Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 9 de setembro de 2012

COORDENADOR DA BASE PEDE DEMISSÃO, E VASCO FECHA COM MAURO GALVÃO PARA O CARGO.


O coordenador da base do Vasco, Humberto Rocha, pediu demissão na última quinta-feira à noite. Para seu cargo, o clube fechou com o ex-zagueiro Mauro Galvão, que será auxiliado pelo ex-lateral Clóvis. Outra mudança é a chegada de Sorato, que assumirá como novo treinador da equipe de Juniores. Os novos profissionais serão apresentados no mais tardar até a próxima quarta-feira.

O vice-presidente geral do Vasco, Antônio Peralta, afirmou que as mudanças ocorreriam de qualquer maneira. De acordo com o dirigente, Humberto Rocha sabia que seu ciclo no clube estava no fim e preferiu se antecipar para evitar maiores constrangimentos.

"Ele [Humberto Rocha] foi correto e saiu na hora certa. Era inevitável a mudança e ele se antecipou. Não estamos falando de problema de qualidade, ou irregularidades, nada disso. Mas as pessoas sentem quando a situação mudou e há novas expectativas. Ele entendeu isso e se adiantou. Foi uma pessoa digna. Não é que ele tenha feito algo de errado, apenas achamos que era hora de mudar", afirmou

"Fechamos um projeto. O Mauro Galvão faz parte dele. Assume o cargo e será auxiliado por Clóvis [ex-lateral do clube]. O Sorato também está neste pacote e chega para ser o técnico dos Juniores. Eles serão apresentados entre segunda e quarta-feira", disse em primeira mão ao UOL Esporte.

Peralta rasgou elogios ao novo coordenador das categorias de base. Segundo o vice-presidente, Mauro Galvão tem identificação com o Vasco e tem tudo para executar um bom trabalho à frente das divisões inferiores. Para o dirigente, a escolha foi acertada e serve como uma espécie de premiação ao ex-jogador, pelo profissionalismo que sempre demonstrou enquanto atleta.

"É o homem que escolhemos. Foi um grande zagueiro que defendeu o Vasco por anos e sempre foi um profissional exemplar. Esse cargo é um prêmio, um reconhecimento pelo o que foi feito por ele. Tenho certeza que, assim como nos campos, vai ter êxito nessa nova função", afirmou.

FILHO DE JÚNIOR BAIANO E SOBRINHO DE ADRIANO TROCAM. BASE DO URUBU PELA DO VASCO


Júnior Baiano está uma fera com a diretoria do Flamengo. Segundo o ex-jogador do clube, os cartolas sacanearam seu filho Patrick, que acabou trocando as categorias de base do Flamengo pelo Vasco. 

“Eles estão perdidos, não sabem o que fazem. Não foi só com meu filho, mas até o sobrinho do Adriano foi sacaneado e também se mandou para São Januário”, denuncia o ex-craque. 

Pai coruja, ele acompanha de perto a carreira do filho e enche a bola do garoto. ” O Flamengo deu mole. Perdeu um excelente jogador. O Patrick é um ótimo zagueiro. Tem visão de jogo, sabe sair jogando, além de ser muito técnio. Técnico até demais para o meu gosto”, brinca. 

Zagueiro viril, daqueles que espanava geral e assombrava os atacantes quando estava em atividade, ele conta conta que às vezes chega a pedir para o filho chegar mais forte. “fico torcendo para ele dar uma tesoura voadora, imitando o pai. Mas é ruim, hein! O garoto só joga bola”, conta, às gargalhadas. 

COMPLICADO!! APESAR DA VOLTA DE JUNINHO, CRISTOVÃO TERÁ OITO DESFALQUES CONTRA O BAHIA.

As imagens de Náutico 1 x 1 Vasco (Foto: Aldo Carneiro)
O técnico Cristovão Borges não vem tendo vida fácil neste Brasileirão. Em condições normais, teria motivos de sobra para ser um dos treinadores mais felizes da rodada que se aproxima. Afinal, deverá contar com o retorno de Juninho. Porém, nem tudo são flores para o comandante. Em paralelo à possível volta do Reizinho, ele já tem descartados oito jogadores de sua planilha tática de treinamento, seja por lesões, suspensões ou mesmo por problemas burocráticos.

