Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Mano Menezes é apresentado como novo técnico do Flamengo

Mano concedeu coletiva de imprensa após a sua apresentação
Técnico, que estava sem cargo desde a demissão da Seleção Brasileira, é anunciado oficialmente como novo técnico do rubro-negro.
Mano Menezes foi anunciado nesta segunda-feira como novo técnico do Flamengo. Após passagens pelo Grêmio, onde ajudou o clube a subir para a Séria A do Brasileirão e no ano seguinte chegar até o vice-campeonato da Libertadores e pelo Corinthians, onde venceu também uma Série B, um Paulista e uma Copa do Brasil, Mano chegou a seleção brasileira, mas foi demitido antes de terminar o trabalho que tinha se proposto a realizar.

"Sempre saio diferente de um trabalho. Meus últimos três trabalhos, todos eles superaram a duração de dois anos e meio. No Grêmio, no Corinthians e na seleção brasileira. Sempre se sai de outra maneira. É importante saber selecionar o que é bom e o que é ruim para sair com um ganho. Você sai mais maduro, mais equilibrado, com um conhecimento técnico maior. Às vezes você sai decepcionado também, mas isso te deixa calejado para o futuro".

Agora, no Flamengo, Mano afirma que quer ter tempo de realizar um projeto a longo prazo, mas sem descuidar-se a cursto prazo em um clube em que os resultados são necessários de forma imediata.

"É um prazer muito grande estar aqui. Quando você inicia uma carreira, tem determinados lugares que você mira como objetivo. E certamente na carreira de um técnico brasileiro, um dos objetivos é um dia assumir o Flamengo, e eu estou assumindo essa responsabilidade agora, com orgulho", afirmou Mano durante coletiva de imprensa na sua apresentação.

"Técnico é um sujeito muito importante. Alguns até pensam que não, mas é preciso ter uma cabeça que, junto com a direção, traça uma filosofia. E, dentro dessa filosofia, temos que seguir, para termos uma linha de condução", avaliou o novo comandante rubro-negro.

O técnico afirmou que a sua escolha pelo Flamengo se deu pelo grande potencial de melhora que o Flamengo tem. Ele analisou que quando um clube muito grande como o Flamengo chega nessa situação, você se conscientiza de que o caminho que vinha sendo traçado não é bom, mudanças são necessárias.

"As adversidades não podem tirar o ânimo. No dia em que estivermos bem, vamos querer estar melhor no dia seguinte. No dia em que não estivermos bem, vamos querer melhorar. Não vamos buscar referência fora do clube. A referência do Flamengo é o Flamengo. Basta olhar dentro do clube e tentar reencontrar aquilo que, em determinado momento, ficou pelo caminho", concluiu Mano.

Wallin garante permanência de Pelaipe no Flamengo por "muito tempo"

A presença do diretor de futebol do Flamengo, Paulo Pelaipe, na apresentação do técnico Mano Menezes, na manhã desta segunda-feira, na Gávea, foi apenas um dos fatores que descartam a saída do dirigente do clube. Pelaipe, inclusive, participou das negociações com o novo treinador.
O dirigente já havia trabalhado com Mano Menezes no Grêmio, durante dois anos, fato determinante nos primeiros contatos entre o comandante e o novo clube. Na coletiva de imprensa desta segunda, o vice-presidente Wallin Vasconcellos agradeceu a ajuda de Pelaipe.
Recentemente, rumores apontaram para a saída de Pelaipe, que não teria mais o respaldo dos seus colegas na cúpula rubro-negra. Felipe Ximenes, que vem se destacando no Coritiba já há algum tempo, ainda seria o provável substituto no cargo.
"Ele foi importantíssimo nessa negociação, fundamental em convencer o Mano a vir ao Flamengo. O Pelaipe tem 100% de apoio e vai continuar por muito tempo aqui", garantiu Wallin Vasconcellos, que aproveitou a fala para criticar as "notinhas de veículos sensacionalistas".
Após ser assegurado no clube, pelo menos por enquanto, Paulo Pelaipe deverá se reunir constantemente com a comissão técnica flamenguista. O objetivo número um é o de contratar reforços "indiscutíveis", como definiu Mano Menezes em sua apresentação.

