Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Em evento, Parreira diz se sentir à vontade como coordenador na Seleção


Na abertura do Footecon, fórum de futebol organizado no Rio de Janeiro, Carlos Alberto Parreira, mestre de cerimônias do evento, concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira e falou da Seleção Brasileira. Apesar de ter dito que não se pronunciaria sobre o escrete canarinho, para a qual acabou de ser nomeado coordenador-técnico, Parreira comentou um pouco sobre o cargo que irá exercer na comissão técnica:
- Estou perfeitamente à vontade no cargo porque durante oito anos, duas Copas do Mundo, fui treinador e o Zagallo o coordenador técnico. Então eu sei exatamente o que o técnico espera de um coordenador. Vamos ajudar na preparação, ser um auxílio importante para que o trabalho seja executado da melhor forma. Não tem plano B. O objetivo é ganhar a Copa - falou Parreira.
Ele também explicou o porquê da ausência de Mano Menezes, que estava confirmado como palestrante do evento mas, após ser demitido da Seleção, cancelou sua aparição:
- O que eu tinha de falar ao Mano, eu já falei e já fiz. Como é próprio do Mano, que é um ser humano maravilhoso, de caráter maravilhoso, ele confirmou a presença com dez dias de antecedência. Mas quando foi anunciada a minha contratação e a do Scolari, ele disse que não se sentiria à vontade por ser questionado pela imprensa. Ele pediu para ser liberado e entendo perfeitamente a sua posição – completou.
 

Segundo Fernando Torres, Corinthians é motivo de preocupação para o Chelsea no Mundial


A possibilidade de enfrentar o Corinthians na final do Mundial de Clubes já é motivo de preocupação para o elenco do Chelsea. Nas palavras do atacante Fernando Torres, em entrevista ao site da Fifa publicada nesta terça-feira, o atual campeão da Libertadores é um time perigoso, que serve de vitrine para equipes do mundo inteiro.  
- Conheço mais o Corinthians do que os outros times. Vimos as partidas contra o Santos nas semifinais (da Libertadores) e alguns outros jogos. O Corinthians tem excelentes jogadores, como sempre se vê nos clubes brasileiros. Se eles enfrentam o Chelsea, o mundo todo está vendo eles jogarem e eles têm a chance de vir para a Europa. É um ótimo cenário para eles, e é realmente perigoso para nós", declarou.
Os ingleses estreiam na competição no próximo dia 13, diante do vencedor do confronto entre Monterrey e Ulsan Hyundai. Já o Timão joga no dia 12, ainda sem adversário definido.
 

Novo presidente do Flamengo promete chegada de pelo menos um craque

Eleito nesta segunda-feira (04), o novo presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Mello, já prometu pelo menos um craque para o curto prazo. O novo dirigente do Rubro-Negro, que ficará no cargo até 2015, pretende intervir mais urgentemente no departamento de futebol. É provável que um nome para comandar o setor seja contratado. Entre os sondados, estão Felipe Ximenes, do Coritiba, e Petkovic, ex-jogador do Fla.
- Teremos um craque a curto prazo. Vamos reforçar o time para as disputas de competições a partir da próxima temporada. A ideia é trazer um craque e talvez mais de um. Vamos trabalhar para isso - afirmou Bandeira.
No entanto, o novo presidente evitou fazer maiores promessas antes de ter a exata noção da situação do clube:
- Agora que estamos eleitos vamos começar a tratar das coisas mais concretamente. Não gostaria de voltar aos erros do passado e ficar prometendo coisas. Já estamos pensando em mudanças concretas em todos os departamentos. Essa equipe que temos aqui vai nos permitir a melhorar o Flamengo financeiramente para podermos cumprir os objetivos - disse.
 

Leonardo Silva faz balanço positivo do ano e se diz ciente da responsabilidade em 2013


Destaque da campanha que levou o Altético-MG ao título de vice-campeão Brasileiro de 2012, o zagueiro Leonardo Silva faz um balanço bastante positivo do ano de , principalmente pelo fato de ter superado uma grave contusão no início da temporada. Ao lado de Réver, o jogador formou uma das defesas mais consistentes do torneio, além de ter marcado presença na área adversária em diversas oportunidades. 
- O balanço foi muito positivo por tudo que foi o ano. Fiquei muito tempo machucado, demorei cinco meses para me recuperar, voltei com o grupo já muito animado por causa do título mineiro conquistado de forma invicta. Então, foi um ano maravilhoso por tudo que aconteceu na minha vida, tanto pessoal, quanto profissional. Poder ter chegado à seleção, ter conseguido ajudar o time a conseguir essa vaga direta, por tudo isso foi maravilhoso - afirmou.
A boa campanha ainda garantiu a classificação do Galo para a fase de grupo da Libertadores. Ciente da responsabilidade que a equipe carregará em 2013, o zagueiro afirma que ter foco será essencial. 
- A equipe sabe da responsabilidade. E temos competições importantes, como a Libertadores, a qual o Atlético-MG não disputava há muito tempo. Temos que trabalhar, nos concentrar para que possamos conquistar títulos importantes no ano que vem - disse.
 

Botafogo confirma venda de Elkeson para o Guangzhou Evergrande


Diferentemente do que foi divulgado na última semana, o atacante Elkeson realmente  foi vendido do Botafogo para o Guanghzou Evergrande, da China. Quem confimou a notícia foi Chico Fonseca, vice-presidente de futebol do Alvinegro.
- Vou repetir pausadamente: Elkeson está vendido. São só pequenos ajustes na negociação. Ela nunca esteve em risco - disse.
O que trava o anúncio oficial é um acerto nas condições de pagamento. O Botafogo quer que os chineses paguem a primeira parcela de 6,5 milhões de euros, dos quais o Alvinegro terá direito a R$6,2 milhões (35%). O motivo é o fato de as contas de 2012 do Botafogo ainda estarem abertas, restando os salários de dezembro e o 13º.
- Numa negociação envolvendo cifras tão altas é comum ter várias reuniões para ajustar alguns detalhes. Em nenhum momento tememos pela negociação. Se o Chico Fonseca afirmou que está vendido, é porque as coisas seguem no caminho. Eles estão entendidos - disse Antônio Gustavo, empresário de Elkeson.

