Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Com garotos, Fla empata com Olaria em 1º jogo sem Luxemburgo

Jovem Adryan recebeu chance como titular do Flamengo. Foto: André Portugal/Vipcomm/Divulgação
Jovem Adryan recebeu chance como titular do Flamengo.


À espera de Joel Santana, o Flamengo viu seu segundo empate em três jogos pela Taça Guanabara. Nesta sexta-feira, a equipe rubro-negra ficou no 0 a 0 com o Olaria no Estádio do Engenhão, em jogo que o atual campeão carioca usou um time repleto de garotos. Esta foi a primeira partida do Fla desde a queda do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Os titulares, que enfrentaram o Real Potosí na última quarta-feira pela Copa Libertadores, foram preservados, e treinaram no CT de Vargem Grande nesta sexta. Eles estão confirmados para o clássico contra o Botafogo, no domingo.
A equipe que atuou nesta sexta contou com poucos veteranos, casos do goleiro Paulo Victor e dos volantes Maldonado e Aírton. O time terminou composto por garotos, e jovens como Thomas e Adryan tiveram chance no Flamengo titular. Pelo lado do Olaria, o destaque ficou pela presença do veterano Pedrinho, ex-Vasco e Palmeiras.
O jogo
Com o calor forte no Engenhão, a partida começou em ritmo lento. Nos primeiros minutos, o Flamengo chegou com perigo somente em lances de bola parada. O Olaria tentava equilibrar o confronto, mas pecava pela falta de qualidade da equipe. Os visitantes só incomodaram os rubro-negros aos 23min, quando David arriscou de longe e Paulo Victor defendeu em dois tempos.
O Flamengo dominava o jogo, tendo a posse de bola, mas sofria com a forte marcação do Olaria. os rubro-negros voltaram a criar bom lance aos 33min. Thomás tocou para Maldonado na entrada da área e o chileno finalizou à esquerda do gol. Três minutos depois, foi a vez de Lorran arriscar de longe e obrigar Wanderson a fazer grande defesa.
O segundo tempo começou movimentado, com as duas equipes buscando o ataque. A primeira boa chance foi do Flamengo, logo com 3min, em falha da defesa adversária, mas não conseguiu a finalização. Na sequência, o Olaria passou a levar perigo em diversos lances. Na principal delas, após cobrança de escanteio, Tiago apareceu sozinho, mas cabeceou por cima do gol de Paulo Victor.
Melhor em campo, o Olaria passou a dominar a partida e acertou a trave rubro-negra em duas oportunidades. Na primeira, Pedrinho tentou cruzar e acertou sem querer no travessão. Na segunda, Moisés cobrou falta na área e também acertou o travessão de Paulo Victor. O Flamengo errava muitos passes na saída de bola e não incomodava a zaga do time da Rua Bariri.
No entanto, aos poucos, o Flamengo conseguiu equilibrar o confronto, que ficou sendo disputado de forma aberta, com as duas equipes focadas em buscar o gol. Só que pouco foi criado pelos jogadorespelos seguidos erros. Nos minutos finais, o Fla tentou impor uma pressão, mas acabou parando na defesa do Olaria. Os rubro-negros tiveram que se contentar com o empate.
Ficha técnica
FLAMENGO 0 x 0 OLARIA
FLAMENGO: Paulo Victor, João Felipe, Marllon, Gustavo e Magal; Maldonado (Victor Hugo), Aírton, Adryan (Higuinho) e Lorran; Thomás e Lucas (Matheus)
Treinador: Jaime Almeida
OLARIA: Wanderson, Ivan, Diego Macedo, Tiago e Amarildo; David, Araruama, Juninho (Moisés) e Pedrinho; Vanilson (Siston) e Claudir (Allan)
Treinador: Amilton Oliveira
Cartões amarelos
FLAMENGO: João Filipe e Thomás
OLARIA: Juninho, Diego Macedo, Tiago, Vanilson e Amarildo
Árbitro
Leandro Pedro Vuaden (RS)
Local
Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).

Empresário confirma acerto, e Alex Silva deve chegar ao Inter na 3ª

Alex Silva pertence ao Flamengo, mas será emprestado para o Inter. Foto: André Portugal/ Vipcomm/Divulgação
Alex Silva pertence ao Flamengo, mas será emprestado para o Inter.


A direção do Inter já acertou os salários para o zagueiro Alex Silva atuar no Internacional na temporada de 2012. Falta agora o acordo entre o time gaúcho e o Flamengo, clube detentor dos direitos econômicos do atleta. Segundo o empresário do jogador, até terça-feira o defensor estará em Porto Alegre.

