Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Ganso cresce e toma protagonismo de Jadson no meio-campo do São Paulo

Primeiro foco de atenção de Paulo Autuori assim que o treinador foi contratado, Paulo Henrique Ganso começa a retribuir em campo essa dedicação especial. Na vitória de domingo sobre o Fluminense , ele foi mais uma vez importante, deu passe para Luis Fabiano fazer o primeiro gol dos 2 a 1 e foi um dos melhores do São Paulo.
"Ele teve mais participação, roubou bola, todos viram", elogiou o comandante, que sempre se cobrou pela escalação de Ganso e Jadson juntos - o último, antes intocável, já começa a se tornar coadjuvante do camisa 8, em ascensão desde a excursão do clube pelo exterior.
"Acho que o Jadson já fez um bom jogo. Dizer que ele e Ganso não podem jogar juntos é temeroso, porque não acredito nisso. Dois jogadores com a qualidade deles têm que jogar. Tenho que achar a solução, com tempo para treinar. Nosso objetivo foi justamente esse ao longo da semana", avaliou.
Ganso começou a mostrar resultado na Copa Suruga, quando fez gol e deu uma assistência na derrota por 3 a 2 para o Kashima Antlers, no Japão. Depois, entrou bem contra Portuguesa e Atlético-PR e retomou a titularidade na rodada anterior, em duelo com o Flamengo.
Na sequência, na primeira semana livre de compromissos entre um domingo e outro, Autuori chegou a deixar Jadson na reserva em alguns treinamentos, mas acabou confirmando os dois meias como titulares. Até o confronto com o Botafogo, ele terá mais quatro dias - de terça-feira a sábado - para repetir as orientações no esquema tático 4-4-2.
"O dia a dia pode mostrar que eles podem jogar juntos", reafirmou o treinador, que volta a trabalhar com o elenco na terça-feira pela manhã, no CT da Barra Funda, após um dia de folga.

Cuca comemora contratação de Emerson e aponta qualidades do zagueiro

O zagueiro Emerson terminou os exames médicos no Atlético-MG e vai reforçar a equipe na sequência da temporada. O time mineiro comprou 80% dos direitos econômicos, com o restante ficando com empresa LA Sports, que administra a carreira do defensor, que estava encostado no Coritiba . A contratação de Emerson foi um pedido do técnico Cuca.
O treinador alvinegro comemorou a contratação do zagueiro, que de acordo com o comandante atleticano pode ser usado na lateral esquerda em caso de necessidade. Com a chegada de Emerson, Cuca considera que o Atlético-MG praticamente fecha o elenco para o restante da temporada.
"O Emerson já atuou comigo. É um zagueiro ambidestro e joga pelo lado esquerdo. A gente tem Gilberto Silva fora, que vai demorar para se recuperarda cirurgia, e ele também faz a lateral esquerda mais defensiva. Estava precisando desse setor e praticamente fecha o nosso elenco", declarou.
Apesar de ser indicação do técnico Cuca, Emerson não terá vida fácil para ser titular do Atlético-MG, isso porque, a dupla titular é formada por Réver e Leonardo Silva. Rafael Marques e Gilberto Silva, que se recupera de cirurgia no joelho, também são boas opções para Cuca, que tem ainda o jovem Jemerson.

Ponte Preta confirma Jorginho, ex-Flamengo, como novo técnico

A Ponte Preta , que perdeu o técnico Paulo César Carpegiani após a derrota para o Cruzeiro por 2 a 0, confirmou a contratação do treinador Jorginho para assumir o lugar deixado vago. Ele será apresentado nesta segunda-feira.
"Estou muito feliz com a oportunidade de comandar a Ponte Preta, que é um clube de massa e tradição, tem um bom time e não merece estar na posição em que se encontra. Vamos lutar muito e nosso primeiro objetivo é deixar a zona de rebaixamento do Brasileiro para trás. Depois que isso acontecer pensaremos em objetivos maiores", declarou Jorginho.
Além de Jorginho, três auxiliares serão apresentados também nesta segunda-feira para formar a nova comissão técnica.
A carreira do lateral-direito campeão mundial pela seleção brasileira em 1994 como treinador começou em 2005, à frente do América-RJ. De 2006 a 2010, ele foi auxiliar de Dunga na seleção, onde conquistou a Copa América e a Copa das Confederações.
Depois de deixar a Seleção, passou por Goiás, em 2010, Figueirense, em 2011, Kashima Antlers (JAP), em 2012 e Flamengo, no início desta temporada.

