Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Santos teme pré-contrato e inicia negociação com Borges para renovação

Artilheiro da Brasileiro em 2011, Borges não tem sido titular do Santos em 2012. Foto: Erik Salles/Futura Press
Artilheiro da Brasileiro em 2011, Borges não tem sido titular do Santos em 2012.

O Santos já age diante da possibilidade de perder Borges, com contrato até 31 dezembro deste ano. O clube confirma ter procurado o agente do jogador, Márcio Rivellino, para adiantar as negociações de extensão do vínculo e teme que o jogador, atualmente reserva, assine um pré-contrato com outra equipe, fato que poderá ocorrer a partir de 30 de junho.
"O contrato dele termina no fim do ano e sabemos que tão logo poderá assinar um pré-contrato. Por isso tivemos uma reunião com o procurador dele. Existe o interesse de ambas as partes, mas agora é questão de negociar valores e tempo de contrato", disse Odílio Rodrigues, vice-presidente do clube.
O dirigente acredita que o Santos não enfrentará um possível pedido de saída do jogador, atualmente na reserva de Alan Kardec. Recentemente, Muricy Ramalho admitiu ter recebido sondagem do Palmeiras por Borges, através de Felipão, mas afirmou que não liberaria o jogador.
"É difícil falar sobre hipóteses. O Santos jamais forçaria um jogador a permanecer, respeitamos a opinião deles desde que preservem os interesses do clube. No Borges não notamos isso, tem bom ambiente, é importante, não consigo imaginar essa situação", explicou.
No Santos, Borges ganha cerca de R$ 350 mil, sendo parte paga pelo Grêmio, seu ex-clube. O atacante ainda foi artilheiro do último Campeonato Brasileiro, com 22 gols, e perdeu a condição de titular na semifinal do Paulista, diante do São Paulo.

Presidente do Cruzeiro admite perder Alex Silva até fim do ano

Por pedido de Celso Roth, Cruzeiro admite que procura novo zagueiro com lesão de Alex Silva. Foto: Celio Messias/VIPCOMM/Divulgação
Por pedido de Celso Roth, Cruzeiro admite que procura novo zagueiro com lesão de Alex Silva.

Contratado recentemente pelo Cruzeiro, o zagueiro Alex Silva disputou apenas três jogos com a camisa alviceleste. No domingo, o defensor sofreu uma lesão no joelho esquerdo aos 3min de partida contra o Atlético-GO, em Uberlândia, e teve que ser substituído pelo uruguaio Victorino.
O médico Sérgio Freire Junior limitou-se a dizer que o atleta torceu o joelho e preferiu esperar um exame de imagem que será realizado nesta segunda-feira para dar detalhes sobre a contusão.
"O Alex teve uma entorse no joelho esquerdo. Na hora é difícil fazer uma avaliação precisa. Temos muitas possibilidades. Uma delas é o de rompimento dos ligamentos. Temos que pegar e olhar o Alex Silva com calma para verificar as possibilidades. Faremos uma reavaliação e um exame de ressonância", explicou o médico.
No entanto, o presidente do Cruzeiro, Gilvan Tavares, já adianta que Alex Silva possivelmente não joga mais em 2012 e, por isso, terá que contratar outro zagueiro para a disputa do Campeonato Brasileiro.
"Ele (Celso Roth) havia pedido para a gente um zagueiro e agora perdemos o Alex Silva provavelmente para o restante da temporada, porque a contusão dele é complicada, é joelho, ligamento. Não sei quando ele volta a jogar, então a gente vai precisar de mais um zagueiro, de qualquer forma precisa deste zagueiro", afirmou em entrevista à Rádio Estadão/ESPN.
Na carreira, Alex Silva convive com lesões nos joelhos. Em 2007, o defensor sofreu rompimento dos ligamentos cruzado anterior e colateral medial do joelho direito que o afastou do futebol por mais de seis meses.
Já no ano passado, quando defendia o Flamengo, teve um estiramento no ligamento do joelho durante o clássico diante do Vasco da Gama e ficou afastado dos gramados por 15 dias.

Milan acerta contratação de promessa cruzeirense para 3º goleiro

Gabriel foi campeão do Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira. Foto: Vipcomm/Divulgação
Gabriel foi campeão do Mundial Sub-20 pela Seleção Brasileira.

O goleiro Gabriel, ex-Cruzeiro, vai assinar nesta terça-feira com o Milan e passará a ocupar o posto de terceiro goleiro da equipe italiana no lugar de Flavio Roma. As informações são da agência Ansa.
Antes disso, no entanto, o brasileiro, 19 anos, passará pelo departamento médico do clube italiano para realizar exames. Gabriel foi goleiro da Seleção Brasileira Sub-20 que venceu o Mundial da categoria. Ele reivindicava um aumento de salário no Cruzeiro, que não foi concedido.
No último sábado, a imprensa italiana noticiou que o Milan poderia pagar 300 mil euros pelos direitos do jovem goleiro. Por sua vez, o presidente do time mineiro, Gilvan Tavares, afirmou que o valor que será pago "é um pouco maior do que esse".

Alex Silva fará ressonância na quarta para saber gravidade da lesão

Alex Silva atuou em apenas três partidas com a camisa do Cruzeiro desde que assinou pelo clube. Foto: Washington Alves/ Vipcomm/Divulgação
Alex Silva atuou em apenas três partidas com a camisa do Cruzeiro desde que assinou pelo clube.

O médico do Cruzeiro, doutor Sérgio Freire Júnior, afirmou nesta segunda-feira que o zagueiro Alex Silva fará uma ressonância magnética na quarta, para examinar a gravidade da lesão em seu joelho esquerdo. O jogador sofreu uma entorse no joelho na partida de domingo, quando o Cruzeiro estreou no Brasileiro contra o Atlético-GO. Ele deixou a partida aos 17min do primeiro tempo.
Freire afirmou que é necessário esperar alguns dias após a entorse, para que não haja alterações nos exames de imagem, em função do inchaço do local. Não foi descartada a possibilidade de ruptura de ligamentos.
"Em casos de entorse, precisa esperar uns três dias para fazer os exames, para a fase aguda passar. Se fizer de imediato, pode ter algumas alterações. Então, na quarta, devemos fazer a ressonância e constatar o que houve. Há a possibilidade de rompimento, mas tem que esperar para dar o parecer", afirmou.
Alex Silva realizava apenas sua terceira partida com a camisa do Cruzeiro. O atleta não chegou a tempo de disputar o Campeonato Mineiro e, antes do empate sem gols com o Atlético-GO em Uberlândia, só entrou em campo pela Copa do Brasil, nos dois jogos contra o Atlético-PR.

Tinga e Willian Magrão serão peças de confiança para Roth

Depois de muito tempo no Inter, Tinga foi para o Cruzeiro, onde reencontrou ex-técnico. Foto: Alexandre Lops/Internacional/Divulgação
Depois de muito tempo no Inter, Tinga foi para o Cruzeiro, onde reencontrou ex-técnico.