De Rossi se emociona com Maracanã, mas lamenta: "é muito europeu"

Partida México x Itália foi a primeira do estádio carioca na Copa das Confederações Foto: Daniel Ramalho / Terra
Daniele De Rossi, 29 anos, preparava-se neste domingo para a 87ª partida com a camisa da seleção italiana. Mesmo assim, o volante confessou o nervosismo antes de pisar o gramado do Maracanã para enfrentar o México, pela primeira rodada da Copa das Confederações. Tudo por causa da história do estádio que já foi o maior do mundo e recebeu a Copa do Mundo de 1950.
“Posso dizer que, apesar de tantos jogos na seleção, eu estava um pouco emocionado. Este estádio, como nome, como história, me emociona muito”, disse De Rossi, que acrescentou um comentário sobre a remodelação do estádio. “Mesmo se depois quando você o vê dentro, é muito europeu, não parecia muito com o dos anos anteriores. Mas em suma: é sempre o Maracanã”.
De Rossi encontrou um Maracanã lotado neste domingo: foram vendidos todos os 71.407 ingressos colocados à venda. A partida foi a primeira válida por uma competição oficial desde a profunda reforma feita no estádio para abrigar a Copa do Mundo de 2014 – orçada em mais de R$ 1 bilhão.
“A exibição foi boa. Mesmo com esse pouquinho de emoção, com 30 anos você tenta fazer a partida sem se importar”, completou o volante da Roma, que iniciou a jogada do segundo gol da Itália na vitória por 2 a 1: passou para Emanuele Giaccherini, que de primeira deu um toque por elevação para dentro da área, encontrando Mario Balotelli para balançar as redes.
Capitão e jogador italiano mais experiente da Itália, o goleiro Gianluigi Buffon, 35 anos, também falou sobre a impressão em sua primeira partida no Maracanã. “É um belíssimo estádio. Completamente diverso daquilo que era antes, porém a história que foi escrita dentro deste estádio é extraordinária”, disse o jogador da Juventus.
Seu companheiro de clube e seleção, o zagueiro Giorgio Chiellini sorriu ao ser questionado sobre as mudanças na estrutura do local, inaugurado em 1948 – ele disse não conhecer bem as alterações. “É sempre o Maracanã, o (estádio) velho eu nunca vi. É um belíssimo estádio e de qualquer forma permanecerá sempre na história do futebol”, disse Chiellini.

Julho pode ser o mês do recomeço para o Flamengo

Recomeçar... Esta é a palavra de ordem atualmente no Flamengo. E a apresentação de Mano Menezes, que ocorre na manhã desta segunda-feira, na Gávea, sintetiza e exemplifica este reinício que a diretoria, encabeçada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello, está tentando proporcionar ao clube.
O discurso da atual gestão, de que os rubro-negros deveriam ter paciência nesta temporada, vem sendo desfeito pelos próprios dirigentes. Aos poucos, abre-se espaço para o imediatismo. E os resultados dentro de campo, com isso, passam a pesar cada vez mais nas decisões da diretoria.
Personificação desta retomada rubro-negra, o técnico Mano Menezes chega com a missão de dar um norte para o time, que, até o momento, tem feito campanhas muito abaixo do que a torcida espera.
O primeiro contato do treinador com os jogadores será nesta terça, quando voltarão a treinar, no Ninho do Urubu. A partir daí, Mano terá 19 dias para conhecer o elenco e prepará-lo para o primeiro desafio, que será contra o Coritiba, no dia 6 de julho. O mando é do Rubro-Negro, mas o local da partida ainda não foi definido.
A adversário seguinte será o arquirrival Vasco, no dia 14. Ainda visando ao mês de julho, o Flamengo terá pela frente Internacional, Botafogo e Bahia. Apenas o clássico com o Alvinegro será disputado no Rio de Janeiro.
Neste meio tempo, porém, o Rubro-Negro também terá compromissos pela Copa do Brasil. O time de Mano irá enfrentar o ASA, nos dias 10 e 17, para definir quem irá avanças às oitavas de final da copmpetição. O primeiro jogo será em Arapiraca. O da volta, entretanto, ainda não tem local definido.
O contrato até dezembro de 2014, o mesmo que Jorginho tinha, dá a entender que Mano Menezes terá tempo e respaldo da diretoria para trabalhar com calma. O problema, porém, será se os resultados dentro de campo não forem satisfatórios e a turma de Eduardo Bandeira de Mello, mais uma vez, se deixe levar por essa interminável vontade de mudar e quebrar o que vinha sendo pregado no início da gestão.
Confira a sequência de jogos do Flamengo em julho:
6/7 - Coritiba - Indefinido
10/7 - ASA - Arapiraca
14/7 - Vasco - Indefinido
17/7 - ASA - Indefinido
21/7 - Inter - Centenário
28/7 - Botafogo - Indefinido
31/7 - Bahia - Pituaçu.

