Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Denílson admite estranheza na volta ao país, com horários, juízes e concentração

Denilson foi apresentado ao São Paulo em julho e está no clube por empréstimo
O volante do São Paulo, Denílson, voltou ao Brasil há pouco mais de dois meses, após seis anos morando na Inglaterra, onde atuava com a camisa do Arsenal. O jogador de 23 anos admitiu ainda estranhar algumas coisas na sua readaptação ao Brasil, como horários, árbitros de futebol e período de concentração.
Da Inglaterra, Denílson não conseguiu se livrar da famosa pontualidade britânica. O são-paulino disse que sempre tenta fazer tudo no horário. “Nesse negócio de horário eu sou muito pontual, aprendi lá nessa questão. Tenho horário para comer, me alimentar, dormir, chegar aos lugares. Nisso sou inglês ainda”, admitiu em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.
Outro fator muito discrepante entre Brasil e Inglaterra no futebol é a concentração antes das partidas. Os atletas ficam reclusos no país dois dias antes das partidas, enquanto na Europa esse período é bem menor, como explicou Denílson.
“Lá a gente concentrava um dia. Quando jogava à noite pela Champions [Liga dos Campeões] e o jogo era em casa, às 19h45 a gente concentrava, no mesmo dia. Aqui no Brasil não, a concentração é dois dias antes. É uma coisa difícil de lidar, pois concentrar me deixa na nhaca. Mas o importante é obedecer às ordens do clube”, minimizou.
Denílson estranhou principalmente os critérios da arbitragem brasileira, muito mais rigorosa com as faltas do que a europeia. No pouco período que atuou no São Paulo após seu retorno, o volante foi mais vezes expulso do que em toda a sua carreira, segundo sua estatística própria.
“Choca bastante isso, pois em seis temporadas pelo Arsenal, eu fui expulso uma vez na vida. Quando voltei ao Brasil, em seis jogos fui duas vezes expulso. Mas se você parar pra ver não foi nenhum lance maldoso”.

Revisão de longos contratos com reservas deve iniciar reformulação do Grêmio

Gabriel é um dos jogadores que tem contrato a ser revisto pelo alto salário e baixo aproveitamento
O Grêmio trabalha paralelamente o fim da atual temporada e início da próxima. Com discurso de ainda lutar por classificação para Libertadores, o clube gaúcho analisa o que pode ser feito para 2012 ser melhor que 2011. O primeiro passo deve ser a revisão de contratos longos com suplentes, como Gabriel, Lúcio e Miralles.

O caso mais complicado é o lateral-direito. Ao adquirir os direitos do atleta, em maio, o Grêmio tornou Gabriel um dos salários mais altos da folha de pagamento. O vínculo atual vai até dezembro de 2014. A ideia da agremiação é buscar qualquer alternativa para diminuir o custo. Até porque, Mário Fernandes se firmou como titular da posição, não deixando boas perspectivas futuras ao suplente.

Lúcio vive situação semelhante. Titular no início da trajetória de Celso Roth no comando do time, ele acabou afastado para recondicionamento físico e sofreu uma lesão na panturrilha. Fora do time desde então, ele ainda projeta atuar em 2011, mas vive momento difícil. Seu vínculo, vai até dezembro de 2012, o salário não incomoda, mas a situação pode ser revista. Alternativa para o meio e a lateral, nos dois postos há atletas em boa fase. Escudero e Julio Cesar são absolutos no time.

Tanto Lúcio quanto Gabriel estão lesionados e não tem previsão de retorno. Miralles, por outro lado, tem desempenho elogiado por Roth, mas uma possível saída ocorreria por opção do atleta. O jogador já disse publicamente que caso não atue regularmente irá pedir para ser negociado ao fim da temporada. Ele está decepcionado com o ocorrido em Porto Alegre, já que esperava ser titular pela insistência gremista ao firmar sua contratação. O clube gaúcho pagou 2,3 milhões de dólares por 50% de seus direitos.

