Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Atlético-PR decide manter Léo e frustra planos do Flamengo

montagem Léo e Fagner laterias Atlético-PR e Vasco (Foto: Editoria de Arte)
A renovação de contrato de Léo Moura não será problema para o Flamengo. Na próxima semana, a diretoria rubro-negra espera oficializar o novo vínculo do lateral-direito, que ficará no clube por mais uma temporada. Porém, a investida em outro Léo não terá final feliz. Destaque do Atlético-PR e considerado como o substituto ideal para o camisa 2, que está com 35 anos, o jogador ficará em definitivo no Furacão. O clube paranaense decidiu exercer a preferência na compra dos direitos econômicos do atleta junto ao Vitória. 
- Vamos exercer e Léo ficará no Atlético. Está decidido – disse o presidente do Conselho Deliberativo do Furacão, Antonio Carlos Bettega, durante participação no sorteio dos grupos da Libertadores da América, na noite desta quinta-feira, em Assunção, no Paraguai.

Sem Léo, o Flamengo terá de partir para outra opção. Fagner, do Vasco, é a principal alternativa. Rebaixado com o Vasco, ele pertence ao Wolfsburg, da Alemanha, e tem o empréstimo encerrado no fim de 2013. Antes de acertar o retorno para São Januário, o lateral esteve muito próximo do Flamengo, mas parte da diretoria considerou que os valores para transação, que já era dada como certa, eram altos. Diante da realidade atual, com o rival na Série B e o Rubro-Negro na Libertadores, o panorama é mais favorável e um acerto não é visto como complicado. 

Além de Léo Moura, o Flamengo tem Digão à disposição para o setor. O jovem de 20 anos esteve em campo em nove oportunidades em 2013, mas não agradou e não conta com a confiança de comissão técnica e diretoria para disputa da Libertadores. A tendência é que seja emprestado para pegar experiência. O XV de Piracicaba é o destino provável.   