Dirigente do Flamengo diz que trará reforços para Mano e sonha com Diego

Mano Menezes foi anunciado no Flamengo na última semana para reerguer o moral do clube após um conturbado primeiro semestre. E para retribuir os efeitos que a chegada de um treinador de nome podem causar na Gávea, a diretoria já trabalha intensamente para reforçar o elenco e sonha em trazer o meia Diego, ex-Santos, para vestir o manto rubro-negro.
Dias antes de acertar com o time carioca, o ex-técnico da Seleção Brasileira se mostrou empolgado com a possibilidade de ser o novo comandante flamenguista, mas lembrou que sozinho não poderia fazer milagres. O treinador ainda aproveitou para deixar claro que o grupo precisaria ser reforçado para a sequência da temporada.Segundo o vice-presidente de futebol do Fla, Wallim Vasconcellos, em entrevista à Rádio Bradesco Esportes , os dirigentes já estavam em negociação com alguns atletas, mas terão de esperar as análises de Mano Menezes para concluir as contratações ou então encerrá-las.
"Estávamos adiantados para trazer jogadores, mas tivemos de parar com as tratativas pela vinda do Mano. Vamos retomá-las agora, caso ele seja a favor. Mas a torcida pode ficar tranquila, pois vamos fazer investimentos para qualificar a equipe. Falaremos com o Mano e veremos quais jogadores ele quer trazer. Faremos de tudo para montar um grupo competitivo", prometeu o dirigente.
Especulado no início da temporada, Diego segue sendo o principal sonho de consumo da diretoria do Flamengo. O jogador revelado pelo Santos está de saída do Wolfsburg-ALE e ainda não teve o futuro definido. O favorito para levar o meia, no entanto, é o Atlético de Madri, com caixa disponível após a venda de Falcao García para o Monaco e contando com a amizade do brasileiro com outros atletas do elenco e com o técnico Diego Simeone.
"O Diego é um excelente jogador, mas as informações que buscamos mostram que ele tem um altíssimo salário. Primeiro ouviremos o Mano e, se ele quiser trazer Diego, vamos procurar saber quanto irá custar essa negociação", esclareceu Wallim Vasconcellos.

Mano Menezes pede para que Carlos Eduardo volte a jogar no ataque

Apresentado na manhã desta segunda-feira, na Gávea, o técnico Mano Menezes já sabe o que fazer com o meia Carlos Eduardo, que, contratado por empréstimo no início desta temporada, ainda não se firmou e é um dos mais criticados pela impaciente torcida do Flamengo.
De acordo com o treinador, que já trabalhou com o jogador no Grêmio, a primeira coisa a fazer é devolvê-lo para a sua posição de origem. "Ele não é o camisa 10, que joga à frente dos volantes. Ele sempre foi o 11. Jogando como atacante, ele tem tudo para voltar a ser diferenciado", analisou.
Relembrando-se da dupla de ataque gremista em 2007, formada por Tuta e Carlos Eduardo, Mano Menezes afirmou que a centralização do atleta foi um dos erros de Jorginho, ex-comandante. "Ele está fisicamente bem, mas a visão que se passou dele quando chegou foi um pouco equivocada".
Emprestado pelo Rubin Kazan, da Rússia, Carlos Eduardo só saiu do seu auge depois de trocar Hoffenheim pelo clube da Tartária, na visão do gaúcho. "Ele tomou a decisão de ir para o Rubin Kazan, que, na minha opinião, foi discutível em termos futebolísticos. Lá ele sofreu lesões e voltou ao Brasil", comentou.
A partir desta terça, Mano Menezes, responsável pela promoção de Carlos Eduardo entre 2006 e 2007, voltará a ter contato com o meia. No último dia 5 de junho, a derrota para o Náutico, em casa, fez com que alguns torcedores rubro-negros pichassem muros da Gávea pedindo a saída do atleta.