A liberação de verba em folha de pagamento deve significar reforços. Até quatro novos jogadores são esperados no Olímpico para a próxima temporada. Os contratos encerrando também serão analisados. Edcarlos deve renovar, Rodolfo tem alguma chance, Diego Clementino será liberado, e para permanência de Escudero é necessário pagamento de 6 milhões de euros.

Enquanto isso, a disputa do Brasileirão aponta a 27ª rodada para este final de semana. O Cruzeiro será adversário no Olímpico, às 18h (horário de Brasília), domingo. Gilberto Silva e Saimon são os desfalques.

Flamengo e Felipe conversam por contrato de até cinco anos



Felipe externou seu desejo e, até 31 de dezembro, ele deverá ser cumprido. A vontade de um contrato longo com o Flamengo já foi tema de reunião acontecida há cerca de um mês e o camisa 1 poderá ficar no Rubro-Negro por mais cinco temporadas.
Entre agosto e setembro, Marcelo Goldfarb e Bruno Paiva, os empresários do jogador, estiveram no Rio de Janeiro para um encontro com o diretor de futebol Luis Augusto Veloso e o técnico Vanderlei Luxemburgo. Em pauta, a renovação com Felipe.
Os valores estipulados para a compra do goleiro já haviam sido acertados no início do ano. Desta vez, foi discutido entre as partes o tempo do novo vínculo que varia entre quatro e cinco anos.
– As bases foram negociadas anteriormente à chegada do jogador ao Flamengo. Tivemos essa reunião no Rio e manifestaram o desejo de continuar com o jogador. Ficaram de me dar um retorno – explicou ao LANCENET! Bruno Paiva.
Até 30 de junho, o Flamengo teria de desembolsar R$ 2 milhões para ficar em definitivo com Felipe. Passado o prazo, a prioridade ainda é do Rubro-Negro, mas o valor de compra é de R$ 3 milhões.
Os direitos econômicos do goleiro pertencem a um grupo de investidores e ele está registrado em um clube – não revelado pelo empresários – que repassou o jogador ao Fla.
Na reunião ocorrida há cerca de um mês, o staff de Felipe corroborou a vontade do jogador de ficar. O próprio jogador, em entrevista coletiva na quarta-feira, manifestou o interesse de assinar um contrato longo.
– Cada jogo pode ser uma decisão porque tenho de mostrar que tenho condições de estar aqui. Quero fazer um contrato longo com esse clube. Identifico-me com o Flamengo e espero ficar por aqui – disse.
Felipe tem compromisso com Luxa
A contratação de Felipe e a provável permanência que se desenha para os próximos anos têm Vanderlei Luxemburgo como grande idealizador.Foi o treinador um dos responsáveis pelo pedido do camisa 1 no início da temporada. Ele também firmou um compromisso com Felipe para que o goleiro desse prioridade ao Rubro-Negro em 2011.
Algumas sondagens de clubes do exterior e do Brasil aconteceram recentemente, mas sequer foram escutadas pelo jogador.
– Ele tem esse compromisso com Vanderlei e isso vai até 31 de dezembro. O técnico apostou nele quando Felipe estava em Portugal. Já aconteceram sondagens, mas não permitimos nenhum tipo de conversa. Enquanto as chances não se esgotarem com o Flamengo não ouviremos nada que seja de fora – disse o empresário Bruno Paiva.
No Flamengo, Vanderlei Luxemburgo tem um papel importante nas contratações do clube e tem o hábito de participar das negociações com os jogadores.

Eder Luis e Felipe treinam bem e Cristovão ganha opções para domingo


Na manhã desta quinta-feira, o técnico interino Cristovão Borges comandou um treinamento tático de ataque contra defesa, utilizando apenas metade do gramado de São Januário. Se não pode contar os titulares que serviam a Seleção Brasileira, a novidade foi o retorno de Eder Luis, totalmente recuperado das dores na coxa direita. Já Renato Silva e Jumar continuam sendo poupados.

O maestro Felipe, recuperado de uma artroscopia, treinou a maior parte do tempo entre os reservas. Deve ser relacionado para o jogo contra o Corinthians, mas dificilmente começará jogando, apesar de ter entrado muito bem no time titular, na segunda etapa do treino. Alecsandro e Bernardo também foram muito bem, contudo, igualmente devem permanecer como opções.

