Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

FIFA libera tabela da Copa 2014


Para você já ir se preparando e acertando a sua agenda para 2014, a Fifa liberou a tabela com as datas e cidades dos jogos da Copa.
A FIFA anunciou nesta quinta-feira(20) a escolha das sedes da Copa do Mundo. Abertura da Copa 2014 será em São Paulo, Rio de Janeiro terá o fechamento da Copa do Mundo Fifa no Brasil (veja como ficará o estádio do Corinthians). As semifinais serão disputadas em São Paulo e Belo Horizonte, enquanto terceiro e quarto lugar serão conhecidos em Brasília.
Segundo Gabriel Fialho no Portal da Copa, apesar de já ter sido dito antes pela imprensa, a FIFA confirmou oficialmente hoje, que a grande final da Copa do Mundo será no Rio de Janeiro, no dia 13 de julho, às 16 horas, no estádio do Maracanã, mesmo palco da decisão do Mundial de 1950.

São Paulo FC quer melhorar no Brasileirão 2011

Equipe do São Paulo Futebol Clube (foto: João Neto/VIPCOMM)
Após ganhar do Libertad na Copa Sul-Americana, o Tricolor se sente motivado para melhorar os resultados no Brasileirão.
Juan fala sobre os confrontos pela Sul-Americana e diz que o elenco Tricolor está ao lado de Luis Fabiano, autor do gol da vitória sobre o Libertad (PAR). O lateral-esquerdo também comenta o jogo contra o Coritiba, domingo, no Morumbi.

Capitão Loco Abreu pode desfalcar a equipe em clássico contra o Vasco


Artilheiro da equipe no Brasileirão com dez gols, o capitão Loco Abreu pode desfalcar a equipe em mais uma partida nesta reta final de competição. O jogo em questão é o clássico contra o Vasco, que está marcado para o dia 13 de Novembro.
No dia 11, a seleção uruguaia tem uma partida pelas eliminatórias para a Copa de 2014 e, no dia 15, um amistoso contra a Itália. O Botafogo deve tentar negociar com a Federação Uruguaia para que Loco possa estar à disposição do técnico Caio Júnior para o clássico contra os cruzmaltinos.

Brasileirão: São Paulo, Corinthians, Santos e Palmeiras entram em campo neste fim de semana


Os quatro grandes clubes de São Paulo entram em campo neste fim de semana pela 31° rodada do Campeonato Brasileiro.

O Palmeiras, que não vence há cinco jogos, tenta se reabilitar e afastar a crise em casa contra o Figueirense. O jogo acontece neste sábado, às 18h, no estádio do Canindé.

O São Paulo tenta embalar no comando do técnico interino Milton Cruz para continuar na briga pelo título. A equipe de Rogério Ceni e Luis Fabiano enfrenta o Coritiba neste domingo, às 16h, no estádio do Morumbi.
O Santos, que já pensa no Campeonato Mundial de Clubes no final do ano, vai ao Rio de Janeiro para enfrentar o Flamengo, 4° colocado na competição. O jogo acontece no domingo, às 16h, no estádio do Engenhão.
Já o Corinthians vai defender a liderança da competição contra o Internacional, em Porto Alegre.  A equipe gaúcha tem 47 pontos e ainda almeja uma vaga na Libertadores do próximo ano.

Marcos fora de combate no Palmeiras: até quando?



