Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 26 de maio de 2013

Neymar se despede no jogo contra Flamengo

Ricardo Trida/DGACB
O dia que todos os torcedores do Santos não queriam que chegasse, finalmente chegou. Neste domingo, às 16 horas, no remodelado estádio Mané Garrincha - ou Nacional, como a Fifa prefere que seja chamado -, em Brasília, onde o Santos mandará a sua partida de estreia pelo Campeonato Brasileiro, o atacante Neymar fará a sua despedida da equipe santista contra o Flamengo.
Não se pode dizer que oficialmente é a despedida do craque, já que ele ainda não assinou contrato com Barcelona ou Real Madrid. Na última sexta-feira, após mais de 8 horas de reunião na Vila Belmiro, o Santos confirmou que recebeu duas propostas oficiais - dos dois grandes clubes espanhóis - e deixou a decisão de escolha para Neymar, que ficou de pensar nos próximos dias.
Como a partida deste domingo é a última do Santos antes de sua apresentação à seleção brasileira para a disputa da Copa das Confederações, de 15 a 30 de junho, e ele deve ir para a Espanha tão logo acabe a competição internacional, Neymar faz questão de entrar em campo e ajudar o time a conquistar os três primeiros pontos no Brasileirão.
Por coincidência, o seu último rival pelo Santos pode ser a equipe que o consagrou pela primeira vez internacionalmente. No Brasileirão de 2011, em um dos melhores jogos dos últimos tempos, o Flamengo de Ronaldinho Gaúcho derrotou o Santos por 5 a 4, na Vila Belmiro. No seu segundo gol no duelo, o terceiro santista, Neymar marcou um golaço, que lhe valeu, em janeiro de 2012, o Prêmio Puskás, dado pela Fifa pelo gol mais bonito da temporada.
A grande novidade no time que perdeu o Paulistão para o Corinthians é o retorno do meia Montillo. O argentino está recuperado de uma lesão muscular na coxa esquerda. "Ele já fez três ou quatro treinos com bola e deu para perceber que ele não tem mais aquele receio de antes. Deu para perceber que ele está bem", disse Muricy Ramalho.
Outra mudança na equipe é a entrada de Rafael Galhardo na lateral direita. Ele substitui Bruno Peres, que machucou a coxa direita contra o Joinville, pela Copa do Brasil. Willian José ainda não pode estrear e o ataque será formado por Neymar e Henrique.

Elenco do Flamengo desembarca em Brasília sem ter contato com a torcida

Bruno Peres/CB/D.A Press
O elenco do Flamengo já está em solo candango. A equipe desembarcou no Aeroporto Juscelino Kubitschek por volta das 17h30 deste sábado (25/5) e seguiu direto para o hotel. Os jogadores não passaram pela área de desembarque. Por ser um evento-teste para a Copa das Confederações, desceram do avião e entraram no ônibus da Fifa sem ter contato com os torcedores que aguardavam ansiosos no saguão do aeroporto.

Cerca de 100 pessoas compareceram com bandeiras e cantavam hinos a espera dos craques. Um dos gritos provocavam o jogador do Santos: "Rafinha melhor que Neymar". Algumas ficaram decepcionadas por não ter contato com os jogadores, outras ainda permanecem no local na esperança de encontrá-los.

Eles apenas tiveram contato com os jogadores na entrada do hotel.


Flamengo enfrenta o Santos na abertura do Campeonato Brasileiro neste domingo (26/5), às 16h, no novo Mané Garrincha.