 

Vasco deve anunciar Renê Simões amanhã


Renê Simões fechou com o Vasco para ser o novo diretor-executivo de futebol. O anúncio oficial deve ser feito na manhã desta terça-feira pelo presidente Roberto Dinamite, que, por meio de um comunicado publicado no site oficial do Cruzmaltino, convocou uma entrevista coletiva.
Renê esteve durante parte deste ano no São Paulo, onde coordenava as categorias de base. Porém, devido a desentendimentos com a diretoria do clube paulista, Simões deixou o cargo. O novo diretor deve trabalhar em sintonia com Ricardo Gomes, diretor técnico do Vasco.
Confira aqui o comunicado publicado no site do Vasco:
O Club de Regatas Vasco da Gama, em nome de seu presidente Carlos Roberto Dinamite convoca a imprensa para entrevista coletiva, amanhã, terça feira, dia 4 de dezembro, em São Januário, às 11h, no Auditório Chico Anysio.
O presidente irá anunciar o planejamento do departamento de futebol para o ano de 2013.
 

Liberado pelo Santos, David Braz diz que lesão comprometeu seu desempenho em 2012



A diretoria do Santos liberou o zagueiro David Braz para ser emprestado a outra equipe no ano de 2013. Pouco aproveitado desde que se lesionou na estreia do Campeonato Brasileiro, o jogador, de 25 anos, disse que a decisão foi tomada em comum acordo entre ele e a comissão técnica e lamentou os problemas físicos que o obrigaram a deixar os gramados durante parte da temporada. 
- Como o elenco tem muitas opções para a defesa, fui liberado para negociar um empréstimo. Estou deixando meu empresário, Eduardo Uram, resolver essa situação. Espero que seja o melhor para todos. Respeito a decisão do Santos, pois os jogadores que tiveram oportunidade, aproveitaram. Espero que no ano que vem seja diferente, para que eu volte em 2014 e possa ajudar o Santos a conquistar mais títulos - explicou o jogador.
O zagueiro se machucou no empate sem gols com o Bahia, em maio deste ano, quando sofreu uma lesão grau dois no músculo posterior da coxa direita e ficou fora dos gramados por dois meses. Segundo ele, o incidente foi decisivo para que ficasse no banco quando retornou aos gramados.
- Acho que não foi um ano muito bom, por causa dessa lesão. Fiquei dois meses no departamento médico e, quando voltei, era um momento que o Durval e o Bruno (Rodrigo) vinham bem, com sequência e confiança. Quando joguei, acho que fui bem, não comprometi. Acredito que se não tivesse me machucado, poderia ser diferente - comentou.
 

Após chegada de Marcelo Oliveira, Éverton Ribeiro pode ser reforço do Cruzeiro



Em alta entre as equipes brasileiras, o meia Éverton Ribeiro ganhou um motivo especial para acertar uma possível transferência para o Cruzeiro em 2013. Após o anúncio de que Marcelo Oliveira comandará a Raposa na próxima temporada, aumentam as chances de o jogador, que tem a confiança do técnico, seguir os mesmos passos. Segundo o empresário do atleta, Robson Ferreira, as conversas já ocorrem há algum tempo, mas ainda não há uma proposta oficial.
- O que tem é que o Cruzeiro tem interesse. Marcelo Oliveira confia no Everton, que também gosta muito do Marcelo. O interesse é real. Agora, temos que sentar para ver como se acerta.
Quem também está na briga pelo jogador é o Santos, que já fez uma proposta. O meia tem contrato com o Coritiba até 31 de dezembro 2013, e os direitos econômicos estão divididos entre o clube paranaense (60%) e o empresário do atleta (40%). Mas ao que tudo indica, Éverton não deve permanecer no Coxa.
- Tenho uma proposta oficial do Santos. O clube fez a proposta, e aceitamos. Já acertamos isso daí. Falta eles acertarem com o Coritiba. O Cruzeiro ainda não fez uma proposta. Já conversamos, existem alguns números. Vamos compor para ver como se acerta. Penso na carreira para o jogador. Esses clubes que conversamos vêm de encontro com a carreira do jogador. Passa pelo interesse do atleta. Vamos ver os rumos.
 


Empresário de Fernando Prass nega que Palmeiras tenha sondado o goleiro


Sofrendo com problemas financeiros, o Vasco vê o seu goleiro titular, Fernando Prass, envolvido em especulações de transferência. Recentemente, o Palmeiras surgiu como possível destino para o jogador, mas o seu empresário, Paulo Roberto, negou que já tenha sido feito qualquer contato:
- Eu não soube de nada envolvendo dirigentes do Palmeiras. Ninguém me procurou até o momento do clube. Este momento existe muita especulação por parte da imprensa. Estamos tentando resolver a situação com o Vasco - disse, em entrevista à Rádio Brasil.
Paulo Roberto, no entanto, confirmou que o goleiro recebeu sondagens, e citou o constante atraso de salários no Cruzmaltino:
- O que posso falar é que sondagens que sempre acontecem no final de temporada. O Fernando Prass é um excelente profissional e atrai a atenção de grandes clubes. Até o momento, não existe nada de concreto, pois ele tem contrato como Vasco até o fim de 2014. O Vasco vive problemas com salários, mas acredito no presidente Roberto Dinamite para trabalhar visando acabar com isso. Por conta disso, não existe nada de concreto até agora.
 

