Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 23 de setembro de 2012

Querendo espantar a má fase, Inter enfrenta a ascendência do Bahia

Internacional busca recuperação contra o Bahia no Beira-Rio. Foto: Romildo de Jesus/Lancepress!
Internacional busca recuperação contra o Bahia no Beira-Rio.

Em uma situação normal, o caro e badalado time do Internacional entraria como favorito diante do Bahia, no Beira-Rio. Mas as circunstâncias equilibram o jogo deste domingo, às 16 horas (de Brasília), pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O clube colorado é apenas o 17º colocado neste começo de returno e venceu apenas um de seus últimos dez jogos. Já os baianos lideram a segunda metade do campeonato e ainda não perderam sob o comando do técnico Jorginho.
O ambiente no Beira-Rio, que já era tenso, piorou após o empate do último domingo, em 2 a 2, com o Sport, em casa. A equipe gaúcha fez um primeiro tempo desastroso, saindo perdendo por 2 a 0, e poderia, inclusive, ter sido goleada. A péssima atuação gerou críticas públicas pesadas do técnico Fernandão ao elenco, mesmo que o Internacional tenha reagido e chegado ao empate.
"Aqui no Internacional está havendo uma zona de conforto muito grande. Os grandes têm que assumir a responsabilidade. No primeiro tempo foi nítido que o time achou que ganharia o jogo na hora que quisesse. Era caneta, firulinha, lances enfeitados. Eu disse a eles que não existe jogo fácil. Mentalmente, nós não estamos preparados para brigar por nada neste Campeonato Brasileiro", disparou o treinador colorado.
Fernandão conversou demoradamente com os jogadores na terça-feira a respeito da atuação contra os pernambucanos. Atletas experientes, como o meia D¿Alessandro, negaram qualquer atrito com o técnico. No entanto, nesta quinta, houve mais um episódio tenso no Beira-Rio: o argentino Dátolo foi expulso do treino por Fernandão, após discutir asperamente com o treinador.
Mesmo com os nervos à flor da pele, o time tem algumas novidades positivas para o duelo com o Bahia. O lateral Nei, recuperado de dores musculares, está de volta. O mesmo vale para o atacante Dagoberto e para o volante Ygor. Desta vez, não há ninguém convocado: Guiñazu, Forlán e Leandro Damião vão para o jogo. Só o zagueiro Juan e o lateral esquerdo Kléber é que seguem no departamento médico.
O Bahia, por outro lado, vem em pleno crescimento no Campeonato Brasileiro. Sob o comando de Jorginho, a equipe ainda não foi derrotada: foram quatro vitórias e dois empates, 14 pontos conquistados em 18 disputados, a melhor campanha do returno e uma longa distância de sete pontos para a zona de rebaixamento.
A principal dúvida de Jorginho para escalar a equipe é o centroavante Souza. Acusado de agredir uma mulher na última quarta-feira, o jogador conversará com a família antes de se colocar à disposição para a partida. Caso ele não atue no Beira-Rio, a tendência é a de que um velho conhecido dos torcedores gaúchos o substitua: Cláudio Pitbull, atacante formado pelo Grêmio no início dos anos 2000, e autor do gol da sofrida vitória diante do Figueirense, no último domingo, por 2 a 1.
O clube Baiano terá ao menos dois retornos importantes no Beira-Rio. Os meias Gabriel, recuperado de um estiramento muscular na coxa, e Zé Roberto, ex-Inter, que não atuou contra o Figueira por conta de dores musculares.

