Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 7 de outubro de 2012

COM CONTRATO ATÉ DEZEMBRO, R49 NÃO PLANEJA 2013: ‘SÓ PENSO NO TÍTULO’


Faltam 11 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, e o Atlético-MG já planeja a próxima temporada. Na luta pelo título, o clube trabalha a possível novidade em seu calendário: a disputa da Taça Libertadores em 2013. Com 53 pontos, o Galo é o vice-líder, seis atrás do Fluminense, e tem boa vantagem para o primeiro time fora do G-4, o São Paulo: dez pontos.
Mas enquanto o presidente Alexandre Kalil pensa na manutenção do elenco e em reforços, Ronaldinho Gaúcho, a principal estrela da companhia, só tem olhos para 2012.
- Só penso no título, em fazer meu melhor para brigar pelo título. Não penso em nada que não seja isso. Pensar em outra coisa seria fugir do foco.
Ronaldinho Gaúcho tem contrato com o Atlético-MG até dezembro. À época da assinatura do acordo, em junho, Kalil assegurou que o craque não teria nenhum privilégio. Na mesma ocasião, esperançoso, afirmou que, caso o meia fosse bem em, havia a possibilidade de uma renovação para R49 encerrar a carreira em Belo Horizonte.
- Se tudo der certo, viabilizamos um novo contrato. Se ele jogar bem, eu não tenho dúvidas de que ele encerra a carreira no Atlético-MG - disse Kalil, em junho.

ATENÇÃO: FLAMENGO ENTRA NA BRIGA COM MAIS CINCO CLUBES POR ALEX


O Flamengo se distanciou um pouco mais da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro e começa a pensar na próxima temporada. Analisando alguns possíveis reforços, o principal nome da lista é o do experiente meia Alex.

Como lembra o blog Tudo Sobre Futebol, Alex teve seu contrato rescindido com o Fenerbahçe, da Turquia.

PALMEIRAS QUER USAR KLEINA, PADRINHO DE ALEX, PARA TRAZER O MEIA DE VOLTA


O mundo do futebol é pequeno. Alex, um dos maiores ídolos da torcida do Palmeiras e recentemente dispensado pelo Fenerbahçe, tem como padrinho de casamento o técnico Gilson Kleina, atual comandante do Verdão. A revelação foi feita pelo próprio treinador, após a vitória por 3 a 1 sobre o Millonários, da Colômbia, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana, no Pacaembu (veja os gols no vídeo ao lado). Kleina foi um dos mentores de Alex nas equipes de base do Coritiba, nos anos 90.
O presidente do Palmeiras, Arnaldo Tirone, confirmou que vai atrás de Alex. Ano passado, segundo o dirigente, já houve um contato. O meia, porém, avisou que tinha contrato com o Fenerbahçe e não havia como deixar o clube turco. Após a rescisão, ocorrida na segunda-feira, Alex ficou livre para negociar. E Kleina pode ser o trunfo do Palmeiras para bater a concorrência de Cruzeiro e Coritiba, que também demonstraram interesse em repatriar o meia.
– O Alex eu conheço muito bem, participei da formação desse atleta. O Alex sabe o que é o Palmeiras. Não chegou nada para mim, só especulação, mas tenho certeza de que o Palmeiras tem interesse. Agora tem de ver o que o Alex pensa. É um jogador que o palmeirense conhece como ninguém, fez grandes jogos e conquistas. Se o Alex vier, vai engrandecer muito o elenco – disse Kleina, que explicou sua relação pessoal com o jogador:  
– Eu conheço o Alex desde os 13 anos, a origem dele é muito humilde, mas de uma família boa. Ele é o que é pelo alicerce. Naquele momento (anos 90), ele tinha confiança grande em mim. Ele se casou muito cedo, tive a oportunidade de conhecer a mulher dele. Subiu com 16 anos para o profissional do Coritiba e rapidamente foi para o Palmeiras. Eles fizeram o casamento rapidamente e eu e minha esposa fomos convidados como padrinhos. Mas depois minha aproximação ficou restrita, só por telefone – contou Kleina.

Para Kleina, Palmeiras deve pensar cada jogo como uma luta para escapar do rebaixamento


Apesar da pesada derrota contra o São Paulo, ontem, por 3 a 0, o técnico do Palmeiras, Gilson Kleina, não esmoreceu na luta contra o rebaixamento. Na próxima quinta-feira, o Alviverde faz o chamado jogo de seis pontos contra o Coritiba, em Araraquara:
– Temos de lutar um jogo de cada vez. Não é uma derrota que vai tirar nosso objetivo, nossa convicção. Estamos sentidos (pela derrota), sim. Agora, de que forma perdemos? Isso que tem de esclarecer. Se mantiver esse cálculo, três jogos, duas vitórias, vamos sair dessa situação. Nossa gordura é menor, dependendo da rodada diminuiu. Temos de resgatar no próximo jogo. Depende só da gente – falou Kleina.
 

