Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 17 de novembro de 2013

Costa do Marfim consegue empate suado e está na Copa do Mundo de 2014

A Costa do Marfim está classificada para a Copa do Mundo de 2014. A vaga foi garantida com um empate por 1 a 1 diante do Senegal, neste sábado, no jogo de volta pelo mata-mata decisivo das Eliminatórias da África. A equipe marfinense havia vencido o jogo de ida por 3 a 1.
Apesar do favoritismo e da vantagem obtida no jogo de ida, a classificação da Costa do Marfim foi difícil. O Senegal, que precisava vencer por 2 a 0 para se classificar, pressionou o jogo todo e conseguiu abrir o placar aos 37 minutos do segundo tempo. Drogba cometeu pênalti em Mané, Moussa Sow cobrou e marcou.
Já nos acréscimos, Gueye cobrou falta na área, Copa falha e Mané quase fez o gol da classificação do Senegal. Bamba salvou em cima da linha. Pouco depois, aos 49 minutos, Kalou aproveitou passe de Yaya Touré e empatou o jogo, decretando a classificação da Costa do Marfim.

Titular do City, Fernandinho aposta em versatilidade para ainda sonhar com Copa

Em junho, o Manchester City anunciou a chegada do meio-campista brasileiro Fernandinho após desembolsar 30 milhões de libras (cerca de R$ 109 milhões). Para o clube inglês, a contratação representou a adição de mais uma peça capaz de ajudar a equipe a retomar o domínio do campeonato nacional e enfim passar da fase de grupos da Liga dos Campeões. Já o atleta encarou a transferência como um aumento nas chances de defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014.
Mas as coisas, pelo menos até agora, não aconteceram da maneira que Fernandinho imaginava. Apesar de ter se firmado como titular tão logo chegou ao City, o meio-campista de 28 anos ficou de fora da lista de convocados pelo técnico Luiz Felipe Scolari para os amistosos contra Honduras e Chile neste mês. 
"Muita gente aqui me pergunta o motivo de não ter sido chamado, ainda mais depois que cheguei no City", disse Fernandinho. "A única resposta que tenho quando me perguntam isso é que eu não sei. Alguns companheiros ficaram surpresos, também sem saber porque isso acontece", completou.
Fernandinho reconhece que as chances de disputar a Copa no Brasil diminuem a cada convocação que passa sem que seu nome seja lembrado por Felipão. Após os dois amistosos deste mês, a seleção deverá ter apenas mais um teste antes do Mundial: o confronto diante da África do Sul em março. Para convencer o treinador de que merece uma vaga no grupo final, que será divulgado em maio, ele aposta na sua versatilidade.
"Uma das coisas que mais me ajudaram na carreira foi a capacidade de me ajustar em diferentes posições", contou o atleta, que se destacou como ala pela direita no Atlético-PR e atuou como segundo volante no Shakhtar, da Ucrânia. "Hoje, tenho atuado mais como volante de contenção. Poderia fazer isso sem problemas na seleção, talvez ao lado do Paulinho, ficando um pouco mais para permitir os avanços dele. Mais ou menos como faço com o Yaya Toure."
A última vez que Fernandinho defendeu a seleção foi em fevereiro de 2012, no amistoso contra a Bósnia do qual ele foi titular. Na época, o comandante ainda era Mano Menezes. "Não sei por qual motivo. Mas agora estou em uma nova fase na Inglaterra, em um novo time e em nova posição. Trabalho todos os dias pensando em voltar", afirmou.
Caso a aposta na versatilidade de fato renda um retorno à seleção, Fernandinho não tem preferência por posição na equipe. "Onde puder cooperar e fazer parte do grupo, eu vou", disse. "O que quero é ser convocado. Depois, vejo com o treinador onde ele quer me colocar", completou.