De olho na vaga de Jô, Leonardo se empolga com confronto por título

Leonardo marcou gol da vitória do Atlético-MG sobre o São Paulo. Foto: Ramon Bitencourt/Agência Lance

Com uma vaga aberta no ataque, já que Jô segue no departamento médico, dois jogadores disputam a posição para o jogo contra o Grêmio, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Independência: Guilherme e Leonardo. Ambos já tiveram oportunidades, porém ainda estão devendo à torcida atleticana. Na vontade de entrar em campo, Leonardo afirma que está motivado.
"Tomara que ele possa optar por mim novamente. Estou concentrado para a partida, ele fez trabalhos de bola parada. Estamos brigando pelo título com o Grêmio e, se perdermos, ele nos passam. Mas se vencermos ficaremos com uma boa vantagem", afirmou.
Desde que chegou ao Atlético-MG, Leonardo entrou na equipe em três oportunidades. De lá pra cá contabiliza uma vitória e dois empates. Agora, com mais uma chance batendo a porta, o avante quer entrar para contribuir com o time alvinegro.
"Estou feliz sabendo que tenho condições de ajudar e estar em um time a ser batido. Nessa fase da competição, temos de valorizar as vitórias. Se vencermos por 1 a 0, já está de bom tamanho", ponderou.
Para encarar o Grêmio, Leonardo citou o exemplo do jogo contra o São Paulo, no qual o Atlético-MG venceu por 1 a 0, com gol dele próprio. Para ele a receita é a paciência. "Não podemos nos desesperar, porque em momentos da partida, temos de agredir ou segurar. Portanto, paciência é fundamental".

Após vaias, Arouca vê Libertadores distante: "ficou mais difícil"

Arouca em ação pelo Santos no clássico contra a Portuguesa. Foto: Marcelo Pereira/Terra
O volante Arouca não escondeu a decepção depois da fraca atuação do Santos neste sábado, na derrota por 3 a 1 para a Portuguesa no Estádio do Pacaembu. Além de lamentar o baixo rendimento da equipe quando não pode contar com o atacante Neymar e ver o time sair vaiado de campo, o meio-campista marcador da Vila Belmiro reconheceu que a situação do clube na briga por uma vaga na Copa Libertadores da América de 2013 ficou ainda mais complicada.
"Precisávamos da vitória, mas perdemos. Se antes estava difícil, agora ficou ainda mais. Só que vamos lutar", comentou Arouca, ciente da atual colocação do Santos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O time de Muricy Ramalho caiu para a 11ª colocação da tabela com 33 pontos, a dez do Vasco da Gama - atual quarto colocado e último integrante do G-4 - o clube carioca, porém, ainda entra em campo neste domingo, pela 16ª jornada, e pode elevar essa diferença para 13 pontos.
Arouca também soube entender as vaias que o Santos recebeu ao deixar o Pacaembu após a derrota no clássico paulista da rodada. Embora reconheça que o time sentiu falta de Neymar, que cumpriu suspensão neste sábado, o meio-campista pediu uma equipe mais enérgica no gramado. "Claro que ele faz falta, é o melhor jogador da atualidade do Brasil, o cara que decide. Mas todos nós, se estamos no Santos, é porque temos condições de vestir a camisa. Só que a esta derrota foi mesmo lamentável", completou.
O Santos volta a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo domingo, para mais uma complicada tarefa. A equipe de Muricy Ramalho vai a Porto Alegre desafiar o embalado Grêmio, atual terceiro colocado, em partida programada para as 18h30 (de Brasília) no Estádio Olímpico Monumental.

Em "entrevista relâmpago", Muricy ironiza jornalista no Pacaembu


Muricy não conseguiu impedir a derrota do Santos para a Portuguesa neste sábado. Foto: Marcelo Pereira/Terra

Muricy não conseguiu impedir a derrota do Santos para a Portuguesa neste sábado.

