à Coritiba pegar o coxa no mesmo dias.
GOL DE PLACA NO CANINDÉ
A partida começou truncada no Canindé, com priorizando muito a marcação no meio de campo, dificultando a criação de jogadas ofensivas. A primeira chegada perigosa foi da Lusa. Aos 5 minutos, Ananias chegou bem pelo lado direito e cruzou. Ricardo Jesus desviou e a bola passou rente a trave do goleiro Fernando Prass.
Aos poucos, o Vasco foi começando a impor seu ritmo de jogo e sua melhor qualidade técnica, vencendo a forte marcação imposta pela Portuguesa.
Na primeira jogada de ataque do cruz-maltino, o Vasco o gol que lhe daria a vitória. Em ótima jogada de Fagner pela direita, após tabela com Eder Luis, que chegou a linha de fundo, acreditou no lance e, mesmo caído, conseguiu o cruzamento. Alecsandro ajeitou o corpo e arriscou uma bicicleta. O camisa 9 pegou perfeitamente na bola, acertando o lado direito do goleiro Gledson, abrindo o placar para o Gigante da Colina.
Com o gol, a Lusa não conseguia mais armar jogadas ofensivas efetivas e o Vasco aproveitava para avançar seus meias e pressionar a saída de bola do adversário. Aos 37, após tabela entreAllan e Eder, o atacante levou até a entrada da área, rolou para a chegada de Diego Souza pelo meio. O camisa 10 deu rápido toque para Alecsandro que ajeitou e chutou forte, mas a bola foi para fora, passando rente a trave.
A Portuguesa só voltou a ameaçar aos 44. Em ótima triangulação pelo lado direito do ataque, Boquita recebeu dentro da área, avançou e chutou forte. Fernando Prass fez boa defesa espalmando para o meio da área, com a defesa aliviando em seguida.
LUSA PRESSIONA, MAS NÃO MARCA
Atrás no marcador, a Portuguesa começou o segundo tempo em cima do Vasco. Logo aos 3, em escanteio cobrado pela direita, o atacante Ricardo Jesus subiu sozinho na primeira trave, mas errou o cabeceio. Três minutos depois, Ananias fez grande jogada pela direita, levou para o meio e arriscou de canhota, com a bola passando próximo ao ângulo esquerdo de Fernando Prass.
Aos poucos, o Vasco conseguiu segurar a pressão do adversário, mas se complicava ao tentar sair para o jogo. Já a Lusa pecava na criação das jogadas, sem conseguir levar perigo efetivo ao gol de Fernando Prass.
Um lance duvidoso aos 31 gerou a reclamação dos torcedores e jogadores da Lusa. Ananias foi lançado, estando em posição de impedimento. Como o atacante se enrolou com o defensor, a bola sobrou para Rodriguinho, que aproveitou a bola sobrada e chutou na saída de Fernando Prass. Heber Roberto Lopes já anulava o lance marcando impedimento.
O jogo se tornou uma espécie de ataque contra defesa, com o Vasco não conseguindo chegar ao ataque. A pressão da Lusa tomou forma, mas sem conseguir criar chances. Aos 45, em escanteio da direita, Gustavo perdeu a chance do empate ao errar uma cabeçada após desvio dentro da área.
FICHA TÉCNICA
PORTUGUESA 0 X 1 VASCO
Local: Canindé, em São Paulo (SP)
Data/Hora - 26/5/2012 – 18h30
Árbitro: Heber Roberto Lopes (PR)
Assistentes: Luiz Souza Santos e Pedro Martinelli (ambos PR)
Gols: Alecsandro, aos 21'/1ºT (0-1)
Cartão Amarelo: Allan (VAS) e Gustavo e Rodriguinho (POR)
PORTUGUESA: Gledson; Renato, Gustavo, Rogério; Luis Ricardo, Léo Silva (Vandinho 38'/2ºT), Boquita, Henrique (Michael 15'/2ºT) e Raí; Ricardo Jesus (Rodriguinho 15'/2ºT) e Ananias.
Técnico: Geninho.
VASCO: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Rodolfo (Douglas 4'/2ºT)) e Dieyson; Nilton, Fellipe Bastos (Chaparro 24'/2ºT), Allan e Diego Souza (Carlos Alberto 24'/2ºT); Eder Luis e Alecsandro.
Técnico: Cristovão Borges.