Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Entrosada, dupla de reforços treina no Flamengo antes de apresentação

Foto: Divulgação
Na manhã desta segunda-feira, após uma atividade improvisada na academia por conta da forte chuva que caiu no Rio de Janeiro, o lateral Léo Moura confirmou que os reforços Diego Silva e Paulinho já treinaram com o restante do elenco.

A dupla chegou por empréstimo do XV de Piracicaba e deve ser apresentada ainda nesta semana. "Já se entrosaram com o grupo. Deixamos eles bem à vontade. Pelo que observamos, são pessoas de bem e com certeza irão ajudar muito o Flamengo", afirmou o jogador.


O lateral ainda comentou a possibilidade da transferência de Marcelo Moreno para o Rubro-Negro. Cauteloso, Léo Moura exaltou o boliviano, mas evitou se alongar.

"Todo o jogadorde em um time grande que vem para o Flamengo, vem com o pensamento de fazer o melhor. Receber um atleta como esse, um cara de seleção, se vier vai ajudar muito e vai fortificar ainda mais o nosso elenco, pois sempre precisamos de jogadores bons que queiram dar resultados", completou.

Luís Ricardo, da Portuguesa, entra na lista de reforços do Flamengo

A diretoria do Flamengo continua procurando um substituto para o lateral-direito Léo Moura, que já é visto como um jogador sem a condição física ideal no clube. E o nome da vez é o de Luís Ricardo, da Portuguesa.
Como o empresário de Luís Ricardo, Cláudio Guadagno, é o mesmo do técnico Jorginho, a cúpula rubro-negra crê que a negociação poderá evoluir sem problemas. O salário do atleta é considerado baixo, encaixando-se perfeitamente nos padrões estabelecidos pelo clube carioca.
O Flamengo ainda se interessa pelo zagueiro Roger Carvalho, que não deve renovar contrato com o Bologna e já trabalhou com Jorginho no Figueirense. Outro cobiçado é o atacante Bruninho, destaque do Atlético Sorocaba neste Paulsitão.
Ainda sobre reforços, o Fla espera anunciar a contratação do atacante Marcelo Moreno, do Grêmio, nas próximas horas. O boliviano, que viria por empréstimo até o final desta temporada, está afastado do time gaúcho por Vanderlei Luxemburgo. O salário do atleta é o último entrave para a oficialização.

Com 12 gols, Hernane sagra-se artilheiro do Carioca pelo Flamengo


Mesmo com o Flamengo fora da fase final do Estadual, o atacante Hernane sagrou-se artilheiro da competição com 12 gols marcados em 16 partidas disputadas. O centroavante rubro-negro fez quatro tentos a mais do que Lodeiro, do Botafogo e Charles Chad, do Duque de Caxias, ambos com oito gols.
Além de fazer bonito no Estadual, o Brocador também é o artilheiro da Copa do Brasil, com três gols até o momento. Para o atacante, é gratificante ser artilheiro de uma competição.
- É sempre gratificante para o atacante, que tem a função de fazer gols, terminar como artilheiro. Infelizmente, o Flamengo não conseguiu chegar em uma posição melhor, mas vamos continuar trabalhando para que isso aconteça nas outras competições - afirmou Hernane.
O atacante, que chegou ao Flamengo em maio do ano passado, após ser vice-artilheiro do Paulistão com 16 gols (Neymar foi artilheiro com 20). Hernane assumiu a titularidade após as saídas de Vagner Love e Liedson, no início desta temporada.
- Ano passado, passei perto no Paulistão. Mas desta vez consegui ser artilheiro, mostrando uma regularidade nas partidas. Espero que os títulos também possam vir - finalizou o centroavante.
Hernane já defendeu o Flamengo em 33 oportunidades desde que chegou ao clube e já soma 18 gols com a camisa rubro-negra. A próxima oportunidade em que o atacante pode ampliar a lista de gols é no próximo dia 15, no jogo de volta diante do Campinense.

