Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Bandeira que validou gol irregular do Santos em clássico é afastado


A vitória por 3 a 2 do Santos sobre o Corinthians , em clássico realizado no último domingo, pelo Campeonato Brasileiro , rendeu punição ao assistente Emerson Augusto de Carvalho. O bandeira validou de maneira errada o segundo gol do time da Baixada, marcado em impedimento pelo atacante André. Carvalho ficará afastado por pelo menos três semanas, segundo afirmou o vice-presidente da Conaf (Comissão Nacional de Arbitragem), Manoel Serapião.
"Não podemos esconder o óbvio. A comissão tem que reconhecer que houve erro, sim. As reclamações procedem, a arbitragem também não foi das melhores e houve a falha nos três lances consecutivos", confessou o ex-árbitro, em entrevista para a "Rádio Globo". "A confederação pode apenas pedir desculpa à agremiação prejudicada", completou.
No lance que gerou a grande reclamação corintiana, o lateral Léo levantou a bola para dentro da área e, nos três toques até o gol, os atletas santistas que participaram da jogada - Bruno Rodrigo, Durval e André - estavam em posição de impedimento. O Corinthians ainda empataria, mas aos 38 minutos o time de Muricy Ramalho definiu o placar.
Após o confronto, o técnico Tite levou quase uma hora para iniciar sua entrevista, alegando que precisava se acalmar. O gaúcho, porém, não escondeu sua insatisfação ao gritar que sente o mesmo incômodo dos torcedores . Ronaldo, ex-jogador do clube, também ironizou o lance em sua conta no Twitter .


Embora Serapião tenha constatado o erro, o vice-presidente preferiu elogiar a "personalidade"  no lance - mesmo que errando - de Emerson Augusto, com quem já conversou após a partida da Vila Belmiro. Segundo o dirigente, a decisão por tirá-lo das próximas partidas se deu para, além de reciclar o assistente, fazer com que ele saia de cena após as reclamações.
"Falamos no sentido de orientá-lo. Vamos passar um trabalho para que ele se aperfeiçoe. O último lance foi erro de posicionamento. É um assistente que tem um saldo positivo. Vamos ministrar algumas orientações para que ele volte com mais confiança", completou. "Não vamos estabelecer tempo (para o retorno), mas certamente não será inferior a três ou quatro semanas. Temos que ver o trabalho, analisar, ter um retorno da nossa psicóloga para saber se ele está confiante para voltar", encerrou.

Dorival aprova Adriano no Flamengo, mas pede atacante "focado e em condições"


Liberado pelos médicos na manhã desta segunda-feira , o atacante Adriano inicia sua recuperação no Flamengo a partir desta terça, quando comparece ao Ninho do Urubu e negocia os detalhes do acerto por produtividade que deve ser formalizado nos próximos dias. Enquanto aguarda a disponibilidade do "Imperador", o técnico Dorival Júnior já celebra a possível contratação.
"O Adriano em forma, focado, em condições, aí será um grande reforço. Isso desde que queira buscar sua melhor condição", analisou o treinador do Flamengo, à rádio "Estadão/ESPN" ."Ele tem uma identificação grande com o torcedor rubro-negro e a qualidade que sempre apresentou faz com que tenhamos uma grande expectativa novamente, não podemos deixar passar. Se estiver disposto, é um jogador que pode fazer a diferença", completou.
Adriano disputou sua última partida oficial no dia 4 de março, quando ainda vestia a camisa do Corinthians . Em seguida, o jogador foi submetido a uma cirurgia no tendão de Aquiles do pé esquerdo e está afastado desde então, em tratamento. Examinado pelo médico José Luiz Runco, não apresentou maiores problemas além de um pequeno inchaço. O jogador prevê estar em campo em um mês, mas Dorival adota cautela.
"Ainda é muito cedo. Quando eu tiver uma confirmação da diretoria, posso me sentir mais à vontade. Vamos sentir o Adriano, como será sua chegada ou se precisa de período maior para readaptação", discursou Dorival, que já teve um encontro pessoal com o possível camisa 10 do Flamengo: "Frente a frente você sente, percebe aquilo que a pessoa realmente sente. O que foi passado foi positivo, mas é natural que dependa de boa vontade, atitude e comprometimento por parte dele".

"Deito e durmo tranquilo", diz "mau exemplo" Neymar após críticas de Tite


O atacante Neymar evitou responder diretamente as críticas feitas pelo técnico Tite após a vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Corinthians , domingo, na Vila Belmiro, pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro , mas deu um breve recado nesta segunda-feira e avisou ter certeza de que teve o comportamento correto durante a partida.
"É da consciência dele, a minha está tranquila", disse. "Eu deito e durmo tranquilo", completou Neymar, nesta segunda-feira, antes do início da viagem do Santos para Santiago, onde a equipe vai enfrentar a Universidad de Chile na quarta-feira, pela Recopa Sul-Americana.
Após o clássico de domingo, Neymar foi alvo de críticas de Tite. O treinador corintiano reclamou que o atacante santista teria pisado em Guilherme Andrade, lateral esquerdo do time do Parque São Jorge. Além disso, declarou que o ídolo santista é um exemplo ruim para os jovens por, supostamente, tentar ludibriar a arbitragem ao simular faltas.
Independentemente da polêmica, Neymar foi um dos destaques do clássico, mesmo sem fazer gols. O atacante deu duas assistências no triunfo, que deixou o Santos, com 23 pontos, na 12ª colocação no Campeonato Brasileiro. Agora, o time da Vila Belmiro e o jogador se concentram no duelo com a Universidad do Chile em Santiago.

