Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Argentina x Brasil – Por falta de luz, decisão do Superclássico é cancelada e taça fica indefinida


Brasil e Argentina esperaram mais de uma hora e meia, mas não puderam decidir em campo o vencedor do Superclássico das Américas na noite desta quarta-feira (3), em Resistencia. Os problemas de queda de energia no acanhado estádio Centenário se iniciaram horas antes da partida e, segundo a imprensa argentina, foram causados pelo ônibus da seleção brasileira, que teria batido no trailer de energia do estádio.
Porém, pouco depois veio outra versão. Os organizadores do evento disseram que os refletores, por terem sido acessos com muita antecedência, não resistiram às longas horas de funcionamento. O resultado foi um mico histórico para os argentinos, ainda mais por causa das razões políticas que motivaram a escolha do local da decisão. A cidade de Resistencia, situada na província do Chaco, nunca assistiu sequer a um jogo de um time da primeira divisão portenha. A equipe da cidade disputa a 4ª divisão.
Quando faltava aproximadamente uma hora para o horário marcado como início da partida, houve um apagão no estádio Bicentenário. Durante a execução do hino nacional argentino, as torres de iluminação do lado oposto às cabines de televisão se apagaram. A situação foi ficando ainda mais preocupante para os brasileiros por causa do horário do voo fretado que os levaria de volta para casa.
O grupo só poderia pousar no aeroporto de Guarulhos até as 4h30m (de Brasília). A arbitragem esperou, mas a CBF  e a AFA decidiram pela suspensão. Agora, as duas entidades devem decidir em conjunto como será a definição do título, já que o regulamento não prevê que a Taça fique com o vencedor da primeira disputa. Em Goiânia, o Brasil triunfou por 2 a 1.
A realização da partida em nova data está praticamente descartada. Em 2011, o Brasil venceu a primeira edição do Superclássico. "Teoricamente o Brasil é campeão, mas isso será decidido em uma reunião nos próximos dias", disse Andrés Sanchez, que completou. "O nosso calendário já está apertado e não existe a possibilidade de ter outro jogo."
 

Kaká começa como titular e dá assistência


O meia Kaká, convocado por Mano Menezes para os amistosos do Brasil contra o Iraque, dia 11, e o Japão, dia 16, começou jogando a partida entre Ajax x Real Madri, hoje, pela Liga dos Campeões da Europa. O time espanhol goleou por 4 a 1, e Kaká deu uma assistência para o gol de Benzema, que abriu o placar. Além disso, o brasileiro fez uma boa partida e deve aparecer mais nas escalações de José Mourinho.
Mais cedo, Hulk também entrou em campo pelo Zenit, na Rússia, contra o Milan, pelo Grupo C da principal competição europeia. Apesar da derrota do seu time por 3 a 2, o atacante brasileiro fez um gol e criou outras chances. Ontem, David Luiz, Ramires -- os dois primeiros marcando gols -- e Oscar ajudaram o Chelsea a golear o Nordsjaelland, da Noruega, por 4 a 0.
 