Como desfalques certos para o jogo de domingo, contra o Bahia, em São Januário, estão na lista o zagueiro Dedé, que serve a Seleção; o zagueiro Rodolfo, os laterais Auremir e Thiago Feltri, e o meia Felipe, por lesões; o lateral William Matheus e o volante Wendel, suspensos; além do zagueiro Renato Silva, que segue vivendo sua novela que envolve CBF, Fifa, seus advogados e seu ex-clube da China, em busca de sua regularização com o Vasco.


Um dos que terão que chamar a responsabilidade contra o Tricolor baiano por conta da experiência é o atacante Tenório, que lamenta a situação, mas a vê com naturalidade.


– Isso não é o ideal e prejudica o time, mas todos os outros também passam por momentos como esse. Vamos tentar recuperar algumas peças, mas não preocupa. Temos um grupo. Por ser um campeonato longo, isso é comum – disse o equatoriano, que atuou os 90 minutos no empate com o Náutico e desembarcou ontem com dores musculares.


O volante Nilton foi outro a lamentar, mas ressaltou que o momento exige que o time supere as adversidades em busca da vitória:


– Sem esses jogadores, claro que até o esquema acaba sendo prejudicado um pouco. Espero que quem entre, possa manter a regularidade, até porque, em casa, temos a obrigação de vencer para nos mantermos na briga com o pessoal lá da frente.


Os desfalques, somados às perdas recentes de jogadores para o mercado da bola, colocarão a equipe em uma verdadeira prova de fogo. É hora de provar que se tem elenco.

DORIVAL PEDE REFORÇOS E DEIXA ADRIANO PARA DEPOIS: ‘QUEM FAZ FALTA É RENATO’


Os treinos e os deslizes de Adriano têm dominado a rotina do Flamengo. O Imperador deve começar a trabalhar com o grupo em duas semanas, mas ainda não tem previsão de estreia. Ainda assim, a cada entrevista coletiva Dorival Júnior é questionado sobre o atacante. O técnico tem uma resposta padrão. Diz que é cedo para falar sobre o aproveitamento do jogador, que ainda precisa se recuperar.

- Não contem com o Adriano para hoje. É muito cedo. Primeiro tem que entrar em forma.

Enquanto deixa o camisa 10 para depois, Dorival tenta contornar os problemas do time, que perdeu em casa por 1 a 0 para a Ponte Preta nesta quarta e não vence há quatro rodadas. A equipe está só em 13º lugar na tabela, com 27 pontos - tem um jogo a menos. Ao mesmo tempo em que demonstra paciência para ver Adriano em campo, o técnico tem pressa para contar novamente com Renato. O meia teve de se afastar do time para fazer uma cirurgia no joelho direito, dia 26 de agosto, e está em recuperação. Ele só deve voltar no fim do mês. Sem o camisa 11, o comandante constata: a equipe caiu de rendimento.
- Quem faz falta é o Renato, que vinha sendo o ponto de equilíbrio. Esse, sim, tem feito muita falta. Eu tinha uma equipe com o Renato executando uma função importantíssima para nós, e de repente a gente perdeu esse referencial. Um jogador que vinha dando equilíbrio, consistência, vinha fazendo uma transição de bola excelente, fazendo com que os nossos três atacantes jogassem (Love, Thomás e Negueba). De repente, perdemos essa condição. Com a saída do Renato, nós caímos um pouco de produção. Temos que reencontrar um jogador para essa função. Mattheus é um garoto que promete muito, ainda novo, estamos trabalhando para que ele melhore a intensidade, a sua participação ao longo das partidas. É natural que com os treinamentos ele adquira essa condição, mas ainda não é o ideal.
Renato entrou em campo pela última vez na partida contra o Vasco. Até aquele momento, disputou 14 partidas no Brasileiro (cinco com Dorival) e fez quatro gols. Coincidência ou não, depois daquele resultado de 1 a 0 sobre o Cruz-Maltino, o Rubro-Negro não venceu: empates com Botafogo e Sport e derrotas para Inter e Ponte Preta.

Na ausência de Renato, Ibson tem sido o titular. O jogador, no entanto, ainda não empolga a torcida. Pelo contrário. Substituído no jogo contra a Ponte, deixou o campo do estádio Raulino de Oliveira sob muitas vaias.

Além do retorno de um jogador que considera fundamental, Dorival aguarda a contratação de alguns atletas e reforça o pedido feito ao diretor de futebol do clube, Zinho.