O provável time para o jogo do ano, domingo, contra o Corinthians: Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva (ou Victor Ramos) e Marcio Careca; Eduardo Costa, Rômulo, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Elton (Alecsandro).

Coletivo fraco evidencia correria corintiana para habilitar Adriano

Coletivo fraco evidencia correria corintiana para habilitar Adriano (Rodrigo Coca/AE)
A participação de Adriano no treinamento coletivo de quinta-feira à tarde foi mais do que discreta. Nos 20 minutos que esteve em ação, o atacante do Corinthians praticamente não se movimentou, pegou poucas vezes na bola e deu apenas um chute. Atuação que deixou clara a tentativa da comissão técnica em acelerar o processo de recuperação do futuro camisa 10.

Como comparação, Rodrigão (atacante que defendeu o Palmeiras em 2007) também se recupera no CT Joaquim Grava de cirurgia no tendão calcâneo do pé esquerdo e está uma semana à frente de Adriano nos trabalhos, mas ainda não fez nenhum coletivo. A presença de Adriano no treinamento de quinta-feira evidencia, portanto, a pressa com relação a sua volta.

"A forma como a gente vem atuando, colocando ele para trabalhar direto com bola nos treinos com o grupo, é para acelerar sua recuperação, porque campeonato está no final", reconheceu o preparador físico corintiano, Fábio Mahseredjian. "Faltam poucas rodadas, depois de domingo vão faltar só 11 jogos. Como teoricamente não temos tempo, nós temos que acelerar mesmo".

Desde terça-feira, o centroavante tem trabalhado meio período com a fisioterapia e meio período com a preparação física. Enquanto ainda busca melhor estabilidade na articulação do tornozelo esquerdo, operado no fim de abril, Adriano faz treinos específicos e participa de alguns trabalhos com o restante do elenco, algo que vai se tornar cada vez mais constante após segunda-feira.

Suas primeiras atividades com os demais companheiros alimentaram expectativa de praticamente todos no clube para que ele pudesse entrar em campo neste domingo, diante do Vasco, pelo menos por alguns minutos. Médicos e fisioterapeutas, porém, alertavam para o risco da estreia antecipada provocar lesão muscular. Ao fim do coletivo de quinta-feira, a decisão conjunta foi preservar a previsão de estreia para 9 de outubro, contra o Atlético-GO.

"Caso ele evoluísse assustadoramente, poderíamos antecipar essa previsão, o que seria muito difícil pelo tempo de inatividade dele (não atua desde janeiro, quando lesionou o ombro direito na Roma, em duelo com a Lazio). Ele evoluiu, mas não tanto assim. Vamos esperar a evolução dele na próxima semana, quando ele vai participar de coletivo em campo todo, com maior noção de profundidade, e poderá dar piques mais longos, na velocidade dele", apontou Mahseredjian.

Pior mês, setembro chega ao fim para o Cruzeiro com três técnicos e sem triunfos

Jorge Gontijo/EM/D.A Press
Sem uma vitória sequer e com duas mudanças de técnico, setembro chega ao fim como o pior mês de 2011 para o Cruzeiro. Os maus resultados geraram queda na tabela do Campeonato Brasileiro e a ameaça do rebaixamento inédito para a Série B.
A sequência negativa começou ainda no último dia de agosto. Logo após vencer o Atlético por 2 a 1, em clássico pela última rodada do primeiro turno do Brasileirão, o Cruzeiro perdeu para o Figueirense por 4 a 2, em Ipatinga. Dois dias após o revés, houve a primeira troca de comando da equipe.

Surpreso com sua demissão, Joel Santana concedeu entrevista de despedida na Toca da Raposa II em 2 de setembro. No mesmo dia, Emerson Ávila iniciou seu trabalho como treinador efetivo. Porém, a troca de técnicos não melhorou os resultados da equipe no Brasileirão.

Na estreia de Ávila, o Cruzeiro empatou com o Palmeiras, por 1 a 1, no Pacaembu. A derrota foi evitada pelo jovem goleiro Rafael, responsável por defender pênalti cobrado por Marcos Assunção nos minutos finais de jogo.

