Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Rogério Ceni garante aos colegas do São Paulo que renovará


A menos que tenha despistado três colegas de time, Rogério Ceni vai anunciar nas próximas horas que permanecerá no São Paulo por mais uma temporada. A continuidade do ídolo era dada como certa nesta quinta-feira, no CT da Barra Funda, durante o churrasco de confraternização com jornalistas.
“Só vocês da imprensa não estão sabendo ainda. O Rogério vai ficar por mais um ano”, assegurou o goleiro Denis, seu reserva imediato. “Está tudo acertado”, acrescentou o jogador, surpreso com o fato de a notícia ainda não ter vazado.
Rogério Ceni também confirmou o adiamento da aposentadoria para Luís Fabiano, um de seus melhores amigos no elenco. “Eu perguntei e ele disse que continuará”, afirmou Fabuloso.
O terceiro a cravar a renovação de Rogério Ceni foi Aloísio. O mais curioso é que a notícia ficou restrita aos jogadores. Durante a apuração minha e do amigo José Eduardo Martins, durante o churrasco, ficou claro que diretores e integrantes da comissão técnica ainda não eram capazes de cravar o “sim” do goleiro artilheiro.
“Eu acho que ele renovará. Mas é um mero palpite”, disse o vice-presidente tricolor, Carlos Augusto de Barros e Silva. “Estou na torcida para que o Rogério fique. Qual técnico não gostaria de contar com um craque como ele?”, indagou Muricy Ramalho.

Flamengo e Cruzeiro se unem para expor taças dos respectivos campeonatos

Para agradecer o apoio dos torcedores nas respectivas conquistas desta temporada, Flamengo e Cruzeiro se uniram para expor as taças da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira, no Rio de Janeiro. Em parceria com o Movimento por um Futebol Melhor, as equipes sortearam um torcedor de cada time para entrar em campo no sábado, no estádio do Maracanã, onde haverá a troca de faixas.
O evento com a exposição dos troféus aconteceu no início da tarde desta sexta-feira. Na quinta, as taças foram exibidas em um supermercado de Santa Luzia, em Minas Gerais.
"Hoje, o Flamengo já é o clube que mais arrecada com programa de sócio-torcedor. Em 2014, queremos ser o maior em número de adesões. Com todo o respeito aos outros patrocinadores, mas, no ano que vem, o maior patrocinador do Flamengo será a Nação Rubro-Negra", disse Luiz Eduardo Baptista, vice-presidente de marketing do clube Rubro-Negro.O jogo entre os campeões dos torneios nacionais incentivará ainda mais o programa de sócio-torcedor de cada equipe.
"Além de celebrar dois grandes tricampeões, este jogo é um prêmio a cada um dos quase 110 mil sócios-torcedores dos dois clubes. A torcida os ajudou a aumentar a receita e o investimento no futebol, festejou os títulos e ainda recebeu seu dinheiro de volta, já que na média o torcedor teve mais descontos do que o valor da mensalidade", disse Rafael Pulcinelli, gerente corporativo de marketing de uma das dez empresas que fazem parte do Movimento por um Futebol Melhor.

