Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 25 de março de 2012

Flamengo projeta contrato de metas para Adriano

 Adriano vai começar a treinar no Flamengo nesta segunda-feira, mas antes mesmo de o clube saber se ele vai se recuperar da lesão no tendão-de-aquiles, a diretoria já pensa nas formas que poderá fazer um contrato com o atacante. A ideia é firmar um acordo de produtividade, no qual ele receberia de acordo com o número de jogos que realizar com a camisa rubro-negra.
O futebol ainda não comunicou o departamento jurídico sobre a ideia de elaborar um contrato para Adriano, mas o vice jurídico Rafael de Piro já antecipa como seria esse compromisso do Imperador com o Flamengo. O clube pretende adotar o que foi feito com Juninho no Vasco, no qual ele tinha um salário simbólico e a maior parte de seus vencimentos estavam relacionados aos feitos em campo.
- Vai ser um contrato de metas. Ele vai ganhar de acordo com os jogos. Também é interessante que ele tenha uma meta a ser alcançada no Campeonato Brasileiro. Mas por enquanto ainda não me pediram para redigir o contrato - explicou Rafael.
Em uma reunião em sua casa com alguns dirigentes do Flamengo, Adriano foi questionado sobre a possibilidade de um contrato de risco e a resposta foi clara. Para ele, o mais importante no momento é a recuperação da lesão no tendão-de-aquiles.
VAGA NA LIBERTADORES
O Flamengo ainda não firmou nenhum vínculo com Adriano, mas os dirigentes rubro-negros já cogitam a possibilidade de inscrevê-lo na Copa Santander Libertadores, pois questionam a decisão da Conmebol que vetou a participação do jogador na competição pelo fato de ele ter sido inscrito pelo Corinthians.
O regulamento diz que um atleta não pode atuar por mais de uma equipe, mas Adriano não chegou a entrar em campo pelo clube paulista. Devido ao fato de o regulamento dar brecha, o Flamengo vai enviar um ofício à Conmebol informando que pretende inscrever o jogador caso se classifique para a fase eliminatória.
- O regulamento é bem claro e diz que um jogador não pode entrar em campo por equipes diferentes. Vamos contestar essa decisão da Conmebol. Caso eles recusem de primeira ainda podemos recorrer - disse Rafael de Piro, vice jurídico do Flamengo.

Dérbi opõe melhor defesa do Paulistão e atacante que vale por cinco

 Palmeiras x Corinthians vale liderança do Estadual. Alvinegro tem pequeno tabu para defender.

De um lado, a melhor defesa do Campeonato Paulista. Do outro, um centroavante que marcou mais gols que todos os atacantes do rival na temporada. De um lado, um tabu de quatro jogos sem perder para o arquiinimgo pelo Estadual. De outro, a maior invencibilidade do mundo no momento e a liderança do torneio. O clássico entre Corinthians e Palmeiras, neste domingo, às 16h (horário de Brasília), no estádio do Pacaembu, pela 15ª rodada do Paulistão, tem todos os ingredientes para ser um jogo de tirar o fôlego. Ainda mais com praticamente todos os ingressos vendidos.
O argentino Barcos vive grande fase no comando de ataque palmeirense. Ele marcou nove gols nas 11 partidas que realizou pelo time alviverde no ano, o que dá o mesmo tanto que todos os atacantes do Corinthians somados: Emerson Sheik marcou três, Elton e Willian anotaram dois cada e Jorge Henrique e Gilsinho deixaram tentos solitários. Ao todo, o Corinthians fez apenas 25 gols em 20 jogos no ano, contra 36 em 16 partidas do Palmeiras. Para tentar brecar o camisa 9, o zagueiro Chicão revela que fará uso da tecnologia.
"Ele (Barcos) não era um jogador conhecido quando chegou, mas hoje é. Eu vou pegar um pendrive com o Fernando (Lázaro, responsável pelas imagens no clube) com as características dele porque é um jogador de qualidade. Temos de evitar que a bola chegue nele porque está decidindo os jogos", afirmou. Chicão faz parte da zaga menos vazada do Paulistão, já que o time alvinegro levou apenas nove gols em 14 duelos. Barcos reconhece a importância de marcar um gol em sua primeira partida contra o maior rival palmeirense, mas sabe que será difícil.                                                                                       


