Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 2 de dezembro de 2012

Chapa de executivos do Fla quer gestão moderna e Zico como consultor


Com um discurso centrado na promessa de uma gestão moderna tocada por um grupo de executivos bem sucedidos no mercado, o empresário Eduardo Bandeira de Mello desponta como favorito, segundo pesquisas do Ibope e do instituto GPP, na eleição do Flamengo marcada para a próxima segunda-feira.
Há um mês, ele nem era o nome da chapa azul para comandar o time rubro-negro nos próximos três anos. Bandeira de Mello foi a opção para substituir Wallim Vasconcellos, que teve a candidatura impugnada. Ele garante, no entanto, que nada muda. A promessa da chapa é um comando integrado, com decisões tomadas em conjunto pelos executivos.
Eduardo Bandeira de Mello é sócio do Flamengo desde 1978. Formado em administração, fez carreira no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), onde chefiou o departamento de meio ambiente. Sustenta que o grupo de executivos que integram a chapa tem competência para fazer com que o Flamengo possa conquistar vitórias semelhantes às obtidas nos anos 80, quando a geração comandada por Zico levou o Mundial Interclubes.
É justamente o maior ídolo da história do clube um dos trunfos da candidatura de Bandeira de Mello. Zico declarou apoio à chapa azul, e presidiria, segundo o candidato, um comitê gestor que vai indicar as diretrizes do departamento de futebol, cujo plano é que seja comandado por um executivo remunerado. "Com uma equipe dessas, não temos como errar", afirmou, confiante, em entrevista exclusiva ao Terra.
Por quê o sócio do Flamengo deve optar pela sua candidatura?
Bandeira de Mello: nós estamos trazendo para o Flamengo um grupo de executivos e empresários, que nenhuma empresa no Brasil, poucas no mundo, e seguramente nenhum clube tem. São pessoas altamente bem sucedidas nas suas atividades empresariais, rubro-negros apaixonados e que querem doar tempo, reputação e credibilidade para tentar tirar o Flamengo dessa situação. Pretendemos gerar recursos para serem investidos no futebol, nos esportes olímpicos, na Gávea, para que o Flamengo volte aos padrões de excelência que já teve no passado. Quem sabe até superá-los.
Daqui a três anos, como estará o Flamengo? É tempo suficiente para levar o clube a esse padrão de excelência que o senhor mencionou?
Bandeira de Mello: pode ter certeza que ele estará muito melhor do que está hoje. Claro que não dá para prometer que vamos chegar no máximo em um prazo de três anos, mas estaremos no rumo certo. Daqui a três anos, a conversa será totalmente diferente. O Flamengo certamente terá resgatada a credibilidade, não terá problemas para captar patrocinadores e contratar jogadores. Hoje, muitos resistem a conversar com o Flamengo pela fama gerada pelo clube de mau pagador, de descumpridor de compromissos. Isso tudo vai acabar, vamos dar um choque de credibilidade, de transparência, de governança, e o Flamengo vai ser outro.
Em toda eleição, os candidatos prometem colocar o Flamengo em um rumo perfeito, com gestão moderna, e o melhor cenário possível ao torcedor. Com sua candidatura, não é diferente. O que deve levar o torcedor a acreditar no discurso da chapa, que realmente o Flamengo terá um futuro brilhante pela frente?
Bandeira de Mello: acho que, especialmente, pelas pessoas envolvidas. Se for comparar as equipes das três candidaturas, todos vão ver que a da chapa azul é infinitamente superior. Para cuidar da dívida do clube, temos o professor Carlos Langoni, que presidiu o Banco Central e cuidou da dívida externa brasileira nos anos 80, quando ela era um dos problemas mais graves. Para o marketing, que hoje é uma vergonha, com um clube sem patrocínio master há mais de um ano e meio, e que executa ações desastradas como a do Ronaldinho, teremos o Luiz Eduardo Baptista, que é presidente da Sky, e uma das maiores autoridades em marketing no mundo. Com ele, temos o João Henrique Areias, que é o maior especialista em marketing esportivo do Brasil. Nosso vice de finanças será o Rodrigo Tostes, que é um executivo de renomada competência. Nosso vice de patrimônio será o Rodolfo Landim, ex-presidente da BR Distribuidora, e que hoje tem negócios próprios na área de petróleo. Nosso vice de esportes olímpicos será o Alexandre Póvoa, que não só é uma das figuras mais ilustres do mercado financeiro, como é ex-atleta do clube e um sócio laureado. Com uma equipe dessas, não temos como errar.
O Wallim Vasconcellos era o candidato original da chapa e teve a candidatura impugnada. Qual será o papel dele?
Bandeira de Mello: ele é uma pessoa altamente competente em tudo que se meteu até hoje na vida. Ele vai ser o diretor-geral, uma espécie de CEO do clube. Na formatação anterior da chapa, eu iria trabalhar com ele, na equipe dele, e hoje ele vai trabalhar comigo, demonstrando que a chapa azul é coesa, que vai trabalhar com administração compartilhada, sem vaidades. A presidência não é um projeto pessoal meu, como não era dele. Importante é estarmos juntos pelo Flamengo.
A palavra final será sua nesse modelo de administração?