"Acertamos hoje (sexta) a situação do Alex Silva com o Inter. Agora a gente vai acertar a liberação junto ao Flamengo. Só está atrasando porque o Flamengo mudou toda a diretoria de futebol, mas acredito que no mais tardar terça-feira Alex Silva estará no Beira-Rio", confirmou Luiz Tavera, agente do zagueiro.
Alex Silva, 26 anos, chega por empréstimo até o final desta temporada e será inscrito na Copa Libertadores no lugar do zagueiro Dalton, que acabou machucando o joelho e ficará parado por no mínimo três meses. O novo defensor colorado irá usara a camisa de número 17 durante o torneio.


Conjuntivite tira R10 do treino

Vipcomm
Por conta de uma conjuntivite, o meio-campo Ronaldinho Gaúcho ficou de fora das atividades desta sexta-feira destinadas aos jogadores principais no Ninho do Urubu. José Luiz Runco, médico do Rubro-Negro, explicou a situação do atleta.

“O Ronaldo está com quadro de conjuntivite e hoje não vai poder treinar. Já foi avisado que ele vai ser visto por um oftamologista, vai ser tratado e vamos aguardar”.

No próximo domingo o Flamengo faz o primeiro clássico carioca do Estadual 2012, diante do Botafogo, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão. A partida é válida pela quarta rodada da Taça Guanabara.

Joel Santana é do Fla, garante Rabello

Vipcomm
Joel Santana é o novo técnico do Flamengo. Pelo menos é o que garante o empresário do treinador, Léo Rabello. Papai Joel tinha contrato com o Bahia até maio e pediu demissão do clube na última quinta-feira. Como não havia multa rescisória, o acordo foi mais fácil. Joel levará para o novo clube o preparador físico Ronaldo Torres e os auxiliares Marcelo Salles e Mauricio Albuquerque. "Já está tudo certo, só falta assinar. Ele deve se apresentar na segunda", afirmou Rabello. 

Nike lança novos uniformes da Seleção e clubes no Rio



A Nike apresentou nesta sexta-feira, em um evento no Rio de Janeiro, os novos uniformes da Seleção Brasileira e de Santos, Internacional, Bahia e Coritiba.

Jogadores de cada clube foram os modelos da festa. Neymar e Ganso vestiram a camisa da Seleção. Elano, a do Santos. A camisa colorada do Internacional ficou por conta do garoto Andrigo. Já Lulinha e Rafinha vestiram as de Bahia e Coritiba, respectivamente. A camisa do Corinthians será em um outro evento, antes do Brasileiro.

Com relação ao uniforme da Seleção, além da despedida da controversa faixa horizontal no peito, uma das novidades é a extinção do calção branco. Agora são dois azuis, um com a listra lateral branca, outro amarela.

evento também contou com a presença do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, do técnico da Seleção, Mano Menezes, e do diretor de seleções, Andrés Sanchez, além de Ney Franco, técnico das categorias de base do Brasil. Cada clube parceiro também esteve representado por um dirigente.

A fornecedora de material esportivo vai ser parceira das equipes até o final de 2015. Com as novas aquisições no mercado brasileiro, a Nike passa a ter sua marca estampada nos uniformes de 25% dos clubes da Série A.

- Não é de hoje que a Nike joga futebol aqui no Brasil, temos planos ambiciosos - afirmou Mario Andrada e Silva, diretor da Nike para a América Latina.

Luxemburgo sobre saída do Flamengo: ‘Foi o processo mais feio que já vivi. Fritura mesmo'



Vanderlei Luxemburgo escolheu um dos salões de convenção do hotel que serve de concentração para o Flamengo, na Barra da Tijuca, Zona Oeste, para falar sobre a sua demissão do clube. No local, se hospedou com o grupo para jogos durante um ano e quatro meses, período em que comandou o Rubro-Negro. De óculos escuros espelhados, voz rouca e cara de quem dormiu poucas horas, chegou exatamente às 10h36m. Vanderlei vestiu calça jeans e camisa amarela com a palavra Boss (chefe, em inglês), de uma famosa grife internacional. Às 11h16m, deu início à entrevista coletiva. Foram as palavras do ex-chefe rubro-negro. Ele resumiu o que viveu no Flamengo nos últimos meses.
- Foi o processo mais feio que já vivi. Fritura mesmo.