Os dois mais novos contratados para o elenco cruzeirense, Tinga e Willian Magrão, têm a confiança de seu novo treinador, Celso Roth. O técnico trabalhou com os dois em anos recentes, no Grêmio e no Internacional.
Tive o prazer de trabalhar com os dois. Trabalhei com o Willian (Magrão) no Grêmio e o Tinga no Grêmio e no Inter. Eu e o Tinga estamos nos reencontrando aqui no Cruzeiro. Trabalhei com ele quando tinha 19 anos, ele era um meia direita. Então, eu tenho uma compreensão muito grande com ele. O Willian foi efetivado conosco no Campeonato Brasileiro de 2008. Ele foi muito bem na ocasião. No ano seguinte, ele também era titular do Grêmio, se machucou, demorou a voltar a jogar, teve alguns problemas e, agora, está recuperando a sua forma", disse.
O comandante ainda conta o curioso caso de que Tinga, mesmo que tenha sido anunciado oficialmente após a contratação do técnico, não foi uma indicação sua, como Willian Magrão foi. Tudo o que ele e sua comissão técnica fizeram foi dar o avala final para c conclusão das negociações.
"O Tinga veio para nos ajudar, para somar e contribuir com o grupo. É importante termos opções no setor de meio de campo. Ele é interessante, porque quando chegamos aqui, as coisas já estavam encaminhadas. O que nós colocamos foi que concordávamos com o que já estava sendo feito pela diretoria. Indicação é quando pedimos um atleta ao presidente, ao diretor de futebol. Quando chegamos, a negociação entre Tinga e Cruzeiro estava fechada. O Willian foi um nome lembrado por mim", explicou.

Adriano inicia nova fase de recuperação e se vê próximo de volta


Adriano passará a usar bota ortopédica. Foto: Divulgação                                                                                             O atacante Adriano trocou o curativo na perna esquerda pela qual passou por cirurgia no tendão calcâneo. De acordo com a assessoria de imprensa do jogador, a evolução foi considerada positiva pelo médico José Luiz Runco, e o centroavante iniciará agora uma nova fase de recuperação.
Adriano tirou o gesso que estava usando e passará a andar com uma bota ortopédica, o que lhe permitirá apoiar o pé no chão. "Agora estou um passo mais próximo da minha volta aos gramados", disse o atacante.
Demitido por justa causa pelo Corinthians, Adriano tem feito a recuperação sob cuidados dos profissionais do Flamengo, clube que o revelou e time mais cotado a contratá-lo após o fim da recuperação. A expectativa é que o centroavante possa atuar a partir do segundo semestre.

Flamengo está de olho em Ramon, Ávine e Rafael Donato

Com poucas com chances como titular no Corinthians, Ramon pode ir para o Flamengo. Foto: Getty Images
Com poucas com chances como titular no Corinthians, Ramon pode ir para o Flamengo.

Depois de apresentar o volante Ibson, na manhã desta segunda-feira, a diretoria do Flamengo continua buscando reforços, principalmente para o setor defensivo, considerado o mais carente da equipe. Como o lateral esquerdo Júnior César parece estar fora dos planos de Joel Santana e foi liberado para negociar sua transferência, o clube da Gávea estaria interessado em Ramon, jogador que se destacou no Vasco em 2011, mas que não conseguiu se firmar no Corinthians.
O problema é que o Flamengo não tem dinheiro para investir na transação e quer Ramon por empréstimo. O Corinthians gostaria de receber uma indenização.
Uma alternativa para a posição seria Ávine, do Bahia, que não está sendo utilizado pelo técnico Falcão. O Flamengo tem boas relações com o clube baiano e pode trocar o jogador pelo goleiro Marcelo Lomba, que está emprestado ao clube de Salvador e tem prestígio junto à torcida.
Outro jogador do Bahia que interessa ao Flamengo é o zagueiro Rafael Donato, que vem se destacando na atual temporada. Os direitos de Donato pertencem ao Audax, clube que disputa a segunda divisão no Rio de Janeiro. O contrato do zagueiro com o Bahia será encerrado nos próximos dias, e o clube está tentando a renovação. No entanto, o seu empresário, o ex-lateral Cláudio Guadagno, já esteve na Gávea para conversar sobre a possível transferência do zagueiro.

Ibson é apresentado pelo Flamengo


Ibson volta para o clube que revelou para o futebol / Maurício Val/Vipcomm
"O bom filho à casa torna". Assim dizia a camisa que o novo contratado do Flamengo vestiu na manhã desta segunda-feira. Com direito a anúncio feito pela presidente Patricia Amorim, e atraso de mais de uma hora, o meia Ibson foi apresentado como o novo contratado do Flamengo, na Gávea, com status de grande astro. 

Visivelmente emocionado, o jogador vestiu a camisa 7, feita em sua homenagem, e declarou o seu amor ao clube que o revelou. “Estava com saudades”, foram as primeiras palavras que o meia disse ao receber o manto rubro-negro da mandatária.

Ibson assinou contrato com o Rubro-Negro por três temporadas. Ele é o grande reforço para o Campeonato Brasileiro e já deve fazer sua estreia no próximo sábado, no Engenhão, diante do Internacional. Na parte da tarde, ele treinará junto com o elenco, no Ninho do Urubu.

“Não deveria nem ter saído daqui. Falei com funcionários que conheço e me sinto em casa. Flamengo sempre foi isso: raça e vontade. Falei para o meu pai [empresário dele] que queria voltar e que podia assinar. Estava na hora”, afirmou o atleta.

Além da presidente rubro-negra, o vice de futebol Paulo Cesar Coutinho - responsável pela transação -, e o diretor executivo Zinho estiveram presentes na oficialização.

“Agradeço a todos que colaboraram para a vinda do Ibson. Sempre quis trazê-lo, e tenho certeza que será um grande sucesso”, destacou Patricia Amorim.

Para que a negociação fosse concretizada pela diretoria do Fla, dois jogadores foram cedidos ao Santos, ex-clube de Ibson. David Braz e Rafael Galhardo foram para o Peixe, onde inclusive já atuaram, no último domingo, em jogo contra o Bahia, válido pela primeira rodada do Brasileirão.

Dirigente do Galo assegura a contratação de Jô


Nesta segunda-feira, o diretor de futebol do Galo, Eduardo Maluf, assegurou que o atacante Jô está contratado pelo Atlético/MG, mas o dirigente não quis revelar os detalhes da negociação com o Internacional. 

"Em relação ao Jô, como o Cuca já havia dito, eu digo que foi contratado pelo Atlético. Chegará para reforçar nosso elenco. Contudo, eu não posso dar mais detalhes da vinda dele. Isso eu só vou falar quando ele for apresentado. Então, ficará tudo esclarecido para vocês", disse Maluf.


O dirigente ainda disse que o atacante é esperado no Atlético nesta semana para a realização do exame médico e assinatura do contrato. "Não sei se o Jô está em Porto Alegre. Mas ainda esta semana ele irá fazer os exames médicos padrões e assinará conosco", comentou o diretor.