Botafogo reage, atropela o Atlético-PR e volta ao G4 do Brasileirão

O Botafogo se recuperou na noite deste sábado com uma grande atuação diante do Atlético-PR, no Maracanã. A equipe carioca fez 4 a 0 no concorrente direto por uma vaga na Libertadores de 2014.
Elias, Seedorf e Bruno Mendes (2), fizeram os gols do Bota, que, com o resultado voltou a figurar no G-4 da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Atlético manteve a vice-liderança com 58 pontos, um a mais que o alvinegro.
As duas equipes, porém, tem suas posições ameaçadas por Grêmio e Goiás, que entram em campo neste domingo, no complemento da 35ª rodada do Campeonato.
O jogo 
O Botafogo dominou inteiramente a primeira etapa e pouco foi ameaçado pelo Atlético. O Holandês Seedorf, grande nome dos primeiros 45 minutos, foi o primeiro a concluir com perigo contra o gol de Weverton, mas mandou para fora aos 10.
O lance deu início à pressão alvinegra. Aos 27, Elias mergulhou de peixinho para abrir de cabeça o placar no Maracanã, após cruzamento de Renato que Seedorf desviou: 1 a 0. O gol não diminuiu o ímpeto do Bota, que voltou à carga aos 34, quando Rafael Marques acertou o travessão após bater de primeirauma bola cruzada por Seedorf. Dois minutos depois, o holandês ampliou. A zaga paranaense falhou ao não afastar uma bola e Hyuri aproveitou para rolar para Seedorf completar para as redes e fazer 2 a 0.
O Atlético foi o único a mudar no intervalo, com a entrada de Dellatorre na vaga de Fran Mérida, e voltou para a segunda etapa com outra disposição. O Botafogo, por outro lado, foi para o segundo tempo disposto a explorar os contra-ataques.
A melhora dos paranaenses, entretanto, se traduziu em mais posse de bola, mas pouco produziu em termos de oportunidades de gol. Mas a partir dos 20, o alvinegro recuperou as ações do jogo e voltou a pressionar o adversário. Aos 23, Bruno Mendes, que havia entrado no lugar de Elias, fez Weverton trabalhar. Dois minutos depois, foi a vez de Rafael Marques acertar a trave, e no rebote, Bruno Mendes bateu por cima do gol.
Aos 29, as coisas se complicaram para o Atlético. O lateral Léo fez falta violenta e foi expulso, deixado seu time com dez em campo.
Melhor no jogo e com a superioridade númérica, o Bota chegou ao terceiro gol aos 32. Seedorf cruzou, Rafael Marques desviou e Bruno Mendes mandou para o barbante. E não ficou por aí. Aos 36, Lima cruzou da esquerda e Bruno Mendes tocou para decretar 4 a 0 no placar do Maraca.
Antes do final, o Bota teve o zagueiro Bolívar expulso infantilmente, e não terá o jogador para o importante duelo contra o São Paulo, no próximo domingo, no Morumbi.
Já o Atlético-PR, que tem a primeira partida da decisão da Copa do Brasil no meio da semana, contra o Flamengo, volta à campo pelo Brasileirão no domingo contra o Náutico, em casa.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO-RJ 4 X 0 ATLÉTICO-PR
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 16 de novembro de 2013 (Sábado)
Horário: 19h30(de Brasília)
Renda: R$ 252.940,00
Público: 10.924 pagantes (14.147 presentes)
Árbitro: Wilson Luiz Seneme (Fifa-SP)
Assistentes: Emerson de Carvalho (Fifa-SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Cartões amarelos: Bolívar (Botafogo)
Cartões vermelhos: Bolívar (Botafogo); Léo (Atlético-PR)
Gols:
BOTAFOGO: Elias, aos 27min, Seedorf, aos 36min do 1º tempo. Bruno Mendes, aos 32min e aos 36min do 2º tempo
BOTAFOGO::Jéfferson, Edilson, Dória, Bolívar e Julio Cesar (Lima); Gabriel, Renato, Seedorf, Hyuri (Octávio) e Rafael Marques; Elias (Bruno Mendes)
Técnico: Oswaldo de Oliveira.
ATLÉTICO-PR:  Weverton, Léo, Manoel, Luiz Alberto e Juninho; Bruno Silva, João Paulo, Everton e Fran Mérida (Dellatorre); Marcelo (Jonas) e Ederson (Roger)
Técnico: Vágner Mancini.

