Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 17 de março de 2013

Flamengo anuncia demissão de Dorival Júnior e Jorginho passa a ser cotado



A diretoria do Flamengo anunciou na noite deste sábado (16) a demissão do técnico Dorival Júnior. A decisão veio depois de o treinador negar uma proposta do vice de futebol do clube, Wallim Vasconcellos, pela redução em 50% de seu salário. O nome favorito dos dirigentes rubro-negros para o cargo é o do tetracampeão Jorginho, ex-lateral-direito do clube e titular da Seleção Brasileira na conquista da Copa de 1994. Apesar da pouca experiência na função, o ex-treinador do Kashima Antlers, do Japão, é visto com o perfil ideal, além de ter forte identificação com o Flamengo.
O nome de Mano Menezes, que vinha sendo especulado nos últimos dias pela imprensa, não está entre as prioridades, segundo o diretor de futebol Paulo Pelaipe. O motivo pelo descarte seria o custo com o qual o clube teria de arcar para pagar os salários do ex-comandante da Seleção.
- Mano Menezes não é um nome forte, porque está neste nível de Muricy (Ramalho, técnico do Santos), Abel (Braga, treinador do Fluminense), de salários muito altos. Estou voltando para conversar com o Wallim e começarmos a definir isso. Já tenho o treinador na minha cabeça e vou levar para a direção.
Ainda de acordo com o dirgente, a saída de Dorival nada teve a ver com os recentes resultados do time, que foi eliminado nas semifinais da Taça Guanabara para o Botafogo, no último domingo, e perdeu de virada para o Resende na estreia da Taça Rio, na quarta-feira.
- A diretoria já vem conversando com o Dorival há bastante tempo. Os números no contrato são fora da realidade do Flamengo. Tentamos contornar isso de qualquer maneira, o Dorival inclusive foi bem compreensivo durante todo o processo, até aceitou reduzir o salário, mas não conseguimos chegar a um valor condizente as nossas condições de hoje. Não foi uma decisão técnica, foi uma questão financeira - afirmou Pelaipe.
Confira a nota oficial do Flamengo:
"Depois de dois meses de conversas com o objetivo de repactuar os termos do contrato firmado ano passado, o Flamengo e o técnico Dorival Júnior, apesar de terem evoluído nas negociações, não conseguiram chegar a um acordo final satisfatório para ambas as partes. Com isso, o clube optou pela saída do treinador".
 



Corinthians 3 x 0 União Barbarense - Em noite de Sheik, Timão vence com autoridade e fica tranquilo no Paulista



Quem disse que para ser o nome do jogo era necessário balançar as redes? Emerson Sheik mostrou que não. Depois de muita cobrança da torcida, pênaltis perdidos e pressão por conta da má fase, o atacante aproveitou a chance dada por Tite e brilhou na vitória do Corinthians sobre o União Barbarense por 3 a 0, na noite deste sábado (16), pelo Campeonato Paulista.
A sequência de jogos abaixo da média foi interrompida com uma ótima atuação, que teve como pontos altos o passe para Douglas abrir o placar e a jogada que resultou no gol de Jorge Henrique. O último foi marcado por Renato Augusto, que pela primeira vez guardou a bola no barbante com a camisa do Timão. 
O resultado não poderia ter sido melhor para o Alvinegro, que agora fica em situação mais tranquila no G-8 do estadual. A equipe assumiu a quinta colocação, mas pode perder essa condição para o Palmeiras, que joga neste domingo contra o São Caetano, no Anacleto Campanella. Já o União Barbarense segue na zona de rebaixamento, em 19º lugar.
Na próxima quarta-feira, às 22h, o Timão volta a campo pelo Paulistão e enfrenta o XV de Piracicaba, no Barão de Serra Negra, no interior paulista. Já o União Barbarense encara a Ponte Preta, em casa, na quinta-feira, 19h30. 
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 0 UNIÃO BARBARENSE
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data/hora: 16/03 - 18h30
Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro
Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa
Renda/ público: R$ 547.850,50/ 19.359 pagantes
Cartões amarelos: Romarinho (COR); Alex, André Cunha e Juliano (UBA)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Douglas 7'/2T (1-0); Jorge Henrique 42'/2T (2-0); Renato Augusto 46'/2T (3-0)
CORINTHIANS: Julio Cesar; Edenílson, Chicão, Gil, Fábio Santos, Ralf, Guilherme (Paulinho), Douglas (Giovanni), Jorge Henrique, Romarinho (Renato Augusto) e Emerson Sheik. Técnico: Tite.
UNIÃO BARBARENSE: Walter; Alex, Juliano, Camacho, César, Cláudio Britto, Junior Goiano, Edilson Azul, André Cunha, Cleverson (Júlio) e Caihame (Dario). Técnico: Claudemir Peixote.