Flamengo contrata o zagueiro Thiago Medeiros


Nesta segunda-feira, a diretoria do Flamengo fechou a contratação do zagueiro Thiago Medeiros, que estava no Madureira. O Flamengo comprou 50% dos direitos econômicos do jogador, de 20 anos de idade. 

No elenco, o treinador Joel Santana apenas com os zagueiros González, Welinton e o jovem Marllon. 

Vale lembrar que Medeiros é o quinto reforço do Flamengo para o Brasileirão. A princípio, Medeiros ficará no clube por empréstimo até o final do Campeonato Brasileiro.

Flamengo estaria perto de acertar com Juan, ex-Seleção


Se nesta segunda-feira (21) a torcida rubro-negra já pode comemorar o retorno do meia Ibson, outro nome que parece cada vez mais próximo de acertar é o zagueiro Juan, atualmente na Roma, da Itália.

Assim como no negócio com o Santos por Ibson, quando cedeu o jovem lateral Galhardo, o Flamengo deve se desfazer de mais uma promessa da Gávea para acertar com um atleta mais “rodado”. 

Pela liberação de Juan, o rubro-negro cederia por um ano ao Roma o meia Thomás. Caso a equipe italiana queira o jogador por mais tempo, terá de pagar um valor previsto em contrato.

Segundo o colunista Eduardo Peixoto, do blog Primeira Mão, o clube italiano já teria aceito a proposta e faltaria apenas o acordo entre Juan e Flamengo.

O zagueiro de 33 anos, no entanto, declarou anteriormente que ainda não era a hora de voltar, e que cumpriria seu contrato com a Roma, até a metade de 2013. 

Amanhã o jogador desembarca no Rio de Janeiro e a diretoria tentará convencê-lo a mudar de ideia. 

Leão minimiza polêmica no Twitter: "conheço o caráter do Jadson"

Leão comanda equipe do São Paulo em partida contra o Goiás, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Leão comanda equipe do São Paulo em partida contra o Goiás, pelas quartas de final da Copa do Brasil.

Em meio a todos os problemas que tem vivido no São Paulo, principalmente nas duas últimas semanas, a menor preocupação do técnico Emerson Leão é com aquilo que acaba sendo veiculado nas redes sociais sobre o trabalho dele. O comandante minimizou, nesta segunda-feira, a polêmica envolvendo o seu nome e o do meio-campista Jadson.
Na manhã desta segunda, Jadson reproduziu uma postagem de um torcedor são-paulino no Twitter, que xingava o treinador, questionando a postura dele em relação às sucessivas saídas do camisa 10 do time. Em entrevista à Rádio Estadão/ESPN, Leão preferiu minimizar o ocorrido e só pediu para que Jadson "ligue o alerta".
"O que eu acho é que o atleta tem que ser inteligente para não ser usado. Eu conheço o caráter do Jadson, quando algum atleta se sentir desprestigiado, sabotado, a porta é sempre aberta", declarou.
Leão também falou sobre a relação que mantém com o elenco do São Paulo, colocada em dúvida após a reprodução de Jadson na rede social - e reafirmou ter confiança nos jogadores, lembrando do "caso Paulo Miranda".
"Muito boa, muito legal e muito honesta. Na medida em que o atleta que tava escalado (e foi afastado) já voltou jogando, o tecnico já mostrou como age. Mostrei ao atleta e ao grupo que tenho alta consideração com os atletas profissionais. E como atletas profissionais, não como jogadores de bola".

Mesmo após derrota, Lucas recebe "carrão" de presente; veja foto

Lucas posa orgulhoso ao lado do Jeep Grand Cherokee. Foto: Eduardo Viana/Divulgação
Lucas posa orgulhoso ao lado do Jeep Grand Cherokee.

O meia-atacante Lucas recebeu um valioso presente nesta segunda-feira: um carro de luxo. Depois de manifestar a admiração pelo modelo, a Chrysler Group resolveu entregar um Jeep Grand Cherokee ao camisa 7 do São Paulo.
De acordo com a montadora, o presente a Lucas se deu para "se aproximar de expoentes do esporte nacional, de olho na Olimpíada de Londres e na Copa do Mundo de 2014". O meia-atacante são-paulino é nome frequente nas convocações de Mano Menezes para a Seleção Brasileira e também está incluído na pré-lista da equipe Sub-23 para os Jogos.
Neste domingo, Lucas não conseguiu ajudar o São Paulo a estrear com vitória no Campeonato Brasileiro. No Engenhão, no Rio de Janeiro, a equipe tricolor foi derrotada de virada pelo Botafogo por 4 a 2. O destaque da partida foi o atacante argentino Herrera, autor de três gols para os cariocas.

São Paulo rejeita saída de Leão, mas admite discordâncias

Diretoria do São Paulo veio a público mais uma vez para garantir Emerson Leão no cargo de técnico do clube. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Diretoria do São Paulo veio a público mais uma vez para garantir Emerson Leão no cargo de técnico do clube.

Derrotado pelo Botafogo por 4 a 2 na estreia no Campeonato Brasileiro 2012, o São Paulo inicia a semana de forma turbulenta com o aumento da pressão sobre Emerson Leão. Mais uma vez a direção tricolor é obrigada a falar da relação com o comandante. O diretor de futebol Adalberto Baptista rechaçou a possibilidade de saída do treinador.
"(A relação) continua da mesma forma que sempre esteve. É claro que, após derrotas, fofocas e especulações são alimentadas. Tenham a certeza de que o trabalho segue normalmente, confiamos no trabalho do Leão, que também confia no São Paulo para alcançarmos juntos os objetivos", disse o dirigente nesta segunda, em entrevista à Rádio Estadão ESPN.
Em contrapartida, Adalberto Baptista admite as diferenças de pensamento da direção com Leão, situação que leva um clima de expectativa no Morumbi até por uma mudança na comissão técnica depois do jogo contra o Goiás, pela Copa do Brasil, independentemente do resultado.
"Nós sabíamos a forma e o jeito de ser do Leão, que também sabia a forma e o jeito de ser da instituição. Talvez, não é de todo agrado ao São Paulo que alguns debates internos sejam externados. E, às vezes, não agrada para o Leão a forma de atuação da diretoria. Mas antes do acerto de contrato, nós tivemos uma conversa para saber até onde iria o limite de cada um, e assim temos trabalhado", explicou Adalberto Baptista.
Os problemas entre as partes foram intensificados com a decisão do presidente Juvenal Juvêncio em afastar, sem o aval de Leão, o zagueiro Paulo Miranda do elenco antes do jogo de ida contra a Ponte Preta pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Aliás, Adalberto Baptista despista no momento em que é questionado se concorda com as preferências de Leão.
"Aí eu estarei externando opiniões pessoais, o que criaria mais polêmica", disse o dirigente, que foi além. "Se você perguntar para cinco pessoas o time ideal, quando o plantel é qualificado, teremos cinco escalações diferentes. As preferências são pessoais, aí acho que tanto a torcida tem razão em questionar, como o Leão tem razão em contar com alguns jogadores preferidos. Como nós o contratamos, cabe a ele decidir", completou.
Por fim, ao falar sobre a chegada de reforços para o Campeonato Brasileiro, Adalberto Baptista deixa claro de que a diretoria não irá se impressionar com as frequentes solicitações de Leão.
"Sabemos que há posições a serem investidas, mas o elenco é muito qualificado, temos jogadores que não são usados e foram cobiçados por sete ou oito atletas da Série A. Pleitear é igual o filho que pede mais dinheiro na mesada, o Leão está no papel de pedir um time mais qualificado, mas nós devemos trabalhar dentro do nosso planejamento. Até o meio do ano, mais alguns reforços devem chegar ao clube", encerrou.