coletiva aconteceu no Salão Imperial do Windsor, exatamente o mesmo local onde, no ano passado, às gargalhadas, concedeu entrevista depois da conquista do Campeonato Carioca de forma invicta. Uma curiosidade: o time B do Flamengo está concentrado no mesmo hotel para o jogo diante do Olaria. Alguns funcionários do clube repetiam como um mantra: “Nunca vi uma fase assim”.
Depois de dar bom dia ao batalhão de jornalistas, a primeira pergunta direcionada a Vanderleifoi sobre uma declaração da presidente Patricia Amorim, que alegou, entre outras coisas, o ambiente conturbado para demitir o treinador. A resposta virou um longo pronunciamento de 15 minutos recheado de alfinetadas em dirigentes, Ronaldinho Gaúcho e na condução da diretoria no dia a dia do clube.
Na segunda resposta, mais seis minutos. Gesticulando muito, com ataques direcionados, mas sem grandes alterações de voz, Vanderlei deixava transparecer sua contrariedade com o semblante tenso. Algumas brincadeiras não serviram como alívio. Atrás da mesa, por baixo do pano, Luxa esfregava as duas mãos nas pernas repetidamente. O técnico comentou a justificativa de Patricia Amorim para dispensá-lo. Reconheceu que houve desgaste no relacionamento com o grupo, mas lamentou a postura da diretoria.
- Entendo a Patricia ter falado de desgates. Acho que faltou um pouco mais de pulso da diretoria. Senti ela sozinha e falei isso, está muito vulnerável, sem um amparo. A minha saída do Flamengo não pode ser uma coisa normal do futebol. Não é por causa disso. Futebol sem desgaste não funciona. O importante é como você trata a relação de grupo. Na minha história de futebol, tive alguns desgastes pela frente. Mas foram poucos. O desgaste existe para você se posicionar em cima de algumas situações. Todas as vezes que eu tive um dirigente que se posionou e fez valer a hierarquia, os resultados foram muito bons. Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro. Dos meus desafetos, nenhum virou pastor de igreja. Na virada do ano, disse que seria difícil conviver com algumas coisas que ocorreram no ano passado. Falei que não conviveria com isso aqui. Eu mudei, comecei a colocar as coisas no seu lugar. Se a diretoria não mudou, não é problema meu. Se preferem jogar para baixo do tapete, não é problema meu. Venci dessa forma, com desgaste de atletas de alto nível.
Em diversos momentos da coletiva, Vanderlei Luxemburgo expôs que teve de conviver com atos de indisciplina. Referia-se a Ronaldinho e aos privilégios que o astro tem com a diretoria.
- Eu não tenho que almoçar com jogador de futebol, ter relação fora do futebol. E, ano passado, foram ditas algumas coisas que não são cabíveis dentro do futebol. Não quero o Ronaldinho para casar com a minha filha, quero o Ronaldinho para jogar futebol e cumprir com seus compromissos. A regalia que um atleta de alto nível tem que ter é o salário que ele ganha.
Ao meio-dia, um dos assessores deu como encerrada a coletiva. Mas ainda restava um questionamento sobre o vice-presidente de finanças, Michel Levy. Foi a senha para Vanderlei sair em defesa de Deivid, que tem R$ 6 milhões a receber do clube e revelar que no ano passado os jogadores quase fizeram uma greve por conta de direitos financeiros atrasados.
Eram 12h06m quando foi encerrada a entrevista com duração exata de 50 minutos. Vanderlei Luxemburgo bebeu uma taça de água num único gole. Na garganta seca também estava atravessada toda diretoria do Flamengo. Depois, ele cumprimentou os jornalistas que participam da cobertura do Flamengo. Luxa tentou descontrair com brincadeiras e gargalhadas.
Em seguida, desceu a escada rolante do hotel. Na camisa amarela, a palavra Boss seguia estampando a grife internacional. Mas na marca rubro-negra, Vanderlei Luxemburgo agora é apenas o ex-chefe.

