Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Prass quer vitórias no Estadual para embalar Vasco na Libertadores

Fernando Prass quer que o Vasco embale no Carioca para estrear bem na Libertadores. Foto: Reinaldo Marques /Terra
Fernando Prass quer que o Vasco embale no Carioca para estrear bem na Libertadores.


Com a Libertadores começando nesta quarta-feira para alguns time brasileiros como o Flamengo e o Internacional, que estreiam na primeira fase do torneio Sul-Americano, a ordem no Vasco é de conter a ansiedade dos próprios jogadores e comissão técnica e da torcida.

Segundo o goleiro Fernando Prass, essa ansiedade é natural até porque os torcedores e jogadores já entram no clima da competição continental. Os vascaínos também já começam a sonhar com os jogos e uma eventual conquista.
A solução para conter a ansiedade, segundo o experiente goleiro, seria acumular vitórias nas próximas duas rodadas do Campeonato Carioca que antecedem a estreia na Libertadores.
"É sempre bom um ambiente de vitórias para todos. Com a ansiedade da Libertadores, seria bom conseguirmos vitórias no Estadual antes da estreia na Libertadores", disse o camisa 1.
Mudanças no time titular
O zagueiro Renato Silva vive a expectativa de voltar ao banco de reservas. Ele chegou no ano passado ao Vasco e foi favorecido pela saída do então titular Anderson Martins, que foi para a Arábia Saudita. O defensor acabou sendo titular ao lado de Dedé durante todo o segundo semestre.
No entanto, com a chegada de Rodolfo, Renato treinou durante a pré-temporada entre os reservas do time. O zagueiro só estreou na primeira rodada do Campeonato Carioca pois o recém-chegado ainda não havia sido regularizado na Federação.
Renato Silva sabe que é opção de banco do técnico Cristovão Borges, mas promete não incomodar a harmonia do elenco vascaíno. "Se sair, vou ficar chateado. Isso é normal porque todo mundo quer jogar, mas tenho que respeitar o colega de trabalho e a decisão do treinador", disse.
O zagueiro já atuou nos quatro grandes times do Rio de Janeiro e no São Paulo. Ele é considerado um jogador irregular, mas não comprometeu na campanha do vice-campeonato Brasileiro de 2011.

Atacante Itamar pode deixar o Flamengo


atacante Itamar pode deixar o time do Flamengo. Fora da lista de inscritos para a Libertadores da América, o atacante está com uma série de problemas de documentação e a sua permanência não é certa no clube. Até o momento, o atacante não foi inscrito no Boletim Informativo de Registro de Atleta (Bira) da Federação de Futebol do Rio, pois ainda falta o registro da transferência da KOREA FA, mas o grande problema é com o Tigres-ME, clube que ele está vinculado. 

"A última passagem do Itamar em transferência internacional que aparece na CBF foi para a Coreia (2007). Os documentos da transferência dele para o México não constam na entidade. É como se ele tivesse ido para a Coreia e não tivesse voltado. É uma situação um pouco complicada, que não se resolve da noite para o dia. Ele ainda tem vínculo com o Tigres, e está vindo por empréstimo para o Flamengo", afirmou o advogado André Galdeano, que cuida do caso.

Itamar chegou ao Flamengo por indicação de Vanderlei Luxemburgo. A princípio, o jogador fica no clube até o final do estadual. Se ele for bem, seu contrato será renovado até o final do ano.

Flu está próximo de contratar artilheiro da Copa SP



Valdivia, do Rondonópolis, pode reforçar o Fluminense. O meia que se destacou na Copa São Paulo de futebol júnior ao fazer oito gols e ser o artilheiro da competição, assiste a final na torcida tricolor ao lado de seu empresário. 


Segundo informações da SporTV, as negociações já estariam bem encaminhadas.