Muricy Ramalho não estava muito disposto a se alongar na tradicional entrevista pós-jogo depois da derrota por 3 a 1 para a Portuguesa na noite deste sábado, no Pacaembu. Em uma curta sessão de perguntas e respostas que durou menos que sete minutos, o treinador santista ainda rebateu um jornalista que cogitou as poucas atividades táticas realizadas pela equipe praiana e revidou com ironia.
O treinador santista, que costuma demorar para chegar à sala de imprensa após partidas comuns, neste sábado passou rapidamente pelos vestiários do Pacaembu antes de se sentar à mesa para as entrevistas. Ele respondeu sete questões e se levantou antes de a sessão alcançar os sete minutos - normalmente, as "coletivas" costumam durar 20 minutos.
Na conversa pós-jogo deste sábado, aliás, o comandante alvinegro ainda se irritou ao ser questionado se estaria comandando poucas atividades táticas. "Realmente foram poucos treinos, mas quando fazemos você está lá fora, na rua. E mesmo que visse, não sei se você iria entender", esbravejou o Muricy.
"Ontem (sexta-feira) fizemos um treino de posicionamento às 9h30. E também quando realizamos essas atividades elas são fechadas para a imprensa, porque treinamos bolas paradas e outros detalhes. Só que, mesmo se você assistisse (à atividade), não sei se entenderia", repetiu.
Com a derrota deste sábado, o Santos de Muricy seguiu com 33 pontos ganhos e dormiu na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro - mas pode terminar a 26ª rodada em 12º, caso o Bahia, que tem 31, derrote o Internacional no Beira-Rio neste domingo. O time volta a campo pelo torneio nacional no próximo domingo, às 18h30 (de Brasília), contra o Grêmio, em Porto Alegre. Antes, no meio de semana, faz o jogo de volta da Recopa Sul-Americana contra a Universidad de Chile, quarta-feira às 19h, na Vila Belmiro.

Revoltada, torcida do Santos picha imagem de Ganso em muro de CT

A transferência do meia para o São Paulo revoltou os torcedores santistas. Foto: Dassler Marques/Terra
A transferência do meia para o São Paulo revoltou os torcedores santistas.

A polêmica transferência do meia Paulo Henrique Ganso para o São Paulo, fechada na madrugada da última sexta-feira, fez com que a imagem do jogador no muro do Centro de Treinamento Rei Pelé amanhecesse pichada na manhã deste domingo. Dois homens já foram presos pela polícia, suspeitos de terem sido os autores da ação.
A imagem de Ganso, localizada ao lado da de Neymar, amanheceu praticamente coberta de tinta azul. Somente o cabelo, os braços e e o pé da figura estavam intactas.
No entanto, o nome do jogador, presente ao lado da imagem, não foi pichado e nem se tornou alvo de protestos.
A obra no CT Rei Pelé foi realizada pelo artista plástico Paulo Consentino, em homenagem ao centenário do clube praiano, comemorado neste ano. O trabalho contou com a ajuda de mutirões feitos por torcedores do Santos, para que o presente fosse entregue no dia do aniversário da agremiação: 14 de abril. O muro possui imagens de ídolos que marcaram a história santista, entre eles a de Paulo Henrique Ganso. Esta não é a primeira vez que o muro do CT Rei Pelé é pichado por torcedores. Após a derrota para o Bahia, no ultimo dia 29, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro, frases pedindo a saída do meio-campista foram escritas no local. Na ocasião, o ex-camisa 10 santista também havia sido perseguido por torcedores do clube alvinegro, ao ir buscar o seu automóvel no CT. A partida foi a última de Ganso com a camisa do Santos, e moedas foram atiradas no jogador por um grupo de torcedores.
Além da pichação que ocorreu neste domingo, torcedores têm promovido um abaixo-assinado na internet. O objetivo é entregar o documento para a cúpula alvinegra para que os dirigentes decidam retirar a imagem de Paulo Henrique Ganso do CT. A diretoria do Santos ainda não se manifestou oficialmente sobre essa ideia.
De camisa 10 ideal a meia contestado
Ganso, revelado nas categorias de base do Santos, começou no clube em 2008, junto a Neymar, a maior estrela do time na atualidade. Desde que chegou ao time profissional, a carreira de Ganso se revezou em sobes e desces. Nos primeiros anos, o jogador conquistou críticos e torcedores não apenas por ser uma das maiores promessas do futebol do Brasil, mas por ter surgido como protótipo do camisa 10 criativo e pensador, em falta nos últimos anos.
A trajetória de Ganso - que parecia traçar uma ascensão meteórica rumo ao estrelato nos principais gramados do mundo - teve, porém, um baque grande em 2010. No meio daquela temporada, o jogador sofreu grave lesão no ligamento cruzado de seu joelho.
A lesão deixou Ganso fora dos gramados por seis meses e comprometeu a sequência da carreira no Santos do jogador, que não conseguiu manter o nível de seu futebol e perdeu prestígio com a torcida.
A volta ao clube veio durante a Copa Libertadores de 2011, mas nem a conquista do título continental fez com que o meia retornasse a seus melhores dias no Santos. À sombra de Neymar, que se consolidava como grande ídolo e craque do Brasil, Ganso perdeu espaço na mídia e também na Seleção Brasileira. De camisa 10 incontestável, o jogador passou a opção para o meio-campo.
No time olímpico de Mano Menezes, que ficou com a prata na Olimpíada de Londres, o meia Oscar, do Internacional, vestiu a camisa 10 da equipe, a qual, há poucos anos, era reservada para o jogador santista.
Logo após a Olimpíada, intensificaram-se os boatos sobre uma possível saída do Santos. E o destino para Ganso se tornou justamente o rival São Paulo, que quis buscar na Vila Belmiro um substituto à altura para Lucas, negociado com o Paris Saint-Germain. O meia, dessa forma, rompe o contrato com a equipe praiana, com final estipulado para fevereiro de 2015.
Ganso