Sport é derrotado pelo Icasa em estreia na Série B do Campeonato Brasileiro

Embalado pela boa campanha no Estadual, no qual conquistou o terceiro lugar, o Icasa recebeu o Sport neste sábado, no Estádio Romeirão, pela primeira rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Em crise após a eliminação na Copa do Brasil, o Leão da Ilha perdeu para o time de Juazeiro do Norte por 2 a 1 e chegou à quarta derrota consecutiva.
O começo do primeiro tempo foi movimentado com as duas equipes se alternando no ataque. Mas quem saiu à frente no marcador foi o Icasa, aos 28 minutos da etapa inicial, através de um pênalti duvidoso marcado pelo árbitro João Bosco Sátiro da Nóbrega. A penalidade foi consequência de um choque entre Oswaldo e Adalgiso Pitbull na linha da grande área. Elanardo bateu fraco, deslocando Magrão e convertendo o primeiro gol do Icasa.
O goleiro do Sport ainda reclamou da posição da marca de pênalti. No intervalo da partida, após uma medição, foi constatada a irregularidade: a distância entre o gol e o local da cobrança da penalidade está a 9,5m da linha do gol no Estádio Romeirão e, de acordo com as regras da Fifa, a marca deveria ter 11m da linha do gol. O fim da etapa inicial foi dominado pelo Sport, que tentou correr atrás do prejuízo e perdeu três chances claras de gol em dez minutos.
O Sport voltou para o segundo tempo com alterações, mas não conseguiu dominar o jogo. Aos 19 minutos o Rubro-Negro ficou com um homem a menos: em contra-ataque do Icasa, o zagueiro Maurício segurou Adalgiso Pitbull na entrada da área e foi expulso de campo.
Com nove jogadores na linha, o Sport foi neutralizado pelo Icasa e não conseguia sair do campo de defesa. Aos 33 minutos da etapa final o Verdão do Cariri marcou o segundo gol: o meio-campo Chapinha chutou forte de fora da área, o goleiro Magrão defendeu, mas a bola ficou com o atacante Leandro que, de cabeça, mandou para o fundo das redes praticamente selando a vitória do time de Juazeiro do Norte.
Já nos acréscimos, aos 46 do segundo tempo, em uma falha da defesa do Icasa o Sport marcou o gol de honra em uma partida muito ruim pelo lado do Leão da Ilha. O volante Da Silva errou o passe no meio de campo e deu um presente para o camisa 10 do Sport, Marcos Aurélio, que invadiu a área do Verdão do Cariri e marcou o gol Rubro-Negro.
O próximo compromisso das duas equipes é pela segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O Icasa enfrenta o América-RN na terça-feira, às 19h30 no estádio Barretão. O Sport recebe o Bragantino na Ilha do Retiro, nos mesmos dia e horário.

Após feito histórico em Madri, Filipe Luis encontra nova 'família': a seleção

Definitivamente 2013 é uma temporada de conquistas para Filipe Luis. Titular da lateral esquerda do Atlético de Madrid, ele ajudou a quebrar um dos jejuns mais incômodos da história do clube espanhol: com o triunfo por 2 a 1 na final da Copa do Rei, em 17 de maio, chegou ao fim o martírio de 14 anos sem vitórias sobre o maior rival, o poderoso Real Madrid.
"Eu havia jogado oito clássicos e perdido todos. Da forma como foi, com gols de brasileiros (Diego Costa e Miranda), valendo um título e na casa deles, o Santiago Bernabéu, foi muito especial. Foi espectacular", relembrou o jogador, em entrevista por telefone.