Contra vontade do Internacional, Damião embarca com a Seleção Brasileira


Hoje, os jogadores que atuam no Brasil e foram convocados por Mano Menezes para a Seleção Brasileira embarcaram para a Polônia, onde o escrete canarinho faz um amistoso contra o Iraque, dia 11. A surpresa foi a presença do atacante Leandro Damião, do Internacional.
O jogador está com um problema no tornozelo direito e teve o seu corte recomendado pelo departamento médico do Colorado, tanto que nem jogou na última partida de seu clube. Porém, Damião seguiu com a delegação e tem possibilidade de participar, se não do jogo contra o Iraque, da partida contra o Japão, dia 16.
 

Bruno critica atuação do Palmeiras e diz que 3 a 0 foi pouco para o São Paulo


Decepcionado com a fraca atuação do Palmeiras no Choque-Rei deste sábado, que terminou com vitória fácil do São Paulo por 3 a 0, o goleiro Bruno fez críticas a sua equipe que, segundo ele, teve a sorte de não ter saído com uma goleada ainda maior. Ele foi um dos poucos que se salvou do lado do Verdão, ao realizar incríveis intervenções no primeiro tempo, quando o Tricolor poderia ter aberto grande vantagem no marcador. 
“Eu vejo que o Palmeiras teve sorte porque o placar de 3 a 0 foi pouco. Acho que poderíamos ter levado até mais. Não conseguimos atacar, marcar, não fizemos nada. Não jogamos nem 10% do que a gente pode e vinha atuando nas partidas anteriores”, disse o camisa 1, em entrevista divulgada pelo site oficial do clube paulista.
O Palmeiras segue afundado na zona de rebaixamento, com 26 pontos, na 18ª colocação. A equipe volta a campo na quinta-feira, quando encara o Coritiba, em Araraquara. O Coxa é o primeiro time fora do Z-4, com 32. 
 

Tite confirma que Corinthians já pensa no Mundial


Depois da Libertadores, a cabeça do Corinthians está no Mundial de Clubes da FIFA, que vai acontecer em dezembro, no Japão. Enquanto a disputa não chega, o Timão se preocupa com o Campeonato Brasileiro. Com 39 pontos, o objetivo do técnico Tite é chegar aos 45 pontos, marca considerada segura para evitar o rebaixamento.
Contra o Náutico, ontem, em Recife, o Corinthians perdeu por 2 a 1 e Tite respondeu perguntas sobre se o time já está pensando ou não no Mundial:
– Nós somos humanos. A gente fica (pensando no Mundial). E mais ainda quando tem de responder trezentas perguntas de vocês (risos). Entendo que é bom para vocês (jornalistas), mas não é nosso objetivo agora. Queria ter vencido, quebrado a sequência boa do Náutico em casa. Antes do jogo falei para os atletas: “Ou vamos para dentro, ou vamos falar que a gente veio para perder também”. Não foi assim. O comportamento no segundo tempo me deixou contente.
 

Daniel Alves se machuca no Superclássico e pode desfalcar Seleção


O lateral Daniel Alves sofreu uma lesão muscular na perna esquerda durante a dispusta do Superclássico deste domingo, pela 7ª rodada do Campeonato Espanhol. Jogando no Camp Nou, Barcelona e Real Madri empataram por 2 a 2, com dois gols de Messi e outros dois de Cristiano Ronaldo. 
O brasileiro já havia deixado espaço para o português marcar seu primeiro gol quando se machucou e foi substituído por Montoya. Com isso, Dani Alves deverá ficar de fora dos próximos amistosos da Seleção Brasileira. O primeiro deles acontece na próxima quinta-feira, contra o Iraque. Quatro dias depois, o adversário será o Japão. 

Em entrevista à canal francês, Neymar retribui elogios de Ibrahimovic

Recentemente, Neymar recebeu elogios do atacante sueco Zlantan Ibrahimovic e o pedido para que fosse jogar na Europa. Neste domingo, em entrevista ao canal de tevê francês TF1, o craque do Santos retribuiu o elogio:
- É um sonho jogar com o Ibrahimovic. Ele é um ídolo do mundo inteiro, um craque - disse Neymar.
Perguntado sobre a possibilidade de ir para o Paris Saint-Germain, time de Ibrahimovic, Neymar manteve o discurso de continuar no Santos:
- Seria uma honra jogar em um time como o Paris Saint-Germain, mas estou feliz no Santos. Não é o momento certo ainda, mas quem sabe no futuro
 