FLAMENGO APRESENTA CAIXA COMO NOVA PATROCINADORA NESTA TERÇA


Eduardo Bandeira de Mello, presidente do Flamengo (Foto: Alexandre Vidal / Fla Imagem)
O Flamengo irá apresentar na próxima terça-feira (07/05) a Caixa Econômica Federal como sua nova patrocinadora máster. Eduardo Bandeira de Mello, presidente do clube, convocou uma coletiva de imprensa a ser realizada na sede da Gávea, no Rio de Janeiro, às 16h30, para oficializar o acordo costurado nos últimos meses. A Caixa confirmou a Época NEGÓCIOS, por meio de sua assessoria, a apresentação do patrocínio.
O acordo irá render ao time carioca R$ 25 milhões. O valor foi revelado pelo Diário Oficial da União na última quinta-feira, com uma autorização do banco estatal para a assinatura do contrato com o Flamengo – feito como uma contratação direta, sem licitação. O valor é inferior ao pago pela Caixa ao Corinthians, R$ 30 milhões, mas envolve apenas a parte frontal da camisa rubro-negra, enquanto os paulistas colocam a marca no peito e nas costas do uniforme.

Presidente vai cuidar das unhas no CT, e elenco do São Paulo se sente em dívida

O presidente Juvenal Juvêncio apareceu no CT da Barra Funda nesta segunda-feira, um dia após o São Paulo ser eliminado do Campeonato Paulista pelo rival Corinthians e dois antes do jogo decisivo com o Atlético-MG, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. Oficialmente, o objetivo não era cobrar o elenco - e, sim, cuidar das unhas.
Até o sisudo zagueiro Edson Silva gargalhou quando questionado sobre a consulta de Juvenal ao podólogo do CT. "Cara... Que perguntinha!", comentou. "Não sei se está tudo bem com os pés dele. Se ele foi ao podólogo, é problema dele. Fui cumprimentá-lo no podólogo, e ele estava lá, ajeitando o pezinho, como qualquer um faria. Isso é normal", acrescentou o defensor.
O meia Jadson não achou tanta graça da presença do presidente na reapresentação do São Paulo. "É claro que existe uma cobrança. Todos esperam vitórias. Juvenal também reconhece a importância do jogo com o Atlético-MG e sabe que deve ajudar na hora das críticas. Ele com certeza está triste, mas nos apoiando pela vitória", bradou o jogador.
Mesmo que Juvenal Juvêncio ainda não adote uma postura tão crítica (comum em momentos turbulentos do São Paulo), o elenco já considera justos os sinais de cobrança. O time está em dívida, apesar de o veterano zagueiro Lúcio - contestado pela expulsão no jogo de ida com o Atlético-MG - ter se irritado com esse termo depois da derrota nos pênaltis para o Corinthians.
"A dívida não é só com o presidente, mas com a torcida e com todos no clube. Só vamos adquirir a confiança deles com títulos. Com a equipe eliminada, as pessoas ficam tristes e desconfiadas", assentiu Jadson, tentando se reanimar. "Mas o grupo é forte e tem condições de reverter essa situação."
Jadson foi um dos jogadores que se encontraram com Juvenal Juvêncio durante a visita do mandatário ao CT. "Foi normal. Ele cumprimentou todo o mundo. É claro que está chateado, esperando mais do grupo, pois investiu muito e espera um retorno", afirmou, negando uma conversa formal com o mandatário. "Não teve conversa nenhuma."
Já esperando as perguntas sobre Juvenal, depois de Jadson ser bastante questionado sobre o assunto, Edson Silva logo negou qualquer outro tema na pauta presidencial além de cuidar das unhas no CT: "Não, não. Ninguém da diretoria conversou com a gente. O nosso treinamento foi normal".
Se não falou formalmente com os jogadores do São Paulo, Juvenal Juvêncio também evitou a imprensa. O presidente ainda não se posicionou desde o fracasso nas semifinais do Campeonato Paulista. "Não dar entrevistas é um direito dele. Os jogadores estão aqui para isso. Estamos expondo um pouco da nossa tristeza, projetando o que vai acontecer", defendeu Jadson.