PSG prepara oferta milionária para tirar Villas-Boas e Bale do Tottenham

A iminente perda do treinador Carlo Ancelotti para o Real Madrid tem feito a diretoria do Paris Saint-Germain se mexer em busca de um novo comandante para a equipe francesa. De acordo com o jornal L’Equipe , o time da capital está preparando uma oferta milionária para tirar o técnico português André Villas-Boas e o meia-atacante Gareth Bale do Tottenham.
Segundo a publicação, o PSG está disposto a oferecer 85 milhões de libras (R$ 286 milhões) para contratar o treinador e o principal astro da equipe londrina. Isso porque o português, que tem apenas 35 anos, é visto como o substituto ideal de Ancelotti no comando do clube. Jovem, ele seria o nome capaz de carregar o reformulado time parisiense ao título da Europa.
Villas-Boas tem contrato com o Tottenham até 2015 e cláusula de 10 milhões de libras (R$ 33 milhões). Para sair do clube inglês rumo à França, ele teria exigido a contratação do galês Gareth Bale, seu comandado nos Spurs . Como o Real Madrid está na briga pelo jogador, o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, quer oferecer uma proposta irrecusável ao canhoto.
Caso o negócio com Villas-Boas e Bale não dê certo, o time parisiense focaria suas atenções no dinamarquês Michael Laudrup e no holandês Guus Hiddink para substituir a saída do italiano Carlo Ancelotti, que deve se transferir para o Real Madrid ainda nesta semana.
O zagueiro brasileiro David Luiz também interessa ao PSG. Já com Thiago Silva, o clube quer reeditar a dupla que vem chamando a atenção do mundo na zaga da seleção brasileira na Copa das Confederações. Recentemente, em entrevista a uma TV francesa, David confirmou conversas informais com os jogadores da equipe francesa.
"Estou falando bastante do PSG e de seu projeto com os jogadores brasileiros. O clube fez um bom trabalho no Campeonato Francês e tem grandes jogadores como Lucas, Thiago Motta, Maxwell e Thiago Silva", afirmou David Luiz, antes de completar: "não falei com mais ninguém, só com os brasileiros".

Julio Baptista usa férias para realizar exames físicos no São Paulo

O meia Julio Baptista, do Málaga, aproveita suas férias para cuidar do preparo físico. Nesta segunda-feira, o ex-jogador do São Paulo visitou o CT da Barra Funda e foi submetido a exames pelos médicos do clube.
“Sempre faço alguns exames para poder me controlar melhor. Procuro ter uns dias de repouso, mas depois faço uma bateria de exames para ter uma base já de olho na próxima temporada”, disse Baptista ao site oficial do clube paulista.
Revelado nas categorias de base do São Paulo, time em que atuou de 2000 a 2003, o meia está com 31 anos. Ele ainda tem passagens por Real Madrid e Arsenal.
“Tenho confiança nos profissionais do clube há muitos anos. Isso (Reffis) surgiu quandro trabalhei aqui. Respeito muito o São Paulo e com essa confiança que tenho neles fica mais fácil todo o processo”, afirmou o jogador.
O Málaga, equipe de Baptista, foi uma das sensações da última edição da Liga dos Campeões. Em sua primeira participação no torneio continental, o time espanhol chegou às quartas de final, sendo eliminado pelo Borussia Dortmund com um gol nos acréscimos. No entanto, o clube foi suspenso de competições europeias da próxima temporada por não respeitar o “fair play financeiro” da Uefa .
Já o elenco do São Paulo, de folga pela pausa do Brasileirão em virtude da disputa da Copa das Confederações, volta aos treinos somente na próxima semana.

Conselho gremista vota alterações no contrato da Arena nesta segunda

O Conselho Deliberativo do Grêmio deve votar nesta segunda-feira as alterações do contrato do clube com a OAS, construtora da Arena, em relação à parceria no novo estádio do clube. A votação deveria ter ocorrido na semana passada, mas devido à complexidade da discussão não houve tempo para que se prestassem todos os esclarecimentos aos conselheiros e ainda houvesse a votação.
A tendência é que as mudanças sejam aprovadas pelo conselho gremista. A principal mudança é a redução do valor pago pelo Grêmio para acomodar seus sócios na Arena (o repasse anual de R$ 43 milhões será reduzido para R$ 12 milhões), o que alivia as finanças do clube no curto prazo. Em contrapartida, a o Grêmio assumirá, ao lado da OAS, possíveis prejuízos que a Arena traga. Pelo contrato atual, o risco é todo da construtora.
Para que o contrato seja aprovado, ao menos dois terços dos conselheiros presentes precisam votar a favor das alterações. A negociação para mudar tais itens foi liderada pelo presidente gremista Fábio Koff. Em entrevistas recentes, Paulo Odone, presidente que inaugurou a Arena, e Eduardo Antonini, ex-presidente da Grêmio Empreendimentos, consideraram as mudanças positivas, embora ressaltem que o contrato com a OAS seja igualmente bom para o Tricolor.