Zé Roberto volta ao Brasil seduzido por "projeto ambicioso" do Grêmio


            Zé Roberto quer ser meia no Grêmio e já mira estreia.
A um mês de ficar à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo, o meia Zé Roberto prepara as malas para voltar ao Brasil ainda neste mês depois de cinco anos atuando no exterior. Aos 37 anos e sem planos de marcar a aposentadoria, o jogador disse que chega a Porto Alegre seduzido pelo projeto apresentado pelo Grêmio e pelo desejo de ganhar o seu primeiro grande título no País - o jogador te como única premiação no Brasil o Campeonato Paulista de 2007.
"Volto depois de longo tempo com grande expectativa de fazer um grande Brasileiro e conquistar uma vaga para a Libertadores. O Grêmio me apresentou um projeto ambicioso, vai fazer mais contratações, já tem um time competitivo e está finalizando uma nova uma arena. Estou pensando em conquistar títulos", afirmou o meio-campista, que neste fim de semana esteve em Munique para acompanhar a final da Liga dos Campeões vencida pelo Chelsea em cima do Bayern.
A chegada de Zé Roberto em Porto Alegre também está em grande parte motivada pelo boa relação do atleta com Vanderlei Luxemburgo. É seguro afirmar que seu sucesso e sua longevidade no Grêmio dependerão muito do trabalho do treinador, ainda irregular. Neste ano, o Grêmio já amargou um fracasso no Campeonato Gaúcho. Ainda disputa as quartas de final da Copa do Brasil, mas perdeu por 2 a 1 para o Vasco na estreia do Brasileiro no domingo.
Quanto aos reforços, o clube promete dois nomes fortes para o Campeonato Brasileiro, provavelmente atuando no exterior. Um zagueiro e um atacante são os alvos para um elenco ainda frágil para ser apontado como favorito ao título brasileiro e até mesmo para uma vaga na Libertadores. A janela de transferências para jogadores do exterior abre no dia 20 de junho, data em que Zé Roberto deve ser liberado para atuar.
Conhecido por ter atuado em diferentes posições durante a carreira, Zé Roberto diz que deve repetir no Grêmio o posicionamento no qual teve sucesso em sua última parceria com Vanderlei, no Santos. "Quando eu voltei para o Santos ganhei mais liberdade e me dei bem. Gosto de jogar assim porque dá liberdade de chegar mais próximo do gol. Independente da posição, estou com o pesando em ajudar o Grêmio a fazer um grande campeonato", disse.
A contratação de Zé Roberto chegou a provocar polêmica por conta da idade avançada do meio-campista, que completa 38 anos em julho. O jogador, porém, diz que está bem fisicamente e não deve se aposentar tão cedo. "Não tenho planos de encerrar a minha carreira. Tinha uma meta de voltar a jogar em um grande clube do Brasil e aconteceu. E acredito que posso jogar até beirando os quarenta e ainda com lenha para queimar", brincou.
Encontro com o algoz
Zé Roberto atuará em um time que ficou marcado negativamente em sua carreira. Em 1996, o jogador chegou à final do Campeonato Brasileiro pela Portuguesa, derrotada pelo Grêmio. O encontro com a torcida tricolor agora será diferente. "Uma das lembranças que tenho é que a torcida incentivou muito e isso ajudou para que eles saíssem campeões. Hoje poder jogar a favor desta torcida é maravilhoso. Estou muito feliz em rever a "avalanche", mas desta vez do outro lado", disse em referência ao movimento da torcida de descer as arquibancadas a cada gol gremista.

Lateral gremista vai operar joelho e para por quatro meses

Julio Cesar já estava fora por causa da fisioterapia, mas agora terá que operar. Foto: Ricardo Rímoli/Agência Lance
Julio Cesar já estava fora por causa da fisioterapia, mas agora terá que operar.

O departamento médico gremista confirmou na tarde desta segunda-feira que o lateral-esquerdo Julio Cesar vai ter que passar por uma cirurgia no joelho. O jogador vinha realizando fisioterapia, mas como não conseguia se recuperar, os médicos do Grêmio decidiram pela cirurgia. Julio Cesar vai fazer uma reconstrução do ligamento colateral medial do joelho esquerdo e parar por aproximadamente quatro meses para tratamento.
Com a ausência de Julio Cesar, o técnico Vanderlei Luxemburgo vai continuar improvisando Pará, que é lateral-direito, atuando pelo lado esquerdo. A outra alternativa é a utilização de Dener, jogador formado na base do Grêmio e que disputou o Campeonato Gaúcho pelo Veranópolis. Dener já foi utilizado por Luxemburgo nesta temporada.
Com a lesão de Julio Cesar, que só deverá voltar a atuar em setembro, a direção não descarta buscar no mercado a contratação de um novo lateral-esquerdo para reforçar o grupo de jogadores e colocar à disposição do técnico Vanderlei Luxemburgo.

Grêmio fecha contratação de zagueiro revelação do Santa Cruz


 A direção do Grêmio fechou a contratação do zagueiro Renato Camilo, 18 anos, revelação do Santa Cruz. O jogador chega por empréstimo até junho de 2013. A confirmação sobre a negociação partiu nesta segunda-feira, do próprio dirigente do clube pernambucano.
"O Renato está indo por empréstimo e deve chegar até quarta a Porto Alegre. O Inter, no ano passado, tentou a contratação, mas não houve acordo", confirmou Constantino Júnior, diretor de futebol do Santa Cruz.
A chegada do zagueiro Renato Camilo faz parte do planejamento gremista, que é garimpar jogadores jovens e com talento no futebol brasileiro e aprimorá-los no Estádio Olímpico.
Na atual temporada, o Grêmio já contratou os zagueiros Douglas Grolli, revelação da Chapecoense, e Pablo, destaque do Ceará, os meias Felipe Nunes, do Independente de Limeira, e Rondinelly, do Vila Nova, e o lateral direito Tony, do Juventus-SP.

Roth estreia com empate com Atlético-GO, e má fase do Cruzeiro persiste

Celso Roth estreou mal no Cruzeiro neste domingo . Foto: Celio Messias/VIPCOMM/Divulgação
Celso Roth estreou mal no Cruzeiro neste domingo .