"Não vou prometer gols, não, porque seria uma mentira. Vou fazer o possível para marcar, é o que todos queremos. Tenho visto (o Corinthians) jogar. Eles têm uma defesa muito sólida, a melhor do campeonato. Mas cada partida é diferente. Vou tentar me movimentar, para poder achar o jogo, receber a bola, que é o que ele (Chicão) não quer", respondeu o argentino, que já entende a importância do dérbi: "Fiz um churrasco com amigos palmeirenses e eles me falaram que, se eu marcar um gol no clássico, posso ficar até 20 jogos sem marcar. Para mim, hoje, Palmeiras e Corinthians é maior até do que Boca Juniors e River Plate", ressaltou.
Enquanto Barcos vive ótima fase, o corintiano Liedson não pode dizer o mesmo. O jejum do atacante, que não marca há 12 jogos oficiais, fez com que sua média de gols no clube baixasse do 0,5 por jogo pela primeira vez desde que voltou ao time alvinegro. Ele está com 46 gols em 94 jogos (somadas as duas passagens pela equipe). O Palmeiras, em compensação, já não apresente o vigor defensivo de 2011. No Paulistão, o clube alviverde levou 16 gols em 14 partidas, mais do que equipes como Mogi Mirim e Guarani.
Times completos, com desfalques no meio

Apesar de terem enfrentado compromissos no meio da semana (o Corinthians venceu o Cruz Azul, pela Libertadores, enquanto o Palmeiras bateu o Coruripe-AL e avançou na Copa do Brasil), os rivais já avisaram que vão para a partida com suas equipes titulares. Afinal, trata-se de um "campeonato à parte", segundo o técnico Tite. No entanto, tanto corintianos quanto palmeirense têm desfalques importantes no meio-campo.
A equipe alvinegra não terá o meio-campista Alex, autor da assistência da vitória na quarta-feira sobre a equipe mexicana, no Pacaembu. O armador foi vetado pelo departamento médico no sábado, por conta de dores na coxa direita. Com a ausência do meia, Liedson pode manter-se entre os titulares. Sem marcar gols em jogos oficiais do clube nesta temporada, o camisa 9 corria grande risco de perder sua vaga para Emerson Sheik, mas, agora, Tite pode escolher o esquema com três atacantes. Outra opção seria utilizar Douglas, mantendo a equipe com dois armadores.
Os alviverdes, por sua vez, não terão o meia Daniel Carvalhotambém com dores na coxa. Entre os relacionados, a novidade fica por conta do retorno do atacante Fernandão. Fora desde o jogo com o XV de Piracicaba, no dia 8 de fevereiro, por conta de uma lesão no púbis, o jogador destacou-se em sua estreia pelo clube, no clássico exatamente contra o rival do Parque São Jorge, no Brasileiro do ano passado, ao fazer o gol da vitória por 2 a 1.
CONFIRA OS RELACIONADOS DE CORINTHIANS E PALMEIRAS PARA O CLÁSSICO
O retrospecto entre os rivais é equilibrado, mas com vantagem alviverde. No total, foram 338 dérbis disputados, com 121 vitórias do Palmeiras, 115 do Corinthians e 102 empates. Na última vez que se enfrentaram pelo Estadual, o time do Parque São Jorge eliminou o rival nos pênaltis, em jogo válido pela semifinal do Paulistão 2011. Com 32 pontos, o clube do Palestra Itália lidera o torneio, com apenas um ponto de vantagem para São Paulo e Corinthians. Caso não seja derrotado pelo rival alvinegro, o time de Felipão chegará ao seu 23º jogo invicto. De curiosidade, a homenagem que os palmeirenses farão a Chico Anysio, falecido na última sexta: os atletas do time vão usar camisas com nomes de personagens famosos do humorista.
FICHA TÉCNICA - Corinthians x Palmeiras
Campeonato Paulista 2012 - 15ª rodada
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo-SP
Data: 25 de março de 2012, domingo
Horário: 16 (horário de Brasília)
Árbitro: Marcelo Rogério
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo
PALMEIRAS: Deola; Cicinho, Leandro Amaro, Henrique e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Maikon Leite e Barcos Técnico: Luiz Felipe Scolari
CORINTHIANS: Júlio César; Edenílson, Chicão, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Jorge Henrique, Emerson Sheik (Douglas) e Liedson Técnico: Tite.