Fluminense contratará várias revelações da Copa SP


Mesmo tendo ficado com o vice-campeonato da Copa São Paulo, a competição pode trazer grande retorno ao Fluminense. Isso porque o Tricolor contratará várias revelações do torneio. O gerente de futebol do clube, Marcelo Teixeira, confirma o acerto com oito jogadores e avisa que mais chegarão. 

- Verdade, tivemos cinco olheiros na Copa São Paulo. Ontem passamos a tarde discutindo alguns nomes. Já temos oito que estamos trazendo. Alguns bem jovens, até comidade de juvenil. Ainda devemos fechar com mais uns quatro ou cinco jogadores. Queremos chegar no ano que vem com uma equipe ainda melhor - afirmou.

Com essas contratações, Teixeira nega que esteja enfraquecendo os jogadores formados em Xerém.

- De forma nenhuma. Não podemos colocar como contratações. Chegam para fazer experiências. Esses jogadores vêm para posições que hoje temos carências. É sempre positivo trazer atletas novos e ter competição entre eles. Quem for melhor, vai jogar. Dessa equipe, seis jogadores trouxemos no ano de 2011. Fortalecemos o nosso elenco e pudemos fazer uma bela Copa São Paulo - explicou. 

CBF anuncia amistoso contra a Suécia em agosto na despedida do Rasunda



Após divulgar o calendário de amistosos para o primeiro semestre de 2012, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou nesta quarta-feira qual será o primeiro compromisso da seleção brasileira na segunda metade do ano. O time de Mano Menezes vai encarar a Suécia no dia 15 de agosto, em jogo que marcará a despedida do estádio Rasunda.
O palco do amistoso é o mesmo que recebeu a final da Copa do Mundo de 1958, disputada entre as duas seleções. Na oportunidade, o Brasil venceu os donos da casa de virada por 5 a 2. Os gols foram marcados por Vavá, Pelé (dois cada um) e Zagalo.
Além disso, o Rasunda recebeu a final da Copa do Mundo feminina de 1995, que teve a Noruega como campeã após vitória sobre a Alemanha por 2 a 0.
Após o confronto diante do Brasil, a Suécia passará a adotar como casa a moderna Swedbank Arena. A inauguração do novo estádio acontecerá no dia 14 de novembro, data em que a seleção sueca vai encarar a Inglaterra.
Este será o sexto amistoso da seleção brasileira em 2012. No primeiro semestre do ano, o Brasil terá pela frente Bósnia, Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina.



SALÁRIOS ATRASADOS: Vasco vive problema de não conseguir pagar salários de jogadores


O Vasco encontra problemas para pagar os salários. Mas assim como faziam com Rodrigo Caetano, os jogadores estão dando um voto de confiança ao novo diretor de futebol, Daniel Freitas. E treinam normalmente aguardando que a situação se resolva. O Coronel, como é conhecido pelo grupo, é muito querido internamente. 


sinais de insatisfação ou reclamações do elenco poderiam criar problemas e enfraquecer o dirigente neste início de trabalho.  Mas é bom a diretoria encontrar logo uma solução. O Vasco perdeu os patrocínios da Alê e do BMG, que rendiam R$ 9 milhões por temporada, e ainda não conseguiu novos parceiros. E a verba da Eletrobrás está ameaçada. 

Depois de acertar com Love, Flamengo negocia com Formica e Suazo


Flamengo está no mercado. Depois de ficar otimista na contratação do atacante Vagner Love, o clube da Gávea busca mais um atacante para fazer uma possível dupla com o Love e também um meia para substituir Thiago Neves, que poderia ser Suazo que inclusive já teria um suposto pré-contrato com o Flamengo ou então de acordo com informações apuradas pelo site inglês "lancashire telegraph", o meia-atacante argentino Mauro Formica, ex-Newell Old Boys e atualmente no Blackburn.


Já o Caso de Suazo:


































Mas pelo jeito o Flamengo está mais perto do atacante Humberto Suazo que ganhou força na Gávea, e segundo seu empresário Paulo Ricard em entrevista a radio chilena "cooperativa" o Flamengo e o atleta começarão a negociação logo depois do anuncio do atacante Vagner Love.