- Está muito difícil (contratar) e temos necessidade. É uma condição que colocamos já há algum tempo, mesmo naqueles momentos em que estávamos com alguns resultados positivos. Mas eu gostaria que nesse momento tivéssemos a presença de mais dois ou três elementos contratados, que seriam importantes para o crescimento da nossa equipe.

A maior carência do Flamengo está no meio-campo, que precisa de um armador. O clube também tentou reforçar a zaga, mas não concluiu nenhum negócio. As inscrições de atletas na CBF para Brasileirão vão até o próximo dia 21.

MARACANÃ ESTÁ 66% CONCLUÍDO E QUER ALCANÇAR 70% DAS OBRAS AINDA EM SETEMBRO


O Maracanã está com 66% das obras concluídas, anunciou nesta quinta-feira o vice-governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão. Na semana passada foi colocado o último pré-moldado para a arquibancada. O último anel de compressão, necessário para colocação da nova cobertura, também já foi fixado.

No total, foram necessários 60 destes anéis de compressão. Em novembro a cobertura deve começar a ser efetivamente instalada.

Uma das preocupações da Fifa é a questão do fluxo de pessoas no entorno do estádio carioca. O Museu do Índio, que fica ao lado do Maracanã, poderá ter que ser remanejado para outro local. Este, inclusive, será tema de discussão durante a reunião técnica de operação do estádio, que acontecerá ao longo desta quinta-feira entre integrantes da Fifa, COL, governo estadual e engenheiros do consórcio responsável pela reforma.


- Temos de manter o padrão de segurança internacional, que é permitir a evacuação do público do estádio em oito minutos. Esta questão do entorno está na nossa pauta de discussão - disse Fúlvio Danillas, representante do escritório Fifa no Brasil, que não respondeu diretamente se o museu precisará ser demolido.

O Maracanã está previsto para ser entregue em fevereiro de 2013, já com o administrador do estádio escolhido. Segundo Pezão, tudo que for decidido sobre operação da Copa das Confederações e Copa-2014 será repassado ao vencedor da licitação com a ajuda do governo, que vai auxiliar nesta transição de comando.

HEXA QUASE CONFIRMADO: FLAMENGO VENCE O SÃO PAULO NOVAMENTE NA JUSTIÇA, E TAÇA DAS BOLINHAS DEVE IR DEFINITIVAMENTE PARA A GÁVEA


O Flamengo ganhou o São Paulo em mais um capítulo da novela envolvendo a Taça das Bolinhas. Na tarde desta quarta-feira, o tribunal da Justiça Federal de São Paulo deu vitória ao Flamengo para ficar com a posse definitiva da polêmica taça. A decisão é a mesma da Justiça do Rio de Janeiro, dada no início deste ano.

- Após a vitória na Justiça aqui do Rio de Janeiro, a vitória em São Paulo desta quarta é bastante significativa para a nossa vitória no fim do processo. Tenho que agradecer aos advogados Rodrigo Fux e Matheus Carvalho que atuaram em São Paulo ao longo do processo - disse o vice jurídico do Flamengo, Rafael De Piro.

Porém, as decisões positivas dos tribunais do Rio de Janeiro e de São Paulo ainda não são suficientes para a taça sair da posse da Caixa, que guarda o objeto desde o mês de maio, e ir para a sede do Flamengo. Um processo ainda corre na Justiça de Recife. Para De Piro, tudo está encaminhado para a decisão do terceiro tribunal também ser favorável ao Rubro-Negro.
- O desfecho do processo está encaminhado. Estou bastante otimista para que a Justiça de Recife siga as decisões de São Paulo e do Rio de Janeiro para a taça poder sair da Caixa e ir para a Gávea. Acredito que até o fim desse ano tudo se resolva. Não tem como o São Paulo recorrer e vencer essa - afirmou o vice jurídico.

A Justiça de Recife também é responsável pela decisão de outra polêmica, a de quem é o verdadeiro campeão do Brasileiro de 1987. A CBF já havia reconhecido o Flamengo como dono do título através da Resolução 02/2011, mas o Sport contesta e o julgamento final deve acontecer também esse ano.

- Os dois processos são relacionados. E com essa resolução da CBF, a Justiça não deve dar uma decisão contrária ao Flamengo. Também estou otimista neste caso, o julgamento deve acontecer até o fim desse ano - concluiu De Piro.