IMPERADOR ESTÁ VOLTANDO: ADRIANO É APROVADO EM EXAMES, E ASSINARÁ COM O FLAMENGO ENTRE HOJE E AMANHÃ


adriano exames (Foto: Janir Junior/Globoesporte.com)
Adriano está liberado para ser integrado ao grupo do Flamengo. Na manhã desta segunda-feira, o atacante, que chegou sorridente e confiante, foi examinado por José Luiz Runco numa clínica na Barra da Tijuca, e o médico rubro-negro deu sinal positivo para que o jogador de 30 anos passe a treinar com o grupo já a partir desta terça-feira, no Ninho do Urubu. A tendência é que também nesta terça o Imperador assine contrato até dezembro. Faltam detalhes para a assinatura do novo vínculo.
- Runco me liberou, estou curado. Eu estava só esperando a liberação do doutor Runco, graças a Deus hoje posso dizer que estou realmente bem, agora é esperar que dê tudo certo na hora do contrato e voltar a vestir a camisa do Fla. Estou bem, continuei fazendo trabalhos na academia, o doutor Runco ainda vai passar o trabalho que tenho que fazer para voltar mais rápido. Acho que em um mês posso voltar a estar em campo - previu o camisa 10 ao deixar a clínica.
Antes mesmo de assinar contrato, Adriano já fala como jogador do Flamengo e não esconde a vontade de voltar a entrar em campo vestindo rubro-negro.
- Minha vontade é fazer gol de novo. Estou muito feliz de poder voltar ao Flamengo, que é a minha casa - disse o jogador.
E, no que depender da vontade de Adriano, seu nome não voltará a aparecer nos noticiários por causa de atrasos e ausências nos treinos. 
- Agora eu posso ser cobrado. Depois que assinar contrato, tenho que ter mais compromisso com o clube - declarou.
O médico José Luiz Runco também falou sobre as condições do atacante e ressaltou que, na parte médica, Adriano está liberado.
- Fizemos exames de raio-x, está tudo ok, tudo certinho. Agora é ele resolver com o departamento de futebol - afirmou.
O diretor de futebol do Flamengo, Zinho, confirmou que o acerto com Adriano está bem encaminhado. Ele espera bom comportamento do atacante dentro e fora de campo até o fim do contrato, em dezembro.
- Na nossa conversa de sábado, ficou combinado que, sendo liberado pelo Runco, ele começaria a treinar na terça. De hoje para amanhã, vamos resolver essa questão do vínculo. Espero que dê tudo certo e ele entenda que precisa estar dentro das nossas exigências. É uma aposta dos dois lados. Quando começar a treinar, ele vai ter que buscar a forma para ficar à disposição do Dorival - disse Zinho.
Quase seis meses sem jogar
Em reunião no dia 20 de junho, foi projetado que no dia 1º de agosto poderia acontecer uma decisão sobre o retorno - ou não - de Adriano. Mas o tempo foi estendido até a reunião de sábado. Nesta segunda-feira, ele foi examinado por José Luiz Runco.
O atacante foi operado pela primeira vez em abril de 2011, mas a recuperação foi considerada inadequada, e o departamento médico rubro-negro optou por um reparo no local, em cirurgia realizada por José Luiz Runco há quatro meses.
Desde 17 de julho, Adriano decidiu fazer sua recuperação fora do Ninho do Urubu, com trabalhos de musculação em academia e fisioterapia em casa. A decisão, segundo ele, foi por conta do patrulhamento mesmo sem ser funcionário do clube. O atacante faltou a diversas sessões do trabalho.
O jogador não disputa uma partida desde o dia 4 de março, quando participou de 68 minutos na derrota do Corinthians por 1 a 0 para o Santos, pelo Campeonato Paulista. Em sua passagem de quase um ano pelo Timão (chegou no fim de março de 2011), marcou apenas dois gols em oito jogos - sete oficiais e um amistoso contra o Flamengo.

LUIS FABIANO ESTARIA ACERTANDO COM O AL RAYYAN DO CATAR


Segundo o jornalista da TV Bandeirantes, Neto, o atacante Luis Fabiano está deixando o São Paulo. Veja o que o jornalista postou em seu blog:

''Acreditem se quiser! Acabei de saber que o São Paulo esta negociando o Luis Fabiano com o futebol árabe. Brincadeira??? O destino dele seria o Al Rayyan do  Catar, equipe treinada pelo ex-artilheiro argentino Diego Aguirre. Ah, por lá tambem está o brasileiro Nilmar. O jogador do Tricolor já teria negociado salários e tempo de contrato. A proposta teria interessado bastante o presidente Juvenal, que na temporada passada investiu cerca de R$ 17 milhões para tirá-lo do Sevilla da Espanha.

A grande verdade é que o Fabuloso, por mais gols que tenha feito nesse retorno, não é nem de longe o mesmo goleador da primeira passagem pelo clube. Sobretudo pela quantidade excessiva de lesões. Tem tirado o torcedor do sério. Mas até pela moral e a reconhecida capacidade técnica, interessou os árabes. Se vai dar certo ou não saberemos nas próximas horas. Que coisa, hein?''

DEPOIS DE VAN PERSIE, MANCHESTER UNITED VAI TENTAR A CONTRATAÇÃO DE KAKÁ


De acordo com o jornal “Daily Mail”, o Manchester United é mais um interessado em Kaká. Depois de Milan, Galatasaray e Los Angeles Galaxy, o clube britânico parece disposto a tentar tirar o brasileiro do Real Madrid.
Segundo a publicação, a ideia é convencer os dirigentes merengues a emprestarem por um ano Kaká, que foi reserva na estreia do time da capital no Campeonato Espanhol 2012/2013 (1 a 1 diante do Valencia).
O problema, entretanto, é que a diretoria do Real não estaria disposta a reforçar clubes que, assim como o time de Mourinho, vão disputar a Liga dos Campeões.
Na semana passada, o Manchester United fez a principal contratação da temporada ao anunciar a chegada do atacante holandês Van Persie, que pertencia ao arquirrival Arsenal.