A sequência, entretanto, não foi animadora. Nos cinco jogos disputados no restante do mês, o Cruzeiro somou apenas mais um ponto. Ainda como Ávila como técnico, a equipe celeste foi derrotada por Fluminense, Santos, Coritiba e Vasco. O outro empate aconteceu em clássico com o América, na Arena do Jacaré.
Sem vencer, Emerson Ávila deixou o comando da equipe na última segunda-feira e reassumiu o cargo de coordenador técnico do clube. Para substituí-lo, a diretoria do Cruzeiro recorreu a Vágner Mancini, que havia comandado o Ceará.

Ao novo treinador caberá a missão de reverter a série de resultados negativos. O Cruzeiro encerra setembro com 11,11% de aproveitamento e na 16ª colocação do Campeonato Brasileiro, um posto acima da zona de rebaixamento. Em seis jogos, foram quatro derrotas e dois empates. O ataque celeste marcou apenas três gols, enquanto a defesa foi vazada nove vezes.

Terceiro treinador de setembro, Vágner Mancini estreará dia 2 de outubro, neste domingo, às 18h, contra o Grêmio. O Cruzeiro enfrentará o Tricolor em Porto Alegre, em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Terceiro mandato de Juvenal está ameaçado na justiça


O presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, pode estar com os dias contados no comando do tricolor. A oposição do clube conseguiu uma importante vitória na justiça para tornar ilegal o terceiro mandado de JJ.
Com a mudança do estatuto do clube para que fosse possível apenas uma reeleição e mandatos maiores, o atual presidente se aproveitou de uma brecha para pleitear um terceiro mandato nas eleições de abril de 2011.
Mas um dos três desembargadores da 8ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo, Theodureto Camargo, votou pela anulação do pleito. Mas ainda cabe recurso da situação.
Agora se os outros dois desembargadores concordarem com os argumentos da oposição será necessário uma nova eleição ou então uma reunião entre os sócios para decidir sobre um novo presidente. Em ambos os casos Juvenal Juvêncio não poderá concorrer.

Vasco está preocupado com a arbitragem


Problemas e reclamações contra a arbitragem são constantes no futebol. Na reta final de competições a chiadeira sempre é maior e os culpados são os árbitros. E o Vasco, que encara o Corinthians no próximo domingo (2), está muito preocupado.
No duelo que vale a primeira posição no Campeonato Brasileiro o árbitro escalado para o confronto é Sando Meira Ricci (DF), que em 2010 marcou um pênalti muito discutido a favor do Corinthians.
De acordo com o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, a equipe carioca quer uma arbitragem neutra e esperar que o árbitro esteja a altura da importância de uma partida decisiva para o Brasileirão.
O diretor de futebol do Vasco, Rodrigo Caetano, também criticou a escolha de Altemir Hausmann para bandeirar a partida. O dirigente disse que falta bom senso, já que o bandeirinha anulou dois gols corretos na partida entre Vasco e Figueirense.

Neymar quer ficar na equipe do santos até 2013


O atacante Neymar, do Santos, já mandou o recado para o Real Madrid: só saio em janeiro de 2013! O acordo entre Santos, o jogador e o clube espanhol parece certo, mas o que falta ainda decidir é quando a joia santista vai para o futebol europeu.
A vontade de jogador é de disputar com o Santos todo o centenário do clube, que será comemorado em 2012. Apenas uma fraco desempenho dentro de campo do clube, fato pouco provável, pode convencer a ida do jogador em agosto de 2012.
Nem mesmo o aumento do valor que será pago ao Santos pelo jogador, 60 milhões de Euros ao invés dos 45 milhões que consta na multa rescisória, e a definição dos salários (7 milhões de Euros por ano – R$ 17,5 milhões) conseguem convencer o jogador.
Até as eleições de dezembro no Santos o assunto Neymar não será tratado no clube, principalmente porque um provável anuncio de transferência pode acabar com as pretensões de reeleição do atual presidente, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro.