A Taça das Bolinhas foi criada pela CBF para premiar o campeão brasileiro. Ficou determinado que o primeiro clube que vencesse o Campeonato Brasileiro três vezes consecutivas ou cinco vezes intercaladas teria a posse definitiva do taça. O Flamengo alega que conquistou seu quinto título em 1992 (existe a discussão judicial com o Sport sobre o título de 1987, como relatado acima). Por sua vez, o São Paulo conquistou seu quinto título apenas no ano de 2007.

OLYMPIKUS NÃO COBRE PROPOSTA DA ADIDAS, PORÉM FLAMENGO IRÁ VER DETALHE POR DETALHE DAS DUAS PROPOSTAS


A contraproposta da Olympikus não cobre a proposta da Adidas para ser a fornecedora do Flamengo no período 2015-2025. 

Apesar disso, a empresa brasileira incluiu na proposta outras ações que fizeram a diretoria do Flamengo examinar em detalhe cada proposta.

A Adidas oferece R$ 350 milhões, dos quais R$ 25 milhões de luvas. A Olympikus não divulgou sua proposta. 

Adriano ainda pode reestrear pelo Fla dia 26, contra o Atlético-MG


O atacante Adriano ainda tem chances de reestrear pelo Flamengo no dia 26 deste mês, contra o Atlético-MG, no Engenhão. Apesar de já ter faltado duas vezez a treinos desde que assinou de novo com o Rubro-Negro, o Imperador deve começar a trabalhar ao lado do restante do grupo na segunda quinzena de setembro.

- Não posso afirmar nada sobre a questão da data. Fica difícil afirmar qualquer coisa. São muitas experiências de ver várias situações que antecipam e atrasam. Claro que é um atleta que todo mundo quer saber como está, quando estreia, mas fica difícil antecipar alguma coisa. São muitos fatores envolvidos. Tem condicionamento físico, técnico. Ele treinou no grupo (na manhã de sexta), treinou bem, e não significa que vai poder jogar semana que vem. Ele fez um treino com bola com os jogadores que sobraram do coletivo, fizeram um joguinho em campo reduzido, e ele participou cem por cento da atividade. E não é por isso que ele vai poder jogar – detalhou o fisiologista do Flamengo, Claudio Pavanelli.

Depois de enfrentar o Atlético-MG, o Flamengo tem o clássico contra o Fluminense, dia 30, também no Estádio Olímpico João Havelange. No entanto, os profissionais do clube tem evitado estabelecer uma data para a volta de Adriano.

Brasil 1 x 0 África do Sul - Seleção sofre, mas faz gol no fim e vence os Bafana Bafana


Jogando mal na maior parte do tempo e sob vaias em diversos momentos, o Brasil venceu a África do Sul por 1 a 0, nesta sexta-feira (07), no Morumbi. Na segunda-feira que vem, a Seleção volta a campo, mas dessa vez em Recife. O adversário será mais um time que está longe de assustar o torcedor: a China. Porém, se a África do Sul também não metia medo em ninguém, pelo menos complicou bastante a vida dos comandados de Mano Menezes. Apática na maior parte do tempo, a Seleção teve enormes dificuldades de se impor e só conseguiu marcar aos 29 minutos do segundo tempo.

Primeira etapa tem pouco futebol e muitas vaias

Antes de a bola rolar, já houve a primeira falha: a África do Sul veio com uma camisa verde e amarela, o que fez a arbitragem pedir para o Brasil jogar todo de azul. Depois de 17 minutos de impasse, a bola finalmente rolou no Morumbi. Logo de cara, percebeu-se que a Seleção Brasileira esqueceu o futebol no vestiário, talvez junto com a camisa amarela.

Tocando muito a bola sem a menor efetividade, o Brasil não conseguia imprimir velocidade e facilitava a marcação do frágil time da África do Sul, armado com duas linhas 4, no meio-campo e na defesa. Mesmo retrancados, foram os Bafana Bafana que tiveram a primeira chance do jogo, aos 11 minutos. O lateral-direito Gaxa tabelou e entrou na área em diagonal, mas chutou fraco e Diego Alves não teve dificuldades.

O Brasil só assustou os visitantes aos 16 minutos, numa falta cobrada por Neymar pela meia direita. O atacante do Santos cruzou na área e Dedé, em posição irregular, testou firme para a defesa de Khune. Diante da impotência da Seleção, a torcida começou a vaiar aos 22 minutos. Onze minutos depois, depois de uma jogada lentamente trabalhada, Rômulo arriscou de fora da área e forçou Khune a espalmar para o meio da área, mas ninguém conseguiu aproveitar o rebote.

