Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 28 de março de 2012

Adriano pode ter que passar por nova cirurgia no tendão

Adriano vai passar por exames médicos na manhã desta segunda antes de começar sua recuperação no Flamengo. Apesar da euforia acerca da volta do jogador ao clube, a diretoria rubro-negra está receosa devido à grande possibilidade de o atacante precisar de uma nova cirurgia no tendão-de-aquiles, ou de passar novamente por todo o processo de recuperação, por não ter cumprido da forma correta as sessões de fisioterapia no tempo em que esteve no Corinthians.

Passeando pelo Rio de Janeiro, algumas pessoas chegaram a ver o jogador mancando devido aos problemas no pé esquerdo. Uma nova cirurgia no tendão-de-aquiles faria com que ele ficasse pelo menos cinco meses se recuperando.

Caso isso aconteça, dificilmente Adriano seria contratado ainda no primeiro semestre pelo Flamengo, já que os dirigentes querem ter certeza de que o atacante pode voltar a jogar em alto nível num futuro próximo.

O Imperador acredita que não foi tratado da forma correta no clube paulista e cogita entrar na Justiça utilizando esse argumento para contestar a demissão por justa causa. O atacante recebeu apenas o equivalente aos dias trabalhados no mês de março. Seu advogado queria uma compensação equivalente aos vencimentos até o término do contrato, no fim de junho.

Por outro lado, o departamento médico do Flamengo já entrou em contato com o do Corinthians para obter informações sobre o tratamento que Adriano teve em São Paulo. Os médicos rubro-negros acreditam que a falha na recuperação se deve ao fato de o jogador não se dedicar da forma necessária.

Filho do chefe do departamento de medicina do Flamengo José Luis Runco, o jovem Guilherme Runco é médico do Corinthians e acompanhou de perto todo o tratamento do jogador após o rompimento do tendão-de-aquiles. Seu pai será o responsável por realizar os exames em Adriano em sua clínica particular, na Barra da Tijuca.

– O Adriano primeiro vai ser avaliado pelo doutor Runco. Acredito que ele não vai poder começar a treinar já. Por enquanto deve ficar na fisioterapia. Vamos aguardar – afirmou o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho, que segue confiante na possibilidade de Adriano não precisar passar por uma nova cirurgia e voltar a treinar em breve.

PREOCUPAÇÃO: Por lesão, Kléber ficará de fora dos gramados por até cinco meses

Kleber Grêmio machucado (Foto: Lucas Uebel / Ag. Estado)
No dia 23 de novembro Kleber desembarcou em Porto Alegre e iniciou a sua trajetória como jogador do Grêmio. A empatia quase que imediata entre jogador e clube deixava a sensação de que o Gladiador já vestia azul há anos. O resultado também apareceu dentro de campo. Presente em todas as 16 partidas do Grêmio no ano, o atacante marcou nove gols e rapidamente se transformou em ídolo.

O ápice da curta trajetória de Kleber no Grêmio até a lesão que o afastará dos gramados por cinco meses foi o Gre-Nal pelas quartas-de-final da Taça Piratini. Ele foi o melhor jogador em campo e decidiu o clássico com um gol no segundo tempo. Porém, o atacante decisivo teve de sair de cena aos 11 minutos do segundo tempo da partida contra o Cruzeiro, neste domingo. O Gladiador recebeu falta dura de Léo Carioca, que resultou em uma fratura no tornozelo. Assista ao lance no vídeo ao lado.

Além dos gols, a característica brigadora dentro de campo também conquistou a torcida. Muito guerreiro, ele logo caiu nas graças da massa e dos dirigentes gremistas, que rasgaram elogios para o atacante.


- O Grêmio só sabe jogar brigando e o Kleber tem muito disso. Era o que estávamos procurando. Ele ainda vai fazer história pelo Grêmio – disse o presidente Paulo Odone.