Além do título da Copa do Rei, o Atlético foi o melhor entre os "normais" no Campeonato Espanhol. Ficou em terceiro lugar, atrás do vice Real e do campeão Barcelona, e garantiu vaga na Liga dos Campeões da próxima temporada. "Terei a chance de disputar um jogo da Champions League pela primeira vez. Só havia ficado uma vez no banco, pelo Ajax", relembrou Filipe Luis. Ele credita a boa fase ao clima familiar criado pelo técnico Diego Simeone. "Aqui é uma família. O bom é que se fala tudo na hora, para se resolver logo, para continuarmos juntos no mesmo objetivo."
Da "família Simeone" para a "família Scolari". Convocado para a Copa das Confederações, com início em junho, Filipe Luis espera encontrar na seleção brasileira o mesmo clima que desfruta em Madri. Ele já teve impressões positivas durante os amistosos contra Inglaterra, Itália e Rússia: "Um grupo funciona quando todos lutam pelo mesmo objetivo. Na seleção pude ver um grande grupo, focado em ser a família que Felipão quer montar, e essa sintonia faz muito bem. É um grupo ambicioso e que pensa em vencer", avaliou o jogador de 27 anos, nascido em Jaraguá do Sul (SC) e com passagens por Figueirense, Ajax, Real Madrid B e La Coruña.
A rivalidade com o Real aparece até na disputa pela titularidade na seleção, já que o outro convocado para a posição é Marcelo. Outra opção que Felipão testou antes da convocação para a Copa das Confederações foi Adriano - o jogador do Barcelona pode atuar por ambos os lados, mas ficou fora. Filipe Luis admite que o "rival" leva vantagem, mas diz que não é hora de questionar quem começa jogando: "Marcelo é um dos três melhores laterais do mundo, não fez grande temporada porque não jogou tanto, mas sou fã dele. Sei meu papel e não penso individualmente. Quando eu era mais jovem tinha outra visão sobre seleção, era um pouco mais egoísta. Hoje só penso em ganhar coletivamente", completou o lateral, que fez apenas três partidas pelo Brasil, duas com Luiz Felipe Scolari e uma com Dunga no comando.
Pronto para as vaias
Um momento dramático tem papel fundamental nesta mudança de postura que Filipe Luis tanto cita. Em janeiro de 2010, após fazer o primeiro gol da vitória do La Coruña por 3 a 1 sobre o Athletic Bilbao, o brasileiro sofreu uma grave fratura no tornozelo direito, que enterrou qualquer chance de ele disputar a Copa do Mundo daquele ano - ele vinha sendo convocado por Dunga na época. "Passado é passado, mas quase perdi o pé. Acabei superando esse drama e voltei a jogar em alto nível", comemorou.
Para quem superou uma fratura desse porte, possíveis vaias da torcida durante a Copa das Confederações, como as que foram ouvidas no amistoso contra o Chile, no Mineirão, dia 27 de abril, é uma barreira fácil de encarar: "Quase todos nós já passamos por aplausos e vaias. Em campo já briguei por rebaixamento e título. Ninguém gosta de ser criticado, mas estou pronto para tudo", garantiu o jogador, que deu um conselho a Neymar, o principal alvo dos descontentes com o time brasileiro: "Ele é cobrado por tudo o que faz, os passos dele são vigiados com lupa. Tem de aceitar as vaias para que isso faça Neymar ficar ainda mais forte."