Muricy exalta dedicação de Neymar: “Às vezes não veem o que ele faz"


A emoção de Neymar após o Santos eliminar o Mogi Mirim nas cobranças de pênalti chamou a atenção do técnico Muricy Ramalho. O treinador aproveitou para valorizar o esforço do atacante para estar em campo na semifinal do Campeonato Paulista, após se tratar durante boa parte da semana de dores musculares na coxa esquerda.
"Às vezes, as pessoas não veem o que o cara faz. Para atuar nesses jogos (Palmeiras e Mogi), ele fez tratamento a semana toda. Ele sabe que é importante para o time, e que essa contusão não foi qualquer coisa", disse Muricy, reconhecendo a dedicação do seu principal jogador.
Após a classificação para a final do Paulistão ser confirmada, com o goleiro Rafael defendendo a cobrança do atacante Roni, do Sapão, Neymar se ajoelhou no gramado e agradeceu por mais uma decisão estadual em sua carreira - a quinta consecutiva, que pode representar o tetracampeonato paulista para o time da Vila Belmiro, caso supere o Corinthians na decisão.
O comandante alvinegro enalteceu o comprometimento de Neymar com a equipe praiana. "Ele luta muito e é santista. Nasceu lá dentro (revelado nas categorias de base). E (no sábado) virou um torcedor. Vibrou com o time", concluiu.

Seedorf canta Bob Marley e homenageia Oswaldo em festa pelo título do Botafogo


A festa feita pela torcida do Botafogo após aconquista do Campeonato Carioca teve de tudo um pouco. Enquanto a principal estrela do time, Clarence Seedorf, pegou o microfone para cantar uma música de Bob Marley que fala sobre união, alguns membros da torcida invadiram a sede do clube e causaram um princípio de confusão.
Algumas horas depois da vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense , na noite desse domingo, atletas, diretoria, comissão técnica e torcedores foram para a sede de General Severiano. O ápice do evento aconteceu quando Seedorf cantou "One Love", depois de um discurso homenageando a torcida e o técnico Oswaldo de Oliveira.
"A energia de vocês foi muito importante em todo o campeonato. Sem vocês, a gente não chegaria a lugar nenhum. E o condutor do time foi ele", disse, apontando para o treinador. Há pouco mais de um mês, no entanto, o meia havia reclamado do vazamento de um vídeo em que ele cantava a mesma canção, afirmando que parte da imprensa o tratou como "palhaço" no episódio.
O experiente holandês ainda se emocionou e chorou em campo logo depois da partida diante do Fluminense e exaltou a qualidade e a constância apresentadas pelo Botafogo ao longo do Carioca. 
Por sua vez, o atacante Rafael Marques, autor do gol do título, lembrou do longo período que passou sem balançar as redes. "Essa festa é maravilhosa. Depois de tudo o que passei aqui, de todas as vaias que recebi, não há nada mais gratificante do que fazer esse gol. Estou muito feliz por tudo o que está acontecendo comigo e com o Botafogo. Esse time merece", disse ele.
Mais tarde, quase no final do evento, alguns torcedores entraram na sede do clube, o que ocasionou um pedido curioso do vice-presidente de comunicação, Carlos Thiago, que comandava a cerimônia. O dirigente disse aos torcedores que não depredassem o patrimônio do clube, enquanto três pessoas se envolviam em uma pequena briga - exceção em meio ao clima de felicidade cantado por Seedorf.