Volta Redonda 2 x 4 Flamengo - 5ª Rodada - Taça Rio - Carioca 2012

 

Na garra, na raça e com Love! Flamengo vence o Volta Redonda de virada, e jogando com menos um a maior parte do jogo. Time segue colocado na briga pela Taça Rio (No final, dois jogadores do Volta Redonda foram expulsos).

Só a raça não seria suficiente. Só o oportunismo de Vagner Love não bastaria. O Flamengo precisou unir os dois elementos para, com um jogador a menos em boa parte do jogo, vencer o Volta Redonda por 4 a 2, de virada, no Raulino de Oliveira. O time de Joel Santana alcançou o resultado - fundamental na luta pela classificação - no segundo tempo, disputado todo sem Luiz Antonio, que recebeu o cartão vermelho ainda na etapa inicial.


Love foi decisivo ao fazer dois gols, um deles de letra. Ele agora tem seis no Campeonato Carioca, três a menos do que o artilheiro Alecsandro, do Vasco. Os outros foram marcados por David Braz e Léo Moura, e Rafael Granja e Leílton anotaram para o Voltaço.
O resultado permite que o Flamengo respire na Taça Rio. Faltando três rodadas para o término da fase de classificação, o time chega a 12 pontos no Grupo A, na terceira colocação, atrás do Macaé (que enfrenta o Americano neste domingo) por causa do critério de saldo de gols. O próximo compromisso no estadual é contra o Bangu, no domingo, em Macaé. Antes, na quarta-feira, tem Libertadores: duelo com o Olimpia no Paraguai.
O Volta Redonda perdeu para o Fluminense o seu lugar na zona de classificação e agora ocupa o terceiro lugar no Grupo B, com seis pontos. No próximo sábado, visita o Nova Iguaçu.

Bonsucesso 0 x 2 Fluminense - 5ª Rodada - Taça Rio - Carioca 2012


Fluminense vence o Bonsucesso e entra na briga para levar a Taça Rio. Bom lembrar que o Flu conquistou a Taça Guanabara.


O Fluminense navega em águas calmas antes de voltar a mergulhar na Libertadores da América. Neste sábado, o time tricolor, montado com os atletas titulares, não teve grandes empecilhos para vencer o Bonsucesso por 2 a 0 no estádio Moça Bonita, em Bangu. A vitória foi assegurada já na largada do primeiro tempo, com dois gols de Fred (um deles de pênalti), ambos em jogadas com participação de Wellington Nem.


Os dois também tiveram homenagem a Chico Anysio, que morreu nessa sexta-feira. No primeiro gol, Nem imitou Seu Boneco, que era interpretado por Lug de Paula, filho do comediante. E em seguida os tricolores fizeram o gesto de "e o salário, ó", do Professor Raimundo, em coreografia repetida no segundo gol.
O resultado coloca o Fluminense na zona de classificação para as semifinais da Taça Rio. Tem seis pontos, na segunda colocação - mas pode perder o posto ainda neste sábado. O próximo desafio do time de Abel Braga pelo Carioca é no domingo da próxima semana, no clássico contra o Botafogo, no Engenhão.
Antes, a preocupação é com a Libertadores. Na quinta-feira, o Flu duela com o Zamora na Venezuela, para consolidar a liderança no Grupo 4 do torneio continental.

Botafogo 2 x 0 Duque de Caxias - 5ª Rodada - Taça Rio - Carioca 2012

Jobson gol Botafogo (Foto: Ide Gomes / Ag. Estado) 

Com gol de Jobson, Botafogo vence o Duque de Caxias e continua firme na briga pela Taça Rio.

O cenário não era animador. Com raios, trovões, nuvens negras e pouco público, o dia era um convite ao pessimismo. Em campo, o que se viu foi um Botafogo apenas com alguns lampejos de bom futebol, mas com um desempenho suficiente para cumprir seu papel. A vitória por 2 a 0 sobre o Duque de Caxias, neste sábado, fez o Alvinegro dormir na liderança do Grupo A da Taça Rio. 