Atleticanos chegam confiantes para confronto direto com Grêmio


Atlético-MG enfrenta o Grêmio às 18h30. Foto: Marcellus Madureira/Especial para Terra
Os torcedores do Atlético-MG chegaram animados ao Estádio Independência, onde o time alvinegro enfrenta o Grêmio, às 18h30 (de Brasília) deste domingo, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os fãs da equipe de Cuca apostavam em uma goleada para o time seguir na cola do Fluminense, atual líder do torneio.
Apesar de não ter esgotado todos os ingressos para a partida, a promessa é de casa cheia. Os únicos bilhetes que sobraram foram para o setor vip, que custam R$ 150.
O professor de inglês Hélio Rocha ressaltou a importância de o Atlético-MG derrotar o Grêmio, rival direto na caça ao Fluminense. "Se quer algo no campeonato, o time tem que lutar pela vitória. Aliás, precisa vencer de qualquer maneira", afirmou. Rocha não quis arriscar um placar e disse que a tendência é que, de agora em diante, tudo seja mais equilibrado.
"Tudo será mais igual agora. Acho que o Fluminense vai cair. Acho que dá para levar o titulo", arriscou.
Engenheiro, José Eduardo se mostrou mais confiante. Ele previu a vitória e deu o placar. "Acho que venceremos de 2 a 0. Estamos atuando sempre com times que jogam atrás, o que deixa as coisas mais complicadas", opinou.
Queda natural:
O Atlético-MG não vem atuando bem nas últimas partidas, como no jogo contra o Náutico (quando onde o Atlético-MG não chutou nenhuma bola ao gol adversário). Ainda assim, os torcedores acreditam que isso é natural. O representante comercial David Rocha explicou que a queda é normal em todos os times.
"Tranquilo isso. Sabíamos que aconteceria. Ainda bem que perdemos na hora certa. Agora é voltar a jogar bem e vencer. Acho que uma queda é normal, principalmente em um campeonato longo como o Brasileiro", afirmou.
Gremistas comparecem: Apesar de não serem muitos, os torcedores do Grêmio fizeram também marcaram presença em Belo Horizonte. Confiantes, projetaram uma vitória fácil diante do Atlético-MG.
"Será 3 a 0", disse o gremista Diego Silva. Mais animado, Laercio Nunes, gerente de produção, arriscou que será 2 a 0. "Vamos fazer dois. Um do Kleber e outro do Marcelo Moreno, dois carrascos do Galo", brincou.