Mais confiante, Felipe Anderson comemora boas atuações e nega sombra de Ganso


Desde que Paulo Henrique Ganso foi afastado do Santos por conta de sua lesão na coxa, o jovem Felipe Anderson tem vestido a camisa 10 nas partidas do alvinegro. O jogador foi um dos destaques do título da Recopa Sul-Americana sobre a LDU e do empate por 1 a 1 com o Grêmio, na última rodada do Brasileirão. Com a confiança do técnico Muricy Ramalho, ele acredita que o crescimento dentro de campo foi natural.
“Me faltava um pouco de confiança mesmo, isso é verdade. Eu tinha um pouco de receio de arriscar alguns lances, de vez em quando, mas tanto o professor Muricy quanto o grupo estão me dando bastante confiança. Eles sempre falam para eu ir para cima e mostrar o meu futebol. Fico muito feliz que as coisas estão começando a acontecer como eu queria e espero evoluir ainda mais, nos próximos jogos”, disse o meia.
O jogador, no entanto, não associa sua evolução em campo com a saída do ex- camisa 10. “Não creio que isso tenha alguma relação com a minha melhora. Tenho trabalhado forte, para errar menos. Quando você acerta nos treinos, nos jogos, tudo vai fluindo mais naturalmente. Se você erra muito, perde confiança“, comentou.
Para ajudar na evolução em campo, o trabalho da psicóloga do Peixe, Juliane Fechio, vem sendo de grande importância, na visão do atleta.
“Não sou só eu que faço esse trabalho, todos fazem aqui. Fui lá algumas vezes e temos conversado bastante. Ela sempre procura ver o que eu penso durante as partidas, o que eu sinto depois de receber vaias ou aplausos, e isso tem me ajudado bastante. Além disso, ela sempre pede que eu deixe outras coisa que estejam me preocupando de lado, na hora que eu estou jogando. Ela sempre me orienta a focar somente no futebol. Acho que vem dando certo”, encerrou.
 

Damiao diz: "Com certeza é um sonho de qualquer jogador atuar em um Brasil e Argentina"


Disputando vaga no time titular do Brasil para o jogo de volta contra a Argentina, nesta quarta-feira, pelo Superclássico das Américas, Leandro Damião disse, em entrevista coletiva, que poder disputar o clássico sul-americano será a realização de um sonho de criança.
– Com certeza é um sonho de qualquer jogador atuar em um Brasil e Argentina. Eu via Luis Fabiano e Adriano marcando gols contra eles e sonhava com isso – falou, ainda no CT Joaquim Grava, em São Paulo.

Damião citou o jogador que, atualmente, disputa posição com ele pela camisa 9 da Seleção: Luís Fabiano, titular na partida de ida, mas fora do jogo de hoje por causa de uma contusão muscular. Porém, Damião não alimentou rivalidade com o atacante do São Paulo:

– Acho que não tem ameaça. Luis é um ídolo para mim. Se voltar para ajudar, vamos estar de braços abertos. Os jovens têm de buscar espaço.

Juvenal fala em aumentar investimento e nome de Robinho surge nos bastidores do São Paulo


Há dois anos sem disputar a Taça Libertadores e carente de um único título em 2012, o São Paulo já aponta uma mudança de rumos para a próxima temporada. Quem afirma é o presidente Juvenal Juvêncio, que, após a venda de Lucas ao Paris Saint-Germain, promete manter o ritmo de grandes aquisições iniciadas com a contratação de Paulo Henrique Ganso, no último mês. Em 2012, o Tricolor gastou R$ 45 milhões na compra de 11 reforos.
– No São Paulo foi feita uma correção de rumos. Ou vai subir jogador bom e produzido em casa ou vou buscar jogador de grande jaez (palavra usada pelo dirigente para se referir a qualidade). Vale a pena investir mais forte porque você tem a figura importante dentro de campo, isso movimenta a torcida e provoca ressonância na imprensa. Vale investir mais forte em determinados atletas – afirmou Juvenal.
Nos bastidores do clube, um nome que ganhou força nos últimos dias foi o do atacante Robinho, do Milan. O Santos já sinalizou o interesse em contar com o seu ex-atleta em 2013. Ao falar sobre a possibilidade, Juvenal foi cauteloso.
– É complicado falar. Vamos aguardar – disse, rindo.
 