Valorizado, Tite quer aprender línguas para trabalhar na Itália ou em Portugal

Valorizado ao fim de uma passagem vitoriosa pelo Corinthians, Tite está em negociações com a família sobre o tempo que ficará sem trabalhar. A mulher dele, Rosmari, quer mais atenção por "três ou quatro meses". O técnico quer menos, mas sabe que dificilmente seu destino, após esse período, será um país como a Inglaterra. A Itália o agrada mais.
"Onde eu não domino a língua é ilusório. Como vou fazer um treino tático, como fiz hoje, se não tenho o domínio do inglês? Vou fazer, mas sem excelência. Em Portugal, é possível. Na Itália, eu compreendo, mas teria que me atualizar. Entendo tudo, mas meu italiano é de 50 ou 60 anos atrás, aprendi com meus bisavós", afirmou.
Até mesmo a Espanha, de idioma próximo ao português, onde fracassou Vanderlei Luxemburgo, representaria dificuldades. "Podem dizer que espanhol é muito fácil, mas, para atingir excelência no trabalho, não. Sem dominar o idioma, você pode ir com outros objetivos, para adquirir experiência de vida, convívio. Como fiz nos Emirados Árabes, mas não tinha a pretensão de atingir um nível de excelência lá.
"Por enquanto, porém, Tite prefere não divulgar planos específicos. Depois de recusar uma oferta da China, ele diz apenas que pretende conversar com Zagallo e Carlos Bianchi, assistir no estádio a partidas do Barcelona e do Bayern de Munique, fazer um curso de técnicos da Uefa, em fevereiro, em Portugal, e dar a atenção cobrada pela família.
"É uma etapa para eu ser marido um pouco, um pouco mais pai, um pouco filho, irmão", afirmou o gaúcho, negando ter estabelecido um período de seis meses de descanso. "Não falei seis meses. Estou negociando. Minha esposa quer três ou quatro meses. Eu quero menos porque sei que vou ser chato, ficar com a tromba desse tamanho, vendo futebol o dia inteiro. Até a Rose falar para minha filha: ‘Não dá mais para aguentar, sai de perto dele’".

Sem brasileiros, Fifa anuncia meio-campistas finalistas à seleção do ano

A Fifa, em parceira com a FIFPro, divulgou nesta sexta-feira os nomes dos 15 meio-campistas candidatos às três vagas da seleção do ano da entidade, revelada no fim da temporada. Repetindo a lista dos goleiros, nenhum brasileiro figura entre os finalistas no meio de campo. Como no ano passado, quando o time inteiro foi formado por jogadores que atuavam no Campeonato Espanhol, a maior parte dos atletas que lutam por uma vaga na ‘meia cancha’ jogam na Liga BBVA - seis. O futebol alemão (4), inglês (3), e italiano (2) completam a lista.
Quem parece ter vaga garantida é o francês Franck Ribéry. Principal jogador do Bayern de Munique, ele foi um dos protagonistas da conquista da Tríplice Coroa (Campeonato Alemão, Copa da Alemanha e Liga dos Campeões da Europa) e ainda ajudou a classificar a França para a Copa do Mundo de 2014. Além dele, o time bávaro colocou o holandês Arjen Robben e o alemão Bastian Schweinsteiger na lista final. Atual vice-campeão europeu, o Borussia Dortmund tem apenas o jovem Marco Reus como seu representante.
Outro destaque é o galês Gareth Bale. Contratado pelo Real Madrid nesta temporada pelo maior valor da história do futebol (cerca de R$ 300 milhões), o canhoto foi eleito o melhor jogador do último Campeonato Inglês e levou o Tottenham Hotspur à Liga Europa deste ano. Além dele, o jovem espanhol Isco e o já experiente Xabi Alonso são os outros jogadores da equipe de Santiago Bernabéu entre os finalistas. Ex-Real Madrid, Mesut Ozil também aparece na lista, mas, atualmente, defende o Arsenal.
Quem também tem boas chances de ser eleito para a seleção do ano é o marfinense Yaya Touré. Pilar do meio-campo do Manchester City, ele foi um dos únicos jogadores dos Citizens a não decepcionar na última temporada e, de quebra, ajudou a classificar a Costa do Marfim para o Mundial do Brasil. Além dele, o veterano Steven Gerrard, do Liverpool, também surge entre os quinze escolhidos.
Para completar, dois meias da Juventus: Arturo Vidal e Andrea Pirlo. Ambos também estarão na Copa do Mundo de 2014 e foram os principais responsáveis pelo bicampeonato italiano conquistado pela Velha Senhora na última temporada. O chileno, aliás, é o artilheiro da equipe neste ano, com 10 gols, e o italiano surge em quinto lugar na lista de goleadores da Juve, com três tentos.
Como entre os goleiros, nenhum brasileiro aparece como candidato a uma vaga no meio de campo da seleção do ano. Oscar e Ramires, ambos do Chelsea, além de Willian e Hernanes, estes com menos chances, eram algumas esperanças do futebol canarinho, que colocou cinco defensores entre os candidatos: Daniel Alves (Barcelona), Dante, (Bayern de Munique), David Luiz (Chelsea), Marcelo, (Real Madrid), e Thiago Silva (PSG).
A eleição é feita por cerca de 50 mil atletas ao redor do mundo e terá o resultado final divulgado no dia 13 de janeiro de 2014, junto com a entrega da Bola de Ouro, em cerimônia realizada na sede da Fifa, em Zurique, na Suíça. No próximo dia 9 de dezembro serão divulgados os nomes dos atacantes. A equipe é sempre armada no esquema 4-3-3.