Renato Augusto passará por cirurgia e desfalca o Corinthians por até 5 semanas

O meia Renato Augusto passará por uma cirurgia para aliviar suas dores no joelho direito na próxima quarta-feira. O Corinthians anunciou por meio de sua conta no Twitter que o tempo de recuperação será de até cinco semanas. 
"Renato Augusto será submetido a uma artroscopia no joelho direito. O meia, que vem sofrendo com dores, passará pelo procedimento na quarta. O procedimento será realizado pelo Dr. Joaquim Grava, consultor médico do clube. O prazo de retorno aos gramados é de cinco semanas", disse o Corinthians. Pelo prazo, o meia deve desfalcar o Corinthians por até 10 jogos. 
Renato Augusto tem convivido com problemas físicos desde o início da sua passagem pelo Corinthians. Em abril sofreu lesão muscular durante partida do Campeonato Paulista contra o Guarani e só voltou a jogar em julho, contra o São Paulo, pela Recopa. Depois, contra o Bahia, pelo Brasileirão, sofreu fratura em um osso do rosto e ficou uma partida afastado. 
No Corinthians desde janeiro, o jogador atuou em apenas 24 das 50 partidas da equipe no ano. Marcou três gols. 

Atlético-PR vence Botafogo em casa e ingressa no G4 do Brasileirão


Com dois gols de Ederson no segundo tempo, o Atlético-PR confirmou a boa fase e venceu por 2 a 0 o Botafogo, neste domingo, em Curitiba, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os paranaenses estão no G4 da Série A, com 27 pontos. Já os cariocas seguem com 29 e terminam a rodada na vice-liderança, somente atrás do Cruzeiro.
Após um primeiro tempo com poucas chances de gol e muita marcação de ambos os lados, os donos da casa decretaram a vitória em casa no início da etapa final com a dupla Dellatorre e Éderson. Logo com um minuto, Dellatorre fez boa jogada e tocou para Éderson finalizar para o gol. O segundo aconteceu aos 11 minutos, de forma semelhante.
Na próxima rodada, o Atlético-PR vai até Pernambuco para enfrentar o lanterna Náutico, no sábado. Já o Botafogo vai receber o São Paulo, no domingo, no Maracanã. Antes disso, as duas equipes voltam a campo no meio de semana pela Copa do Brasil.
O jogo
O Atlético-PR começou a partida pressionando o Botafogo em seu campo de defesa. No entanto, os donos da casa só criaram uma boa chance nos primeiros minutos, com Éderson, aos oito. Os alvinegros exploravam os contra-ataques, mas também não incomodavam o goleiro Wéverton. Somente aos 15, Vitinho pegou rebote e tentou de cabeça, só que a zaga afastou o perigo.
Aos poucos, o Botafogo conseguiu diminuir a pressão sofrida e passou a buscar o ataque. No entanto, a equipe parava na boa marcação dos donos da casa, que seguiam melhores, mas também sem a criação de boas jogadas. Somente aos 32 minutos, João Paulo arriscou de longe e assustou o goleiro Jéfferson. O lancer animou os paranaenses, que chegaram com perigo dois minutos depois com Dellatorre, só que o atacante finalizou na rede pelo lado de fora.
Nos minutos finais, o Atlético-PR conseguiu criar boas chances de abrir o placar. Primeiro, aos 43 minutos, Jéfferson salvou após finalização de Éderson. Na mesma jogada, Dellatorre chutou colocado e a bola passou raspando a trave carioca. Dois minutos depois, foi a vez de Paulo Baier tentar e parar no goleiro advserário, que segurou o empate sem gols no intervalo.
No segundo tempo, o Atlético-PR voltou mais ligado e abriu o placar logo com um minuto. Dellatorre fez boa jogada e tocou para Éderson finalizar, Jéfferson ainda tocou na bola, que entrou mansamente na rede.
Mesmo depois do gol, os donos da casa seguiram melhores na partida. Os paranaenses chegaram ao segundo gol aos 11 minutos. Dellatorre tocou para Éderson, que tocou na saída de Jéfferson.
Somente depois do novo revés, o Botafogo conseguiu chegar com perigo. Aos 13 minutos, Vitinho arriscou de longe e Weverton precisou espalmar. O lance animou os caricoas, que passaram a pressionar o Atlético-PR.
Aos poucos, o Atlético-PR melhorou a marcação e passou a segurar as jogadas do Botafogo. Assim, o duelo caiu de rendimento e passou a ficar concentrado entre as duas intermediárias. Somente aos 34 minutos, em um contra-ataque, os donos da casa quase ampliaram. Éderson foi lançado e tocou, mas a bola passou raspando a trave carioca.
Nos minutos finais, o jogo ficou tenso após uma dividida entre Vitinho e o goleiro Weverton. Após a confusão, Vitinho e Pedro Botelho acabram sendo expulsos. Assim, os donos da casa conseguiram segurar mais uma vitória em casa.
FICHA TÉCNICA 
ATLÉTICO-PR 2 X 0 BOTAFOGO
Local: Estádio Durival Britto e Silva, Curitiba (PR) 
Data: 25 de agosto de 2013, domingo 
Horário: 18h30 (de Brasília) 
Árbitro: Wagner Reway (MT) 
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e Emerson Augusto de Carvalho (SP) 
Cartões amarelos: Manoel e Luiz Alberto (Atlético-PR); Bolívar, Jéfferson e Edílson (Botafogo) 
Cartões vermelhos: Pedro Botelho (Atlético-PR); Vitinho (Botafogo) 
GOLS ATLÉTICO-PR: Éderson, a 1 e 11 minutos do segundo tempo
ATLÉTICO-PR: Weverton; Jonas (Juninho), Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Bruno Silva, João Paulo, Everton e Paulo Baier (Marco Antônio); Éderson e Dellatorre (William Rocha) 
Técnico: Vagner Mancini.
BOTAFOGO: Jéfferson, Gilberto (Edílson), Dória, Bolívar e Lima; Marcelo Mattos (Alex), Gabriel, Seedorf, Lodeiro e Vitinho; Rafael Marques (Elias) 
Técnico: Oswaldo de Oliveira.