- Temos que esperar o Flamengo está focado na contratação na negociação do Vagner Love, falta uma conversa depois podemos avançar na questão Suazo - Disse Paulo Ricard.

Questionado como seria uma dupla de ataque com Vagner Love e Suazo o empresário do atleta mostrou se empolgado.

- Aqui no Brasil falamos do ataque com Vagner Love e (Humberto) Suazo e seria um dos melhores do Brasil e possivelmente do mundo. Um ataque fantástico -.

Com 31 anos Humberto Suazo já jogou em diversos clubes chilenos, San Luiz de Quillota, Audax Italiano, Universidad de Católica e Colo Colo e em 2007 foi vendido ao Monterrey do México no inicio de 2010 foi emprestado ao Real Zaragoza e retornou no ano seguinte novamente ao Monterrey, atacante joga também na seleção do Chile onde tem 20 gols marcados.

R10 elogia contratação de Vágner Love: 'Um dos melhores atacantes do mundo'


Na apresentação de Ronaldinho Gaúcho no Flamengo, Vagner Love estava na festa da Gávea para recebê-lo. Agora, chegou a vez do meia dar as boas-vindas ao amigo. E com direito a muitos elogios. 


Direto da Bolívia, onde o Rubro-Negro enfrentará o Real Potosí pela pré-Libertadores nesta quarta-feira, às 21h50m, o craque comentou a contratação do atacante.


- Para mim, é uma grande honra poder jogar com o Vagner Love. Ele é meu compadre, amigo, irmão, padrinho e afilhado. Por isso tudo, estou muito feliz. A chegada dele é muito boa para a gente. Considero o Love um dos melhores atacantes do mundo - disse R10 ao site oficial do Flamengo.
Love retribuiu o carinho do amigo e já planeja como será a parceria em campo.
- Estou doido para jogar logo com o Ronaldinho. Ele é tudo isso para mim também, meu irmão, padrinho, compadre, amigo... Não vejo a hora de entrarmos em campo juntos - concluiu.