Ainda não vai ser na próxima rodada do Brasileirão que o goleiro Marcos vai voltar ao time titular do Palmeiras. Com dores no joelho esquerdo, o camisa 12 já está descartado para a partida contra o Figueirense, amanhã, no Canindé. Com oito partidas para o fim do Brasileirão, resta saber quando o palmeirense vai ter condições para fazer, quem sabe, sua possível despedida pelo clube.
Mais uma vez, o Santo tem sofrido com os problemas físicos. Se antes suportava e conseguia jogar com dores, dessa vez tem sido diferente. O problema no joelho tem limitado alguns movimentos. Assim, o melhor é manter Deola.
– As dores que vinha sentindo um tempo atrás, não impediam ele de fazer alguns movimentos. Agora, elas têm impedido Marcos de fazer os movimentos normais para um goleiro. Pode ser que, conforme o tempo vai passando, ele consiga ir se readaptando e não tenha comprometimento para fazer uma defesa – afirmou o preparador de goleiros do Verdão, Carlos Pracidelli.
– Com o passar do tempo, ele se adaptou. Então, não significa que não possa se habituar novamente. Tanto que no meio do ano, ele voltou a jogar e teve uma sequência de jogos. O problema é que isso sobrecarregou outras partes – completou.
Após ficar um bom tempo afastado dos gramados após o início do Paulistão, Marcos retornou ao gol do Verdão na Copa do Brasil e início do Brasileirão. Em boa forma, conseguiu fazer nove jogos consecutivos.
Agora, o camisa 12 não atua desde 18 de setembro, no empate em 1 a 1 com o Avaí, em Florianópolis. Já são seis partidas fora. Sem ainda decidir se encerra a carreira, o torcedor está ansioso para ver o Santo novamente. Nem que isso seja pela última vez.
Desempenho pior do que Deola
Além dos diversos problemas físicos de Marcos, o desempenho em campo também justifica Deola ser o atual titular.
O camisa 22 tem números melhores que o Santo nesta temporada. Ele disputou 33 partidas e sofreu apenas 22 gols, chegando a uma média de 0,66 por jogo. Além disso, saiu de campo sem ser vazado 14 vezes.
Já o desempenho de Marcos não tem sido tão bom quanto o do companheiro. Presente em 26 duelos no ano, ele sofreu 28 gols, o que dá uma média de 1,07 por confronto.
O desempenho do time com Deola também é melhor. Foram 18 vitórias, nove empates e cinco derrotas, com um aproveitamento de 63% dos pontos disputados. O Santo venceu dez partidas, empatou outras dez e perdeu seis, com aproveitamento de 38%.
No ano passado, Deola também foi titular da equipe na reta final da temporada.

Jogadores lamentam perda de atacantes, mas enaltecem elenco do Fluminense


Abel Braga terá que quebrar a cabeça para montar a equipe do Fluminense, principalmente o ataque, para a partida deste sábado contra o Atlético. O treinador não poderá contar com Rafael Moura e Fred, suspensos. Marquinho também fica de fora. De uma só vez, o Tricolor perde os jogadores que fizeram metade dos gols da equipe no Brasileirão.

Ao todo, o Fluminense marcou 44 gols, Fred e He-Man são responsáveis por 22 deles. Uma boa média. Prova de que os jogadores farão falta neste final de semana.

“Eles vem passando por um momento muito bom. Eles têm se dedicado bastante nos treinamentos. A gente vai sentir muita falta no final de semana, porque são jogadores que tem feito gol e ajudado. Mas tomara que eles continuem assim, fazendo gols e nos ajudando”, comentou Edinho.

Quem pode ganhar uma chance é Araújo. O atacante também concorda com Edinho e lembra que o elenco do Tricolor é forte. Para o jogador, os que entrarem tem condições de substituir a altura os goleadores.

“Eles vem muito bem, tanto o Rafael quanto o Fred. São atacantes goleadores. Nosso elenco é muito bom e deve suportar isso bem. Não é a toa que a gente esta brigando pelo título. Viemos de uma arrancada muito boa nesta reta final e agora é dar continuidade” disse Araújo.

Fluminense e Atlético se enfrentam neste sábado, às 18h (de Brasília), no Engenhão. O time das Laranjeiras tem 50 pontos, quatro a menos que o líder Corinthians.

Mancini vê desvantagem em saber outros resultados antes de entrar em campo

Juliana Flister/VIPCOMM
Neste domingo, o Cruzeiro entrará em campo às 18h, quando todos os concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento já vão ter disputado seus jogos pela 31ª rodada do Brasileirão. Entretanto, o técnico Vágner Mancini vê desvantagem em enfrentar o Atlético-GO já sabendo os resultados dos oponentes.

“Isso é uma pressão a mais. Gostaria que todos os jogos fossem no mesmo horário, até porque os atletas também tentam saber os resultados dos outros times, e temos de estar focados apenas no nosso trabalho. Ninguém vai fazer gol ou defender por nós. Temos de ter a pura consciência que nós que temos de sair desse problema. Temos de enfrentar o problema de maneira inteligente”, observou o treinador do Cruzeiro.

