Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

André Santos recebe Chicão no Flamengo e dá boas vindas

André Santos e Chicão jogaram juntos no Corinthians e foram campeões Foto: Instagram / Reprodução
Chicão já está se sentindo em casa no Flamengo. O zagueiro, que foi anunciado no início desta semana como novo reforço do rubro-negro carioca, recebeu o carinho e as boas-vindas de André Santos. O lateral publicou uma foto em uma rede social, em que os dois jogadores do Flamengo estão com o uniforme de treino do time.
Além da foto o jogador escreveu: "seja bem vindo no mengão Meu amigo #Chicão!! Mta sorte e que possamos ganhar títulos de novo juntos", escreveu
Os atletas foram companheiros no Corinthians. Além de Santos, Chicão também vai reencontrar os amigos e ex-colegas de Corinthians, como o técnico Mano Menezes, principal responsável por sua contratação, Felipe, Wallace e Elias.
Ainda não foi anunciada pela diretoria da Gávea quando o novo reforço será apresentando oficialmente, mas o contrato foi firmado até o fim de 2014. Na tarde da última terça-feira, o jogador foi conhecer o CT do Ninho do Urubu, em Vargem Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, e aproveitou para manter o treinamento em dia. O Flamengo entra em campo na noite desta quarta-feira, contra a Portuguesa, às 21h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro.

Aval de Elias foi decisivo para escolha de Chicão pelo Flamengo

Segundo reforço do Flamengo desde a chegada de Mano Menezes, Chicão já treinou na tarde de terça-feira no Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro. Porém, antes de fechar com o Rubro-Negro, o zagueiro telefonou para Elias para saber qual a decisão deveria tomar. De acordo com o volante, a chegada de um jogador como o zagueiro seria muito importante para o elenco.
- Ele me ligou perguntando sobre o clube, sobre o elenco e falei que poderia vir tranquilo, pois o clube é bom, o elenco é maravilhoso, jovem e que precisa de um jogador como ele. Agora é esperar ele entrar em forma, já deve estar, e esperar para estrear e nos ajudar – afirmou o jogador.
No Flamengo, Chicão irá reencontrar Mano Menezes, que foi o principal responsável pela sua contratação. Além do treinador, ele irá rever outros ex-companheiros do clube paulista: o goleiro Felipe, o lateral-esquerdo André Santos, o volante Elias e o zagueiro Wallace trabalharam com o experiente defensor no Parque São Jorge.
- É um jogador experiente chega para ajudar, e é sempre bom ter jogadores com bagagem para dar suporte para essa garotada que está subindo, que chegou agora, e que precisam desse suporte de jogadores experientes – afirmou Elias.
Apesar do tempo de contrato já estar definido - até o fim de 2014 -, o defensor ainda não formalizou seu vínculo com o clube da Gávea. Isso se deve ao fato de a rescisão com o Corinthians ainda não ter sido assinada. Com isso, a apresentação do jogador deve acontecer apenas na próxima sexta-feira, no CT, em Vargem Grande.

Valdivia agradece Flamengo, mas avisa: "fico no Palmeiras para sempre"

Valdivia teve seu nome ligado ao Flamengo, mas reafirmou desejo de seguir no Palmeiras Foto: Fernando Borges / Terra
Valdivia não quer deixar o Palmeiras. O meia chileno teve seu nome ligado a um interesse recente do Flamengo e sorriu com o interesse de uma grande equipe em seu futebol, mas deixou claro, em entrevista ao SporTV, que não deixará o clube alviverde. Se depender dele, aliás, a carreira será encerrada no próprio time do Palestra Itália.
“Se houve esse interesse do Flamengo, a primeira coisa que posso fazer é agradecer, porque é uma grande equipe e é uma honra que um time assim tenha esse interesse em mim. Mas em 2013 estou no Palmeiras, meu foco é levar o clube de volta à Série A. Quero muito isso para eu me sentir bem, também”, discursou.
O camisa 10 demonstrou com segurança que o presente está no Palmeiras. Ao ser questionado sobre o futuro, Valdivia falou de maneira mais pausada, até um pouco evasiva, mas concluiu seu pensamento de maneira firme: se permitirem, o chileno continuará vestindo alviverde até o final da carreira.
“Qualquer time grande que te convide para jogar a Série A, como Flamengo, São Paulo, Santo... você fica feliz, mas meu presente e meu futuro são aqui no Palmeiras. Meu objetivo é voltar à Série A e retribuir o carinho e a paciência do torcedor. Muita gente me pede para encerrar minha carreira aqui, só que não sabemos o que pode acontecer lá na frente, né? Mas gostaria, não vejo problemas. Fico até os caras me aguentarem. Por mim, fico para sempre”, destacou.
Valdivia, aliás, mencionou também o maior ídolo recente da história palmeirense para reforçar a importância de seguir no time: o ex-goleiro Marcos, que, em 2003, recusou uma proposta do Arsenal, da Inglaterra, para defender a equipe paulista na Série B. “Conversamos depois do rebaixamento e ele disse: ‘fica aqui e leva o Palmeiras para a Série A que você vai sair com outro status’”, contou.