    Cidade por cidade, confira quais os jogos da Copa 2014

    O resultado do sorteio da Copa do Mundo 2014, realizado nesta sexta-feira, reservou para três cidades brasileiras duelos muito especiais. As sedes de Manaus, Natal e São Paulo receberão os únicos confrontos entre seleções campeãs do mundo na primeira fase da competição. 
    Na capital do Amazonas, no dia 14 de junho, jogarão Inglaterra e Itália; em Natal, Itália x Uruguai jogarão em 24 de junho; por fim, no dia 19 de junho, Uruguai e Inglaterra jogarão em São Paulo. Em Saçvador, mesmo sem duelos com campeões mundiais, haverá a reedição da decisão da final da Copa de 2010, entre Espanha e Holanda.
    Confira abaixo a relação de partidas em cada uma das 12 sedes na primeira fase do Mundial de 2014

    Belo Horizonte

    Colômbia x Grécia (14/6); Bélgica x Argélia (17/6); Argentina x Irã (21/6); Costa Rica x Inglaterra (24/6)

    Brasília

    Suíça x Equador (15/6); Colômbia x Costa do Marfim (19/6); Camarões x Brasil (23/6); Portugal x Gana (26/6)

    Cuiabá

    Chile x Austrália (13/6); Rússia x Coreia do Sul (17/6); Nigéria x Bósnia (21/6); Japão x Colômbia (24/6)

    Curitiba

    Irã x Nigéria (16/6); Honduras x Equador (20/6); Austrália x Espanha (23/6); Rússia x Argélia (26/6)

    Fortaleza

    Uruguai x Costa Rica (14/6); Brasil x México (17/6); Alemanha x Gana (21/6); Grécia x Costa do Marfim (24/6)

    Manaus

    Inglaterra x Itália (14/6); Camarões x Croácia (18/6); Portugal x Estados Unidos (22/6); Honduras x Suíça (25/6)

    Natal

    México x Camarões (13/6); Gana x Estados Unidos (16/6); Japão x Grécia (19/6); Itália x Uruguai (24/6)

    Porto Alegre

    França x Honduras (15/6); Austrália x Holanda (18/6); Coreia do Sul x Argélia (22/6); Nigéria x Argentina (25/6)

    Recife

    Costa do Marfim x Japão (14/6); Itália x Costa Rica (20/6); Croácia x México (23/6); EUA x Alemanha (26/6)

    Rio de Janeiro

    Argentina x Bósnia (15/6); Espanha x Chile (18/6); Bélgica x Rússia (22/6); Equador x França (25/6)

    Salvador

    Espanha x Holanda (13/6); Alemanha x Portugal (16/6); França x Suíça (20/6); Bósnia x Irã (25/6)

    São Paulo

    Brasil x Croácia (12/6); Uruguai x Inglaterra (19/6); Holanda x Chile (23/6); Coreia do Sul x Bélgica (26/6).