Vasco: Alessandro admite que cobrança pela Taça Rio será maior



Ciente da cobrança que lhe aguarda, o Vasco fará sua estreia na Taça Rio contra o Volta Redonda, neste domingo, às 16h, no estádio de São Januário. Após deixar escapar o título da Taça Guanabara para o Botafogo, o Cruz-Maltino luta para reconquistar a confiança da torcida, que criou grande expectativa pela conquista. O goleiro Alessandro tem consciência de que a responsabilidade aumenta no segundo turno do estadual, mas faz um apelo pelo apoio dos torcedores.
- Com certeza a torcida vai cobrar bastante. Até porque, não fizemos um bom jogo na final e todos esperavam o título. Infelizmente não veio, então a cobrança na Taça Rio vai ser maior ainda. Se entramos focados e tranquilos, faremos um grande jogo e eu acho que a torcida apoia quando o time corresponde dentro de campo. Peço o apoio dos torcedores porque não vai ser fácil. E sem a ajuda deles fica mais difícil ainda - declarou o camisa 12.
Para virar definitivamente a página após o título perdido, Alessandro espera por uma boa atuação do grupo contra o Volta Redonda. 
- Vamos entrar em campo amanhã para fazer um grande jogo e dar tranquilidade para todo mundo, e não tem nada melhor do que começar com uma vitória - disse o arqueiro.

 

Dante pede "partidas perfeitas" do Bayern nos confrontos contra a Juventus



Após o sorteio desta sexta-feira (15) que definiu os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões, os brasileiros Dante e Rafinha, do Bayern de Munique, falaram sobre as dificuldades que devem enfrentar diante da Juventus. O primeiro jogo acontecerá no dia 3 de abril, na Alemanha. No dia 9 de abril, as equipes fazem o jogo de volta, na Itália. 
- Vai ser um duelo muito difícil. A Juve está muito bem esse ano, tem muita experiência e grandes jogadores. Se almejamos passar de fase, vamos ter que fazer duas grandes partidas, ou seja, duas partidas perfeitas - pediu Dante.
O lateral Rafinha, que é reserva da equipe alemã, ressaltou a qualidade tática dos rivais italianos e endossou a opinião do companheiro sobre as dificuldades que virão pela frente.
- Sempre é complicado enfrentar a Juve. A velha senhora é uma das grandes equipes européias e está merecidamente de volta à elite do futebol europeu. A Juve tem um time muito bom e, no momento, é o melhor time da Itália. Eles jogam muito bem taticamente e vamos ver duas grandes partidas contra eles. Espero que possamos no final passar para às semis - disse o jogador.
 

Dunga esfria expectativa por retorno de Dátolo e afirma: "O Inter não tem reserva e titular"

Recuperado de uma lesão muscular na coxa, o meia Dátolo ainda não tem previsão de ser utilizado pelo técnico Dunga no Internacional. O treinador confirmou nesta sexta-feira (15) que Vitor Junior será titular no jogo contra o Canoas, às 16h de domingo, no Complexo Esportivo da Ulbra, pela primeira rodada da Taça Farroupilha.
- Não tem que ter pressa, tem que fazer um trabalho programado. Não é que ele saiu depois de uma semana. Ele tem que recuperar o tempo, fazer a carga que todos os demais fizeram, para depois se colocar à disposição. Não dá para avançar, dizer que vai jogar desta ou daquela forma - afirmou.
De acordo com o comandante, o argentino ainda precisa retomar a carga de trabalho dos demais jogadores. Mas Dunga não quer que ninguém se sinta dono de posição. O ideal, segundo ele, é que se crie uma competição dentro do elenco.
 Temos que montar um grupo forte, sem ninguém se sentir titular ou reserva. Quando jogar, tem que aproveitar a oportunidade. Tem que criar essa competição no Internacional. Saber que vai ter que esperar se o companheiro estiver bem - disse o comandante colorado.
 