Ex-corintiano Chicão chega ao Flamengo e já realiza primeiro treino


O zagueiro Chicão, novo reforço do Flamengo, chegou ao Rio de Janeiro na tarde desta terça-feira, e já foi treinar no Ninho do Urubu. Esta foi a primeira atividade do jogador com a camisa rubro-negra. A apresentação dele está programada para ocorrer na sexta-feira, no CT, em Vargem Grande.
Com o tempo de contrato já definido - até o fim de 2014 -, o defensor, porém, ainda não formalizou seu vínculo com o clube da Gávea. Isso se deve ao fato de a rescisão com o Corinthians ainda não ter sido assinada.
No Flamengo, Chicão irá reencontrar Mano Menezes, que foi o principal responsável pela sua contratação. Além do treinador, ele irá rever outros ex-companheiros do clube paulista: o goleiro Felipe, o lateral esquerdo André Santos, o zagueiro Wallace e o volante Elias trabalharam com o experiente defensor no Parque São Jorge.

Zagueiro Betão chega ao Moisés Lucarelli e deve fechar com a Ponte Preta

Descontente com o atual desempenho da defesa da Ponte Preta , o técnico Paulo César Carpegiani deve ganhar um reforço conhecido para o setor. O zagueiro Betão, ex- Corinthians e Santos, está perto de ser anunciado.
O jogador compareceu ao Moisés Lucarelli na tarde desta quarta-feira para apresentar seus exames médicos e acertar os últimos detalhes de sua chegada. Caso aprovado, o defensor assinará contrato com o clube até o fim do Brasileirão, com possibilidade de renovação para 2014.
Nesta tarde, Betão falou ao site oficial do clube já como reforço da equipe: "Quero entrar logo no clima do clube, que conheço por ter enfrentado. Meu jeito de ser é guerreiro, lutador e trabalhador e por isso me identifica muito com a história e o perfil da Ponte Preta. Espero que possamos ser bastante felizes juntos e consigamos conquistar nossos objetivos".
O executivo de futebol da Ponte Preta, Ocimar Bolicenho, falou sobre a nova contratação: "Trata-se de um atleta que jogou cinco temporadas pelo Dínamo de Kiev sempre como titular, e a última no futebol francês, pelo Evian. Ele vem para atender uma necessidade da comissão técnica e um apelo da torcida, que queria um atleta mais experiente".
Revelado pelo Corinthians, Betão ficou cinco anos no futebol europeu. Jogou por Dínamo de Kiev, da Ucrânia, e Evian, da França, onde esteve nos últimos seis meses e disputou 21 partidas, sendo inclusive vice-campeão da Copa da França.
Aos 29 anos, o jogador decidiu não renovar contrato com o clube francês para estar mais perto da família no Brasil e, portanto, estava sem vínculo no estrangeiro, o que permite que seja registrado pela Ponte mesmo após o fechamento da janela de transferências internacionais.
O zagueiro chega ao clube campineiro para suprir a saída de Cleber, que foi para o Corinthians, e disputará vaga com Ferron, Diego Sacoman, Gustavo e o recém-contratado César.