Em Itu, Palmeiras começa com vitória magra sua trajetória na Série B

A torcida não compareceu como se esperava, provavelmente por conta dos ingressos que custavam R$ 60 ou R$ 200, mas o estádio Novelli Junior, em Itu, sediou uma estreia eficiente do Palmeiras na Série B do Campeonato Brasileiro. Mesmo sem encantar, o time fez o suficiente para vencer o Atlético-GO por 1 a 0 neste sábado.
O autor do gol que garantiu os primeiros três pontos na caminhada alviverde para tentar voltar à elite nacional foi Tiago Real. Aos sete minutos do segundo tempo, o meia aproveitou cruzamento preciso de Ayrton para balançar as redes. E foi uma das poucas reais oportunidades que a equipe criou.
Mal em boa parte do primeiro tempo, o time de Gilson Kleina se encontrou em campo pouco antes do intervalo e se consolidou com o gol de Tiago Real. Teve um gol de Ayrton anulado e ainda acertou a trave em arremate de Maikon Leite. Como o Atlético-GO não fez mais do que um chute em que Bruno salvou o Verdão, o desempenho foi suficiente para o triunfo.
O Palmeiras volta a campo na terça-feira, quando visita o ASA, em Arapiraca (AL), em partida marcada para as 21h50 (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Dragão do Centro-Oeste busca sua recuperação no Serra Dourada diante do Joinville.
O jogo
Gilson Kleina optou por trocar a marcação que caracterizou o Palmeiras no Campeonato Paulista e na Libertadores por um 4-3-3 ofensivo, na tentativa de mostrar de vez a teórica superioridade da equipe sobre seus adversários. Mas o esquema demorou a encaixar e trouxe mais problemas no início.
Vinicius, Leandro e Kleber ficavam isolados do resto do time na frente, mesmo com Leandero se movimentando intensamente. Tiago Real parecia incapaz de carregar a bola da defesa para o ataque, que só tinha alguma ação quando os laterais Ayrton e Juninho apareciam na frente. Muito pouco para qualquer imposição.
O Atlético-GO rapidamente percebeu que estava melhor posicionado taticamente e não demorou para tocar a bola no campo adversário. Em 15 minutos, já tinha levado perigo em arrancadas de João Paulo e Robston em meio à marcação pouco intensa do Verdão, que só tinha dado trabalho em cruzamento de Juninho que Kleber desviou mal.
Para se encontrar em campo, a equipe de Gilson Kleina obedeceu à maior filosofia do técnico: adiantou a marcação para abafar a saída de bola rival. Preenchendo principalmente as laterais da defesa adversária, o Palmeiras dominou os espaços, mas ainda faltava qualidade para uma troca de passes que gerasse perigo.
Com mais companheiros, Vinicius apareceu mais e o Verdão descobriu que a ponta esquerda era um caminho melhor do que as subidas mais frequentes de Ayrton pelo outro lado. Por ali, o time criou sua principal oportunidade de perigo antes do intervalo, aos 38 minutos, quando Kleber obrigou Márcio a fazer grande defesa e Leandro, no rebote, fez o goleiro trabalhar novamente.
Na volta do intervalo, os problemas na marcação palmeirense quase foram fatais. Logo aos dois minutos, William Barbio deixou Vinicius no chão e tocou para João Paulo, que, mesmo entre três marcadores, devolveu para o atacante, que venceu Mauricio Ramos na corrida e só não abriu o placar porque Bruno fechou bem os espaços e defendeu com o pé esquerdo.
O Palmeiras, entretanto, foi mais eficiente na frente. Em uma rara oportunidade em que teve espaço para cruzar na ponta direita, aos sete minutos, Ayrton deixou a bola na cabeça de Tiago Real, que testou firme na entrada da pequena área para marcar o primeiro gol da equipe em sua caminhada para voltar à primeira divisão nacional.
Em desvantagem, o Atlético-GO tentou se impor mais na raça do que na técnica, deixando espaços para sofrer contra-ataques. As contusões de Maurício Ramos e Vinicius facilitaram o trabalho de Gilson Kleina em arrumar a equipe para usar mais essa alternativa, colocando o zagueiro André Luiz para coibir o jogo aéreo adversário e o meia Ronny, mais descansado, para usar sua velocidade.
O posicionamento manteve Kleber como um centroavante inútil em campo, mas fez Leandro aparecer com mais frequência. Aos 15 minutos, ao receber lançamento preciso de Ayrton do campo de defesa, o artilheiro do Verdão na temporada só não deixou sua marca porque o goleiro Márcio apareceu bem, assim como em outras tentativas de passe longo para o jovem atacante.
De tanto aparecer na frente, o Palmeiras até balançou as redes novamente, aos 30 minutos, mas a falta cobrada por Ayrton que balançou as redes era um lance de dois toques, e nenhum jogador desviou a bola. Aos 33, Maikon Leite, substituto de Leandro, ainda acertou a trave. O 1 a 0, porém, foi um resultado eficiente para o time estrear bem na Série B.
FICHA TÉCNICA 
PALMEIRAS 1 X 0 ATLÉTICO-GO
Local: Estádio Novelli Júnior, em Itu (SP) 
Data: 25 de maio de 2013, sábado 
Público: 4.612 pagantes 
Horário: 16h20 (de Brasília) 
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (RJ) 
Assistentes: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn (ambos do PR) 
Cartões amarelos: Henrique e Ronny (Palmeiras); João Paulo e Ernandes (Atlético-GO)
Gol: 
PALMEIRAS: Tiago Real, aos sete minutos do segundo tempo
PALMEIRAS: Bruno; Ayrton, Henrique, Maurício Ramos (André Luiz) e Juninho; Márcio Araújo, Charles e Tiago Real; Leandro (Maikon Leite), Vinicius (Ronny) e Kleber 
Técnico: Gilson Kleina.

ATLÉTICO-GO: Márcio; John Lennon (Caio), Ednei, Diego Giaretta e Leonardo; Dodó, Ernandes, Robston (Pituca) e João Paulo; William Barbio (Juninho) e Ricardo Jesus 
Técnico: Waldemar Lemos.