Léo Gago tem cirurgia marcada para esta terça e só deve voltar em agosto


Um dos principais jogadores do Palmeiras no Campeonato Paulista ficará, ao menos, três meses fora. O clube anunciou que a cirurgia no tornozelo direito de Léo Gago está marcada para a noite desta terça-feira, uma semana depois de o volante sentir a lesão em treino fechado à imprensa na Academia de Futebol.
Foi constatada uma lesão ligamentar no jogador, que não pôde enfrentar o Tijuana no México, no mesmo dia, por estar impedido de entrar em campo na Libertadores pelo Verdão por já estar inscrito pelo Grêmio no torneio. O responsável pela intervenção cirúrgica será o médico Renato Masagão e seu retorno é estimado para agosto ou setembro.
Contratado em fevereiro, o meio-campista chegou ao clube na negociação que levou Barcos ao Grêmio e está emprestado até dezembro. Gilson Kleina já o preparava para ser titular durante a Série B do Campeonato Brasileiro, mas começará o torneio sem o camisa 31, que marcou um gol em oito partidas.
Do departamento médico, a boa notícia é em relação a Edilson. O meia que se destacou na Copa São Paulo de Futebol Júnior foi liberado pelo departamento médico e termina o processo de recuperação de lesão no tornozelo direito trabalhando com os preparadores físicos. O jogador de 20 anos, porém, já foi trocado por Serginho na lista de inscritos na Libertadores.

Sem ritmo, Fred pode começar na reserva do Fluminense contra o Emelec


O atacante Fred deve ficar pelo menos no banco de reservas do Fluminense na partida desta quarta-feira diante do Emelec, pela Copa Libertadores. O artilheiro treinou normalmente no domingo e se mostrou completamente recuperado do estiramento na panturrilha direita. Como o camisa 9 está sem jogar há mais de um mês, o técnico Abel Braga mostra um certo receio em escalá-lo desde o início, principalmente pelo caráter decisivo da partida, mas acredita que Fred pode ser muito útil, mesmo se entrar apenas no segundo tempo.
Se existe satisfação pelo provável retorno de Fred, a situação do atacante Rafael Sobis segue preocupando a comissão técnica. O jogador sente dores nas pernas, mas os exames mostraram que não existem lesões e sim hematomas frutos de choques durante os últimos jogos. Ao saber do diagnóstico, o técnico Abel Braga se mostrou esperançoso em voltar a contar com o atacante que vinha se constituindo em um dos artilheiros da equipe tricolor.
Para a partida diante dos equatorianos, é pouco provável que Abel repita a escalação da partida diante do Botafogo, no último domingo, com Wellington Nem mais à frente. O mais provável é que Samuel ou Michael sejam escalados como atacante de referência. Assim, Nem voltaria a jogar da forma que rende mais, como segundo atacante.
Nesta segunda-feira, o técnico tricolor ressaltou que espera ver a torcida lotando São Januário, e fazendo muito barulho, para exercer sobre o adversário a mesma pressão que a equipe das Laranjeiras costuma sofrer nos jogos fora de casa. O Flu encara o Emelec nesta quarta-feira, em São Januário. No confronto de ida, vitória dos equatorianos por 2 a 1. O time de Abel avança às quartas de final com um simples 1 a 0 a seu favor.

Leonardo Silva fratura a mão e deve desfalcar o Galo contra o São Paulo


Uma pequena fratura na mão do zagueiro Leonardo Silva, do Atlético Mineiro, pode tirar o jogador de uma das partidas mais importantes do ano. A informação é de sua assessoria de imprensa, que confirmou a lesão no confronto contra o Tombense, pelo Campeonato Mineiro, no último domingo. Com isso, o defensor deve perder o jogo frente ao São Paulo, pelas oitavas-de-final da Libertadores.
O departamento médico do Galo não se pronunciou ainda, e deve anunciar a lesão na tarde desta segunda-feira. O zagueiro deve ser avaliado pelos médicos do clube, para definir se atua ou não contra o São Paulo, nesta quarta-feira, 21h50. Caso sua recuperação não se dê a tempo, o experiente Gilberto Silva deve ganhar uma oportunidade no setor.
 