A vantagem é de um ponto sobre o Macaé, que neste domingo pega o Americano em Campos. O destaque da partida foi o gol de Jobson, o seu primeiro no retorno ao futebol após cumprir suspensão por doping. No entanto, ele estava em impedimento no lance. O público no Engenhão foi de 2.949 pagantes (4.762 presentes), que proporcionaram uma renda de R$ 64.725.
Na próxima rodada, o Botafogo - que agora soma 13 pontos no Grupo A - volta a campo para enfrentar o Fluminense, em clássico a ser disputado no domingo, no Engenhão. Já o Duque de Caxias, que permanece com quatro pontos no Grupo B, recebe o Bonsucesso no mesmo dia.

Juventus já fez acordo para levar Dedé, diz imprensa italiana


O jornal italiano La Gazzetta dello Sport publicou neste sábado (24), na capa, a informação de que a Juventus já teria feito um acordo para contratar Dedé, zagueiro do Vasco.

A publicação traz a informação que nos últimos dias os diretores da Juventus fizeram um acordo com os agentes de Dedé. Este seria, de acordo com a matéria, o primeiro passo, e importante, para se aproximar do Vasco.

A publicação, no entanto, ressalta que ainda é cedo para cravar a contratação de Dedé pela Juventus, mas diz que de fato o clube italiano está .

Em sua volta ao Fla, Adriano vai reencontrar 13 jogadores com os quais atuou entre 2009 e 2010



Em sua volta ao Flamengo, Adriano encontrará um bom número de ex-companheiros no clube. A sua programação, segundo o vice-presidente de futebol, Paulo César Coutinho, prevê o início do trabalho de recuperação da lesão no tendão de Aquiles no pé esquerdo a partir de segunda-feira, no Ninho do Urubu.
Dos 38 jogadores relacionados na lista de numeração fixa do Flamengo, 13 tiveram a chance de atuar ao lado de Adriano ou participar do elenco entre 2009 e 2010. Sem contar Ronaldinho Gaúcho, seu parceiro na Seleção Brasileira.
No entanto, o primeiro contato com a maioria ainda deve demorar. A delegação viajará na manhã de segunda-feira para a Assunção, onde o Flamengo enfrentará o Olimpia, pela Taça Libertadores, e só voltará a treinar no Rio na sexta-feira.
O goleiro Paulo Victor, os zagueiros Welinton e David, os laterais Leonardo Moura, Galhardo e Rodrigo Alvim, os volantes Rômulo, Maldonado e Willians, os meias Camacho e Kleberson e os atacantes Vagner Love e Diego Maurício já conviveram com o Imperador.
- Fico feliz pela volta dele. É um grande amigo, como se fosse meu pai. Muita gente está satisfeita com isso. Esperamos que ele possa se recuperar. Os amigos estão aqui para ajudá-lo no que for preciso. Com ele feliz, nós também estaremos felizes - disse Welinton, um dos grandes amigos de Adriano no grupo.
Adriano ainda não terá contrato assinado com o Flamengo. Ele passará por exames médicos, do procedimento padrão do clube, para avaliar melhor a sua lesão no tendão de Aquiles. O Imperador não pode atuar no Campeonato Carioca e há dúvidas sobre a legalidade de sua utilização na Libertadores, já que foi inscrito pelo Corinthians, mas sequer chegou a ficar no banco de reservas.

Wesley será apresentado na próxima terça-feira no Palmeiras



A novela envolvendo a negociação do meia Wesley com o Palmeiras, enfim, parece estar próxima de acabar. O jogador já tem data e hora marcadas para ser apresentado pelo clube: a próxima terça-feira, ao meio-dia, na Academia.

O Verdão prepara um evento especial para a “chegada” do atleta, diferente das tradicionais entrevistas coletivas na sala de imprensa.

Com a apresentação na terça, existe a possibilidade de Wesley fazer sua estreia já no dia seguinte, contra o Paulista, em Jundiaí. Ele está inscrito na Federação Paulista, mas depende do aval de Felipão para entrar em campo. O treinador já chegou a afirmar que o meia está há muito tempo sem atuar.

Na última quinta, a diretoria acertou com um investidor que bancará os 2 milhões de euros (cerca de R$ 4,8 milhões) referentes à primeira parcela, valor necessário para ele ser liberado pelo Werder Bremen. Como contrapartida, o parceiro, um empresário do ramo imobiliário, ficará com 30% dos direitos econômicos do jogador.