Bandeira de Mello: o Flamengo tem um regime presidencialista. Tenho obrigações estatutárias, que vou assumir plenamente. O mais importante nesse nosso grupo é que vamos trabalhar com decisões em conjunto. Já estamos praticando isso nessa fase de campanha. Nosso norte principal é o amor ao Flamengo.
O Flamengo tem, notadamente, diferentes correntes políticas que sempre interferiram na gestão do clube. Além disso, até que ponto o estatuto do clube pode engessar esse modelo de administração moderna prometida por vocês?
Bandeira de Mello: reforma do estatuto é uma demanda que não é só nossa. Várias correntes do clube, inclusive que não nos apoiam, têm o anseio de mudar o estatuto, que já está ultrapassado. Pretendemos fazer uma reforma, vamos nomear uma comissão de reforma do estatuto, que vai ser presidida pelo nosso vice, Walter D`Agostino, que é desembargador e grande benemérito, uma figura acima do bem e do mal no clube. E isso terá participação de amplos segmentos, inclusive os que não estão nos apoiando nesse momento. Para nosso esquema de governança, não é necessária nenhuma mudança no estatuto. Podemos trabalhar com ele sem reforma do estatuto. Mas há outras questões que fazem da reforma uma necessidade.
Para o futebol, especificamente, que modelo de gestão pretendem implementar? Como será o futebol do Flamengo?
Bandeira de Mello: vai ser uma gestão profissionalizada. Vamos ter um diretor executivo, contratado, bem remunerado, e que vai ser responsável pelo dia a dia do futebol. Ele vai trabalhar sob orientações de um comitê gestor do futebol, que terá a presença de um vice de futebol, ainda a ser nomeado, a minha presença, e do Zico, que é nosso grande apoiador e inspirador. Ele vai nos ajudar na gestão do futebol. Inicialmente, em caráter não profissional, mas por amor ao Flamengo, ele vai trabalhar, presidindo, inclusive, esse comitê gestor.
O Zico deixou a seleção do Iraque e está profissionalmente livre. Há possibilidade de ele ter algum cargo efetivo na gestão?
Bandeira de Mello: eu e toda a torcida do Flamengo desejamos ter o Zico. Mas eu não conversei isso com ele ainda depois que ele se desvinculou da seleção do Iraque. Temos que respeitar a posição dele, pode ser que tenha algum compromisso, convite profissional. O Zico, ao contrário do Flamengo, sempre respeitou compromissos. Então, por enquanto, o que está combinado é que ele vai nos ajudar nesse comitê gestor. Se tiver disponibilidade para assumir outro cargo no Flamengo, com certeza não vamos deixar passar essa oportunidade.
O apoio do Zico é significativo, mas a chapa é suportada por ex-presidentes, como Marcio Braga e Kleber Leite. Ter esses apoios não contraria o discurso de vocês, de novos ventos para o clube?
Bandeira de Mello: esses ex-presidentes nos declararam apoio sem exigir nada em troca. Acredito que isso é uma atitude de grandeza deles. São ex-presidentes, pessoas que já passaram pela situação que vou passar, caso seja eleito. Eles estão acima de qualquer acordo fisiológico, toma lá da cá. São pessoas que serão ouvidas, caso a gente tenha necessidade, mas que não exigiram nada e não terão nenhuma ingerência no dia a dia do Flamengo.
Vencendo a eleição, qual será o primeiro ato, o que atacar de forma mais urgente?
Bandeira de Mello: tem tanta coisa... Diria que a parte financeira de curto prazo nos preocupa muito. O último balanço aprovado foi o de 2010, e assim mesmo com ressalvas gravíssimas. Basicamente dizem que os números que estão no balanço não são confiáveis. E tem toda a questão da dívida, que nem sabemos exatamente quanto é, pela inconfiabilidade das contas. Os compromissos de curto prazo são preocupantes. Sabemos que a atual administração pagou aos jogadores o salário de setembro, e poderá haver pendências. Fora compromissos com fornecedores e clubes, o Avaí está cobrando publicamente uma dívida relativa ao Renato Santos e ao Cléber Santana. Vamos ter que ter um plano de contingência para a situação financeira do Flamengo no curto prazo. Embora no futebol, tenha que ter um plano emergencial no curto prazo, para gerar recursos e reforçar o nosso time o mais rapidamente possível.
O planejamento do futebol não será feito totalmente por vocês caso vençam a eleição. Dá para esperar um primeiro ano de dificuldades?
Bandeira de Mello: o primeiro ano será o mais difícil, mas pretendemos gerar recursos para que possamos lidar com essa situação. Com certeza, vamos aproveitar para o próximo ano alguma coisa do planejamento da atual gestão, mas a partir daí começa esse esquema de profissionalização, com o comitê gestor. Mas espero, já na estreia do Estadual, estar com um time à altura dos anseios de nossa torcida.
A presidente Patricia Amorim declarou que não dá para transformar o Flamengo em uma espécie de Barcelona do dia para a noite. Até onde o Flamengo pode chegar? É possível chegar em um patamar próximo ao do clube espanhol?
Bandeira de Mello: dá para sonhar com alguma coisa parecida, sim. Se pegar o Barcelona em 2003, ele estava em uma situação bastante difícil. E com transparência, profissionalismo e competência, conseguiram transformar o clube na potência que é hoje. Claro que a situação da Espanha é diferente da do Brasil, mas temos uma torcida  muito maior do que a deles. Então, por quê não sonhar?

