Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Flamengo tem aumento de 200% de adesão no programa de sócios após acerto com o Maracanã

Rubro-Negros voltarão ao Maracanã no próximo domingo, no clássico contra o Botafogo

A volta do Flamengo ao Maracanã está fazendo o clube colher frutos no que diz respeito ao seu programa de sócio-torcedor. Após a assinatura de contrato para utilização do estádio, o número de associados aumentou em torno de 200%. Segundo dados, nos últimos 12 dias, o Rubro-Negro ganhou perto de 4.000 novos sócios.


O fato de possuir uma casa fixa para jogar convenceu muitos torcedores a se associarem ao "Nação Rubro-Negra". Antes, o Flamengo estava mandando suas partidas em Brasília, Minas e até Pernambuco. Assim, os flamenguistas não viam vantagem em se tornarem sócios-torcedores.


Atualmente, o Flamengo está com pouco mais de 31.600 sócios. O clube está no TOP 5 no ranking que mede as equipes com mais associados. Com cerca de quatro meses de programa, o Rubro-Negro está atrás apenas de Corinthians, Santos, Grêmio e Internacional.

Através do dinheiro oriundo do sócio-torcedor, o clube da Gávea conseguiu viabilizar as contratações do treinador Mano Menezes e do atacante Marcelo Moreno.

Rubro-Negro abençoado! Fotos mostram relação de papas com Flamengo

Papas Flamenguistas? Foto: Reprodução
Torcedores do Botafogo, do Fluminense e do Vasco não podem sentir inveja, até porque é pecado. Mas os flamenguistas têm motivos de sobra para se sentirem abençoados: os símbolos do clube parecem seguir os pontífices dos últimos anos.
Uma brincadeira que circula no Facebook mostra os últimos três papas cercados de adereços rubronegros. Primeiro é o João Paulo II, cujo pontificado foi de 1978 até 2005. Depois é o ex-papa Bento XVI, que "pediu pra sair" em 2013. E por fim, o atual "Papa pop", Francisco, que está em visita ao Brasil.

Daniel Alves troca número de camisa no Barcelona para homenagear Abidal

Companheiro de Eric Abidal no Barcelona entre junho de 2008 e maio deste ano, o lateral direito Daniel Alves acompanhou de perto a luta do atleta francês para superar um câncer no fígado. Após o lateral esquerdo anunciar sua saída do clube catalão, o brasileiro resolveu homenageá-lo e trocará a camisa 2 pela 22, antigo número do jogador europeu.
Tradicionalmente utilizando a camisa 2 na equipe blaugraná, o atleta nacional cederá o número ao espanhol Martín Montoya, revelado nas categorias de base do próprio clube catalão. Com isto, utilizará o número 22, que estava vago desde que Abidal não acertou renovação contratual com o Barcelona.
Abidal se firmou como titular do time espanhol ainda sob o comando do técnico Josep Guardiola. Entretanto, o atleta francês enfrentou graves problemas de saúde e ficou afastado do futebol em duas oportunidades, gerando dúvidas sobre sua sequência no esporte de alto nível.
Em março de 2011, o lateral esquerdo passou por cirurgia para retirada de um tumor no fígado e ficou ausente de jogos oficiais até o fim daquele ano, quando apresentou recuperação surpreendente e voltou a entrar em campo. Contundo, em fevereiro de 2012, soube que precisaria passar por um transplante e se afastou de sua rotina.
Após mais de um ano longe dos gramados, Abidal retornou ao time no último dia 6 de abril, quando entrou na vaga do zagueiro Piqué aos 25 minutos do segundo tempo na goleada por 5 a 0 diante do Mallorca. Sem renovar com o Barcelona, acertou contrato com o Monaco.

Com dois de Ramires, Chelsea massacra em amistoso na Indonésia

Pouco mais de 80 mil pessoas compareceram ao estádio Gelora Bung Karno, em Jakarta, na Indonésia, para ver o Chelsea jogar. Ou melhor, massacrar. Com dois gols de Ramires, o time londrino fez 8 a 1 sobre o combinado local e encerrou seu tour pela Ásia em amistosos da pré-temporada europeia em grande estilo.
O técnico José Mourinho escalou um time diferente no jogo desta quinta-feira. Sem suas principais estrelas, o português contou somente com John Terry, Ramires e Eden Hazard entre os atletas que normalmente são titulares. Os Blues  entraram em campo com: Blackman; Wallace, Cahill, John Terry e Bertrand; Ramires, Chalobah e Van Ginkel; Moses, Ba e Hazard.
No segundo tempo, Mourinho fez ainda mais mudanças e bancou a entrada do jovem brasileiro Lucas Piazon. O meia foi bem e ainda deu assistência para um dos gols do belga Lukaku, que entrou no segundo tempo.
O atacante europeu, aliás, foi ao lado de Ramires o grande nome do amistoso. Fez, assim como o volante, dois gols e liderou a vitória inglesa. Os outros tentos foram marcados por Hazard, Demba Ba, John Terry e Traore. O único gol dos mandantes foi anotado pelo zagueiro Kalas, contra.
Após três vitórias e 100% de aproveitamentos em amistosos pela Ásia, o Chelsea agora viaja para os Estados Unidos para seguir seu trabalho de pré-temporada. O próximo compromisso será na próxima quinta-feira, diante da Inter de Milão, em Indianápolis, pela Guinness Cup.
O primeiro jogo oficial acontece no próximo dia 17, diante do Hull City, em Stamford Bridge, pela primeira rodada do Campeonato Inglês. O primeiro título, porém, pode ser conquistado no dia 30 de agosto, contra o Bayern de Munique, pela Supercopa Europeia.