O maior temor de todos no Olímpico era o comportamento explosivo do Gladiador. Depois de passar por problemas no Cruzeiro e no Palmeiras, o atacante procurava no Grêmio apagar a fama de encrenqueiro. E vinha conseguindo. Não se envolveu em nenhuma confusão dentro de campo e estancou os cartões. O fato foi motivo de comemoração.

- Estou feliz porque sei que tinha certa desconfiança. Não pelo meu futebol, mas mais pelo meu comportamento. Tive muitos problemas na vida. Não dava mais para ser o Kleber de antes. Eu tinha que mudar e, graças a Deus, mudei – disse Kleber.
E a identificação do atacante com o clube gaúcho transcendeu os gramados. A prova disso é que os produtor atrelados ao nome do Gladiador eram os mais vendidos. De todas as camisas compradas por torcedores gremistas em março na loja localizada no Olímpico, quase 60% tinham o número 30 e o nome de Kleber às costas.

A esperança da torcida é que com a mesma garra que demonstra em campo, Kleber encontre força para se recuperar e brilhar no Brasileirão, que começa antes do Gladiador retornar aos gramados.

Relatório do Corinthians contra Adriano tem 67 faltas e embriaguez nos treinos

Adriano (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Estado)

Prestes a voltar a treinar no Flamengo, Adriano ainda deve ter pela frente uma disputa judicial com o Corinthians para fazer o acerto financeiro de sua rescisão contratual. Depois do anúncio que a demissão foi feita por justa causa, o Timão se apega ao histórico do Imperador para se defender nos tribunais. Em quase um ano no clube, o jogador acumulou nada menos que 67 faltas, além de ter se apresentado, algumas vezes, embriagado – isso de acordo com integrantes da cúpula do futebol corintiano.
O número corresponde às ausências em sessões (uma ou duas por dia) de recuperação física no departamento médico pela cirurgia no tendão do pé esquerdo e treinos com o elenco profissional. Em algumas delas houve multa com o recolhimento de parte dos salários - e o próprio jogador as assinou. Todas fazem parte de um relatório elaborado pela comissão técnica e encaminhado ao departamento jurídico.
Adriano não procurava justificativas para as faltas. Com telefonemas para membros da direção ou para integrantes do corpo clínico, o jogador simplesmente informava que não poderia comparecer ao trabalho. Por diversas oportunidades ele chegou a enviar mensagens de celular durante a madrugada já avisando que não estaria no CT Joaquim Grava pela manhã.
Quando foi ao clube, o Imperador nem sempre treinou. O Corinthians tem registrado também os dias em que o centroavante chegou embriagado ou aparentando ter consumido muito álcool poucas horas antes. Em certas ocasiões, foi obrigado a voltar para casa. Já em outras, permanecia no departamento médico sem conseguir realizar os trabalhos determinados.
A evolução física e técnica só apareceu depois que Adriano ficou longe da agitada vida social. No início de fevereiro, o Timão optou por trancá-lo na concentração para seguir à risca o plano alimentar e os treinamentos. O resultado foi bom e chegou a animar: o jogador perdeu peso, ganhou mais mobilidade no campo e convenceu o técnico Tite de que poderia ser inscrito na Taça Libertadores.
A empolgação, porém, começou a acabar no sábado em que ele foi liberado a voltar para casa. Adriano apareceu em fotos e vídeos que caíram na internet em um samba no Capão Redondo, periferia de São Paulo, ao lado do meio-campista Vitor Júnior. Não por coincidência, enquanto o grupo estava na Venezuela (para jogar contra o Táchira), o Corinthians determinou um novo período de confinamento.
O início da Libertadores também foi decisivo para o fim do amor entre clube e jogador. Ele tinha esperança de enfrentar o Cruz Azul, dia 7 de março, no México, mas exagerou nos deslizes na semana anterior. Por três dias seguidos (terça, quarta e quinta) se apresentou para treinar com sinais de embriaguez e irritou Tite. Na sexta, não quis participar da pesagem de rotina e fez a direção decidir pelo encerramento do contrato.
Como consta na nota oficial divulgada na última sexta-feira, o Corinthians “permanece aberto ao diálogo”para fazer um acordo com Adriano. O valor oferecido pelo clube, contudo, não agrada o Imperador, que quer o montante integral ao que teria direito até o fim do contrato, em 30 de junho. O anúncio da demissão por justa causa nada mais foi que um recado de que o Timão usará o histórico de Adriano para, se for necessário, brigar judicialmente.
De volta ao Rio de Janeiro, Adriano prometeu, via assessoria, pronunciar-se sobre o caso nos próximos dias. Em contato com amigos que deixou no Corinthians, o Imperador teria dito que não questionará o tratamento recebido pelos médicos. Entretanto, é especulado que ele poderá passar por uma nova cirurgia no pé esquerdo.
– Se o Adriano falar tudo o que aconteceu no Corinthians, vão fazer um busto nosso (diretoria). Se nós pecamos, foi por ajudá-lo demais – disse o diretor de futebol Roberto de Andrade.