Shakhtar vê como difícil a compra de Paulinho: “já assinou com a Inter”

Reduto de brasileiros, o Shakhtar Donetsk não deve contratar o volante Paulinho para a próxima temporada. Segundo informou o jornal italiano Gazzetta dello Sport , o gerente geral do clube ucraniano, Sergey Palkin, afirmou que o time ainda está interessado em trazer o jogador do Corinthians , mas admitiu a dificuldade pelo fato de o atleta já ter assinado com a Inter de Milão.
"Estamos interessados em Paulinho, mas o jogador assinou um pré-contrato com a Inter", disse o dirigente, claramente conformado. Nos últimos dias, no entanto, o Shakhtar já acertou a contratação do volante Fernando, do Grêmio, e do atacante Wellington Nem, do Fluminense.
Ainda de acordo com a publicação, Paulinho interessa à Inter há mais de um ano e só agora as partes teriam chegado a um acordo. O volante chegou a receber uma proposta do clube de Milão no início do ano, mas recusou. Nos últimos dias, o atleta do Corinthians deu entrevista ao mesmo jornal, em que elogiou a equipe italiana, mas disse que só sairia por uma boa oferta.
"É um clube muito conhecido em todo o mundo. É onde Ronaldo e outros jogadores como Julio César, Lúcio e Maicon jogaram. Quem não gostaria de vestir o uniforme do Inter? Se o Inter me quer, que faça uma boa oferta. Estou me sentindo bem no Brasil e feliz no Corinthians. As condições precisarão ser boas se for para eu sair", esclareceu, na ocasião.
O Audax, detentor de 50% dos direitos econômicos de Paulinho, já admitiu ter interesse na transferência do jogador, que possui contrato com o Corinthians até 2015.
Apesar do tom adotado pelo dirigente ucraniano, n o entanto, o jornal coloca Paulinho apenas como um "plano B" da Inter. A equipe de Milão teria interesse primeiro no belga Radja Nainggolan, 25 anos, que atua na mesma posição do brasileiro pelo Cagliari.

Santos não chega a acordo com Bielsa e anuncia que negociação está encerrada

O Santos voltou a descartar oficialmente a contratação do técnico Marcelo Bielsa. Em nota publicada em seu site nesta segunda-feira, o clube afirma que não chegou a um acordo com o argentino e que a negociação está encerrada.
A negociação entre time e técnico se estendeu por toda a última semana. Caso o vínculo fosse assinado, Bielsa ficaria até o fim de 2014 na Vila Belmiro. Ele pretendia atuar como um diretor técnico, captando possíveis reforços dentro do futebol brasileiro e sul-americano durante o segundo semestre deste ano.
O maior problema para o acordo foi que o argentino só gostaria de assumir o banco de reservas efetivamente em janeiro de 2014. A ideia seria ter mais tempo para planejar as suas ações na equipe santista, mas condição recusada pelo Comitê de Gestão.
Na última sexta-feira, o Santos já havia anunciado que desistia de contratar o argentino. No final de semana, porém, as conversas foram retomadas. No sábado, Vinicius Grossi, filho de Pedro Luiz Conceição, diretor de futebol do clube, indicou um possível acerto ao escrever em sua página no Twitter “Habemus Loco”. O post foi apagado.
Com o fracasso nas tratativas com Marcelo Bielsa, Claudinei Oliveira segue interinamente como técnico, pelo menos até uma nova resolução da cúpula alvinegra.
O também argentino Gerardo Martino, do Newell’s Old Boys, é uma das opções para o cargo. No entanto, o time está nas semifinais da Copa Libertadores. A equipe irá enfrentar o Atlético-MG por uma vaga na decisão.
Confira a nota oficial publicada pelo Santos:
O Santos FC informa que as negociações com o técnico argentino Marcelo Bielsa estão encerradas. Clube e treinador não chegaram a um bom termo na construção do projeto, o que inviabiliza a vinda do técnico.

Casillas volta a jogar após seis meses e admite sensação de “estreia” em Recife


Capitão e um dos principais ídolos do futebol espanhol, o goleiro Iker Casillas atingiu uma marca importante. Na vitória sobre o Uruguai em Recife neste domingo, na estreia da Copa das Confederações , completou 800 jogos na carreira - 145 com a camisa da seleção da Espanha. Para o experiente goleiro, no entanto, a sensação é de que ele estava fazendo a primeira partida oficial da vida.
"É uma supressa. São mais de cinco meses sem jugar uma partida oficial, e, embora estivesse fazendo o meu jogo número 145 com a seleção, tive a sensação de que estreava, algo que eu fiz há 13 anos", afirmou em entrevista ao jornalMarca .
O motivo da parada de quase seis meses foi uma lesão. O goleiro sofreu uma fratura na mão esquerda durante a partida entre Real Madrid e Valencia, em janeiro deste ano, e teve que ser operado. Com isso, ficou mais de cinco meses sem jogar, já que Diego López passou a atuar bem e assumiu a titularidade do Real Madrid.
Mesmo assim, o técnico Vicente Del Bosque convocou Casillas e, apesar da falta de ritmo de jogo, escalou o goleiro de 32 anos como titular na estreia espanhola na Copa das Confederações, neste domingo, contra o Uruguai, no Recife.
Casillas foi pouco exigido, e a Fúria venceu por 2 a 1, com certa facilidade. "Estou contente pelo triunfo e pela equipe. Agradeço a confiança de Del Bosque e dos companheiros, que estão dando alegria ao país por tanto tempo", completou o camisa 1.
A Espanha volta a campo pela Copa das Confederações nesta quinta-feira, às 16 horas (de Brasília), diante do Taiti, no Maracanã.