Prass valoriza conquista do Palmeiras, mas pede reforços para 2014 ainda melhor

O indesejável segundo título da Série B do Campeonato Brasileiro finalmente foi conquistado pelo Palmeiras. Com o fim da angústia, elenco, comissão técnica e diretoria começam a pensar em 2014. E para evitar novo sofrimento da torcida, Fernando Prass espera que os dirigentes reforcem a equipe para o ano que marcará o centenário do clube alviverde.
"Nosso desempenho em 2014 depende dos atletas que eles conseguirem manter. Temos uma base muito boa, mas precisa de grupo, porque as competições vão exigir demais. Não poderemos vacilar na Série A, então tem que reforçar. Temos posições em que somos carentes, tivemos que improvisar. Nós jogaremos em campo e a diretoria tem que contratar", ressaltou o goleiro durante a festa pela conquista da segunda divisão.
Embora tenha apresentado discurso cético e cobrado atenção com a próxima temporada, Prass não deixou de comemorar o feito do Verdão neste sábado. Depois de primeiro tempo duro, o time treinado por Gilson Kleina dominou o Boa Esporte e emplacou 3 a 0 no placar do Pacaembu. O panorama da partida com os mineiros, segundo o goleiro, representou toda a campanha palestrina.
"A dificuldade que encontramos foi maior do que a festa de hoje. O Palmeiras já havia caído, o torcedor tem razão de se conter. O sabor da conquista é proporcional ao que seria a frustração se não subíssemos ou nao ganhássemos. Agora seria simples dizer que foi fácil e não vibrar, mas é só olhar os outros time que subirem a festa que vai ser. Em pontuação foi tranquilo, mas dento de campo foi pedreira", destacou.
Com um título no currículo logo em seu primeiro ano no Palmeiras, Fernando Prass quer mais. O arqueiro chegou com o aval do ídolo Marcos que se aposentou dos gramados na temporada passada, teve de superar grave lesão no ombro e viu o reserva Bruno ser criticado pela torcida pela eliminação na Copa Libertadores da América para o Tijuana.
No gosto da torcida de um time que não contratava um goleiro desde o paraguaio Gato Fernández nos anos 1990, Prass espera dias melhores em 2014: "Eu sempre soube lidar com a pressão. Cheguei aqui com o peso de uma escola que não contratava há cerca de 18 anos, com Marcos aposentado. Ainda tive lesão que atrapalhou. Espero que ano que vem faça inteiro, sem lesão grave e que possa render mais".

Neymar compara jogo a UFC e mostra marcas: 'Consegui sair vivo'

Caçado enquanto esteve em campo na vitória por 5 a 0 da seleção brasileira sobre Honduras, Neymar publicou fotografias de marcas em suas pernas. "Bela vitória! Consegui sair vivo. UFC", era o texto que acompanhava as imagens dos hematomas.
Violentos em toda a partida, os jogadores hondurenhos reservaram especial crueldade para o atacante, levando apenas três cartões amarelos do árbitro canadense David Gantar. Terminado o confronto, vários atletas foram reclamar com o juiz por permitir as entradas ríspidas.
Cansado de ver Neymar apanhar, Luiz Felipe Scolari o substituiu após o terceiro gol verde-amarelo, com a vitória já definida. Após o apito final, o camisa 10 ainda foi discutir com Peralta, um dos que o acertaram no nem tão amistoso jogo no Sun Life Stadium.
O atacante pode ter forçado a barra em algumas jogadas, mas realmente apanhou demais. Não se justificaram os gestos feitos pelos hondurenhos indicando que o craque estava se atirando no chão nem colaram as declarações do técnico Luis Fernando Suárez.
"Não entramos em campo para provocar o Neymar, mas para enfrentar a equipe do Brasil. Ele gosta desse tipo de jogo, de forçar os lances. Sobre as declarações dele, não tenho nada a dizer. Não tenho que falar disso", afirmou o treinador.