Rogério Ceni enaltece Paulo Miranda e faz comparação com Lugano

O zagueiro Paulo Miranda já sofreu muitas críticas desde que foi contratado pelo São Paulo, em janeiro. Porém, o jogador, hoje improvisado na lateral-direita e titular do elenco de Ney Franco, vive seu melhor momento, barrando Douglas no setor. Depois da vitória sobre o Palmeiras por 3 a 0, no último sábado, Miranda ganhou elogios do capitão Rogério Ceni. Palavras que confortam e mostram que os equívocos cometidos na eliminação para o Santos, na semifinal do Paulista desse ano, já foram superados. Na ocasião, ele chegou a ser afastado pela diretoria, antes das oitavas da Copa do Brasil.
"Erros acontecem, mas a superação que mostrou em oito meses é um exemplo. O profissionalismo lembra o Lugano, a seriedade, e ele é mais técnico. Acho que a vontade de vencer passa à frente até do talento", disse o camisa 1, no Morumbi.
O uruguaio, em baixa no Paris Saint-Germain, é sempre um nome cotado para retornar ao Morumbi. No Tricolor, ele conquistou os títulos do Mundial de Clubes, da Libertadores e do Paulista, em 2005, e do Brasileirão, em 2006. 
 

Adriano tem garantia de médicos de que irá atuar em 2012


fisiologista do Flamengo, Cláudio Pavanelli afirmou que a expectativa do departamento médico do Rubro-Negro é de que Adriano volte a jogar ainda em 2012, mesmo faltando apenas 10 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. No entanto, ainda não há uma previsão clara de quando isso irá acontecer.
– A ideia é essa (que ele jogue). Ainda não temos data, mas queremos que isso aconteça o mais rapidamente possível. Sei que todo mundo quer ver Adriano em campo, mas ele está parado há quase um ano e condicioná-lo em um mês seria um milagre – explicou ao jornal carioca
Há um ano, o jogador viveu situação parecida. De volta aos gramados após se recuperar de uma lesão no tendão-de-aquiles, ele participou de 11 minutos de uma partida pelo seu ex-clube, o Corinthians, pela 28ª rodada do torneio. Porém, a passagem pelo Timão não foi de muitas alegrias. O Imperador jogou apenas quatro vezes, ficando em campo no máximo por 27 minutos em uma das ocasiões.
O Flamengo ainda estuda o nome de um psicólogo para acompanhar Adriano ao longo de sua recuperação.  
 

Andrezinho exalta partida de igual para igual contra o líder


Apesar da derrota no clássico contra o Fluminense, ontem, por 1 a 0, o meia Andrezinho enalteceu o espírito de luta do Botafogo na partida. Com o resultado, o Alvinegro chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitória, permancendo estacionado na sétima posição, com 40 pontos.
- Com essa união, o grupo ainda terá coisas boas até o final da competição. A gente sabe que o Brasileiro é muito difícil, e a nossa equipe tem muitos jogadores jovens, então nessas horas de definição a experiência conta um pouco. Infelizmente não conseguimos fazer o gol, o Cavalieri fez três grandes defesas no primeiro tempo - disse.
 

Exames apontam lesão no joelho e Valdivia pode não jogar mais em 2012


Além da derrota por 3 a 0 para o rival São Paulo, no último sábado, o Palmeiras teve outro motivo para deixar o Morumbi mais preocupado. Ao longo da partida, o meia Valdivia sofreu uma lesão no joelho esquerdo após se chocar com o zagueiro tricolor Edson Silva e reclamou de fortes dores. Porém, como o Verdão não tinha mais substituições, o Mago resistiu em campo por 15 minutos, até o momento em que precisou se retirar, já mancando. Na manhã de hoje, exames detectaram uma lesão no ligamento colateral medial, com tempo de recuperação estimado em dois meses.
Com isso, são grandes as chances de Valdivia não atuar mais no Brasileirão deste ano, já que a competição termina no dia 2 de dezembro. A esperança de ver o chileno em campo novamente fica restrita a uma possível final da Copa Sul-Americana, prevista para se encerrar no dia 12 do mesmo mês. 
 

Wellington Nem não treina e tem presença ameaçada no clássico contra o Botafogo


O meia Wellington Nem virou preocupação para o técnico Abel Braga. O jogador ainda sente dores de uma pancada sofrida no Fla-Flu do último fim de semana e acabou sendo poupado do treino dessa sexta, véspera do clássico contra o Botafogo, às 18h30 de sábado, no Engenhão, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador afirmou que vai aguardar até a manhã para saber as condições físicas do jogador, destaque do Tricolor das Laranjeiras no torneio.
“Três jogadores treinaram pouco por causa da Seleção Brasileira. Um deles, o Wellington Nem, treinou na quinta, mas não participou do treino desta sexta-feira. Não sei se vai suportar para o jogo contra o Botafogo. Vamos ver como que o Nem vai acordar neste sábado para saber se podemos contar com ele ou não”, explicou o treinador.
 