OFICIAL, SÓ LOVE: Flamengo anuncia oficialmente a contratação de Vágner Love

Reprodução site flamengo Vagner Love  (Foto: Site Oficial do Flamengo)
O amor está no ar. E o casamento está reatado, de papel passado e com destaque no site oficial. Numa reunião  entre o presidente do CSKA, Yevgeny Giner, o vice de finanças do Flamengo, Michel Levy, o advogado Diogo Souza e o empresário Evandro Ferreira, Vagner Love assinou sua rescisão com o clube russo e foi anunciado oficialmente pelo  Flamengo, com contrato até dezembro de 2014. Além da proposta, o pedido do atacante foi determinante para o desfecho positivo da negociação nesta quarta-feira.
- Agora é em definitivo. Estou muito feliz, mas muito feliz mesmo em retornar para o clube do meu coração. Vai ser muito bom vestir a camisa sem ter que ir embora seis meses depois. Eu sempre recebi muito carinho da torcida do Flamengo. Compartilho minha alegria com eles agora. Agradeço muito a todos que mantiveram a esperança de que um dia eu voltaria ao clube, a todos que torceram por isso. Vou ficar por um período longo e quero vencer, vencer e vencer. Quero ganhar todos os títulos possíveis pelo clube - disse o atacante, em entrevista ao site oficial rubro-negro.
A data do fim da negociação foi marcante para o atacante.
- A minha alegria é ainda maior, pois hoje é o aniversário de 55 anos da minha mãe. Essa volta para o Flamengo e para o Brasil é o presente dela. Agradeço a todos que pensaram positivo para que tudo desse certo. Agora é só alegria. Agora é Mengão! - afirmou Love.
Patrícia Amorim também comemorou muito o desfecho, com direito a um comentário que lembra a mágoa pela preferência de Thiago Neves pelo Fluminense.
- Sempre mostramos um carinho enorme pelo Vagner Love. Ele é rubro-negro e tem o perfil do jogador que queremos no Flamengo. É apaixonado pelo clube e vestirá o manto sagrado com muita propriedade. No Flamengo joga quem quer e ele sempre mostrou que queria. Estamos muito felizes com seu retorno e esperamos que a Nação comemore muitos gols dele - afirmou a presidente, também em entrevista ao site oficial do clube.
Rubro-negro de coração, Vagner Love terá sua segunda passagem pelo clube que defendeu em 2010, quando fez dupla com Adriano, no ataque que ficou conhecido como o Império do Amor.
Apesar de não ter conquistado títulos, Love caiu nas graças do torcedor. Em 29 jogos, o atacante marcou 23 gols.
A primeira tentativa do Flamengo, feita no dia 30 de dezembro de 2011, foi frustrada. O CSKA recusou a proposta inicial de R$ 14,5 milhões parcelados em cinco anos. Na época, o clube russo disse que a oferta era "totalmente inadequada". O Flamengo remanejou recursos da frustrada operação Thiago Neves e chegou a Moscou com uma oferta superior, de R$ 18 milhões. No entanto, teve de "esticar a corda" até atingir os € 10 milhões (R$ 22,8 milhões) pedidos pelos russos. O valor será parcelado em três anos. O empresário do atleta, Evandro Ferreira, também ajudou a captar dinheiro.
Michel Levy, vice de finanças do clube,  tomou as rédeas da negociação e tinha como questão de honra o acerto com Love. Antes da viagem, ele avisou na Gávea que só voltaria com o atacante embaixo do braço.
O presidente Yevgeny Giner diz que a vontade do jogador fez o clube fechar os olhos para ofertas europeias. O dirigente tem muito carinho por Love. Foi o jogador que conseguiu a reunião. Entre os argumentos, o atacante usou seu profissionalismo, gols e títulos durante os seis anos e meio que defendeu o clube.
Na última terça-feira, O CSKA aceitou a proposta rubro-negra, só restando a assinatura da rescisão, que foi selada nesta quarta, terceiro dia consecutivo de reuniões.
Ainda com tranças azuis, Love em breve deverá aparecer com novo visual. O cabelo e o coração do atacante combinam com o vermelho e preto.
E a torcida pode esperar muitos corações nas comemorações. Enfim, o casamento está retomado. E de papel passado.

Dátolo desembarca em Porto Alegre e assinará contrato de três anos com o Inter

Dátolo, reforço do Inter, chega a Porto Alegre (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)