Com Rhayner e Wagner, Abel Braga confirma titulares do Fluminense contra o Audax


O técnico Abel Braga não fez mistério sobre os titulares do Fluminense para a estreia na Taça Rio contra o Audax, no próximo domingo, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. Como optou por poupar Deco, recuperado de lesão no joelho, e diante da lesão de Thiago Neves, que sofreu um estiramento na panturrilha esquerda, o comandante confirmou Rhayner e Wagner na equipe principal.  
- O time que treinou ao longo da semana é o que está escalado para o jogo. O Rhayner e o Wagner são jogadores velozes que dão outra dinâmica ao time. O Deco se recuperou, mas não participou de alguns treinamentos e está fora desse jogo. Perco em genialidade, mas fico com a equipe mais aguda - explicou.
Depois da derrota por 3 a 2 para o Vasco na semifinal da Taça Guanabara e do empate em 1 a 1 com o Huachipato, pela Libertadores, Abel Braga sinalizou que pretendia fazer mudanças no Tricolor. No fim, se viu obrigado a modificar as peças. Apesar de não confirmar se as mexidas estavam nos planos, ele reconhece que alguns jogadores estavam rendendo abaixo do esperado.
- O treinamento iria dizer. Fizemos dois jogos excelentes, mas não vencemos. Sabemos que temos dois ou três jogadores que tiveram uma queda de produção e dois ou três que subiram. Então fizemos as mudanças e agora a tendência é voltar o equilíbrio do ano passado - afirmou Abel.
 

Pelaipe reconhece necessidade de reforços no Flamengo: "Estamos vasculhando o mercado"



A diretoria do Flamengo está buscando quatro reforços para a equipe que disputará a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Depois de um início de ano marcado pelo corte de gastos em contratações para saldar dívidas do clube, os dirigentes reconhecem a necessidade de novos jogadores para fortalecer o elenco do técnico Dorival Júnior, que ficou de fora da decisão da Taça Guanabara.
– Este é o grupo que vai jogar o Carioca. Sempre disse de forma clara que para a Copa do Brasil e o Brasileiro precisaremos de elenco, pois são campeonatos longos. Precisamos contratar três, quatro atletas. Estamos atentos e vasculhando o mercado – garantiu o diretor executivo Paulo Pelaipe.
A política de conter despesas foi encarada com prioridade, como forma de preservar a imagem do clube, conforme explicou o dirigente. Para a disputa do Campeonato Carioca, chegaram à Gávea cinco reforços sem grandes custos, que de início agradaram à torcida. No entanto, as últimas atuações do Rubro-Negro têm mostrado que será difícil jogar em alto nível apenas com as peças atuais à disposição.
– Não adianta trazermos jogadores para o clube, não pagar e ficarmos na mídia como devedores. Se estamos vivendo momento difícil, logo estaremos em situação melhor. Sabemos que precisamos fazer algumas contratações, mas neste momento precisamos preservar a imagem do clube e honrar os compromissos – justificou Pelaipe.
 

Pressionado, Ney Franco pede que jogadores não desistam do trabalho


A derrota do São Paulo por 2 a 1 para o Arsenal de Sarandí, na última quinta-feira, trouxe mais evidências de que o clima no clube do Morumbi não é nada agradável. A pressão por melhores atuações, somada à atitude do veterano Lúcio, que deixou o campo insatisfeito ao ser substituído por Ganso, revelaram mais uma vez que Ney Franco terá uma missão difícil pela frente. Apesar disso, o treinador pede que seus jogadores não desistam do trabalho. 
- Temos de botar os pés no chão e saber qual é a nossa realidade. Dependemos só de nós, mas estamos jogando muito abaixo. Vamos detectar o que está acontecendo e não podemos desistir do trabalho – afirmou.
No último domingo, outro jogador já havia dado sinais de irritação ao ser sacado do time titular. Ganso deixou o campo insatisfeito na partida conta o Palmeiras, no Morumbi, pelo Paulistão. Mesmo com a soma dos incidentes, Ney Franco garante que o grupo está unido e acredita que é possível mudar o quadro para buscar a classificação à s oitavas da Libertadores.
- O grupo está fechado, unido e veio mobilizado para ganhar, mas não conseguiu. O que nos cabe é reverter a situação – resumiu o técnico.
Depois da derrota, o presidente Juvenal Juvêncio foi questionado sobre as chances de permanência de Ney Franco no comando do Tricolor. O mandatário afirmou que não há nenhuma garantia, mas se disse satisfeito com o trabalho que vem sendo realizado.
- Não tem garantia. Ninguém garante ninguém. Mesmo assim, eu, a torcida, e todos nós estamos satisfeitos com o técnico - disse o presidente.
 