DEPOIS DE REUNIÃO, ADRIANO IRÁ REALIZAR EXAMES PARA SE FOR APROVADO, ASSINAR ATÉ O FIM DO ANO COM O FLAMENGO


Depois do rodízio de carnes, uma rodada de conversa. Adriano teve na tarde deste sábado a primeira reunião para discutir seu retorno ao Flamengo, depois de almoçar em uma churrascaria. E o encontro contou com diversos setores do clube. Zinho, Dorival Júnior, o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho, o médico José Luiz Runco e até mesmo a presidente Patricia Amorim sentaram à mesa com o atacante e seu empresário, Luca. 
O encontro, que animou a diretoria, aconteceu num hotel na Barra da Tijuca, começou às 15h40m e terminou por volta de 17h20m. Na segunda-feira, Runco vai realizar exames no tendão de Aquiles do pé esquerdo do jogador.Com a aprovação, o futuro estará nas mãos - ou nos pés - do Imperador.
- Tivemos uma primeira reunião (em junho) e estipulamos uma meta até 1º de agosto para conversar sobre um vínculo dele com o clube, mas o prazo foi estendido. Essa meta não foi alcançada por conta de alguns treinamentos que não foram realizados, teve troca de treinador, e o Runco estava nas Olimpíadas. Agora, achei que era o momento de fazer a última conversa para partir para outro estágio. 
A Patricia fez questão de participar, foi legal ela se colocar à frente, mostrar empenho para que a gente recupere o Adriano. Batemos um papo franco, sincero, direto. Na segunda-feira, ele vai fazer um último exame para ter a liberação total. Está tudo na mão dele, só depende dele - afirmou Zinho.
Depois do exame, uma nova conversa deve acontecer entre o diretor de futebol e o empresário de Adriano para que seja discutido um vínculo, a princípio até dezembro. A partir daí, ele já seria funcionário do Rubro-Negro.
- Após o exame, devo sentar com o representante dele para saber se esse vínculo será feito mesmo para o restante do ano e para ele ser inserido no grupo, com todas as obrigações e responsabilidades que os outros atletas têm também.
Os integrantes do futebol rubro-negro chegaram antes de Adriano para o encontro. Runco foi o primeiro, seguido por Zinho e Paulo César Coutinho. Patricia Amorim chegou em seguida.
Na saída, Adriano preferiu não comentar sobre a reunião.
- Mais para frente eu falo - disse o jogador.
Paulo Cesar Coutinho saiu satisfeito da reunião.
- Foi muito animador, senti muita vontade no Adriano.

GALATASARAY DIZ QUE TEM DINHEIRO PARA TRAZER KAKÁ, PORÉM VONTADE DO JOGADOR DE NÃO QUERER IR PARA A TURQUIA, PODE ATRAPALHAR O NEGÓCIO


O presidente do Galatasaray, Unal Aysal, disse que o clube turco tem dinheiro em caixa para contratar Kaká junto ao Real Madrid e ainda pagar seu salário. O problema, segundo o dirigente, pessimista quanto ao desfecho de uma eventual negociação, seria o objetivo profissional do brasileiro, que não estaria disposto a atuar no futebol turco.
- Acho que é muito difícil contratar o Kaká porque o jogador está relutante para se mudar para a Turquia. O Galatasaray tem poder de compra para trazê-lo e isso não é problema. Mas eu acho que é muito improvável que o Kaká venha para a Turquia. Então, toda essa empolgação sobre o assunto é exagerada.
Segundo o jornal espanhol “Marca”, o Real Madrid garantiu que não vai ouvir propostas inferiores a € 20 milhões (quase R$ 50 milhões) por Kaká. Ainda assim, é possível que o meia negocie sua saída até o final da janela de transferências na Europa, que encerra-se ao final de agosto.
Neste sábado, o Milan comunicou sua desistência do meia, que está relacionado para a estreia do Real Madrid no Campeonato Espanhol neste domingo, em jogo contra o Valencia. A intenção dos italianos era ter Kaká por empréstimo, mas o time espanhol só estaria disposto a negociar o brasileiro em definitivo
Para a imprensa espanhola, a desistência do Milan deixaria Kaká com apenas uma opção caso queira sair do Real: o futebol dos Estados Unidos. O Los Angeles Galaxy, de David Beckham, e o New York RB, de Thierry Henry, já teriam demonstrado interesse no brasileiro.

SÃO PAULO ADMITE DIFICULDADES PARA TRAZER GANSO



Depois de fazer uma consulta por Paulo Henrique Ganso ao Santos, o São Paulo estuda uma fórmula de fazer uma proposta pelo meia. O Peixe, por enquanto, bate o pé e não abre mão dos R$ 24 milhões que tem direito, já que conta com 45% dos direitos econômicos. A DIS é detentora da outra metade. 

Neste sábado, na chegada da delegação do Tricolor ao Morumbi, o vice de futebol João Paulo de Jesus Lopes foi questionado sobre a possibilidade de o camisa 7 chegar como reforço:

– É um belo jogador, todo clube tem interesse, mas é algo que é preciso respeitar o Santos, o atleta tem valores elevados, houve uma conversa tempo atrás e não evoluiu. Por enquanto, existe muita especulação.

O diretor Adalberto Baptista foi quem ligou para um dirigente do Santos e sondou a situação de Ganso. Ouviu que o Alvinegro está aberto à negociações e ficou de retornar com um oferta, o que ainda não aconteceu. O São Paulo tem dificuldades de envolver jogadores no negócio, já que a maioria já estourou o limite de sete jogos pelo Brasileirão ou não interessa ao rival. Por isso, vai tentar diminuir a pedida inicial do Peixe, mas não está descartado pagar o valor integral da rescisão.

Bruno Uvini

Em negociação com o Napoli (ITA), pode deixar o clube ainda está semana. O zagueiro voltou da Seleção Brasileira no início da semana, mas não apareceu no CT da Barra Funda para treinar. O Tricolor confirma que ele pode sair e ficará com 50% dos direitos econômicos. A outra metade pertence ao Audax, clube que o revelou. 

Portuguesa e Internacional empatam e ficam estagnados no Brasileirão


Em um resultado ruim para ambos, Portuguesa e Internacional empataram por 1 x 1, na noite deste domingo, no Estádio do Canindé, em São Paulo (SP), no encerramento da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de um primeiro tempo pouco movimentado, as duas equipes se abriram na etapa final.

No primeiro tempo, o Internacional tomou a maior iniciativa, mas sentiu muito a ausência de um armador no meio-campo. Forlán, vendo pouca movimentação de seus companheiros no setor, tinha dificuldades para distribuir os passes. O uruguaio tinha que usar as suas jogadas individuais, que pouco surtiram efeito. Leandro Damião e Rafael Moura estavam isolados no ataque colorado.

Enquanto isso, a Portuguesa se preocupava em se defender para, então, tentar aproveitar os erros adversários e partir com a velocidade de Ananias e Bruno Mineiro, algo que não aconteceu. Com isto, a Lusa apostou nas laterais do campo, especialmente na esquerda, onde Marcelo Cordeiro, que demonstrou estar sem pontaria nos seus inúmeros cruzamentos, era muito acionado.