Oswaldo de Oliveira absolve Seedorf após reclamação de holandês


Depois de reclamar muito no treino do Botafogo de ontem, Seedorf ganhou elogios do técnico Oswaldo de Oliveira, hoje, em entrevista coletiva:
- O Seedorf é inteligente, educado e, acima de tudo, obediente. Estou tendo muito prazer em trabalhar com ele. Apenas não está habituado com a repercussão que o assunto tomou. Posso adiantar que ele está arrependido. Reconheceu que se excedeu. Vai procurar se controlar - disse.
A principal bronca do holandês foi com o lateral-esquerdo Márcio Azevedo. Seedorf chegou até a jogar um copo d'água no chão.
- Ele colocou ênfase nas palavras, pediu aos companheiros. Eles têm o direito de discutir. Uma pessoa que está com 160 batimentos cardíacos nunca vai usar palavras moderadas. Mas essa é uma situação que estimulo. Nem interfiro, acho saudável, importante. Só não permito caso exista desrespeito. Mas essa exaltação faz parte do futebol - acrescentou Oswaldo.
 

Wallace é absolvido pelo STJD e joga sábado


Julgado hoje pelo STJD, o zagueiro Wallace, do Corinthians, foi absolvido e vai poder enfrentar o Náutico, sábado, em Recife. O jogador havia sido enquadrado no artigo 254, por ter pisado no atacante palmeirense Hernán Barcos no clássico entre os rivais.
Com isso, a estreia do veterano Anderson Polga será adiada, porque Wallace vem substituindo Chicão, afastado por causa de uma hérnia inguinal. Se Wallace não pudesse jogar, Polga seria o substituto.
 

Ganso completa dois meses de fisioterapia e anima equipe médica sã

Duas semanas após iniciar os trabalhos elaborados pelo departamento médico do São Paulo, o meia Paulo Henrique Ganso já demonstra uma evolução considerável. Ainda não há uma previsão para o retorno do jogador aos gramados, mas a carga intensa de exercícios - são oito horas diárias no REFFIS, em duas seções, com  folga aos domingos - já resulta num quadro otimista para a equipe que acompanha o atleta.
"Estamos muito satisfeitos com a evolução do quadro e o profissionalismo dele. Apesar de se tratar de uma lesão grave, estamos muito felizes com a evolução apresentada e otimistas quanto a sua recuperação", afirmou o fisioterapeuta Luiz Rosan
O meia sofreu uma lesão no músculo reto femural da coxa esquerda ainda quando jogava pelo Santos - na partida contra o Bahia, dia 29 de agosto. A partir de segunda-feira, os trabalhos incluirão também atividades específicas para determinados grupos musculares.
 

Romarinho chega atrasado a treinamento e terá de pagar multa à diretoria


Um dos jogadores mais adorados pela torcida corintiana, Romarinho cometeu um deslize que lhe custará alguns trocados. Nesta sexta-feira, ele chegou atrasado ao treino realizado no CT Joaquim Grava e terá de pagar uma multa à diretoria, de valor ainda não definido. Por causa do incidente, o atacante não foi poupado das brincadeiras dos companheiros no momento de sua chegada, quando os demais já haviam iniciado o aquecimento no gramado.
A multa varia de acordo com o tempo de atraso e o valor arrecadado ao longo da temporada é repartido entre funcionários do clube no centro de treinamentos. Romarinho já estava de fora do duelo contra o Náutico, neste sábado, nos Aflitos, pela 28ª rodada do Brasileirão, por ter recebido o terceiro cartão amarelo. No seu lugar, Tite mandará para campo o argentino Martínez. 
 

Adriano pede e disputa coletivo ao lado de Vágner Love


Entre idas e vindas dos treinamentos, Adriano finalmente voltou a disputar um coletivo, hoje, no Flamengo. Ainda pesado e fora de forma, o Imperador pediu para jogar o coletivo realizado pelos jogadores que ficaram na reserva contra o Bahia ou não foram relacionados.
Ao lado de Vágner Love no treino, Adriano reeditou o Império do Amor, nome dado à dupla formada pelos dois na primeira passagem de Vágner pelo Flamengo, em 2010. Apesar de voltar a campo, ainda não há uma data prevista para a reestreia do Imperador com a camisa do Flamengo.
 

Palmeiras quer voltar ao protagonismo, mas antes precisa se livrar do rebaixamento