Para bancar o 4 milhões de euros restantes (cerca de R$ 14, 5 milhões), o clube tem uma carta-fiança garantida por uma empresa do Sul. Os valores serão desembolsados nos dois próximos anos.

O clube ainda mantém com o MOP o projeto de arrecadação de dinheiro dos torcedores para ajudar na compra. Porém, como o valor foi muito menor que o esperado, essas cifras devem ser descartadas pelo clube.

Adriano avisou a dirigentes do Flamengo: 'Estou pronto para tudo'



O Imperador vai voltar a treinar no Fla na segunda-feira, mas ainda não tem contrato para jogar pelo clube. Em princípio, ele vai apenas se recuperar da lesão no tendão-de-aquiles do pé esquerdo. 

Os torcedores rubro-negros estão eufóricos com o retorno de Adriano, mas poucos dias antes do acordo com o Fla, ele havia confessado que pretendia parar de jogar por causa da perseguição de fotógrafos e a exposição intensa de sua vida.

– Assim que eu soube da rescisão do Adriano com o Corinthians, liguei para o jogador, convidando-o a se recuperar no clube. Vamos oferecer toda a estrutura e médicos para ele melhorar da lesão no tornozelo – disse o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho.

Adriano já havia conversado com o Flamengo há cerca de uma semana em sua casa, na Barra da Tijuca. No encontro, estiveram presentes dirigentes do Flamengo, a mãe do atacante, dona Rosilda, e os dois filhos pequenos do Imperador, Sofia e Adrianinho.

Na reunião, os cartolas sugeriram a Adriano que se recuperasse nas dependência do clube. Embora tenha falado a amigos que não sabia se ia continuar a carreira de jogador, ele respondeu de bate-pronto ao Fla.

– Claro, estou pronto para tudo – disse Adriano com os filhos no colo e impressionando os dirigentes pela simplicidade e a quantidade de vezes que demonstrava a vontade de voltar ao Flamengo.

Após a conversa, o Imperador falou que vê no retorno ao clube de coração como sua última chance na carreira. Ele garante que não vai estender a vida no futebol por muito tempo e pretende pendurar as chuteiras provando que pode voltar a jogar em alto nível pelo Flamengo.

MAIS MAGRO?

Responsável pelas conversas com Adriano desde que o atacante deixou o Corinthians, Paulo César Coutinho adotou uma linha de contradição. Três dias depois de o vice de futebol do Flamengo condenar o comportamento e a forma física do jogador expostos em fotos no fim de semana em Búzios, o dirigente recuou e já conseguiu ver uma rápida perda de peso de Adriano nesse pequeno intervalo.

– Já fiquei sabendo que ele está fininho, mas precisamos ver como será a evolução dele nos treinamentos – disse.

Na terça-feira, em entrevista coletiva, Coutinho deixou de maneira explícita que o Flamengo não aceitaria ter Adriano nas atuais condições. O vice chegou a dizer que em Búzios ele não iria conseguir se recuperar fisicamente, fazendo alusão ao três dias em que o Imperador passou na Região dos Lagos, onde flagrado bebendo e comendo salgados ao lado de sua antiga namorada que mora no Rio de Janeiro.

ESTRUTURA

O Flamengo ofereceu as dependências do clube para Adriano se recuperar. A lesão no tendão-de-aquiles é muito complicada e exige um tratamento intensivo. Para tratá-la, o atacante terá uma estrutura médica renomada na Gávea.

– O que posso dizer é que Adriano vai ter tudo que precisa no Flamengo para se recuperar da lesão. Nós temos o que é necessário para tratar qualquer lesão. Jogador não fica muito tempo no departamento médico do Flamengo. Eles se recuperam rapidamente, é só pegar os exemplos que passaram aqui. Nossa equipe é liderada pelo José Luis Runco que não permitiria que o clube não tivesse uma estrutura médica muito boa – explicou o médico do Flamengo Marcelo Soares.