Em busca de recuperar o bom momento, o Cruzeiro estreou pelo Campeonato Brasileiro neste domingo, mas não foi além de um empate em 0 a 0 com o Atlético-GO. Jogando em casa, no Estádio Parque do Sabiá, o Cruzeiro pressionou o rival, mas sucumbiu diante da boa atuação defensiva dos goianos, em espacial do goleiro Roberto.
A partida marcou a estreia de Celso Roth no comando do Cruzeiro, que dispensou Vagner Mancini depois da eliminação dos mineiros na Copa do Brasil, para o Atlético-PR, nas quartas de final. O time mineiro também foi mal no Mineiro, ficando fora da decisão. Essa é a terceira passagem pelo futebol mineiro do treinador, que já comandou o Atlético-MG duas vezes.
Jogando em casa, o Cruzeiro tentou pressionar seu rival desde o começo, mas encontrou dificuldades em abrir o placar por conta do ótimo desempenho do goleiro rival Roberto.
Aos 41min do primeiro tempo, a primeira intervenção importante de Roberto. Montillo desceu pela direita, tocou na esquerda para Everton, que soltou a pancada para grande defesa do goleiro.
No segundo tempo, ainda com pressão do Cruzeiro, Roberto voltou a brilhar. Depois de grande jogada, Souza levanta na área para Wellington Paulista, de cabeceia, mas é parado pelo arqueiro.
A vitória do Cruzeiro começou a ficar mais distante aos 32min do segundo tempo, quando Anselmo Ramon foi expulso de campo, depois de se desentender com auxiliar. O atacante saiu de campo apenas 15 minutos depois de entrar no jogo, substituindo o também atacante Everton.
Com um menos, o Cruzeiro teve dificuldades de criar e começou a ser dominado pelo time goiano, que, todavia também não foi capaz de anotar, confirmando o zero a zero.
Com campanha fraca na atual temporada, o Cruzeiro tenta em 2012 se redimir no Brasileiro do pífio desempenho no ano passado, em que escapou do rebaixamento na última rodada, ao derrotar o rival Atlético-MG, por 6 a 0.
Na próxima rodada, o Cruzeiro viaja a Recife (PE) para enfrentar o Náutico, ao passo que o Atlético-GO pega a Ponte Preta, no Serra Dourada, em Goiânia (GO).
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 0 X 0 ATLÉTICO-GO
CRUZEIRO: Fábio; Marcos (Diego Renan), Alex Silva (Victorino), Léo e Marcelo Oliveira; Amaral, Charles, Everton (Anselmo Ramon) e Souza; Montillo e Wellington Paulista
Técnico: Celso Roth
ATLÉTICO-GO: Roberto; Joílson, Gilson, Paulo Henrique e Ernandes; Pituca, Marino (Juninho), Fernando Bob e Bida; Elias (William) e Diogo Campos (Felipe) Técnico: Adílson Batista
Cartões amarelos
Everton e Amaral (Cruzeiro); Gilson (Atlético-GO)
Cartões vermelhos
Anselmo Ramon (Cruzeiro)

Árbitro
Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ)
Local
Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG) .

Atlético-MG marca no fim e supera a Ponte

Jogadores do Atlético-MG comemoram gol de Escudero / Gustavo Magnusson/Fotoarena/AE
Em um jogo muito fraco tecnicamente, o Atlético-MG venceu a Ponte Preta, 1 a 0, em gol marcado nos acréscimos, no Moisés Lucarelli, em Campinas, neste domingo. O embate foi válido pela rodada inaugural do Campeonato Brasileiro 2012 e marcou o retorno dos campineiros à elite do futebol nacional.

Na próxima rodada, no sábado, a Macaca viaja para Goiânia, onde encara o Atlético-GO, no Serra Dourada, às 18h30. Já o Galo, no dia seguinte, estreia diante do seu torcedor, no Independência, às 16h, no embate contra o Corinthians.

O jogo


Começo de jogo muito cauteloso pelas duas equipes. A marcação era a primeira opção de ambos os times, que buscavam, então, chegar em jogadas de contra-ataque ou bola parada. Em um escanteio cobrado pela Ponte Preta, Somália cabeceou com força, mas em cima de Giovanni, que rebateu para a linha de fundo, aos quatro minutos. O Galo respondeu logo, aos nove minutos, também em cobrança de escanteio. A bola passou por todo mundo e sobrou para Réver, que finalizou sem direção, mesmo com o goleiro Lauro já vendido no lance.

O Atlético, que possui um meio de campo mais técnico, ganhou terreno em campo. Aos 13 minutos, Carlos César deu lindo lançamento para Bernard, que conseguiu tirar a bola do alcance de Lauro, mas a bola não teve a direção do gol. Pelo lado direito, inclusive, os mineiros conseguiam criar mais. Danilinho, Mancini e Carlos César davam trabalho para o lateral-esquerdo Uendel, perdido na função defensiva. Mesmo atuando em casa, a Macaca recuou mais, saindo apenas no contra-ataque. Aos 17, após roubo de bola de Somália, o próprio volante tabelou com Roger, driblou o goleiro atleticano, mas, desequilibrado, finalizou em cima da defesa.

Na parte final da primeira etapa, o jogo lembrou uma partida inaugural de temporada, não de Campeonato Brasileiro. Muitos erros de passe, furadas, os dois times com dificuldades para estabelecer seu posicionamento tático e a partida ficou feia e amarrada. Bom para os goleiros, que, de camarote, assistiam ao jogo, tendo que fazer uma ou outra intervenção rotineira. Como Lauro, que teve que trabalhar aos 45 minutos, em uma finalização à queima-roupa do meia Mancini.

Etapa final


Com as modificações – entrada de Marcos Rocha e Leonardo Silva no Atlético e René Júnior na Ponte -, os paulistas melhoraram na partida e passaram a pressionar mais. O Galo ficou mais retraído, chamando o adversário para o ataque. A estratégia pode ter sido escolhida para que os homens de frente do Galo tenham mais espaço para puxar o contragolpe, aproveitando a rapidez dos atacantes.

Sofrendo com os ataques dos paulistas, o Atlético apelou para as faltas – sobretudo as que matavam as jogadas ainda no meio de campo. A tática ia pendurando os jogadores mineiros, como foi o caso dos dois laterais Richarlyson e Marcos Rocha. Se o jogo já era desanimado na etapa inicial, ficou ainda pior no segundo tempo. O Galo optou por se segurar na defesa e a Macaca não demonstrava criatividade suficiente para criar perigo ao gol de Giovanni.