Kalil provoca o Cruzeiro e prevê supremacia do Galo nos próximos anos


A conquista do vice-campeonato Brasileiro e da vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores deixou o Atlético-MG em clima de muita eurofia. Nas palavras do presidente Alexandre Kalil, o momento vivido pelo alvinegro em comparação ao do rival Cruzeiro só deixa evidente a superioridade de um sobre o outro. E o dirigente vai além na provocação, ao mesmo tempo em que prega o respeito ao adversário: para ele, a Raposa deve se preparar para uma supremacia do Atético nos próximos anos. 
- Foi uma vitória comum do time melhor. Nós apanhamos dez anos porque o time era pior. Agora, o time é melhor. Eles se preparem para apanhar por dez anos. Agora, sem desrespeito nenhum, quando o Atlético-MG perdeu, os presidentes do Cruzeiro não desrespeitam ninguém. Eu quero tratar no mesmo nível que as coisas foram tratadas por lá - declarou.
Até hoje, a lembrança da goleada histórica por 6 a 1 do Cruzeiro sobre o Atlético, na última rodada do Brasileiro de 2011, que livrou a Raposa do rebaixamento, se mantém na lembrança de muitos torcedores, e com o mandatário não é diferente. Por isso, ele garante que a partir de agora o Galo deve colher o que vem plantando. 
- Aquele 6 a 1 custou caro demais para eles. Vão pagar esses 6 a 1 por muitos e muitos anos. É uma boa hora para se lembrar o que falei quando fui candidato à reeleição. Eu plantei muito no Atlético-MG e vou começar a colher. Se não foi uma safra de outro mundo, foi uma boa safra. Então, é o seguinte, estamos colhendo o que plantamos - disse.
 

Marcelo Oliveria é confirmado como novo técnico do Cruzeiro


Confirmando o que vinha sendo especulado pela imprensa, o Cruzeiro confirmou que Marcelo Oliveira será o seu técnico em 2013. Oliveira esteve reunido com o presidente da Raposa, Gilvan de Pinho Tavares, nesta segunda-feira, e acertou os últimos detalhes.
O contrato terá validade de um ano, e Marcelo fará a sua estreia no clássico contra o Atlético-MG, no dia 3 de fevereiro, no Campeonato Mineiro. O jogo também marcará a reabertura do Estádio Mineirão. O técnico dirigiu o Coritiba e o Vasco em 2012 e, desde antes do fim do Brasileirão, vinha sendo especulado no Cruzeiro. Ligado ao rival Atlético, Oliveira chegou a sofrer resistência da torcida, mas a direção celeste mesmo assim preferiu confirmá-lo como novo comandante.
 

Ronaldinho leva a Bola de Ouro da revista Placar e Neymar é alçado à categoria de "hors-concours"



A revista Placar anunciou, nesta segunda-feira, os vencedores de mais uma edição do prêmio Bola de Ouro, que contempla os melhores do Brasileirão, o artilheiro do campeonato e o artilheiro do Brasil no ano. Os grande laureados foram Ronaldinho Gaúcho que ganhou o prêmio de melhor jogador do campeonato, e Neymar, que foi alçado à categoria de hors-concours. Em sua 43ª edição, a Bola de Ouro segue com o tradicional esquema de dar notas às atuações dos jogadores para, no fim do campeonato, ver quem tem a maior média em cada posição.
Confira a seleção da Bola de Ouro:
Diego Cavalieri (Fluminense)
Marcos Rocha (Atlético-MG
Réver (Atlético-MG)
Leonardo Silva (Atlético-MG)
Carlinhos (Fluminense)
Paulinho (Corinthians)
Ralf (Corinthians)
Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG)
Zé Roberto (Grêmio)
Fred (Fluminense)
Lucas (São Paulo)
Prêmio Bola de Ouro: Ronaldinho (Atlético-MG)
Bola de prata de artilheiro: Fred (Fluminense)
Chuteira de ouro (maior goleador no ano): Neymar (Santos).
 

Ney Franco ressalta pontos fortes do Tigre e espera São Paulo em ritmo intenso na decisão

Todas as atenções do São Paulo estão voltadas para a decisão da Copa Sul-Americana, que começa nesta quarta-feira (05), contra o Tigre (ARG), no estádio de La Bombonera, em Buenos Aires. O técnico Ney Franco acredita que não há favoritismo no confronto e chama a atenção para algumas qualidades no adversário, sobretudo no aspecto ofensivo.  
- Não vejo que nosso time seja superior. Prefiro falar do Tigre. Vários jogadores deles têm 29 anos e são experientes. A média de altura é de 1,85m. Eles exploram muito bem isso, principalmente ofensivamente. Se quisermos o título, teremos de jogar muito - ressalta o comandante.
Ney Franco falou ainda sobre a decisão de poupar seus titulares na vitória sobre o Corinthians, no último domingo, pela última rodada do Brasileirão. 
- Foi positivo. Foram decisões acertadas. Corremos o risco, mas na quarta-feira nossa equipe estará inteira. Todos estarão com o tanque cheio – comemorou.
 

Paolo Guerrero embarca com o Corinthians, mas ainda é dúvida para o Mundial

Se o técnico Tite esperava que o clássico com o São Paulo, no último domingo, fosse o teste ideal para finalizar a preparação do Corinthians visando o Mundial de Clubes, nem tudo saiu conforme o planejado. Além da derrota para os reservas do rival, por 3 a 1, a lesão do peruano Paolo Guerrero ainda no primeiro tempo virou preocupação para a estreia do Timão no próximo dia 12, em Toyota, ainda sem adversário definido. Após exames, o atacante foi diagnosticado com um estiramento no ligamento colateral medial do joelho direito e não tem presença confirmada na partida. Porém, ele viaja com o grupo na madrugada desta terça.
A previsão para a recuperação é de 15 a 20 dias de tratamento. Por isso, o jogador já foi submetido a um trabalho intensivo, para que possa retornar aos gramados o mais rápido possível. Tite havia definido o peruano como homem de referência na área, à frente da linha formada por Douglas, Danilo e Emerson Sheik. Caso a formação não possa ser colocada em prática, o comandante terá que utilizar um jogador de velocidade, como Jorge Henrique, o que modificaria todo o planejamento tático que vinha sendo testado na reta final do Brasileirão. 
 