Flamengo recebe modelo de ônibus da Volkswagen para o ano de 2013


Em evento na tarde da última sexta-feira, o Flamengo recebeu no pátio da Gávea o ônibus da Volkswagen que levará a delegação do clube a partir da temporada de 2013. O layout do novo 'Urubusão' (como é chamado por jogadores e torcedores do rubro-negro) foi escolhido pela torcida, em votação no site oficial do clube.
O clube flamenguista foi o único a receber seu novo modelo de ônibus de 2013 ainda no ano de 2012, em evento que teve as presenças da presidente Patricia Amorim, do lateral direito Leo Moura, e de representantes da montadora.
"O Flamengo merece chegar ao estádio com todo conforto e segurança. O cartão de visita do time quando chega ao estádio é exatamente o ônibus. Quanto mais bonito e mais representativo dentro das equipes, mais a presença do time se faz fortalecida", disse a presidente rubro-negra.
Representantes da montadora ressaltaram o fato da Volkswagen ter muitos clientes que torcem para o Flamengo e o relacionamento entre o clube e a empresa.
"Para nós juntar uma marca forte como a marca MAN Latin America, hoje fabricante dos caminhões e ônibus Volkswagen, é uma satisfação. uma marca tão forte quanto a nossa marca, mais forte ainda do lado esportivo. E o Flamengo é o primeiro time que recebe o produto mais moderno, o produto com o menor índice de poluentes, que a gente lançou esse ano. Um chassi novo, um produto extremamente novo", disse Ricardo Barrion, superintende da empresa. O ônibus que o clube usava no ano de 2012 será destinado aos jogadores das categorias de base.

São Paulo e Corinthians se despedem do Brasileiro com a mente em títulos


Enquanto o São Paulo pensa apenas no Tigre, seu adversário na decisão da Copa Sul-Americana - oportunidade de conquistar um título após três anos de jejum -, o Corinthians conta os dias para sua viagem ao Japão, onde disputa o Mundial de Clubes como representante do continente. Com este clima, as duas equipes fazem o clássico de despedida do Brasileirão neste domingo, às 17h, no Pacaembu.
A partida é válida pela última rodada do Campeonato Brasileiro, competição que garantiu ao São Paulo uma vaga na primeira fase da Libertadores de 2013 e mostrou ao Corinthians que, mesmo com o foco totalmente voltado para outro objetivo, é capaz de surpreender. Atualmente, os rivais ocupam a quarta e a quinta colocações, respectivamente, situação que irão manter independentemente do resultado no Pacaembu.
A realização do confronto no Pacaembu se deu em função dos shows da popstar Madonna no Morumbi. Mas como mandante, no Pacaembu, o São Paulo surpreendentemente leva vantagem de 26 vitórias contra 10 empates e 12 vitórias de seu rival.
No primeiro turno, no Pacaembu, o Timão, mesmo como mandante, foi derrotado por 2 a 1 em partida que teve como destaque o drible de Luis Fabiano para cima do goleiro Cássio.
O atacante, aliás, é uma das dúvidas do São Paulo para a partida deste domingo, já que o técnico Ney Franco disse que escalará apenas jogadores que não reclamarem de nenhuma dor ou desgaste muscular antes do primeiro jogo das finais da Copa Sul-Americana. O treinador são-paulino confirmou apenas dois atletas que não foram sequer relacionados: o zagueiro Rhodolfo e o volante Denílson. Fabricio segue lesionado e Paulo Assunção está suspenso por acúmulo de cartões amarelos.
Outras peças, como Paulo Miranda, Jadson e Osvaldo são dúvidas e terão conversas particulares com Ney Franco para decidirem se vão a campo. O time será uma mescla entre titulares que não reclamarem de nenhum incômodo e reservas em busca de oportunidades na rodada final do Campeonato Brasileiro. Paulo Henrique Ganso pode ter uma nova chance de começar jogando, mas sua escalação está condicionada ao desejo de não jogar de Jadson.
"A prioridade é o jogo de quarta-feira, contra o Tigre. Qualquer dúvida de formação, que pode prejudicar o desempenho em Buenos Aires, vamos no lado de priorizar a Sul-americana. A tabela quis que o jogo final fosse um clássico no momento em que as equipes já têm situações definidas dentro do campeonato. O Corinthians colocou que utilizaria o Brasileiro como forma de preparação para o Mundial. Vamos fazer nosso trabalho e quem eu definir por jogar vai entrar em campo para decidir o jogo", espera o técnico Ney Franco, tratando a chance de título na temporada 2012 como prioridade total.
O Corinthians, por sua vez, nem cogita a entrada de um time misto no clássico. O técnico Tite finalizou a preparação de seus jogadores neste sábado e confirmou que apenas o zagueiro Paulo André estará impedido de atuar contra o São Paulo. O veto imposto ao jogador veio após reclamações de um desconforto muscular na panturrilha direita e serviu para Wallace assumir o posto ao lado de Chicão.
Embora o próprio Chicão também tenha se queixado de dores ao longo da semana, o departamento médico não viu problemas em confirmar a ida do defensor para o jogo. A situação é a mesma vivida por Fábio Santos, que iniciou a semana com uma pequena contusão e está completamente recuperado para reforçar a lateral esquerda do Timão.
"Temos um Mundial daqui duas semanas e um clássico que é o último jogo do campeonato. O Tite pede para a gente não se poupar e vamos jogar este clássico com a mesma motivação de sempre. Você tem que ter cuidado, porque o Mundial é o mais importante para nós. Mas também fica difícil separar, por causa da rivalidade. Ficar fora de um torneio é um momento muito triste na vida de qualquer jogador e vamos chegar com moral para fazer deste um p... jogo", sentenciou o atacante Emerson.
O Sheik, inclusive, é o motivo de maior expectativa da torcida e comissão técnica do Corinthians neste domingo. Tite já havia dado a entender que a equipe escolhida para este jogo seria a mesma que faria a estreia do Timão no Mundial de Clubes, em 12 de dezembro, no Japão. Como o jogador ainda não tem o entrosamento ideal com seu parceiro de ataque, Paolo Guerrero, o Majestoso poderá ser o ponto chave para que a equipe alvinegra entre definitivamente no eixo.
"Esse jogo envolve tantas coisas. Não que seja motivo de vingança após a nossa derrota no primeiro turno, mas só de estar jogando um clássico já é motivação suficiente para qualquer atleta. Qualquer um queria estar no Pacaembu neste domingo. Eles estão em uma final e nós queremos viajar com moral para o Japão. É esse pensamento que levaremos para esta partida", completou Emerson.

FICHA TÉCNICA 

SÃO PAULO x CORINTHIANS


Local: estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 02 de dezembro de 2012, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Rodrigo Braghetto (SP)
Assistentes: Rogério Pablo Zanardo e Bruno Salgado Rizo (ambos de SP)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Edson Silva e Cortez; Wellington, Casemiro (Maicon) e Ganso; Lucas, Osvaldo e Luis Fabiano
Técnico: Ney Franco

CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Chicão, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Douglas e Danilo; Emerson e Guerrero
Técnico: Tite.


Venda de ingressos para Copa das Confederações começa nesta segunda-feira


A venda de ingressos para a Copa das Confederações vai começar nesta segunda-feira, por meio do site oficial da Fifa (fifa.com). Desde o dia 19 de novembro, no entanto, a Fifa promoveu a pré-venda para clientes dos cartões Visa.
Nessa pré-venda, 130 mil ingressos foram reservados. Os dois jogos mais procurados foram a final, dia 30 de junho, no Maracanã, e a abertura do torneio, que será entre Brasil x Japão, dia 15 de junho, em Brasília.
 

Zagueiro Rodolfo não joga mais no Vasco


O zagueiro Rodolfo não jogará pelo Vasco em 2013. O jogador entrou em acordo com a diretoria do Cruzmaltino e acertou a sua saída. Rodolfo sequer disputará o clássico de amanhã, contra o Fluminense, pela última rodada do Brasileirão.
- Tivemos uma conversa franca com o Rodolfo neste sábado e ele acertou sua saída do Vasco - declarou Daniel Freitas, diretor de futebol do Vasco.
 O zagueiro chegou ao Gigante da Colina no começo deste ano, vindo do Grêmio, para formar dupla com Dedé. Porém, Rodolfo falhou bastante e foi barrado. Quando finalmente havia se firmado e transmitia segurança, o zagueiro sofreu uma grave lesão no joelho direito que o deixou muito tempo parado.
 

Botafogo recua e não vai mais vender Elkeson


Tudo estava certo para a transferência de Elkeson do Botafogo para o Guanghzou Evergrande, da China. Porém, houve uma reviravolta e o negócio não vai mais acontecer. O jogador já tinha até se despedido dos companheiros e estava com a passagem comprada para ir à China.
O motivo da mudança é o fato de o Botafogo não ter aceitado as condições de pagamentos. O clube chinês pagaria R$16 milhões pelo meia, mas o Alvinegro só receberia R$6 milhões, porque detém apenas 35% dos direitos econômicos de Elkeson. Assim, o negócio foi cancelado. Na última sexta-feira, o técnico Oswaldo de Oliveira chegou a dar uma entrevista lamentando a saída do jogador:
- Lamento muito a saída dele. Infelizmente, isso é incontrolável hoje em dia. O futebol é um grande balcão de negócios. Pelo menos, essa saída é no limite e pode ser reparada com mais calma. De qualquer forma, pelo valor do jogador, eu lamento.
 

Felipão ignora grupo da morte na Copa das Confederações: "Foi ótimo o sorteio"


O técnico Luis Felipe Scolari não demonstrou preocupação com o fato de o Brasil ter caído no mesmo grupo de Japão, México e Itália na Copa das Confederações de 2013. Para o treinador, que terá o desafio de usar o torneio como preparação para o mundial de 2014, jogar contra equipes qualificadas só aumenta o foco dos jogadores.
- É ótimo estar com Itália, Japão e México, porque são confrontos que nos darão chance maior de observação. O foco do jogador brasileiro é maior quando ele enfrenta mais dificuldades. Vamos estar preparados. Foi ótimo o sorteio - disse o treinador.
A estreia do Brasil será contra o Japão, no dia 15 de junho, em Brasília. A segunda partida acontecerá no dia 19, contra a seleção mexicana, em Fortaleza. O último duelo da primeira fase será contra a Itália, em Salvador. Apesar da dificuldade dos adversários, o treinador brasileiro acredita que esse fato ajudará a reaproximar a Seleção da torcida.
- Falaram um grupo da morte. Não tem nada disso. Foi um grupo sorteado, um grupo bom, contra rivais difíceis, o que aumenta a participação da torcida. A ordem dos jogos não muda nada, também. Não interessa se é contra a Itália, México, Japão; vamos enfrentar os três - acrescentou.
 

Com chances de não disputar Copa do Brasil, Ney Franco diz que prefere a Sul-Americana



O São Paulo inicia na próxima quarta-feira (5) a disputa com o Tigre (ARG) pelo título da Copa Sul-Americana. Caso o Triolor alcance o objetivo de levantar a taça, estará classificado para a edição do ano que vem do torneio, que acontecerá simultaneamente à Copa do Brasil. Diante disso, o técnico Ney Franco abre mão da disputa da competição nacional. E não é só porque o título nesse momento é prioridade do clube do Morumbi.
– Prefiro disputar a Sul-Americana à Copa do Brasil. As duas dão vaga para a Libertadores ao campeão, só que a Sul-Americana também leva o time à Recopa, que considero um torneio muito importante também – disse o comandante.
A segunda partida contra o Tigre, que decidirá o campeão sul-americano de 2012, acontecerá no dia 12, no Morumbi. 
 

Copa das Confederações 2013: Em grupo difícil, Brasil estreia contra Japão e encara México e Itália



Foram sorteados neste sábado (01), em São Paulo, os grupos da Copa das Confederações 2013. O Brasil caiu na chave considerada mais difícil do torneio, ao lado de Japão, adversário da estreia, no dia 15 de julho, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília, além de México e Itália. O segundo jogo acontece no dia 19, diante dos mexicanos, no Castelão, em Fortaleza. Fechando a primeira fase, o time do técnico Luis Felipe Scolari enfrenta os italianos, vice-campeões europeus, na Fonte Nova, em Salvador, dia 22.
Já a Espanha caiu num grupo bem mais tranquilo, junto com Uruguai, Taiti e o representante africano, que só será conhecido no ano que vem. A vaga do continente irá para o vencedor da Copa Africana de Nações, que será disputada na África do Sul, entre 19 de janeiro e 10 de fevereiro.
O Brasil é o atual bicampeão do torneio, que serve como preparação para a Copa do Mundo do ano seguinte. Em 2005, na Alemanha, e em 2009, na África do Sul, a Seleção conquistou a taça. 
Calendário da Copa das Confederações 2013:
Grupo A
Jogo 1 - 15 de junho/16h - Brasil x Japão (Brasília)
Jogo 2 - 16 de junho/16h - México x Itália (Rio de Janeiro)
Jogo 5 - 19 de junho/16h - Brasil x México (Fortaleza)
Jogo 6 - 19 de junho/19h - Japão x Itália (Recife)
Jogo 9 - 22 de junho/16h - Brasil x Itália (Salvador)
Jogo 10 - 22 de junho/16h - Japão x México (Belo Horizonte)
Grupo B
Jogo 3 - 16 de junho/19h - Espanha x Uruguai (Recife)
Jogo 4 - 17 de junho/16h - Taiti x Representante africano (Belo Horizonte)
Jogo 7 - 20 de junho/16h - Espanha x Taiti (Rio de Janeiro)
Jogo 8 - 20 de junho/19h - Uruguai x Representante africano (Salvador)
Jogo 11 - 23 de junho/16h - Espanha x Represetante africano (Fortaleza)
Jogo 12 - 23 de junho/16h - Uruguai x Taiti (Recife)
Semifinais
Jogo 13 - 26 de junho/16h - 1º A x 2º B (Belo Horizonte)
Jogo 14 - 27 de junho/16h - 1º B x 2º A (Fortaleza)
3º e 4º lugar
Jogo 15 - 30 de junho/13h - P13 x P14 (Salvador)
Final
Jogo 16 - 30 de junho/16h - V13 x V14 (Maracanã).
 

Diretoria do Flamengo se anima com vontade de Robinho e se articula para preparar uma proposta


Após o blog Primeira Mão, do Globoesporte.com, revelar que o atacante Robinho, atualmente no Milan, deseja jogar no Flamengo, Zinho, diretor de futebol do Rubro-Negro, vai se reunir com os agentes do jogador para analisar as possibilidades de negociação. No entanto, a situação só ficará mais clara depois de segunda-feira, quando serão realizadas as eleições presidenciais do Flamengo. A presidente Patrícia Amorim tenta a reeleição, mas é provável que não consiga um novo mandato.
Grêmio e Atlético-MG são outros clubves interessados e já fizeram propostas salariais oficiais a Robinho. Ambas giram em torno de 1 milhão de reais por mês. Os dois clubes esperam que o Milan libere o jogador de graça, já que ele vem sendo pouco utilizado nesta temporada. O Santos, clube que revelou Robinho, também acompanha o negócio.
 