Corria o ano de 2009 quando, na 34ª rodada do Brasileirão, o Palmeiras perdeu a liderança do campeonato para o São Paulo. No momento, o Palestra tinha o melhor técnico do Brasil – Muricy Ramalho, que vinha de três títulos brasileiros consecutivos –, um ídolo da torcida no comando de ataque – Vágner Love, emprestado pelo CSKA – e o jogador que viria a ser eleito, injustamente, diga-se, o craque daquele campeonato – Diego Souza, na eleição organizada pela Rede Globo em parceria com a CBF. Ao fim das 38 rodadas, o Palmeiras não conseguiu beliscar nem uma vaga na Taça Libertadores da América e, desde então, não vinha mais disputando títulos importantes.
2012: Ápice e queda de um ídolo
Tudo parecia que iria mudar neste ano de 2012, quando o Palmeiras, depois de 12 anos sem conquistar um título nacional de porte, ganhou a Copa do Brasil. No banco de reservas, estava Luiz Felipe Scolari, técnico que já havia feito história na sua primeira passagem pelo clube, onde venceu a Libertadores-99 e a Copa do Brasil-98. Depois de ser campeão mundial com a Seleção Brasileira e se aventurar por seleções e clubes do exterior, Felipão retornou ao Alviverde em julho de 2010. Não tendo mais do que times medianos nas mãos, o técnico ficava na ciranda de pedir reforços para a diretoria e de administrar as muitas crises que rondavam o CT da Barra Funda.
Por isso mesmo, o título da Copa do Brasil deste ano teve um sabor especial para a torcida do Verdão. Era a chance de iniciar uma reconstrução do clube, fazê-lo voltar a disputar troféus importantes, como a Taça Libertadores das Américas. E tudo, claro, com Scolari no comando. Porém, se tudo corria às mil maravilhas no “caminho mais curto até a Libertadores”, no Brasileirão a história era diferente. Enquanto as atenções estavam divididas entre os dois torneios, admitia-se o desleixo e as seguidas derrotas que jogaram o Palmeiras na zona de rebaixamento. “Quando estivermos jogando só o Brasileiro, resolvemos”, pensaram alguns.
Chegada de Kleina renova os ânimos
Não foi o que aconteceu. O Alviverde não conseguiu esboçar uma reação que o tirasse da zona da degola e, até a 28ª rodada, esteve entre os quatro últimos 22 vezes. Nesse meio tempo, Felipão caiu, depois de uma derrota para o Vasco, por 3 a 1 – alguns dizem que demitido, outros que demissionário. Em seguida, o Palmeiras perdeu o clássico contra o Corinthians por 2 a 0, com o interino Narciso no banco de reservas. Então, três rodadas atrás, Gilson Kleina estreou, contra o Figueirense, adversário direto na briga contra o rebaixamento, fora de casa. Kleina mudou a formação do meio-campo, colocando mais um volante e deixando Marcos Assunção com mais liberdade criativa – apesar de ser fundamental nas bolas paradas, Assunção não mostrava mais vigor para marcar e voltava de uma contusão.
A estratégia deu certo e o Palmeiras venceu por 3 a 1. No jogo seguinte, contra a Ponte Preta, nova vitória: 3 a 0. A distância para o primeiro time fora da zona de rebaixamento era de oito pontos quando Kleina chegou. Ao fim da 27ª rodada, havia caído para três – atualmente está em 6, porque o Coritiba, primeiro time fora do Z-4, já jogou. Agora, o desafio é o clássico conhecido como Choque-Rei, contra o São Paulo, amanhã, no Morumbi. Perdendo ou ganhando, o Palmeiras segue para tentar evitar mais um rebaixamento e voltar a exercer o seu papel de grande clube do futebol brasileiro. A vaga na Libertadores-13 já está garantida, e é possível que o meia Alex, ídolo do clube na sua era vitoriosa do fim dos anos 1990, volte para ajudar na reconstrução. O resultado disso, só o tempo dirá.
 

Conmebol confirma que Brasil e Argentina decidirão o Superclássico em uma nova data


Segundo nota divulgada no site oficial da Conmebol, a segunda partida do Superclássico das Américas, entre Brasil e Argentina, será remarcada. A data ainda não foi definida, mas a decisão de realizar o jogo após o apagão da última quarta-feira, em Resistencia, já foi acertada pela CBF e a AFA. O Brasil venceu a partida de ida, em Goiânia, por 2 a 1 e está a um empate de conquistar pela segunda vez o título. 
A decisão contraria a expectativa do diretor de seleções da CBF,  Andrés Sanchez, que chegou a afirmar após o cancelamento que seria impossível a realização de um novo jogo, por conta dos demais compromissos da Seleção no ano.
 

Palmeiras quer entrar forte para trazer Alex


O meia Alex, recentemente dispensado do Fenerbahçe, da Turquia, é o sonho de muitos clubes brasileiros. Porém, quem parece largar na frente nas tratativas para repatriar o craque é o Palmeiras, clube pelo qual Alex jogou de 1997 a 2000, com novas passagens em 2001 e 2002.

César Sampaio, gerente de futebol do Verdão, já disse que pretende entrar forte na briga pelo meia:

– Não formalizamos proposta, mas oficializamos o interesse. Ele já conhece o clube, tem uma identificação enorme e já sabe o quanto o queremos, tanto clube quanto torcida. Ele disse que ficou lisonjeado com o interesse do Palmeiras. A negociação com ele já é um início do projeto 2013.

Classificado para a próxima Libertadores, o Palmeiras prepara uma grande oferta para ter Alex como principal estrela do time. Os principais trunfos seriam um salário top de linha, a camisa 10 e participações do jogador em ações de marketing.

Segundo dirigentes do Palmeiras, Alex teria dito que priorizaria o clube alviverde nas negociações.