    Seleção brasileira goleia Honduras em jogo com caça a Neymar

    A violenta caça a Neymar não resolveu os problemas de Honduras em Miami. Com o Sun Life Stadium ocupado por mais de 70 mil espectadores, a Seleção Brasileira superou as botinadas com ampla superioridade e triunfou por 5 a 0, gols marcados por Bernard, Dante, Maicon, Willian e Hulk.
    Não demorou para que o estilo da equipe centro-americana, que está classificada para a Copa do Mundo, ficasse claro. Neymar se irritou e reclamou com o juiz, mas evitou as discussões com os adversários e preferiu responder a eles com jogadas de efeito, irritando-os ainda mais.
    O gol do camisa 10 não saiu, mas Luiz Felipe Scolari ficou à vontade para substituí-lo após o terceiro gol, aos 20 minutos do segundo tempo. Àquela altura, com Paulinho e Bernard participando bem da partida, a vitória verde-amarela estava totalmente assegurada.
    Robinho entrou bem em seu retorno à seleção, mas não conseguiu balançar a rede, parando na trave. Quem aproveitou melhor a oportunidade foi Willian, que entrou no intervalo, mostrou personalidade em sua primeira partida sob comando de Felipão e deixou a sua marca.
    O jogo
    Não começou bem a partida para o Brasil, que encontrava dificuldade para superar a dura marcação de Honduras. A seleção centro-americana foi melhor nos dez minutos iniciais e chegou a levar um perigo em um cabeceio de Bengtson.
    A equipe verde-amarela, no entanto, acabou se assentando no gramado e passou a manter o jogo no campo de ataque. Honduras abusava da calma na saída de bola e oferecia oportunidades claras.
    No primeiro erro, de Izaguirre, Paulinho acabou sendo fominha e ignorando a presença de Jô no segundo pau. No segundo, outro roubo de Paulinho, o volante avançou pela direita e cruzou rasteiro para Bernard concluir, a um passo da pequena área, e abrir o placar, aos 21 minutos.
    A essa altura, já estava estabelecida uma guerra entre Neymar e os defensores adversários. O atacante se jogava em alguns lances e era duramente atingido em outros. Sua resposta, além de reclamar, era abusar de jogadas de efeito, olhando para um lado e tocando para outro e usando com frequência o calcanhar.
    O placar poderia ter sido ampliado por Bernard após bom lançamento de David Luiz, mas, após o difícil domínio, o atacante teve o ângulo fechado pela saída do goleiro Valladares. Pouco depois, Neymar recebeu de Oscar, partiu no mano a mano com Bernárdez e conseguiu a conclusão, defendida por Valladares. Após a batida, o camisa 10 foi atingido por uma tesoura, mas o pênalti não foi assinalado.
    No intervalo, Luiz Felipe Scolari começou a promover alterações. Robinho entrou bem, Willian entrou melhor, e o placar passou a tomar forma de goleada. Aos nove minutos da etapa final, Neymar bateu falta sofrida por Robinho. Dante cabeceou e contou com dois desvios na marcação para marcar.
    Na sequência, Neymar recebeu cruzamento da direita e, na cara do gol, acabou perdendo a chance de revidar as botinadas com bola na rede. O atacante saiu após o terceiro gol, anotado aos 20 minutos, em jogada construída por ele e Ramires – que havia acabado de substituir Oscar. Paulinho quase marcou de pé esquerdo, e a bola se ofereceu a Maicon sem goleiro.
    Hulk entrou em seguida e participou do gol de Willian, aos 24, recebendo de Maxwell e rolando para o meia tocar no canto direito de Valladares. Quatro minutos depois, já com Lucas Leiva em campo, uma bela jogada com toques de calcanhar de Ramires e Robinho acabou em gol de Hulk, que também usou o calcanhar no domínio.
    Felipão aproveitou a goleada e promoveu a estreia do zagueiro Marquinhos. O Brasil não parou de buscar o gol, mas teve de se contentar com a vitória por 5 a 0 e em evitar contusões nas faltas mais duras dos hondurenhos, que se mantiveram violentos mesmo sem Neymar em campo.
    FICHA TÉCNICA
    BRASIL 5 X 0 HONDURAS
    Local:  Estádio Sunlife, Miami, nos Estados Unidos
    Horário:  22h30 (horário de Brasília)
    Árbitro:  David Gantar
    Assistentes:  Kermit Quisenberry e Philipe Briere
    Cartões amarelos:  Maicon (Brasil); Palacios, Bernardez e García (Honduras)
    Gols:  BRASIL: Bernard, 21 do primeiro tempo; Dante, 9, Maicon, 20, Willian, 24, e Hulk, 27 do segundo tempo
    BRASIL:  Victor, Maicon, David Luiz (Marquinhos), Dante e Maxwell; Luiz Gustavo (Lucas Leiva), Paulinho e Oscar (Ramires); Bernard (Willian), Jô (Robinho) e Neymar (Hulk)
    Técnico:  Luiz Felipe Scolari.
    HONDURAS:: Valladares, Peralta, Bernardez (Montes), Figueroa, Izaguirre (Oscar García), Winston Palacios (Delgado), Claros, Espinoza (Chavéz), García (Najar), Bengston (Jerry Palacios) e Costly
    Técnico:  Luis Fernando Suarez.