Bahia vence Atlético-GO e garante permanência na Série A


O Bahia se livrou de vez do fantasma do rebaixamento e a angústia da torcida tricolor, enfim, acabou. O esquadrão derrotou o time do Atlético-GO por 1 a 0, na tarde deste domingo, 02, no estádio Serra Dourada, em Goiás, em jogo válido pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, e garantiu a permanência na primeira divisão do futebol nacional.
Com o triunfo, o 11º em 38 jogos disputados, o tricolor baiano fecha o campeonato na 15ª posição, com 47 pontos ganhos, dois a mais que a Portuguesa - que também se livrou da degola com o empate em 0 a 0 com a Ponte Preta - e seis a mais que o time do Sport, que foi derrotado pelo rival Náutico por 1 a 0, nos Aflitos, e está rebaixado a Série B, se juntando a Palmeiras, Atlético-GO e Figueirense.
A partida desta tarde chegou a ser equilibrada, em alguns momentos, com boas oportunidades de gol para as duas equipes, sobretudo para o time baiano, que buscava a permanência na elite do futebol nacional diante do despretensioso Atlético-GO, que já havia sido rebaixado. O gol da vitória tricolor veio somente nos minutos finais da partida, aos 43 da segunda etapa, quando o atacante Rafael aproveitou vacilo da defesa adversária e garantiu o triunfo no Serra Dourada.
O jogo - O Bahia entrou em campo nesse domingo dependendo de suas próprias forças para assegurar a permanência na elite. Uma vitória seria muito bem-vinda, mas o empate já garantia o objetivo tricolor. Mas os primeiros minutos da partida mostravam que o jogo não seria fácil diante do time goiano, que mesmo jogando apenas para cumprir tabela, deu trabalho ao tricolor. Logo aos três minutos, após cruzamento na área e bate-rebate da defesa do Bahia, a bola sobrou com o meia Rayllan, que, após chutar forte, só não marcou porque o goleiro Lomba fez excelente defesa.
O Bahia respondeu à altura aos 21 minutos, quando o goleiro atleticano também foi exigido: depois de fazer boa jogada individual pela esquerda, o atacante Jones Carioca invadiu a área e chutou forte para a boa defesa de Márcio. Sem ficar atrás, um minuto depois, foi a vez do time goiano: após contra-ataque rápido, Dodó recebeu livre pela direita e, de fora da área, chutou cruzado. Bem postado, Lomba defendeu sem dar rebote.
O time baiano permanecia criando boas oportunidades, sobretudo nas bolas paradas com o volante Hélder, um dos destaque do primeiro tempo. Enquanto isso, o Atlético-GO esperava o adversário e investia nas jogadas de contra-ataque. Aos 34 minutos, um lance arrancou um "Uhhh" da torcida tricolor: após receber lançamento pela direita, Jones Carioca avançou em velocidade, invadiu a área, mas chutou pelo lado de fora da rede. Três minutos depois, após cobrança de falta de Hélder, o volante Fahel apareceu na área e, impedido, cabeceou com perigo, exigindo boa defesa do goleiro atleticano. A bola ainda tocou no travessão antes de sair para escanteio.
Na segunda etapa, o jogo começou menos movimentado, com as duas equipes procurando manter a bola nos pés. A primeira boa chance - desperdiçada - foi para o time da casa: aos oito minutos, após receber passe de Patric, o atacante Diogo Campos, meio perdido, mas livre dentro da área, se atrapalhou e, em vez de chutar, rolou a bola para trás. O problema é que nenhum companheiro aparaceu.
O time baiano também perdeu boa chance aos 22 minutos: Gabriel fez ótima jogada pela esquerda e deu um passe açucarado para Hélder, que, na cara do goleiro Márcio, pegou mal na bola e mandou por cima da meta. No Bahia, o técnico Jorginho tirou o volante Diones e colocou o meia Kleberson. O time goiano, que jogava com quatro voltantes, decidiu sacar um defensor: o volante Mahatma Gandhi deu lugar ao atacante Watthimem. As alterações, a princípio, não surtiram efeito.
O jogo ficou morno, com as duas equipes tentando administrar o resultado. Em outra mudança no Esquadrão, o meia Zé Roberto, que teve atuação apagada na partida, deu lugar ao atacante Rafael, aquele que seria o nome do jogo. O time baiano passou a ter mais posse de bola. Aos 43 minutos, o lance crucial: após um tremendo vacilo da defesa do Atlético-GO, que não fez boa apresentação no jogo, Rafael aproveitou, driblou o goleiro Márcio e abriu o marcador: 1 a 0 Bahia. Antes mesmo do jogo acabar, a torcida tricolor presente no Serra Dourada já comemorava a permanência do time na primeira divisão, fato que se concretizou com o apito final do árbitro  Leandro Pedro Vuaden.

Coritiba vence o Figueirense na despedida de 2012


O Coritiba se despediu da temporada de 2012 com uma vitória por 3×0 sobre o Figueirense, na tarde deste domingo (02), pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Everton Ribeiro (2) e Dênis Neves, a temporada fica marcada como a que o Coxa mais entrou em campo, 76 vezes no total. Com o resultado, o Verdão chegou à 13ª colocação da competição, em um ano que foi Tricampeão Paranaense, novamente finalista da Copa do Brasil e disputou a Copa Sul-Americana.

Para o confronto deste domingo, o técnico Marquinhos Santos aproveitou para observar alguns atletas já pensando em 2013. Vanderlei, Victor Ferraz, Escudero, Bonfim e Dênis Neves; Junior Urso, Gil, Robinho, Lincoln, Everton Ribeiro e Deivid iniciaram o jogo.

Sob de muita chuva, ficou difícil a bola rolar nos primeiros minutos de partida. Mas o time do Coxa era quem estava em cima. Aos dois minutos, Lincoln arriscou de longe, por cima. Aos sete foi a vez de Gil emendar uma bomba de primeira, também por cima, e criar chance para o Coritiba.

Mas foi aos nove minutos que o gol saiu. Devido ao campo molhado, Robinho precisou levantar a bola, antes de cruzar na medida para Everton Ribeiro cabecear sem chances ao goleiro Tiago Volpi. Coxa 1×0.

Aos 15′, o Figueira assustou. Willian Pottker recebeu na frente do gol, Vanderlei saiu bem, mas o atleta do time catarinense mandou para fora. A chuva deixou poças no gramado e por isso tocar a bola ficou praticamente impossível, mas o time do Coxa ia se virando. Aos 25′, Everton Ribeiro cobrou falta, Escudero desviou e Deivid tentou a finalização, mas o goleiro adversário fez a defesa.