Inter e Goiás empatam em jogo de seis gols no RS e se distanciam do G-4

Últimos 15 minutos do confronto foram recheados de gols e emoção Foto: Itamar Aguiar / Futura Press
Em duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro realizado na noite deste domingo, Inter e Goiás não deixaram o torcedor que foi até o Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, reclamar de falta de emoção, principalmente nos minutos finais. O duelo estava empatado em 1 a 1 até os 27min do segundo tempo, quando as equipes desandaram a fazer gols – o time gaúcho foi o último a marcar, com um golaço de Damião no fim que deixou o resultado final em 3 a 3, ruim para a busca do G-4 de ambos.

O quinto empate seguido do Inter deixa o time com 23 pontos, em oitavo. Já o Goiás fica em décimo lugar, com 22 pontos. Na próxima rodada, o time gaúcho visita o Coritiba no domingo, às 16h (de Brasília), enquanto os goianos recebem o Atlético-MG, no sábado, às 18h30. Antes, as equipes têm compromisso pela Copa do Brasil no meio de semana.
A partida no sul do País começou equilibrada, com ambas as equipes encontrando dificuldades para lidar com o gramado encharcado do Estádio do Vale. A primeira boa chance só apareceu aos 22min, quando D’Alessandro chutou para ótima defesa de Renan. Na sequência, entretanto, o Goiás teve duas boas oportunidades em seguida: primeiro em cruzamento fechado que deu trabalho para Alisson e depois com Walter, que acertou cabeceada na trave.
Quando o Goiás conseguiu equilibrar o confronto, o Inter abriu o placar em casa. O argentino D’Alessandro recebeu na área aos 27min, girou bem e acertou bom chute para deixar os gaúchos na frente. Os donos da casa quase aumentaram com Ronaldo Alves pouco depois, mas viram o Goiás chegar ao empate aos 36min. Walter deu lindo passe para Renan Oliveira, que tocou bem na saída de Alisson para igualar antes do intervalo – Forlán ainda acertou o travessão adversário antes do fim do primeiro tempo.
Na volta para a etapa final, o Inter continuou com o domínio do jogo, enquanto os goianos buscavam fazer o segundo no contra-ataque. A equipe colorada chegou a ter um gol anulado no início e perdeu algumas oportunidades até que o Goiás virou o confronto com William Matheus aos 26min. Em mais um contra-ataque a equipe esmeraldina ficou mais tranquila aos 31min: Walter deu outro ótimo passe e desta vez encontrou a cabeça de Ramon, que fez o terceiro dos goianos.
O confronto voltou a ser incendiado aos 33min, quando o Inter diminuiu contando com a sorte, após a bola bater no volante Dudu Cearense em rebatida de Renan. Já no fim do confronto, Leandro Damião acertou belo chute colocado no ângulo do adversário para deixar tudo igual. 
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 3 x 3 GOIÁS
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Data: 25 de agosto de 2013, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse (SP) e Neuza Inês Back (SC)
Cartões amarelos: Ygor (Internacional); Rodrigo (Goiás)
Gols: INTERNACIONAL: D’Alessandro, aos 27 minutos do primeiro tempo, Dudu Cearense, contra, aos 32 minutos do segundo tempo, e Leandro Damião, aos 41 minutos do segundo tempo
GOIÁS: Renan Oliveira, aos 36 minutos do primeiro tempo, William Matheus, aos 27 minutos do segundo tempo, e Ramon, aos 31 minutos do segundo tempo
INTERNACIONAL: Alisson; Ednei (Scocco), Ronaldo Alves, Juan e Kleber (Alex); Ygor, Jorge Henrique, Fabrício e D’Alessandro; Forlán (Caio) e Leandro Damião
Técnico: Dunga.
GOIÁS: Renan; Vítor, Ernando, Rodrigo e William Matheus; David, Dudu Cearense, Renan Oliveira (Juliano), Hugo e Tartá (Ramon); Walter
Técnico: Enderson Moreira.