O baixo público no Canindé teve apenas uma emoção durante os primeiros 45 minutos. Aos 20, Kléber, livre de marcação, recebeu passe no meio da área, limpou o zagueiro e chutou. Dida espalmou e, depois de muita confusão, Leandro Damião ficou com o rebote e carimbou a trave lusitana, lance que fez os paulistas se cobrarem por mais atenção.

Na saída de campo, o zagueiro rubro-verde Gustavo revelou a postura da Lusa na etapa complementar. “O Internacional é uma grande equipe. O ataque deles é forte, mas nós vamos tentar ganhar na velocidade e aproveitar os detalhes no segundo tempo. Mas a nossa defesa está bem postada, evitando as situações de gols adversários”, analisou o atleta.

Querendo mais apoio no seu setor ofensivo, o técnico Fernandão alterou o esquema tático para o 3-5-2, promovendo a entrada do zagueiro Juan no lugar de Elton. Com isto, Nei e Kléber ganharam mais liberdade para subir. E foi desta forma que Nei saiu na cara do gol logo aos 15 minutos, mas, sem ângulo, o jogador chutou fraco nas mãos de Dida.

Já os lusitanos continuaram insistindo em Marcelo Cordeiro, responsável por quase todas as jogadas de bola parada. Em uma delas, o jogador arriscou e mandou direto para o gol. O goleiro Muriel, que foi surpreendido, conseguiu se esticar e mandar a bola para escanteio, evitando o primeiro gol no Canindé na primeira boa chegada dos mandantes.

Fernandão enxergou a necessidade de dar mais mobilidade ao seu meio-campo. Com isto, o treinador colocou Fred no lugar do apagado Rafael Moura. O jovem passou a ser muito acionado, ficando sobrecarregado. Fred errava muitos passes e não conseguia ligar as jogadas para Forlán, que, agora na área adversária, continuava ineficiente.

Quando o relógio marcava 30 minutos, Leandro Damião foi derrubado próximo ao escanteio da esquerda e o árbitro assinalou falta. Na cobrança, Kléber mandou a bola para o meio da área, onde Juan subiu mais do que todos e testou firme para o fundo das redes de Dida, seu ex-companheiro de Seleção Brasileira, abrindo o placar no Canindé.

No entanto, mal deu tempo para comemorar: seis minutos depois, Diego Viana foi derrubado por Índio na grande área e o árbitro assinalou penalidade máxima, gerando muitas reclamações por parte dos colorados, que não viram a infração. Na cobrança, Marcelo Cordeiro bateu alto no meio do gol de Muriel, que caiu para a direita.

Depois deste tento, a partida ficou em aberto, mas as redes não foram mais balançadas. O empate foi ruim para as duas equipes. No próximo sábado, às 21 horas (de Brasília), a Portuguesa tenta se consolidar na parte de cima da tabela contra a Ponte Preta, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP). Um dia depois, o Internacional tem confronto direto por uma vaga no G-4 do Nacional justamente contra o seu maior rival, o Grêmio. Este clássico está marcado para as 16h, no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS).

Ficha técnica
Portuguesa 1 x 1 Internacional

Local:
 Canindé, em São Paulo (SP)
Data: 19 de agosto de 2012, domingo
Hora: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Nielson Nogueira Dias (PE)
Assistentes: Fábio Pereira (TO) e Guilherme Dias Camilo (MG)

Gols:
Internacional: 
Juan, aos 30 minutos do segundo tempo
Portuguesa: Marcelo Cordeiro (de pênalti), aos 36.

Cartões amarelos: Valdomiro, Ferdinando, Boquita e Bruno Mineiro (Portuguesa); Ygor, Rafael Moura, Guiñazu, Índio e Elton (Internacional)

PORTUGUESA: Dida; Ivan (Diego Viana), Gustavo, Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro
Técnico: Geninho

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Índio, Bolívar e Kléber; Ygor (Jajá), Elton (Juan), Guiñazu e Diego Forlán; Leandro Damião e Rafael Moura (Fred)
Técnico: Fernandão.

Coritiba 4 x 0 Cruzeiro - Coxa goleia e Roth balança no cargo


O Coritiba voltou a fazer valer o fator campo neste domingo. Depois de perder duas partidas consecutivas dentro de casa, a equipe reencontrou o bom futebol e não teve dificuldades para golear o Cruzeiro por 4 a 0, no estádio Couto Pereira, em Curitiba, pela 18.ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Lucas Mendes e Ayrton marcaram no primeiro tempo e os atacantes Roberto e Anderson Aquino completaram a goleada na etapa final. Com a vitória, o Coritiba fica em 15º lugar com 19 pontos, enquanto o Cruzeiro caiu para a oitava colocação com 27 pontos.

O jogo!

Desde o início da partida o Coritiba mostrou poder ofensivo. Aproveitando a fragilidade mostrada pela dupla Thiago Carvalho e Rafael Donato na zaga cruzeirense, a equipe chegava com facilidade. Aos 19, Lucas Mendes aproveitou uma cobrança de falta de Ayrton e cabeceou à meia altura para abrir o placar. O gol deixou o Cruzeiro mais exposto e em nova cobrança de falta, Ayrton acertou um forte chute no canto direito de Fábio aos 38 minutos para ampliar.

Celso Roth tentou voltar para a etapa final com sua equipe mais solta, com o atacante Wallyson no lugar do lateral Diego Renan, mas a troca não surtiu o efeito esperado. O time continuou sem criatividade e logo aos três minutos Rafinha ganhou uma disputa no meio de campo, tocou para Everton Ribeiro que rolou para Roberto apenas escorar para o gol.

Mostrando abatimento, o Cruzeiro continuou sendo pressionado. E o quarto gol não demorou a sair. Mais uma vez Rafinha, destaque da partida, deixou um zagueiro para trás, ganhou disputa com Tinga e esperou a saída de Fábio para tocar para Anderson Aquino, que não teve dificuldade para ampliar e fechar a goleada.

PRÓXIMOS JOGOS

Os dois times voltam a campo no próximo domingo para se despedirem do primeiro turno. O Coritiba enfrenta o Figueirense, às 16 horas, no Orlando Scarpelli, enquanto o Cruzeiro faz o clássico diante do Atlético-MG, às 18h30, na Arena Independência.

Grêmio 4 x 0 Figueirense - Goleada afunda de vez o Figueira!