O terceiro reforço do Inter para 2012 já está em Porto Alegre. Ele pode não ser o Messias, mas a julgar pela festa da torcida, chega com status de salvador. Jesús Dátolo apareceu no portão de desembarque internacional do Salgado Filho por volta das 10h, de óculos escuros, cabelo arrepiado, vestindo um colete preto sobre uma camisa social branca e uma bolsa atravessada no peito. Foi recepcionado com gritos de "o Jesus chegou". Tal como ocorreu com Dagoberto, o argentino foi ovacionado pelos cerca de 20 colorados presentes no aeroporto da capital gaúcha.
Empolgado com a recepção, o meia falou sobre a expectativa de vestir a camisa colorada:
- Estou muito feliz com a festa da torcida. Tomara que dê tudo certo.
Ao deixar o aeroporto, Dátolo entrou na caminhonete branca do assessor de futebol colorado Cuca Lima. Ainda nesta quarta-feira, Dátolo realizará exames médicos e assinará contrato de três anos com o Inter. Pela parte da noite, estará no Beira-Rio para assistir à estreia do novo clube na primeira fase da Libertadores, diante do Once Caldas. Sua apresentação ocorre na quinta.
Apesar de chegar para suprir uma eventual saída de D'Alessandro, que ainda não definiu se deixará o Beira-Rio para atuar no futebol chinês, Dátolo não atua como articulador. É mais um terceiro homem de meio-campo. Canhoto assim como El Cabézon, o jogador prefere atuar pela esquerda. Como suas principais características estão as cobranças de bola parada, o passe e o chute de fora da área. O potente arremate pôde ser conferido no gol que marcou contra a Seleção Brasileira, na derrota da Argentina por 3 a 1 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.
Revelado pelo Banfield, da Argentina, o meia fez sucesso no Boca Juniors. Pelos Xeneizes, conquistou a Libertadores de 2007, a Recopa (2006 e 2008) e o Torneo Apertura - Campeonato Argentino do segundo semestre (em 2008).
Em 2009, foi negociado com o Napoli. Do clube italiano, acabou emprestado para o Olympiacos, da Grécia. Na temporada 2010/2011, se transferiu para o Espanyol.
Dátolo Inter aeroporto (Foto: Tomás Hammes/Globoesporte.com)                                                                                                                                                                  Das 19 rodadas na atual temporada do Campeonato Espanhol, o jogador de 27 anos foi relacionado para 11 partidas e disputou apenas cinco, não tendo marcado gols. Dátolo ainda foi convocado em três oportunidades para a seleção da Argentina, balançando as redes em duas oportunidades, contra o Brasil e Rússia. Ao marcar o terceiro gol do time de Maradona (treinador da seleção hermana na época) - que venceu por 3 a 2 -, o meia abraçou o eterno ídolo argentino, rolando na pista atlética com El Pibe.
Outro fato curioso da vida do atleta é que ele já posou para uma revista destinada ao público gay. Em 2010, quando defendia o Nápoli, o jogador realizou um ensaio para a Romeo Mag, 
da Itália. À publicação, Dátolo revelou a possibilidade de ser modelo após deixar os gramados.
Com o meia, a colônia argentina no Beira-Rio aumentará para quatro integrantes. Além dele e de D’Ale, há também os volantes Guiñazu e Bolatti. Na Libertadores, não há limite para a utilização de estrangeiros. No entanto, em competições nacionais, apenas três podem atuar por partida. O Inter passou pela mesma situação em 2011. Na época, o clube tinha Cavenaghi. O centroavante, trazido como a principal contratação da temporada, teve poucas oportunidades por conta do excelente momento de Leandro Damião. No final de junho, o jogador pediu para deixar o clube.
FICHA TÉCNICA
Nome: Jesús Alberto Dátolo
Data de nascimento: 19/05/1984 (Carlos Spegazzini, Argentina)
Altura: 1m77cm
Posição: meia
Clubes:
Banfield: 2004-2006
Boca Juniors: 2006-2009
Napoli: 2009-2010
Olympiacos: 2010
Espanyol: 2010-2011.

Corinthians 2 x 1 Fluminense - Final - Copa São Paulo de Futebol Júnior 2012


CORINTHIANS OCTA CAMPEÃO DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR! CLIQUE EM LEIA MAIS, E VEJA OS GOLS. 


Um futebol de gente grande. Os garotos do Corinthians mostraram que a bola já não é mais brincadeira e, em uma final emocionante, decidida apenas no fechar das cortinas, conquistaram pela oitava vez o título da Copa São Paulo de Futebol Júnior com uma vitória por 2 a 1 sobre o Fluminense.


 O time é o maior vencedor da competição. O segundo colocado é justamente o Flu, com cinco conquistas. A vitória veio do jeito que o corintiano está acostumado: de virada, com um gol aos 44 minutos do segundo tempo e com o estádio lotado. 


Mais de 37 mil pessoas estiveram no Pacaembu e viram o zagueiro e capitão, Antônio Carlos, virar o herói da manhã. Detalhe: o jogador já teve passagem pela base tricolor. 


Antônio Carlos marcou os dois gols da equipe paulista e fez da final entre os dois maiores campeões da Copinha um verdadeiro show de bola.