Negociado com o Evergrande, Elkeson vai ao treino do Botafogo se despedir do grupo


O atacante Elkeson já está negociado com o Guangzhou Evergrande, da China, e o Botafogo já anunciou sua liberação. Nesta sexta-feira (30), porém, o jogador compareceu ao campo principal do Engenhão com a camisa do alvinegro, de chilenos, para se despedir do grupo. Neste sábado, o jogador já não participará do clássico contra o Flamengo, no mesmo estádio, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro.  
- Lamento muito a saída dele. Infelizmente, isso é incontrolável hoje em dia. O futebol é um grande balcão de negócios. Pelo menos, essa saída é no limite e pode ser reparada com mais calma. De qualquer forma, pelo valor do jogador, eu lamento - disse o técnico Oswaldo de Oliveira, que recebeu um caloroso abraço do atacante.
Elkeson foi vendido ao clube chinês por R$ 16,5 milhões, depois de uma passagem de um ano e meio pelo time de General Severiano. Não conquistou títulos, mas foi um dos destaques da equipe esse ano, chegando a liderar a artilharia do time no Campeonato Brasileiro, com 11 gols. Ao todo, ele marcou 26 vezes com a camisa alvinegra.
 

Aloísio, ex-Figueirense, será jogador do São Paulo em 2013



As especulações se confiramaram: o atacante Aloísio, que marcou 14 gols neste Brasileirão pelo Figueirense, será jogador do São Paulo em 2013. Suspenso da última rodada do campeonato, Aloísio, de 28 anos, está de férias com a família e, a partir de 1º de janeiro, passa a ser oficialmente do Tricolor paulista.
- Tenho um pré-contrato assinado. Meu sonho de jogar no São Paulo vem desde pequeno, e é uma coisa muito boa na minha vida ter assinado isso. Agora é trabalhar - disse o atacante.
Aloísio também frisou que não se assusta com a responsabilidade de jogar numa equipe do tamanho do São Paulo:
- Eu sou bem tranquilo em relação a isso. Será um sonho atuar ao lado do Luis Fabiano, sou muito fã dele. É um clube de grande estrutura, tudo aquilo que a gente escuta e conhece é muito bom. Sem falar na torcida, que é muito grande. Vamos ver como será, vou me preparar da melhor forma - completou.
 

Seedorf defende permanência de Oswaldo de Oliveira no Botafogo

Acostumado com o futebol europeu, em que os técnicos ficam mais tempo nos seus clubes, o holandês Seedorf comemorou a permanência do técnico Oswaldo de Oliveira no Botafogo por mais um ano. Apesar de ainda não ter sido anunciada, é praticamente certo que o técnico, contratado em janeiro deste ano, fique.
- Acho que o Oswaldo é um técnico fantástico, uma pessoa de grande valor, que criou internamente um grupo que está crescendo. No Brasil, essa coisa de trocar técnico o tempo todo precisa mudar. Na Europa, não é assim. É mais importante manter um técnico por três anos para criar um ciclo. No Manchester United tem um há 25 anos (Alex Ferguson) - defendeu Seedorf.
O meia ainda citou as vantagens de se manter o técnico por mais tempo:
- Quando há continuidade, dá mais tranquilidade e possibilidade de construir e acertas as coisas. Nenhum time vencedor nasce de um dia para o outro. Isso vai mudar aqui. É questão de cultura. No Brasil estão habituados a trocar muito por causa de emoções.
 


Advogado nega que Conca tenha mandado carta se despedindo de clube chinês; Fluminense fica de olho


Sonho de consumo do Fluminense, o meia argentino Darío Conca teria enviado uma carta ao seu clube, o chinês Guangzou Evergrande, avisando que não voltaria mais à China. Quem disse que isso aconteceu foi o presidente do Guangzou, Liu Yongzhuo. No entanto, o advogado do jogador, Marcos Motta, negou a informação:
- Eu nego essa informação. Não há uma carta dizendo que ele não retorna. Os contratos não podem ser rescindidos desta maneira. Ninguém é louco a esse ponto. São valores altíssimos. As declarações não me preocupam. Tenho de ver com calma se foi isso mesmo e falarei com ele para resolver tudo - disse.
Motta frisou que Conca só sai do clube chinês caso haja uma proposta boa para as duas partes. O contrato do jogador vai até 2014, mas o jornalista Renato Maurício Prado, do jornal O Globo, publicou a informação de que o argentino esvaziou toda a sua casa na China e que não pretende mais voltar para lá. O Guangzou, inclusive, está em tratativas avançadas para levar o meia Elkeson, do Botafogo, supostamente para substituir Conca.
 