Fundo do poço. Assim está o Figueirense no Brasileirão 2012. A situação do time de Santa Catarina só piorou na tarde deste domingo. Em partida válida pela 18ª rodada, a equipe foi goleada pelo Grêmio por 4 a 0 no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Os gols da primeira etapa foram marcados por Elano, aos 35, e Leandro aos 40. Leandro marcou novamente aos cinco do segundo tempo e André Lima fechou o placar aos 44.

Com a goleada, o Grêmio se manteve em quarto lugar, agora com 34 pontos. Já o Figueira se afundou na lanterna, com apenas 11. Pra escapar do rebaixamento, a equipe de Hélio dos Anjos terá que vencer 11, dos 20 jogos restantes.


Primeiro tempo
Sem tomar conhecimento do lanterna, o Grêmio sufucou o Figueira desde os primeiros minutos. Aos nove, Souza bate forte de fora de área, mas Wilson pega firme no meio do gol. Aos 13, Marcelo Moreno quase fez gol de placa. Depois de falha da zaga do Figueirense, o atacanteacerta uma meia bicicleta, que explode na trave de Wilson.

O jogo continuava sob comando do Grêmio, Aos 24, Elano botou Leandro na cara do gol. De frente com Wilson, mas o atacante bateu errado e para fora. O Figueira respondeu aos 25. Aloíssio foi lançado e surgiu dentro da área. Mas pegou mal na bola, que dobrou fácil para o goleiro Grohe.
Depois de tanto insistir, os gaúchos abriram o placar aos 35. Em bela jogada, Marcelo Moreno botou Elano na cara do gol escancarado, que só empurrou para as redes. 1 a 0. O segundo gol veio aos 40.

Em nova jogada, Marcelo Moreno deu belo passe para Leandro na entrada da áera, que dominou, cortou Gutti e mandou pro gol. Wilson ainda tocou, mas ela foi parar no fundo do gol. 2 a 0 no 
Olímpico, dando números finais à primeira etapa.

Segundo tempo

O Grêmio voltou disposto a definir a partida, e conseguiu. Aos quatro, de novo ele, Marcelo Moreno, Desta vez ele se aproveira de falha na zaga do Figueira e deixou Leandro cara a cara com o gol, que só empurrou a bola. 3 a 0.

Apático, o Figueirense conseguiu responder só aos 38. Em jogada individual, Aloísio bateu cruzado pela direita, mas Grohe, bem posicionado, defendeu com tranquilidade. Tranquilo, o Grêmio ainda ampliou aos 44. Marquinhos chegou na área e bateu para o gol. Wilson defendeu bem, porém deu rebote. André Lima, sozinho, botou o pé na bola e ela no fundo da rede. 4 a 0.

Próximos jogos

No próximo domingo, às 16h00, o Grêmio encerra o primeiro turno diante do rival Internacional no Beira Rio. Já o Figueirense, no mesmo dia e horário, recebe o Coritiba no Orlando Scarpelli.

Flamengo 1 x 0 Vasco - Rubro-Negro joga melhor e vence o Cruzmaltino


Em um jogo equilibrado e marcado pela falha do goleiro Fernando Prass, o Flamengo venceu o Vasco por 1 a 0, nesse domingo (19), no Engenhão, em jogo válido pela 18ª rodada do Brasileirão. Esse foi o terceiro triunfo do rubro-negro nos últimos quatro jogos, o que deixa o time da Gávea na 9ª posição, com 25 pontos. O Vasco, por sua vez, chega ao terceiro jogo sem vitória, mas, mesmo assim, se mantém na terceira posição, com 35 pontos. Na próxima rodada, haverá dois clássicos cariocas: Vasco x Fluminense, no sábado, e Botafogo x Flamengo, domingo.

Vasco pressiona, mas Fernando Prass falha e Vágner Love aproveita

O clássico começou bastante equilibrado e disputado no meio-campo. O Vasco tentava marcar o Flamengo no campo de ataque, mas dava espaço. O rubro-negro, que errava poucos passes, logo conseguiu criar uma chance. Aos 4 minutos, numa saída rápida pela direita, Negueba lançou Luis Antônio, que tinha Vágner Love livre pelo meio. Mesmo assim, o volante preferiu chutar e mandou por cima do gol. A partir de então, o Cruzmaltino ajustou a sua marcação e passou a dar menos espaços, tornando o jogo mais truncado.

Somente aos 30 minutos a partida voltou a ter emoção, numa cobrança de falta de Juninho pela direita. O veterano cruzou na cabeça de Alecsandro, que desviou e parou nas mãos do goleiro Felipe. No rebote, Douglas tocou de novo para o gol e Felipe voltou a espalmar, deixando a zaga colocar para escanteio a nova sobra. Três minutos depois, o Felipe do Vasco fez um belo passe para Wendel entrar em diagonal pela esquerda e bater cruzado, mas o Felipe do Flamengo fez nova defesa.

O rubro-negro respondeu sem demora, aos 37. Ramon arrancou do campo de defesa e chutou rasteiro de fora da área, para a defesa de Fernando Prass. Porém, o goleiro vascaíno não conseguiu segurar e Vágner Love aproveitou o rebote para abrir o placar.

Partida cai tecnicamente e Fla quase faz o segundo

Na volta do intervalo, Cristóvão tirou Felipe para colocar Carlos Alberto. Rapidamente, o meia protagonizou duas jogadas de perigo. Aos 10, ele recebeu livre na intermediária e soltou uma pancada, defendida por Felipe no meio do gol. Quatro minutos depois, Juninho cobrou escanteio pelo lado esquerdo e Felipe saiu em falso. A bola sobrou para Carlos Alberto, que emendou de primeira, mas parou novamente no goleiro do Fla. No meio disso, Thomás completou uma jogada pela esquerda chutando em cima de Fernando Prass, aos 12.

Depois disso, o jogo caiu muito tecnicamente. Enquanto Dorival Júnior fazia substituições para preservar o resultado, Cristóvão mexia no seu meio-campo sem sucesso. Apenas aos 38, quando o Vasco já estava todo no campo de ataque, o Flamengo conseguiu puxar um contra-ataque pela esquerda, com Adryan. O jovem chegou ao fundo e cruzou rasteiro, mas Léo Moura se enrolou com a bola e perdeu um gol feito, sem goleiro. No último lance da partida, Adryan puxou novo contra-ataque e chutou para o gol, mas Fernando Prass conseguiu a defesa.