Dependente de estrelas, São Paulo tenta amenizar o presente já pensando no futuro

No momento em que um símbolo começa a se despedir do Morumbi, um possível candidato ao posto vive seus primeiros capítulos de uma nova história. A saída do garoto Lucas, negociado com o Paris Saint-Germain, significa um baque doloroso. A chegada de Paulo Henrique Ganso, o início de um novo ciclo. Com possibilidades remotas de, juntos, fazerem a diferença no gramado, os dois personagens se cruzam na conturbada caminhada do São Paulo, hoje quinto colocado no Brasileirão e que luta, aos trancos e barrancos, para conquistar ao menos a Sul-Americana e não passar 2012 em branco.
Presente: pretensões modestas
Enquanto uma etapa não se encerra e a outra não se inicia, a equipe de Ney Franco procura aliar talentos individuais decisivos com uma tentativa de conjunto até agora malsucedida. O objetivo? Uma vaga na próxima Libertadores, competição cobiçada por todos e que há dois anos o Tricolor não tem a honra de disputar. O futebol apresentado neste ano não inspira e as ambições, consequentemente, se tornam modestas se comparadas com a história de glórias do clube. Sem poder sonhar com um título brasileiro, resta ao São Paulo se apoiar nas genialidades de Lucas e Luis Fabiano para não perder completamente o status de time grande.
A melhor maneira de amenizar o presente é se saindo bem em um grande clássico. No sábado, o Tricolor encara o Palmeiras, pela 28ª rodada do torneio nacional, em partida que pode recolocar a equipe mais próxima do grupo dos quatro primeiros. Mas o Verdão vem animado pela boa sequência e precisa vencer para deixar a zona de rebaixamento. Os comandados de Gilson Kleina, aliás, mostram no momento mais difícil aquilo que a torcida são–paulina tanto cobra dos jogadores do Morumbi: raça.  Se não bastasse a rivalidade presente, o Choque-Rei carrega uma história de equilíbrio e emoções: são 103 vitórias do Tricolor, contra 97 do Verdão, em 82 anos disputas.
E foi justamente contra o Palmeiras que o técnico Ney Franco fez sua estreia pelo Tricolor, no dia 17 de julho, em Barueri. A partida terminou empatada em 1 a 1 e deu início a uma série que, no último domingo, após o empate com o Coritiba pelo mesmo placar, se encerrou com um aproveitamento de 49,1% dos pontos: no comando de Ney, o São Paulo teve oito vitórias, quatro empates e sete derrotas. O aproveitamento não é dos mais empolgantes, até porque a equipe perdeu inúmeras chances de subir para o G-4. O treinador, no entanto, não pode ser responsabilizado por todos os deslizes cometidos. Nas ausências de Lucas, constantemente convocado para a Seleção, e Fabuloso, em batalha contra as lesões, quase ninguém no elenco foi capaz de sair da mesmice, driblar os adversários, enfim, fazer a diferença dentro de campo.
Osvaldo: a grata surpresa
Quase ninguém. Isso porque o baixinho Osvaldo surgiu como uma solução para criar jogadas e compensar a improdutividade do meio-campo, setor em que Jadson deixa muito a desejar. Depois de substituir os dois principais atacantes da equipe em ocasiões diversas, o camisa 17 assumiu a posição de titular ao lado deles, no 4-3-3, atuando pelo lado esquerdo. Ney Franco percebeu que deixar um jogador jovem e em boa fase no banco seria um desperdício. Nos últimos quatro jogos do Tricolor (contra Coritiba, LDU de Loja, Cruzeiro e Portuguesa), Osvaldo participou das jogadas que resultaram em gols.
Outro aspecto que alivia a campanha do treinador é a relativa melhora no sistema defensivo. Apesar do fracasso na tentativa inicial de utilizar o 3-5-2, que aparentemente daria mais consistência à defesa por permitir o apoio livre dos laterais - caracteristicamente ofensivos – a equipe se estabeleceu bem numa armação que privilegia o ataque. O 4-4-2 também não resultou em boas atuações. O melhor era mesmo aproveitar a velocidade de Osvaldo e Lucas, que, além de ofensivos, cumprem hoje uma importante função tática ao marcar a subida dos laterais adversários.
Quando São Paulo e Palmeiras mediram forças em Barueri, uma das maiores preocupações do Tricolor era a bola aérea. O rival, aliás, conta com um dos grandes mestres das cobranças de falta desse Brasileiro, o volante Marcos Assunção. A cautela ainda é necessária, mas já deixou de ser uma situação incômoda. No primeiro turno, os são-paulinos chegaram a ser vazados nesse tipo de jogada em três jogos consecutivos. A equipe ainda tem problemas e não pode sonhar alto no momento. Mas amenizar o quadro, ainda que na dependência dos brilhantismos do trio ofensivo, é possível. Enquanto isso, o são-paulino espera por Ganso e pensa no futuro. Afinal, 2013 tem tudo para ser um grande ano.
 

Bernardo e Henrique treinam entre os titulares do Santos e devem pegar o Inter

Pela primeira vez desde que se recuperou de uma lesão na coxa, o meia Bernardo pode ter uma chance como titular do Santos. No treino desta quinta-feira, o técnico Muricy Ramalho escalou o jogador no lugar do argentino Patito Rodríguez, visando o confronto contra o Inter, no sábado, na Vila Belmiro, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Durante a atividade, Bernardo mostrou boa movimentação e chegou até a fazer gol. 
As atuações fracas de Patito reforçam a possibilidade de uma mexida no meio-campo. Desde que chegou ao Peixe, o argentino marcou apenas em sua estreia, contra o Corinthians. Já Bernardo por muito pouco não balançou as redes no empate por 1 a 1 com o Grêmio, no último domingo, quando acertou o travessão nos últimos minutos.
Outra novidade foi a volta do volante Henrique, que ficou longe dos gramados por dois meses devido a uma lesão no púbis. Ele também deve começar jogando. No ataque, Miralles deve ganhar a posição de Neymar, que está suspenso depois de ser expulso na última rodada. De volta da Seleção junto com Arouca, o camisa 11 participou apenas da parte final do treino de hoje, junto com os reservas.
A provável escalação do Santos é a seguinte: Rafael; Ewerton Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval e Gerson Magrão; Henrique, Arouca, Bernardo e Felipe Anderson; Miralles e André. O Peixe é o 13º colocado do Brasileirão, com 34 pontos.
 

Ronaldinho será indiciado pelo STJD por agressão a Kléber


Mais um jogador do Atlético-MG será indiciado pelo STJD. Agora é a vez de Ronaldinho Gaúcho, que se envolveu em lance polêmico ao acertar um chute no peito do atacante Kléber, do Grêmio, em jogo válido pela 26ª rodada do Brasileirão, disputado no Independência. Na ocasião, R49 tentou desarmar o adversário e acabou elevando demais a perna. O árbitro Heber Roberto Lopes não apontou nenhuma irregularidade na ação no meia e também deverá ser julgado.
O jogador será enquadrado por tentativa de agressão física e poderá pegar de 4 a 12 jogos de gancho. Na mesma partida, o técnico Cuca foi expulso após reclamar com o árbitro que Neto Berola havia sofrido duas faltas não marcadas. O comandante também será indiciado. Já o zagueiro Réver, que se envolveu numa polêmica com o volante Cáceres, do Flamengo, na partida adiada da 14ª rodada, irá a julgamento na próxima segunda-feira. Os dois também foram denunciados por agressão física e podem ser suspensos por até 12 jogos.
 

Kalil admite sondagens por Bernard, mas reafirma desejo de não vender ninguém

Respondendo às crescentes especulações em torno da saída do meia-atacante Bernard do Atlético-MG, o presidente Alexandre Kalil admitiu que as sondagens têm ocorrido, por conta das boas atuações do jovem no Campeonato Brasileiro. Porém, o mandatário reafirmou seu desejo de manter todo o elenco para 2013, pensando na disputa da próxima Libertadores, caso os mineiros retornem à competição. 
“Ficar falando de proposta deixa o torcedor atleticano irritado. Mas é claro que temos recebido ofertas. O Atlético-MG só tem jogador caro. Temos apenas dois jogadores vencendo contrato. Se vier Libertadores, já está sendo conversado. E hoje qualquer jogador no mundo quer jogar no Atlético-MG”, comentou.
Quando perguntado sobre as chances do título brasilileiro, Kalil ressaltou a boa temporada do Galo e disse que nos próximos anos a preoupação de estar sempre no topo será mantida. 
“É claro que eu quero ter essa preocupação sempre. De querer ser campeão. Não posso me queixar. Foi o melhor ano e espero que seja o melhor ano da vida do Atlético-MG. Essa preocupação vai ser eternizada nesse clube. Se vai ser campeão, eu não sei. Mas não tem nada errado aqui no clube”, declarou.
 

Torcida do Manchester United elege Rafael o melhor jogador do mês de setembro

O brasileiro Rafael, do Manchester United, foi eleito o melhor jogador do clube em setembro. O resultado saiu de uma enquete realizada no site dos Red Devils. O lateral-direito ficou com 48% dos votos, seguido pelo meia Paul Scholes.
Essa foi a primeira vez que Rafael faturou o prêmio. O jogador foi revelado pelo Fluminense, mas nunca vestiu a camisa tricolor profissionalmente. Quando completaram 18 anos, Rafael e seu irmão-gêmeo Fábio -- lateral-esquerdo, hoje no Queens Park Rangers -- se transferiram para o clube de Manchester.
Rafael vinha sendo convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira, mas desde a Olimpíada, perdeu espaço. Em Londres, Rafael foi titular do Brasil, mas cometeu um erro na final contra o México que resultou no primeiro gol do adversário.
 

STJD vai julgar Flamengo e Cáceres por incidentes no jogo contra Atlético-MG

Sempre presente, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva já tem os seus próximos alvos: o Flamengo e o volante paraguaio Victor Cáceres. Ambos serão julgados por incidentes durante a partida entre o Rubro-Negro e o Atlético-MG, vencida pelos cariocas por 2 a 1, no Engenhão.
O Flamengo será enquadrado no artigo 213 do Código Brasileiro de Justica Desportiva (CBJD) por causa do uso de lasers pela torcida. A maior punição possível é uma multa de R$100 mil.
Já Cáceres será julgado pelo artigo 254-A, por causa de um suposto soco que o volante teria dado no zagueiro Réver, do Atlético-MG. Na sequência do lance, Réver acertou uma cotovelada no volante e foi expulso. A pena varia de 4 a 12 jogos.
 

Marcelo Oliveira confirma Carlos Alberto no lugar de Felipe para encarar o Atlético-GO


O técnico Marcelo Oliveira confirmou em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira que Carlos Alberto será titular no lugar de Felipe na partida contra o Atlético-GO, no sábado, no Serra Dourada, pela 28ª rodada do Brasileirão. O Maestro vascaíno teria dito ao comandante que se sentiria melhor jogando mais recuado e acabou perdendo a posição na equipe.

- Está definido. Fizemos o trabalho da semana direcionado para este jogo importante e vai jogar o Carlos Alberto, por uma combinação de coisas. Um pouco da minha convicção para este jogo e também porque o Felipe tem uma preferência de vir jogando de trás. Ele me procurou dizendo que tem dificuldade por ali, apesar de eu achar que ele pode fazer essa função, como meia solto, pela habilidade que tem. Ele mostra segurança e personalidade. Essa informação é válida na medida que o jogador é que entra em campo e tem que demonstrar a dificuldade que tem de exercer a função. - afirmou Marcelo, que ainda explicou que precisaria de uma linha de quatro jogadores mais forte na defesa, para ter Felipe como segundo volante.

Isso não significa que Felipe não vá ter novas oportunidades, já que Oliveira pretende analisar jogo a jogo a melhor maneira de utilizar o camisa 6. Ele admite, inclusive, escalá-lo junto com Juninho.

- Posso colocar Felipe e Juninho juntos em algum momento ainda. Ele tem a preferência de vir de trás, é uma função que sabe fazer, mas, como segundo volante, tem que marcar. Em algum momento ele vai voltar a jogar como meia, dependendo do jogo, mas em princípio, como o Carlos Alberto está bem entusiasmado, treinando com disposição, com alegria, vai jogar. O Felipe pode jogar vindo de trás também, porque é muito talentoso - destacou o comandante.
O time que deve começar jogando em Goiânia terá Fernando Prass; Jonas, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Nilton, Wendel, Juninho e Carlos Alberto; Eder Luis e Alecsandro.

Seedorf se irrita e cobra companheiros em treino do Botafogo


Hoje, o técnico do Botafogo, Oswaldo de Oliveira, comandou um treino no CT da CBV, em Saquarema, e definiu o time que vai enfrentar o Fluminense no sábado, no Engenhão. Porém, a grande notícia da amanhã foi o protesto de Seedorf.
Duante a atividade, o holandês pediu para os companheiros marcarem mais, especialmente o lateral-esquerdo Márcio Azevedo. Seedorf chegou a jogar um copo d'água no chão. Oswaldo de Oliveira apenas deu alguns tapinhas nas costas de seu camisa 10.
No mais, o volante Renato deve voltar à equipe titular. Quem perde o lugar é o jovem Jádson, que vinha tendo boas atuações. Fellype Gabriel, que sente dores no joelho direito, foi escalado no time reserva. O provável é que o uruguaio Lodeiro siga no onze inicial.
 

Com dores no tornozelo, Damião não enfrenta o Santos e pode ficar fora de amistosos


O atacante Leandro Damião retornou a Porto Alegre após o cancelamento da decisão do Superclássico das Américas e não teve boas notícias. Exames realizados detectaram uma entorse no tornozelo direito do jogador, que já havia sentido um incômodo na partida contra o Cruzeiro, no último sábado, mas viajou para a Argentina e treinou normalmente com a Seleção. Havia, inclusive, a expectativa de que ele fosse titular na decisão contra os hermanos, devido ao problema na coxa de Luis Fabiano, até Mano Menezes confirmar o volante Arouca na equipe.
Por causa da lesão, Damião não poderá enfrentar o Santos no próximo sábado, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O técnico Fernandão, portanto, terá mais um problema, já que também não conta com o D'Alessandro e Índio, também no departamento médico. A estimativa para a recuperação do camisa 9, que será substituído por Rafael Moura no Colorado, é de uma semana. Com isso, ele deve ficar fora dos próximos amistosos da Seleção, no dia 11 de outubro, próxima quinta-feira, na Suécia, e contra o Japão, no dia 16, na Polônia.