Destaque, Casemiro promete briga pela titularidade no Real Madrid

Comprado pelo Real Madrid nesta janela de transferências internacionais, o volante Casemiro vem sendo o destaque do time nesta pré-temporada, com dois gols marcados até agora. Após o empate por 2 a 2 com o Lyon, nesta quarta-feira, o brasileiro comemorou a boa fase.
"Quero continuar brigando pela titularidade. É o meu objetivo. Quero aproveitar os minutos dos amistosos. O (técnico Carlo) Ancelotti me falou que está feliz comigo", celebrou Casemiro, que marcou o segundo tento merengue na igualdade com o time francês, em amistoso disputado no Gerland.
De acordo com o ex-são-paulino, Ancelotti vem sendo um grande colega em sua adaptação ao futebol espanhol. Casemiro já está em Madri desde o ano passado, mas só foi consolidado no plantel principal neste primeiro semestre.
"Ele sempre me ajuda e agradece pelo meu trabalho. Estou feliz", finalizou.No entanto, Casemiro terá que suar muito para ter chances na escalação titular. Isto porque o setor está inchado: Sami Khedira e Xabi Alonso são ‘intocáveis’, sendo que o clube contratou Asier Illarramendi, da Real Sociedad, recentemente. Ele é uma das principais promessas do futebol local.
Neste sábado, o Real terá mais um grande desafio pela frente. O adversário será o PSG, que terá a dupla Ibrahimovic e Cavani no ataque, em amistoso na Suécia. Já a estreia no Campeonato Espanhol está marcada para dia 18, contra o Real Betis, dentro de casa.

Neílton diz que Santos não tem que temer rivais e projeta título na Copa BR

O atacante Neílton demonstrou otimismo em relação ao futuro do Santos na Copa do Brasil, após a equipe praiana derrotar o Crac-GO, por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no Estádio Genervino da Fonseca, garantindo vaga nas oitavas de final da competição.
Para o jovem avante, o Peixe tem totais condições de disputar, de igual para igual, o título com outros grandes clubes do futebol brasileiro - as equipes que participaram da Copa Libertadores da América entram nesta etapa.
"Pode (vencer os grandes), o Santos é time grande, não tem que temer os adversários. Aqueles que vierem pela frente, nós temos que jogar focados. Sabemos que podemos conquistar esse título da Copa do Brasil", afirmou Neílton.
Os santistas, que eliminaram Flamengo-PI e Joinville, antes de tirar o Leão do Sul da Copa do Brasil, agora aguardam o sorteio que será realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que irá definir os próximos duelos do torneio.

Sul-americanos lideram lista de reforços mais caros da janela europeia

Os jogadores sul-americanos definitivamente estão em alta na Europa, tanto que comandam a lista dos reforços mais caros da janela de transferências do continente, que só fecha no final de agosto. Seis dos sete primeiros colocados na relação são atletas provenientes da América do Sul, já incluindo os brasileiros Neymar, Fernandinho e Marquinhos.
O mais caro por enquanto é o atacante uruguaio Edinson Cavani, que saiu do Napoli para o PSG pela quantia de 64,5 milhões de euros - algo em torno de R$ 192 milhões. Os franceses, aliás, são os que mais gastam. Juntos, o clube de Paris e o rival Monaco somam cinco atletas entre os 20 negócios mais altos.

Decisivo, Victor aumenta lista de goleiros brasileiros heróis na Libertadores

"Obrigado, São Victor". Era essa a mensagem no cartaz pendurado na casa do goleiro do Atlético-MG após o pênalti defendido contra o Tijuana que carimbou a classificação para a semifinal da Libertadores. O sentimento de gratidão do torcedor pelo camisa 1 só aumentou desde então. Tanto na semifinal como na decisão, Victor se consagrou nas disputas de pênaltis e acabou a Libertadores como um dos principais responsáveis pelo título atleticano .
Dessa maneira, Victor aumentou a lista de goleiros que se tornaram heróis em títulos de clubes brasileiros na Libertadores. Campeão em 2012, o Corinthians teve como um dos principais momentos da sua campanha a defesa de Cássio no chute cara a cara de Diego Souza contra o Vasco, nas quartas de final. Além de passar segurança entre as traves, Rogério Ceni foi o artilheiro do São Paulo na edição de 2005. O clube do Morumbi também viu Zetti brilhando na disputa de pênaltis da decisão de 1992, contra o Newell's Old Boys. Em 1999, Marcos fez o mesmo pelo Palmeiras não só na final, diante do Deportivo Cali, como nas quartas de final, contra o rival Corinthians.
Antes do Atlético-MG, um outro clube mineiro teve no goleiro um dos principais responsáveis pela conquista da Libertadores. No título do Cruzeiro de 1997, Dida se destacou ao pegar duas cobranças do Colo Colo na disputa de pênaltis na semifinal.
Não foi apenas a sorte que ajudou Victor a brilhar nos pênaltis ao longo das três fases finais da Libertadores de 2013. Após o Atlético-MG eliminar o Newell's Old Boys na semifinal, o goleiro admitiu ter estudado a forma como os jogadores do time argentino costumavam fazer suas cobranças.
"Eu vi as cobranças do Maxi Rodriguez contra o Boca Juniors e procurei ir no canto de segurança dele. Ele tinha batido dois pênaltis nas quartas de final e o primeiro foi exatamente no canto que fui. Os que chutaram errado eu também tinha estudado. Nós procuramos analisar porque sabemos que tudo pode acontecer nesse jogo", declarou.
Com o título assegurado, o goleiro brincou com o fato de ser chamado de São Victor pela torcida do Atlético-MG. "É um sentimento de orgulho poder colaborar com essa conquista, mas quando se ganha rótulo de santo, é preciso fazer um milagre a cada jogo", afirmou o atleta, em entrevista ao Fox Sports . "Isso também aumenta a responsabilidade, mas estou feliz. Estou em um momento único da minha carreira, com muitas coisas boas acontecendo", completou.

Cuca já pensa no Mundial e ouve diretor do Atlético-MG prometer reforços

Mal havia terminado a final da Libertadores no Mineirão, Cuca já demonstrava preocupação com o desafio que o Atlético-MG terá pela frente por ter conquistado a América pela primeira vez: o Mundial de Clubes. Um possível adversário no Marrocos, em dezembro, será o campeão europeu Bayern de Munique, atualmente treinado por Josep Guardiola.
"Vamos ter que obrigatoriamente melhorar nosso time para disputar o Mundial. Melhorando o time, vamos ter melhores condições de disputar o Brasileiro e a Copa do Brasil", disse o treinador, na madrugada de quinta-feira, após a vitória nos pênaltis sobre o Olimpia.
Seu time ocupa a décima colocação na competição nacional, com dez pontos ganhos em sete partidas e está mais próximo da zona de rebaixamento do que da ponta. Mas, além de ter jogos a menos do que a maioria, concentrava atenção quase que exclusivamente ao torneio continental. Até o fim do ano, esperam os atleticanos, o cenário será outro.
A diretoria já avisou a Cuca que ele terá seu pedido atendido. No intervalo entre o primeiro título da Libertadores do clube e a participação no Mundial, ainda que muito provavelmente saiam alguns destaques - o presidente Alexandre Kalil se mostra disposto a ouvir e aceitar "propostas irrecusáveis" do futebol europeu -, inevitavelmente chegarão novos atletas.
"Vamos ter que reforçar nosso elenco agora para as demais competições que disputaremos, que também são importantes", concordou o diretor de futebol atleticano, Eduardo Maluf, responsável pela montagem do elenco atual.
"O que aconteceu agora foi o prêmio por tudo que fizemos nesses dois anos e meio. Hoje, o Atlético é um time do mundo, internacionalmente conhecido pelo futebol que joga. É um título para essa torcida, que estava carente de grandes conquistas", concluiu o dirigente, que deixou o Mineirão festejado como um craque, sendo parado a cada metro para dar autógrafos.
Cuca também falou da conquista atleticana e da importância do título. "Ninguém pode falar que o Atlético-MG não é vencedor depois de tudo o que passou", disse o técnico na coletiva após a partida. Ele ainda parece ter deixado no passado qualquer fama de azarão.