Flamengo: Felipe, Léo Moura, Welinton, Marcos González e Ramon (Deivid); Cáceres, Luis Antônio e Renato; Negueba (Muralha), Vágner Love e Thomás (Adryan). Téc.: Dorival Júnior.

Vasco: Fernando Prass, Auremir, Douglas, Dedé e Willian Matheus; Nilton, Wendel (Eduardo Costa), Juninho e Felipe (Carlos Alberto); Éder Luis (Pipico) e Alecsandro. Téc.: Cristóvão.

Atlético-GO 2x1 Palmeiras - Dragão confirma boa fase e vence o Verdão no Serra Dourada


O Atlético-GO segue em franca ascensão. Após arrancar três bons empates com Corinthians, Santos e Atlético-MG, o Dragão venceu o Palmeiras por 2 a 1 no Serra Dourada no fim da tarde deste domingo (19), em partida válida pela 18ª rodada do Brasileirão 2012.

O lateral esquerdo Eron abriu o placar logo aos 18 minutos de jogo, e o inspirado argentino Hernán Barcos empatou apenas seis minutos depois. O herói no fim das contas foi o meia Rayllan, que entrou no segundo tempo para decretar a vitória dos mandantes a 11 minutos do fim do tempo regulamentar.

Agora, os comandados de Jairo Araújo ocupam a 18ª colocação, com 15 pontos conquistados. O próximo adversário será o Bahia, às 18h30 (horário de Brasília) do próximo domingo, em Pituaçu.

O Palmeiras, por outro lado, voltou a descer e agora está em 16º, a apenas uma posição da temida zona do rebaixamento. Os paulistas se preparam para enfrentar o Santos, às 18h30 (horário de Brasília) do próximo sábado, no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO CLUBE GOIANIENSE 2 X 1 SE PALMEIRAS

Estádio: Serra Dourada, Goiânia (GO)

Data e hora: 19 de agosto de 2012, 18h30 (horário de Brasília)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)

Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Marcio Eustaquio Santiago (Fifa-MG)

Renda e público: Não disponíveis

Cartões amarelos: Patric (Atlético-GO); Maurício Ramos e Thiago Heleno (Palmeiras)

Cartão vermelho: Não houve

Gols: Eron, 18'/1ºT (1-0); Hernán Barcos, 24'/1ºT (1-1); Rayllan, 34'/2ºT (2-1)

ATLÉTICO-GO (4-3-1-2): Márcio (capitão); Marcos, Gustavo, Reniê e Eron (Diego Giaretta, 41'/2ºT); Ernandes, Dodó e Marino; Wesley (Felipe, 19'/2ºT); Patric e Ricardo Bueno (Rayllan, 33'/2ºT). Técnico: Jairo Araújo.

PALMEIRAS (4-2-3-1): Bruno; Adalberto Román, Maurício Ramos, Thiago Heleno (Leandro Amaro, 31'/2ºT) e Juninho; Corrêa (João Denoni, 26'/2ºT) e João Vitor; Patrik, Jorge Valdivia (Obina, 13'/2ºT) e Mazinho; Hernán Barcos. Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Atlético-MG 3x2 Botafogo – Galo pressiona o jogo inteiro e garante o título simbólico do primeiro turno


Atlético Mineiro e Botafogo fizeram um jogo eletrizante, neste domingo, no estádio Independência. O Galo dominou toda a partida e foi consagrado com um gol nos minutos finais para vencer o Glorioso por 3 a 2. Com o resultado, o time de Belo Horizonte abriu três pontos de vantagem sobre o Fluminense e garantiu a melhor campanha do primeiro turno do Campeonato Brasileiro. Por outro lado, o alvinegro carioca se afastou ainda mais da tão sonhada zona da Libertadores da América.  

O jogo contou ainda com o reencontro de dois craques. Seedorf e Ronaldinho Gaúcho, que foram companheiros no Milan, foram adversários em campo e protagonistas de seus respectivos times.

Na etapa inicial, os mineiros tomaram a iniciativa o tempo inteiro e tiveram mais lances perigosos. Todavia, o time da estrela solitária conseguiu controlar bem a partida e o empate em 1 a 1 foi merecido.

O primeiro lance perigoso foi a favor da equipe carioca. Aos 7 minutos, Jadson puxou o contra-ataque pela direita e cruzou para Lodeiro. Desequilibrado, o uruguaio cabeceou para fora. Porém, após este lance, o Atlético começou a pressionar mais o adversário e o goleiro Jefferson salvou o time de General Severiano em duas oportunidades. A primeira, aos 13 minutos, defendendo um chute de Bernard após linda jogada de Ronaldinho Gaúcho e a segunda, aos 22 minutos quando o goleiro teve que utilizar todo o seu reflexo para impedir o gol de Escudeiro.

Apesar do dominio dos donos da casa, o Glorioso conseguia se defender bem e acabou saindo na frente do placar. Aos 36 minutos, Elkeson recebeu pelo lado direito e cruzou para Andrezinho fazer seu primeiro gol no jogo. Entretando, o Galo fez um gol faltando dois minutos para o fim do primeiro tempo e empatou a partida. Ronaldinho fez excelente passe para Jô. O atacante acabou parado por Jefferson, mas no rebote, o Argentino Escudero colocou a bola no fundo das redes. 

Na volta do intervalo, o time de Minas Gerais apresentou um futebol veloz e envolvente. A equipe não deixava os rivais respirarem e diferentemente da primeira etapa, o Glorioso não conseguia manter a posse de bola e não se defendia bem. A virada era questão de tempo e aos 8 minutos, Ronaldinho Gaúcho fez outra ótima jogada e deixou o atacante Jô livre para marcar o gol dos donos da casa.

O time de General Severiano sentiu o revés e não oferecia riscos ao adversário. Por sua vez, os líderes do campeonato continuavam a fazer uma pressão muito grande, mas não conseguiam marcar o gol que definiria o resultado da partida.