FLAMENGO ESPERA CARTA DA ADIDAS, QUE AUMENTA OFERTA EM R$ 13 MILHÕES. NOVA FORNECEDORA JÁ PODE ENTRAR NO FINAL DO ANO


O Flamengo aguarda um documento assinado pela Adidas - o qual prevê um aumento da proposta feita ao clube em R$ 13 milhões - para encaminhar a oferta para ser apreciada pelo Conselho Deliberativo. Existe a possibilidade de a Olympikus ficar no clube só até o fim de 2012, antecipando o término do contrato em dois anos.

A inclusão desse valor, agregado aos R$ 350 milhões apresentados em abril pela multinacional alemã, diz respeito ao ressarcimento que a atual fornecedora receberá pelo investimento feito na construção do Museu do Flamengo.

Automaticamente, esses R$ 13 milhões serão acrescidos à bonificação de R$ 25 milhões prevista no contrato. Assim, o Rubro-Negro receberá de luvas R$ 38 milhões antecipadamente para assinar com a Adidas por dez temporadas e se tornar um clube Classe A da empresa.

A Olympikus enviou uma contraproposta ao clube no dia 23 de agosto, respeitando a data-limite estipulada pelo Flamengo. O clube, por sua vez, conseguiu prorrogar o prazo para responder à Adidas, alegando que precisaria analisar a nova oferta da fornecedora concorrente.

Os valores que o Fla receberia da Adidas entre 2015 e 2024, que garantem exclusividade, foram divididos em duas partes. Nos primeiros cinco anos, o clube ganharia R$ 12,5 milhões em dinheiro. Nos outros cinco restantes, esse montante aumentaria para R$ 17,5 milhões por temporada.

Há três situações, por sua vez, em que os pagamentos não sofrem variáveis. Seriam R$ 8 milhões em fornecimento de material esportivo, outros R$ 8 milhões em garantia mínima de recebimento de royalties e mais R$ 1,5 milhão em ações de marketing. Na primeira metade, então, o Flamengo teria direito a R$ 30 milhões por ano. Já a segunda parte asseguraria mais R$ 35 milhões por ano.

O atual contrato da fornecedora com o Flamengo é no valor de R$ 18 milhões por ano e vencerá no fim de 2014.

Contrato recorde de um clube brasileiro que está para ser fechado
FLAMENGO

Adidas: R$ 363 milhões/ 10 anos

Como será:
- Primeiros cinco anos (R$ 30 milhões/ano): R$ 12,5 milhões pela exclusividade, R$ 8 milhões em fornecimentos de produtos, R$ 8 milhões de garantia mínima de recebimento de royalties e R$ 1,5 milhão em ações de marketing

- Últimos cinco anos (R$ 35 milhões/ano): R$ 17,5 milhões pela exclusividade, R$ 8 milhões em fornecimentos de produtos, R$ 8 milhões de garantia mínima de recebimento de royalties e R$ 1,5 milhão em ações de marketing

- Luvas pela assinatura no prazo de seis meses antes da entrada em vigor do contrato: R$ 25 milhões + R$ 13 milhões (ressarcimento à Olympikus)

- Royalties: produtos com as marcas Adidas e do clube - 10% / produtos com as marcas do clube apenas - 4%

- Bônus por conquistas:
Campeonato Carioca - R$ 200 mil
Copa do Brasil - R$ 200 mil
Copa Sul-Americana - R$ 200 mil
Campeonato Brasileiro - R$ 750 mil
Copa Santander Libertadores - R$ 750 mil
Mundial Fifa - R$ 800 mil

Contrato dos quatro Classe A da Adidas (valor por temporada)
Real Madrid: R$ 100 milhões: Cerca de 40 milhões de euros por ano (até 2020)
Milan:  R$ 42 milhões: Cerca de 17 milhões de euros por ano (até 2018)
Bayern de Munique: R$ 62 milhões: Cerca de 25 milhões de euros por ano (até 2020)
Chelsea: R$ 74,5 milhões: Cerca de 30 milhões de euros por ano (até 2018).