Atlético-MG vence de virada no Independência e afunda Portuguesa

Dátolo fez gol no fim que deu vitória para o time atleticano no Independência Foto: Pedro Vilela / Agência I7 / Futura Press
A Portuguesa voltou a sofrer com dois males na tarde deste domingo, em duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro: pela sexta vez na competição, o clube paulista  tomou um gol no fim e além disso, também sofreu um gol irregular. Em um  duelo quente e com ótimas chances para os dois lados, o Atlético-MG venceu a equipe rubro-verde de virada por 2 a 1 e complicou ainda mais o adversário no torneio nacional.

O revés deixa a Portuguesa afundada na vice-lanterna, com apenas 13 pontos na competição. Já o Atlético-MG sobe  para 12º, com 19 pontos. Na próxima rodada, o clube mineiro visita o Goiás, no sábado, às 18h30, enquanto o time rubro-verde recebe o Bahia no mesmo dia e horário. As duas equipes ainda têm compromissos no meio de semana: o Atlético-MG recebe o Botafogo pela Copa do Brasil e a Portuguesa visita o mesmo Bahia pela Sul-Americana.
O duelo deste domingo começou quente em Belo Horizonte e antes dos 5 minutos ambas as equipes já tinham perdido boas oportunidades. A equipe mineira mantinha a posse de bola, enquanto a Portuguesa chegava com grande perigo nos contra-ataques, mas via os atacantes desperdiçarem ótimas chances  nos primeiros instantes. O Atlético-MG também era efetivo quando chegava, o que deixou o começo do jogo bastante movimentado e com boas chances para os dois lados.
Apesar do forte calor que fazia na capital mineira, os dois clubes não diminuíram o ritmo no restante da etapa inicial e o duelo continuou muito bom. Os donos da casa mantinham a posse de bola, mas encontravam dificuldades em furar a marcação dos paulistas e arriscavam mais em chutes de fora da área. Na base do contra-ataque, a Portuguesa conseguiu abrir o placar aos 35min, com Bruno Henrique, que aproveitou passe após boa jogada de Moisés para acertar a finalização e dar a vantagem para os visitantes antes do intervalo.
Na volta para a segunda etapa, a Portuguesa quase marcou em bola parada no primeiro minuto. O Atlético-MG, entretanto, mantinha o cenário dos primeiros 45 minutos, com a posse de bola a favor e chegadas perigosas à área de Lauro. Aos 9min, Diego Tardelli, em posição irregular, desviou chute de Luan e igualou o jogo no Independência.
Após o empate atleticano, o jogo continuou com boa movimentação, mas as equipes só tiveram uma nova chance aos 23min, quando a Portuguesa, com Moisés, saiu na cara do goleiro adversário, mas o meia chutou em cima do arqueiro. O duelo ganhou contornos de emoção no fim e ambos os clubes perderam boas chances de sair com a vitória até que Dátolo completou cruzamento com belo chute aos 43min e deu a vitória para os donos da casa.
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-MG 2X1 PORTUGUESA
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 25 de agosto de 2013, sábado
Horário: 16 horas (de Brasília)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Alessandro A. Rocha de Matos (BA) e Moisés Aparecido de Souza (PR)
Cartões amarelos: Réver, Luan, Leonardo Silva e Júnior César (Atlético-MG); Gilberto e Bruno Henrique (Portuguesa)
Gols: Atlético-MG: Diego Tardelli, aos dez minutos do segundo tempo, e Dátolo, aos 44 minutos do segundo tempo
Portuguesa: Bruno Henrique, aos 34 minutos do primeiro tempo
ATLÉTICO-MG: Giovanni; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César (Alecsandro); Josué (Michel), Rosinei (Dátolo), Guilherme, Luan e Diego Tardelli; Jô.
Técnico: Cuca.
PORTUGUESA: Lauro; Luis Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Souza (Carlos Alberto) e Moisés; Diogo e Gilberto (Bergson)
Técnico: Guto Ferreira.