Bilionário russo corta gastos com Anzhi e pode vender jogadores

O clube russo Anzhi Makhachkala pode ser forçado a vender alguns dos jogadores que comprou a peso de ouro nos últimos anos, devido à frustração do proprietário Suleiman Kerimov com a falta de sucesso do clube, o que levou o bilionário a reduzir os investimentos no time.
O Anzhi investiu pesado em reforços desde que foi comprado pelo empresário russo em 2011, mas o dinheiro não foi suficiente para garantir vitórias. O time terminou em 3º no Campeonato Russo na temporada passada e conquistou apenas dois pontos nos primeiros quatro jogos desta temporada.
O presidente do clube, Konstantin Remchukov, indicou no Twitter que o Anzhi pode vender vários jogadores para reduzir os custos e trazer de volta o técnico Gadzhi Gadzhiyev, que deixou o comando do time em setembro de 2011.
Isso encerraria a passagem do técnico Rene Meulensteen após apenas dois jogos. O holandês substituiu o compatriota Guus Hiddink em 22 de julho.
"A principal notícia é que haverá uma reorganização no Anzhi. Muitos jogadores caros vão sair, e o orçamento será de 50 a 70 milhões de dólares por ano", tuitou Remchukov.
O site russo sports.ru estimou o orçamento do Anzhi em 2012 em 180 milhões de dólares. Entre os jogadores contratados recentemente pelo Anzhi, o atacante camaronês Samuel Eto'o é o maior destaque. O time também conta atualmente em seu elenco com os brasileiros Ewerton Almeida, João Carlos, Jucilei e Willian.

Em boa fase, Flamengo tenta embalar contra desesperada Portuguesa

Depois de derrotar o Atlético-MG com autoridade por 3 a 0, o Flamengo tenta embalar no Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira, às 21 horas (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF), onde encara a Portuguesa em confronto válido pela 12ª rodada da competição. O time carioca chegou aos 13 pontos, mas pretende se distanciar da zona de rebaixamento, onde aparece a desesperada Lusa, que não vence há seis jogos, e foi superada pelo Vitória por 2 a 1 no último domingo.
Mano Menezes, técnico do Flamengo, conversou com seus jogadores sobre a importância deles não se levarem pela má campanha da Portuguesa. O treinador entende que o grau de dificuldade do confronto aumenta justamente porque o adversário está em crise e pressionado pela necessidade de triunfo.
"Antes do jogo contra o Atlético Mineiro falavam que a nossa equipe estava em um mau momento por conta da derrota contra o Bahia (3 a 0). Mas conseguimos reagir e obter uma grande vitória. Portanto, não devemos menosprezar a Portuguesa ou esperar facilidade porque eles estão na zona de rebaixamento ou porque estão vindo de um mau resultado. Temos que ir a campo, respeitar o adversário e fazer o que se espera da gente", disse.
A vitória sobre o Atlético realmente aumento a confiança do grupo flamenguista, que já projeta uma boa sequência neste Campeonato Brasileiro. "Tirando o jogo contra o Bahia, em que nada deu certo, nós estamos demonstrando muita evolução. O importante é conseguirmos manter esse ritmo. Ganhar o jogo desta quarta-feira é fundamental para aquilo que esperamos de nossa sequência dentro da competição", destacou o zagueiro Marcos González.
Em termos de escalação, Mano será obrigado a fazer uma alteração em relação ao time que derrotou o Atlético. O atacante Marcelo Moreno, com uma lesão na coxa direita, foi vetado. Em seu lugar entra Hernane, que chegou a ser dúvida por conta de dores na região lombar, mas que confirmou presença no time.
Pelo lado da Portuguesa, o técnico Guto Ferreira vem procurando trabalhar o aspecto emocional dos seus jogadores para que eles acreditem que é possível superar a má fase. Contra o Vitória o time chegou a sair na frente, teve diversas oportunidades de "matar" a partida, mas não aproveitou e fui punida. A ordem é impedir que os mesmos erros sejam cometidos diante do Flamengo, comprometendo mais uma vez o resultado.
"Contra o Vitória nós não aproveitamos as oportunidades e acabamos castigados. Agora, temos que mudar essa realidade contra o Flamengo. Mostramos que temos condições de jogar bem e fazer os resultados que nos interessam. Basta que alguns ajustes sejam feitos", afirmou o zagueiro Valdomiro, capitão da Lusa.
Sem ter maiores opções para mudar a realidade da equipe e sem nenhum desfalque, Gusto Ferreira decidiu manter a escalação do jogo de quarta-feira.
FICHA TÉCNICA 
FLAMENGO X PORTUGUESA
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF) 
Data: 7 de agosto de 2013 (Quarta-feira) 
Horário: 21 horas (de Brasília) 
Árbitro: Cleisson Veloso Pereira (MG) 
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Cleriston Clay Barreto Rios (SE)
FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Wallace, Marcos González e João Paulo; Victor Cáceres, Luiz Antonio, Elias e Gabriel; Nixon e Hernane 
Técnico: Mano Menezes.
PORTUGUESA: Lauro, Luís Ricardo, Moisés Moura, Valdomiro e Rogério; Ferdinando, Bruno Henrique, Moisés, Souza e Cañete; Gilberto 
Técnico: Guto Ferreira.