    Cruzeiro recebe Ponte Preta no primeiro jogo após o título brasileiro

    O Cruzeiro terá que dar uma pausa na festa pelo título do Campeonato Brasileiro neste domingo, para enfrentar a Ponte Preta, às 17h, no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 35ª rodada. Os mineiros vão cumprir pena de perda de mando de campo, em razão de confusão envolvendo torcedores do próprio Cruzeiro no clássico contra o Atlético-MG, jogado no Independência. A punição deveria ter sido cumprida no duelo contra o Grêmio, mas diretoria celeste adiou a pena. Com isso, os torcedores do Triângulo Mineiro serão os primeiros a ver o time tricampeão do Brasil em campo, após a confirmação do título.
    Para enfrentar a Ponte Preta, o técnico Marcelo Oliveira terá que fazer algumas mudanças no time. O atacante Borges levou o terceiro cartão amarelo em Salvador, diante do Vitória e fica fora da equipe. O treinador, porém, ganha alguns reforços importantes para seguir batendo recordes no Brasileiro.
    O lateral-direito Ceará e o meia-atacante Everton Ribeiro cumpriram suspensão na rodada passada e reforçam o time neste domingo. Com isso, Mayke e Willian retornam ao banco de reservas. No meio-campo, Nilton deve reassumir a titularidade na vaga de Leandro Guerreiro. O atleta foi apenas poupado contra os baianos já que sentia dores no joelho.
    A Ponte Preta ocupa a penúltima colocação no Brasileiro com apenas 34 pontos, mas o time de Campinas ainda acredita que é possível escapar do rebaixamento, que parece inevitável. O atacante Rafael Ratão sabe que a situação da Ponte Preta é muito difícil, mas o jogador mantém esperanças de derrotar o campeão Brasileiro.
    “Sabemos da qualidade do Cruzeiro. É o melhor time do campeonato. Mas temos que tentar sair com a vitória lá em Minas. Só isso nos interessa e faz com que a equipe respire no Brasileiro. Sabemos que a situação da equipe no Brasileiro não é das melhores, mas somos nós que temos que tentar melhorar isso”, declarou.
    O fato que chama a atenção na Ponte Preta é que o time comandado por Jorginho luta em duas frentes, Brasileiro e Sul-americana, e vive momentos completamente opostos nas duas competições. No torneio internacional, a equipe campineira é semifinalista e vai encarar o São Paulo, mas não pode priorizar o confronto com sob o risco de ser rebaixada no Brasileirão.
    FICHA TÉCNICA
    CRUZEIRO X PONTE PRETA
    Local:  Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG)
    Data:  17 de novembro de 2013, domingo
    Horário:  17h (de Brasília)
    Árbitro:  Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
    Assistentes:  Cleriston Clay Barreto Rios (SE) e Ailton Farias da Silva (SE)
    CRUZEIRO:  Fábio; Ceará, Léo, Dedé e Egídio; Nilton, Lucas Silvas, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro; Dagoberto e Willian
    Técnico:  Marcelo Oliveira.
    PONTE PRETA:  Roberto; Artur, César, Ferron e Diego Sacoman; Magal, Fernando Bob, Alef e Elias; Adailton e William
    Técnico:  Jorginho.