Seleção cai para 14º no ranking da Fifa e ocupa sua pior posição até hoje


A Seleção Brasileira sofreu mais um golpe após nova atualização do ranking da Fifa. A equipe verde e amarela caiu duas posições e agora ocupa a 14º colocação, atrás de times como Grécia, Croácia e Rússia. Nem mesmo as últimas vitórias sobre África do Sul, China e Argentina evitaram que os comandados de Mano Menezes atingissem a marca negativa, a pior do Brasil desde que o sistema de classificação começou a ser adotado, em 1993. Na América do Sul, quem ocupa melhor posição é a Argentina, que subiu para 4º, seguida por Uruguai, em 7º e Colômbia, em 9º.  
Veja os 20 primeiros classificados do ranking:
1. Espanha 1611 pontos
2. Alemanha 1459
3. Portugal 1259
4. Argentina 1208
5. Inglaterra 1196
6. Holanda 1141
7. Uruguai 1140
8. Itália 1106
9. Colômbia 1102
10. Grécia 1029
11. Croácia 1023
12. Rússia 1014
13. França 1011
14. Brasil 1001
15. Suíça 983
16. Costa do Marfim 951
17. Chile 948
18. Dinamarca 944
19. México 925
20. Equador 902
 

Palmeiras prepara proposta para Alex de dois anos de contrato


Presente no imaginário da torcida do Palmeiras, onde foi campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o meia Alex é um dos sonhos de consumo do Verdão para a disputa da edição de 2013 do principal torneio das Américas. O meia rescindiu, recentemente, o seu contrato com o Fenerbahçe, da Turquia, após 8 anos jogando no time turco.
– A nossa intenção é tê-lo conosco por dois anos, no mínimo. Ele está com 35 anos, mas tem bom condicionamento físico. Um ano também é uma possibilidade. Queremos ele para a Libertadores. Ele já disputou o torneio pelo clube, foi campeão e é ídolo da torcida – falou o presidente Arnaldo Tirone, em entrevista ao Lancenet!.
Outro trunfo do Palmeiras é o técnico Gilson Kleina, padrinho de casamento de Alex. Os dois se conheceram nas divisões de base do Coritiba, clube em que Alex foi revelado.
- Conheço ele desde os 13 anos. Tem uma origem humilde e é o que é pelo alicerce da familia. Tínhamos uma confiança muito grande entre nós. casou cedo. A esposa dele é uma mulher maravilhosa. Quando fizeram o casamento, fui convidado para ser o padrinho. Tenho orgulho disso, mas a aproximação ficou restrita, só pelo telefone.
 

Brasil x Argentina – Em Resistencia, rivais duelam pelo título do Superclássico das Américas



A rivalidade entre Brasil e Argentina entra em cena mais uma vez nesta quarta-feira (3). A um empate de conquistar pela segunda vez em dois anos o Superclássico das Américas contra os hermanos, a Seleção Brasileira tem uma nova oportunidade de mostrar serviço, como forma de preparação para os desafios que se aproximam: a Copa das Confederações em 2013 e o Mundial de 2014. A decisão do título acontece no estádio Centenário, em Resistencia, às 21h50 (de Brasília).
Fora de casa e longe da torcida que tanto vaiou, desta vez os comandados de Mano Menezes terão de lidar com outros desafios. A pressão adversária, as dimensões menores do campo e a mudança de postura do rival, que se fechou na defesa na vitória brasileira por 2 a 1, em Goiânia, são alguns deles. De qualquer modo, a cobrança sobre a equipe Canarinho é evidente. Após uma sequência de contestáveis atuações, é hora de convencer com um bom futebol.
Thiago Neves e Arouca devem ganhar chance entre titulares
O treinador brasileiro confirmou que fará uma mudança no meio-campo em relação ao primeiro jogo. Thiago Neves, que chegou a entrar no segundo tempo da outra partida, ocupará a vaga de Jadson. No ataque, a lesão de Luis Fabiano na coxa obriga Mano a uma segunda alteração. Apesar de ele não ter confirmado, outro que pode ganhar uma oportunidade é o volante Arouca, o que coloca em dúvida a escalação com três atacantes utilizada nas últimas partidas.
Caso o jogador do Santos seja titular, como aconteceu no treino coletivo de terça-feira, Leandro Damião ficará no banco e Lucas será adiantado, formando a dupla de ataque. Ciente de que o adversário não pode se recolher tanto na defesa como da última vez, Thiago Neves alertou que as provocações dentro de campo fatalmente acontecerão.
- Acho que vai ter catimba, mas o torcedor tem de respeitar do jeito que a gente respeitou em Goiânia. Vamos jogar futebol. É claro que é um clássico, tem rivalidade, mas fora de campo não tem de ter violência. Dentro é normal ter discussão, disse o jogador do Fluminense.
Na Argentina, atenção especial a Neymar
Do lado dos comandados de Alejandro Sabella, a expectativa é de uma equipe mais ofensiva do que na primeira partida, em Goiânia, quando os hermanos optaram pela cautela.  Para levantar a taça, os argentinos necessitam vencer por dois gols de diferença. Caso vençam por um gol, a decisão irá para os pênaltis. Com isso, a equipe deve jogar com uma marcação mais adiantada, com atenção especial ao craque Neymar, aproveitando-se das dimensões curtas do estádio argentino.
- Ele tem muitos ingredientes de um craque. E não muda sua forma de jogar. Nós o respeitamos, está entre os melhores hoje. Entendemos as dificuldades de marcar um jogador assim, vamos encurtar o espaço, queremos estar à altura - afirmou o zagueiro e capitão argentino, Sebá Domínguez, em entrevista coletiva.
Confira as prováveis escalações:
Argentina: Ustari; Desabato, Sebá Dominguez e Lisandro Lopez (Montillo); Peruzzi, Maxi Rodriguez, Braña, Guiñazu e Clemente Rodriguez; Martinez e Barcos
Técnico: Alejandro Sabella.
Brasil: Jefferson; Lucas Marques, Dedé, Réver e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Arouca (Leandro Damião) e Thiago Neves; Lucas e Neymar.
Técnico: Mano Menezes.
 