Com efeitos especiais, Vasco prepara bela festa para emocionar Edmundo



O Vasco está preparando uma grande festa para o jogo de despedida de um dos maiores ídolos da história do clube. O adeus de Edmundo, na próxima quarta-feira, às 19h30 (de Brasília), contra o Barcelona-EQU, vai ter direito a efeitos de luz e projeções no novo telão, inaugurado na vitória sobre o Libertad. As ações, entretanto, vão começar antes mesmo de o jogador chegar a São Januário. O Animal vai encontrar os jogadores cruz-maltinos no hotel onde o time normalmente ele se concentra antes das partidas oficiais. De lá, rumará para a Colina no ônibus da delegação para chegar ao estádio como se fosse em um duelo para valer. O clube espera que a torcida já faça festa para o jogador desde esse momento.

Edmundo vai se dirigir ao vestiário, onde participa de uma preleção junto com os outros atletas. No local, vai ser exibido um vídeo que mostrará o amor do ex-jogador pelo Vasco e sua identificação com a torcida. Estarão também no vestiário ex-atletas que participaram da trajetória do Animal, como Mauro Galvão, Odvan, Sorato e Pedrinho.


Feitas as homenagens internas, Edmundo vai subir ao campo, por volta das 19h, debaixo de um show de luzes e de muitos fogos. Às costas, o número 10, utilizado na campanha do título brasileiro de 1997 e que hoje pertence a Diego Souza. No gramado, estarão sua família e o presidente Roberto Dinamite para lhe entregar uma placa. Representando os jogadores, Juninho vai ser responsável por um dos momentos que mais devem emocionar o ex-atacante. O meia vai tirar a braçadeira de capitão de seu braço e entregá-la a Edmundo para que a use durante a partida. O clube também prepara homenagens no telão, onde vão ser exibidas imagens do Animal, e na camisa, onde haverá uma inscrição para ele. Outras surpresas ainda estão sendo criadas, mas a diretoria espera que a torcida faça também suas homenagens, que é o fato considerado mais importante para o evento.


Toda a festa será filmada para entrar em um documentário que o clube produz sobre sua história. A camisa usada por Edmundo irá para o centro de memória de São Januário. Para os torcedores que quiserem guardar uma recordação do ídolo, será lançado um bonequinho de Edmundo.



Time deve se revezar

O Barcelona-EQU foi o adversário escolhido pelo próprio Edmundo, por ter sido o rival do Vasco na final da Libertadores de 1998, vencida pelo Gigante da Colina. O Animal não estava presente nesse duelo, por ter ido para a Itália após o Brasileiro de 1997. Em entrevista, o ex-jogador admitiu que lamentou ter tomado essa decisão porque queria estar com o time na decisão. Por ter escolhido esse adversário, o Vasco vai jogar com a camisa branca, assim como fez há 14 anos. O time equatoriano vestirá o amarelo.


Está programado que Edmundo dispute os 90 minutos do jogo. O restante do time será formado pelos atletas que hoje representam o clube. Eles devem se revezar para evitar um desgaste excessivo em meio às disputas do Estadual e da Libertadores. 

LUTO: Morre o ilustre Vascaíno Chico Anysio aos 80 anos de idade

 

Morreu nesta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.

Anysio apresentou uma piora nas funções respiratória e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.


O ator também já foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.
No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado.


Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.


Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica. Durante o período pós-operatório, houve o diagnóstico de um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).


Durante o período de internação, que alternou momentos no CTI e em unidades intermediárias, Chico Anysio apresentou quadros de pneumonia e passou por sucessivas broncoscopias. As infecções foram tratadas com uso de antibióticos.


Antes, em agosto de 2010, o humorista precisou ser internado para a retirada de parte do intestino grosso após ser constatado um quadro de hemorragia no aparelho digestivo. Em maio de 2009, outra pneumonia o levou ao hospital.


Rádio e TV


Foi no Rádio Guanabara, ainda nos anos 50, que os seus tipos cômicos começaram a surgir. Até o “talento para imitar vozes”, como o proprio Chico descreveria em seu site, evoluir para a televisão. A estreia aconteceu em 1957, na extinta TV Rio, no programa “Aí vem dona Isaura”. Foi lá que o Professor Raimundo teve sua primeira aparição no vídeo, como o tio da protagonista que vinha do Nordeste — até então o programa só havia sido veiculado pelo rádio.