    Após cair em grupo com Espanha e Holanda, técnico do Chile joga a toalha

    Cair no mesmo grupo de Espanha e Holanda, finalistas da última Copa, foi um banho de água fria nas pretensões de Jorge Sampaoli, técnico do Chile, em ir longe no Mundial de 2014, no Brasil. Após o sorteio das chaves do torneio, nesta sexta-feira, na Bahia, o treinador lamentou a má sorte.
    "As chances são míninas, tenho de encarar a realidade. É um grupo muito difícil, mas é certo que estaremos prontos para fazer o melhor", conformou-se.
    Para ter alguma chance de brigar de igual para igual com as potências europeias, Sampaoli aposta num sistema tático agressivo. "Precisamos atacar muito, não dar chance de o adversário ficar muito tempo no nosso campo e marcar a saída de bola. Desta forma podemos dar trabalho."
    Embora conformado, Sampaoli acha possível ser zebra do grupo. "É um desafio, mas torço para que se repita a história de mudar a realidade."
    O Chile estreia na Copa do Mundo de 2014 contra a Austrália, dia 13 de junho, na Arena Pantanal, em Cuiabá. Na sequência encara Espanha (dia 18, no Maracanã, Rio de Janeiro) e Holanda (dia 23, na Arena da Baixada, em Curitiba).

    Brasil tem desempenho perfeito contra adversários de grupo em Copas do Mundo

    O sorteio dos grupos da Copa do Mundo nesta sexta-feira definiu que Croácia, México e Camarões serão os adversários do Brasil na primeira fase. O desempenho contra estas três seleções em edições anteriores da competição é animador para os brasileiros, que venceram todos os cinco confrontos disputados. Mais do que isso: marcaram 15 gols e não levaram nenhum.
    Contra o México, foram três partidas. Todas elas marcaram o primeiro confronto entre as duas seleções na Copa do Mundo. A primeira aconteceu em 1950, edição que também teve o país como sede. No Maracanã, goleada por 4 a 0. Quatro anos depois, na Suíça, a vitória foi ainda mais tranquila: desta vez por 5 a 0. E em 1962, a caminhada brasileira em direção ao bicampeonato mundial começou com um triunfo por 2 a 0 sobre os mexicanos.
    Outra seleção da chave que já cruzou uma campanha vitoriosa do Brasil em Copas anteriores é o Camarões. No seu segundo jogo do Mundial de 1994, o time comandado na época por Carlos Alberto Parreira venceu a seleção africana por 3 a 0.
    Também com Parreira no comando, o Brasil estreou na Copa do Mundo de 2006 encarando a Croácia, mesmo adversário que terá pela frente na abertura em 2014. Naquela oportunidade, Kaká marcou o gol que decretou a vitória brasileira em Berlim por 1 a 0.
    O confronto de estreia do Brasil contra a Croácia, que marcará também a abertura da Copa do Mundo de 2014, acontecerá no dia 12 de junho, em São Paulo. No dia 17, o time de Felipão encara o México em Fortaleza. O último compromisso da primeira fase será em Brasília, contra Camarões.

    Daniel Alves cutuca C. Ronaldo e cobra Neymar a 'assumir responsabilidades'

    Daniel Alves não escondeu nada. Em entrevista publicada pelo jornal catalão Mundo Deportivo no início desta sexta-feira, o lateral direito da seleção brasileira alfinetou o craque português Cristiano Ronaldo, a quem criticou por não ter garantido classificação direta à Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e até revelou as cobranças que faz ao seu companheiro de equipe e melhor amigo no Barcelona, Neymar.
    "O contrataram (Neymar) para assumir responsabilidades. Hoje, ele é responsável pela Seleção Brasileira seja onde for, e, aqui no Barça, tem que começar a assumir responsabilidades. Eu falo com ele todo dia e é o que ele precisa. É o jogador que foi contratado para que nestes momentos faça a diferença. Desde que veio, o que mais tenho falado com ele é que foi contratado por algumas coisas e que não pode as perder, pois, se as perde, passará a ser um jogador normal", declarou.