Arsenal de Sarandí 2x1 São Paulo - Tricolor decepciona e fica em situação delicada na Libertadores



Longe de encontrar seu melhor futebol, o São Paulo bem que tentou vencer o Arsenal de Sarandí na base da superação. Mas os argentinos, que até a noite desta quinta-feira (14) não haviam triunfado na Taça Libertadores, souberam aproveitar as chances que surgiram. Com o apoio da torcida no acanhado estádio Júlio Grondona, em Avellaneda (ARG), os donos da casa fizeram 2 a 1, com gols de Ortiz e Braghieri, e subiram para a terceira colocação no grupo 5, chegando aos mesmos quatro pontos que o Tricolor. O time brasileiro, que marcou com Aloísio, leva vantagem no saldo de gols, mas agora vê a chance de classificação para a próxima fase ameaçada por adversários teoricamente inferiores.
O time do técnico Ney Franco volta a campo no próximo domingo, quando encara o Oeste, no Morumbi, pelo Paulistão. Na Libertadores, o próximo duelo será no dia 4 de abril, contra o The Strogest, na Bolívia.
3-5-2 , pressão e nada de gols 
Com a ausência de Luis Fabiano, expulso pelo cartão vermelho recebido na semana passada, a opção de Ney Franco foi escalar o São Paulo com três zagueiros, dando mais liberadade para as subidas dos laterais. Mas a iniciativa não se mostrou eficaz nos primeiros minutos de bola rolando. Aos 5, Rafael Toloi furou um cruzamento na área e Furth, cara a cara com Rogério Ceni, desperdiçou chance incrível, chutando por cima da meta.
A resposta do Tricolor veio três minutos depois. Na função de homem de referência, Aloísio recebeu passe da esquerda de Osvaldo na pequena área e finalizou para ótima defesa de Campestrini, que se esticou todo para evitar o gol. O arqueiro já dava indícios de que repetiria a grande exibição da última partida. Ele voltaria a ser exigido aos 20, após Osvaldo girar sobre a marcação e deixar Aloísio em ótima situação para finalizar e forçar outra boa defesa. 
O equilíbrio era a tônica da disputa, visto que o Arsenal também encontrava seus espaços. Antes, Benedetto já havia lançado Carbonero pela direita, e o meia chutou para fora, com um impedimento já assinalado. Mas Osvaldo não se incomodou com as provocações dos rivais e seguiu dando mostras da boa fase que lhe garantiu um lugar até mesmo na Seleção Brasileira de Luiz Felipe Scolari. Com a nova formação tática, o camisa 17 alternava seu posicionamento entre a ponta esquerda e o centro do campo, dando trabalho aos marcadores do Arsenal. O atacante pode não ter conseguido guardar a bola na rede, mas deixou o campo rumo aos vestiarios como o maior destaque da partida.
Jogo fica aberto e argentinos aproveitam chances
Na segunda etapa, Ney Franco logo desfez o 3-5-2, optando pelas entradas de Ganso e Maicon nos lugares de Lúcio e Douglas. A intenção de tornar o time mais ofensivo deu resultado, mas a partida se manteve aberta. Os argentinos marcaram primeiro. Ortiz aproveitou rebote de Rogério Ceni após chute forte de Carbonero, aos 20 minutos, e colocou os donos da casa em vantagem.
Seis minutos depois, veio a resposta do Tricolor. Em mais uma boa jogada de Osvaldo pela ponta esquera, Aloísio recebeu na área e tentou duas vezes até deixar tudo igual, de cabeça. A virada poderia ter acontecido com o mesmo jogador, que perdeu ótima chance já na reta final, cortado pela zaga. E assim, veio o castigo: Aos 39, Ortiz arrscou de fora da área e acertou o canto esquerdo, fazendo a festa do Arsenal, que conquistava sua primeira vitória no torneio. 
FICHA TÉCNICA:
ARSENAL (ARG) 2 X 1 SÃO PAULO
Local: Estádio Júlio Humberto Grondona, em Avellaneda (ARG)
Data/Horário: 13/3/2013, às 21h30
Árbitro: Omar Ponce (ECU)
Assistentes: Luis Alvarado e Byron Romero
Renda e público: não divulgados
Cartões amarelos: Jadson, Douglas (SAO)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Ortiz, aos 20'/2ºT (1-0)/ Aloísio, aos 26'/2ºT (1-1); Braghieri, aos 39'/2ºT (2-1)
ARSENAL (ARG): Campestrini, Gerlo, López, Braghieri e Pérez; Carbonero, Ortiz, Marcone e Rolle (Aguirre - 14'/2ºT); Benedetto (Celiz - 27'/2ºT) e Furch. Técnico: Gustavo Alfaro.
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Lúcio (Ganso - 10'/2ºT), Rafael Toloi e Edson Silva; Douglas (Maicon - 10'/2ºT), Rodrigo Caio, Denilson (Wallyson - 41'/2ºT), Jadson e Cortez; Osvaldo e Aloísio. Técnico: Ney Franco.
 