Renato corre em volta do gramado e pode voltar no Fluminense x Botafogo


Fora do time do Botafogo há um mês, por causa de uma contusão na coxa esquerdo, o volante Renato pode aparecer no jogo entre Fluminense x Botafogo, sábado, pelo Brasileirão. O que animou a comissão técnica alvinegra foi o fato de o camisa 8 ter dado voltas ao redor do campo durante o treinamento de hoje.
Nesse período da contusão, já se passaram seis jogos sem o volante no time. Por isso, o jovem Gabriel, cria das divisões de base de General Severiano, ganhou espaço entre os titulares. Porém, a tendência é que Renato volte direto para a equipe principal. Domingo, contra o Bahia, já havia a esperança da volta, mas o jogador ainda não estava em condições.
 

São Paulo tem interesse no atacante Aloísio, do Figueirense

Brigando por uma vaga na Taça Libertadores da América de 2013 e nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, o São Paulo já começa a lançar olhos para um possível reforço para a próxima temporada. O nome que circula nos corredores do Morumbi é o do atacante Aloísio, que hoje está no Figueirense.
O jogador viria para se revezar no comando do ataque com Luis Fabiano. Por causa de suas muitas contusões musculares, o Fabuloso deverá ter um plano de jogos no ano que vem, de modo que não precise disputar todas as partidas. Assim, Aloísio seria o substituto imediato do camisa 9.
O jogador do Figueirense já marcou 9 gols neste Brasileirão e, na verdade, pertence ao Tombense, de Minas Gerais, e está emprestado ao clube catarinense até o fim do ano. O Tombense é um clube de fachada do empresário Eduardo Uram, que tem boas relações com a diretoria do Tricolor paulista.
 

Na ausência de Barcos, Obina ganha chance e faz teste para sequência no Brasileirão

O atacante Obina terá uma ótima chance de mostrar serviço ao técnico Gilson Kleina pela primeira vez. Nesta terça-feira, às 21h45, o Palmeiras faz o primeiro jogo das oitavas da Sul-Americana contra o Millonarios, da Colômbia. Como o treinador não poderá contar com seu principal jogador, o argentino Hernán Barcos, convocado para o Superclássico das América, Obina virou a opção para a partida e deverá ocupar a vaga do Pirata também nos próximos jogos do Campeonato Brasileiro. Barcos não poderá atuar pelo Verdão nas partidas contra Coritiba, Náutico e, provavelmente, Bahia.
O jovem atacante, emprestado ao Verdão pelo Shandong Luneng, da China, até dezembro, tem ganhado elogios de Kleina por conta da dedicação nos treinamentos. Obina espera continuar na equipe no ano que vem e, para isso, precisa obter uma boa sequência nos próximos testes.
 