“Até tinha uma coisa de sentar para criar, mas uns nasceram pela voz, outros pelo tipo, pela personalidade, pela caracterização. Sempre fiz questão de que eles fossem encontrados sem que eu estivesse presente. Que alguém dissesse: “‘Na minha terra, tem um Pantaleão. No Rio tem muito Azambuja’”, explicou o humorista ao “Estado de S. Paulo”, em 2009.


Num tempo em que ainda não existiam contratos de exclusividade, Chico pôde fazer participações especiais em programas de outras emissoras e em chanchadas da Atlântida.


O “Chico Anysio Show”, seu primeiro programa de humor, foi lançado no início da década de 60. Foi ao ar pela TV Rio, depois pela Excelsior e em 1982 voltou a ser exibido pela Rede Globo — onde o humorista já trabalhava desde 1969.


Mas foi na Globo que teve seus programas humorísticos de maior sucesso e onde desenvolveu a maioria de seus personagens. Entre as atrações, destaque para “Chico city” (1973-1980), “Chico total” (1981 e 1996) e “Chico Anysio show” (1982-1990).


Alguns desses personagens quase que se misturam à história da televisão brasileira, como o ator canastrão Alberto Roberto, o pão-duro Gastão Franco, o coronel Pantaleão, o pai-de-santo Véio Zuza, o velhinho ranzinza Popó, o alcoólatra Tavares e sua mulher Biscoito (Zezé Macedo) e o revoltado Jovem.


Com o passar dos anos, novos tipos eram criados e incorporados ao programa: o funcionário da TV Globo Bozó, que tentava impressionar as mulheres por conta de sua condição; o mulherengo e bonachão Nazareno, sempre de olho nas serviçais; o político corrupto Justo Veríssimo; e o pai de santo baiano e preguiçoso Painho são alguns dos mais populares.


Apresentada como quadro em outros programas desde a década de 1980, a “Escolinha do Professor Raimundo” tornou-se uma atração independente em 1990. No ar até 2002, o humorístico lançou toda uma geração de comediantes. Entre os “alunos” revelados pelo “professor Chico” estão Claudia Rodrigues, Tom Cavalcante e Claudia Gimenez.


Chico também atuou em novelas e especiais da Globo, como “Pé na jaca” (2007), “Sinhá Moça” (2006), “Guerra e paz” (2008) e “A diarista” (2004). Chico Anysio também teve um quadro fixo no Fantástico por 17 anos (de 1974 a 1991), e supervisionou a criação no programa “Os Trapalhões” no início dos anos 90.


Cinema



A incursão mais recente de Chico Anysio no cinema foi como dublador. É dele a voz do protagonista da animação “Up – Altas aventuras”, animação do estúdio Pixar. Antes disso, o humorista fez uma participação especial no recordista de bilheteria “Se eu fosse você 2” (2008), de Daniel Filho. “Nos créditos finais fiz questão de colocar ‘senhor Francisco Anysio’. Ele é um astro, merece ser tratado com toda reverência”, explicou o diretor em entrevista ao G1 durante o lançamento do longa.

Em 1996, o humorista interpretou o personagem Zé Esteves, pai da personagem-título, em “Tieta”, de Cacá Diegues. O trabalho coincidiu com o aniversário de 25 anos da estréia de Chicono cinema, na pornochanchada “O doce esporte do sexo”. Antes havia participado de comédias como “Mulheres à vista” e “Cacareco vem aí”.
Em 2011, em sua última aparição pública, recebeu o prêmio especial do Júri do Festival do Rio pelo seu desempenho no longa “A hora e a vez de Augusto Matraga”, do diretor Vinícius Coimbra.


“O filme é importantíssimo, a obra é linda. Vinícius realizou algo quase inacreditável. É um filme que, tenho certeza, Sergio Leone assinaria com alegria”, destacou o bem humorado Chico, que fez questão de receber o Troféu Redentor pessoalmente, mesmo de cadeira de rodas.


Literatura e artes plásticas


Além de se dedicar ao humor, Chico também foi artista plástico. Apaixonado pela pintura, retratou paisagens ao redor do mundo a partir de fotografias que tirava dos países que visitava. Realizou exposições de seus quadros em diversas galerias do Brasil e chegou a afirmar que gostaria de ter dedicado mais tempo à atividade.