    As revelações de Daniel Alves surgem exatamente no momento em que Neymar começa a ser criticado pela imprensa espanhola. Com a lesão de Messi, que ficará longe dos gramados até 2014, o brasileiro não vem conseguindo liderar o Barcelona a bons resultados na temporada. Na última semana, foram duas derrotas consecutivas, para Ajax, na Liga dos Campeões da Europa, e Athletic Bilbao, pelo Campeonato Espanhol. Após a partida contra os bascos, aliás, Neymar foi classificado como "patinador" pelos principais jornais do país, que destacaram as constantes quedas do atacante no escorregadio gramado do Novo San Mamés.
    O lateral direito do Barça ainda aproveitou para alfinetar o melhor jogador da principal equipe rival, o Real Madrid. Segundo Daniel Alves, Cristiano Ronaldo não merece ser congratulado com a Bola de Ouro da Fifa no início do ano que vem. Para o brasileiro, o atacante merengue não conquistou títulos importantes e sequer conseguiu liderar a seleção lusa à Copa do Mundo de 2014 de maneira direta. Precisou da repescagem diante da Suécia para conseguiu carimbar o passaporte ao Brasil.
    "Eu tenho outras ideias. Para mim, quem deve ganhar é o melhor jogador do mundo fazendo gols e ajudando sua equipe a ganhar títulos. Não pode ganhar alguém que não venceu nada ou não marcou um gol decisivo. É uma opinião pessoal. Gols, Cristiano faz sempre, mas são importantes? Com todo o respeito à Suécia, são gols que fez na repescagem. Isso não pode ser importante, ou talvez eu veja o futebol de outra forma. Para mim, o mérito é se classificar de forma direta, não pela repescagem", cutucou, antes de afirmar estar cansado do assunto por parecer campanha política.
    Por fim, Daniel Alves mostrou-se incomodado com as críticas recebidas pelo Barcelona nos últimos tempos e negou que vá se transferir ao fim da próxima temporada. No último mercado europeu, por exemplo, ele teve o seu nome especulado no Mônaco, da França. "Eu vivo o presente. Para mim, é uma alegria que haja grandes equipes interessadas em mim, é sinal de que faço bem meu trabalho. Mas a verdade é que estou bem aqui. Eu sou partidário de que o que se assina tem que cumprir, sempre que as duas partes estão de acordo. É como uma relação de casal. Se não há boa relação, tem que se separar. Hoje, me consta que as duas partes estão felizes", encerrou.

    Jornais estrangeiros opinam, e grupo da Inglaterra é classificado como "terror'

    Na tarde desta sexta-feira, na Costa do Sauípe (BA), as seleções conheceram seus adversários na Copa do Mundo de 2014. Minutos depois do sorteio, os principais jornais do país repercutiram o evento e opinaram sobre o grau de dificuldade dos grupos.
    A seleção brasileira ficou em um grupo equilibrado, com Croácia, México e Camarões. A imprensa mexicana não fez muito alarde, apenas citou os locais das partidas. Porém, fez questão de ressaltar a apresentadora Fernanda Lima, a "beleza do sorteio". 
    Confira abaixo os jornais dos principais países que destacaram o sorteio da Copa de 2014: 
    Uruguai
    Na site, o jornal El Pais disse que a "sorte não foi celeste e caiu em um grupo do terror". De acordo com a publicação, o Uruguai terá a série mais complicada da Copa do Mundo. O Uruguai é cabeça de chave do grupo D, que tem como adversários Costa Rica, Inglaterra e Itália. Ovación manchetou a sua edição digital também com "Um grupo de terror", resumindo a sensação local.
    Itália
    Na Itália, o jornal La Gazzetta dello Sport demonstrou mesma opinião que os uruguaio e classificou o grupo da Itália como difícil e desafiador. A Itália compõe o Grupo D, com o Uruguai, Costa Rica e Inglaterra.
    Inglaterra
    BBC, em sua página na internet, também destacou a dificuldade do Grupo D. "A Inglaterra até um grupo difícil, porque está junto com três times os quais nunca foram batidos em Copa do Mundo. O jornal The Guardian seguiu a mesma linha e lamentou ter de jogar em Manaus contra a Itália, que foi chamado de "selva" Daily Mail.
    Costa Rica
    Apesar da dificuldade do grupo, a a Costa Rica deixou as lamentações de lado e já projetou a vingança sobre o Uruguai: o Al Día lembrou da eliminação para os uruguaios na repescagem da última Copa do Mundo e garantiu que "chegou a hora da revanche".
    Espanha
    O jornal AS preferiu dizer que a Espanha "não teve sorte" ao cair no mesmo grupo que a Holanda, Chile e Austrália. A publicação ainda ressaltou o fato da seleção espanhola jogar no Maracanã contra o Chile.
    Argentina
    Os argentinos do periódico Olé preferiram utilizar "O grupo da vida". A Argentina está no grupo F ao lado de Bósnia, Irã e Nigéria. 