“Entregadas” da Copa do Brasil chegam ao fim com premiação a times da Série B

A Copa do Brasil definiu na quarta-feira os 16 classificados para as oitavas de final e pôs fim ao jogo de entrega que existiu nas três primeiras fases do torneio. Pelo regulamento da CBF, times que ocuparam as posições intermediárias do Brasileirão de 2012 jogariam a Sul-Americana 2013 se fossem eliminadas até a última fase.
Assim, mesmo sem conquistar vaga no campo durante a Série A, Bahia e Portuguesa vão jogar a competição continental. Coritiba, Náutico e Ponte Preta, que se tivessem se classificado na Copa do Brasil não jogariam a Sul-Americana não fizeram muita questão de classificar e também jogarão o torneio internacional. Mesmo caso de Criciúma, Vitória e Sport, que não tiveram mérito nenhum para jogarem a Sul-Americana. O Sport foi até rebaixado em 2012. 
O motivo da confusão chancelada pela CBF está no calendário do segundo semestre. As equipes que se classificaram para as oitavas da Copa do Brasil não poderão disputar a competição organizada pela Conmebol simplesmente porque os dois torneios acontecem nos dias em que não há rodada do Campeonato Brasil. Assim, com times que poderiam jogar a Sul-Americana classificados para a Copa do Brasil, a CBF foi forçada a estender a lista de candidatos às vagas da Sul-Americana para times da Série B.
"Vamos querer disputar um torneio internacional. É nossa ideia abrir mão da Copa do Brasil pela Sul-Americana, mas futebol não dá para fazer nada com antecedência. Temos que esperar para ver", disse o presidente da Ponte Preta, Márcio Della Volpe, no início do ano. Na quarta, a Ponte entrou com reservas contra o Nacional, em Manaus, depois de perder em casa para o time da Série D.
Sites de aposta mundialmente famososos, como Bet 365 e Sporting Bet, nem mesmo colocaram a partida da Ponte Preta contra o Nacional em que poderia acontecer a "entrega" para não dar chance a apostadores colocarem dinheiro num jogo que poderia ter seu resultado manchado. Os times que preferiram a Sul-Americana jogaram a Copa do Brasil não se importando com a derrota.
Este cenário já era conhecido desde o fim de 2012. Times como Náutico e Ponte Preta, que têm raras chances de disputar um torneio continental, comemoraram a chance de jogar a Sul-Americana. Para não correr o risco de não disputá-lo, o time pernambucano foi logo eliminado pelo Crac-GO, jogando em casa. O Nacional-AM também se beneficiou por enfrentar Coritiba e Ponte Preta, dois times que privilegiaram a Sul-Americana. Agora, os oito classificados vão se enfrentar 
Outra razão que levou times a abrirem mão da Copa do Brasil foi a entrada dos times que jogaram a Libertadores no torneio. Com eles, o nível da competição aumenta e o caminho para um eventual título é dificultado. Diferente da Sul-Americana, que contará com times mais fracos do continente e que, como a Copa do Brasil, dá ao campeão uma vaga na Libertadores de 2014.
Abaixo, a fila da CBF para a disputa da Copa Sul-Americana: os oito primeiros conquistaram a vaga no campo, mas caso avançassem na Copa da Brasil, dariam espaço da nona a 16ª posição. 
1) Botafogo - Avançou na Copa do Brasil e abriu uma vaga na Sul-Americana 
2) Santos - Avançou na Copa do Brasil e abriu uma vaga na Sul-Americana 
3) Cruzeiro - Avançou na Copa do Brasil e abriu uma vaga na Sul-Americana 
4) Internacional - Avançou na Copa do Brasil e abriu uma vaga na Sul-Americana 
5) Flamengo - Avançou na Copa do Brasil e abriu uma vaga na Sul-Americana 
6) Náutico - Eliminado na Copa do Brasil, se garantiu na Sul-americana 
7) Coritiba - Eliminado na Copa do Brasil, se garantiu na Sul-americana 
8) Ponte Preta - Eliminada na Copa do Brasil, se garantiu na Sul-americana 
9) Bahia - Eliminado na Copa do Brasil, se garantiu na Sul-americana 
10) Portuguesa - Eliminada da Copa do Brasil, se garantiu na Sul-americana 
11) Goiás - Avançou na Copa do Brasil, e deu sua vez a outro time da Série B de 2012 
12) Criciúma - Foi eliminado e ganhou vaga na Copa Sul-Americana 
13) Atlético-PR - Avançou na Copa do Brasil, e deu sua vez a outro time da Série B de 2012 
14) Vitória - Eliminado na Copa do Brasil, ganhou vaga na Sul-Americana 
15) Sport - Eliminado na Copa do Brasil, ganhou vaga na Sul-Americana mesmo rebaixado  
16) Atlético-GO - Eliminado, precisava de só mais um classificado da fila para ir à Sul-Americana. 