“Porque teria tido mais tempo para aprender, para melhorar. Teria mais tempo para me tornar conhecido e aceito, para vender meus quadros por um preço melhor. Cheguei a admitir que a pintura seria meu emprego da velhice, mas não vai ser, porque ninguém está comprando nada de obra de arte, e pintar para guardar é terrível”, disse em entrevista à “Folha de S. Paulo”, em 2007. Foi autor de 21 livros, tendo publicado vários best-sellers na década de 70, como “O Batizado da vaca”, “O telefone amarelo” e “O enterro do anão”. Sua última publicação foi “O canalha”, lançada em 2000.


“É a história do cara que participou de todos os governos, desde Eurico Gaspar Dutra até o primeiro mandato de Fernando Henrique. Foi ele o responsável por todas as canalhices que ocorreram de lá para cá, como dar um revólver de presente a Getúlio Vargas”, explicaria o escritor Chico Anysio em entrevista à revista “Época”, no mesmo ano.


Outra de suas obras de destaque na literatura é o bem humorado manual “Como segurar seu casamento”, também de 2000. Na época, advertiu os leitores: “Não dou conselhos, transmito os erros que cometi e foram cometidos em cinco casamentos. Conviver é a arte de conceder. Essa troca de concessões gera a convivência harmônica”, comentou.


Carreira esportiva


Caçula de oito irmãos, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no dia 12 de abril de 1931, no município de Maranguape, no Ceará. A cidade constantemente era citada de forma saudosa pelo humorista – seu personagem mais popular, o Professor Raymundo, era de lá.


“Maranguape, cidade de que tanto falo, representa uma grande saudade. Foi um pequeno paraíso, o Éden da minha infância durante gloriosos anos. Foi lá que aprendi a ler sozinho”, escreveu o humorista em seu site oficial.


Aos 7 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, após a falência da empresa de ônibus da família. Morador do Catete, contrariou a vontade do pai e do irmão mais velho — botafoguenses convictos — e se tornou vascaíno. Sonhava em ser jogador de futebol.


Mas a carreira esportiva logo foi esquecida, quando Chico passou em testes para ser locutor e ator da Rádio Guanabara. Ele ficou em segundo lugar, perdendo apenas para Silvio Santos.


Nos anos 50, também trabalhou nas rádios Mayrink Veiga, Clube de Pernambuco e Clube do Brasil. Foi na primeira que criou o programa que se tornaria um de seus maiores sucessos, “Escolinha do Professor Raymundo”, inicialmente composta por três alunos: Afrânio Rodrigues (o que sabia tudo), João Fernandes (o que não sabia nada) e Zé Trindade (o que embromava o professor).


Apesar da tentativa de se tornar um galã de radionovelas, sua veia humorística se destacava desde o início. “A rádio Guanabara descobriu meu jeito para imitar vozes. Neste dia perdi minha chance de ser um Tarcísio Meira”, contou o comediante em seu site. Foi assim que começou a compor os mais de 70 tipos cômicos que marcariam sua carreira.


Casamentos e filhos


O primeiro de seus casamentos foi aos 22 anos, com a atriz Nancy Wanderley. Depois foi a vez de Rose Rondelli. Sobre a união com a cantora e ex-frenética Regina Chaves, dizia mal se lembrar. Já com Alcione Mazzeo, rompeu a relação por conta de um ensaio nu. Mas foi seu matrimônio com a ex-ministra da Economia do governo Collor, Zélia Cardoso de Mello — com quem teve dois filhos — que provocou mais polêmica. “Passou a ser uma pessoa de meu desagrado total. Fui um biombo para ela”, disse Chico à revista “Isto É”, em outubro de 2000.


Antes, porém, teve seis filhos, entre eles os atores Lug de Paula (famoso por interpretar o Seu Boneco, da “Escolinha do Professor Raimundo”), Nizo Neto (o Seu Ptolomeu, do mesmo programa, também dublador) Bruno Mazzeo (ator e roteirista). Chico também era tio do ator Marcos Palmeira, filho do cineasta Zelito Vianna, irmão do humorista; e da atriz Maria Maya, filha de Cininha de Paula, sobrinha do humorista.


Em novembro de 2009 foi agraciado com a Ordem do Mérito Cultural, a mais alta comenda do governo brasileiro na área. Da vida, dizia levar apenas um arrependimento: “Me arrependo enormemente de ter fumado durante 40 anos.”