Libertadores 2014: Flamengo pega algoz e Grêmio cai em grupo da morte

Cerimônia de sorteios foi realizada em Luque, no Paraguai Foto: EFE
O sorteio dos grupos da Libertadores de 2014, realizado na noite desta quinta-feira na cidade de Luque, no Paraguai, colocou confrontos interessantes para os brasileiros logo na fase de grupos. Os destaques ficam para a chave do Grêmio, considerada a mais difícil, e para a do Flamengo, que reencontrará o Emelec, algoz da última eliminação do time rubro-negro, em 2012 - Atlético-MG, principalmente, e Cruzeiro tiveram destino mais fácil. 
A equipe gaúcha caiu em uma chave complicada, com dois times que foram bem na última Libertadores e têm bom histórico na competição - Newell's Old Boys, finalista em 1988 e 1992, chegou à semifinal do ano passado, enquanto o Atético Nacional foi campeão em 1989. O time tricolor ainda pode ter no grupo o Nacional, do Uruguai, que antes terá que vencer o Oriente Petrolero na Pré-Libertadores. 
Já o Flamengo reencontrará um trauma de 2012, quando foi eliminado na primeira fase por causa do Emelec. Após levar uma virada para o time equatoriano na penúltima partida, o clube carioca precisava de uma combinação de resultados para ficar com a vaga. Em casa, venceu o Lanús e chegou a comemorar a classificação no gramado, quando o Emelec conseguiu uma virada épica contra o Olimpia e avançou. 
Atual campeão, o Atlético-MG caiu em um grupo relativamente fácil: terá pela frente Nacional (PAR), Zamora (VEN) e o ganhador do confronto entre Morelia (MEX) e Independiente Santa Fé (COL). O arquirrival da equipe, o Cruzeiro, também não deverá ter muito trabalho na primeira fase: enfrenta Defensor Sporting (URU), Peru 2 e o ganhador do Chile 3 contra o Guarani (PAR).
Além das quatro equipes nacionais que entram logo na fase de grupos, também foram definidos os adversários dos dois brasileiros que entram na Pré-Libertadores. O Atlético-PR enfrentará o Sporting Cristal, do Peru, enquanto o Botafogo visitará o Deportivo Quito, do Equador. 
O evento desta quinta-feira foi marcada por incontáveis homenagens e demorou para chegar ao ponto principal  - o sorteio das chaves. Uma nova regra, que causou um pouco de confusão, foi anunciada já com a abertura das bolinhas em andamento: o time situado do lado direito dos confrontos da Pré-Libertadores, que decidirá o confronto de volta em casa, não poderia cair na mesma chave de um compatriota - logo no primeiro sorteio do Pote 4 houve um impasse e o mestre de cerimônia teve que explicar com mais cuidado a regra para o público. 
Veja como ficaram os grupos da Libertadores 2014 e os confrontos da Pré-Libertadores:
G1: Sporting Cristal (PER) x Atlético Paranaense (BRA)
G2: Deportivo Quito (EQU) x Botafogo (BRA)
G3: Chile 3 x Guarani (PAR)
G4: Caracas (VEN) x Argentina 5 (River Plate ou Lanús)
G5: Morelia (MEX) x Independiente Santa Fé (COL)
G6: Oriente Petrolero (BOL) x Nacional (URU)
GRUPO 1GRUPO 2GRUPO 3GRUPO 4
Vélez Sarsfield (ARG)Unión Española (CHI)Cerro Porteño (PAR)Atlético-MG (BRA)
Bolívia 2Argentina 3O'Higgins (CHI)Nacional (PAR)
Peru 1Independiente José Terán (EQU)Deportivo Cali (COL)Zamora (VEN)
Ganhador G1Ganhador G2Ganhador G4Ganhador G5
GRUPO 5GRUPO 6GRUPO 7GRUPO 8
Cruzeiro (BRA)Newells Old Boys (ARG)Bolívar (BOL)Peñarol (URU)
Defensor Sporting (URU)Grêmio (BRA)Flamengo (BRA)Arsenal (ARG)
Peru 2Atlético Nacional (COL)Emelec (EQU)Deportivo Anzoategui (VEN)
Ganhador G3Ganhador G6León (MEX)Santos Laguna (MEX).

Flamengo está próximo de acerto com Emerson Sheik, diz jornal

Emerson Sheik pode estar próximo de retorno ao futebol carioca; destino seria o Flamengo, campeão da Copa do Brasil (Agência Corinthians/Daniel Augusto Jr)
Com figura muito ligada ao Rio de Janeiro, o atacante Emerson Sheik, enfim, parece estar próximo de retorno ao futebol carioca. E o destino do jogador do Corinthians seria o Flamengo. De acordo com o jornal Lance!, o Rubro-Negro está próximo de anunciar o acerto com o atleta, que chegaria à Gávea com contrato de dois anos.
A contratação de Emerson representaria o primeiro reforço do Flamengo para a disputa da próxima edição da Copa Bridgestone Libertadores. À publicação, o empresário do atleta, Reinaldo Pitta, adotou cautela no acerto entre as partes. “Se o Flamengo me procurou, eu não vou falar. Não seria ingênuo a ponto de expor o jogador, que tem contrato com o Corinthians”, disse o agente.
Não é a primeira vez que Flamengo e Corinthians “disputam” o passe de Sheik. Em julho deste ano, o Rubro-Negro fez investida para contratar o jogador, que estava em fim de contrato com o clube alvinegro. Apesar da tentativa de negociação, o atacante acabou renovando com o Timão. Porém, com rendimento abaixo da crítica – e com salário considerado alto –, a diretoria corintiana, que deve optar por renovação do elenco para a próxima temporada, pode facilitar a saída do atleta para o Flamengo.

Del Nero diz que punição à Portuguesa e ao Flamengo não seria virada de mesa

Marco Polo del Nero (esq.) confirmou que Portuguesa e Flamengo vão perder pontos Foto: Fernando Dantas / Gazeta Press
A possível irregularidade do meio-campista Héverton, da Portuguesa, na partida do último domingo, contra o Grêmio, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, está rendendo comentários. Agora foi a vez do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero, se pronunciar sobre a possível perda de pontos do time rubro-verde no torneio, caso a irregularidade seja confirmada.