São Paulo perde, aumenta pressão para clássico e vê Internacional liderar

A crise do São Paulo aumenta a cada jogo. Na noite fria desta quarta-feira, no Morumbi, o clube sofreu sua oitava derrota consecutiva. Desta vez, por 1 a 0 para o Internacional . O resultado deixa o time comandado por Paulo Autuori mais pressionado para o clássico de domingo, contra o Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro .
Sem se importar com a turbulência adversária, o Inter assumiu a liderança com gol de Leandro Damião, que bateu fraco no canto e marcou no primeiro tempo, sem que Rogério Ceni conseguisse se mexer para espalmar. Apesar de Luis Fabiano ter saído lesionado, o São Paulo atuou melhor durante a etapa complementar, mas não conseguiu evitar a derrota.
Assim, o time de Dunga é o novo líder do Brasileirão, com 18 pontos, mas tendo uma partida a mais que o Botafogo. Já o São Paulo, que não vence há 11 partidas, tem apenas oito, no 16º lugar, muito perto da zona de rebaixamento.
Enquanto o São Paulo atuará no domingo contra o rival no Pacaembu, o Inter jogará no mesmo dia contra o Náutico, na Arena Pernambuco. A partida desta quarta-feira foi antecipada pela CBF por conta da participação do clube do Morumbi em torneios internacionais a partir da próxima semana.
O jogo
O técnico Paulo Autuori apostou em uma formação diferente do São Paulo, com Rodrigo Caio improvisado na direita, enquanto Douglas ficou deslocado na esquerda. Já Paulo Miranda foi escalado como volante, com a incumbência de acompanhar D’Alessandro. Com todas as mudanças de posições, o Tricolor começou melhor e quase abriu o placar aos dois minutos. Luis Fabiano serviu na esquerda para Douglas, que avançou em liberdade e bateu cruzado, rasteiro, para grande defesa de Muriel.
Com mais presença na frente, acuando a equipe visitante, o time local continuou tentando. Jadson sofreu falta de Williams na meia-direita e foi o responsável por fazer a cobrança, mandando na pequena área, mas a zaga colorada afastou antes de Lúcio chegar. Porém, o Inter mostrou que estava apenas aguardando o erro do São Paulo para contra-atacar e mostrou seu poder de frente.
Aos 13, Jorge Henrique fez belo lançamento na esquerda para Leandro Damião, que tirou a marcação de Rodrigo Caio e bateu rasteiro. A bola saiu bem fraca, no canto, mas no contrapé de Rogério Ceni, que nem sequer saltou e viu o gol dos gaúchos. Assim como Autuori lamentou depois da derrota contra o Cruzeiro, o Tricolor se desestabilizou quando se viu atrás no placar.
A partir daí, o jogo mudou completamente, com o Inter ditando o ritmo. Atleta mais acionado dos colorados, Forlán bateu escanteio e viu o desvio de Leandro Damião, que exigiu defesa de Ceni. No rebote, Jorge Henrique acertou a marcação. Aos 23 minutos, a paciência dos torcedores são-paulinos acabou, pois começaram a pedir raça ao time.
Enquanto isso, os visitantes continuavam a mandar em campo.Assustado, o São Paulo se limitava a tentar evitar um cenário ainda pior, mas repetindo as falhas. Kleber recebeu completamente livre na esquerda, nas costas de Rodrigo Caio, e cruzou rasteiro. A zaga são-paulina se atrapalhou para afastar e a bola ficou limpa no meio da área para Diego Forlán, que bateu forte, mas mandou raspando a trave.
O São Paulo só voltou a dar alguma esperança ao torcedor aos 30 minutos, no lance em que Osvaldo escapou pela esquerda e foi parado por falta de Ednei. Porém, a zaga gaúcha tirou o perigo na cobrança de Jadson. Pouco depois, Denilson pegou rebote na intermediária, ajeitou e arrematou, mas para fora.
Os dois lances não diminuíram o ímpeto do Inter. Pelo contrário. D’Alessandro driblou Rafael Toloi por duas vezes e cruzou da esquerda, mas o sistema ofensivo não aproveitou. Ao ver o zagueiro são-paulino sofrer com os dribles do argentino, a torcida organizada voltou a protestar, pedindo “muito respeito com a camisa tricolor”. Em seguida, outra parte das arquibancadas gritou “fora, Juvenal”. Neste ambiente dividido, o árbitro encerrou o primeiro tempo.
No intervalo, Autuori tirou Osvaldo para colocar Aloísio. Além disso, o comandante inverteu posições, mandando Paulo Miranda para a direita, com Rodrigo Caio no meio-campo. Em sua primeira chance, Aloísio cabeceou por cima da meta de Muriel. Aos cinco minutos, Jadson recebeu completamente livre na direita da área e driblou Muriel, mas bateu para fora na chegada da marcação, desperdiçando chance incrível.
Apesar de o Tricolor ter voltado muito melhor ao segundo tempo, Autuori foi obrigado a mexer no time aos oito minutos, pois Luis Fabiano sentiu lesão muscular na coxa direita e foi substituído por Ademilson. Em seguida, o Inter perdeu um gol impressionante. Depois de boa troca de passes, Kleber dominou pela esquerda e cruzou para Josimar, que, sozinho diante da meta aberta, completou para fora.
Mesmo com o susto, o time anfitrião continuou melhor em campo e levou perigo com Aloísio, que cabeceou na rede pelo lado de fora. Instantes depois, Aloísio aproveitou mais uma bobeira da zaga colorada e chegou nas costas para finalizar, mas Muriel fez a defesa. A equipe de Autuori seguiu na frente, mas pecando demais nas finalizações. Ademilson passou por dois marcadores e, de dentro da área, arrematou para fora.
Ao perceber a evolução do adversário, Dunga tirou Ednei para colocar Fabrício e foi obrigado a sacar Leandro Damião, que caiu no gramado, para mandar Caio a campo. No mesmo instante, Maicon substituiu Ganso. O São Paulo continuou pressionando, enquanto o Inter se fechou para aguardar a chance de contra-atacar. Mais uma vez, o time não conseguiu balançar as redes e amargou nova derrota.
FICHA TÉCNICA - SÃO PAULO 0 X 1 INTERNACIONAL 
Local:
 Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP) 
Data: 24 de julho de 2013, quarta-feira 
Horário: 21h (de Brasília) 
Árbitro: André Luiz Castro (GO) 
Assistentes: Cristhian Sorence (GO) e Marrubson Freitas (DF) 
Cartões amarelos: Douglas, Rodrigo Caio e Aloísio (São Paulo); Ednei, Juan, D'Alessandro e Fabrício (Internacional)
Gol 
INTERNACIONAL: Leandro Damião, aos 13 minutos do primeiro tempo
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Lúcio, Rafael Toloi e Douglas; Rodrigo Caio, Denilson, Jadson e Ganso (Maicon); Osvaldo (Aloísio) e Luis Fabiano (Ademílson) 
Técnico: Paulo Autuori.
INTERNACIONAL: Muriel; Ednei (Fabrício), Ronaldo Alves, Juan e Kleber; Willians, Josimar, Jorge Henrique e D'Alessandro; Forlán (Alan Patrick) e Leandro Damião (Caio) 
Técnico: Dunga.