Contra o Atlético-GO, o time celeste tentará encerrar a maior série sem triunfos na história do clube. Já são 11 jogos consecutivos sem vencer. A má fase, entretanto, ainda não deixou a Raposa na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.

Na 16ª colocação, o Cruzeiro tem um ponto a mais que o Atlético, equipe uma posição abaixo na tabela. O arquirrival celeste entrará em campo às 18h deste sábado, para enfrentar o Fluminense, no Engenhão.

Outros dois concorrentes diretos na luta contra o rebaixamento para a Série B se enfrentam no domingo, às 16h. Atlético-PR (18º) e Ceará (15º) se confrontam pela 31ª rodada em Curitiba.

O América, que tenta deixar a lanterna, tem compromisso neste sábado, às 18h, contra o Grêmio, na Arena do Jacaré. Já o Bahia, 14º colocado, enfrentará o Vasco no domingo, às 16h, em Salvador.

João Vitor não teme o reencontro com a torcida



As mágoas do volante João Vitor com a diretoria do Palmeiras e o técnico Luiz Felipe Scolari parecem ter sido resolvidas. Em entrevista concedida ao site oficial do clube, nesta sexta-feira, ele se disse tranquilo com a possibilidade de reencontrar a torcida alviverde após o caso de agressão em que se envolveu na última semana.
Após desfalcar o time diante do Santos, Flamengo e Fluminense com uma lesão no joelho esquerdo, o volante está recuperado e à disposição de Felipão para a partida contra o Figueirense, neste sábado. Como foi relacionado, será o primeiro contato direto desde o caso de violência - que culminou no afastamento de Kleber, que saiu em sua defesa e recusou-se a viajar para o Rio de Janeiro.
- Estou tranquilo e a expectativa é a melhor possível. Sei do meu potencial e do quanto posso acrescentar ao Palmeiras. Espero que esse meu reencontro seja muito feliz. Quero fazer a minha parte, eu ajudando o time com a vitória e a torcida empurrando das arquibancadas. No final, espero que todos saiam felizes e a gente consiga os três pontos, que é o mais importante - afirmou.
- Pensamento é esse. Quero esquecer tudo o que passou e tirar de lição as coisas ruins. Quero aprender com tudo isso para não acontecer de novo. Acho que o pensamento é de focar no Palmeiras, pois precisamos muito de uma sequência de vitórias. O objetivo ainda é chegar à Copa Libertadores e vamos fazer de tudo para conseguir isso - completou João Vitor.
Em entrevista ao LANCENET!, João Vitor revelou chateação com as declarações do técnico, que não acreditou em sua versão para o motivo da briga. Ele também sentia pouco apoio da diretoria, que não havia entrado em contato. Nesta sexta, Felipão também afirmou que sempre teve confiança no volante e mantém sua posição. O contrato de empréstimo com o Palmeiras vai até dezembro do ano que vem.
- Espero ficar e ser muito feliz junto com a torcida. O Palmeiras é um time grande, todos querem estar aqui e, a partir de hoje, que é quando eu volto a ser relacionado, quero que tudo o que aconteceu fique para trás e começar uma vida nova. Espero ser feliz e fazer a torcida feliz - concluiu.

Elano desabafa: '2011 tem sido um ano complicado'



Lesões, pênaltis perdidos e problemas fora de campo. 2011 não tem sido um ano fácil para o meia Elano, do Santos. Apesar de ter conquistado o Paulistão e a Copa Libertadores - tendo sido artilheiro do torneio estadual, inclusive - não faltaram momentos turbulentos para o jogador nesta temporada.
Em entrevista ao site da Fifa, Elano desabafou sobre as dificuldades neste ano e garantiu que, apesar dos problemas, se mantém calmo e procura aprender mesmo nos momentos de turbulência.
- 2011 tem sido um ano complicado para mim. Eu tive muitos altos e baixos. Fui artilheiro do Campeonato Paulista, ajudei e o time a vencer a Libertadores e, logo em seguida, os problemas começaram - comentou.
O meia já sofreu cinco contusões neste ano. As frequentes lesões tem afetado diretamente o desempenho do jogador, que foi duramente criticado ao chutar para longe um pênalti na Copa América e ao desperdiçar penalidade contra o Flamengo, na Vila Belmiro, quando tentou fazer de cavadinha.Além de não jogar bem há tempos, Elano não marca um gol há mais de cinco meses – a última vez foi na semi do Paulistão, em 30 de abril.
Porém, os problemas do jogador não ficam restritos ao futebol. Após ter encerrado namoro com a atriz Nívea Stelman, Elano passou por um drama familiar, em julho, quando assaltantes invadiram sua chácara em Iracemápolis, cidade no interior paulista, e fizeram seu pai de refém.- Me mantenho calmo. Eu estive pensando em algumas coisas, tudo que passou comigo pessoalmente e na minha vida profissional, com amigos e familiares, e tem algumas lições que aprendi no meio do caminho - disse o jogador que atribui as várias lesões à maratona de jogos que se submeteu.
- Quando vim da Europa, no final do ano passado, eu joguei um monte de jogos, alguns deles jogos-chave, sem fazer uma pausa. Havia sempre o risco, portanto, de eu pegar uma lesão ou duas, e na verdade eu não sou o único jogador que sofreu com isso. Foi meses cansativos - lembrou o meia.

Fàbregas recebe alta e pode enfrentar o Sevilla



O volante do Barcelona Cesc Fàbregas recebeu alta médica neste sexta-feira e poderá ser relacionado para o jogo contra o Sevilla, no sábado, no Camp Nou. O jogador está há três semanas parado por conta de uma ruptura no bíceps femoral da perna direita.
O camisa 4 ficou fora de confrontos contra Sporting de Gijón, Racing de Santander e Viktoria Plzen, além dos jogos da seleção espanhola contra República Tcheca e Escócia.
Com a alta de Fàbregas, o Barcelona fica com apenas três desfalques para enfrentar os andaluzes: o zagueiro Poiqué, o atacante Sánchez e o meia Afellay. Os dois primeiros têm lesões musculares, ao passo que o terceiro foi internado recentemente para aparar um ligamento cruzado do joelho esquerdo. O holandês só voltará em 2012.

Duelo entre Love e Eto'o agita o Campeonato Russo

x
O CSKA enfrenta o Anzhi neste domingo, no Dínamo Stadium, pela 28ª rodada do Campeonato Russo. O duelo marca o encontro de dois dos principais atacantes em atividade no futebol russo: Vagner Love e Samuel Eto'o.
No confronto do primeiro turno, em Moscou, o CSKA aplicou uma goleada de 3 a 0 no Anzhi, que ainda não contava com o atacante camaronês.
- Eu esperava um jogo mais difícil no primeiro turno, pois a equipe deles estava muito bem, mas fizemos um gol no início da partida e conseguimos controlar o jogo. Agora, pelas contratações que eles fizeram e por estarem em casa, vai ser um jogo muito mais difícil - disse Vagner Love.
Embora o grande destaque da equipe de Makhachkala seja Samuel Eto'o, Vagner Love aponta o meio de campo do Anzhi como o setor que o CSKA tem que ter mais atenção.
- O meio de campo deles é meio é muito bom. O Boussoufa e Zhirkov, que já jogou no CSKA, armam as jogadas e levam a bola até o Eto’o, por isso temos que ter toda a atenção com eles - afirmou o camisa 9.
No duelo do primeiro turno, Vagner Love teve grande atuação e marcou um dos gols do CSKA. Agora o atacante brasileiro espera brilhar novamente.
- Naquele jogo fiz o gol e saímos com a vitória. Espero repetir esse bom desempenho e ajudar com gols ou assistências para os meus companheiros - disse Love, que nas últimas três partidas marcou dois gols e deu duas assistências.