Segundo a autoridade, se a Portuguesa perder os pontos no campeonato, não será uma virada de mesa, e, sim um cumprimento da lei. "Virada de mesa é o seguinte: é o clube entrar pela porta dos fundos. Quando existe um regulamento e ele não é cumprido, não é virada de mesa. Parece que a Portuguesa teve um jogador irregular. E o Flamengo também. E eles vão perder pontos. Se vão cair, eu não sei. Quem vai decidir é o tribunal", disse Del Nero, em entrevista à Rádio Globo.
Se for considerada culpada, a Portuguesa perderá três pontos pela irregularidade mais a pontuação obtida no jogo contra o Grêmio (um). Com quatro pontos a menos, a equipe seria rebaixada e salvaria o Fluminense. O Flamengo, por sua vez, também está sendo investigado. O lateral esquerdo André Santos também teria entrado irregular na última rodada, contra o Cruzeiro.
Sobre o pedido do Vasco, que tenta recuperar os pontos da partida contra o Atlético-PR, alegando que, por conta da confusão entre as torcidas, o jogo foi paralisado por mais tempo que o regulamento permite, Del Nero diz que o assunto é mais complexo e tem de ficar restrito ao STJD.
"Eu acho isso mais difícil, porque temos que saber como foi isso. É um assunto que foge um pouco de nós. Tem que ficar restrito ao STJD", ressaltou.

Diretor do Flamengo sobre Gabriel: 'Queremos que ganhe experiência'

Diretor do Flamengo sobre Gabriel: 'Queremos que ganhe experiência'
Os dois primeiros reforços do Bahia na temporada de 2014 devem mesmo sair do Flamengo na negociação envolvendo a troca pelo volante Feijão. São eles o atacante Rafinha e o meia Gabriel, ex-tricolor.

No Paraguai, onde foi realizado o sorteio para definição dos grupos da Taça Libertadores da América, o vice-presidente de Relações Externas do Flamengo, Plínio Serpa Pinto, confirmou a intenção de emprestar os dois jogadores para torna-los mais experientes.

“O Gabriel é jovem, não teve passagem por categoria de base, então ele precisa ganhar confiança e passar por um trabalho de reforço muscular. Nós não queremos nos desfazer do Gabriel. Queremos que ele ganhe experiência”, declarou ao Globoesporte.com.

Apesar do interesse de outro clube, o destino do meia Gabriel deve mesmo ser o Fazendão. Não só ele. O atacante Rafinha, que se destacou no início da temporada, também será envolvido na negociação.

Em compensação, o Flamengo contará com o reforço do volante Feijão. Para o dirigente do Flamengo, o jovem atleta do Bahia tem um caminho promissor no futebol brasileiro.

“O Rafinha é um belo jogador, é jovem. O Feijão, de 19 anos, se não tem a cara, é parecido com o Flamengo. É uma aposta. Essas aquisições de gente jovem são sempre problemáticas. Você não sabe como o jogador vai se sentir no Rio, como vai se comportar com a camisa do Flamengo, como vai encarar a torcida. Não é fácil. Ofutebol entende que o Feijão é promissor e os dois irão emprestados com passe fixado para que até o fim do ano a gente possa decidir se vale a pena comprar ou não”, detalhou.

Em Barcelona, Neymar ganha camisa do Palmeiras do amigo Serginho



O meia-atacante Serginho, do Palmeiras, está passando férias em Barcelona, ao lado do amigo Neymar e o presenteou com a camisa do Palmeiras personalizada. Nas costas, foi estampado "Toiss", marca registrada do atacante quando ele comemorava quando atua no Santos. Ambos se conheceram ainda nas categorias de base do clube santista. 