Mané Garrincha: do ponta-direita ao possível elefante branco


Manuel Francisco dos Santos, o Mané Garrincha, ídolo de botafoguenses e brasileiros apaixonados pela seleção parece destoar do estádio ao qual dá nome. A arena reformada em Brasília custou R$ 1,566 bilhão aos cofres públicos e é sondada por números que parecem não fazer juz ao “anjo das pernas tortas”: homem de jeito simples e talento futebolístico que incendiava as massas.
Os valores dos gastos com a reforma do estádio no Planalto Central foram divulgados pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal. Segundo o relatório, os custos finais somam R$ 76 milhões a mais que o dobro do previsto inicialmente, visto que a obra era orçada em R$ 745,3 milhões.
E não são apenas os valores desembolsados pelo Governo Federal que assustam. A utilidade da arena multiuso também é posta em discussão. Em meio aos eventos da FIFA, é palco de apenas oito jogos. Sete deles ocorrerão somente em 2014, durante a Copa do Mundo. Um já foi realizado: a abertura da Copa das Confederações.
A partida, na qual o Brasil venceu o Japão por 3 a 0, foi eclipsada pela indignação de manifestantes ao redor do estádio, que foram recebidos pela polícia com bombas de efeito moral, gás lacrimogênio e balas de borracha. Além disso, quem estava no interior do Mané Garrincha enfrentou longas filas, a falta de produtos nos bares e alguns foram até vítimas de assentos, numerados em seus bilhetes, que não existiam.
Tem-se ainda a atenção ao uso do estádio reformado para além das competições mundiais. Pois ele, que é o mais caro dos reformados, está localizado numa região em que sequer há um time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O representante de maior destaque é o Brasiliense, que figura na série C da competição.
Além do título de mais caro, destaca-se também o tamanho da arena: tem a segunda maior capacidade de público do Brasil, podendo portar mais de 70 mil pessoas, sendo menor apenas do que o Maracanã. Contudo, segundo dados da Federação Brasiliense de Futebol, vê-se a contradição da oferta frente à demanda.
Somando-se o público pagante de 71 jogos – quase toda a competição, excluindo apenas a final do segundo turno - da primeira divisão do Campeonato Brasiliense, o de maior expressão no Distrito, tem-se o valor exato de 66.097 pessoas, o que não lotaria o palco reformado. O jogo excluído da soma teve público de 22.000 pagantes, contudo, marcou a reabertura do Estádio Mané Garrincha e teve 19.500 de seus ingressos vendidos a R$1,00.
Ao menos na inauguração da Copa das Confederações, o público pagante pode esgotar os ingressos à venda. Foram 67.427 pessoas, que mesmo desembolsando altos valores para a entrada no evento, vaiaram os representantes de sua organização: a presidenta Dilma e o presidente da FIFA, Joseph Blatter.
 

Fúria passa em primeiro teste, domina a partida e vence o Uruguai


Após a vitória da Itália contra o México, neste domingo, outra seleção favorita estreou na Copa das Confederações fazendo bonito. A Espanha de Xavi e Iniesta não teve dificuldades e dominou o Uruguai, tendo saído da Arena Pernambuco com um 2 a 1 tranquilo e a sensação de dever cumprido.
Envolvente e apostando em volume de jogo, a Fúria abriu o placar logo no começo da partida. Aos 19, após cobrança de escanteio, Pedro aproveitou a sobra e, de fora da área, rematou ao gol de Muslera. A bola desviou em Lugano e enganou o goleiro, indo parar no fundo das redes.
A superioridade espanhola era evidente. Tanto que, ainda no primeiro tempo, Fábregas colocou Soldado cara a cara com a meta uruguaia. O centroavante do Valencia não perdoou e finalizou na saída de Muslera para ampliar.
Dominado pela agilidade do time espanhol, o Uruguai ainda conseguiu diminuir no fim do jogo. Em cobrança de falta, Luis Suárez descontou com um belo chute. No entanto, pouco significou: absoluta como sempre, a Espanha saiu vitoriosa em Recife.
Espanha 2x1 Uruguai