Confira tópicos da entrevista:

Casos de indisciplina
- A reciclagem fez muito bem para mim. Da maneira como eu agia anteriormente, até um pouco intempestivo, mudei, fui mais tolerante. Ano passado eu fui bem tranquilo e, às vezes, fechando os olhos para algum comportamento inadequado profissional, porque o Flamengo tinha que alcançar seu objetivo, que era ir para a Libertadores. Preferi mudar, aceitar e tentar me aproximar e conviver com aquilo. Em função dos dois jogos mais importantes para a etapa de trabalho nossa, preferi puxar o freio de mão. Mas eu falei: sou profissional de futebol, tenho que me focar nesses dois jogos. E foi o que eu fiz. Eu tinha a obrigação de colocar o Flamengo na Libertadores. E completamos esse objetivo agora. Eu não desviei o caminho. Faltou pulso em determinadas situações. Mas eu entendo. Na nossa conversa, ontem, senti a Patricia (Amorim) muito sozinha. Achei ela muito vulnerável, ela está muito só. A minha saída não pode ser por uma coisa normal do futebol. Desgaste tem todos os dias.
Quebra de hierarquia
- Comuniquei que seria difícil eu conviver com as coisas que aconteceram no ano passado. Falei: tenho que mudar para esse ano. Eu mudei, comecei a colocar as coisas em seu lugar. Se a diretoria não mudou, não é problema meu. Se prefere jogar os problemas para debaixo do tapete, tudo bem. Eu fiz isso e venci. Eu sou pago para comandar. Mas por onde passei, conquistei títulos, mesmo tendo desgaste.
Avaliação do trabalho
vanderlei luxemburgo coletiva (Foto: Janir Júnior / Globoesporte.com)
- Meu resultado vem com o projeto. Para o projeto que fui contratado, o resultado foi excelente. Eu conversei com eles que faria a gestão do futebol e que arriscaria a minha carreira, porque o Flamengo estava na zona de rebaixamento. E o profissional do meu nível, não é legal assumir um clube faltando dez rodadas para acabar um campeonato e o seu time podendo ir para a Segunda Divisão. Aceitei correr o risco. Quem acompanhou meu tempo no Flamengo viu como eu lutei para manter o time treinando no Ninho do Urubu. Disso eu me orgulho, me traz satisfação. E conseguimos levar o Flamengo para a Libertadores. Isso me deixou satisfeito. Estou triste por sair, acho que poderia acrescentar muita coisa. Mas satisfeito de entender que o projeto para o qual fui convidado eu consegui cumprir. Completei as etapas. Saio com dever cumprido.
Processo de fritura
- Eu já sabia que eu ia sair do Flamengo porque a notícia que saiu há um mês. Falaram que se terminasse os dois jogos, eu não seria mais o técnico e simplesmente confirmou. O jornalista que colocou essa informação sabia disso, não colocou isso porque o cara quis colocar. Ele tinha informação de que aquilo iria existir. Só que, para completar a minha etapa de trabalho, terminar com dignidade, eu tinha que terminar direito, conseguir a classificação para a Libertadores. Poucas vezes, dentro de tanto tempo de futebol, vi um desgaste tão grande e uma fritura tão grande como a que fizeram comigo, vazando informações para jornalistas, precisas, para que fosse se avolumando, e chegasse ao desgaste que chegou. Foi o processo mais feio que já vivi. Fritura mesmo.