Bahia vence lanterna Náutico em casa e finaliza jejum

O Bahia venceu o Náutico, neste domingo, por 2 a 0, no Estádio Fonte Nova, e continua a sonhar com o retorno ao G-4 do Campeonato Brasileiro. A vitória pela 16ª rodada da competição quebrou um jejum de quatro jogos sem triunfo. Os gols da partida foram de Hélder e Fernandão.
Depois de um início apático, com muitos erros de passes dos dois times, que também não apresentavam criatividade, o Bahia adotou a postura de arriscar de fora da área no segundo tempo. A estratégia deu certo com um bonito chute de Hélder, que entrou no ângulo e deixou Berna sem reação.
Com o resultado a favor, o Bahia teve mais tranquilidade e continuou tentando, porém sem se expor na defesa. Em um contra-ataque puxado por Wallyson, Fernandão conclui de cabeça para garantir a vitória e colocar fim ao jejum.
Com o resultado, o Bahia fica na sétima posição com 23 pontos. O time baiano segue sonhando com um lugar no G-4 do Brasileirão, que tem o Corinthians como último representante com 26 pontos. Já o Timbu se complica ainda mais e segue com apenas oito pontos na lanterna do campeonato.
O jogo – O duelo começou com muitos erros de passes dos dois times, que não demostraram criatividade nas jogadas de ataque e consequentemente não levaram perigo para os goleiros. Na primeira metade da etapa inicial, a melhor chance de gol foi do Bahia, quando Fernandão ajeitou de dentro da área e Wallyson chegou chutando. A bola foi direto para fora.
O Náutico conseguiu a maior posse de bola quando o primeiro tempo se encaminhava para o fim, porém faltou criação. O Timbu trocava passes no ataque, mas perdia a bola antes que ela chegasse a Marcelo Lomba, que pouco participou.
Ainda antes de o juiz apitar o intervalo, o Náutico teve um gol anulado por impedimento em um lance bastante polêmico.
O Bahia pareceu ter recebido a orientação de arriscar de longe nos vestiários, pois retornou ao campo com uma postura diferente e diversos jogadores arriscando de fora da área. Depois de tentativas de Wallyson, Marquinhos Gabriel, Fernandão, Raul, Hélder é quem acerta um bonito chute e abre o placar.
O Bahia conseguiu manter a posse de bola depois da vantagem no placar e continuou a arriscar. No entanto, o segundo gol do time baiano nasceu com um cruzamento de Wallyson para Fernandão. O atacante se adiantou a marcação e mandou no cantinho do goleiro Ricardo Berna.
Após a vantagem, o Bahia administrou sem se expor na defesa, mas apostando nos contra ataques. Obina tem uma boa chance já nos últimos minutos, mas o chute da marca do pênalti é bloqueado pela defesa.