Estádio: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data-Hora: 16/6/2013 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JPN)
Auxiliares: Toru Sagara (JPN) e Toshiyuki Nagi (JPN)
Público: 41.705 torcedores
Cartões amarelos: Arbeloa e Piqué (ESP); Lugano e Cavani (URU)
Gols: Pedro 19'/1ºT (1-0), Soldado 32'/1ºT (2-0) e Suárez 43'/2ºT (2-1)
ESPANHA: Casillas, Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Xavi (Javi Martínez 32'/2ºT) e Iniesta; Fábregras (Cazorla 19'/2ºT), Pedro (Mata 35'/2ºT) e Soldado - Técnico: Vicente del Bosque. 
URUGUAI: Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Pérez (Forlán 24'/2ºT), Gargano (Lodeiro 17'/2ºT), Rodríguez e Ramírez (Álvaro González - Intervalo); Suárez e Cavani - Técnico: Oscar Tabárez.
Estádio: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE)
Data-Hora: 16/6/2013 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Yuichi Nishimura (JPN)
Auxiliares: Toru Sagara (JPN) e Toshiyuki Nagi (JPN)
Público: 41.705 torcedores
Cartões amarelos: Arbeloa e Piqué (ESP); Lugano e Cavani (URU)
Gols: Pedro 19'/1ºT (1-0), Soldado 32'/1ºT (2-0) e Suárez 43'/2ºT (2-1)
ESPANHA: Casillas, Arbeloa, Sergio Ramos, Piqué e Jordi Alba; Busquets, Xavi (Javi Martínez 32'/2ºT) e Iniesta; Fábregras (Cazorla 19'/2ºT), Pedro (Mata 35'/2ºT) e Soldado - Técnico: Vicente del Bosque. 
URUGUAI: Muslera, Maxi Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Pérez (Forlán 24'/2ºT), Gargano (Lodeiro 17'/2ºT), Rodríguez e Ramírez (Álvaro González - Intervalo); Suárez e Cavani - Técnico: Oscar Tabárez.

 

Dunga vê Adriano com "capacidade indiscutível", mas deixa decisão para diretoria


Apesar de a diretoria do Inter ter dado como encerrados os esforços para contratar Adriano, a chance de um acordo ainda existe nos bastidores. Como não entra em campo há mais de um ano, o Imperador não desperta confiança nos dirigentes colorados. Mas, para Dunga, ele tem totais condições de dar a volta por cima. Questionado sobre o assunto, o treinador exaltou a capacidade do atacante, mas frisou que não interfere nas decisões superiores do clube.
- Nós damos nossa opinião, mas não ponho a faca no pescoço de ninguém para contratar. Jamais faria com que o clube tomasse uma decisão que não estivesse de acordo. Deixo quem trabalha comigo à vontade. O presidente vai fazer o que sua cabeça mandar. Todos merecemos a segunda chance. Não sei nem se é no Internacional. Mas se o Internacional acha que tem a força de lutar contra as oposições, que contrate o Adriano. A capacidade dele é indiscutível. Mas o clube tem que estar ciente e consciente de quem tem que ter umas restrições. Se ele quer lutar por isso, 
sim
. Se não quiser lutar por isso, que o Adriano vá para o outro clube - comentou o técnico alvirrubro em entrevista para à Rádio Gaúcha.

Dispensado do Flamengo no ano passado após seguidos sumiços dos treinamentos, Adriano ainda convive com o excesso de peso e problemas extracampo. Sua última partida oficial foi no dia 4 de março de 2012, quando defendeu o Corinthians na derrota por 1 a 0 para o Santos.
 


Novos protestos marcam partida entre Itália e México no Maracanã


A história dos protestos que vêm acontecendo nas principais capitais do país voltou a se repetir neste domingo, no Maracanã. Antes da partida entre Itália e México, pela Copa das Confederações, manifestantes cercaram o estádio para protestar contra o aumento das passagens de ônibus em várias cidades do Brasil. A polícia, como tem sido recorrente, conteve a multidão com bombas de efeito moral e spray de pimenta.
Até a intervenção policial, a manifestação prosseguia pacífica, com cartazes e gritos de ordem. Na rampa da saída do metrô de São Cristóvão, houve o encontro entre multidão e policiais, que reagiram com violência e força bruta. Muitos dos torcedores que chegaram de última hora foram prejudicados pelas rajadas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta, e tiveram que cobrir seus rostos para entrarem no estádio.
A manifestação do Maracanã não foi a primeira e dificilmente será a última. Com a realização da Copa das Confederações no Brasil e a atenção da mídia voltada para o país, o momento é visto, por boa parte da população, como ideal para os protestos.
 