Mano Menezes elogia Diego Cavalieri, mas nem cita nome de Fred


Durante o treino desta terça-feira da Seleção Brasileira, surgiu uma inescapável pergunta para Mano Menezes: o que ele tinha achado dos desempenhos do atacante Fred e do goleiro Diego Cavalieri, do Fluminense, destaques do Fla x Flu de domingo, mas pouco lembrados nas convocações?
- Em relação ao clássico, claro que assisti. Às vezes, as pessoas, em determinado momento, pensam que você predispõe não ver o mérito dos outros. Queremos ver mais jogadores em alto nível para poder escolher dentre eles. Só não pode a cada semana querer que um novo nome vá para a Seleção. A postura dele (Cavalieri) tem sido brilhante, vive bom momento e sabe como o futebol é funcional. Vale para ele, o que vale para todo mundo - disse o técnico.
Mano fez, de forma velada, uma crítica à atitude de Fred, que falou, em entrevista, não esperar mais ser convocado para a Seleção enquanto Mano for o técnico. Pelo visto, a declaração não caiu bem para o comandante do escrete canarinho.
 

Ibra exalta talento “fantástico” de Neymar e apela para que santista troque Brasil pela Europa


O atacante Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, disse em entrevista ao canal Eurosport que o craque santista Neymar deveria trocar o futebol brasileiro pelo europeu. Depois de ressaltar as qualidades do camisa 11 do Peixe e da Seleção Brasileira, Ibra falou gostaria de admirar o talento da joia alvinegra mais de perto.
“Neymar tem um talento fantástico. É rápido e muito forte tecnicamente. Tem marcado muitos gols e se diverte jogando. Mas nós queremos vê-lo jogar na Europa e admirá-lo aqui”, disse o jogador, que ainda completou: “O Brasil é muito longe.”
Mas se depender da vontade de Neymar, os europeus ainda vão demorar para ver o brasileiro atuar em terras mais distantes. Em novembro do ano passado, ele teve seu contrato com o clube paulista renovado até 2014 e não considera, assim como o presidente Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, uma transferência no momento.   
 

Alex divulga comunicado oficial sobre rescisão com Fenerbahçe


O meia Alex, que ontem teve o seu contrato rescindido com o Fenerbahçe, da Turquia, divulgou hoje um comunicado oficial dando as suas razões para o desligamento do clube. Revoltada, a torcida do Fener virou a noite em frente à casa do brasileiro, exaltando-o e queimando fotos do presidente do time. Desde 2004 no Fenerbahçe, Alex já estava na mira de vários clubes brasileiros, entre os quais Palmeiras, Cruzeiro, Coritiba, Santos e Grêmio. O contrato de meia com os turcos terminava no fim de 2013.
Confira a nota oficial de Alex:
"Para esclarecer de vez a situação, meu desligamento do Fenerbahçe aconteceu da seguinte forma:
Perdemos para o Kasimpaşa por 2 a 0 no último sábado à noite. Após o jogo, nosso treinador entrou no vestiário e se demitiu; um diretor falou aos berros; o presidente expôs várias coisas e, por último, os jogadores falaram. O mais triste é que, em nenhum momento, alguém usou as palavras bola ou futebol.
Domingo treinei normalmente. Na segunda-feira, quando cheguei para treinar, fui chamado pelo técnico na sala dele e este me avisou que eu estava afastado do time. Argumentei que para um atleta ser afastado tem que haver um motivo disciplinar. Não tinha e não tem, por isso gostaria muito de saber o motivo.
O treinador me passou da seguinte maneira: "Eu sou o treinador e a liderança do time, mas você é muito grande e forte. Não posso ter você contra minhas ideias dentro do vestiário. Por isso tomei essa decisão".
Minha resposta foi simples e direta: "É isso mesmo. Decisões devem ser tomadas e vou ao presidente ver o que ele me diz".
Entrei na sala do presidente às 16h15 e sai às 16h18. Oito anos de clube e ele resolveu tudo em apenas três minutos.
O presidente me disse: "Pode falar". Eu disse que gostaria de saber como proceder naquele momento, já que o treinador tinha me proibido de treinar juntamente com o time.
"A decisão é sua! Você treina em separado ou vai embora!", disse meu ex-presidente. Assim acabou. Não posso treinar separado somente porque eles desejam e se preocupam com aquilo que represento dentro do vestiário.
Darei uma coletiva na próxima segunda-feira e serei o mais claro possível com o torcedor do Fener. Devo isso a todos para poder voltar ao Brasil com tudo bem esclarecido".
 