Corinthians 1x1 Botafogo – Jogo de entrega das faixas termina empatado


Com direito a entrega de faixas antes das partidas, os campeões estaduais Corinthians e Botafogo se enfrentaram neste sábado (25), no Pacaembu, e empataram por 1x1. Em confronto disputado, os corintianos dominaram a primeira etapa, mas viram o adversário abrir o placar com Rafael Marques, enquanto a equipe da estrela solitária foi melhor no segundo tempo, mas viu Paulinho empatar a partida. Na próxima rodada o time paulista enfrenta o Goiás fora de casa e os cariocas recebem o Santos em Volta Redonda.
Domínio corintiano e gol botafoguense
O Corinthians começou a partida tomando toda a iniciativa, enquanto o Botafogo só se defendia e nem em contra-ataques conseguia assustar. Mantendo o controle completo da posse de bola, o Timão concentrou seus ataques pelo lado esquerdo, que contava com as subidas constantes de Fábio Santos, sendo apoiado por Danilo, Romarinho e Émerson, que se movimentavam bastante pelo setor. Aos poucos, os donos da casa foram ensaiando um sufoco, mas falhavam no passe final e não apresentavam alternativas além das jogadas pela esquerda, o que facilitava a marcação botafoguense. Os visitantes só apareceram pela primeira vez no ataque aos 24 minutos, quando Rafael Marques quase teve a oportunidade de finalizar, mas foi travado por Gil.
No minuto seguinte, Seedorf, que tinha começado mal a partida, errando passes, inclusive, resolveu aparecer e aproveitou o espaço deixado por Fábio Santos para executar um cruzamento preciso para Rafael Marques, que pegou de primeira e abriu o placar. Depois do gol, o Corinthians continuou atuando da mesma forma, mas o Botafogo passou a jogar com mais tranquilidade e diminuiu a pressão adversária nos últimos 15 minutos. As melhores chances vieram com Paulinho, que passou a ajudar mais Edenilson pela direita e arriscou um bom chute de fora da área, e Émerson, que finalizou após bela arrancada, obrigando Jefferson a fazer grande defesa.
Tite mexe e time piora
Seja pela mudança na postura do Botafogo ou pelas substituições de Tite, o segundo tempo foi bem diferente do primeiro. Douglas e Alexandre Pato entraram no lugar de Danilo, que distribuía bem o jogo no meio-campo, e de Guerrero. O resultado foi uma diminuição drástica na criatividade da equipe paulista e uma melhoria significativa no toque de bola dos cariocas, que tinham em Seedorf e no surpreendente Rafael Marques, que já tem cinco gols nos últimos cinco jogos, os jogadores mais lúcidos em campo. Pato ficou isolado na frente e não era notado, enquanto Douglas, que há muito tempo não atuava por mais do que alguns minutos, não conseguia dar sequências às jogadas.
Depois de várias chances desperdiçadas pelos botafoguenses, principalmente Lodeiro, Paulinho chamou a responsabilidade e recolocou o Corinthians na partida. Aos 20 minutos, o volante assustou em mais um chute de longa distância e, aos 22 minutos, em uma cabeçada. Foi então que, aos 28 minutos, surgiu uma chance de bola parada. Vitinho, que acabara de entrar no lugar de Felype Gabriel, dominou a bola no braço. Douglas mandou a bola para a área, Paulinho desviou e a bola ainda resvalou em Marcelo Mattos para sair totalmente do alcance de Jefferson e o Timão igualar o placar.
Depois do empate, o nível técnico do jogo caiu. O Botafogo parecia satisfeito com o empate e tentava tocar a bola para administrar. O Corinthians, por sua vez, tentava o gol da virada, mas, sem muita organização, insistia demais em jogadas individuais, principalmente com Romarinho. Nos últimos cinco minutos, os corintianos ensaiaram uma pressão, o que acabou não dando resultado.
CORINTHIANS X BOTAFOGO
CORINTHIANS: Cássio, Edenilson, Gil, Paulo André (Chicão) e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Danilo (Douglas), Romarinho e Emerson Sheik; Guerrero (Alexandre Pato). Técnico: Tite
BOTAFOGO: Jefferson, Lucas, Bolívar, Antônio Carlos e Julio Cesar (Lima); Marcelo Mattos e Gabriel; Fellype Gabriel (Vitinho), Seedorf e Lodeiro (Andrezinho); Rafael Marques. Técnico: Oswaldo de Oliveira
Gols: Rafael Marques, aos 25’ do 1º tempo, e Paulinho, aos 28’ do 2º tempo.
Público: 29.295 pagantes (total de 31.155)
Renda: R$ 940.359,00
Cartões amarelos: Paulo André e Paulinho (Corinthians); Antônio Carlos (Botafogo)
LOCAL: Pacaembu, São Paulo (SP)
DATA E HORÁRIO: 25/5/2013
ÁRBITRO: Leandro Pedro Vuaden (RS)
ASSISTENTES: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Dibert Pedrosa Moisés (RJ).
 