Para Emerson Sheik, Pato não deve dar voadoras pela torcida do Corinthians

Nem Tite esconde que falta ser mais Corinthians a Alexandre Pato. A qualidade técnica do jogador tem ficado distante de compensar, aos olhos da Fiel, sua falta de "competitividade", palavra usada frequentemente pelo treinador - os torcedores se irritam a cada bola que passa perto do camisa 7 sem causar qualquer reação.
Emerson também não lembra nem de longe um atacante comprometido com a marcação, mas briga mais em todos os aspectos do jogo. Com o moral de quem já tem seu lugar de destaque no coração dos alvinegros, o Sheik foi questionado sobre o que falta para o companheiro engrenar no Timão e demorou a chegar a uma conclusão.
"Honestamente, se fosse ele, não mudaria nada. Ele é o Pato porque é do jeito que é. Talvez ele possa entender mais o esquema que o treinador monta e a sua função. Não que ele não cumpra, mas pode estar mais um pouco atento em detalhes, pode ter um pouco mais de competitividade, como o Tite coloca", disse Emerson.
Na sequência, o camisa 11 reformulou parcialmente a sua resposta. E acabou decidindo que o atleta paranaense deve adaptar de certa maneira seu jogo ao time do povo sem abrir mão das características que o tornaram um atleta badalado, com "cinco anos maravilhosos no Milan".
"É um ajuste que ele precisa para cair na graça da galera, porque ele joga muito, é gente boa, agrega muito ao nosso grupo. Pô, o cara é um craque! Precisa dar duas ou três voadoras por jogo para ter a cara do Corinthians? Não é a do cara. Talvez possa competir um pouco mais. Isso não mudaria a nossa visão, mas a das pessoas que veem pela TV", afirmou o Sheik.

"O que vai acontecer comigo amanha, só cabe a Deus decidir", diz Bernard

Bernard terminou a decisão contra o Olimpia com câimbras nas duas pernas, mas se entregando ao máximo para entrar para a história do Atlético-MG como campeão da Libertadores . Bastante emocionado com a conquista, o jogador de 21 anos pode ter feito nesta quarta-feira sua última partida pelo clube mineiro.
Questionado sobre o possível destino, o meia-atacante, alvo do Arsenal (Inglaterra) tentou não especificar onde atuará no futuro. Mas, enquanto concedia entrevista, foi abraçado por Alecsandro, que praticamente confirmou a transferência.
"Desde o início da temporada existiam especulações sobre se eu iria sair ou não, e eu falei que se um dia eu saísse do Atlético-MG seria com um título de expressão. O que vai acontecer comigo amanha só cabe a Deus decidir agora. Meu desejo é de ficar. Não tenho nem o que falar desta torcida, desta cidade, e se eu pudesse eu ficaria aqui pelo resto da vida", afirmou. 
Revelado nas categorias de base do Atlético-MG, Bernard foi emprestado em 2010 para o Democrata de Sete Lagoas, onde disputou a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro nos últimos meses do ano. Artilheiro da competição, encantou Dorival Júnior, então treinador atleticano, que logo o convocou para integrar o elenco principal.
De volta à Cidade do Galo em 2011, Bernard teve um desempenho discreto, em uma temporada que o Atlético-MG foi apenas o 15º colocado no Campeonato Brasileiro e perdeu a chance de rebaixar o rival Cruzeiro para a Série B. A titularidade, no entanto, estava garantido e o ano seguinte prometia ser diferente.
O Atlético-MG reformulou seu elenco e conquistou o Campeonato Mineiro logo no primeiro semestre. Leandro Donizete, Jô e Victor chegaram para reforçar o elenco, liderado, desta vez, pelo astro Ronaldinho Gaúcho, que levou o Galo à sonhada disputa da Libertadores. A promessa Bernard vingou, foi importante na campanha alvinegra e passou a ganhar os holofotes do futebol brasileiro.
Ainda com 21 anos, o meia-atacante tinha a responsabilidade de ajudar seus companheiros na concretização de um sonho atleticano: a conquista da Libertadores. Bernard parece não ter sentido o peso, e, com alegria nas pernas, continuou como um dos principais jogadores do Galo. A Arena Independência se tornou o ‘caldeirão’ alvinegro, mas para o garoto era um palco no qual passou a ser ovacionado pela Massa.
O futebol alegre não só agradou ao treinador atleticano Cuca, mas também despertou o interesse de outro comandante. Luiz Felipe Scolari aprovou o desempenho do garoto e convocou Bernard para a disputa da Copa das Confederações pela Seleção Brasileira. Durante a preparação, Felipão não escondeu a surpresa. Era um jogador diferente, "tinha alegria nas pernas".