São Paulo espanta Fluminense e vence a primeira em três meses

semana de treinamentos e o sal grosso espalhado na escadaria de acesso ao gramado do Morumbi ajudaram o São Paulo a voltar a jogar bem e vencer no Campeonato Brasileiro depois de quase três meses. Com gols de Luis Fabiano e Reinaldo antes do intervalo, a equipe dirigida por Paulo Autuori espantou a má fase e derrotou o Fluminense por 2 a 1, na tarde deste domingo.
O primeiro resultado positivo desde 29 de maio (dia em que venceu o Vasco) não tira o time da zona de rebaixamento, mas o leva a 14 pontos e lhe dá novo ânimo para reagir e continuar contando com apoio de sua torcida, a qual compareceu em número recorde ao estádio nesta edição da competição: mais de 55 mil pessoas acompanharam o primeiro triunfo após 12 rodadas.
Já o Fluminense continua com 18 pontos, em zona intermediária da classificação, e agora se preocupa novamente com a Copa do Brasil. Na quarta-feira, o time treinado por Vanderlei Luxemburgo visita o Goiás, em Goiânia, depois de ter vencido o jogo de ida por 1 a 0.
Neste domingo, time e torcida do São Paulo começaram a partida nervosos, ansiosos para que o gol saísse. Os primeiros gritos de lamento por passes errados e também contra o árbitro surgiram ainda antes dos dez minutos. No minuto seguinte, Samuel recebeu passe de Diguinho na entrada da área, driblou Rogério Ceni e preferiu simular pênalti não existente - e não marcado.
Foi essa, contudo, a única jogada de perigo do Fluminense na primeira etapa, pois o São Paulo se portava bem. Aos 17 minutos, Ademilson fez boa tabela com Luis Fabiano, invadiu a área pelo lado esquerdo e cruzou em direção à segunda trave. Anderson, porém, chegou antes do ataque são-paulino e fez o corte com uma meia bicicleta. Pouco depois, Luis Fabiano chutou por cima do gol, mas já em condição irregular.
Empurrada pelos torcedores, a equipe da casa manteve o controle da bola. Ademilson quase marcou aos 22 minutos. Mas, ao pegar sobra de falta cobrada pelo lado esquerdo, bateu da entrada da área por cima do gol. Um gol perdido que já ameaçava a paciência das arquibancadas com o prata da casa tricolor e substituto de Osvaldo neste domingo.
Na sequência, Luis Fabiano caiu na área e reclamou com tanta veemência de pênalti que acabou recebendo cartão amarelo, o seu terceiro - não enfrenta o Botafogo, daqui a uma semana, fora de casa. O atacante, no entanto, se redimiu aos 27 minutos, quando recebeu passe magistral de Ganso e se atirou para desviar a bola no canto esquerdo de Diego Cavalieri e inaugurar o placar do Morumbi.
Vanderlei Luxemburgo reclamou da arbitragem por não ter permitido a substituição de Jean, que havia se machucado. O técnico do Fluminense alegou ter sido prejudicado pelo fato de seu time ter apenas dez jogadores no momento do primeiro gol são-paulino, o que de fato ocorreu. Em contrapartida, Ademilson estava caído na linha de fundo e também não fazia peso, tendo sido substituído por Lucas Evangelista depois.
Empolgados pelo gol, os são-paulinos queriam mais. Aplaudiam botes certeiros de Rodrigo Caio e toda e qualquer demonstração de esforço dos atletas. Aos 41 minutos, vibraram com falta marcada perto da área. Ceni foi para a bola, mas cobrou por cima do gol de Cavalieri. Para evitar reposição rápida de bola, Luis Fabiano ficou na frente do goleiro do Fluminense, que reclamou e tomou amarelo.
Diante de um Fluminense quase nulo ofensivamente, o São Paulo conseguiu ampliar a vantagem antes do intervalo. No último minuto regulamentar, Reinaldo tentou duas vezes antes de acertar o canto esquerdo de Cavalieri, anotar o segundo gol e ser abraçado efusivamente pelos companheiros. O lateral esquerdo é um dos jogadores menos badalados pela torcida e um dos que mais têm atuado ultimamente.
Foi o suficiente para que a torcida, quase três meses depois da última vitória, retomasse o canto de "o campeão voltou". Um exagero interrompido pelo último apito do árbitro no primeiro tempo. No intervalo, Autuori sacou Fabrício e promoveu a estreia do zagueiro Antônio Carlos, deixando Rodrigo Caio mais solto à frente da defesa, reforçando a marcação ao lado de Wellington.
Luxemburgo também mexeu no Fluminense (Eduardo e Biro Biro entraram nas vagas de Felipe e Wagner). A equipe carioca aumentou seu volume de jogo, porém só diminuiu a desvantagem aos 47 minutos da segunda etapa, com gol de Eduardo, após bela tabela na entrada da área. Mas não foi o suficiente para ameaçar a superstição e a qualidade são-paulinas neste domingo.