A melhor chance do Brasil só veio aos 42 minutos, quando Neymar recebeu um lindo lançamento na área e pegou de primeira, mas parou no goleiro da África do Sul. Quando acabou o primeiro tempo, a torcida presente no Morumbi vaiou bastante a Seleção.


Brasil melhora um pouco depois de tomar sustos e consegue marcar
Na volta dos vestiários, o Brasil seguia na mesma letargia de antes. Para piorar, a África do Sul se animou e passou a sair para o jogo. Logo aos 3 minutos, Chabangu fez uma jogada individual pelo meio e soltou uma bomba de canhota. A bola passou tirando tinta do travessão de Diego Alves. No minuto seguinte, foi a vez de Parker fazer uma boa jogada pela ponta-direita e cruzar rasteiro para a área. Dedé conseguiu cortar, mas quase fez um gol contra.

A partir de então, o Brasil acordou para o jogo e passou a criar chances. Aos 10, Oscar puxou a jogada pelo meio e abriu na esquerda com Leandro Damião, que bateu cruzado. A bola acabou balançando a rede, mas pelo lado de fora.
Com 24 minutos, Neymar cobrou uma falta da lateral da área, pelo lado esquerdo, e forçou Khune a defender. Cinco minutos depois, a Seleção finalmente conseguiu marcar. Hulk, que entrou no lugar de Leandro Damião, fez um lançamento para David Luiz pela esquerda, junto à linha de fundo. O zagueiro chutou para o gol em cima de Khune, mas no rebote o próprio Hulk dominou e soltou uma bomba de pé esquerdo para estufar a rede e fazer a festa da torcida no Morumbi.

Pouco tempo depois, Hulk participou de uma nova jogada de perigo. Ele cruzou para Neymar, que se antecipou à zaga e cabeceou para mais uma defesa de Khune. No fim, com a África do Sul praticamente batida, o Brasil ainda criou mais algumas chances, mas nada que mexesse no placar.

FICHA TÉCNICA

BRASIL 1 X 0 ÁFRICA DO SUL

 Local: Morumbi, São Paulo (SP)

Data-hora: 7/9/2012 - 15h45h

Árbitro: Nestor Pitana (ARG)

Auxiliares: Diego Bonfa e Gustavo Rossi (ARG)

Cartões Amarelos: Dedé e Hulk (BRA), Chabangu Gaxa, Khune e Dikgacoi (AFS)

Cartão vermelho: nenhum

Público/Renda: 51.538 público total/ R$ 3.929.765,00

GOL: Hulk, aos 28'/2ºT (1-0)

 BRASIL: Diego Alves, Daniel Alves, Dedé, David Luiz e Marcelo (Alex Sandro, aos 15'/2ºT); Rômulo (Paulinho, aos 18'/2ºT), Ramires, Oscar e Lucas (Jonas, aos 26'/2ºT); Neymar (Arouca, aos 44'/2ºT) e Leandro Damião (Hulk, aos 18'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.

 ÁFRICA DO SUL: Khune, Gaxa, Sangweni, Khumano e Masenamela; Ndlovu (MacCarthy, aos 32'/1ºT e depois Parker, aos 42'/1ºT), Dikgacoi, Tshabalala e Furman (Mahlangu, aos 13'/2ºT); Serero e Chabangu (Letsholonyane, aos 10'/2ºT). Técnico: Gordon Igesund.

FIFA anuncia data do sorteio das chaves do Mundial de Clubes


A FIFA anunciou na manhã desta sexta-feira que o sorteio das chaves do Mundial de Clubes acontecerá no dia 24 deste mês, em Zurique, na Suíça. Na ocasião, serão conhecidos os confrontos das quartas-de-final. O Corinthians, representante sul-americano, e o Chelsea, representante europeu, só estreiam nas semifinais do torneio.

Os outros clubes que já estão definidos são o Auckland City, da Nova Zelândia, e o Monterrey, do México. Ainda faltam ser conhecidos os representantes da África, da Ásia e do país sede. O Mundial vai acontecer de 6 a 16 de dezembro, no Japão.