Aos 30′ Deivid foi mais preciso. Ele recebeu cruzamento de Robinho e desviou com perigo, mas Tiago Volpi se esticou todo para fazer a defesa. Aos 35′ Deivid retribuiu a gentileza a Robinho, tocou de cabeça e o meia mandou uma bomba, que subiu, mas passou perto do gol do Figueirense. Para encerrar o primeiro tempo, Lincoln recebeu dentro da área e a zaga dos alvinegros afastou praticamente em cima da linha.

As duas equipes voltaram sem mudanças para o segundo tempo de partida. A chuva diminuiu a intensidade e em poucos minutos já ficava mais fácil a bola rola no gramado. Enquanto a drenagem trabalhava para o campo ficar melhor, o Coxa seguiu em cima. Logo aos quatro, Everton Ribeiro serviu Robinho, que bateu cruzado e Volpi fez a defesa.

Logo o Coxa conseguiu chegar ao segundo. Robinho fez boa jogada e passou para Dênis Neves, invadir a área e bater cruzado, ampliando o marcador no Couto Pereira. Coritiba 2×0.

Um minuto depois o Coxa quase fez mais um. Everton Ribeiro puxou contrataque, mas arriscou de longe e a bola passou perto, rasteira, do lado esquerdo do gol. Em seguida, Ruidiaz entrou na equipe no lugar de Lincoln e já aos 32′ Roberto entrou no lugar de Deivid. Por último Willian Leandro entrou na equipe no lugar de Victor Ferraz.

Aos 41′, o Figueirense chegou com perigo. Willian Pottker invadiu a área e bateu forte, assustando Vanderlei. Logo em seguida, aos 42′, o Coxa fez o terceiro. Ruidiaz arriscou de longe, o goleiro rebateu e Everton Ribeiro aproveitou o rebote para fazer o segundo dele na partida. Coritiba 3×0.

Com o resultado o Coritiba chega a 48 pontos e ainda sobe uma colocação na classificação geral, ficando em 13º lugar. A partir desta segunda-feira, os atletas entram em férias e se reapresentam somente dia 03 de janeiro. O próximo compromisso alviverde será dia 21 de janeiro, diante do Operário, em Ponta Grossa, pela primeira rodada do Paranaense 2013.

Portuguesa fica no empate com a Ponte Preta e se livra do rebaixamento

Desta vez, a Portuguesa escapou. O público que compareceu em número razoável ao estádio do Canindé na tarde deste domingo saiu aliviado com o empate por 0 a 0, que evitou a volta da equipe rubro-verde à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Rebaixada no Paulista, a equipe da Lusa chegou a se ver em situação complicada no Nacional, mas ganhou certa tranquilidade ao bater o Internacional na penúltima rodada. Na jornada derradeira, bastava um empate, objetivo alcançado.
A equipe dirigida por Geninho jogou melhor no Canindé e terminou a competição com 45 pontos, na 16ª colocação, uma à frente do grupo dos degolados. A Ponte, com 48, ficou em 14º lugar e tem chance de disputar a Sul-Americana do ano que vem, dependendo do desenrolar da Copa do Brasil.
O jogo No primeiro tempo, a Portuguesa construiu sua superioridade no meio de campo. Boquita e Léo Silva se apresentavam com frequência e faziam a bola girar até chegar a Moisés e, especialmente, a Ananias, que se mexia muito bem e criava problemas para a defesa visitante.
As chances começaram a aparecer a partir dos 20 minutos. Na primeira, Moisés girou da meia-lua e bateu para fora. Na segunda, Rodriguinho concluiu mal depois de receber livre na área. Houve ainda um bom arremate de pé direito e um cabeceio de Ananias que deixaram a Portuguesa perto do gol.
Mas a bola não entrou em uma etapa inicial na qual a Ponte só chegou com mínimo perigo em batidas de escanteio. E, após o intervalo, o ritmo caiu bastante, o que fez Geninho acionar Diego Viana. De cabeça, já na metade do segundo tempo, o centroavante perdeu uma boaoportunidade.
Aos 25 minutos, chegou a notícia do gol do Náutico em cima do Sport, que praticamente livrou a Portuguesa do rebaixamento. A equipe tocou a bola e manteve a calma até o apito final, que foi dado pelo bandeira Roberto Braatz, no último jogo de sua carreira.
FICHA TÉCNICA 
PORTUGUESA 0 x 0 PONTE PRETA
Local: estádio do Canindé, em São Paulo (SP) 
Data: 2 de dezembro de 2012, domingo 
Horário: 17h (de Brasília) 
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) 
Assistentes: Roberto Braatz (PR) e Guilherme Dias Camilo (MG) 
Público: 5.739 pagantes 
Renda: R$ 82.260,00 
Cartões amarelos: Marcelo Cordeiro (Portuguesa); Cicinho e Tiago Alves (Ponte Preta) 
Cartão vermelho: Gustavo (Portuguesa)
PORTUGUESA: Dida; Luís Ricardo, Gustavo, Rogério e Marcelo Cordeiro (Valdomiro); Ferdinando, Léo Silva, Boquita e Moisés (Zé Antonio); Ananias e Rodriguinho (Diego Viana) 
Técnico: Geninho.
PONTE PRETA: Edson Bastos; Wendel Santos, Cleber, Tiago Alves e João Paulo; Baraka, Renê Júnior, Cicinho e Uendel (Marcinho); Rildo e Giancarlo (Bruno Nunes) 
Técnico: Guto Ferreira.