Mas se faltava criação, os ponte-pretanos ganharam uma força de Leonardo Silva. O zagueiro cortou errado a bola e Roger chutou, com a bola batendo na mão do defensor, aos 18 minutos. O árbitro entendeu que não houve intenção de Leo Silva e ignorou os pedidos de pênalti dos campineiros. O decorrer do jogo foi amarrado, sem grandes chances para os dois lados. Isso só mudou de figura aos 46 minutos. Bernard sofreu falta na esquerda, Danilinho mandou a bola para a área. A defesa da Ponte afastou em um primeiro momento, mas, de peixinho, Escudero mandou para o fundo das redes, aproveitando falha do goleiro Lauro.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA (0)
Lauro, Cicinho, Ferron, Diego Sacoman e Uendel; Baraka, João Paulo, Somália (Renê Júnior, intervalo) e Enrico (André Luiz, 32' 2ºT); Tony (Nádson, 15’ 2ºT) e Roger. Técnico: Gilson Kleina

ATLÉTICO-MG (1)

Giovanni, Carlos César (Marcos Rocha, intervalo), Rafael Marques, Réver e Richarlyson; Pierre, Dudu Cearense (Leonardo Silva, intervalo), Danilinho, Mancini (Escudero, 22’2ºT) e Bernard; André. Técnico: Cuca

Gols: Escudero (46' 2ºT)

Local: Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)
Data e Hora: 20/5/2012, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Francisco Carlos do Nascimento (AL). Auxiliares: Carlos Rocha (AL) e Fábio Pereira (TO)
Renda e público: R$ 84.968,00 e 4.911 pagantes.
Cartão Amarelo: Dudu Cearense, Marcos Rocha, Richarlyson, Réver e Bernard (AMG); Ferron, Renê Júnior e Cicinho(PON)
Cartão Vermelho: -

Internacional ganha do Coritiba pelo Brasileirão


Internacional x Coritiba jogaram neste domingo (20) pela primeira rodada do Brasileirão 2012.
O Inter de Dorival Júnior entrou em campo pelo esquema 4-4-2, com Dagoberto e Leandro Damião no ataque.
Comandado por Marcelo Oliveira, o Coritiba entra em campo com Anderson Aquino e Everton Costa no ataque, pelo esquema 4-4-2.

Primeiro tempo

A partida no Beira-Rio, em Porto Alegre, começou com o Internacional mandando no jogo. Aos 8 de jogo Leandro Damião abriu o placar para o Inter, o atacante fez boa jogada, passou pelo marcador e meteu no ângulo.
Depois de levar um gol, o Coritiba acordou em campo, aos 15′ Anderson Aquino chegou em velocidade, mandou para Renan Oliveira que ficou sozinho e quase marcou, mas a bola foi muito alto.
O segundo do Inter saiu aos 37′, com Dagoberto recebendo bem de Leandro Damião e enfiando a bola no gol de Vanderlei para fechar o primeiro tempo com vantagem para o Inter em 2 x 0.

Segundo tempo

A partida voltou meio morna no Beira-Rio. Aos 6′ de jogo, Leandro Damião recebeu de Oscar, dividiu com Demerson e mandou em direção ao gol, mas a bola foi para fora.
O Inter seguiu dominando a partida e fechou o jogo com vitória por 2 x 0.

Em jogo de reservas, Fluminense bate Timão


Com a cabeça nas quartas de final da Libertadores, Corinthians e Fluminense, os dois últimos campeões nacionais - os cariocas em 2010 e os paulistas no ano passado - usaram os reservas na estreia do Campeonato Brasileiro, ontem, no Pacaembu, e quem levou a melhor foi o Tricolor das Laranjeiras, que venceu por 1 a 0.
O que se viu foi uma partida com muitos erros de passes, pouca criatividade na armação das jogadas e raras chances de gol. Cada equipe chegou com perigo três vezes no primeiro tempo, mas sem levantar o torcedor da arquibancada.
Os cariocas ameaçaram primeiro, aos 15 minutos. Matheus Carvalho recebeu e concluiu para a defesa de Cássio. Depois, foi a vez de Carleto tentar em cobrança de falta, mas o goleiro corintiano apareceu bem novamente.
O Timão deu o troco aos 32. Douglas deu bom passe para Willian, que bateu fraco e facilitou a defesa de Ricardo Berna. Três minutos depois, Willian cruzou e Gilsinho cabeceou à direita da meta do time carioca.
Logo na sequência, mais uma chance para cada lado, mas Wallace, pelo Fluminense, parou na defesa de Cássio, enquanto Willian bateu de longe e errou o alvo.
O Corinthians voltou um pouco melhor do intervalo e assustou aos oito. Douglas recebeu de Willian, avançou pelo lado esquerdo e acertou a trave.
No entanto, voltou a ter dificuldades para furar o bloqueio defensivo dos cariocas, que também não conseguiam ameaçar a meta alvinegra. Dessa forma, o jeito era tentar em uma bola parada. Foi o que fez o Fluminense, que chegou à vitória com o gol marcado por Leandro Euzébio, de cabeça, após cobrança de escanteio.
Foi o primeiro gol sofrido pelo goleiro Cássio desde que assumiu a meta corintiana. E foi só. Até o fim, o Timão pouco fez para merecer o empate.
Corintianos frustram bom público na estreia
Apesar do foco ser o jogo contra o Vasco pelas quartas de final da Libertadores, quarta-feira, no Pacaembu, o técnico Tite esperava uma vitória na estreia do Brasileirão diante do Fluminense. Afinal de contas, mesmo atuando com o time reserva, escalou jogadores como Douglas, Willian e Liedson, que têm condições de voltar a ser titulares.
Mesmo assim, a equipe reserva e de garotos dos cariocas levou a melhor, frustrando o bom público que compareceu ao Pacaembu - quase 17 mil pagantes.
Liedson, que segue em má fase e foi pouco acionado, mais uma vez passou em branco em uma partida.
"Quero voltar a fazer gols. Estou trabalhando para isso. É questão de tempo", declarou o atacante, que também lamentou o resultado na estreia.
"Valeu pelo esforço de todos. Sabíamos que era importante começar com vitória, mas temos de ter tranquilidade porque tem muita coisa pela frente. Vamos pensar agora na Libertadores", completou Liedson.
O lateral-esquerdo Ramon errou demais e fez o torcedor corintiano perder a paciência. Mesmo assim, tentou achar uma explicação e falou de sua possível saída do Timão.
"Precisamos reconhecer que o adversário foi feliz em uma bola parada. Criamos e por fatalidade não fizemos o gol. Sobre as vaias, fiz de tudo para estar aqui (no Corinthians). Estou triste por ter meu nome envolvido em uma negociação", afirmou sobre o interesse do Flamengo.
Leandro Euzébio defende, marca e comanda vitória
Eficiente na defesa diante do ataque corintiano, o capitão Leandro Euzébio ainda apoiou o ataque, marcou de cabeça o gol que deu a vitória ao Fluminense e foi o grande destaque da partida ao comandar a jovem equipe carioca.
"Mostramos qualidade e conseguimos a vitória. O Marcos Júnior cobrou bem o escanteio e fui feliz ao tirar um pouco do goleiro", festejou o zagueiro.
"Essa vitória mostra a força do nosso elenco. Não podemos deixar de ressaltar isso", destacou Jean, que entrou no lugar de Lanzini.
Outro que comemorou muito e concordou com Jean foi o lateral-esquerdo Carleto, que foi bem e impediu as investidas de Welder.
"Jogamos com o time todo reserva. Isso prova que temos um elenco forte e brigaremos pelo título do Brasileirão", declarou.