Rogério Ceni completa 22 anos no São Paulo


Além do fato de poder assistir a seleção brasileira em campo no Morumbi, a torcida do São Paulo tem outro motivo para comemorar neste 7 de setembro. Aos 39 anos, o goleiro Rogério Ceni está completando 22 com a camisa do Tricolor. Nascido em Pato Branco, o arqueiro chegou ao clube paulista em 1990 e, de lá pra cá, conquistou todos os títulos possíveis, além de quebrar diversos recordes, como o de maior goleiro-artilheiro, com 105 gols marcados até hoje.
Vinculado ao São Paulo até o final do ano, Ceni ainda não sabe ao certo o que será do futuro. No início da semana, ele afirmou que a decisão sobre uma possível aposentadoria não estará vinculada à conquista ou não de um título ou da vaga para a Libertadores do ano que vem. O objetivo, no momento, é a Copa Sul-Americana e o G-4 do Brasileirão. Mas a torcida ainda espera contar som seu maior ídolo ainda por mais alguns anos.

Juninho Pernambucano volta a treinar com bola e joga no domingo


Na manhã desta sexta-feira, Juninho Pernambucano voltou a treinar com bola e garantiu a sua participação no jogo contra o Bahia, domingo, em São Januário. O meia se recuperou de um estiramento na coxa, que o deixou fora do empate contra o Náutico por 1 a 1, quarta-feira, em Recife.

O zagueiro Rodolfo, se recuperando de problemas nos joelhos, e o lateral-esquerdo Thiago Feltri, voltando depois de uma contusão na coxa esquerda, também voltaram a treinar com bola e brevemente estarão à disposição do técnico Cristóvão.

Flamengo recebe proposta do Catar por Botinelli, mas jogador veta o negócio



Um clube do Catar contatou Zinho, diretor de futebol do Flamengo, e fez uma proposta pelo meia argentino Darío Botinelli. O jogador se reuniu com Zinho durante a semana e ouviu que o Flamengo teria interesse em fazer o negócio. Porém, Botinelli se recusou a ouvir a oferta e disse que pretende cumprir o contrato até o fim, em janeiro de 2013.

No começo do ano, o Flamengo quis trocar o argentino pelo zagueiro uruguaio Victorino, do Cruzeiro, mas novamente Botinelli vetou o negócio e preferiu ficar no Rubro-Negro. Desde que chegou no Fla, no fim de 2010, Botinelli fez 83 jogos e marcou 11 gols.

De volta ao Morumbi depois de cinco anos, Seleção quer fazer as pazes com torcedor paulista



O palco é o mesmo daquele ano 2000, quando bandeirinhas foram atiradas por torcedores das arquibancadas como forma de protesto pela má atuação da seleção brasileira. Na ocasião, jogo contra a Colômbia, válido pelas Eliminatórias da Copa de 2002, Roque Júnior, aos 48 do segundo tempo, salvou a pátria com um gol de cabeça.

Agora, em 2012, passadas as tristezas da derrota na final das Olimpíadas de Londres, o time verde-amarelo retorna ao estádio do Morumbi, desta vez para encarar a África do Sul. E a torcida paulista, sempre muito rígida, espera não depender apenas de brilhos individuais para que a criticada seleção de Mano Menezes alcance um bom resultado.
Retrospecto anima, mas desconfiança prevalece

Na última vez que o Brasil jogou no Morumbi, em 2007, a vitória veio. Sob o comando de Dunga, Luis Fabiano marcou duas vezes e garantiu o 2 a 1 sobre o Uruguai, nas Eliminatórias da Copa de 2010. O histórico da equipe no estádio, por sinal, é bastante positivo. Inaugurado em 1960, o cenário da disputa de logo mais já recebeu 26 jogos da seleção, com apenas uma derrota brasileira, justamente no primeiro deles, contra a Argentina, pela Copa Roca, em 1963.
De muitos lados, no entanto, o fato de o amistoso acontecer na casa são-paulina é visto com desconfiança. As relações estreias entre grandes dirigentes e membros da Federação Paulista de Futebol são alguns dos fatores que levam muita gente a questionar a escolha do local da disputa desta sexta.

No contexto atual, a desconfiança em relação aos jogadores se agrava à medida que o envolvimento de algumas das estrelas brasileiras em transações milionárias com clubes estrangeiros não se traduz em resultados práticos dentro da seleção. Consequentemente, importantes e valiosas peças do elenco de Mano devem ser alvo de duras críticas caso a seleção canarinho não consiga fazer uma boa exibição frente aos frágeis sul-africanos.