    Corinthians começa a dar adeus a Tite contra o ameaçado Vasco

    Tite pisará no gramado no Pacaembu pela penúltima vez como técnico do Corinthians pouco antes das 17 horas (de Brasília) deste domingo. De volta ao estádio municipal após cumprir as punições impostas pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o time paulistano começará a se despedir do treinador gaúcho (que deverá ser substituído por Mano Menezes em 2014) contra o Vasco, ameaçado de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
    "A emoção de voltar ao Pacaembu é danada. Estou com um tesão muito grande", avisou Tite, que comunicou oficialmente a não renovação de seu contrato, com validade até o final do ano, na manhã de sexta-feira. "Mas o ciclo ainda não terminou. Não há um tom de despedida. Quero voltar para o campo e tentar chegar à Libertadores", avisou.
    As chances de o Corinthians conseguir se classificar para o torneio continental do próximo ano são pequenas. A quatro rodadas do final do Brasileiro, o time de Tite aparecia na décima colocação, com 48 pontos ganhos - o quarto colocado Goiás somava 56 e o quinto Botafogo, 54. Para o Vasco, a situação é desesperadora.
    Com 37, a equipe dirigida pelo ex-corintiano Adilson Batista só estava à frente de Ponte Preta (34) e Náutico (17) antes de o fim de semana começar.Sem se atentar aos problemas do Vasco, Tite arregalou os olhos para falar sobre o último objetivo corintiano em 2013. "Vai que nos classificamos para a Libertadores? Eu me grudo em um mastro do CT e não saio mais dali", brincou o treinador. "Temos um compromisso muito importante. A possibilidade é pequena? Tudo bem, pois aprendi a agarrar as oportunidades da minha vida. Só vou pensar nos agradecimentos ao fim do ciclo no Corinthians depois", acrescentou.
    Com bons motivos para estar mais preocupado, o Vasco irá ao Pacaembu com o objetivo de não dar adeus à Série B. "A coisa está caminhando para se definir na última rodada, o que não seria o ideal. Por isso, temos que trabalhar muito, pois é possível sair da zona de rebaixamento e garantir a permanência na primeira divisão do Brasileiro. A derrota no Sul não estava nos planos e agora temos que ganhar em São Paulo", comentou Adilson Batista, referindo-se ao tropeço por 1 a 0 diante do Grêmio.
    Os jogadores do Vasco endossaram o discurso do comandante. "Só a vitória interessa, mesmo sendo longe de casa e contra um adversário muito forte na frente dos seus torcedores. É importante que a gente tenha ousadia, buscando a vitória ao longo dos 90 minutos. Não podemos deixar o Corinthians respirar um único momento", pregou o volante argentino Guiñazú.
    O Corinthians acredita que está mais forte justamente porque teve tempo para respirar após a eliminação da Copa do Brasil, contra o mesmo Grêmio que derrotou o Vasco. Com tempo livre, o time pôde reabilitar fisicamente alguns jogadores. "É por isso que continuo acreditando na vaga na Libertadores", sorriu Tite, que não terá o atacante Alexandre Pato, suspenso, neste domingo. Os meias Douglas e Renato Augusto, contudo, voltaram a estar à disposição depois de descanso.
    Já o Vasco contará com o retorno do lateral esquerdo Yotún, livre de suspensão, no lugar de Wendel, improvisado na função contra o Grêmio. O meia Pedro Ken, que acumulou o seu terceiro cartão amarelo, cederá vaga para o atacante André. A alteração fará o cobiçado Marlone ser recuado para o meio-campo.
    FICHA TÉCNICA
    CORINTHIANS X VASCO
    Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
    Data: 17 de novembro de 2013, domingo
    Horário: 17 horas (de Brasília)
    Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
    Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago e Celso Luiz da Silva (ambos de MG)
    CORINTHIANS: Walter; Edenílson, Gil, Paulo André e Alessandro; Ralf, Guilherme, Romarinho, Douglas e Emerson; Renato Augusto
    Técnico: Tite.
    VASCO: Alessandro; Jomar, Cris e Renato Silva; Fagner, Guiñazú, Abuda, Marlone e Yotún; André e Edmilson
    Técnico: Adilson Batista.