Fora contra o Olimpia, Maldonado pode passar por cirurgia no joelho



Com dores no joelho esquerdo, o volante Maldonado vinha sendo um dos muitos desfalques do Flamengo nos últimos dias. Fora da partida contra o Olimpia, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Paraguai, o chileno virou motivo de preocupação para o departamento médico do clube. Afinal, o jogador tem 32 anos e já operou o local em outras duas ocasiões, além da recuperação ser longa. Uma nova cirurgia não está descartada, mas o médico José Luiz Runco preferiu manter a cautela.
- Ele se queixou de uma dor quando fez um movimento e estamos avaliando. Está fazendo o trabalho de reforço e vamos aguardar - disse o médico.
Na reta final do Campeonato Brasileiro de 2009 em que o Rubro-Negro se tornou campeão, Maldonado teve uma lesão semelhante constatada em um amistoso da seleção chilena contra a Eslováquia. Com isso, ele perdeu os últimos quatro jogos do Flamengo no torneio, recebeu um enxerto no joelho esquerdo e acabou ficando fora da Copa do Mundo de 2010, na África do Sul.
Dois anos depois, na decisão da Taça Guanabara de 2011, contra o Boavista, o jogador caiu de costas no gramado ao tentar dominar a bola e passou a sentir o incômodo na região. Na época, ele precisou ser operado novamente por conta do enxerto do joelho esquerdo que se rompeu. Com isso, ficou quatro meses fora dos gramados, perdendo a Copa América, disputada no meio do ano.

Além de Maldonado, os meias Camacho e Renato Abreu, o volante Aírton e o zagueiro Gustavo não viajaram com a delegação rubro-negra para o Paraguai, na manhã desta segunda-feira. Após conexão em Curitiba, a expectativa é de que o Flamengo chegue no início da tarde ao país.

Somália, volante do Botafogo, está perto de fechar com a Ponte Preta

O volante Somália está prestes a se transferir para a Ponte Preta. O jogador não vem sendo aproveitado no Botafogo e está em Campinas, onde passa por uma avaliação médica na manhã desta segunda-feira.Se for aprovado, Somália reforçará o elenco da Ponte no Campeonato Brasileiro deste ano.

Para o executivo de futebol da Macaca, Ocimar Bolicenho, o jogador reúne as qualidades necessárias para ajudar o clube no próximo Brasileiro.

- Somália reúne as características solicitadas pela comissão técnica para melhorarmos nosso elenco para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série A - declarou o dirigente.
Paulo Rogério Reis Silva, o Somália, tem 27 anos e é um jogador que chama atenção pela versatilidade. 

No Botafogo, onde conquistou o Carioca de 2010, chegou a atuar, em jogos decisivos, como lateral-esquerdo.
Se for aprovado nos exames, Somália deve ser apresentado já na próxima terça-feira.