Atenção especial para Lucas

A pressão sobre o jovem e talentoso Lucas, em especial, é inevitável. Vendido ao Paris Saint-Germain por R$ 108,3 milhões (43 milhões de euros), o meia-atacante terá a oportunidade de mostrar seu o melhor futebol nos gramados onde se consagrou como a maior revelação do time da casa nos últimos anos.

Talento, aliás, que não encontrou espaço durante os Jogos de Londres. Sobretudo na final contra o México, a opção de Mano por deixar Lucas no banco na maior parte da disputa levou à ira muitos torcedores. Agora, sob pressão cada vez mais forte, o treinador brasileiro sabe que será alvo de um bombardeio vindo das arquibancadas caso sua equipe não cumpra as expectativas de uma goleada, ou ao menos de uma vitória convincente sobre um adversário tecnicamente muito inferior.

Mas fato é que a jovem estrela do Tricolor paulista ainda precisa mostrar seu melhor futebol com a camisa verde e amarela. Engatar uma sequência como titular daqui para frente é fundamental nesse sentido. A chance está aí. Resta saber se será bem aproveitada.

Não se pode dizer que o amistoso contra a África do Sul será um grande teste para os comandados de Mano nesse momento. Para um grupo que ainda não convenceu, mesmo tendo percorrido metade da caminhada rumo à Copa do Mundo de 2014, trata-se apenas de uma alternativa mais cômoda, especialmente àqueles que vivem sob ameaças constantes, como é o caso do treinador brasileiro.

Mas independentemente do nível do adversário e das razões políticas que influenciam certas escolhas, o torcedor que comparecer ao estádio espera por um Brasil alegre no reencontro de logo mais. Uma seleção capaz de desenvolver seu jogo sem a dependência exclusiva de brilhantismos individuais, tais como a cabeçada de Roque Junior nos acréscimos, que levantou o Morumbi 12 anos atrás.

Palmeiras 3x1 Sport - Verdão joga bem em dia de Pacaembu lotado

A torcida lotou o Pacaembu na noite desta quinta-feira (7). Diante de um público de 29 mil pessoas, o recorde do Palmeiras no ano, o Verdão derrotou o Sport por 3 a 1 com uma grande atuação no segundo tempo, em jogo válido pela 22ª rodada do Brasileirão. Correa, Tiago Real e Obina fizeram os gols da casa, enquanto Rivaldo descontou para o Leão.

A equipe de Felipão chegou aos 20 pontos na tabela e está a dois do Coritiba, primeiro time fora da zona de rebaixamento. O próximo compromisso do Verdão será no domingo, contra o Altético-MG, no Independência. Já o Sport caiu para 18º e volta a jogar no próximo domingo, contra o Cruzeiro, em Recife.

- Não podemos falar em respirar aliviados, porque estamos na 17ª colocação. Se tivéssemos com cinco pontos a mais, diríamos que estaríamos no que queríamos nesse momento. O resultado foi interessante, já que foi contra um concorrente direto nessa dificuldade que passamos. Perdemos lá (na Ilha do Retiro, no primeiro turno) por 2 a 1 e tinha de ter essa vitória para iniciar algo no nosso pensamento positivo, de imaginar os jogos e para seguir em frente - analisou Scolari.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 3 X 1 SPORT

Local: Pacaembu, São Paulo (SP)

Data-hora: 6/9/2012 - 21h

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Auxiliares: Cristhian Passos Sorence (GO) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)

Cartões Amarelos: Thiago Heleno, Henrique e João Vitor (PAL); Hugo, Rivaldo, Moacir e Diego Ivo (SPT)

Cartão vermelho: nenhum

Público/Renda: 29.409 pagantes/ R$ 599.780

GOLS: Correa, aos 7'/2°T (1-0); Rivaldo, aos 16'/2ºT (1-1); Tiago Real, aos 17'/2ºT (2-1); Obina, aos 22'/2ºT (3-1)

PALMEIRAS: Bruno; Correa, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; João Vitor (Artur - intervalo), Henrique, Valdivia e Tiago Real (Márcio Araújo - 40'2ºT); Luan (Maikon Leite - 19'2ºT) e Obina. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

SPORT:  Magrão; Welton, Bruno Aguiar, Diego Ivo e William Rocha; Tobi, Rivaldo, Moacir (Willians - 13'2ºT) e Hugo; Felipe Azevedo (Gilberto - 25'2ºT) e Gilsinho (Henrique - 25'2ºT). Técnico: Waldemar Lemos.