Fernandinho passa por exames em BH e deve ser acertar com o Atlético-MG

O  Atlético-MG  deve confirmar nas próximas horas a contratação do atacante Fernandinho, que estava Al Jazira, dos Emirados Árabes Unidos, e rescindiu o contrato. O jogador já passou pelos exames médicos e deverá assinar compromisso de empréstimo por um ano.
Mesmo sem a oficialização do negócio, Fernandinho já fala como jogador do time mineiro. "Estamos acertando ainda. Qualquer jogador fica feliz em chegar a um grupo como o do Atlético-MG", disse o jogador, que pode ser o substituto de Bernard, que já está na Ucrânia, onde negocia transferência no valor de 25 milhões de euros, cerca de R$ 76 milhões.
Fernandinho ganhou destaque no futebol defendendo as cores do então Grêmio Barueri, e acabou sendo vendido para o São Paulo. No Tricolor o atleta também teve boa passagem e acabou indo para o Al Jazira, que pagou 11 milhões de euros, aproximadamente R$ 33 milhões para ter o atacante.
A ideia de Fernandinho era de retornar ao Brasil ainda este ano, mas como a janela de transferências para atuar no Campeonato Brasileiro seria fechada, os representantes do jogador rescindiram o contrato do atleta, que foi registrado no Desportivo Brasil. Com essa manobra, Fernandinho pode atuar sem problemas no futebol brasileiro.

Comissão Europeia faz pressão para que Real Madrid e Barcelona virem empresas



Segundo informações do jornal britânico The Independent , a Comissão Europeia está pressionando Real Madrid e Barcelona para que os dois rivais espanhóis se tornem empresas. A mudança resultaria na perda de algumas vantagens financeiras, o que poderia ameaçar a supremacia de ambos no cenário nacional e até internacional.
O órgão investiga há quatro anos se há ajuda estatal para Real e Barça, o que configuraria uma violação à legislação da União Europeia.
O clube merengue já era alvo de outra investigação da Comissão. Em 1996, o time da capital teria recebido um financiamento estatal ilegal na compra de alguns terrenos que circundam o estádio Santiago Bernabéu. O acordo teria facilitado o projeto do Real de transformar a área em uma zona comercial.
Em 1990, o governo espanhol determinou que todos os clubes - com exceção de Real Madrid, Barcelona, Athletic Bilbao e Osasuna - se tornassem empresas. Pela lei espanhola, os quatro têm o status de "não visar lucro".
Um ranking divulgado pela consultora britânica Deloitte, em janeiro deste ano, trazia Real Madrid e Barcelona encabeçando a lista de clubes europeus com maior receita. Os merengues lideram, com 512,6 milhões de euros (mais de R$ 1,5 bilhão) anuais, seguidos pelo Barça, com 483 milhões de euros (R$ 1,47 bilhão).
A disposição do Real em contratar Gareth Bale, do Tottenham, traduz o poderio financeiro da equipe espanhola. A imprensa europeia especula que o presidente Florentino Pérez aceitaria pagar até 100 milhões de euros (R$ 300 milhões) para contar com o futebol do meia galês.