Gigantes, os garotos pouco sentiram o calor da capital paulista e proporcionaram um duelo cheio de velocidade, dribles, belas defesas, drama e muita emoção.

São Paulo oferece contrato de cinco anos a Nilmar



Na reunião da última terça-feira, que durou cerca de seis horas, o São Paulo ofereceu ao empresário Orlando da Hora um contrato de cinco anos a Nilmar. A relação entre as partes, que era estremecida, não prejudicou o encontro e o agente ficou de estudar a proposta.


salário é praticamente o mesmo que o jogador recebe no Villarreal: cerca de R$ 5 milhões por ano, o que resultaria numa soma, caso o vínculo fosse cumprido até o fim, de R$ 25 milhões para o jogador.


família de Nilmar aprova o acerto, mas gostaria de continuar na Europa. Orlando da Hora disse ter possibilidades para o jogador no Velho Continente. Por outro lado, o longo contrato oferecido pelo clube do Morumbi pesa a favor. É uma garantia importante. No Villarreal, o atacante está há dois meses sem receber salário e o terceiro foi pago com um cheque pré-datado para evitar que houvesse meios legais do jogador entrar na Justiça.


A possibilidade de voltar à Seleção Brasileira graças à visibilidade do futebol nacional é outro ponto a favor do São Paulo na tentativa de ter Nilmar.

Segundo a imprensa espanhola, o acordo financeiro entre os clubes também foi sanado: 10 milhões de euros, a serem pagos em três parcelas. O "Mediterráneo" diz que os valores poderiam chegar a 12 milhões, dependendo de objetivos alcançados por Nilmar no Tricolor. E que o Villarreal pede ao jogador para que aceite e, assim, ajude o clube a aliviar sua grave crise financeira.

De acordo com o vice-presidente de futebol João Paulo de Jesus Lopes, a equipe paulista vai captar recursos por meio do "crowdfunding", sistema de colaboração de pessoas com a mesma meta. Entretanto, nas palavras dele, não estava definido se isso seria feito por meio de investidores (em que há retorno financeiro) ou fundo perdido. Mesmo assim, a negociação entre o MOP (Meu Próprio Jogador, em português), grupo que iniciou as tratativas, Villarreal e São Paulo já está adiantada.

A diretoria espera agora que Orlando da Hora dê uma resposta breve para tentar avançar ainda mais na contratação do sonhado camisa 11.

Após fechar com Vágner Love, Levy avisa: 'Vamos buscar outras coisas'

Roberto Carlos Vagner Love (Foto: Reprodução/Twitter)

O Flamengo está muito perto de fechar a contratação de Vagner Love. Segundo o vice de finanças, Michel Levy, que está em Moscou negociando com o CSKA, faltam poucos detalhes para o anúncio oficial. O dirigente, por sinal, avisa à torcida que não vai se contentar apenas com o reforço para o ataque. O clube seguirá ativo no mercado para reforçar o elenco.
- Na madrugada daí ainda espero compartilhar com a Nação Rubro-Negra assim que tiver a notícia. Mas não vamos parar. Acabando aqui, vamos buscar outras coisas - disse o vice de finanças à Rádio Tupi.
Apesar de deixar transparecer que já está tudo certo, de Roberto Carlos já ter se despedido de Vagner Love, desejando inclusive boa sorte no Flamengo, e de o goleiro Felipe ter twittado "Só Love, só Love", o dirigente não abre mão da cautela enquanto não assinar.
- A negociação só se esgota na hora em que assina, por isso faço questão de usar de cautela, critério, porque não é fácil. A gente veio aqui tirar, não digo tirar, mas estamos tentando contratar o maior ídolo do clube, artilheiro, que foi fundamental na conquista da Copa da Uefa, o presidente o considera como um filho, então há muitas coisas em questão, é muito delicado e por isso não quero me precipitar e fazer o anúncio - acrescentou.
Por fim, Levy exaltou a vontade que Vagner Love sempre mostrou em voltar ao Flamengo.
- Isso nos deixa mais fortes, no empenho e na dedicação, para levar um jogador de pele rubro-negra, que quer realmente jogar no Flamengo. Quem não quer a gente não se empenha - finalizou.