No palmeiras planejamento para 2012 começa por aproveitamento de emprestados


A má fase vivida pelo Palmeiras no Brasileirão já faz com que a equipe comece o planejamento para 2012. E os trabalhos vão começar com a análise dos atletas do clube que estão emprestados para outras equipes.

Ao todo são 13 jogadores emprestados pelo Palmeiras. Entre eles o volante Pierre, ídolo da torcida, promessas pouco aproveitadas, como Daniel Lovinho e Luís Felipe, e jogadores sempre contestados, como Fabinho Capixaba.
De acordo com o vice-presidente de futebol do clube, Roberto Frizzo, a direção do Palmeiras irá analisar caso por caso e se o clube e o treinador estiverem interessados os jogadores serão reintegrados.
A maior parte dos jogadores emprestados possui vínculo longo com o clube, com exceção de três atletas que terminam seus contratos no fim de 2011: Luís, Lincoln e Wendell. O meia já está praticamente descartado, por problemas disciplinares, já o volante/lateral ainda está com a situação indefinida.

Lesões atrapalharam Alessandro em 2011


Das 26 partidas que o Corinthians disputou em 2011 o lateral direito Alessandro jogou apenas 12, menos da metade. Segundo o atleta um dos principais problemas que contribuíram para tal foi a perda da confiança após a primeira lesão, logo no inicio do campeonato.

Alessandro ainda não disputou quatro partidas seguidas pelo Corinthians no Brasileiro e pela primeira vez vai conseguir a essa meta na próxima partida da equipe, diante do Vasco no Rio de Janeiro, e ainda como capitão da equipe.
De acordo com o atleta, ele nunca teve problemas físicos em toda a sua carreira, mas após a lesão na coxa direita no inicio do Brasileirão ele encontrou muitos problemas para voltar a ter ritmo de jogo. Alessandro disse também que quando voltava, jogava uma ou duas partidas e sentia novamente dores no local.
As dificuldades vividas por Alessandro em 2011 não foram apenas por conta de lesões. O jogador cita a eliminação para o Tolina na fase pré-Libertadores como um dos piores momentos da carreira e com uma cobrança muito grande da torcida.

Deivid quer pagamento de direitos de imagem atrasados do Flamengo














Cobrar, cobrar e cobrar. Isso a torcida do Flamengo já está acostumada a fazer quando o assunto é Deivid. No entanto, agora é o jogador que está cobrando do clube. O atacante rubro-negro está com 13 meses de direitos de imagem atrasados e vem negociando o pagamento de cerca de R$ 4 milhões. Na tentativa de resolver o problema, o jogador está tratando o assunto diretamente com Patrícia Amorim.

"Já são 13 meses e ainda não recebi. Estou esperando. Eu não devo nada a ninguém. Vou procurar para quê? Ando na rua de cabeça erguida", declarou Deivid.

De acordo assessoria do Fla, Devid teria recebido em setembro do ano passado cerca de R$ 1,120 milhão de direitos de imagem. O valor corresponde a um adiantamento de 28 meses de contrato. O Flamengo diz que reconhece a dívida e que a questão será negociada com o atacante até o final do contrato, em dezembro de 2012.

Ouvidoria do Fla já causa problemas na Gávea

A ouvidoria criada pelo Flamengo na segunda-feira passada mal começou e já está dando problema. O ouvidor César Nogueira concedeu uma entrevista ao jornal "Extra" e entre suas declarações disse que as principais reclamações do primeiro dia de funcionamento da ouvidoria eram pedindo a saída de Deivid do time e para pedir a contratação de Vagner Love, do CSKA, da Rússia.

Nesta quarta-feira, em entrevista coletiva, o atacante rubro-negro não conseguiu disfarçar sua insatisfação com o assunto.

"Espero que se ele vier (Vagner Love), e espero que venha, que possa jogar o futebol que sempre jogou. Que possa agradar a todos. As pessoas acham que tenho de pegar na bola 250 vezes, dar dez canetas, lençol. As pessoas querem que eu dê dez dribles, que chute 30 vezes para o gol. Não é assim", declarou o jogador.