Atlético-MG 3 x 2 Cruzeiro - Em jogo sofrido, Galo vence rival e termina na vice-liderança


O Atlético-MG encerrou o Campeonato Brasileiro com uma sofrida vitória sobre o rival Cruzeiro por 3 a 2, no Independência, na tarde deste domingo (02). Depois de sair na frente, com gol de Bernard, o time do técnico Cuca viu a Raposa virar com Martinuccio e Éverton, mas Leonardo Silva e Réver confirmaram a virada na segunda etapa. Com o resultado, associado ao empate do Grêmio com o Internacional, o Galo assegurou a vice-liderança no torneio, com 72 pontos, confirmando também a presença na fase de grupo da próxima Libertadores. Já o Cruzeiro, que ainda brigava pela sexta colocação na tabela, ficou em nono, com 52. 
FICHA TÉCNICA:
ATLÉTICO-MG 3 X 2 CRUZEIRO
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)
Data/Hora: 02/12/2012 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Paulo Cesar Oliveira (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
Público e Renda: 21.232 pagantes e R$ 753.000,00
Cartões amarelos: Pierre (CAM), Anselmo Ramon (CRU), Thiago Carvalho (CRU), Marcos Rocha (CAM), Ronaldinho (CAM) e Charles (CRU)
Cartões vermelhos: Tinga, 8'/2ºT (CRU), Leandro Donizete, 8'/2ºT (CAM) e Anselmo Ramon, 43'/2ºT (CRU)
GOLS: Bernard, 5'/1ºT (1-0), Martinuccio, 46'/1ºT (1-1), Everton, 5'/2ºT (1-2), Leonardo Silva, 14'/2ºT (2-2) e Réver, 29'/2ºT (3-2)
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Richarlyson (Triguinho, 45'/2ºT); Pierre, Leandro Donizete, Guilherme (Neto Berola, 7'/2ºT), Ronaldinho (Serginho, 31'/2ºT) e Bernard; Jô. Técnico: Cuca
CRUZEIRO: Fábio, Ceará, Leandro Guerreiro, Thiago Carvalho e Everton (Souza, 37'/2ºT); Charles, Marcelo Oliveira, Tinga e Montillo (Elber, 42'/2ºT); Anselmo Ramon e Martinuccio (Wellington Paulista, 37'/2ºT). Técnico: Celso Roth.
 

Grêmio 0 x 0 Internacional - Em Grenal confuso, rivais não saem do zero



Num jogo bastante confuso e com três expulsões, Grêmio e Internacional não saíram do 0 a 0 na última partida disputada no Estádio Olímpico. O resultado foi péssimo para o Tricolor porque o Atlético-MG venceu o seu jogo e jogou o Imortal para o terceiro lugar na tabela, com 71 pontos. Por isso, o Grêmio terá que jogar a fase prévia da Libertadores em 2013.
Para o Internacional, ficou o gostinho de atrapalhar o maior rival na despedida de casa. Na tabela, o Colorado termina o ano na 10ª colocação, com 52 pontos.
FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 0 X 0 INTERNACIONAL
Local: Olímpico, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 2/12/2012 – 17h (de Brasília)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (Fifa-SC) Ivan Carlos Bohn (PR)
Renda/Público: Não divulgados.
Cartões amarelos: André Lima (GRE); Fred e Renan (INT)
Cartões vermelhos: Muriel, 2'/2°T (INT), Leandro Damião, 13'/2ºT (INT) e Saimon, 52'/2ºT (GRE)
GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Werley (Saimon, 32'/1ºT), Naldo e Anderson Pico (Leandro, 17'/2ºT); Fernando (Marquinhos, 22'/2ºT), Souza, Léo Gago, Elano e Zé Roberto; André Lima – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
INTERNACIONAL: Muriel, Edson Ratinho (Renan, 4'/2ºT), Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Ygor, Josimar, Guiñazu, Fred (Cassiano, 17'/2ºT e depois Folrán 42'/2ºT) e D'Alessandro; Leandro Damião – Técnico: Osmar Loss.
 

São Paulo 3 x 1 Corinthians – Reservas do Tricolor despacham titulares do Timão às vésperas do Mundial de Clubes