Herrera faz três, esnoba “pedido de música” e Botafogo vence São Paulo

                                                                                               Antes do jogo, dois grandes amigos, porém, adversários, Luis Fabiano, atacante do São Paulo e Renato, meia do Botafogo, fizeram uma aposta. Quem perder terá que lavar os uniformes do time adversário inteiro. A aposta começou através de uma brincadeira entre os dois no Twitter  e ganhou dimensão após uma empresa de máquina de lavar roupas aderir à ideia e promover uma propaganda. Firmado o acordo, o atacante levou a pior, pois perdeu por 4 a 2 para o Glorioso, neste domingo, no Engenhão, na estreia do Campeonato Brasileiro, e agora terá que se virar com os uniformes alvinegros.

Quanto ao atacante argentino, que entrou, marcou três gols e mudou a história do jogo, Herrera surpreendeu a todos ao recusar participar-se da brincadeira do jornal Fantástico, da TV Globo.
Ao marcar três gols, o atacante teria direito de pedir a música e para surpresa de todos, Herrera não pediu a música e pareceu não gostar da brincadeira.
“Pra quê musica? Não quero música nenhuma, vai ficar sem música”, resmungou o atacante.
O Jogo
A principal jogada era pela esquerda, com o rápido Cortez, que jogava pela primeira vez contra o seu ex-clube. Luis Fabiano, pelo alto, também levava a melhor sobre a dupla de zaga alvinegra.
Pelo lado do Botafogo, quem mais incomodava era o ligeirinho Vitor Júnior, mas o Alvinegro esbarrava no sistema defensivo do São Paulo. Coube então a Jadson, num contra-ataque rápido aos 11 da primeira etapa, abrir o placar para o Tricolor, após bela jogada individual de Lucas.
Após o 1 a 0, o São Paulo cresceu na partida mas poucas foram as oportunidades de gol até o fim do primeiro intervalo.
HERRERA MUDA O JOGO
Com Louco Abreu pouco inspirado, o técnico Oswaldo de Oliveira optou por sacá-lo colocando em seu lugar Herrera. O argentino entrou com a corda toda e logo de cara empatou o jogo, aos quatro minutos.
Quando parecia que o Botafogo cresceria na partida, eis que, aos 16 minutos, Luis Fabiano, no melhor estilo oportunista, voltou a deixar o São Paulo em vantagem logo em seguida.
O jogo, então, passou a ficar equilibrado e ambas as equipes tinham oportunidades. Herrera, porém, estava inspirado, e em jogada individual foi calçado por trás e sofreu pênalti, aos 23 minutos. O mesmo foi para a cobrança e empatou novamente o placar.
A partir daí, o Glorioso dominou a partida. O São Paulo, porém, ainda chegava com perigo e, se não fosseJefferson, que fez duas defesas milagrosas, o jogo poderia se complicar para o Botafogo.
Contando também com a sorte, o Alvinegro começou a construir sua vitória. Vitor Junior, aos 27, bateu falta de longe, a bola bateu na barreira e enganou o goleiro Denis. 3 a 2 para o Botafogo.
Desestabilizado, o técnico Emerson Leão sacou Casemiro e Jadson colocando Maicon e Fernandinho. O primeiro, no entanto, proporcionaria um lance patético poucos minutos depois, ao perder a bola na intermediária para Fellype Gabriel, que rolou para Herrera, de primeira, fazer o terceiro dele na partida e o quarto do Botafogo, aos 32 do segundo tempo.
Com o placar garantido, restou ao Glorioso deixar o tempo passar e assegurar a vitória na estreia no Campeonato Brasileiro.

Figueirense marca no último lance e bate Náutico na estreia

Jogadores do Figueirense comemora gol marcado no último lance do jogo. Foto: Antonio C. Mafalda/Mafalda Press/Futura Press/Futura Press
Jogadores do Figueirense comemora gol marcado no último lance do jogo.

Figueirense e Náutico estrearam no Campeonato Brasileiro da Série A sob desconfiança no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. E o time mandante superou o futebol ruim com um gol marcado no minuto final de jogo e a vitória por 2 a 1. O jogo foi péssimo, e a vitória do time mandante veio aos 49 minutos do segundo tempo com o gol do estreante Caio.
Derrotado na final do catarinense nos dois jogos para o Avaí, o Figueirense só alegrou os torcedores nos minutos finais. Já o Náutico, eliminado na semifinal do pernambucano, procurou os contra-ataques, e teve as melhores chances de gol desperdiçadas por Araújo.
O primeiro tempo foi sofrível, e o nervosismo tomou conta dos dois times. O mesmo aconteceu em grande parte da segunda etapa.
O duelo só ganhou em emoção aos 30 minutos, a partir do gol do Figueirense, marcado por Fernandes. O empate do time visitante veio quatro minutos depois com Araújo cobrando pênalti.
Aos 37 minutos, o zagueiro do Náutico, Márcio Rosário, foi expulso por cortar a bola com o braço, aparentemente sem a intenção, e deixou o duelo agitado nos minutos finais. O Figueirense soube aproveitar a vantagem numérica e venceu a partida.
Na segunda rodada, o Náutico encara o Cruzeiro no próximo sábado, às 21h(de Brasília), no estádio dos Aflitos, em Pernambuco. Já o Figueirense vai até o Rio de Janeiro encarar o Fluminense, domingo (27/05), no Engenhão, às 18h30 (de Brasília).
Ficha técnica
FIGUEIRENSE 2 x 1 NÁUTICO
Gols
FIGUEIRENSE:
Fernandes, aos 31 minutos do segundo tempo, e Caio, aos 48 minutos do segundo tempo
NÁUTICO:
Araújo, de pênalti, aos 34 minutos do segundo tempo
FIGUEIRENSE: Wilson; Pablo (Coutinho), Canuto, Sandro e Guilherme; Túlio, Ygor, Toró (William Potker) e Luiz Fernando (Fernandes); Caio e Roni
Treinador: Argel Fucks
NÁUTICO: Gideão; Auremir, César Marques, Ronaldo Alves e Márcio Rosário; Elicarlos, Derley, Souza (Glaydson) e Cléverson (Lúcio); Ramon (Ramirez) e Araújo
Treinador: Alexandre Gallo
Cartões amarelos
FIGUEIRENSE: Canuto, Sandro e Caio
NÁUTICO: Márcio Rosário e Souza
Árbitro
Arilson Bispo da Anunciação (BA)
Local
Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).

Vasco estreia no Brasileiro com vitória sobre o Grêmio

Juninho, Alecsandro - Vasco x Grêmio
Não é à toa que jogadores como Juninho e Alecsandro são titulares no Vasco. Em partida muito disputada no São Januário, o meia cruzou para o camisa 9 decretar a vitória de 2 a 1 sobre o Grêmio neste domingo. Fellipe Bastos (V) e Fernando (G) marcaram os outros gols da partida, que ainda teve um pênalti desperdiçado por Marcelo Moreno no final.