São Paulo 0(3)x(4)0 Corinthians – Timão avança para a final nos pênaltis



Após 90 minutos de poucas emoções e um justo placar de 0x0, São Paulo e Corinthians decidiram a vaga na final do Campeonato Paulista nos pênaltis, quando o Alvinegro levou a melhor e venceu por 4x3. Na expectativa de uma grande partida, as torcidas lotaram o Morumbi neste domingo (5), mas tiveram que se contentar com um jogo morno, em que os principais jogadores tiveram atuações apagadas, com destaque negativo para Luís Fabiano e Ganso, que também perderam os pênaltis para o Tricolor.
São Paulo melhor no primeiro tempo
A primeira etapa começou complicada para o São Paulo, que perdeu o atacante Osvaldo por lesão logo aos 4 minutos. Após ser desarmado por Gil, o são paulino caiu em cima do próprio braço e teve que ser substituído por Douglas. Apesar da baixa, a equipe tricolor criou a primeira oportunidade. Após dez minutos de pouca movimentação, Ganso aproveitou passe errado de Émerson para servir Luís Fabiano, que chutou em cima do goleiro Cássio.
Depois disso, o nível técnico da partida voltou a cair e os jogadores passaram a dar entradas mais duras. Em uma delas, Wellington derrubou Romarinho, que revidou com um pisão no volante tricolor, recebendo apenas cartão amarelo. O São Paulo ainda tentava se impôr diante do adversário, mas parava nas boas atuações dos zagueiros corintianos, que levavam vantagem na maioria dos lances. A melhor opção do Tricolor era com Carleto pela esquerda, mas o lateral falhava na hora dos cruzamentos e das finalizações.
Quando conseguiam superar os defensores alvinegros, os são paulinos, principalmente Luís Fabiano, eram pegos em impedimento. Na melhor chance da primeira etapa, Ganso lançou para o Fabuloso, que foi travado por Paulo André no momento do chute. O Timão por sua vez tinha ainda mais dificuldade para sair da marcação e, quando não parava nos volantes, era superado pelos zagueiros adversários. Com isso, o Corinthians terminou a primeira etapa sem finalizar ao gol de Rogério Ceni.
Estrelas tricolores se apagam na segunda etapa
O segundo tempo começou mais movimentado, com chances para os dois lados. Para o São Paulo, Carleto continuava criando as melhores jogadas, mas, diferentemente do que aconteceu nos primeiros 45 minutos, Alessandro passou a aproveitar os espaços deixados pelo são paulino para ir ao ataque. Em uma dessas oportunidades, o lateral corintiano tabelou com Romarinho e cruzou para Guerrero mandar para fora, aos 6 minutos, a primeira chance do Timão na partida.
Aos poucos o ritmo da partida foi caindo novamente, só que dessa vez era o Corinthians que levava um pouco mais de perigo à meta adversária. Em contra-ataque, aos 13 minutos, Guerrero serviu Émerson, que chutou cruzado para boa defesa de Rogério Ceni. Tite tentou aproveitar o melhor momento de sua equipe para colocar Pato no lugar de Guerrero, mas, dessa vez, o atacante não entrou bem e o jogo permaneceu com poucas emoções.
Pênaltis
A poucos instantes do fim da partida, o técnico Ney Franco, já pensando nas penalidades, preparava duas substituições. O treinador foi, no entanto, surpreendido pelo árbitro, que não deu tempo de acréscimo e acabou impedindo Rodrigo Caio e Maicon de entrar. Tite não cometeu o mesmo erro e colocou Douglas aos 37 minutos, garantindo seu primeiro cobrador. Um membro da comissão técnica tricolor chegou a antecipar, durante a partida, que Ganso não estaria na lista dos cinco primeiros batedores, mas, diante do imprevisto, o meia foi incluído na relação.
Diante de tal situação, Ganso acabou sendo, justamente, o primeiro a desperdiçar uma cobrança. O camisa 8 chutou a bola por cima do gol, dando a possibilidade de o Corinthians passar a frente na disputa. Mas a vantagem corintiana durou pouco, já que Alessandro mandou sua cobrança na trave. Restando um pênalti para cada equipe, coube a Luís Fabiano e Alexandre Pato decidirem a semifinal. Muito apagado no segundo tempo, o artilheiro são paulino novamente não foi feliz e viu Cássio, que quase não trabalhou na etapa final, defender seu chute. Pato só precisava acertar sua cobrança para classificar o Corinthians. Na primeira tentativa Rogério Ceni se adiantou bastante e fez a defesa. O árbitro mandou voltar e, dessa vez, o atacante corintiano não desperdiçou.
O Timão enfrentará agora o Santos na final em duas partidas, que serão realizadas nos dois próximos domingos. Por ter feito melhor campanha, o Peixe vai decidir o campeonato em casa. Já o São Paulo voltará todas suas atenções para a Taça libertadores, em que tentará, na próxima quarta-feira (8), reverter a desvantagem de 2x1 do jogo de ida contra o Atlético-MG.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 0 (3) X (4) 0 CORINTHIANS
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Data/Hora: 5/5/2013 - 16h
Árbitro: Antônio Rogério Batista do Prado (SP)
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Rogério Pavanelli Lanutto
Renda/Público: R$ 973.500 / 29.475 presentes
Cartões Amarelos: Rafael Toloi; Romarinho, Alessandro e Emerson
Cartões Vermelhos: -
GOLS: -
Pênaltis: Rogério Ceni (1-0); Douglas (1-1); Rafael Toloi (2-1); Romarinho (2-2); Ganso (2-2); Fábio Santos (2-3); Jadson (3-3); Alessandro (3-3); Luis Fabiano (3-3); Pato (3-4)
SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Edson Silva, Rafael Toloi e Carleto; Denilson, Wellington, Jadson e Ganso; Osvaldo (Douglas, 12'/1ºT) e Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco.
CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Paulinho, Ralf, Emerson (Douglas, 37'/2ºT), Romarinho e Danilo; Guerrero (Pato, 19'/2ºT). Técnico: Tite.
 