'Grêmio é vocacionado para vencer a Libertadores', diz diretor Rui Costa

Coube ao Grêmio o chamado "grupo da morte" da Libertadores 2014. O clube foi sorteado na chave com Newell’s Old Boys, o atual campeão colombiano Atlético Nacional e o classificado do confronto entre Nacional-URU e Oriente Petrolero. A chave é considerada a mais equilibrada da etapa de grupos da competição.
"O desafio vai ser grande, é um grupo com grandes equipes, mas o Grêmio é um clube vocacionado para vencer a Libertadores", disse o diretor de futebol Rui Costa à Rádio Gaúcha, após o sorteio, realizado na sede da Conmebol, em Assunção.
A única destas equipes que o Grêmio ainda não enfrentou na Libertadores é o Newell’s. O Atlético Nacional foi o adversário do time gaúcho na final de 1995. Com uma vitória por 3 a 1 no Olímpico e um empate por 1 a 1 em Medellín, o Grêmio conquistou o bicampeonato continental naquela oportunidade.
O Nacional-URU foi rival gremista em 1998 e 2002. Nas duas oportunidades, o Tricolor eliminou os uruguaios - primeiro nas oitavas, e quatro anos depois nas quartas de final. Já o Oriente Petrolero, caso elimine os uruguaios na pré-Libertadores, também não será uma novidade na vida gremista. Em 2002 e 2011 as equipes se encontraram na fase de grupos. Foram três vitórias dos gaúchos e uma dos bolivianos.
A Libertadores de 2014 será a 15ª que contará com a participação do Grêmio - só o São Paulo, com 16, tem mais Copas disputadas que o time gaúcho. O Tricolor foi campeão em 1983 e 1995, e vice em 1984 e 2007.

Conselheiros vencem ação de R$ 290 mil contra o Palmeiras, em primeira instância

Os conselheiros Antônio Carlos Corcione e Pedro Renzo foram considerados inocentes da acusação da suspeita de desvio de R$ 290 mil dos cofres do Palmeiras. A decisão, em primeira instância, foi tomada no fim do mês passado e ainda cabe recurso do clube.
Ambos foram acusados de extraviar dinheiro da instituição depois que o Palmeiras conseguiu vencer em 2010 um processo contra o Governo Feral que tramitava na Justiça Comum desde 1992. A vitória deu direito ao clube o recebimento de cerca de R$ 1,2 milhões e, a partir, daí iniciou-se toda a confusão.
Por ter dívidas em aberto, o Palmeiras não poderia receber a quantia e ainda corria risco de perder o benefício, uma vez que o Ministério Público Federal já havia recorrido da decisão. Para transferir o valor rapidamente, o escritório de Corcione e Renzo - contratado na época para defender o clube na causa -, transferiu cerca de R$ 900 mil a conta pessoal de Renzo na Caixa Econômica Federal e entregou R$ 260 mil nas mãos de Francisco Busico, então responsável pelo depatamento financeiro, que assinou um recibo comprovando o recebimento.
O imbróglio chegou a ser investigado pelo COF (Conselho de Orientação Fiscal), pelo membro Gilto Avalone, e posteriormente pelo Conselho Deliberativo, por Seraphim Del Grande, que alegavam que os documentos eram falsos.
Segundo a resolução dada pela juíza Celina Trigueiros Teixeira Pinto, publicada no Diário Oficial, foi declarado "inexistência de débito do autor (Pedro Jorge Renzo de Carvalho) para com o réu (Palmeiras). Pela sucumbência o réu arcará com as custas processuais e honorários advocatícios de 15% do valor da causa (R$ 290.521,81). A taxa de apelação é de R$6.552,32 e o porte de remessa de R$ 25 por volume".
O Palmeiras ainda pode entrar na justiça para recorrer da decisão, e aguardar a decisão em segunda instância.  

Para aceitar Lúcio, Palmeiras vai usar 'papo reto' que mudou Valdivia

Lúcio volta a estar entre os pretendidos pelo Palmeiras, mas, diferentemente do ano passado, tem como entrave os atos de indisciplina que o deixaram sem jogar no São Paulo durante todo o último semestre. Para saber se vale a pena apostar no veterano, contudo, Paulo Nobre conta com uma fórmula: repetir o "papo reto" que adotou com Valdivia ao assumir a presidência, em janeiro.
"Não existe nenhum preconceito, ninguém tem bola preta para vir para o clube, mas, obviamente, teremos uma conversa direta e franca com os jogadores que têm problema", afirmou o mandatário do Palmeiras, sem negar nem confirmar oficialmente o interesse no defensor. 
Lúcio ainda tem um ano de contrato com o São Paulo, mas o clube não deve impor dificuldades para liberá-lo. O zagueiro desrespeitou Ney Franco publicamente e, internamente, também Paulo Autuori, sendo afastado de imediato pela diretoria. Em sua chegada, Muricy Ramalho foi avisado para nem contar com o atleta por conta de seu temperamento.
Valdivia iniciou 2013 com problema diferente: no ano passado, em meio à briga contra o rebaixamento, escapou de agressão de Marcos Assunção porque se considerava no clube que lhe faltava comprometimento para se recuperar de lesões. Nos dias seguintes aos que se tornou presidente, Nobre teve o que chamou de "papo reto" com o chileno e ficou convencido de que, nesta temporada, não lhe faltaria motivação.
Embora desfalque em todos os jogos decisivos do time em 2013, o atleta mais caro do elenco virou presença mais frequente em campo no segundo semestre. Por isso, a diretoria crê na conversa diante de qualquer dificuldade extracampo. "Vamos tratar qualquer um da mesma maneira que tratamos qualquer jogador que tenha problema de conduta no Palmeiras. É a nossa prática", falou Nobre.
Lúcio já foi um pedido de Gilson Kleina a Arnaldo Tirone, antecessor de Nobre, que tentou vencer a disputa com o São Paulo ligando para o zagueiro no momento em que ele assinava o contrato com o clube do Morumbi. Na época, faltava dinheiro ao Palmeiras para trazer o titular da seleção nas três últimas Copas.
Hoje, o Palmeiras ainda tem dificuldades financeiras, mas Lúcio já não está tão caro porque se desvalorizou em sua passagem pelo São Paulo. Se convencer Nobre de que poderá ser disciplinado e aceitar o contrato de produtividade, no qual receberia salário menor e prêmios maiores do que o comum, será um dos reforços para o centenário. "Todo bom jogador tem espaço no Palmeiras, desde que as partes entrem em acordo", limitou-se a dizer o presidente.

Dirigente do Corinthians não se arrepende 'nem um pouco' da contratação de Pato

Ao menos publicamente, Alexandre Pato continua respaldado pelos dirigentes do Corinthians. O diretor de futebol Roberto de Andrade é um dos que ainda defendem o reforço mais caro da história do futebol brasileiro - apesar de torcedores terem passado a cobrar a saída do atacante desde o pênalti perdido que eliminou o time da Copa do Brasil.
"Não estamos nem um pouco arrependidos de ter feito esse negócio", bradou Roberto de Andrade, que concedeu entrevista nesta semana para falar sobre o planejamento do Corinthians para a próxima temporada. Pato está incluído no projeto - ainda mais porque ninguém se dispôs a gastar muito para tirá-lo do Parque São Jorge.
Uma das dificuldades para o Corinthians se reforçar para 2014 é financeira. O mercado está inflacionado, talvez de forma exagerada, porque o clube aceitou pagar R$ 40 milhões para tirar Pato do Milan e contar com um astro na temporada anterior.
"Não acredito que seja isso. O pessoal não está exigindo mais porque se trata do Corinthians. Existem salários e luvas quando não há direitos econômicos. Quando compramos o Pato, foi uma oportunidade de mercado", argumentou o diretor de futebol.O principal incumbido de fazer torcedores se arrependerem de críticas a Alexandre Pato será Mano Menezes. Em seu retorno ao Corinthians, o técnico terá também a missão de resgatar o bom futebol do astro.
"Por enquanto, não conversamos sobre isso. O Mano assumirá o time no dia 3. Será da competência dele dizer se o Pato deve jogar aqui ou ali. Não sou eu que vou falar que ele precisa jogar porque custou tantos milhões", garantiu Roberto de Andrade.

Tite recebe proposta do Botafogo e se anima com a disputa da Libertadores

A diretoria do Botafogo abriu  negociações com o técnico Tite, que deixou recentemente o Corinthians, para que ele assuma o time na disputa da temporada de 2014, quando jogará a Copa Libertadores, o Campeonato Carioca, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. A primeira conversa aconteceu na quinta-feira, quando o treinador foi informado do planejamento do clube e gostou do que ouviu. Por várias vezes Tite disse que gostaria de trabalhar no futebol carioca e a oportunidade pode estar aparecendo.
O que pode atrapalhar o acerto é que Tite está inclinado a ficar parado por três meses para curtir os familiares. O treinador pretende ainda viajar para a Europa a fim de estudar e fazer um curso de treinadores da Uefa. Porém, ficou satisfeito com o que ouviu dos dirigentes botafoguenses e a possibilidade de voltar a disputar uma Copa Libertadores mexeu com seus planos.
Sobre o aspecto financeiro, a diferença entre o que foi pedido por Tite e oferecido pelo Botafogo é de R$ 150 mil. Porém, as duas partes entendem que podem chegar a um acerto. O treinador estaria disposto a reduzir a sua pedida para se aproximar desta quantia, enquanto que o clube busca junto a parceiros viabilizar um pequeno aumento neste valor.
O outro nome que vinha sendo ventilado nos corredores de General Severiano era o de Paulo Autuori, mas neste caso apenas sondagens foram feitas e nenhuma conversa iniciada, ao contrário de Tite. O Botafogo foi informado que Autuori estaria apalavrado com outro clube do futebol brasileiro, de fora do eixo Rio-São Paulo.
Dentro do clube há quem defenda a efetivação do auxiliar Eduardo Húngaro como técnico para reduzir custos e permitir a contratação de reforços de peso. Porém o presidente Maurício Assumpção não parece disposto a fazer experiências em um ano que o time volta a disputar a Copa Libertadores.
O desejo da diretoria é anunciar o nome do novo treinador até a próxima semana para que ele possa começar a planejar o elenco que se reapresenta em 6 de janeiro para iniciar a pré-temporada. O adversário na fase preliminar da Libertadores será o Deportivo Quito, com o Botafogo fazendo a partida de ida no Equador e decidindo a sua sorte no Maracanã.

Para Thiago Silva, parceria entre Ibra e Cavani supera Messi e Neymar

O zagueiro Thiago Silva aposta na dupla de ataque de sua equipe como uma das melhores do mundo atualmente. Para o brasileiro, Cavani e Ibrahimovic estão em melhor momento do que Messi e Neymar, a dupla ofensiva do Barcelona.
"É complicado. Sou amigo de Neymar, mas também de Ibrahimovic e Cavani. O que é certo é que os quatro são muito fortes. Formam duas das melhores duplas do futebol mundial, mas Ibrahimovic e Cavani jogam com mais regularidade juntos. Isso também se explica pela lesão de Messi. Atualmente é essa a diferença. Neste momento, Ibrahimovic e Cavani são melhores", afirma o zagueiro em entrevista ao programa francês Formule Foot.
Analisando apenas os números, Thiago Silva tem razão. A dupla de ataque do PSG acumula 46 gols marcados nesta temporada, enquanto a parceria do Barcelona marcou 27 vezes. Ibrahimovic e Cavani lideram a artilharia do Campeonato Francês, com 13 e 11 gols, respectivamente. Sozinho, o sueco fez a rede balançar 28 vezes nesta temporada, juntando clube e seleção.
A temporada impressionante do sueco ganhou elogios do capitão do PSG, que faz um paralelo entre o atacante de sua equipe e o argentino Lionel Messi, eleito melhor jogador do mundo nos últimos quatro anos. "Diria que Ibrahimovic é parecido com Messi no sentido em que termina sempre bem as jogadas. De pé direito, de pé esquerdo, de cabeça, de bicicleta, a vários metros da meta como fez frente à Inglaterra. Ibra é um finalizador, a imagem de Messi", compara o zagueiro, relembrando o gol de bicicleta marcado pelo sueco nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.
Apesar das atuações expressivas nesta temporada, Cavani e Ibrahimovic não disputam a Bola de Ouro da Fifa, que será dada ao melhor jogador do mundo no dia 13 de janeiro. Messi, por sua vez, é finalista do prêmio ao lado do português Cristiano Ronaldo e do francês Ribéry.

Flamengo prepara lista de dispensas para chegada de reforços em 2014

Precisando reforçar seu elenco para 2014, quando terá a disputa da Copa Libertadores como prioridade, a diretoria do Flamengo está tentando agilizar a redução de seu plantel para poder se "livrar" dos atletas que não estão nos planos do técnico Jayme de Almeida, reduzir a folha salarial e, assim, ter mais fôlego para ir ao mercado. Além disso, alguns dos "dispensáveis" podem servir de moeda de troca.
Apesar de a diretoria não confirmar, não fazem parte dos planos para 2014 o lateral-direito Digão, o zagueiro Frauches, os meias Mattheus, Adryan e Gabriel e os atacantes Rafinha e Marcelo Moreno, que, inclusive, será devolvido de maneira oficial ao Grêmio em 31 de dezembro, quando encerra seu contrato. O clube gaúcho inclusive já foi notificado dos planos do Flamengo.
Os jovens que não estão nos planos não serão dispensados definitivamente e sim emprestados ou trocados. Adryan, por exemplo, está muito próximo de ser anunciado por um clube italiano. O vice-presidente de relações exteriores do Flamengo, Plínio Serpa Pinto, já deixou essa transação encaminhada e o nome do futuro time do jogador deverá ser revelado na segunda-feira. O fato só não veio à tona ainda porque Adryan ainda não assinou um novo contrato com o Flamengo, mais longo, já que seu empréstimo será de um ano e meio.
Mattheus, filho do tetracampeão Bebeto, ainda não tem destino definido, mas recebeu algumas sondagens do futebol espanhol. O Flamengo pretende conduzir o caso do jogador do mesmo jeito que está fazendo com Adryan, emprestando para ganhar experiência, mas sem perder os direitos federativos, já que ele pode "estourar" futuramente e dar lucro ao clube.
Outro jogador que será emprestado, mas por via de troca, é o meia Rafinha, que será incluído na negociação que deve levar o volante Feijão, do Bahia, para a Gávea. O jogador se destacou se no Campeonato Brasileiro e, com 19 anos, é visto como promissor. A ideia é que a troca seja feita até dezembro, com ambos os clubes podendo adquirir os direitos federativos no fim do ano.
No meio da negociação para contratar Feijão, a diretoria do Flamengo foi informada de que o Bahia também pretende contar, por empréstimo, com o apoiador Gabriel, contratado no início deste ano pelo clube carioca justamente junto ao clube baiano. Essa transação está apenas no começo, mas o bom relacionamento entre os dirigentes dos dois clubes deve contribuir para um desfecho positivo.
O lateral-direito Digão também está perto de definir seu futuro. O jogador, de 20 anos, está negociando com o Audax-SP para a disputa do Campeonato Paulista. O empréstimo deve ser de graça, com o clube paulista pagando apenas os salários do atleta. Já o zagueiro Frauches ainda não tem uma definição de qual clube vai defender em 2014.
A ideia do elenco do Flamengo é ter o plantel definido em 6 de janeiro, quando os jogadores se reapresentam para iniciarem a pré-temporada, que será no Rio de Janeiro mesmo. A estreia no Campeonato Estadual está prevista para o fim de semana de 18 e 19 de janeiro, diante do Audax. A tendência é que, priorizando a Libertadores, o Flamengo use reservas no Carioca.