Liderados por Ronaldinho, rejeitados retribuem com título a acolhida atleticana

Todo grande time tem seus rejeitados. Entre os 11 titulares, um ou outro carrega no currículo ao menos uma mancha indelével. Uma passagem apagada por outro grande clube, a amarga rejeição dos próprios torcedores que deveriam gritar seu nome, temporadas fracassadas no exterior... O Atlético-MG campeão da Libertadores não é diferente.
Leonardo Silva é o zagueiro que o Palmeiras nunca quis. O vínculo com o clube paulista foi de 2005 a 2009, mas ele pouco atuou no Palestra Itália. Empréstimos à Portuguesa, ao Juventude, ao Al-Wahda e ao Vitória mostram como era desvalorizado. Chegou ao Atlético-MG após boa passagem pelo rival Cruzeiro e se firmou. Na quarta-feira, fez possivelmente o gol mais importante da campanha atleticana, decretando o placar de 2 a 0 sobre o Olimpia que forçou a prorrogação.
Na lateral-esquerda atleticana, o titular Richarlyson ainda guarda na memória o silêncio de parte da torcida do São Paulo sempre que pisava no gramado. Ignorado por aqueles que deveriam gritar seu nome, deixou o clube em 2010 e foi acolhido pelo Atlético-MG. Polivalente, raçudo, incansável, aos poucos ganhou a posição que antes era de Júnior César, escalado na final graças à suspensão do titular. O substituto, aliás, também guarda más lembranças do tempo de Morumbi, de onde saiu em 2011 sem deixar saudade.
Pierre é um caso à parte. Amado pelos torcedores do Palmeiras, o valente volante escapou da humilhação do rebaixamento no Brasileirão 2012 porque foi reprovado no vestibular do técnico Felipão. Recebeu abrigo no campeão da Libertadores.
Mas ninguém melhor do que Ronaldinho para representar o grupo. O melhor jogador do mundo em 2004 e 2005 foi a aposta mais arriscada do presidente Alexandre Kalil. Final à parte, teve boas atuações ao longo da Libertadores, conquistou a confiança dos atleticanos dentro e fora de campo e deixou no passado a conturbada e nada brilhante passagem pelo Flamengo.
Campeão da Copa das Confederações com 2 gols marcados na campanha do Brasil. Campeão e artilheiro, com 7 gols, da Libertadores. Esse é Jô, o atacante tido como problemático que deixou o Internacional para brilhar no Atlético-MG e conquistar vaga cativa na seleção brasileira.
Rejeição parece até coisa de família. Que o diga Alecsandro, irmão de Richarlyson e homem de confiança de Cuca no Atlético-MG. O atacante que desperdiçou a chance de dar o título ao Atlético-MG no tempo normal se redimiu nos pênaltis. Como havia feito diante do Newell’s Old Boys, teve frieza e categoria para ajudar o time no momento mais tenso de qualquer decisão. Deve deixar com raiva cruzeirenses, colorados e vascaínos, para os quais nunca foi unanimidade.

Gestão Kalil reergue o Atlético-MG das cinzas e põe o clube no cenário mundial

Alexandre Kalil foi ovacionado pela torcida do Atlético-MG no Mineirão minutos após a conquista inédita da Copa Libertadores em cima do Olimpia. Não à toa: o presidente reergueu o clube praticamente das cinzas desde que assumiu o poder, em 2008 . O título continental coroa este trabalho e coloca a equipe no cenário internacional.
Tão logo foi eleito em meio a uma crise atleticana, Kalil se dedicou principalmente ao controle de dívidas. O presidente reduziu custos e se empenhou para aliviar as contas. Encerrou modalidades para dedicar-se somente ao futebol. A curto prazo, as consequências foram equipes fracas que brigaram dentro de campo para não serem rebaixadas no Brasileirão. A médio e longo prazos, porém, veio o respiro financeiro.
Os problemas enfrentados dentro de campo provocaram certo descontentamento de torcedores, que foram contra sua reeleição no final de 2011. Foi nessa época que o dirigente pensou em desistir de concorrer e teve em sua família o suporte necessário para continuar trabalho.
O segundo mandato, já em melhor situação financeira, proporcionou equipes mais competitivas, fato comprovado com a conquista do bicampeonato mineiro em 2012 e 2013. Chegaram ao Atlético-MG nomes como o goleiro Victor, o meia Ronaldinho Gaúcho e os atacantes Diego Tardelli e Jô. Veio ainda a revelação de Bernard. Não por coincidência, todos tiveram participação decisiva no título da Libertadores.
O balanço financeiro atleticano do último ano mostra que o clube investiu mais, mas também teve receita maior. Enquanto os gastos subiram de R$ 87 milhões em 2011 para R$ 125,8 mi na temporada passada, os lucros saltaram de R$ 91,3 mi para R$ 148,7 mi. E, com a atual boa fase, a expectativa é de números ainda melhores para 2013. Somente na final da última quarta-feira, foram arrecadados mais de R$ 14 mi.
A consequência de tudo isso será a internacionalização do nome do Atlético-MG e a possibilidade de valorizar cada vez mais a marca. Se antes carecia de grandes conquistas, a equipe alvinegra está agora com passagem garantida para Marrocos, onde disputará o Mundial de Clubes. O alemão Bayern de Munique, dirigido por Pep Guardiola, será o grande adversário.
Antes, porém, é hora se curtir somente a vitória na Libertadores. Famoso por suas frases polêmicas, Kalil soltou mais uma nesta madrugada através de seu Twitter: “Ela é mais gostosa que mulher!” , escreveu o dirigente ao publicar foto segurando o troféu.

Atlético-MG leva Libertadores pela 1ª vez com vitória heroica e "São Victor" nos pênaltis