Crise com Ronaldinho
- Eu não tenho que almoçar com jogador de futebol, ter relação fora do futebol. E, ano passado, foram ditas algumas coisas que não são cabíveis dentro do futebol. Não quero o Ronaldinho para casar com a minha filha, quero o Ronaldinho para jogar futebol e cumprir com seus compromissos. A regalia que um atleta de alto nível tem que ter é o salário que ele ganha. O clube é soberano. Não pode ficar refém de jogador, dirigente, técnico, da presidente, de ninguém. O clube é sempre soberano nesse processo. Tem que perguntar para Patricia (se o clube é refém de Ronaldinho).
Relação com jogadores
- Não tem desgaste com jogador. Agora, quem dirige tem que dar autonomia e autoridade para o comando. Quando você tem esse direito, as coisas caminham. E todas as vezes que tive esse direito, as coisas caminharam e muito bem. Não há desgaste, o que tem é um processo natural do futebol.
Semelhanças com 1995 e comparação com Zico e Marcos Braz
- Relacionar um fato ao outro é complicado. Pessoas diferentes, momentos diferentes do clube. Eu me sinto satisfeito de ter voltado ao Flamengo e ter feito esse trabalho. Uma pena isso ter acontecido. Eu nunca escondi que sou flamenguista. Se eu trabalhar amanhã no Fluminense, Botafogo ou Vasco, vou querer ganhar do Flamengo. Mas não posso negar que sou Flamengo, eu ia de bandeira para o estádio quando criança. Mas aconteceu comigo o que aconteceu com o Zico, um dos mais ilustres jogadores do futebol brasileiro. Aconteceu um desgaste caminhando. E nós somos rubro-negros, pessoas que querem o bem do Flamengo. Até com Marcos Braz, que não jogou no Flamengo, aconteceu a mesma coisa. Esse processo todo. O Flamengo não poderia desgastar tantos rubro-negros ilustres como está desgastando. Se tiver que voltar, vou voltar. Talvez não como técnico. Não queria mesmo voltar como técnico, achava que poderia acontecer isso. Voltei pelo projeto que a Patricia apresentou, mas ela interrompeu. Voltaria, mas não como técnico.
(Nota: em 1995, Luxa foi demitido por bater de frente com Romário)
Vitória da indisciplina?
- Não. Acho uma coisa natural no futebol. Eu saio do Flamengo com a cabeça erguida e com dever cumprido. Dirigente é que tem de saber se vale a pena continuar colocando coisa debaixo do tapete. Mas meu problema está resolvido, resolvi todos eles. O Flamengo alcançou seus objetivos. Se o técnico vive em função de resultado, como foi falado, é excelente. Conquistei todas as nossas metas.
Decisão só da Patricia?
- Ela com certeza deixou de ter autoridade de presidente. Vi isso no olho no olho, conversando com ela. (Fui) totalmente desrespeitado, sim. Faltou respeito, as coisas foram direcionadas todas para mim.
Multa rescisória
 - Não tem multa. Eu não tenho multa. O pessoal falou disso, mas eu tenho um contrato de trabalho, que a lei determina algumas regras. Eu não tenho multa, ah, tem que pagar R$ 15 milhões, R$ 20 milhões se mandar embora. O Flamengo mandou embora, tinha um contrato e só. Tem que pagar pelo prazo que eu tinha para cumprir (até dezembro de 2012).
Luxemburgo na coletiva do Flamengo de despedida (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)                                                      
Resposta ao ‘cala boca Luxa’
- O profissional de alto nível, quando tem um problema, ele não vai ficar calado. Sempre foi assim. Se a presidente do clube fala alguma coisa, ela tem que saber que está lidando com Luxemburgo, com Felipão, com Mano Menezes. Ela deveria estar preparada para saber que quando o Luxemburgo fala, tem eco, e eco volta.
Mudança de função
- Continuo como técnico, sim. Mas a reciclagem é interessante falar porque você pega o Vanderlei antes de chegar ao Flamengo e o Vanderlei no Flamengo. O tratamento com a imprensa. A gente sabe que a notícia procede, mas às vezes você tem que ser grosso, fugir do assunto quando não interessa. Eu queria que vocês entendessem que não é algo pessoal, e sim uma defesa profissional. Há um tempo atrás, se acontecesse 10% do que aconteceu aqui, eu tinha chutado o balde muito antes. Com certeza. E voltar ao Flamengo eu volto. Um dia, se for para ajudar ao clube e a um companheiro, volto com certeza. O Luxemburgo tá desgastado? Se quatro pessoas saem de uma comissão técnica, não é desgaste de um profissional só.
(Nota: O gerente de futebol Isaías Tinoco, o preparador físico Antônio Mello e o auxiliar Júnior Lopes foram demitidos)
 
Embates com Michel Levy
Luxemburgo na coletiva do Flamengo de despedida (Foto: Janir Junior / GLOBOESPORTE.COM)
Cada pessoa escolhe os seus pares. Quem escolheu a diretoria da Patricia foi a Patricia. Ele hoje é um homem-chave na adminstração. As declarações dele, até o off, trouxeram muito prejuízo para o trabalho. Foi onde começou os problemas de Londrina. A última dele foi chamar os jogadores de marqueteriros, que o Alex Silva estava bichado. Ali começou o desconforto muito grande. Vou falar algo que não falei na época, tinha acontecido no ano passado, aí vem minha reciclagem. Ano passado, só confidenciando, os jogadores queriam fazer uma greve. 
Falei: estão loucos? Briguem, busquem o seu direito, os dirigentes de futebol têm que estar preparados para uma cobrança pública de um atleta. Ele está com o salário atrasado? Então pode cobrar. E o dirigente que não paga, que não cumpre seu compromisso, tem que estar preparado. Esse ano, em Londrina, quando os jogadores não queriam treinar enquanto alguém não fosse conversar (sobre atrasados), o próprio Levy. Falei: estão loucos? Temos dois jogos importantes aqui. Eu participei o tempo todo, evitando até confrontos maiores. Isso é muito pequeno. Quando firmei meu contrato em outubro de 2010, e a Patricia cumpriu parte disso, e está fazendo força, até o próprio Michel, disse que salário atrasado era uma das coisas que trazem problema. Atleta de futebol é profissional como qualquer outro. Está sem receber, tem que jogar e não pode reivindicar?
Ação de Deivid na Justiça
- Não vaiem o Deivid, não façam isso porque ele não é mercenário. Eu peço para a torcida. Ele não está recebendo há dois anos e está jogando. Falaram para ele que não recebe porque foi contratado pelo Zico. O Michel Levy disse isso. Ele está se doando, correndo atrás. Esse cara é um profissional, não é um mercenário. Se fosse, não estaria jogando.
Caminho do Flamengo
- Está no caminho certo. Mesmo sendo demitido do Flamengo, em um ano e pouco com a Patrica, o Levy, o Veloso, com a diretoria, nós avançamos bastante. O Flamengo poderia ter aproveitado mais o grande momento do futebol brasileiro, de investimento, Copa, Olimpíadas, dinheiro chegando. O Flamengo está no caminho certo. Conseguimos com a diretoria avançar. E acho que não tem jeito de o Flamengo voltar para a Gávea para treinar. Vejo sim, uma vez por mês, voltar à Gávea para o torcedor ver seu time lá, o sócio, os conselheiros. Mas voltar como local de trabalho, seria um retrocesso muito grande. Todo o processo está crescente no Flamengo hoje.
                                         