Com briga em estádio da Copa, Vasco e Corinthians empatam no DF

Duelo foi equilibrado e cada time teve o domínio durante um tempo Foto: Carlos Costa / Futura Press
Em duelo válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, Corinthians e Vasco fizeram um jogo bastante equilibrado na tarde deste domingo, com o domínio de cada tempo para um time, mas nenhum dos dois conseguiu sair com a vitória: o empate em 1 a 1 foi o resultado mais justo. O confronto ficou marcado por uma pancadaria nas arquibancadas do Estádio Mané Garrincha, em Brasília, que sediará a Copa do Mundo de 2014.
A briga nas arquibancadas era previsível, já que as torcidas organizadas de Corinthians e Vasco são rivais históricas – os vascaínos são aliados da principal torcida palmeirense e nos últimos anos houve até morte em confrontos entre vascaínos e corintianos. Mesmo assim, o policiamento não adotou separações entre torcedores no DF e o confronto começou no intervalo – os corintianos entraram no estádio com 20 minutos de atraso.
Com o empate, o oitavo do Corinthians na competição - é quem mais empatou -, a equipe paulista fica com 26 pontos, em quinto lugar no Campeonato Brasileiro. Já o Vasco vai aos 20 pontos, em 11º lugar.
Na próxima rodada, os paulistas recebem o Flamengo, no domingo, às 16h (de Brasília), enquanto o clube cruzmaltino visita o Cruzeiro no mesmo dia, mas mais tarde, às 18h30. Antes, ambos têm duelos pela Copa do Brasil – o Corinthians quer espantar a zebra e eliminar o Luverdense-MT em casa, enquanto o Vasco tenta confirmar a classificação contra o Nacional-AM.
O começo do confronto em Brasília foi tudo o que o Corinthians queria. A equipe paulista iniciou com grande posse de bola, mas encontrava dificuldades para passar da marcação do adversário até que aos 3min, na primeira chance efetiva, Guerrero completou cruzamento de Edenilson para o fundo do gol. Perdido, o time carioca viu Douglas escorar novo cruzamento na trave vascaína aos 9min.
A equipe carioca começou a se acertar em Brasília apenas a partir dos 20min. Na primeira boa chance do Vasco, Cássio teve que espalmar chute quente de Juninho de fora da área. O duelo ganhou equilibro depois da pressão inicial paulistana, mas o Corinthians ditava o ritmo da partida -  com uma atuação semelhante ao que o torcedor se acostumou a ver em 2012 – e conseguiu levar o resultado favorável para o intervalo.
O retorno do segundo tempo teve a primeira grande chance para o Vasco. Aos 6min, Juninho deu ótimo lançamento para Willie, que saiu na cara de Cássio e deu leve toque na bola, mas ela passou rente ao travessão. O empate vascaíno veio em bobeada da defesa do Corinthians aos 9min, que viu a bola sobrar para André finalizar na saída de Cássio.
Ao contrário da primeira etapa, quem dominou o jogo durante os 45 minutos finais foi o Vasco, que teve boas oportunidades até de virar a partida. O Corinthians, por sua vez, mal conseguia chegar ao campo de ataque. Na primeira chance, Romarinho perdeu uma grande oportunidade aos 32min, enquanto Marlone errou uma tão perigosa quanto para o Vasco aos 38min. No fim, Pato ainda teve boa oportunidade em cobrança de falta, mas a igualdade se manteve.
FICHA TÉCNICA
VASCO 1 X 1 CORINTHIANS
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 25 de agosto de 2013, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (SC)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcelo Bertanha Barison (RS)
Cartões amarelos: Abuda, Fagner e Pedro Ken (Vasco); Danilo, Ibson, Paulo André, Guerrero e Ralf (Corinthians)
Gols:
Vasco: André, aos nove minutos do segundo tempo
Corinthians: Guerrero, aos três minutos do primeiro tempo
VASCO: Diogo Silva; Fagner, Cris, Rafael Vaz e Yotún; Abuda, Wendel (Willie), Pedro Ken e Juninho; Marlone (Edmilson) e André (Tenorio)
Técnico: Dorival Júnior.
CORINTHIANS: Cássio, Edenílson, Paulo André, Gil e Fábio Santos; Ralf e Ibson; Danilo (Romarinho), Douglas e Emerson (Alexandre Pato); Guerrero (Alessandro)
Técnico: Tite.