Neymar elege o Barcelona como destino pelos próximos anos


Em meio aos primeiros capítulos do Brasileirão 2013, que teve início neste sábado (25), Neymar escreveu o capítulo final da desgastante novela envolvendo seu destino. O craque anunciou por meio do Twitter que defenderá o Barcelona no próximo semestre, confirmando a expectativa de um final feliz após anos de glórias pelo Santos e concretizando o sonho de jogar ao lado de Lionel Messi.
De acordo com o clube catalão, o contrato do camisa 11, que será assinado na próxima segunda-feira, valerá por cinco temporadas. Os valores ainda não foram confirmados, mas devem ser de aproximadamente 35 milhões de euros (R$ 92,9 milhões). Antes de formalizar a transferência, o atelta fará seu último jogo com a camisa do Santos neste domingo, contra o Flamengo, às 16h, no Mané Garrincha.
Nesta noite, o Peixe emitiu um comunicado pelo Facebook explicando o caso e agradecendo ao astro pelos anos de serviços prestados com a camisa alvinegra.
Confira o comunicado oficial divulgado pelo Santos
O Comitê de Gestão do Santos FC informa que recebeu comunicação do atleta Neymar Jr., na noite deste sábado (25), avisando que decidiu aceitar a proposta do Barcelona. Desta maneira, a transferência do craque para o time espanhol será selada nos próximos dias.
Após recusar uma série de ofertas milionárias por Neymar Jr., desde meados de 2010, e colocar em prática um plano de carreira que permitiu sua histórica permanência no Brasil por vários anos, contrariando a tendência do futebol brasileiro de vender rapidamente seus maiores talentos, o Santos FC, finalmente, concordou com a negociação.
O Santos FC libera Neymar Jr., ciente de que fez todos os esforços para mantê-lo no Brasil pelo maior tempo possível, inclusive oferecendo a renovação do contrato atual, que terminaria em julho de 2014. Neste momento, no entanto, não foi mais possível competir com as condições oferecidas pelas propostas recebidas do exterior, que impactaram a decisão do atleta de rever a sua vida profissional.
Devido à confidencialidade do contrato, e de comum acordo, as bases da negociação não serão divulgadas pelas partes.
O ATLETA
Neymar da Silva Santos Junior atuou no Santos de 2009 a 2013, totalizando neste domingo 230 jogos e tornando-se o 62º atleta que mais vestiu a camisa do Peixe. Marcou, até este momento, 138 gols, que o consagraram com o maior artilheiro da Era Pós-Pelé, no Santos, e o 13º da história do Clube.
Foi decisivo na conquista do tricampeonato paulista que não se repetia desde 1969, das inéditas Copa do Brasil e Recopa Sul-Americana, e da Taça Libertadores após 48 anos de espera. Foi o autor do gol mais bonito de 2011 em todo o mundo, levando o Prêmio Puskas pela Fifa.
Com seu carisma, tornou-se a maior celebridade brasileira da atualidade e ajudou o Santos a aumentar a visibilidade de sua marca e a incrementar receitas: do aumento do número de sócios de 17 mil para mais de 65 mil na atualidade, passando pela venda recorde de camisas azuis em 2012 - mais de 100 mil - e pela multiplicação de torcedores. Desde 2009, quando Neymar Jr. estreou pelo Santos, as receitas do Clube quase triplicaram em três anos.
Santos FC e Neymar Jr. tiveram uma parceria de sucesso ao longo de quase uma década, das categorias de base ao time profissional, que ficará marcada para a posteridade.
Mais do que um ídolo, Neymar Jr. tornou-se um mito não apenas para os santistas, mas para os brasileiros e para os fãs de futebol em todo o mundo.
O Clube despede-se por algum tempo de seu craque desejando muito sucesso em sua nova jornada, certo de que a Vila Belmiro continuará sendo a sua segunda casa e porto de retorno quando ele assim o desejar.
Comitê de Gestão
Santos FC.
 

Vasco 1x0 Portuguesa - Em jogo de baixo nível técnico, Tenório decide




A estreia do Vasco no Campeonato Brasileiro de 2013 não foi brilhante, mas deu pro gasto. Com um futebol burocrático e pouca criatividade, coube a Tenório dar números ao placar do confronto contra a Portuguesa, neste sábado (25), em São Januário. O equatoriano lutou, marcou, fez o gol da vitória e, exausto, comandou boa parte das ações ofensivas da partida. A Lusa, preocupada em defender-se, pouco ameaçou e não chegou a dar trabalho para Michel Alves.