A partir do meio do segundo tempo, o time mineiro começou a diminuir o ritmo e os visitantes começaram a tentar chegar mais perto do gol, principalmente através de jogadas aéreas e aos 33 minutos o improvável aconteceu, o atacante Rafael Marques recebeu um excepcional cruzamento de Seedorf e sofreu pênalti. Andrezinho cobrou sem chances para o goleiro Victor e fez o gol de empate dos botafoguenses. 

A partida ia se encaminhando para o fim e o resultado parecia definido. Porém, aos 43 minutos, Neto Berolo, que estava parado há cem dias, conseguiu dar a vitória ao Galo mineiro. O atacante trocou passes com Carlos Cesar na entrada da área e marcou um belo gol para delírio da imensa torcida atleticana que lotava o Independência.
Escalações:

Atlético-MG: Victor, Serginho (Carlos Cesar), Leonardo Silva, Réver, Júnior César, Pierre, Leandro Donizete, Escudero (Neto Berola), Bernard (Rafel Marques), Ronaldinho Gaúcho, Jô. Téc: Cuca.

Botafogo: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo (Lima) (Brinner), Amaral, Jadson, Seedorf, Lodeiro (Rafael Marques), Andrezinho, Elkeson. Téc: Oswaldo de Oliveira.

Santos 3x2 Corinthians - André faz dois e Peixe põe fim à série invicta do Timão



Em um grande clássico disputado na tarde deste domingo (19) na Vila Belmiro, o Santos superou o Corinthians pelo placar de 3 a 2, pela 18ª rodada do Brasileirão 2012. Foi a primeira vez no campeonato que o Peixe emplacou uma sequência de duas vitórias consecutivas, e a equipe agora respira aliviada com a boa distância para a zona de rebaixamento.

O Timão chegou a abrir o placar com Danilo, aos 28 minutos do primeiro tempo, mas André apareceu apenas sete minutos depois para deixar tudo igual. Logo no início da segunda etapa, André voltou a marcar em um lance em que nada menos que três jogadores santistas estavam impedidos, mas a arbitragem nada viu e validou o gol. O Corinthians empatou aos 35, mas o zagueiro Bruno Rodrigo deu números finais ao confronto na marca de 38.

Agora, o Peixe agora ocupa a 12ª colocação, com 23 pontos conquistados. O próximo compromisso de Neymar e cia. será às 18h30 (horário de Brasília) do próximo sábado, contra o Palmeiras, no Pacaembu.

O Corinthians, por sua vez, foi finalmente derrotado após uma série de nove partidas de invencibilidade. A equipe agora ocupa a 10ª posição, com 23 pontos, e se prepara para enfrentar o São Paulo, às 16h (horário de Brasília) do próximo domingo, no Pacaembu.

FICHA TÉCNICA

SANTOS FC 3 X 2 SC CORINTHIANS PAULISTA

Local: Vila Belmiro, Santos (SP)

Data e hora: 19 de agosto de 2012, 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Flávio Rodrigues Guerra (SP)

Assistentes: Marcelo C. Van Gasse (SP) e Emerson Augusto de Carvalho (SP)

Renda/Público: 12.413 pag./R$ 276.615,00

Cartões amarelos: Neymar, Paulo Henrique Ganso e Felipe Anderson (Santos); Douglas e Paulinho (Corinthians)

Cartão vermelho: Não houve

Gols: Danilo, 29'/1ºT (0-1); André, 36'/1ºT (1-1); André, 3'/2ºT (2-1); Juan Manuel "Burrito" Martínez, 35'/2ºT (2-2); Bruno Rodrigo, 39'/2ºT (3-2)

SANTOS (4-2-3-1): Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Léo (capitão); Arouca e Adriano; Patricio "Patito" Rodríguez (Felipe Anderson, 18'/2ºT), Paulo Henrique Ganso (Ewerton Pascoa, 46'/2ºT) e Neymar; André (Ezequiel Miralles, 29'/2ºT). Técnico: Muricy Ramalho.

CORINTHIANS (4-2-3-1): Cássio; Guilherme Andrade, Wallace, Paulo André e Fábio Santos (capitão) (Denner, 41'/2ºT); Paulinho e Ralf; Romarinho, Douglas e Danilo (Juan Manuel "Burrito" Martínez, 18'/2ºT); José Paolo Guerrero. Técnico: Tite.

Rogério Ceni e Lucas brilham e São Paulo vence a Ponte Preta


O São Paulo não tomou conhecimento da equipe da Ponte Preta que foi até o Morumbi, na noite deste sábado. Com gol de pênalti de Rogério Ceni e outro golaço de Lucas, jogando juntos pela primeira vez neste ano, os donos da casa ganharam com facilidade por 3 a 0 e se recuperaram de uma sequência de três derrotas seguidas no Brasileirão.

 Osvaldo também deixou o seu no segundo tempo. Aliás, um gol de placa.

Lucas, que estava com a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos, fez seu primeiro jogo pelo Sampa depois de perder a medalha de ouro para o México. 

Já Ceni se recuperou de falha, que resultou em gol contra na última rodada, diante do Náutico.

Com a derrota, a Ponte não conseguiu atingir sua meta de 25 pontos no primeiro turno, ficando com apenas 20, que deixa o alerta ligado na equipe, que tem como principal objetivo se manter na elite no ano que vem.

Em jogo resolvido ainda no primeiro tempo, a Macaca não conseguiu segurar Lucas, mesmo com a marcação especial armada pelo técnico Gilson Kleina com o lateral Cicinho. Logo aos dois minutos, o meia tricolor rolou a bola para Ademilson, que quase não conseguir dominar e mandou pelo lado de fora do gol.
Aos oito minutos, Paulo Miranda subiu na área sozinho, mas cabeceou na lateral da trave de Edson Bastos. Em resposta, a Ponte fez uma das poucas jogadas de perigo da partida, aos 11, com Cicinho, que cruzou para Roger, mas acabou desviando a bola errado.

Sem organizar o ataque e com a defesa dando brechas, a equipe campineira deixou o São Paulo chegar ao primeiro gol aos 19 minutos. Roger, em um tentativa de salvar uma bola cruzada por Jadson na área, acabou pulando com a mão para o alto e o árbitro marcou pênalti por toque de mão na bola.

Na cobrança da penalidade, Rogério Ceni marcou pela 105ª vez e abriu o placar para os mandantes. Roger recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora do duelo contra a Portuguesa, na próxima rodada.