Casemiro quer dar a volta por cima no São Paulo



Fora da equipe titular do São Paulo nos últimos jogos, Casemiro quer voltar à sua forma do início do Brasileirão, quando foi importante para arrancada inicial do time com cinco vitórias consecutivas. Com a suspensão de Denilson, o camisa 8 pode ganhar uma chance entre os 11 contra o Coritiba.
Ele briga pela chance com Jean e Rodrigo Caio, outras opções de Milton Cruz para o setor de meio campo.
- Você aprende muitas coisas no banco também e comigo não foi diferente. Tenho de trabalhar mais e voltar a ser aquele Casemiro que muitos apontavam como o melhor volante do Brasileiro - afirmou o volante ao site oficial do clube.
Querendo dar a volta por cima, Casemiro ainda frisou que os treinamentos desta semana serão decisivos para ele conseguir uma oportunidade na partida no próximo domingo.
- Nos últimos jogos eu fui para o banco, mas segui trabalhando forte. Tenho muito respeito por quem estava jogando e agora tenho de treinar bem para ser titular no próximo domingo. O Milton sempre me elogiou e espero corresponder - concluiu.

Loco Abreu assume papel de capitão para levantar o time



Fim de jogo na Vila Belmiro. Antes de descer para o vestiário, Loco Abreu toma a frente e cumprimenta um a um, consolando os cabisbaixos jogadores após a derrota para o Santos. A cena ilustrou o papel que o capitão assumiu de vez, num momento em que o Botafogo mais precisa de sua liderança.A importância de El Loco não se restringe à grande área. O jogador exerce um protagonismo que vai além do campo de jogo, sempre levando uma palavra de incentivo a um grupo que volta a ter nova chance de liderar o campeonato já na próxima rodada. Basta vencer o Avaí que o time amanhecerá o domingo sem ninguém pela frente.– Não dá para ficar de tristeza. Nós estamos em terceiro lugar e temos de desfrutar esse momento. Passei isso ao grupo – revelou ele. Para o Alvinegro chegar ao topo, a liderança do uruguaio será posta à prova num cenário que não traz boas recordações. Foi na Ressacada, local do jogo de sábado, que Loco Abreu protagonizou uma das piores cenas da sua história no Botafogo, ao disputar uma batalha campal com o meia Marquinhos, hoje no Grêmio.Página virada, o ídolo agora tem outro foco. Como palavra de ordem, o otimismo será parte integrante do discurso até as últimas rodadas.– Temos de valorizar o que é feito de bom. Há anos que o clube não está na situação que está agora. O torcedor está ligado com o time – disse.Caio Junior vê em Loco Abreu um líder nato, tanto que divide a tarefa com o jogador quando necessita levantar a moral da equipe. O atacante, por sua vez, entende bem a sua função e colabora no que pode. Mesmo avesso às entrevistas coletivas, ele atendeu os jornalistas como forma de chamar a responsabilidade e blindar os mais inexperientes.
Clube tem trunfos por liderançaMotivos não faltam para acreditar no Glorioso. No primeiro turno, o Botafogo venceu seis dos oito adversários que ainda vai enfrentar na reta final do Brasileiro. Será que dá para repetir o feito?– Temos um confronto direto com o Vasco e para alcançá-lo, só dependemos de nós. Mas, todas as equipes que estiveram na liderança, sentiram e não conseguiram manter. Lembro que o Flamengo em 2009 foi campeão na reta final, nos jogos finais. E esse campeonato está com cheiro disso – destacou Caio Junior, que voltou a citar o duelo contra o Santos como um crédito que o Glorioso tinha:– Se ganhássemos, dependeríamos apenas dos nossos resultados. Este jogo era um crédito, uma oportunidade de atingir a liderança. Mas o trabalho continua.Depois de encarar o Avaí, o Alvinegro terá três jogos consecutivos no Engenhão, onde ainda não perdeu neste Brasileiro.– São oitos jogos e depois do Avaí teremos uma sequência interessante dentro de casa, com Cruzeiro e Figueirense e mesmo com o Vasco, no Rio. Temos de acreditar – disse Caio Junior.O processo de liderança de Loco Abreu Chegada de Caio JuniorComo não gozava de muito prestígio com Joel Santana, Loco Abreu só virou capitão do time quando Caio Junior assumiu a equipe, em março. A partir dali, a liderança, então velada, passou a ser exercida plenamente. Feita para eleEl Loco ganhou até uma braçadeira personalizada, mostrando sua força. Liderança afloradaIrritado com as supostas provocações de Marquinhos, então no Avaí, o atacante uruguaio brigou com o meia ao fim do jogo que marcou a despedida do Botafogo na Copa do Brasil, este ano.  Respeito ao ídoloOs jogadores entendem que Loco  exerce uma liderança natural, tanto que a braçadeira de capitão não é contestada.