O próximo compromisso do Gigante da Colina é na quarta-feira, dia 29, contra o São Paulo, no Morumbi. O jogo é válido pelo Brasileirão. Pela mesma competição, a Portuguesa vai aos Aflitos enfrentar o Náutico no próximo domingo, dia 2.

Lance polêmico movimenta primeiro tempo morno

O Vasco entrou em campo trocando passes, mas demonstrando pouca efetividade ofensiva. A Portuguesa limitava-se a olhar e tentar esboçar uma reação, mas nada acontecia. O primeiro lance de perigo do jogo ocorreu apenas aos 18, quando Tenório cruzou rasteiro e Lima chegou cortando para evitar o pior. A partir daí, o cruzmaltino melhorou, e Alisson passou a aparecer para o jogo com qualidade. Aos 25, após bela troca de passes entre Darkson, Sandro Silva e Tenório, a bola sobrou para Éder Luís chutar rente à trave.

Aos 39, um lance polêmico esquentou a partida. Alisson fez ótima jogada pelo meio, e foi parado com falta por Luís Ricardo pertíssimo da entrada da área. A equipe cruzmaltina pediu pênalti, mas o árbitro não cedeu e mandou seguir. Sem acréscimos, o primeiro tempo terminava pouco interessante. 

Má condição física faz Vasco cair de produção, mas Tenório resolve

Se o primeiro tempo terminou sem que se percebesse, o segundo começou à toda. Logo aos 2 minutos, um chute cruzado de Alisson foi desviado por Lima e subiu. Gledson saiu mal do gol e Tenório, de costas, acertou um chute por cima do goleiro para abrir o placar em São Januário.

Os indícios de que o jogo melhoraria, no entanto, foram falsos. Sentindo a falta de preparo físico, a equipe do Vasco perdeu fôlego e a Lusa passou a dominar as ações ofensivas. Ainda relativamente longe do fim do jogo, Alisson e Tenório caíram em campo sentindo cãimbras. Foi a chave para a Portuguesa vir pra cima: aos 26, após boa jogada de Mattheus, Souza, no segundo pau, perdeu a melhor chance da equipe no jogo. O castigo veio à galope. Aos 32, o atacante Diogo, que já havia visto o cartão amarelo no primeiro tempo, derrubou Wendell e foi advertido com novo cartão. Expulsão e freio na reação da Portuguesa.

A Lusa tinha um a menos, mas o Vasco jogava no sacrifício. Com um Tenório esgotado, as ações ofensivas do time minguaram até alcançar o zero absoluto, e as duas equipes esperaram burocraticamente o fim do confronto em São Januário.

Vitória 2x2 Internacional - Colorado arranca empate na Fonte Nova


O Internacional estreou com dificuldades no Campeonato Brasileiro neste sábado (25), diante do Vitória, mas arrancou um empate em 2 a 2 na Fonte Nova que teve sabor de vitória. O campeão baiano dominou o jogo no primeiro tempo e marcou duas vezes em apenas 11 minutos, com Maxi Biancucchi e Gabriel. Na volta do intervalo, o Colorado se reergueu. Forlán e Fred balançaram as redes para deixar o placar em igualdade.
Na próxma rodada, o Vitória visita o Náutico, quarta-feira, nos Aflitos, em Recife. Um dia depois, o Inter recebe o Criciúma, no Centenário, em Caxias do Sul.
VITÓRIA X INTERNACIONAL
Vitória: Wilson, Nino Paraíba, Victor Ramos, Gabriel Paulista e Mansur; Neto Coruja, Cáceres, Escudero e Renato Cajá (Vander); Maxi Biancucchi (Marquinhos) e Dinei (Giancarlo)
Técnico: Caio Júnior
Internacional: Agenor, Gabriel, Rodrigo Moledo, Juan e Kléber (Vítor Júnior); Aírton, Willians (Josimar), Fred e D'Alessandro; Rafael Moura (Cassiano) e Forlán
Técnico: Dunga
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 25/05
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
Auxiliares: Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Fabio Pereira (TO)
Cartão Amarelo: Nino Paraíba, Renato Cajá, Willians e D'Alessandro
Cartão Vermelho: -
Gols: Maxi Biancucchi, aos 2', Gabriel, aos 11 e Forlán, aos 29 minutos do primeiro tempo; Fred, aos 18 minutos do segundo tempo.