Joel sobre o Fla: 'A tendência é de que tudo se resolva'

Desligado do comando técnico do Bahia nesta quinta-feira, o técnico Joel Santana explicou que a tendência é de que o acerto com o Flamengo, que demitiu Vanderlei Luxemburgo, aconteça até esta sexta-feira.


Após a reunião com o presidente do Bahia, Marcelo Guimarães Filho, o treinador não quis confirmar, mas deixou no ar que a volta ao Rubro-Negro está perto de ser oficializada.


- Ainda não temos uma definição, nada certo. A tendência é de que tudo se resolva (o acerto com o Flamengo). Ainda não sei quando eu chego ao Rio de Janeiro porque ainda não tem nada confirmado. 

Em 24 horas vocês (jornalistas) vão saber o que ficou definido - explicou Joel Santana.

Em baixa no Santos, Elano pode estar na mira do Grêmio

O atrito entre Elano e Muricy Ramalho no empate por 1 a 1 contra o Oeste pode ser um indício da insatisfação do meia santista com o clube. Em má fase desde o meio do ano passado, o jogador chegou a ser oferecido ao Grêmio no começo de janeiro, servindo como "moeda de troca" para a vinda de Douglas, que acertou sua ida para o Corinthians.



Mesmo com o acerto do ex-gremista com o Timão, o Peixe não descartaria um acerto com o time gaúcho para negociar Elano, mas o principal entrave é o alto salário do santista, de aproximadamente R$ 500 mil. 


próprio jogador estaria disposto a deixar a Vila, depois da insatisfação por ter ido para o banco de reservas em 2011, como na decisão do Mundial de Clubes. Na ocasião, o meio campista havia se recuperado de uma lesão muscular na coxa direita, que o afastou dos gramados por cerca de 50 dias.



Além disso, desde que sua vida particular ganhou espaço nos noticiários no meio do ano passado e ficou nítido seu declínio dentro de campo, o clima do atleta internamente não seria dos melhores, chegando a ter alguns desentendimentos com alguns jogadores do elenco. 



A direção santista nega qualquer interesse em negociar o meia, um dos mais experientes do time.



- O Santos não tem conhecimento de nenhuma procura, não é verdade que procuramos o Grêmio. De qualquer maneira o futebol é muito dinâmico, mas o clube não tem interesse em vendê-lo - declarou o vice-presidente santista, Odílio Rodrigues.


diretor executivo do Grêmio, Paulo Pelaipe, manteve a mesma postura do cartola santista e refutou as chances do atleta se transferir ao clube gaúcho.


- O Grêmio não tem interesse nenhum em contar com Elano. Em nenhum momento houve qualquer procura do Santos para nos oferecer o jogador, seja por empréstimo ou compra do atleta.

As maiores chances dadas a Ibson - que já foi definido pelo presidente Luis Alvaro Ribeiro como inegociável - mesmo após não ter emplacado em seu começo no Peixe, deixam Elano em situação ainda mais desconfortável no clube, já que Ibson tem sido seu substituto imediato nas partidas. 

Contra o Oeste, por exemplo, foi ele quem entrou no lugar de Elano após o intervalo.