Apenas quatro minutos depois, aos 25, Lucas tabelou com Ademilson na entrada da área pontepretana e chutou com força e acertou o cantinho de Edson Bastos, que não teve chance de impedir o golaço.

Ambas as equipes ainda tiveram uma chance cada de marcar. Ademilson driblou Tiago Alves, deixou para Jadson que chutou e por pouco não acertou a rede adversária. Aos 42, Rogério Ceni teve que trabalhar em sua função pela primeira vez, quando Baraka arriscou na sobra, mas o goleiro tricolor pegou.
Na volta do intervalo, Kleina mexeu na Macaca promovendo a entrada de Lucas e Bruno Sabino, no lugar de Somália e Luan, respectivamente, para deixar o time mais ofensivo, mas foram poucas as emoções na segunda etapa.

Os visitantes tentaram pressionar a marcação do Sampa, mas não conseguiram muito resultado coletivamente. Aos 16 minutos, Cortez recebeu o terceiro cartão e cumprirá suspensão diante do Corinthians.

Edson Bastos ainda conseguiu salvar a equipe, aos 39, em tentativa de Paulo Miranda. Na sequência, Roger foi protagonista de outra boa chance pontepretana. Aos 40, o atacante driblou a marcação em jogada individual, mas chutou para fora. 

Com o jogo praticamente concluído, ainda tinha espaço para mais. Osvaldo, aos 42, driblou três defensores da Ponte, soltou uma bomba no ângulo direito e fez o terceiro do Sampa. 

Na primeira rodada do returno, o São Paulo faz clássico com o Timão, no próximo domingo, às 16h, no Pacaembu, enquanto a Macaca enfrenta a Lusa, no sábado, às 21h, no Moisés Lucarelli.

Martinez marca e Náutico vence o Bahia no fim do jogo



Para quem estava pensando no 0x0 nos Aflitos, teve que esperar até aos 42 minutos do segundo tempo para soltar o grito de gol e comemorar a vitória. Méritos para o Náutico, que com a vitória por 1 x 0 sobre o Bahia, garante o segundo triunfo neste Brasileirão.

Martinez, que foi para o intervalo com dores nas costas e quase nem voltou para a segunda etapa, marcou o gol no fim da partida e foi o destaque do jogo.

Já o Bahia, com a derrota, volta para a zona de rebaixamento e mantém o desespero para não cair para a Série B.
Com os três pontos garantidos, o Náutico chega aos 23 pontos e fica provisoriamente na 10ª posição. O Bahia estaciona no 17ª lugar, com 16 pontos. 

O próximo compromisso alvirrubro é contra o Sport, na última rodada do turno do Brasileirão. A partida está marcada para o próximo domingo, às 18h30, na Ilha do Retiro. O Bahia encara o Atlético-GO no Pituaçu, também no domingo às 18h30.

O jogo

O primeiro tempo sem gols nos Aflitos foi de muita movimentação na parte ofensiva de ambos os times. Com cinco modificações no time titular, o Náutico demorou a ditar o ritmo no jogo. 

Como em outras partidas, Rhayner foi o principal jogador do meio-campo alvirrubro. Sempre com muita velocidade e disposição, o jogador puxou os principais contra-ataques. O melhor deles foi aos 30 minutos, quando arrancou do campo de defesa, foi passando por todo time baiano e, na hora de chutar, foi travado por Titi.

Já o Bahia pouco assustou o goleiro Gideão. Souza foi o principal nome na primeira etapa. Mas quem teve a grande chance de abrir o placar foi Gabriel. O jogador entrou sozinho pela ponta direita do Náutico. Porém, na hora de finalizar, chutou fraco e a bola sequer chegou a sair pela linha de fundo. O tricolor baiano assustou novamente aos 33 minutos, após chute de Fabinho. Mas Gideão, bem posicionado, defendeu.

Araújo ainda teve uma boa chance de cabeça após cruzamento de Rogerinho. Mas o primeiro tempo foi marcado por ter muitos passes errados e muitas faltas, que travou o jogo por várias vezes.

Segundo tempo
A segunda etapa começou com uma grande defesa de Gideão. Mancini cobrou falta da entrada da área e encontrou Fabinho. O volante baiano subiu sozinho, quase a queima-roupa do goleiro, que com a mão direita, mandou para escanteio.

Com Lulinha no time, o Bahia ganhou mais movimentação e velocidade no ataque. Mas chutes a gol foram poucos. O Náutico, perdendo o meio-campo devido as investidas baiana, trocou peças. Rogerinho e Kim sairam e deram espaço para Lúcio e Rico.

Mas o jogo não ganhou em emoção. Pelo contrário. Até os 30 minutos, o torcedor pouco se empolgava com a atuação do time. A disputa por um pedaço no campo era tanta que alguns jogadores começaram a exagerar nas faltas. Resultado: muitos cartões amarelos. E um deles foi para o zagueiro Marlon, que estava pendurado e fica fora do clássico contra o Sport. 
Rhayner, um leão em campo, defendia, desarmava e puxa os contra-ataques. Mas a bola insitia em não entrar.

O gol resolveu sair somente aos 42 minutos. Martinez, de fora da área, acertou um belo chute. Marcelo Lomba voou e não conseguiu sequer chegar perto da bola. Golaço.

O gol deu tranquilidade aos alvirrubros que administraram os últimos minutos de jogo, garantindo mais três pontos dentro dos Aflitos.  

Ficha do jogo - Náutico 1 x 0 Bahia

Náutico
Gideão; Alessandro, Marlon, Jean Rolt, Douglas Santos (João P; Dadá, Martinez, Rogerinho (Lúcio) e Rhayner; Kim (Rico) e Araújo. Técnico: Alexandre Gallo.

Bahia

Marcelo Lomba; Neto, Titi, Danny Moraes e Hélder (Lulinha); Fabinho (Diones), Fahel, Mancini (Ciro) e  Victor; Gabriel e Souza. Técnico: Caio Júnior.

Local: Aflitos. Horário: 18h30. Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG). Assistentes: Janette Mara Arcanjo e Marcus Vinícius Gomes (ambos de MG). Cartão amarelo: Hélder, Gabriel, Diones, Mancini (Bahia) Kim, Marlon, Dadá e Martinez (Náutico) Gol: Martinez, aos 42"/2T (Náutico).