Fluminense 3 x 1 Santos - Tricolor passa pelo Peixe e assume a liderança do Brasileirão


Num jogo de metades bastante distintas, o Fluminense venceu o Santos por 3 a 1, nesta quinta-feira, no Engenhão, pela 22ª rodada do Brasileirão, e assumiu a liderança do campeonato. Com um jogo a mais do que o Atlético-MG, o Tricolor chegou aos 47 pontos e abriu dois de vantagem para os mineiros. O Santos, por sua vez, permanece na 14ª posição, com 26 pontos. Na próxima rodada, o Flu vai a Porto Alegre enfrentar o Internacional, domingo, e o Santos faz o clássico contra o São Paulo, na Vila Belmiro, também domingo.

Primeira etapa movimentada e com três gols

Desde seu início, o primeiro tempo trouxe muitas emoções para os torcedores. Se o Fluminense tinha mais posse de bola, o Santos sempre levava perigo nos contra-ataques. Porém, a primeira chance do Peixe aconteceu por causa de um erro de saída de bola do Flu. Gérson Magrão recuperou, bateu de fora da área e Diego Cavalieri espalmou. Na sobra, Bill mandou por cima com o gol vazio, aos 11 minutos. Cinco minutos depois, o Fluminense respondeu com Jean, que pegou uma sobra de fora da área de primeira e forçou Rafael a defender. No minuto seguinte, Carlinhos fez uma boa jogada pela esquerda e cruzou para o segundo poste, mas Wellington Nem chegou atrasado e tocou para fora.

Num lance semelhante, aos 20, o Tricolor abriu o placar. Porém, dessa vez foi Jean quem recebeu na área pela esquerda e cruzou para Wellington mandar para o fundo das redes. Aos 28, o Santos deixou tudo igual. Gérson Magrão lançou para o lado direito, Digão furou a bola e André apareceu livre para conferir. Com 40 minutos jogados, o Santos ameaçou novamente, quando Bruno Peres arrancou pela meia-esquerda no contra-ataque e só parou dentro da área, chutando cruzado e forçando Diego Cavalieri a defender com o pé. Quando parecia que o primeiro tempo terminaria empatado, Wagner recebeu na área e cruzou para Wellington Nem, de novo, marcar, aos 43.

Jogo cai e só o golaço de Samuel salva

Na volta para a segunda etapa, os dois times pareciam que tinham gastado todo o ímpeto ofensivo. Errando muitos passes, nem o Fluminense e nem o Santos conseguiam criar jogadas ofensivas. Nessa toada, tudo ficava à feição para o Fluminense assumir a liderança do Brasileirão. Muricy Ramalho ainda tentou mexer no Santos para mudar o panorama, colocando Pato Rodríguez no lugar de Bill e Bernardo no de Ewerthon Páscoa, mas não teve sucesso.

Aos 32 minutos, o jovem atacante Samuel, substituto de Fred, artilheiro do campeonato, deu motivos para que a segunda etapa merecesse algum registro. Tudo começou com Thiago Neves puxando um contra-ataque pelo meio. O camisa 10 abriu a jogada na ponta-esquerda, para Samuel. O atacante dominou, ajeitou o corpo e acertou um lindo chute com efeito, encobrindo Rafael e sacramentando a vitória tricolor.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 3 X 1 SANTOS
 Local: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data-Hora: 6/9/2012 - 21h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Marcio Eustaquio Santiago (Fifa-MG) e Thiago Gomes Brigido (CE)
Renda e público: R$ 238.450,00 / 13.007 pagantes / 15.874 presentes
Cartões amarelos: Wágner e Wellington Nem (FLU); Juan e Bruno Rodrigo (SAN)
Cartões vermelhos: -
Gols: Wellington Nem 20'/1ºT (1-0), André 28'/1ºT (1-1), Wellington Nem 43'/1ºT (2-1) e Samuel 32'/2ºT (3-1)

FLUMINENSE: Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Digão e Carlinhos (Wallace 34'/2ºT); Edinho, Jean e Wágner; Wellington Nem (Rafael Sobis 28'/2ºT), Thiago Neves (Fábio 43'/2ºT) e Samuel - Técnico: Abel Braga.

SANTOS: Rafael, Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Everton Páscoa (Bernardo 26'/2ºT), Adriano, Gérson Magrão e Felipe Anderson; Bill (Patito Rodríguez 9'/2ºT) e André - Técnico: Muricy Ramalho.