Com uma marcação sob pressão, o Vasco deu a impressão de que daria o ritmo à partida em seus domínios. O Grêmio, porém, logo entrou no jogo e quase abriu o placar, mas Miralles acabou não alcançando o bom cruzamento de Marquinhos. Depois de muita disputa na intermediária, Fellipe Bastos teve uma falta na frente da área, aos 23 minutos. Ele mesmo partiu para a cobrança forte e rasteira, que venceu a barreira e morreu no canto do gol de Victor.



Os gaúchos, que já conseguiam trocar passes no ataque com mais sucesso, seguiram melhorando no duelo. Tanto é que não levaram muito tempo para empatarem. Após jogada pela esquerda, Pará tocou na área para Rondinelly, que girou e recuou para Fernando bater da entrada da área. A bola desviou na zaga e matou Bastos: 1 a 1. A partida ficou ainda mais à feição do Grêmio, que marcou Carlos Alberto com eficiência e anulou a criação dos donos da casa.

Cristóvão percebeu as fragilidades da equipe e logo fez duas trocas, tirando a dupla de ataque para lançar Juninho e Alecsandro. Deu certo, e o Vasco começou a criar mais, conduzidos agora pelo camisa 8. O tricolor continuava acionando Miralles, mas o argentino não estava em dia muito inspirado. Em um momento equilibrado no jogo, Alecsandro voltou a colocar os cariocas em vantagem. Juninho cruzou da esquerda, o camisa 9 saiu às costas da defesa tricolor e escorou de cabeça para as redes.

O Grêmio acusou o golpe, e passou a errar com mais frequência, além de ceder espaços para o adversário atrás. Mesmo assim, os gaúchos tiveram a oportunidade de empatar, quando Renato Silva colocou a mão na área. Moreno foi para a cobrança, mas bateu mal e facilitou a defesa de Fernando Prass. As melhores oportunidades até o final foram do Vasco, que estava mais preocupado em segurar o resultado até o final.

Depois do compromisso pela Copa Libertadores, diante do Corinthians, o Vasco volta à ativa no Nacional jogando fora de casa contra a Portuguesa (18h30m de sábado, no Canindé). Os tricolores vão tentar confirmar sua vaga na Copa do Brasil no meio de semana, antes de receber o Palmeiras no domingo, às 18h30m.

Sob forte chuva, Bahia e Santos empatam

Borges encara a marcação do Bahia e chuva / Romildo de Jesus/AE/AE
Bahia e Santos ficaram apenas em um empate sem gols, no Estádio Pituaçu, na estreia do Brasileirão para as duas equipes neste domingo. A primeira etapa foi disputada e com chances de gol para os dois lados, principalmente até a primeira metade. Contudo, o placar não saiu do zero.

No segundo tempo, o Bahia tomou mais a iniciativa e foi para cima do Peixe, mas não conseguiu passar pelo goleiro Aranha, que teve grande atuação.

O jogo


Logo aos 2 minutos, Gerley tentou aproveitar o gramado molhado e arriscou de longe, mas a bola saiu alta e foi por cima do gol de Aranha.

Nove minutos depois, o Peixe teve duas ótimas oportunidades para abrir o placar. Após cobrança de escanteio, David Braz subiu mais que a zaga do Bahia e mandou na trave. Na jogada seguinte, em outro escanteio, Bruno Rodrigo antecipou bem e cabeceou na rede pelo lado de fora.

Aos 17 minutos, a equipe baiana desperdiçou uma chance incrível. Gerley cobrou falta da meia-lua, o goleiro santista rebateu para o meio e Ciro, na pequena área, mandou o rebote por cima da meta santista.

A partida caiu na metade da etapa inicial. Com muitos erros de passe, os dois times não levaram perigo aos gols adversários.

Com pouco mais de dez minutos para o fim do primeiro tempo, o zagueiro estreante David Braz sentiu um problema na parte posterior da coxa e foi substituído, dando lugar a Vinicius Simon.

Aos 41, o Tricolor baiano teve sua última boa chance antes do intervalo. Morais lançou Lulinha, que invadiu a área e finalizou rasteiro para a defesa de Aranha, que desviou em escanteio. Porém, o auxiliar já havia marcado, de forma errada, o impedimento do atacante.

Na volta do intervalo, o meia Morais recebeu na ponta esquerda da área e arriscou, aos 3 minutos e jogo, chute cruzado, que saiu torto. No movimento, o atleta sentiu a coxa e pediu para ser substituído imediatamente.

Aos 7, Fabinho cruzou da linha de fundo, a bola contou com desvio em Léo e quase enganou Aranha, que conseguiu dar um tapa e colocá-la para escanteio. Um minuto depois, Ciro ganhou na velocidade de Vinicius Simon e finalizou rasteiro, para mais uma defesa difícil do arqueiro santista.

Com mais volume de jogo, o Bahia seguiu criando as melhores oportunidades no segundo tempo. Aos 19, após cobrança de falta de Gabriel, o zagueirão Rafael Donato subiu bem, mas mandou de cabeça por cima do gol de Aranha.

Aos 28 minutos, o atacante Júnior, que havia entrado no lugar de Ciro, recebeu belo passe pelo alto na grande área e emendou de primeira, mas a bola passou novamente acima do gol de Aranha.

Faltando cinco minutos para o apito final do árbitro, Borges teve em seus pés as duas melhores chances do alvinegro da Vila no duelo. Na primeira, cara a cara com Lomba, o atacante tentou tirar do goleiro, mas acabou finalizando para fora. Logo depois, o camisa 9 saiu novamente na cara do goleiro da equipe baiana, tentou encobrir mas acabou batendo mal e jogando de novo para fora.

Os dois times voltam a campo no meio de semana. O Bahia visita o Grêmio na quinta-feira, no Olímpico, às 21h, pela partida de volta da fase de quartas de final da Copa do Brasil. Já o Peixe recebe o Vélez Sarsfield, na quinta-feira, às 20h, em jogo válido pelas quartas de final da Libertadores.

FICHA TÉCNICA

BAHIA (0)
Marcelo Lomba; Fabinho, Rafael Donato, Titi e Gerley; Fahel, Helder, Gabriel e Morais (Magno, aos 6'/2°T); Lulinha (Zé Roberto, aos 17'/2°T) e Ciro (Júnior, aos 25'/2°T). Técnico: Paulo Roberto Falcão

SANTOS (0)
Aranha; Galhardo (Maranhão, aos 19'/2°T), Bruno Rodrigo, David Braz (Vinicius Simon, aos 34'/1°T) e Léo; Ewerton Páscoa, Gerson Magrão, Felipe Anderson e Bernardo; Rentería (Alan Santos, aos 32'/2°T) e Borges. Técnico: Muricy Ramalho

Local: Pituaçu, em Salvador (BA)
Data/hora: 20/5/2012 - 18h30
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR). Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e José Carlos D. Passos (PR)
Renda e público: Não disponíveis
Cartões amarelos: Bruno Rodrigo (SAN); Fabinho (BAH)
Cartões vermelhos: -