Internacional 0(4)x(3)0 Juventude - Colorado vence nos pênaltis e conquista o tri do Gauchão antecipadamente


O Internacional é campeão gaúcho pela 42ª vez em sua história. O time do técnico Dunga garantiu antecipadamente a conquista do tri estadual neste domingo (05), em Caxias do Sul, ao vencer o Juventude nos pênaltis por 4 a 3, após empate sem gols no tempo regulamentar. Com isso, o Colorado faturou a Taça Farroupilha que, somada ao título do primeiro turno, assegura a conquista do Gauchão por mais um ano. Para Dunga, este foi o primeito título conquistado em sua carreira de treinador de clubes.
O Inter dominou a posse de bola, mas não conseguiu fazer disso um trunfo para balançar as redes. Assim, a decisão precisou acontecer nas penalidades. O capitão D'Alessandro errou a primeira cobrança, mas Juan, Forlán, Fabrício e Caio não desperdiçaram. O resultado final acabou sendo decidido em dois erros do Juventude. Na terceira batida, Rogerinho acertou o travessão. Na última, Moisés foi defendido por Muriel, selando o placar final. 
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X JUVENTUDE
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data/Hora: Domingo, 5/5/2013 - 16h
Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Auxiliares: Altemir Hausmann e Julio Cesar dos Santos
Cartões amarelos: Gabriel (INT) Robinho, Bergson, Jardel (JUV)
INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Fabrício; Airton, Willians, Fred e D'Alessandro; Forlán e Leandro Damião (Caio – 28’/2ºT) - Técnico: Dunga.
JUVENTUDE: Fernando; Moisés, Rafael Pereira, Diogo e Robinho; Fabrício, Jardel, Diogo Oliveira (Romano - 43'/2ºT) e Gustavo (Dê – 23’/2ºT); Bergson (Rogerinho – 32’/2ºT) e Zulu - Técnico: Lisca.
 