Jogador irregular pode rebaixar a Portuguesa no lugar do Fluminense

A Portuguesa poderá perder o seu lugar na Série A do Campeonato Brasileiro de 2014 para o Fluminense. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) analisa uma suposta escalação irregular do meia Héverton, na última rodada, o que tiraria quatro pontos do clube paulista.
De acordo com Paulo Schmitt, procurador do STJD, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já comunicou o tribunal a respeito do problema. A denúncia contra a Portuguesa deverá ser formalizada nesta quarta-feira.
Punido com dois jogos de suspensão na sexta-feira (já havia cumprido um, na vitória por 2 a 0 sobre a Ponte Preta), Héverton entrou em campo aos 32 minutos do segundo tempo da partida contra o Grêmio, no domingo. O confronto disputado no Canindé terminou empatado sem gols.
O caso se enquadra no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) - "incluir na equipe, ou fazer constar na súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar da partida" -, que prevê perda do número de máximos de pontos de uma partida (três), além daquele conquistado no jogo. Ainda há risco de multa de R$ 100 a R$ 100.000.
Dessa forma, a Portuguesa perderia quatro pontos (três, em função do erro, e mais um do empate com o Grêmio), passando a totalizar 44 na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. O Fluminense acabou rebaixado com 46.

Lanús vence Ponte e conquista Sul-Americana

O sonho da Ponte Preta de conquistar o primeiro título internacional logo em sua primeira oportunidade caiu por terra nesta quarta-feira. Após um primeiro tempo irreconhecível da Macaca, o Lanús venceu por 2 a 0, no estádio Ciudad de Lanús, e se sagrou campeão da Copa Sul-Americana.  O jogo de ida, no Pacaembu, na semana passada, havia terminado empatado por 1 a 1.
Com um primeiro tempo muito apático, a Ponte Preta acabou levando dois gols e teve o técnico Jorginho expulso ainda antes do intervalo e não conseguiu reagir na segunda etapa. Victor Ayala abriu o placar, aos 25, e Ismael Blanco ampliou, aos 48.
O resultado ainda foi determinante para as pretensões do Botafogo, que terminou o Campeonato Brasileiro na quarta colocação e dependia do fracasso da equipe brasileira, rebaixada este ano para a Série B, para ir à Copa Libertadores da América.
Assim, o futebol brasileiro teve os seus seis times participantes da Libertadores definidos: Atlético-MG (atual campeão), Flamengo (campeão da Copa do Brasil), Cruzeiro, Grêmio, Atlético-PR e Botafogo (quatro melhores colocados no Brasileirão). Os dois últimos ainda precisam disputar a fase preliminar eliminatória da competição continental.
Em 2014, ela primeira vez em 15 anos, o futebol paulista não terá um representante na Libertadores.

Ficha Técnica
Lanús 2 x 0 Ponte Preta
Estádio: Néstor Díaz Pérez, em Lanús, na periferia sul de Buenos Aires.
Público: 40.000
Árbitro: Enrique Osses. Auxiliares: Carlos Astroza e Sergio Román (trio Chileno).
Gols: Lanús: Ayala (24), Blanco (45+3)
Cartões amarelos
Lanús: Ayala (25), Somoza (35), Blanco (27 do segundo tempo)
Ponte Preta: Fellipe Bastos (39 do segundo tempo)
Lanús: Agustín Marchesín; Carlos Araujo, Paolo Goltz, Carlos Izquierdoz, Maximiliano Velázquez; Diego González, Leandro Somoza, Víctor Ayala; Ismael Blanco (Jorge Ortiz), Santiago Silva e Oscar Benítez (Nicolás Pasquín). Técnico: Guillermo Barros Schelotto.
Ponte Preta: Roberto; Artur (Ferrugem), César, Diego Sacoman, Fernando Bob; Magal (Adailton), Baraka, Fellipe Bastos; Elías; Rildo (William) e Leonardo. Técnico: Jorginho.