Média de gols do Palmeiras cai pela metade após saídas de Barcos e Luan



Três gols em seis jogos. Eficiência ofensiva a favor do Palmeiras. Esse era o desempenho do argentino Hernán Barcos no início da temporada, antes da transferência do Pirata para o Grêmio. Junto com o ex-companheiro Luan, que neste ano marcou duas vezes em três oportunidades pelo clube, Barcos era arma fundamental no esquema de Gilson Kleina. O Verdão sentiu na pele a ausência dos dois atletas, negociados pela diretoria. Sem eles, a média de gols marcados caiu quase pela metade.
Ainda que o ambiente do clube não fosse dos mais otimistas no início do ano, quando a queda para a Série B do Brasileirão era fato bastante recente e doloroso, as primeiras partidas disputadas pelo Verdão ao menos não deixaram a desejar no quesito bola na rede. Nos primeiros seis jogos, foram 13 gols, com participação fundamental do Pirata. Hoje, se analisados os últimos sete confrontos da equipe, o resultado é revelador: foram sete gols marcados, sendo apenas dois deles de autoria de atacantes (Vinícius e Leandro). 
- Estamos trabalhando neste fundamento. Os atacantes estão fazendo à parte um trabalho especial para isso. Mas eu também não vou colocar a responsabilidade em cima do setor. Concordo que tivemos chances claras para definir os jogos, mas isso está passando um pouquinho mais como ansiedade do que propriamente não ter feito o trabalho - analisou Kleina.
Diante do pouco destaque dos homens de frente, coube a um jogador de defesa assumir a condição de artilheiro na temporada. Até o momento, o zagueiro Henrique marcou quatro vezes e lidera à frente do meia Patrick Vieira, que tem três. Kleina atribui o fato à diferença de estilos entre os atacantes anteriores e os atuais, ressaltando que não tem faltado empenho dos novos contratados Leandro e Kléber, bem como do jovem Vinícius.
- As características dos meus atacantes são diferentes das dos outros [que saíram], mas eles estão querendo. Se tiver vitória e o gol for daquele que não é do setor de ataque, o importante é o Palmeiras vencer. Todos nós ficamos atentos a isso e intensificamos o trabalho e espero que isso possa se resolver o mais rápido possível - prosseguiu o técnico.
Kléber, aliás, deixou escapar uma chance de ouro na derrota para o Tigre por 1 a 0, na última semana. O ex-jogador do Porto partiu em contra-ataque nos acréscimos do segundo tempo, mas carregou demais a bola em vez de tocar para o companheiro Charles, que chegava por dentro em ótimas condições de marcar, e acabou cortado pela defesa. O castigo veio logo em seguida, com Gabriel Peñalba selando a vitória mexicana.
- A gente tem confiança plena no Kleber. Claro que nós conversamos, é minha parte chamar a atenção, conversar numa boa. Se tivesse com mais ritmo, faria aquela jogada numa boa - disse o treinador.
 

Flamengo 2x3 Resende - Irreconhecível no segundo tempo, Rubro-Negro sofre virada e estreia mal na Taça Rio