Cuca confirma Richarlyson, mas mantém dúvida no meio-campo antes do clássico com o Cruzeiro



O técnico Cuca só tem uma dúvida para o clássico contra o Cruzeiro, domingo, no Independência, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Na partida que pode garantir ao Galo a vice-liderança do torneio, a briga por uma vaga ao lado de Ronaldinho Gaúcho fica entre Serginho, Guilherme e Escudero. Na lateral-esquerda, no lugar do suspeso Júnior César, o comandante já tem uma definição.
- Desses três sai um e pronto. Richarlyson joga na lateral. A dúvida é essa aí, dos três joga um. 
A definição que falta só deve ocorrer nos vestiários do Independência, mas Guilherme leva vantagem pelo fato de ter a confiança de Cuca, mesmo sendo criticado pela torcida nos últimos jogos. 
- O Berola saiu criticado, o Serginho saiu também, o Escudero da mesma forma. Mas, muitas vezes, eles foram aclamados. Guilherme, na final do Mineiro, mesmo não estando na melhor condição física, saiu com a torcida gritando o nome - declarou o treinador.
A provável escalação do Galo para o confronto é a seguinte: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Richarlyson; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho Gaúcho e Guilherme (Escudero ou Serginho); Jô e Bernard.
 

Felipão descarta seguir exemplo do Barcelona na Seleção: "Só se importarmos Iniesta e Messi"

O técnico Luiz Felipe Scolari garante que a Seleção Brasileira sob o seu comando não lembrará em nada o Barcelona na forma de jogar. O treinador concedeu entrevista coletiva no Anhembi, em São Paulo, nesta sexta-feira, e foi perguntado sobre Pep Guardiola, que chegou a ser cogitado como substituto de Mano Menezes na equipe nacional. Aliado ao discurso de que o Brasil não deve se espelhar no que vem de fora, Scolari foi enfático na resposta.
- Só se nós importarmos Iniesta, Messi e jogadores do Barça poderemos jogar como o Barça. Mas as características dos brasileiros não são essas. Temos que montar uma equipe que jogue um bom futebol, mas dentro das características dos nossos atletas – disse o treinador da seleção brasileira.
Faltando sete meses para a Copa das Confederações, Feipão sabe que precisará ter a equipe praticamente fechada no torneio para chegar bem preparada ao mundial de 2014. O pouco tempo não permite testes, e o comandante já disse que a base que vinha jogando será mantida. Porém, ele não descarta, por exemplo, utilizar um atacante mais fixo na área, diferente do que vinha fazendo seu antecessor Mano Menezes. 
- Nunca joguei tão diferente (do estilo do Mano). Acho que se tem oportunidade de ter um homem mais referência entre o nosso meio de campo e a área adversária. O Brasil tem esse jogador. Mas temos também jogadores que tem uma mobilidade maior, não ficando fixo lá na frente. Tenho uma ideia de equipe, uma ideia de convocação. Claro que do primeiro amistoso para os outros algumas alterações serão feitas. Mas não vejo alteração na forma de jogar. Muitas vezes as características de uma equipe que eu dirigi não são da maneira como essa seleção pode jogar - completou.
 

Negociações com Diego Tardelli avançam e futuro do atacante pode ser o Atlético-MG


Ídolo da torcida do Atlético-MG, Diego Tardelli vem sendo especulado pela imprensa brasileira como possível reforço do Galo para 2013. Ao que tudo indica, as chances do retorno do atacante, que entre 2009 e 2011 marcou 73 gols em 114 partidas pelo alvinegro, estão cada vez maiores. Segundo o portal Lancenet!, a diretoria do clube já teria acertado as bases salariais e estaria aguardando apenas a liberação por parte do Al-Gharafa, do Qatar, equipe que Tardelli defende atualmente. 
A contratação já é dada como certa por alguns membros da cúpula do Galo, mas o presidente Alexandre Kalil ainda mantém o tom cauteloso quando o assunto é a negociação com o camisa 9. Até porque, para viabilizar o negócio, falta ainda sacramentar a decisão sobre como seria o contrato, se por empréstimo, ou em definitivo. O clube do Qatar pede a elevada quantia de € 5 milhões (cerca de R$ 13,4 milhões), o que torna o desfecho mais complicado, mas não elimina as esperanças.
Depois de assegurar a classificação para a próxima Libertadores, o objetivo da diretoria passou a ser formar um time compettivo e experiente, para entrar com força máxima na briga pela taça. Por isso, a movimentação no clube é para tornar viável o acerto. Se depender da vontade do atacante, que frequentemente demonstra, por meio de seu twitter, o desejo de retornar a Belo Horizonte, o torcedor do Atlético poderá ver em breve uma boa notícia sendo anunciada.