Com a equipe totalmente reserva, o São Paulo surpreendeu o Corinthians poucos dias antes de o Timão embarcar para o Japão em busca do título do Mundial de Clubes. Na tarde deste domingo (02), na rodada de encerramento do Campeonato Brasileiro, o Tricolor saiu atrás no marcador, após ver o peruano Paolo Guerrero balançar as redes, mas buscou a virada com gols Douglas e Maicon (duas vezes). Com o resultado, o time do técnico Ney Franco termina a competição em quarto lugar, com 66 pontos. Já o Corinthians ficou em sexto, atrás do Vasco, com 57.
Ganso brilha e Tricolor busca virada; Timão tem gol mal anulado
Os reservas do São Paulo sentiram já nos primeiros minutos a habitual pressão do rival na saída de bola. No cruzamento da direita de Ralf na segunda trave, o peruano Paolo Guerreiro apareceu para cabecear no contrapé do goleiro Denis e por muito pouco não balançou as redes, aos cinco minutos. E o panorama inicial levou ao que já vinha sendo esperado após o início inseguro da defesa tricolor. Aos 12, o Timão se aproveitou do erro de João Filipe na saída de bola, Guerrero pegou a sobra, tirou de Edson Silva e bateu cruzado à direita de Denis, abrindo o placar.
Mas a resposta do São Paulo foi quase imediata. Dois minutos depois, Ganso deu um toque de categoria para Douglas, que saiu por trás da zaga e não desperdiçou a chance de igualar o marcador. Depois do lance, o São Paulo ficou mais à vontade em campo, até que, aos 24, veio a virada. Na troca de passes de Ganso com Maicon, o segundo recebeu na entrada da área, bateu de pé esquerdo e fez um golaço, no ângulo direito de Cássio. Na sequência, quase veio o empate do Timão. Guerrero mandou uma bomba, mas Denis evitou com uma das mãos.
O técnico Tite foi obrigado a trocar Guerreiro por Jorge Henrique aos 41, já que o titular reclamou de dores no joelho. Ainda houve tempo de Douglas disparar um foguete que passou raspando a trave direita de Denis. E da arbitragem anular um gol legal do Timão. Mais uma vez em jogada do camisa 10 corintiano, Jorge Henrique completou quase dentro do gol, mas o bandeira assinalou um impedimento inexistente do atacante.
Tricolor volta melhor, Timão fica com um a menos e Maicon sela a vitória
Os primeiros dez minutos da segunda etapa foram de total monotonia. Depois da saída de Guerrero, a preocupação do lado alvinegro em perder atletas para o Mundial ficou nítida, fazendo com o que o ritmo da equipe diminuísse. Do outro lado, Henrique Miranda pediu para ser substituído, levando Ney Franco a mandar Ademilson para campo. Com isso, Cícero passou a auxiliar o apoio pela lateral-esquerda.
Só aos 12 aconteceu um lance de perigo, em bola parada. Em cobrança de falta próxima à área, Douglas bateu com perigo, mas Denis fez bela defesa. A situação piorou para o Timão quando Jorge Henrique cometeu falta em Casemiro e tomou o cartão vermelho. Com um a menos, o Timão até mostrou um pouco menos de apatia e correu atrás do empate. Mas um vacilo de Wallace enterrou as esperanças de uma reação.
Ao receber um passe, o zagueiro furou e Maicon, em tarde inspirada, avançou livre pela direita para mandar uma bomba, sem chances para o goleiro Cássio. Desarrumado em campo, o alvinegro viu o rival chegar com perigo duas vezes, para o delírio da torcida tricolor presente no Pacaembu. De fora da área, Douglas arriscou chute forte e parou na defesa de Cássio. Pouco depois, Ademilson apareceu no contra-ataque com liberdade, mas foi cortado. Agora, com moral, o Tricolor inicia a decisão da Copa Sul-Americana contra o Tigres (ARG), a partir da próxima quarta-feira, em Buenos Aires.
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 3 X 1 CORINTHIANS
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/hora: 2/12/2012, às 17h (horário de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Braghetto
Assistentes: Rogério Pablo Zanardo (SP) e Bruno Salgado Rizo (SP)
Renda/Público: R$ 403.275,00 / 22.436 pagantes
Cartões Amarelos: Douglas, Willian José, Maicon, Edson Silva (SAO); Douglas, Sheik (COR)
Cartões Vermelhos: Jorge Henrique, aos 23'/2ºT (COR); Willian José, aos 45/'2T (SAO)
Gols: Guerrero, aos 12'/1ºT (0-1); Douglas, aos 14'/1ºT (1-1); Maicon, aos 23'/1ºT (2-1); Maicon, aos 31'/2ºT (3-1)
SÃO PAULO: Denis, Lucas Farias (Cañete - 16'/2ºT), João Filipe, Edson Silva e Henrique Miranda (Ademilson - 8'/2ºT); Casemiro, Douglas, Maicon (João Schimidt - 38'/2ºT) e Ganso; Cícero e Willian José. Técnico: Ney Franco.
CORINTHIANS: Cássio, Alessandro (Martínez - 19'/2ºT), Wallace, Chicão e Fábio Santos; Ralf e Paulinho; Douglas, Danilo (Edenílson - 33'/2ºT) e Emerson Sheik; Guerrero (Jorge Henrique - 40'/1ºT). Técnico: Tite.
 

Fluminense 1 x 2 Vasco - Éder Luis faz 2 e Cruzmaltino termina o ano com vitória



O Vasco venceu o Fluminense por 2 a 1, neste domingo (02), no Engenhão, pela última rodada do Brasileirão. O Tricolor jogou com todo o time reserva, porque já havia garantido o título da competição e fechou o campeonato com 77 pontos. O Cruzmaltino, por sua vez, chegou aos 58 pontos e terminou o ano na 5ª colocação.
Os gols do Vasco foram marcados por Éder Luis, aos 25 e aos 34 minutos do segundo tempo, enquanto Carleto diminuiu para o Flu, de pênalti, aos 40 da etapa final.
FICHA TÉCNICA
FLUMINENSE 1 X 2 VASCO
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 2/12/2012 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Grazianni Maciel Rocha (RJ)
Auxiliares: Lilian da Silva Fernandes Bruno (RJ) e Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ)
Renda/Público: R$ 195.940,00 / 5.470 pagantes
Cartões amarelos: Carleto (FLU) e Abuda, Renato Silva, Auremir, Douglas (VAS)
GOLS: Eder Luis 26'/2ºT (0-1), Eder Luis 35'/2ºT (0-2) e Carleto 40'/2ºT (1-2)
FLUMINENSE: Ricardo Berna, Bruno (Igor Julião 16/2ºT), Digão, Elivélton e Carleto; Valencia, Diguinho, Fábio Braga (Michael, aos 27'/2ºT) e Higor (Biro Biro 33'/2ºT); Marcos Júnior e Samuel. Técnico: Abel Braga.
VASCO: Alessandro, Auremir, Douglas, Renato Silva e Thiago Feltri (Fabrício 10'/2ºT); Abuda, Max, Jhon Cley (Renato Auguso 27'/2ºT) e Marlone (Dakson 20'/2ºT); Eder Luis e Romário. Técnico: Gaúcho.
 

Náutico 1 x 0 Sport - Timbu vence e rebaixa o rival



O Náutico venceu o Sport por 1 a 0, neste domingo (02), pela última rodada do Brasileirão, e rebaixou o seu rival para a Série B. Para escapar da degola, o Leão da Ilha precisava vencer o clássico e torcer por uma derrota da Portuguesa ou do Bahia, mas nenhum dos resultados aconteceu.
O gol da vitória foi marcado por Araújo, aos 19 minutos do segundo tempo. Com a vitória, o Timbu fecha o ano na 12ª posição, com 49 pontos, enquanto o Sport ficou na 17ª colocação, rebaixado com 41 pontos.
FICHA TÉCNICA
NÁUTICO 1 X 0 SPORT
Local: Aflitos, Recife (PE)
Data/hora: 2/12/2012 - 17h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (Fifa-RJ)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (Fifa-RJ) e Rorigo F. Henrique Corrêa (RJ)
Renda/Público: R$ / 20.100 presentes
Cartões Amarelos: Alemão (NAU); Aílson, Gilberto e Hugo (SPT)
Cartões Vermelhos: Não houve
GOLS: Araújo, aos 19'/2ºT (1-0)
NÁUTICO: Felipe; Patric, Alison, Alemão e Douglas Santos; Elicarlos (Ronaldo Alves - Intervalo), Souza (Dimba - 43'/2ºT), Araújo e Rhayner (Dadá - 27'/2ºT); Rogério e Kieza. Técnico: Alexandre Gallo.
SPORT: Saulo (Matheus - 16'/2ºT); Cicinho (Willians - 22'/2ºT), Aílson, Diego Ivo e Reinaldo; Tobi, Moacir e Hugo; Felipe Azevedo, Gilsinho (Henrique - 22'/2ºT) e Gilberto – Técnico: Sérgio Guedes.
 