Botafogo 1x0 Fluminense - Alvinegro vence o Tricolor e conquista seu 20º título carioca



Com uma atuação segura e convincente, o Botafogo venceu o Fluminense por 1 a 0, conquistou a Taça Rio e consequentemente o Campeonato Carioca de 2013. O time alvinegro não ofereceu chances ao tricolor, que sentiu o desgaste da maratona de jogos que vem enfrentando em função da Copa Libertadores. Destaque da partida e de todo o campeonato, o holandês Seedorf ainda perdeu um pênalti.

PRIMEIRO TEMPO
O pouco gás que o time tricolor tinha foi embora na primeira etapa do jogo. Com bastante toque de bola e envolvendo o time alvinegro, o Fluminense sufocava o Botafogo. O tricolor apresentava uma grande porcentagem de posse de bola, mas que não se traduzia em chances claras. Aos 25, Carlinhos fez um cruzamento perigoso e o goleiro Jefferson defendeu em dois tempos.

Aos 28, lance polêmico: Rafael Marques marcou, mas o auxiliar assinalou impedimento, erroneamente. Aos 37, Wellington Nem tocou para Rhayner que arriscou, sem sucesso. O gol alvinegro veio na sequência: Lucas arriscou de muito longe, a bola bateu em Dória e sobrou para Rafael Marques. O artilheiro não perdoou e assinalou o tento, abrindo 1 a 0 para o Botafogo.

O jogo, que começou pegado e com um número elevado de faltas e de desentendimentos entre os jogadores, se acalmou. O alvinegro melhorou depois do gol e Fellype Gabriel quase marcou aos 43, em bela jogada de Seedorf.

SEGUNDO TEMPO
Aos 3 minutos, bola dividida no meio de campo acabou sobrando para Seedorf. O holandês conduziu e chutou, para defesa de Cavalieri. Vale ressaltar a excelente partida do volante Jean, que controlou o meio-campo tricolor, criando jogadas tanto pelo meio quanto pelas laterais do campo.

O Botafogo voltou a assustar em chute de Rafael Marques, após bela jogada de Seedorf pela direita. O time alvinegro mostrou-se compacto e entrosado, mostrando uma maturidade merecedora do título, que estava perto. O Fluminense deu seu último suspiro aos 20 minutos, em chute de longa distância de Thiago Neves. Jefferson defendeu.

Na parte final do jogo, o juiz Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti de Digão em Bolívar, ignorando o gol de Dória, que saiu na sequência. Seedorf foi para a cobrança, mas mandou no travessão. Nada que mudasse o panorama da partida. A equipe tricolor mostrava-se esgotada e o Botafogo tocava a bola, esperando o tempo passar. E passou: Botafogo vinte vezes campeão carioca.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1 X 0 FLUMINENSE
Local: Raulino de Oliveira, Volta Redonda (RJ)
Data-Hora: 05/04/2013 - 16h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (FIFA-RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa e Ediney Mascarenhas
Renda e público:
Cartões amarelos: Gabriel, Marcelo Mattos (BOT); Thiago Neves, Wellington Nem, Edinho, Leandro Euzébio (FLU)
Cartões vermelhos: -
Gols: Rafael Marques, aos 40'/1ºT (1-0)
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Dória e Julio Cesar (Lima, aos 5'/2ºT); Marcelo Mattos, Gabriel, Lodeiro, Seedorf e Fellype Gabriel; Rafael Marques (Vitinho, aos 30'/2ºT). Técnico: Oswaldo de Oliveira.
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Bruno, Leandro Euzébio, Digão e Carlinhos; Edinho (Felipe, aos 23'/2°T), Jean, Wágner e Thiago Neves; Rhayner e Wellington Nem (Michael, aos 25'/2ºT). Técnico: Abel Braga.