Thiago Silva vê PSG entre os melhores do mundo e com melhores chances que o Milan na Champions


O capitão da Seleção Brasileira Thiago Silva afirmou ao jornal “Le Parisien” que considera o Paris Saint-Germain uma das melhores equipes do mundo. Segundo ele, que só disputou três partidas pelo clube francês até agora, o time mostrará sua força como um grupo, e não apenas por meio do talento individual dele ou do atacante Ibrahimovic. Na opinião do jogador, o PSG tem totais condições de ir mais longe que sua ex-equipe, o Milan, na Champions League.
"O Paris Saint-Germain já é um dos melhores, pelo menos no papel. Agora é preciso colocar isso em prática. Estou convencido de que o PSG pode chegar mais longe que o Milan (na Champions League). E não só por Ibra. Nem ele nem eu vamos ganhar uma partida sozinhos. O que conta é o grupo. A presença do (treinador Carlo) Ancelotti e do (diretor esportivo) Leonardo também influenciou. Se não estivessem aqui, eu seguramente teria ficado na Itália", acrescentou.
Thiago Silva custou ao clube francês 42 milhões de euros e sabe que a responsabilidade de ser o jogador mais caro do campeonato local é grande. "Evidentemente, estou orgulhoso de ser o jogador mais caro do Campeonato Francês, mas, de repente, minha responsabilidade é muito maior. Tenho a obrigação dos resultados."
Ele ainda falou sobre a sensação de jogar no futebol francês. "Não é o melhor campeonato do mundo, mas também não é o pior. É mais físico do que o Campeonato Italiano, onde a tática conta mais", resumiu o número 2 do PSG, atualmente na vice-liderança da liga local.
 

Meia Bernard deve ser vendido no final do ano, diz Cuca


O técnico do Cuca admitiu que não será fácil para o Atlético-MG segurar o meia Bernard, revelação  do Campeonato Brasileiro, para o ano que vem. Mesmo tendo renovado o seu contrato até 2017 no último mês, o jogador vem sendo bastante assediado por clubes estrangeiros e começa a ganhar mais visibilidade a partir da convocação de Mano Menezes para o Superclássico das Américas.

“No final do ano ele deve ser vendido. O Atlético-MG já recebeu propostas de dez, 15 milhões pelo jogador. Não vendemos porque estamos imbuídos em uma competição que queremos ganhar, mas não dá para segurar. É natural que no final do ano ele vá e a gente faça outro Bernard”, afirmou Cuca em entrevista à "Rádio Esportes FM".

O presidente do Galo, Alexandre Kalil, por sua vez, já disse que, caso o clube conquiste o título brasileiro, ou pelo menos uma vaga na próxima Libertadores, não pretende vender nenhum jogador. Segundo ele, a multa para tirar Bernard do Galo é de 70 milhões de euros (cerca de R$ 183,3 milhões).