Flamengo 2x2 Botafogo – Rubro-negros e Alvinegros se despedem de 2012 com um empate animado

Nada se esperava do clássico carioca que encerrou a temporada de flamenguistas e botafoguenses. Os rivais já tinham seus destinos definidos há muito tempo, e entraram em campo sem vários de seus titulares. Entretanto, a partida acabou sendo bem disputada e animada, principalmente devido ao gás que a garotada dos dois times impuseram no gramado. O empate fez com que o Flamengo terminasse o campeonato na 11ª posição, com 50 pontos. Já o Botafogo não possui certeza quanto a sua colocação final. O time de General Severiano está em sexto lugar, mas pode cair até para a oitava posição. O Glorioso termina esse Brasileirão com 55 pontos.
Os dois times entraram de férias depois deste sábado, e só voltam a jogar em 2013, no Campeonato Carioca. O Flamengo enfrentará o Quissamã, no dia 19 de janeiro, às 17h, no Engenhão. Enquanto que o Botafogo atuará contra o Duque de Caxias, no dia 20, às 19:30h, também no Engenhão.
Jogadores da base fazem o clássico ficar interessante.
Com times recheados de garotos querendo mostrar serviço, o jogo no primeiro tempo acabou sendo equilibrado e muito corrido. A equipe que começou melhor foi o Botafogo. Aos quatro mintuos, Seedorf deu bonito passe para o garoto Sassá fazer o gol. O jovem atacante estava fazendo a sua estréia como titular do Glorioso, e o gol foi o primeiro como profissional.
Aos poucos a garotada do Flamengo começou a se impor. O empate aconteceu ainda na etapa inicial. Aos 32 minutos, Wellington Silva cruzou pela direita e Nixon fez um bonito gol. Como Sassá, esse também foi o primeiro gol de Nixon como profissional.
Equilíbrio no adeus a 2013.
O craque Seedorf saiu logo no primeiro minuto da segunda etapa devido a um incômodo na parte posterior da coxa direita. Mesmo assim, o Botafogo novamente desempatou a partida rapidamente. Aos três minutos, Lima cruzou rasteira e Vitor Júnior fez o gol.
Apesar de ter sofrido o gol, o Rubro-negro não se abalou. Logo depois, aos dez minutos, Wellington Silva cruzou para Wagner Love, que fez bonita jogada e empatou o clássico, novamente.
O jogo foi se arrastando até o final. O Flamengo teve mais oportunidades, mas não as converteu. Ao término da partida, mesmo com uma atuação decente das duas equipes, as duas torcidas reclamaram muito das equipes e sairam do Engenhão com esperanças de ver times melhores em 2013.
Escalações:
Flamengo: Paulo Victor, Wellington Silva, Renato Santos, Marcos González, Ramon, Amaral, Víctor Cáceres, Mattheus (Hernane), Adryan (Wellington Bruno), Vagner Love, Nixon (Paulo Sérgio). Téc: Dorival Júnior.
Botafogo: Renan, Lennon (Cidinho), Brinner, Fábio Ferreira, Lima, Gabriel (Renato), Jadson, Fellype Gabriel, Seedorf (Vitor Júnior), Lodeiro, Sassá. Téc: Oswaldo de Oliveira.
 

Santos 3 x 1 Palmeiras - Neymar faz dois e Peixe fecha o ano com boa vitória sobre o Verdão



Encerrando a atual edição do Campeonato Brasileiro, o Santos venceu o Palmeiras por 3 a 1 na noite deste sábado (01), na Vila Belmiro, e garantiu os 53 pontos na tabela. Com o resultado, o time de Muricy Ramalho pode terminar a competição no máximo em oitavo lugar. Maikon Leite acertou belo chute cruzado abrindo o placar no primeiro tempo, mas Neymar brilhou na sequência, dando assistência para Victor Andrade e marcando dois gols, um deles de pênalti, que garantiram a vitória alvinegra.
O Verdão, por sua vez, se despede do torneio na 17º colocação, com 34 pontos, e uma marca negativa: além de rebaixado, o time teve 22 derrotas no Brasileiro e 28 no ano, novo recorde na história do clube.
FICHA TÉCNICA
SANTOS 3 X 1 PALMEIRAS
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Data/horário: 2/12/2012, às 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Guilherme Ceretta de Lima (SP)
Auxiliares: Carlos Augusto Nogueira Jr (SP) e João Bourgarber Nobre Chaves (SP)
Renda/Público: R$ 275.695,00/ 11.641 pagantes
Cartões Amarelos: Alan Santos e Román
Cartões Vermelhos: Román (21'/1T) e Alan Santos (10'/2T)
Gols: Maikon Leite, aos 4'/1T (0-1), Victor Andrade, aos 12'/1T (1-1), Neymar, aos 22'/1T (2-1) e Neymar, aos 39'/1T (3-1)
SANTOS: Rafael; Bruno Peres, Bruno Rodrigo, Durval e Juan; Alan Santos, Arouca (Gerson Magrão - 10'2T), Felipe Anderson; Patito (Geuvânio - 39'/2T), Neymar e Victor Andrade (Miralles - 31'2T). Técnico: Muricy Ramalho.
PALMEIRAS: Raphael Alemão; Artur, Maurício Ramos, Román, Juninho, Correa, Márcio Araújo, Bruno Dybal (Diego Souza - 29'/2T); Mazinho (Luiz Gustavo - intervalo), Maikon Leite (Vinicius - 23'/2T) e Barcos. Técnico: Gilson Kleina.