Paulo André elogia Adriano após treinamento


Depois de ficar de fora da última partida do Corinthians pelo Brasileirão, o atacante Adriano voltou a ficar à disposição do técnico Tite para a sequência da competição e participou do coletivo na última quinta-feira (20).

Durante a atividade de aproximadamente uma hora em campo reduzido, o Imperador atuou na equipe reserva. O jogador ainda demonstra um pouco de dificuldade na movimentação, não fez gol, mas deu duas assistências para seus companheiros.
Após o treinamento, o zagueiro Paulo André elogiou a atuação do camisa 10. De acordo com o novo titular da zaga do Timão, Adriano deu mais trabalho que nos outros treinamentos e com o tempo o jogador voltará a ser o que era antes.
Até o momento Adriano atuou em apenas duas partidas com a camisa do Corinthians. O Imperador ficou em campo por 12 minutos na vitória por 3 x 0 em cima do Atlético-GO. Contra o Botafogo, na derrota por 2 x 0, atuou por 30 minutos.

Conselheiro do Fluminense xinga imprensa e jogadores aplaudem


Uma cena inusitada marcou o treinamento do Fluminense, nas Laranjeiras, na última quinta-feira (20). Antes das atividades começarem, um dos conselheiros do clube que sempre acompanha o treino dos jogadores da arquibancada começou a bater boca com os profissionais da imprensa.

A revolta do conselheiro/torcedor foi por conta de uma matéria publicada pelo jornal esportivo “Lance!”. Na publicação, o jornalista subiu no Pão de Açúcar para tirar fotos do treinamento secreto dos jogadores na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), na Urca, próximo ao ponto turístico.
Não podendo contar com Fred e Rafael Moura para o jogo contra o Atlético-MG na próxima rodada, o treinador Abel Braga decidiu realizar um treinamento secreto para esconder a possível formação do Flu para a partida.
Durante o bate boca os jogadores do Fluminense pararam com as atividades e começaram a olhar para a arquibancada. Todos começaram a aplaudir a atitude do conselheiro.

Grêmio sonha com Kléber e Palmeiras quer Douglas em troca


Palmeiras e Grêmio podem fazer uma troca interessante de jogadores para a temporada 2012 do futebol brasileiro. Um representante nomeado pelo Grêmio procurou o supervisor de futebol do Palmeiras, Galeano, demonstrando interesse na contratação do atacante Kléber.
A equipe gaúcha apresentou nomes de alguns atletas para o Palmeiras que poderiam ser envolvidos em uma troca com Kléber, entre eles Leandro (emprestado ao Vasco), o lateral Gabriel, o atacante Miralles, entre outros.
Mas os nomes oferecidos não agradaram muito o Palmeiras. A equipe paulista se mostrou interessado em outro atleta: o meia Douglas, que teve passagem de sucesso pelo arquirrival Corinthians.
De acordo com Paulo Pelaipe, diretor-executivo do Grêmio, ainda não foi feita nenhuma proposta oficial pelo jogador, mas a equipe gaúcha acompanha a situação de Kléber muito carinho.

Sevilla-ESP está interessado em Dagoberto


Podendo assinar um pré-contrato com qualquer equipe, o atacante Dagoberto, do São Paulo, está de malas prontas para a Espanha para atuar pelo Sevilla, ex-equipe de Luis Fabiano.
De acordo com o jornal “Estadio Desportivo”, o Sevilla está interessado no camisa 25 do tricolor a um bom tempo e com o contrato dele próximo do fim seria mais fácil contratá-lo já em janeiro de 2012.
O técnico do Sevilla deseja aumentar as opções ofensivas da equipe e acredita que Dagoberto se encaixa perfeitamente no perfil desejado pelo clube. Dagol vive sua melhor fase no São Paulo e é o artilheiro do time na temporada com 22 gols.
Mesmo com o contrato vencendo no dia 18 de abril de 2012, para tirar Dagoberto do São Paulo o Sevilla precisaria pagar um valor pelo atacante em janeiro. Já que quando o jogador ficar livre a janela de transferência do futebol europeu estará fechada.