Titular, Neymar faz seu primeiro gol, e Barcelona goleia a Tailândia

Contratado pelo Barcelona em negociação com o Santos no final de maio e principal reforço para próxima temporada, o atacante Neymar já começa a ganhar mais espaço no clube catalão. Titular em amistoso contra a Tailândia, nesta quarta-feira, o atleta brasileiro marcou seu primeiro gol pelo time blaugraná e abriu caminho para goleada por 7 a 1, no estádio Estádio Nacional Rajamangala.
Depois da equipe espanhola golear o Santos por 8 a 0 na última sexta-feira, o treinador Gerardo Martino optou por escalação alternativa diante dos asiáticos. O trio de meio-campistas formado por Sergio Busquets, Xavi e Andrés Iniesta foi poupado na etapa inicial, dando lugar a Song, Sergi Roberto e Fábregas, respectivamente. Neymar, por sua vez, substituiu o chileno Alexis Sánchez no ataque.
Mostrando disposição pela faixa esquerda do campo, o camisa 11 arrancou aplausos dos torcedores locais ao fazer boa jogada individual, aos seis minutos, driblando três adversários na linha de fundo. Entretanto, o auge do atacante aconteceu seis minutos mais tarde, quando completou cruzamento de Fábregas e marcou seu primeiro gol pelo Barcelona.

Luverdense paga elenco com metade do salário de Pato e fatura 1% do Corinthians

A disparidade entre Corinthians e Luverdense, rivais nas oitavas da final da Copa do Brasil,vai além do campo. Campeão do mundo, o Corinthians visita o time da Série C em Mato Grosso e evidencia o que a Copa do Brasil oferece de mais atrativo: um duelo raro de times com realidades bem diferente.
O Luverdense não passa dificuldades financeiras. É organizado, está a seis anos na Série C, estável, mas arrecada por ano, segundo o seu presidente, Helmute Laswich, 1,5% do que o Corinthians faturou em 2012, quase R$ 4 milhões. O Corinthians fechou o ano com R$ 250 milhões de receita. "É bem pouquinho perto do que o Corinthians ganha. Não vou falar valores, mas se o Corinthians fatura  R$ 250 milhões, mas pegamos 1,5% disso", disse Laswich. O Corinthians joga em Lucas do Rio Verde no dia 21 de agosto. 
A folha salarial do clube é de R$ 250 mil por mês. O elenco do time de Lucas do Rio Verde conta com 32 jogadores. Com este valor, o Corinthians não consegue nem mesmo pagar o que recebe Alexandre Pato por mês. O fatura ganha o dobro. "É muito diferente, né? Mas estamos conseguindo pagar em dia e isso é o mais importante", conta Laswich, presidente do clube desde 2004, ano de fundação do clube, joia da cidade de 25 anos e uma das mais desenvolvidas do centro-oeste brasileiro.
Por conta da boa campanha na Copa do Brasil, o Luverdense já recebeu uma premiação de R$ 1,2 milhão da CBF. A equipe eliminou Tupi-MG, Bahia e Fortaleza. Se passar pelo Corinthians receberá mais R$ 500 mil. Seria praticamente metade do que o clube planejava arrecadar no ano.
"Mais do que dinheiro, o que importa é o prestígio de estar vivendo este momento. Vamos com muito profissionalismo tentar surpreender. Receber o campeão do mundo na nossa cidade vai ser motivo para muita festa". O estádio Passo das Emas, para cinco mil pessoas, deve receber arquibancadas provisórias para ampliar a capacidade. Jogar em outra cidade está fora de cogitação. "Não há dinheiro que pague este momento para Lucas do Rio Verde".
O clube é terceiro no grupo A da Série C. Classificam-se os quatro primeiros. Pelo regulamento da competição, após dois duelos contra um dos classificados do grupo B o vencedor do confronto garante vaga na Série B de 2014. Em 2012 a equipe chegou ao mata-mata, mas perdeu a classificação para a Chapecoense. 