O Atlético-MG conseguiu a façanha transportar o encanto do Horto para o Mineirão. A magia como local da grande campanha na Libertadores se fez presente na decisão desta quarta-feira, quando o time de Cuca reverteu a vantagem do Olimpia, conquistada na ida no Paraguai. Diante de mais de 60 mil brasileiros, a equipe de Ronaldinho e Bernard venceu no sufoco por 2 a 0 para ser campeão da América pela primeira vez na história. A taça veio nos pênaltis, graças a mais uma atuação decisiva de "São Victor".
O goleiro que já havia brilhado em pênaltis contra Tijuana e Newell's aumentou sua lista de defesas decisivas, parando a cobrança de Miranda - mas se adiantando na pequena área. Gimenez errou a última cobrança, e os brasileiros venceram finalmente por 4 a 3, sem necessidade de Ronaldinho Gaúcho ir para o último disparo. 
O título coroa a carreira de Cuca, que celebrou deixar para trás a fama de azarado. Ronaldinho Gaúcho também acrescenta mais uma taça continental a uma galeria que já tinha uma Liga dos Campeões. Afinado com a cúpula da CBF, o presidente Alexandre Kalil é outro que festeja seu momento mais importante dentro do futebol.
Desta forma, a geração de Ronaldinho, Bernard, Tardelli, Jô e Victor se junta de vez à galeria de ídolos históricos do Atlético-MG, como Dadá Maravilha, Reinaldo, Éder e Toninho Cerezo. Com o título mais importante da história do clube, essa turma agora sonha em desafiar o poderoso Bayern de Munique no Mundial da Fifa no fim do ano.
De quebra, o título histórico serve para tirar das costas de Cuca uma injusta pecha de azarado. O técnico gaúcho termina a Libertadores com boa parte dos méritos pela formação de um time ofensivo e equilibrado, que conquistou a simpatia de muitos brasileiros – e a torcida contra dos rivais cruzeirenses.
Este é o primeiro título do futebol brasileiro como o novo Mineirão como cenário. Os atleticanos brigaram para jogar a final no Independência, estádio talismã, palco de uma campanha de êxitos inesquecíveis contra Tijuana e Newell’s. Mas, no final das contas, o tamanho da façanha do time de Cuca merecia o gigantismo e o carisma de uma arena como a da Pampulha. 
No primeiro tempo, precisando de vitória por dois gols, o Atlético-MG conseguiu manter a bola na maior parte do tempo no campo de ataque. Mas, mesmo com Ronaldinho participativo e um Tardelli recuado, elétrico atrás de jogo, sofreu para vencer a marcação paraguaia. Com este cenário, as duas melhores chances de gol foram dos paraguaios, em contra-ataque.
Aos 15min, Bareiro recebeu sem marcação na esquerda, atrás da zaga, mas teve o chute rasteiro parado por boa defesa de Victor. Mais tarde, aos 33min, o lateral Alejandro Silva avançou, cortou um marcador e bateu para nova intervenção do goleiro atleticano.
Apesar dos sustos, o Atlético-MG conseguiu dominar território. O volante Pierre se posicionou na lateral direita e liberou Michel para virar uma peça ofensiva. Tardelli se movimentava por todos os setores de ataque. No entanto, o time de Cuca não conseguiu produzir nenhuma grande oportunidade antes do intervalo.
Mas toda a frustração da etapa inicial se transformou em euforia antes do primeiro minuto do segundo tempo. Após uma bola cruzada de Rosinei, Jô contou com a furada de Pittoni e quase deitou para abrir o placar, em seu sétimo gol na Libertadores.
Em vantagem, o Atlético-MG embalou no ataque e teve boas chances através dos pés de Jô, Tardelli e Junior César. Aos 33min, Martín Silva conseguiu ótima defesa em chute colocado de Ronaldinho Gaúcho. No rebote, Tardelli, impedido, jogou por cima.
Depois de muita espera, o Mineirão sentiu um abalo sísmico aos 43min, quando Leonardo Silva subiu na segunda trave e escorou de cabeça no canto oposto, fazendo 2 a 0 e empatando o placar agregado na final.
O resultado compensou a derrota de Assunção e levou a decisão para a prorrogação. Com um homem a mais, graças à expulsão de Manzur, o Atlético-MG pressionou, teve chances, mas acabou parando nas mãos do goleiro Martín Silva. Mas, nas penalidades, quem iria brilhar era o goleiro da casa.
No fim, os paraguaios voltam para casa sem o sonho do tetracampeonato. Para quem fica, a conquista do Atlético-MG nesta quarta-feira leva o futebol brasileiro a 17 taças na Libertadores, ainda cinco a menos em relação aos argentinos. A noite em Belo Horizonte vai ser pequena para o tamanho da alegria atleticana. 
FICHA TÉCNICA 
ATLÉTICO-MG 2 (4)  X (3) 0 OLIMPIA
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG) .
Data: 24 de julho de 2013, quarta-feira .
Horário: 21h50 (de Brasília) .
Arbitro: Wimar Roldan (COL) .
Assistentes: Humberto Clavijo e Eduardo Ruiz (ambos da Colômbia) .
Público: 56.557 pagantes .
Renda: R$ 14.176.146,00 .
Cartões Amarelos: Bernard, Luan (Atlético-MG), Salgueiro, Martín Silva, Ferreyra, Giménez e Benítez (Olimpia) .
Cartão Vermelho: Manzur .
Gols: 
ATLÉTICO-MG: Jô, a 1, e Leonardo Silva, aos 40 minutos do segundo tempo.
ATLÉTICO-MG: Victor; Michel (Alecsandro), Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre (Rosinei), Josué, Tardelli e Ronaldinho; Bernard e Jô 
Técnico: Cuca.
OLIMPIA: Martín Silva; Manzur, Miranda e Candia; Alejandro Silva (Giménez), Mazacotte, Aranda, Pittoni e Benítez; Salgueiro (Baez) e Bareiro (Ferreyra) 
Técnico: Ever Hugo Almeida.

Jogadores celestes enaltecem chegada de Júlio Baptista ao Cruzeiro

Não é de hoje que os jogadores celestes vem exaltando a força do elenco cruzeirense. Com a chegada do armador Júlio Baptista, contratado pelo Clube cinco estrelas, nesta quarta-feira, a empolgação dos atletas se tornou ainda maior.

Futuro companheiro de Júlio no sistema ofensivo da Maior de Minas, o atacante Luan foi enfático e elogiou a chegada do meia à Toca da Raposa II.

“O elenco vai ficar mais forte. O Júlio Baptista é um grande jogador, vai vir para somar no grupo”, ressaltou.

O meia Ricardo Goulart, que agora terá a concorrência do novo reforço azul, destacou a importância da chegada de um jogador experiente, em um elenco tão jovem como o que a Raposa tem no momento.

“O Júlio Baptista é um grande jogador, todos o conhecem. É um atleta experiente. Espero que a gente possa aprender bastante com ele”, afirmou o meia.

Dentre os atletas que comentaram sobre a contratação de Júlio Baptista, Dedé foi, sem dúvida, o que ficou mais lisonjeado com a chegada do armador. Fã confesso do meia, o zagueiro enalteceu também o ganho da equipe com a entrada de um jogador de grande bagagem no futebol.

“É um jogador de qualidade que tem também muita experiência. Nosso time é jovem, está usando bastante o nosso potencial nos jogos, mas acho que a experiência também ajuda bastante. O time com um jogador com bagagem de Europa, de Seleção e de títulos, como os que ele conquistou, vai  somar bastante.”, disse o zagueiro, que está na expectativa de conhecer o novo contratado da Raposa, assim como toda a China Azul.

Júlio Baptista desembarca em Belo Horizonte nesta sexta-feira. O atleta deve ser apresentado à Torcida no clássico contra o Atlético-MG, a ser realizado no próximo sábado, no Mineirão.
 

Willians vê Inter forte e prega trabalho para manter a liderança

Mais uma vez titular e ainda invicto no Campeonato Brasileiro, o volante Willians foi um dos responsáveis por colocar o Internacional momentaneamente na liderança do Nacional. Com um jogo a mais, a equipe venceu na última quarta-feira (24) o São Paulo e assumiu a ponta, com dois pontos a mais do que o Botafogo.