Brasil pode não jogar no Maracanã durante a Copa


Na última quinta-feira (20), foi divulgado o calendário oficial para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A competição começa no dia 12 de junho e vai até 13 de julho. Como país-sede, a seleção brasileira será cabeça-de-chave do grupo A.
Dessa forma, as partidas do Brasil na primeira fase da Copa já estão definidas. O jogo de abertura será em São Paulo, no futuro estádio do Corinthians. A segunda partida em Brasília e o terceiro jogo em Fortaleza.
O Rio de Janeiro foi confirmado como local da decisão da Copa, mas a cidade pode não ter a honra de abrigar uma partida sequer da seleção brasileira. Apenas se o Brasil chegar a final é que irá jogar no Maracanã.
Se ficar em primeiro no grupo, o caminha do Brasil até a final será Belo Horizonte (oitavas), Fortaleza (quartas), Belo Horizonte (semi). Se ficar em segundo no grupo o Brasil irá atuar em Fortaleza (oitavas), Salvador (quartas) e São Paulo (semi).

Fifa desconsidera Orlando Silva como interlocutor oficial do Governo para assuntos da Copa


O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, afirmou nesta sexta-feira (21) que deve vir ao Brasil em novembro para falar sobre a Lei Geral da Copa, que já rendeu discordâncias entre a entidade e o governo, e não citou o nome de Orlando Silva, ministro do Esporte, como interlocutor da presidente Dilma Rousseff. O secretário-geral se pronunciou em entrevista coletiva e afirmou abertamente que está esperando a indicação de novo nome para compor a organização da Copa.
“Em novembro, vamos nos encontrar com o novo representante que a presidenta Dilma Rousseff indicará e que comandará o assunto Copa do Mundo no governo. Estou confiante de que a presidente Dilma Roussef tomou a decisão certa ao apontar uma nova pessoa, independente do que vai acontecer com Orlando Silva,” declarou Valcke em entrevista coletiva em Zurique. O ministro vem recebendo acusações de desvio de verbas desde o final de semana passado, quando a revista Veja publicou reportagem com o policial militar João Dias Ferreira que defende ter provas contra Silva.
Antes mesmo de o escândalo com o policial tomar a proporção quem tem atualmente, o nome de Silva já não era visto como representativo pelo comitê da Fifa. A entidade preferia conversar diretamente com a presidente quando se tratava de assuntos mais delicados.
A participação de Silva em debates sobre a lei da meia-entrada e contratos de exclusividade de transmissão, por exemplo, já era baixa e mostrava que a Fifa não o reconhecia como um interlocutor com poder de decisão. A Fifa busca resolver as pendências da Copa o mais breve possível para apaziguar a relação com o Planalto.

Flamengo vê jogo com o Santos como ‘questão de honra’


Após ser goleado em casa pela Universidad de Chile e praticamente ser eliminado da Copa Sul Americana, o Flamengo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, e o elenco rubro-negro aponta a necessidade de uma vitória no fim de semana para a pagar o fiasco no torneio continental.
Os jogadores do Flamengo entendem que uma boa atuação diante o Santos, no domingo (26), no Engenhão, servirá para que os torcedores esqueçam a derrota no meio de semana pela Sul-Americana. O lateral Junior César chegou a falar que uma vitória diante os santistas ‘é uma questão de honra’.
Os 4 a 0 sofridos para o time chileno na última quarta-feira (19), embora o técnico Vanderlei Luxemburgo tenha levado a campo um time misto, não agradou à torcida flamenguista, e o Brasileirão virou a única meta do time para este fim de ano.
O Flamengo ocupa a quarta colocação no Campeonato Brasileiro, com 51 pontos. Se vencer o Santos em casa, e contar com tropeços dos demais concorrentes do G-5, o time da Gávea pode igualar a pontuação dos líderes Corinthians e Vasco.