Valdivia admite ter errado no passado e põe Chapecoense como maior rival

Os bons jogos feitos por Valdivia nas últimas semanas contrastam com a má fase vivida por ele no começo desta temporada e no ano passado. Nesse período, o meia do Palmeiras sofreu uma série de lesões e foi criticado pela maior parte da torcida pela vida noturna que levava fora dos gramados - abusos que ele mesmo admite ter cometido.
"Depois dos jogos, leva um tempo para você dormir. E a gente aproveitava para sair, jantar, escutar música, e não dormia o suficiente para estar descansado no dia seguinte. A gente chegava tarde em casa e não descansava. Hoje, se alguém disser que me viu na balada depois de qualquer partida, o nariz dele vai crescer", afirmou em entrevista à Sportv , nesta quarta-feira.
Desde que se recuperou de uma lesão na coxa direita, que o deixou fora dos gramados por quatro meses, Valdivia tem sido um dos protagonistas das boas atuações recentes do Palmeiras. Com o time na liderança da Série B, ele apontou quais são os principais adversários da equipe na briga pelas primeiras posições do torneio.
"A Chapecoense, pela torcida que tem, vai chegar forte quando a competição apertar", disse, sem citar o Paraná, quarto colocado.
O próximo compromisso do Palmeiras está marcado para este sábado, contra o Joinville, pela 15ª rodada da Série B. A equipe catarinense ocupa a sétima posição, com 21 pontos, dez a menos do que o Verdão.

Ceni rebate Ney Franco e diz que se tivesse influência o teria demitido antes

Um dia depois de divulgadas as críticas de Ney Franco ao goleiro Rogério Ceni , o goleiro comentou a entrevista do ex-treinador do São Paulo ao jornal "O Globo" e não escondeu que os dois tiveram muitos problemas durante os 12 meses em que Franco trabalhou no clube. 
"Eu não vi tudo direito, mas vi algumas coisas. Eu não tenho muito para falar do Ney Franco, para ser honesto, nem o momento acho que cabe muito. Mas para vocês não ficarem sem nada, é que se eu tivesse toda a influência no São Paulo que ele acha que eu tenho, ele estava no olho da rua há muito tempo. Eu não esperaria, se eu tivesse o poder de decisão. Então, eu sou apenas um funcionário do clube, eu não decido, eu não mando. Mas se eu tivesse condições de ter a influência que ele acha que eu tenho, ele já estaria longe há muito tempo. Não tenho mais nada para falar do Ney, faz parte do passado", disse Ceni ao jornal "Lance" após a derrota do São Paulo para o Kashima Antlers , pela Copa Suruga, no Japão.
Na véspera da partida, Franco disse que Rogério Ceni não foi o capitão que ele precisava durante sua passagem no São Paulo e que o goleiro se movimentou para que ele fosse demitido. No último mês, Ceni chegou a dizer que o legado de Ney Franco no São Paulo foi zero.
"Ele (Rogério) direcionou de uma forma que, se o São Paulo não der certo na temporada, eu sou culpado. Se der certo, é porque chegou outro treinador e consertou", disse. "E alguns jogadores que estão no clube me ligaram, dizendo que não concordam com a forma como as coisas aconteceram, como estou sendo tratado. Mas têm medo da forma como Rogério lida. Nem tudo foi minha culpa. Há uma oposição declarada, uma pressão no clube minando o trabalho. Não era o Ney Franco, era qualquer um que estivesse ali", disse Ney Franco. 

Nei Pandolfo é demitido e Zinho será novo gerente de futebol do Santos

Pressionado no cargo, Nei Pandolfo foi demitido nesta quarta-feira da gerência de futebol do Santos . Mas o clube praiano agiu rápido e já acertou o nome do seu substituto: Zinho, que ocupou recentemente esse cargo no Flamengo . O ex-jogador chegou a um acordo no fim da manhã desta quarta.
Os questionamentos com relação ao trabalho de Pandolfo, que exercia a função desde dezembro de 2010, foram constantes nos últimos meses, porém aumentaram depois da goleada de 8 a 0 sofrida pelo Santos, diante do Barcelona , na última sexta, no Camp Nou. Na ocasião, torcedores que estiveram acompanhando a equipe praiana contra o Barça ficaram irritados com a postura do dirigente de não conversar sobre a derrota e, também, cobraram um maior respaldo do profissional aos garotos promovidos da base santista.
Na última segunda, o vice-presidente alvinegro, Odílio Rodrigues, não havia desmentido a possibilidade de uma troca neste posto. Desta forma, a chegada de Zinho faz parte do processo de reformulação do departamento de futebol do Santos, que deve continuar nos próximos dias.