Na partida que contou com o pior público entre os grandes no Campeonato Carioca, o Flamengo decepcionou também em campo e saiu derrotado de virada para o Resende por 3 a 2, na noite desta quarta-feira (13), na estreia da Taça Rio. Apenas 1.413 pagantes compareceram ao Engenhão. O Rubro-Negro até começou bem, com gols de Hernane e Elias, mas não se encontrou na segunda etapa, quando Robert, Elias e Dudu anotaram para o time do sul fluminense. O gol da vitória, de cabeça, foi marcado em posição de impedimento do zagueiro.
A vitória deixa o Resende na primeira colocação do Grupo B, com três pontos, enquanto o Flamengo é lanterna. Esta foi a única partida da Taça Rio até o momento. No próximo dia 23, o Rubro-Negro encara o Boavista, às 18h30m (de Brasília), no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Já o Resende recebe o Macaé, no Estádio do Trabalhador, no mesmo dia, às 16h. 
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 2 X 3 RESENDE
Estádio: Engenhão, Rio de Janeiro (RJ)
Data/hora: 13/3/2013 - 22h (de Brasília)
Árbitro: Maurício Machado Coelho Júnior (RJ)
Auxiliares: Daniel do Espírito Santo(RJ) e José Carlos Batista (RJ)
Renda e público: R$ 35.270,00 / 1.413 pagantes
Cartões Amarelos: Denilson (Res), Rodolfo (Fla), Cáceres (Fla), Mauro (Res)
Cartões vermelhos: Não houve
GOLS: Hernane, 23'/1ºT (1-0); Elias, 30'/1ºT (2-0); Robert, 3'/2ºT (2-1); Elias, 15'/2ºT (2-2); Dudu, 23'/2ºT (2-3)
FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Alex Silva, González e João Paulo; Cáceres (Carlos Eduardo), Ibson (Cleber Santana) e Elias; Rodolfo (Gabriel), Rafinha e Hernane. Técnico: Dorival Júnior.
RESENDE: Mauro, Felipe Souza, Dudu, Admilton e Tiago Silva (Marcelo); Léo Silva, Denilson, Hiroshi e Marcel, Leo (Robert) e Elias. Técnico: Eduardo Allax.
 

Corinthians 3x0 Tijuana – Timão joga bem diante da torcida e põe fim à invencibilidade dos Xolos