Familiarizado com a altitude, Flamengo enfrenta Real Potosí na Libertadores



O Flamengo enfrenta o Real Potosí, nesta quarta-feira, pela primeira fase da Libertadores, sabendo exatamente o que terá pela frente a mais de quatro mil metros de altitude. O treino de reconhecimento na cidade mais alta das Américas serviu como uma prévia do desconforto que os jogadores deverão sentir na primeira partida da decisão de vaga na fase de grupos da competição sul-americana. E, se depender da avaliação da comissão técnica, o desempenho será dos melhores. Nenhum jogador precisou dos tubos de oxigênio após a atividade realizada no domingo. O jogo de volta será no Rio, no dia 1 de fevereiro, no Engenhão, e quem se classificar terá Lanús (ARG), Emelec (EQU) e Olímpia (PAR) como rivais.
Mergulhado em problemas na pré-temporada, o técnico Vanderlei Luxemburgo faz o que pode para que os atritos com Ronaldinho Gaúcho e dirigentes não afetem o desempenho do grupo. Na última entrevista antes da partida, nesta terça-feira, ele evitou a todo custo comentar as turbulências da pré-temporada e até mesmo a contratação de Vágner Love, que deve ser sacramentada nesta quarta. Segundo o técnico, o tempo se encarrega dos ajustes e o momento é de foco total na vaga que o clube buscou durante toda a temporada de 2011. Com a corda no pescoço, já que os comentários na Gávea dão conta de que sua saída é iminente, ele procura cumprir seu roteiro à risca, sem deixar brechas para justificar o desejo velado da diretoria.
“Temos 180 minutos para definir a classificação. Um empate aqui passa a ser um grande resultado, se possível com gols. Temos de transferir para o segundo jogo a possibilidade de classificação. Se levarmos vantagem, melhor ainda. Houve um avanço muito grande na parte física, técnica, tática. Não houve problema de treinamento, os caras foram dentro. A altitude é um doping natural, mas minimizamos esse problema com a parte psicológica, para que o jogador entenda que terá de haver um sacrifício maior, mas que não mata ninguém. Você tem de se adaptar à altitude e saber que você vai sofrer momentaneamente”, analisou.