No Maracanã, Itália derrota México pela Copa das Confederações


A torcida carioca recebeu calorosamente as duas equipes que se enfrentaram nesta tarde de domingo, no Maracanã. Sob gritos e aplausos para os dois lados, Itália e México se enfrentaram em partida válida pela primeira rodada da Copa das Confederações. O resultado de 2 a 1 transparece a superioridade da Azzurra, que dominou o jogo e pouco foi ameaçada pelos mexicanos.
Pirlo, em cobrança de falta, abriu o placar. O meia, que completou 100 jogos pela seleção de seu país, contou com uma estranha ajuda do goleiro Corona, que chegou a ir na bola, mas encolheu os braços na hora de fazer a defesa. Em seguida, Barzagli derrubou Giovanni dos Santos na área. Chicharito Hernández, do Manchester United, cobrou no canto e empatou.
A vitória veio apenas aos 32 do segundo tempo. Tendo sua sexualidade questionada ao longo do jogo pela irreverente torcida brasileira, o carismático Balotelli dominou a bola no meio de três defensores e, caindo, rematou para decidir a partida.
 


Thiago Silva espera México mais forte do que na final olímpica


Próximo adversário da Seleção Brasileira na Copa das Confederações, o México está habituado a causar problemas para o time verde e amarelo. Foi assim no ano passado, em amistoso em Dallas, e na final dos Jogos Olímpicos de Londres. E o desafio dos comandados de Luiz Felipe Scolari agora pode ser ainda mais complicado, como explica o capitão Thiago Silva.
- O México é sempre muito complicado e sempre nos complica. Estou engasgado há um bom tempo. Mas não vou jogar como uma revanche. Vou jogar como um jogo importante para a minha carreira e para a Seleção. Tenho certeza que será ainda mais difícil que a final olímpica, já que eles estão agora como jogadores mais experientes.
Apesar do retrospecto ruim diante dos mexicanos, a estreia positiva contra o Japão no último sábado, com vitória por 3 a 0, deixou o time brasileiro mais confiante, o que pode fazer a diferença no desafio da próxima quarta, em Fortaleza. Perguntado sobre o fato de o estilo de jogo da Seleção não se encaixar com o de Chicharito Hernandéz e cia, o zagueiro até admitiu a dificuldade dos brasileiros em encontrar espaços, mas mostrou confiança.
- A Seleção tem que encontrar seu modo de jogar e não se adaptar ao modo como os adversários jogam. Contra o México, sempre tivemos muitas dificuldades porque eles deixam poucos espaços. Mas após as duas últimas vitórias, estamos com muita confiança, e nossa movimentação melhorou muito. Tenho certeza de que contra o México não será diferente - afirmou o zagueiro.
 

Mano será apresentado no Flamengo na próxima segunda-feira


Mano Menezes já tem data para assumir como novo comandante do Flamengo. Na próxima segunda-feira, dia 17, o ex-treinador da Seleção Brasileira será apresentado em um evento, na Gávea. Ao site oficial, Mano se mostrou bastante ansioso para começar a trabalhar em breve.
"Amanhã é o dia. Tenho recebido muito carinho nas ruas e pelas redes sociais desde que foi feito o anúncio. Mas ser apresentado oficialmente à nação rubro-negra será uma grande emoção", disse o gaúcho, que será o terceiro técnico do Fla no ano, após Dorival Junior e Jorginho.
Mano terá seu primeiro contato com o elenco na terça-feira, quando os jogadores se reapresentam após um rápido período de folgas. A missão de Mano será espinhosa, para reabilitar um Flamengo ainda vacilante no Brasileirão. A equipe carioca soma apenas 5 pontos em 15 disputados, e segue na 14ª colocação.
 


Felipe, atualmente no Fluminense, deve encerrar sua carreira no Vasco

O meia Felipe, que atualmente defende o Fluminense, deve voltar ao Vasco para encerrar sua carreira. O jornal Lance! apurou que o jogador, que foi revelado na Colina e é declaradamente torcedor vascaíno, iniciou conversas para voltar ao clube após o término de seu contrato com o Tricolor. 
A saída de Renê Simões da diretoria vascaína, de quem Felipe era desafeto, facilitaria um retorno. O vínculo do meia com o Fluminense expira em dezembro de 2013. Segundo o Lance!, as negociações com o Vasco já estão encerradas e sua ida para São Januário é dada como fato. No entanto, a diretoria cruzmaltina adota o silêncio.
Em sua última passagem pelo Vasco, Felipe mesclou boas atuações com problemas fora de campo. Sua demissão, por conta de alegadas indisciplinas, rendeu ao clube uma dívida de 3,4 milhões referente ao atraso de salários.