Foi uma vitória para não deixar dúvidas sobre até onde o Corinthians pode chegar nessa Taça Libertadores. Atual campeão do torneio continental e do mundo, o Timão virou a página depois do momento conturbado marcado por tragédia na Bolívia, portões fechados e gramado sintético fora de casa. Diante de mais de 33 mil torcedores no Pacaembu, os comandados do técnico Tite se vingaram da derrota de semana passada para o Tijuana, venceram por 3 a 0 com autoridade, colocaram fim à invencibilidade do rival e ficaram mais perto da classificação para a próxima fase. O resultado contou com grande atuação do meia Renato Augusto e foi selado com gols de Paolo Guerrero, Alexandre Pato e Paulinho.
O Corinthians se manteve na segunda colocação no Grupo 5, chegando a sete pontos, dois a menos que os mexicanos. O time brasileiro só volta a jogar pela Libertadores no dia 3 de abril, contra o Millonarios, na Colômbia. No mesmo dia, o Tijuana visita o San José na Bolívia. Pelo Campeonato Paulista, o Alvinegro enfrenta a União Barbarense, novamente no Pacaembu, no sábado.
Torcida apoia e donos da casa respondem em campo 
A torcida corintiana retornou em grande estilo ao Pacaembu numa partida da Libertadores. A última havia sido o triunfo sobre o Boca Juniors, que decidiu o título do ano passado. Com a revisão da punição imposta pela Conmebol, por conta da morte de um torcedor boliviano na estreia do Alvinegro no torneio, a equipe pôde abrir os portões de seu estádio e contar com o apoio da massa que compareceu em grande número. Os jogadores entraram no gramado carregando uma bandeira que continha a mensagem "O Pacaembu fica muito mais bonito com vocês". 
Quando a bola rolou, o Tijuana, interessado num empate, mostrou a que veio, exercendo forte marcação e, assim como na partida da semana passada, abusando de faltas. O time da casa era mais envolvente no toque de bola, e criava oportunidades, ao contrário dos mexicanos. A primeira chance de abrir o marcador veio aos 12 minutos. Aproveitando nova oportunidade no time titular, Renato Augusto mostrava boa movimentação pela ponta direita, e por pouco não surpreendeu o goleiro Saucedo ao pegar uma sobra após falha da defesa rival.
Saucedo voltou a ser exigido após boa tabela de Alessandro com Paulinho, aos 20, que terminou com chute do lateral nas mãos do arqueiro. Mas o gol só saiu sete minutos mais tarde, acompanhado de um misto de eurofia e preocupação. Com dores musculares, Alexandre Pato já dava sinais de que teria de deixar o campo, mas esperou o companheiro Renato Augusto disparar de fora da área, fazendo a bola tocar três vezes na trave. Foi aí que o camisa 7 apareceu para completar para as redes, antes de deixar o gramado, dando lugar a Romarinho.
A receita para os comandados de Tite era simples, e eles souberam segui-la com eficiência: O caminho para o segundo gol também veio pelo lado direito, onde Martínez e o lateral-esquerdo Ábrego não paravam de dar espaços. Aos 35, Renato Augusto foi até a linha de fundo, cruzou para Alessandro que aparecia por dentro e, após o desvio do lateral, Guerrero mandou para o fundo das redes, levantando a torcida no Pacaembu.
Susto o início, mas partida sob controle
No segundo tempo, o Corinthians foi surpreendido pela modificação tática promovida pelo técnico Antonio Mohamed, com a entrada do lateral-direito Richard Ruiz no lugar de Joe Corona. A alteração deixou os mexicanos com dois homens centralizados no ataque, e a postura passou a ser mais ofensiva. Tanto que as chances apareceram para os visitantes. Primeiro, Arce não aproveitou a sobra dentro da área. Depois, Moreno desperdiçou contra-ataque precioso. 
Aos poucos, o Timão arrumou a casa. A frequência de jogadas pela ponta direita diminuiu, muito em função da melhora dos Xolos na marcação do setor. Mas Renato Augusto, jogando mais pelo meio, não deixou de se sobressair por causa disso. Romarinho bem que tentou em jogada individual, mas Sucedo interviu. Já aos 35, foi selado o resultado, bem como a superioridade evidente do time da casa na partida. Após cruzamento de Renato Augusto em cobrança de falta, Guerrero desviou de cabeça, a defesa mexicana tentou fazer a linha de impedimento, mas deu condições para Paulinho completar de cabeça e fazer o terceiro do Timão.
No final, com a partida sob controle, Tite ainda promoveu as entradas de Jorge Henrique e Douglas. Houve tempo para um belo chapéu de Paulinho, resultando em passe para Guerrero anotar o segundo. A arbitragem, no entanto, assinalou um impedimento inexistente do atacante, e o gol foi anulado. 
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS 3 x 0 TIJUANA (MEX)
Local: Pacaembu, em São Paulo (BRA)
Data/Horário: 13/3/2013, às 22h
Árbitro: Enrique Osses (CHI)
Assistentes: Francisco Mondria (CHI) e Carlos Astroza (CHI)
Público e renda: 31.671 pagantes / Renda: R$ 2.049.017,50
Cartões amarelos: Alessandro (COR); Juan Nuñez, Pablo Aguilar, Alfredo Moreno, Cristian Pellerano e Fernando Arce (TIJ)
Cartões vermelhos: -
GOLS: Pato, aos 26'/1ºT (1-0); Guerrero, aos 35'/1ºT (2-0) e Paulinho, aos 36'/2ºT (3-0)
CORINTHIANS: Cássio, Alessandro, Gil, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Renato Augusto (Douglas, 41'/2ºT) e Danilo (Jorge Henrique, 41'/2ºT); Pato (Romarinho, 27'/1ºT) e Guerrero. Técnico: Tite.
TIJUANA: Cirilo Saucedo, Juan Nuñez, Javier Gandolfi, Pablo Aguilar e Ábrego (Garza, aos 17'/2ºT); Cristian Pellerano, Fernando Arce, Joe Corona (Richard Ruiz, no intervalo) e Fidel Martínez; Riascos (Marquez, aos 24'/2ºT) e Alfredo Moreno. Técnico: Antonio R. Mohamed.
 

Destaque do São Paulo, Osvaldo é convocado para substituir Lucas na Seleção



A CBF anunciou na tarde desta quarta-feira (13) o nome do atacante Osvaldo, do São Paulo, como substituto de Lucas para os próximos dois amistosos da Seleção Brasileira. A convocação de Felipão vale para os duelos contra a Itália, em Genebra (Suíça), no dia 21, e a Rússia, em Londres (Inglaterra), no dia 25. 
O meia-atacante do Paris Saint-Germain sofreu uma torção no tornozelo esquerdo em partida contra o Nancy, válida pelo Campeonato Francês, no último sábado, e acabou cortado. Os exames realizados não detectaram ruptura de ligamentos, mas ele ainda não tem previsão de retorno.
Essa é a primeira convocação de Osvaldo para a Seleção Brasileira. No Tricolor paulista, o atacante foi um dos destaques, ao lado de Lucas, da conquista da Copa Sul-Americana e da boa campanha no returno do último Campeonato Brasileiro. Já havia, incusive, uma expectativa pela presença do nome do jogador na última convocação de Felipão.
 