O técnico comandou um treino fechado na terça-feira e justificou alegando estar corrigindo o posicionamento nas jogadas de bola parada e cruzamentos. Na parte aberta da atividade, Ronaldinho Gaúcho, Jael e Renato Abreu treinaram cobranças de falta. A tática que Luxemburgo que ver executada em campo é valorização de posse de bola e contra-ataque inteligente, para evitar o desgaste excessivo na altitude. Esta é a razão de Aírton, que abusou dos erros de passe na última sexta-feira, no jogo-treino contra o Universitário de Sucre, ter sua vaga ameaçada pelo jovem Muralha, que o substituiu e deu mais dinâmica ao setor. Porém, como o volante é mais experiente do que Luiz Antonio, também é possível que Muralha forme com Willians e Aírton o trio de volantes.
Do grupo que enfrentou o Potosí em 2007, restam apenas Leonardo Moura e Renato Abreu. O meia foi usado como exemplo pelo técnico para mostrar que, desta vez, o período de adaptação ao ar rarefeito em Sucre fará com que o sofrimento dos atletas não seja como no ultimo confronto. “Depois do treino em Potosí o que melhor ilustra a situação foi o Renato, que ficou depois dos outros treinando cobranças. Perguntei: ‘Está vivo?’. Ninguém vai morrer por causa da altitude, pode ter um desconforto”.
Do outro lado, o técnico argentino do Real Potosí, Victor Zwenger, tenta jogar por terra a estratégia de Luxemburgo e colocar o Flamengo para correr desde o início do jogo. Ele descarta marcação especial sobre Ronaldinho Gaúcho e não acredita que o clube carioca poderá se valer tanto dos seus laterais como de costume. Ciente de que precisa impor uma vantagem em Potosí para chegar com reais chances de classificação no Rio, o treinador do time sustentado por dez meses com apenas um salário do camisa 10 da Gávea tentará usar as diferenças do jogo na altitude, como a bola mais rápida, para surpreender os brasileiros. Ele quer “capitalizar” os problemas no Flamengo a favor de sua equipe. O desfalque é o atacante Gerardo Yecerotte, que cumpre suspensão.
“Não acredito que virão aqui para atacar o tempo todo, acho que vão usar mais o contra-ataque, com quatro defensores bem postados atrás. Os brasileiros normalmente usam muito os laterais, apoiando o tempo todo, mas acho que aqui será difícil fazerem isso por conta da altitude. Acho que a maior virtude do time é a posse de bola, tentarão usar isso aqui. O Ronaldinho é um dos melhores do mundo para mim, mas aqui a precisão não é a mesma. É uma equipe que respeitamos, mas temos de perder o respeito dentro de campo”, afirmou.
FICHA TÉCNICA – REAL POTOSÍ X FLAMENGO
Local: Estádio Victor Agostín Ugarte, em Potosí (BOL)
Data: 25 de janeiro de 2012, quarta-feira
Horário: 21h50 (de Brasília)
Árbitro: Líber Prudente (URU)
Assistentes: Carlos Pastorino e Carlos Changala (URU)
REAL POTOSÍ: Henry Lapczyk, Ronny Jiménez, Alberto Alarcón, Claudio Centurión e Rosauro Rivero; Roly Sejas, José Michelena e Eduardo Ortiz; Victor Hugo Angola, Edgardo Brittes e Marcos Sebastián Pol.
Técnico: Victor Zwenger
FLAMENGO: Felipe, Leonardo Moura, Welinton, David Braz e Junior Cesar; Aírton (Muralha), Luiz Antonio (Muralha), Willians e Renato; Ronaldinho e Deivid.
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

No retorno ao Fla, Vagner Love diz que está de olho na Copa de 2014


Flamengo anunciou na manhã desta terça-feira o retorno do atacante Vagner Love à equipe carioca. O objetivo do jogador em sua nova passagem pelo país é uma nova convocação para a seleção brasileira, dirigida por Mano Menezes.


“Quero deixar claro que não estou voltando ao Brasil para passear, para ir à praia, eu estou louco para jogar, mostrar meu futebol. Sei também que se fizer meu trabalho bem feito posso ter uma nova oportunidade na seleção brasileira e quem sabe disputar a Copa de 2014, que também é um objetivo”, declarou o atacante de 27 anos.


Na primeira passagem do atleta pelo Flamengo,Love marcou 23 gols em 27 jogos disputados. O atacante admitiu ansiedade e preocupação para a finalização do negócio. 


“Eu sempre soube que seria difícil, mas sinceramente foi até mais difícil que eu esperava. O tempo foi passando e eu fui ficando preocupado, ansioso, pois sabia o prazo era curto. Comecei a treinar sozinho para manter a forma esperando por uma novidade”, afirmou Vagner Love.

O novo atacante do Flamengo acredita que deixou o CSKA, da Rússia, pela porta da frente. “Acredito que deixei a melhor impressão possível aqui no CSKA e na Rússia. Estou com sentimento de dever cumprido. Sempre defendi com unhas e dentes a camisa do CSKA e tenho a consciência que fiz muita coisa pelo clube. A partir de hoje sou um torcedor do CSKA, assim como do Flamengo, e vou ficar na torcida para que o clube continue no caminho das grandes conquistas”, concluiu o jogador que marcou 117 gols em 244 jogos pela equipe europeia e faturou 12 títulos em sete anos.