Cão de guarda da defesa colorada, Willians atuou em seis dos nove compromissos do Inter no Brasileirão. Ele não esteve na única derrota até agora, para o Bahia (2 a 1). A equipe venceu três e empatou outras três partidas com o camisa 8 em campo. Por suspensão ou regularizando a questão contratual junto ao clube, o volante perdeu três jogos, mas agora quer embalar:

- Tudo está resolvido, não temos mais pendências e agora é só pensar em jogar futebol. Nosso time está muito bem, a diretoria tem reforçado o elenco e vamos brigar por este e outros títulos nesta temporada.

- É muito bom assumir a liderança, mas temos que trabalhar para mantê-la. Sabemos que ainda precisamos melhorar e vamos em busca disso. Esta última vitória foi muito importante, pois foi diante de um grande clube e fora de casa - finalizou o camisa 8.

Contratado no início da temporada, Willians é um dos xodós do técnico Dunga, que só o deixou uma vez na reserva, quando voltava de recuperação de lesão no joelho esquerdo. No mais, o volante atuou em total de 19 partidas (11 vitórias, sete empates e apenas uma derrota), com dois gols marcados, uma assistência e título do Campeonato Gaúcho
 

Fernandinho marca na goleada do Palmeiras em jogo-treino

Na quarta-feira (24) o técnico Gilson Kleina promoveu um jogo-treino contra o SEV/Hortolândia, na Academia de Futebol. O lateral Fernandinho, que atuou como meia, marcou um gol.

A atividade serviu para dar ritmo de jogo aos atletas e acabou com o placar de 5 a 0 para o Palmeiras. O camisa 16 participou da segunda parte da atividade.

A equipe que jogou o segundo tempo foi composta por: Fábio; Wendel, Wellington, Thiago Martins e Victor Luis; Renato, Rondinelly, Fernandinho e Felipe Menezes; Patrick Vieira e Serginho.

O Verdão volta a treinar nesta quinta-feira (25), às 15h30, na Academia de Futebol.
 

Guiñazú chega ao Vasco: “Estou aqui de corpo e alma”

Guiñazú é o novo contratado do Vasco. Depois de chegar ao Rio de Janeiro na última terça-feira para a realização de exames médicos, o volante foi apresentado oficialmente no início da tarde desta quarta em São Januário.

Em entrevista à imprensa carioca, o jogador externou sua felicidade por retornar ao Brasil, após defender o Libertad, do Paraguai, no primeiro semestre da temporada. E bem ao seu estilo, agradeceu a confiança do técnico Dorival Júnior, demonstrando bom humor ao falar sobre o acerto com o Gigante da Colina.

– Dorival é um profissional que conquista todo mundo, trabalha bem e é uma pessoa de muito caráter. Estou feliz em novamente trabalhar ao lado dele e, para agradecer a minha vinda ao Vasco, acho que vou ter que pagar uns cinco churrascos – brincou o meio-campista, divertindo os jornalistas que participaram da coletiva.

Reforço cruz-maltino para a sequência do Campeonato Brasileiro, Guina também comentou a expectativa por estar em campo o quanto antes. Durante a manhã, ele fez corridas ao redor do gramado vascaíno e cumpriu o primeiro treinamento físico com a camisa alvinegra.

– Vou fazer de tudo para dar certo. Queria agradecer ao Vasco e ao presidente Roberto Dinamite pela confiança. Cheguei hoje e estou aqui de corpo e alma. Tomara que tudo saia muito bem. O clube é grande, com uma história linda e merece o melhor – concluiu.

Aos 34 anos, El Cholo - apelido pelo qual é conhecido - volta ao país em que atuou pelo Internacional entre 2007 e 2012 - período em que fez 282 apresentações e conquistou nove títulos pelo Colorado, dentre eles a Copa Libertadores da América (2010), a Copa Sul-Americana (2008) e a Recopa (2011). Seu futebol combativo e abnegado em campo tornaram-no um ídolo do clube gaúcho

Cuiabá contrata o atacante Magrão

Cuiabá anunciou a contratação do atacante Magrão, ex-Oeste-SP, que disputa a Série B do Campeonato Brasileiro. O atleta de 28 anos desembarca nesta sexta-feira em Mato Grosso e dará início aos treinamentos com o grupo.
 

Bruno Silva confirma eficiência nos desarmes nos seus primeiros jogos pelo Atlético Paranaense

O volante Bruno Silva chegou ao Atlético Paranaense para reforçar o time na Série A com status de “ladrão de bolas”. Afinal, ele teve destaque nos desarmes nos seus últimos dois clubes, Avaí e Ponte Preta. E as primeiras partidas de Bruno Silva com a camisa do Furacão comprovaram essa eficiência do atleta.

Nos três jogos que fez com a camisa do rubro-negro paranaense na Série A, Bruno Silva foi o jogador do clube que mais roubou bolas. Logo na estreia, diante do Grêmio, foram 10 desarmes. No clássico contra o Coritiba, ele roubou três bolas e no último final de semana ninguém recuperou mais bolas que Bruno Silva no duelo Atlético Paranaense e Corinthians. O camisa 17 do Furacão teve seis desarmes superando o seu companheiro, Everton, e o corintiano, Alessandro.

Após uma experiência atuando mais adiantado como segundo volante na Ponte Preta, quando marcou gols importantes contra Guarani e Santos, Bruno Silva voltou a atuar no Atlético Paranaense na sua posição de origem e onde se sente melhor, que é como primeiro volante. Na opinião do jogador, esse é motivo das atuações seguras com a camisa do Furacão. “Particularmente é bom saber que venho tendo destaque nos desarmes. É a prova que o trabalho vem sendo bem feito. Minha característica como primeiro volante é de roubar a bola e procuro fazer isso”, declarou Bruno Silva, que tem 26 anos.

Um dos fatores que motivam Bruno Silva a crescer de produção com a camisa do Atlético Paranaense é a sua melhora no condicionamento físico. “Fiquei alguns dias parados depois da minha saída da Ponte Preta e perdi um pouco na parte física e no ritmo de jogo. Mas, agora estou me sentindo bem fisicamente, conseguindo sair inteiro dos jogos. Quero continuar ajudando o Atlético, que na minha opinião foi bem nos últimos jogos, apesar de o resultado positivo não ter vindo. Nosso grupo vai reagir”, garantiu o volante que não poderá estar em campo nesta quarta-feira contra o Paysandu pela Copa do Brasil, pois já participou da competição nacional pela Ponte Preta.