Caracas 2x1 Grêmio - Tricolor sai na frente, leva virada e embola o Grupo 8



O Grêmio não aproveitou a chance de assumir a liderança do Grupo 8 da Taça Libertadores. Mesmo abrindo o placar no estádio Olímpico de la UCV, em Caracas, nesta terça-feira (3), o Imortal se complicou na partida, sofreu com o gramado ruim do local e levou a virada na segunda etapa, perdendo por 2 a 1 para o time da casa. Pelo Tricolor, Elano aproveitou o cochilo da marcação e cabeceou do chão para o fundo das redes, aos 16 da etapa inicial. Ainda antes do intervalo, Peña deixou tudo igual após cobrança de falta. Na volta dos vestiários, Farías recebeu livre na pequena área e decretou a virada, aos 21.
O resultado voltou a embolar a classificação. Tanto o time gaúcho quanto a equipe venezuelana agora somam seis pontos, dividindo a vice-liderança, mas os brasileiros levam vantagem no saldo de gols. No topo, o Fluminense aparece com sete, e na lanterna, o Huachipato soma quatro. Todas as equipes têm chances de classificação para a próxima fase.
Na próxima rodada, o Caracas enfrenta o Huachipato, no dia 3 de abril, enquanto o Grêmio mede forças com o Fluminense, no dia 10. Antes, o Tricolor gaúcho volta as suas atenções para o Gauchão: no domingo, enfrenta o Lajeadense em seu primeiro confronto pelo estadual na Arena.
FICHA TÉCNICA
CARACAS 2 X 1 GRÊMIO
Local: Olímpico de la UCV, Caracas (VEN)
Data/hora: 12/3/2013 – 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Óscar Maldonado (Fifa-BOL)
Auxiliares: Efrain Castro (Fifa-BOL) e Arol Valda (Fifa-BOL)
Renda/Público: Não divulgados
Cartões Amarelos: Peña, Amaral, Otero e Guerra (CAR), Vargas, Elano e Werley (GRE)
Cartões Vermelhos: Não houve
GOLS: Elano, aos 16'/1ºT (0-1); Peña, aos 46'/1ºT (1-1) e Farías, aos 21'/2ºT (2-1)
CARACAS: Baroja, Amaral, Edwin Peraza, Sánchez e Carabalí; Juan Guerra, Jiménez (Quijada - 26'/2ºT), Peña (Vivas - 40'/2ºT), Meza e Otero; Cure (Febles - 34'/2ºT) – Técnico: Ceferino Bencomo.
GRÊMIO: Dida, Pará, Werley, Cris e André Santos; Fernando (Welliton - 26'/2ºT), Souza, Elano (Marco Antônio - 29'/2ºT) e Zé Roberto; Vargas (Willian José - 31'/2ºT)e Barcos – Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
 

Exames não apontam gravidade na lesão de Lucas



A lesão de Lucas sofrida após um carrinho na vitória do PSG sobre o Nancy por 2 a 1, no último sábado, não é grave. Os exames realizados pelo meia-atacante não constataram rompimento de ligamentos, o que era a grande preocupação. Ainda não há previsão de quando o ex-são-paulino poderá voltar aos gramados. Nos próximos dias, ele passará por novas avaliações médicas. 
- Hoje realizei dois exames, e, graças a Deus, não foi constatado um rompimento dos ligamentos do meu tornozelo esquerdo, nada de mais grave. O médico disse para eu ficar tranquilo, e estou mais aliviado. Agora é tratar bastante para voltar logo - declarou o jogador.
Por enquanto, Lucas se manterá em repouso, seguindo recomendação do departamento médico do clube. A lesão aconteceu aos 11 minutos do segundo da partida contra o Nancy, válida pelo Campeonato Francês.   
- Em três dias eles vão me reavaliar para ver se eu posso ir a campo. O médico disse para eu não forçar, fazer bastante gelo e ficar de repouso. Vou me cuidar bem, tratar direitinho. Estava preocupado, pois foi um lance muito forte e já tinha me machucado no primeiro jogo contra o Valencia, pela Liga dos Campeões. Na hora ficou bem inchado, mas graças a Deus não foi nada.