    Brasil deve pegar Argentina só na final, mas caminho até lá é bem complicado

    O Brasil está no grupo A da Copa do Mundo, ao lado de Croácia, México e Camarões. Uma chave equilibrada, mas que dá boas chances à seleção de terminar na liderança. A Argentina, no grupo F, deve ter mais de facilidade, tendo como rivais Bósnia, Irã e Nigéria. Se os rivais sul-americanos terminarem na ponta de suas chaves, só se enfrantam numa eventual final. Até lá, porém, o caminho do Brasil deve ser bem complicado.
    Embora o grupo do Brasil não seja o mais difícil da Copa, o mata-mata tende a ser terrível. Nas oitavas de final, o adversário sai do grupo B, que tem Espanha, Holanda, Chile e Austrália. Nas quartas, existe o risco de enfrentar o segundo colocado do grupo D, que poderia ser Uruguai, Inglaterra ou Itália. Na semifinal, o rival poderia ser França ou Alemanha, desde que tenham liderado seus grupos. Portugal é outra opção, enquanto a Argentina seria adversária do Brasil na semi apenas se terminasse em segundo lugar de seu grupo. 
    Ao contrário dos brasileiros, os argentinos deverão ter um caminho mais tranquilo para chegar à final do Mundial. O time de Lionel Messi tem chances de encarar Suíça ou Equador em seu primeiro mata-mata. Isso, claro, se não houver uma zebra, o que poderia colocar a França na parada. Nas quartas de final, Bélgica, Rússia e Portugal são possíveis adversários, enquanto a Alemanha é uma possibilidade remota.  Asemifinal tem tudo para ser a primeira pedreira, contra Espanha, Holanda, Inglaterra, Uruguai ou Itália.
    Além da Argentina, outro rival que o Brasil pode cruzar apenas na final é o Uruguai. Isso se ambos forem líderes de seus grupos. O Uruguai, porém, está na chave mais complicada da Copa, ao lado de Inglaterra e Itália. Se a seleção uruguaia ficar com a segunda vaga da chave e o Brasil for líder, o clássico pode acontecer já nas quartas de final.
    França se dá bem
    Pivô de polêmicas sobre suposto favorecimento antes do sorteio, a França, de fato, se deu bem. O país caiu no grupo de Suíça, Equador e Honduras. Se tudo ocorrer como o planejado, pegará Bósnia ou Nigéria nas oitavas de final. Nas quartas, porém, a Alemanha pode aparecer na vida dos franceses.

    Brasil escapa do grupo da morte, que terá 3 campeões mundiais


    Foram definidos nesta sexta-feira os oito grupos da Copa do Mundo de 2014, que acontecerá no Brasil. A seleção brasileira caiu em um grupo balanceado, com Croácia, México e Camarões. A estreia será contra os croatas, no dia 12 de junho, em São Paulo.
    Nas oitavas de final, caso chegue lá, o Brasil necessariamente jogará contra uma equipe do Grupo B, que tem Espanha, Holanda, Chile e Austrália.
    O grupo mais forte da Copa é o D, com três campeões mundiais: Uruguai, Inglaterra e Itália. A Costa Rica completa a chave. Nas quartas de final, se avançar, a seleção brasileira poderá cruzar com algum desses três países.
    O grupo G também está forte, com Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos.