Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Na "estreia" de técnico, Flamengo segura empate com Botafogo pelas quartas



Edilson (à esq.) e André Santos marcaram os gols por Botafogo e Flamengo, respectivamente Foto: Alexandre Vidal/Flaimagem / Divulgação
Jayme de Andrade soube minutos antes da partida de ida das quartas de final da Copa do Brasil que seria efetivado como técnico do Flamengo. Na "estreia" no cargo, o ex-interino conseguiu um bom resultado: segurou empate por 1 a 1 em clássico com o Botafogo disputado no Maracanã.

Como os dois confrontos serão realizados no Maracanã, excepcionalmente não haverá vantagem por gol dentro ou fora de casa. Assim, quem vencer a volta fica com a vaga. Em caso de novo empate, a decisão vai para os pênaltis.
Botafogo e Flamengo só voltam a se encontrar quase um mês depois da primeira partida: a volta está marcada para 23 de outubro, uma quarta. Pelo Campeonato Brasileiro, ambos jogam no Maracanã no final de semana: os botafoguenses enfrentam a Ponte Preta às 21h (de Brasília) do sábado, enquanto os flamenguistas pegam o Criciúma às 16h do domingo.
​​Botafogo e Flamengo começaram o jogo criando boas chances, mas logo aos 11min o time que jogava como visitante no Maracanã levou a melhor. João Paulo chegou pela esquerda do ataque flamenguista e cruzou na segunda trave, onde Paulinho se esticou para tocar a bola com os pés e mandar na cabeça de André Santos, que completou para as redes, vencendo Jefferson.
O Flamengo então assumiu o controle da partida e quase marcou com Léo Moura, aos 27min, Luiz Antônio, aos 32min, e Carlos Eduardo, aos 39min. Na primeira e na terceira oportunidade, Jefferson fez boas defesas, salvando os anfitriões. No segundo tempo, a situação mudou: o Botafogo se acertou e assustou aos 9min, com chute perigoso de Rafael Marques após passe de Seedorf. Aos 13min veio o empate.
Hyuri carregou a bola no ataque e tocou na direita para Edilson, que bateu cruzado e contou com desvio de Samir, tirando Felipe da jogada. O empate animou os botafoguenses, que partiram para cima e passaram a dominar. Aos 19min, Rafael Marques quase marcou em chute forte da entrada da área.
Mais cansado, o Botafogo se segurou na defesa para buscar o contra-ataque. Sem pressa, o time administrou o resultado tentando surpreender no final. Já o Flamengo não conseguiu desempatar, mesmo se atirando para cima do adversário no Maracanã.

Confira convocação da Seleção Brasileira contra Coreia do Sul e Zâmbia

O técnico da Seleção Brasileira de Futebol, Luiz Felipe Scolari, convocou nesta quinta-feira (26), às 12h, no Rio de Janeiro, os jogadores que vão compor o time que disputará os amistosos contra a Zâmbia, em 12 de outubro, e a Coreia do Sul, três dias depois. Anteriormente, Felipão já  tinha dado dicas sobre a escalação. " Pode ser a oportunidade de ver jogadores que ainda tem chances de ser convocados para a Copa do Mundo", explicou em entrevista à equipe da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

A lista traz um total de 23 nomes e, entre as surpresas, estão Vítor (Atlético Mineiro), Dedé (Cruzeiro) e Lucas Leiva (Liverpool).  "Nós estamos observando alguns jogadores, ainda não fechamos o grupo para a Copa, mas já tenho uma base", explicou Felipão. 

O técnico da Seleção Brasileira confirmou que não quer prejudicar o desempenho dos clubes que disputam o Campeonato Brasileiro, e procurou convocar o menor grupo possível de jogadores que atuam no país. O critério base foi convocar um jogador  por time. 

Dos sete jogadores que atuam no Brasil, apenas o Atlético Mineiro cedeu dois jogadores, após Felipão conversar com o técnico do time, Cuca. "Como o Cuca tem me oferecido mais chances de convocar mais de um de sua equipe, tenho tipo essa oportunidade, o que é ótimo", resumiu o técnico da seleção. 

Confira lista completa:
Goleiros:
Jefferson - Botafogo
Diego Cavallieri - Fluminense
Victor - Atlético Mineiro

Zagueiros:
David Luiz - Chelsea
Dante - Bayern de Munique
Dedé - Cruzeiro
Henrique - Palmeiras

Laterais:
Daniel Alves - Barcelona
Maicon - Roma
Marcelo - Real Madrid
Maxwell - Paris Saint Germain

Meio-campo:
Lucas Leiva - Liverpool
Hernanes - Lazio
Luiz Gustavo - Wolfsburg
Paulinho -  Tottenham

Meia atacante/Atacantes:
Ramires - Chelsea
Oscar - Chelsea
Jô - Atlético Mineiro
Lucas - Paris Saint Germain
Hulk - Zenit
Bernard - Shakhtar Donetsk
Alexandre Pato - Corinthians
Neymar - Barcelona

O jogo contra Coreia do Sul será dia 12 de outubro, em Seul, e contra a Zâmbia, dia 15, em Pequim.Os ingressos para o amistoso da Seleção Brasileira contra a Zâmbia, na China, serão vendidos no seguinte site, divulgado pela CBF: aqui.  (A página está em lingua chinesa).

À caça de votos no São Paulo, chapa de Kalil vê vantagem em terceria via de Leco

A divisão da situação em dois candidatos para a eleição presidencial de abril de 2014 tem sido vista com bons olhos pela oposição política do São Paulo , que, embora não reconheça publicamente, pode ter minoria de votos neste momento.
O racha no grupo situacionista se deu a partir do momento em que o presidente atual, Juvenal Juvêncio, escolheu Carlos Miguel Aidar (mandatário do clube entre 1984 e 1988) como nome ideal para sucedê-lo, em detrimento de seu primeiro vice-presidente, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco.
Chateado pela condução que Juvenal deu ao processo e convicto de que pode se eleger no ano que vem mesmo assim, Leco promete formalizar sua candidatura, o que, para a chapa de Kalil Rocha Abdalla, teoricamente seria benéfico.
"Cada elemento que sai de uma situação é um conflito e um voto a menos, mesmo que não venha para a oposição. Se ele conseguir carregar mais votos, fará ainda mais diferença", diz o ex-superintendente Marco Aurélio Cunha, principal aliado de Kalil e seu provável vice de futebol em caso de vitória.
"O que quero deixar claro é que, na minha opinião, esse processo político foi muito injusto com o Leco. Poderia até não ser ele o candidato da situação, mas de uma forma um pouco clara. Foi mais ou menos da mesma forma como demitiram alguns profissionais do futebol. Demitiram o Leco", continuou.
Para o grupo contrário à situação, o cenário perfeito - mas praticamente impossível - seria Leco, tal qual fez o próprio Kalil ao deixar a diretoria jurídica de Juvenal, unir-se à oposição. Movimento com o qual obviamente Kalil concordaria, mas desde que não tivesse que ceder contrapartida alguma, segundo ele.
"Estou à caça de votos, não interessa de quem. Pode ser do preto, do amarelo. Mas não pretendo dar nenhum cargo em troca da vinda dele para cá", frisou.
A eleição no São Paulo é dividida em dois momentos. Inicialmente, os associados do clube escolhem 80 nomes para o Conselho, os quais se juntarão a outros 160 beneméritos e vitalícios. A partir daí, o grupo total de 240 conselheiros elege, em sistema de maioria simples, o presidente que irá comandar o clube pelos próximos três anos.
Apoiada na insatisfação de grande parte dos sócios com a gestão de Juvenal, a oposição tem certeza de que fará maioria dentre os 80 novos conselheiros. Alguns membros da chapa, porém, admitem derrota no número de vitalícios a favor.

Com dois de Ronaldo e pênalti duvidoso, Real Madrid vence com gol no fim

Jogando fora de casa, o Real Madrid venceu o Elche, nesta quarta-feira, válida pela sexta rodada do Campeonato Espanhol. Longe de estar no mais criativo de seus dias, a equipe comandada pelo italiano Carlo Ancelotti foi mais uma vez salva pelo seu craque, Cristiano Ronaldo, que marcou duas vezes.
O português abriu o placar da partida aos seis minutos do primeiro tempo. Em cobrança de falta na ponta esquerda, Ronaldo chutou forte, na direção da barreira, que abriu. Com a visão encoberta, o goleiro Manu Herrera ainda tocou na bola, mas teve a defesa dificultada pela trajetória da bola, que quicou no chão.
Aos 47 minutos, quando o Real já contava com os três pontos, o Elche empatou a partida. O centroavante Boaky aproveitou cruzamento baixo e, com um forte chute, igualou o marcador.
Três minutos depois, em jogada de desespero os merengues alçaram a bola na área. O luso-brasileiro Pepe se enroscou com o zagueiro e, em lance duvidoso, o árbitro marcou pênalti a favor do Real, sob muitos protestos do time da anfitrião. Cristiano Ronaldo foi para a bola, e, com um chute forte no canto direito do goleiro adversário, garantiu os três pontos aos merengues.
Com a vitória, o Real chegou aos 16 pontos e manteve dois de distância em relação ao Barcelona, líder da competição. Prejudicado pela vitória do Sevilla, o Elche caiu para a última colocação do Espanhol.
No próximo sábado, o Real volta a campo para fazer o clássico de Madri diante do Atlético. Já o Elche tentará a recuperação contra o Celta, em Vigo.

Com gol de Robinho, Milan empata no fim e evita vexame. Roma se isola na ponta

O Milan por pouco não voltou a decepcionar sua torcida nesta quarta-feira. Em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Italiano , a equipe empatou por 3 a 3 com o Bologna fora de casa e chegou ao terceiro jogo seguido sem vitória no torneio. O empate foi conquistado nos minutos finais, com dois gols, e contou com a participação direta de Robinho.
Sem Balotelli, suspenso, o Milan apostou na entrada de Robinho como titular. E o brasileiro foi o melhor jogador dos visitantes durante a partida, fazendo jogadas de efeito e dando o passe para Poli abrir o placar, aos 12 minutos da primeira etapa. Pouco depois, no entanto, viu Laxalt deixar tudo igual.
Na segunda etapa, o próprio Laxalt marcou o segundo e virou o placar a favor do Bologna. Aos 17 minutos, Cristaldo fez mais um para os anfitriões e praticamente selou a vitória.
Mas foi aí que Robinho apareceu mais uma vez. Aos 44 minutos, quando o jogo já ia para os acréscimos, o brasileiro marcou o dele e manteve viva a esperança do Milan. E deu certo. No minuto seguinte, Abate fez o terceiro e empatou a partida, calando a maior parte do estádio Renato Dall'Ara.
O Milan chegou a cinco pontos conquistados e na próxima rodada enfrenta a Sampdoria. Já o Bologna somou o seu terceiro ponto, perdeu a chance de se afastar da zona de rebaixamento e agora encara a líder Roma.
Roma continua 100%
Se o Milan segue distante da ponta, a Roma confirmou a ótima fase. Com um jogador a menos, a equipe da capital derrotou a Sampdoria fora de casa por 2 a 0 e se manteve como o único time com 100% de aproveitamento, com 15 pontos, na liderança isolada. Isso porque o Napoli empatou por 1 a 1 com o Sassuolo e ficou na segunda posição, com 13 pontos conquistados.
A Roma teve dois brasileiros como titulares - Maicon e Marquinho. O primeiro gol do time da capital foi marcado por Benatia, aos 20 minutos do segundo tempo. A equipe já havia perdido Rudi Garcia dez minutos antes por expulsão. Gervinho ainda fez mais um quase no final do jogo, garantindo a vitória e a primeira posição.
Confira abaixo os outros resultados desta quarta:
Verona 1 x 2 Juventus 
Lazio 3 x 1 Catania 
Livorno 1 x 1 Cagliari 
Parma 4 x 3 Atalanta 
Torino 2 x 2 Hellas Verona.

Sport vacila e Libertad larga na frente pela Sul-Americana


O histórico atuando fora do país era favorável ao Sport. Mas, a equipe que vestiu o manto rubro-negro, nesta quarta-feira, no estádio Feliciano Cáceres, diante do Libertad, não tem a mesma qualidade de outrora. E o resultado foi uma derrota por 2x0, na partida válida pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Os zagueiros Gustavo Gómez e Pedro Benítez marcaram os gols paraguaios.
    A partida de volta será apenas no dia 23 de outubro, na Ilha do Retiro. E o Leão terá que fazer, pelo menos, 2x0 para levar a decisão aos pênaltis. Entretanto, o foco agora volta para a Série B e o Bragantino, adversário do próximo sábado, às 16h20, em Bragança Paulista.

    O público do duelo na Sul-Americana foi de 3.181 torcedores. E a impressão foi de que a torcida do Sportivo Luqueño, clube dono do estádio, era maior. Rubro-negros e alvinegros foram minoria, mas uma minoria barulhenta.
    Defesa do Sport falha e zagueiros deixam Libertad na frente
    Informações da imprensa paraguaia davam conta de que o Libertad é uma equipe ofensiva e com um ataque rápido. O técnico Geninho pôde observar isto nos vídeos que viu, mas ainda assim a sua equipe foi surpreendida no início da partida. A pressão dos donos da casa assustou os rubro-negros e logo aos nove minutos saiu o primeiro gol em uma falha geral. A defesa afastou errado, Recalde chutou, Magrão rebotou e o zagueiro Gustavo Gómez mandou para o fundo das redes.
    O Leão tentou reagir, teve até mais posse de bola que o Gumarelo - 54% contra 46% -, mas poucas vezes soube aproveitar. Patric, aos 16, arrematou fraco e facilitou a defesa e Marcelo Cordeiro, aos 37 minutos, mandou forte e obrigou o goleiro Rodrigo Muñoz a fazer a sua primeira grande defesa.
    Por outro lado, Magrão salvava o Sport. Aos 27, Vargas cobrou uma falta, a bola quicou no gramado e goleiro rubro-negro conseguiu fazer a defesa. Só que  a defesa do Leão continuava a falhar e dar espaços e veio o castigo. Aos 38, Cláudio Vargas cobrou escanteio e a Oswaldo não conseguiu afastar. O zagueiro Pedro Benítez subiu e mandou de cabeça no canto esquerdo de Magrão para marcar 2x0.

    Sport melhora, mas não consegue marcar
    Na volta do intervalo, Geninho abriu mão dos três zagueiros e sacou Vinícius Simon para a entrada de Aílton. Com a mudança, o Sport não ficou ofensivo apenas na teoria, na prática também. Marcos Aurélio e Lucas Lima começaram a aparecer mais para o jogo e criar chances para o Rubro-negro. Entretanto, o aproveitamento não foi bom
    Após os 15 minutos, a qualidade do futebol caiu assim como a temperatura em Luque. A partida ficou feia, com muitas faltas e jogadas ríspidas. Por isso, o comandante do Leão fez outra alteração. Tirou Marcos Aurélio e colocou Nunes, na esperança de marcar um gol em jogadas aéreas.
    O Sport ficou mais perigoso. Lucas Lima e Felipe Azevedo insistiram, porém, pararam nas mãos de Rodrigo Muñoz. O Libertad também tentou ampliar a vantagem, mas desperdiçou e o 2x0 foi mesmo o placar final. E com direito a olé da torcida do Gumarelo.

    Ficha do jogo
    Libertad 2
    Rodrigo Muñoz; Jorge Moreira, Pedro Benítez, Gustavo Gómez e Gustavo Mencia; Nelson Romero (Rodolfo Gamarra), Claudio Vargas, Osmar Molinas e Jorge González; Jorge Recalde (Hugo Santacruz); e Brian Montenegro. Técnico: Pedro Sarabia.
    Sport 0
    Magrão; Oswaldo, Pereira e Vinícius Simon (Aílton); Patric (Chumacero), Tobi, Rithely, Lucas Lima e Marcelo Cordeiro; Felipe Azevedo e Marcos Aurélio (Nunes). Técnico: Geninho.

    Local: Estádio Feliciano Cáceres (Luque, Paraguai)
    Árbitro: Saul Laverni  (Arg)
    Assistentes: Ivan Nuñez e Ezequiel Brailovsky (Ambos da Argentina)
    Gols: Gustavo Gomez (aos nove do 1ºT) e Pedro Benítez (aos 38 do 1ºT)
    Cartões amarelos: Pedro Benítez, Rodolfo Gamarra e Osmar Molinas (Libertad); Tobi, Pereira, Marcelo Cordeiro e Felipe Azevedo (Sport)
    Público: 3.181 torcedores.

Santos arranca empate do lanterna Náutico na Vila e fica longe do G-4

Em uma das piores partidas do Santos no Campeonato Brasileiro 2013, a equipe da Vila Belmiro não conseguiu passar pelo lanterna Náutico na Vila Belmiro, na noite desta quarta-feira, em duelo adiado da 11ª rodada. A equipe do técnico Claudinei Oliveira chegou a sofrer pressão, saiu atrás no placar no fim da partida, mas com um gol de falta de Cícero arrancou o empate por 1 a 1, que deixa o clube longe dos quatro primeiros do torneio.
A igualdade leva o Santos aos 33 pontos, na sexta colocação, a seis do quarto colocado Grêmio. Já o Náutico continua na lanterna, com 11 pontos. Na rodada do fim de semana no Brasileiro, o time alvinegro visita o Atlético-MG, no domingo, às 18h30 (de Brasília), enquanto o clube pernambucano recebe o Coritiba no sábado, também às 18h30.
Mandante, o Santos começou o duelo da noite desta quarta com autoridade e pressionou os visitantes durante os primeiros 15 minutos, criando chances perigosas. O time pernambucano só começou a sair para o jogo a partir dos 20min e equilibrou a partida, diminuindo as oportunidades santistas a quase zero. Aos 40min, o Naútico ainda teve chance de marcar, mas Rogério parou no goleiro Aranha.

Com a melhora no fim da primeira etapa, o time pernambucano ganhou confiança para a etapa final e voltou melhor que os donos da casa. Aos 5min, o lanterna da Série A perdeu chance inacreditável com Rogério, que embaixo do gol e sem goleiro conseguiu mandar por cima da meta de Aranha. Praticamente rendido, os santistas ainda viram o adversário pressionar e quase marcar em duas chances, aos 10 e 14min.
Após o domínio do Náutico, o Santos tentou recuperar o controle do jogo, mas via a equipe visitante ainda criar as melhores chances. Aos 25min, Maikon Leite acertou o travessão de Aranha após jogada de Maranhão. No fim, o time pernambucano abriu o placar com o próprio Maikon Leite, aos 37min, em chute cruzado já de dentro da grande área. Contudo, o time da Vila Belmiro empatou dois minutos mais tarde, com Cícero em cobrança de falta, definindo o resultado.

Sandro elogia começo de Paulinho no Tottenham: “Está em chamas”

A rápida atuação de Paulinho no futebol inglês vem chamando a atenção dos rivais do Tottenham Hostpur naPremier League . Próximo adversário dos Spurs no campeonato nacional, o poderoso Chelsea entrevistou o volante brasileiro Sandro e, já preocupado com o confronto diante do ex-corintiano, questionou-o sobre o começo de Paulinho no Tottenham. O companheiro do camisa 15, então, não poupou elogios ao novo reforço do clube de White Hart Lane.
"Foi a minha primeira vez com Paulinho (no jogo de terça contra o Aston Villa) e ele é incrível. Ele está em chamas neste momento. Estou feliz por ele e todos estão aproveitando este momento", afirmou Sandro.
Os dois brasileiros formaram a dupla de volantes titular do Tottenham na partida da última terça-feira, contra o Aston Villa, pela Copa da Liga Inglesa. O jogo terminou com vitória dos londrinos por 4 a 0, e Paulinho anotou um gol - o segundo dele nos últimos dois jogos.
No próximo sábado, às 8h45 (de Brasília), o ex-jogador do Corinthians terá seu segundo clássico londrino pela frente desde que chegou aos Spurs . Após perder para o Arsenal por 1 a 0 fora de casa, o Tottenham encara o Chelsea, no White Hart Lane, em confronto válido pela 6ª rodada do Campeonato Inglês.
"O Chelsea é um grande time e todos estamos empolgados para o duelo", disse Paulinho, também em entrevista ao site oficial dos Blues . O time comandado por José Mourinho ocupa a quarta colocação com dez pontos, enquanto os Spurs dividem a liderança da Premier League com o Arsenal, ambos com 12 pontos.

Fluminense cresce com Luxemburgo e vive melhor momento no Brasileirão

O Fluminense vinha de cinco derrotas consecutivas no Campeonato Brasileiro quando anunciou a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo, no final de julho. O impacto da troca no comando não foi imediato, já que o time continuou flertando com a zona de rebaixamento por algumas rodadas e caiu diante do Goiás nas oitavas de final da Copa do Brasil. Mas, nas últimas semanas, os resultados têm começado a aparecer.
Sem perder há seis jogos, o Fluminense se distanciou da ponta de baixo da tabela e vive seu melhor momento no Brasileirão. Com três vitórias e três empates nestas seis partidas, somou 12 pontos -- pontuação que demorou 10 rodadas para fazer no início da competição.
A eliminação da Copa do Brasil acabou permitindo que o Fluminense tivesse a semana toda para trabalhar. É a primeira vez que isso acontece com Luxemburgo no comando. Por isso, os jogadores esperam que o time apresente evolução ainda maior daqui pra frente.
"É importante a gente trabalhar e ter tido este tempo para descansar. Mesmo sem muito tempo para treinar estamos tendo um resultado positivo dentro de campo. A equipe melhorou com a chegada do Luxemburgo", disse o zagueiro Gum.
Curiosamente, o período de melhora do Fluminense aconteceu todo sem dois dos principais jogadores do elenco nas últimas temporadas. Um deles é o atacante Fred, que se lesionou na derrota por 2 a 0 para o Santos, a última do clube carioca no Brasileirão. O outro é o meio-campista Deco, que anunciou aposentadoria no fim de agosto.
Enquanto as frequentes lesões de Deco nos últimos anos fizeram o Fluminense se acostumar a jogar sem o meia, o mesmo não pode ser dito com relação ao atacante. Artilheiro do Brasileirão em 2012 com 20 gols,Fred fez o time ter aproveitamento de 70,2% nas partidas em que atuou . Nos jogos em que ficou de fora, o rendimentou caiu para 60%.
Sem Fred à disposição, Luxemburgo tem formado a dupla de ataque com Rhayner e Rafael Sóbis, artilheiro do time no Brasileirão com sete gols. Outro fato que tem chamado a atenção é a maior utilização de jovens jogadores revelados nas categorias de base do clube. O principal destaque dentre eles é Rafinha, volante de 20 anos que aproveitou-se da ausência do lesionado Jean para se firmar entre os titulares. Isso depois de ter atuado em apenas uma partida no ano anterior.
Com 30 pontos, o Fluminense está em 13º lugar no Brasileirão. A distância para o Vasco, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, é de seis pontos. Em relação ao Grêmio, primeiro componente do grupo dos quatro melhores clubes, a diferença é de nove pontos. O próximo compromisso da equipe é no sábado, fora de casa, contra o Goiás. Mais uma oportunidade para o time de Luxemburgo mostrar evolução, ampliar a boa fase e ficar mais perto da parte de cima da tabela, não da parte de baixo.

Criciúma e Atlético-MG ficam no empate na estreia de Argel Fucks

A estreia do técnico Argel Fucks no comando do Criciúma não foi das melhores, isso porque o time não fez um bom jogo contra o Atlético-MG, nesta quarta-feira, no Heriberto Hulse. Os visitantes dominaram as ações durante praticamente todo o primeiro tempo, dando poucas chances para os catarinenses, placar de 1 a 1 em um duelo com duas expulsões.
O Atlético-MG abriu o placar com um gol de Luan, que desviou, de cabeça, cruzamento de Júnior César. O Criciúma empatou na sequência com Lins, em um gol de meia bicicleta. Apesar da maior intensidade dos mineiros o marcador ficou na igualdade até o fim. Com o placar, o Atlético-MG sobe para os 32 pontos, contra 25 do Criciúma, que segue na zona de rebaixamento.
Na sequência do Campeonato Brasileiro, o Atlético-MG terá compromisso contra o Santos, partida marcada para domingo, no estádio Independência. Já o Criciúma vai visitar o Flamengo, duelo confirmado para domingo, no Maracanã.
O jogo
A expectativa para a hora do jogo era de chuva, o que não se confirmou na prática, mesmo assim, o jogo aéreo prevaleceu no começo da partida, com muitos chutões das defesas e pouca qualidade técnica de ambos os lados. Após um inicio ruim, o Atlético-MG mostrou que tem um time com mais recursos que os catarinenses e procurou trabalhar melhor a bola.
Sem Ronaldinho Gaúcho, que foi poupado, o técnico Cuca optou por uma formação com Luan e Fernandinho se revezando pelos lados do campo, Tardelli mais recuado ajudando na armação das jogadas e Jô centralizado na área, jogando como pivô e explorando as bolas alçadas no meio da zaga do Tigre. Dessa forma, o Galo foi aos poucos dominando as ações e criando as principais chances de marcar.
Aos 14, os mineiros trocaram passes na intermediária e Luan resolveu arriscar arremate contra a meta de Helton Leite, assustando o goleiro do Criciúma. Mesmo jogando em casa, a aposta do Tigre foi nos contra-ataques, mas o time do técnico estreante Argel Fucks encontrou dificuldades na marcação bem encaixada dos atleticanos, que neutralizaram a maioria das investidas dos catarinenses.
A pressão do Galo foi ganhando força e quase resultou em gol de Jô, que aproveitou cruzamento de Marcos Rocha e obrigou Helton Leite a fazer grande defesa. O melhor momento do Criciúma aconteceu em um dos poucos descuidos da defesa alvinegra, que permitiu cabeceio de Daniel Carvalho, que acertou o travessão de Victor.
A insistência do Atlético-MG foi premiada aos 41, quando a equipe mineira conseguiu boa trama ofensiva, com Júnior César chegando à linha de fundo e cruzando com qualidade, Jô não alcançou, mas Luan apareceu por trás da defesa e testou para as redes abrindo os trabalhos. O Galo não teve tempo para comemorar, isso porque, no minuto seguinte o Criciúma empatou com Lins, que aproveitou um corte mal feito pela zaga alvinegra e de meia bicicleta deixou tudo igual.
Na volta para a etapa complementar, o Atlético-MG seguiu melhor no jogo, mas os donos da casa adiantaram a marcação, dificultando a vida do Galo. O cenário da partida começou a mudar aos oito minutos, quando Victor tentou cortar uma bola fora da aérea e tocou com a mão na bola, sendo expulso pelo árbitro capixaba Pablo dos Santos Alves.
Com um jogador a mais em campo, o Criciúma passou a ser mais ofensivo, com os atleticanos atuando no contra-ataque, explorando a velocidade de Luan e Fernandinho, em uma inversão do panorama do jogo. Atento, Cuca trocou o cansado Josué por Leandro Donizete, reforçando a marcação no meio-campo com um atleta mais eficiente.
Com a expulsão de Victor, Cuca sacou Tardelli para a entrada de Giovanni, que trabalhou muito no tempo que esteve em campo. Aos 27, Fabinho lançou Lins, que finalizou cruzado, obrigando o goleiro atleticano a se esticar todo para evitar a virada mandando para escanteio. Nos minutos finais, o Criciúma também perdeu um jogador expulso, já que João Victor acertou cotovelada em Fernandinho e recebeu o segundo amarelo.
Com igualdade no placar e no número de atletas em campo, o jogo ficou aberto com as duas equipes perseguindo a vitória. Apesar da insistência dos dois lados, o marcador permaneceu inalterado até o apito final de Pablo dos Santos Alves no Heriberto Hulse.
FICHA TÉCNICA 
CRICIÚMA 1 X 1 ATLÉTICO-MG
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC) 
Data: 25 de setembro de 2013 (quarta-feira) 
Horário: 19h30 (de Brasília) 
Árbitro: Pablo dos Santos Alves (Asp. Fifa/ES) 
Assistentes: Vanderson Antonio Zanotti (ES) e Luciano Roggenbaum (PR) 
Público: 9.740 pagantes 
Renda: R$ 104.830,00 
Cartões amarelos: João Vitor, Lins, Tony, Wellington Paulista e Morais (Criciúma); Leonardo Silva, Jô, Marcos Rocha, Jr. César (Atlético-MG) 
Cartões vermelhos: (Atlético-MG) Victor (Criciúma) João Vitor 

Gols: 
CRICIÚMA: Lins, aos 42 minutos do segundo tempo 
ATLÉTICO-MG: Luan, aos 41 minutos do primeiro tempo
CRICIÚMA: Helton Leite; Tony, Leonardo, Fábio Ferreira e Marlon; Amaral, Leandro Brasília (Morais), João Vitor e Daniel Carvalho (Fabinho); Lins e Wellington Paulista (Marcel) 
Técnico: Argel Fucks.
ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha; Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Josué (Leandro Donizete), Luan (Rosinei) e Tardelli (Giovanni); Fernandinho e Jô 
Técnico: Cuca.

Walter encerra jejum, Goiás vira e mantém crise de goleiros no Vasco

Vivendo momentos opostos no Campeonato Brasileiro, Goiás e Vasco ficaram frente a frente nesta quarta-feira pelas quartas de final da Copa do Brasil. Os cariocas ameaçaram surpreender em pleno Serra Dourada, mas o time da casa reagiu graças a sua principal estrela - e colaboração do goleiro Michel Alves - e venceu de virada por 2 a 1 para largar na frente pela vaga na semifinal.
A partida começou de maneira frenética e os vascaínos abriram o placar a um minuto com o atacante Edmilson. Aos oito, porém, Walter cobrou penalidade cometida por Cris com raiva para empatar e voltar a marcar depois de quatro jogos. No segundo tempo, Roni bateu cruzado e contou com falha de Michel Alves para virar o placar e deixar os goianos em vantagem.
A partida de volta entre as equipes está marcada para 24 de outubro, às 21 horas (de Brasília), em São Januário. Empate sem gols garante o Goiás na próxima fase. Quem levar a melhor no confronto enfrentará o vencedor dos duelos entre Botafogo e Flamengo, que também nesta quarta empataram em 1 a 1 no Maracanã .
O jogo
Ignorando a péssima fase vivida no Campeonato Brasileiro, o Vasco iniciou a partida em ritmo alucinado e precisou de apenas um minuto para abrir o placar. O jovem Marlone, destaque do time nas últimas semanas, arrancou pela ponta esquerda, cortou dois marcadores para o meio e deixou Edmilson na cara do gol. O atacante se livrou de Renan com categoria e balançou as redes.
A torcida do Goiás sentiu o golpe e passou a vaiar os jogadores pelos passes errados. O clima de tensão, no entanto, durou apenas cinco minutos, até que Walter matou no peito, tentou dar chapéu em Cris e viu o zagueiro colocar a mão na bola. Paulo César de Oliveira assinalou pênalti e, na cobrança, o próprio Walter soltou foguete para encerrar quatro jogos de jejum de gols.
A partir daí, o duelo ficou mais equilibrado e preso no meio de campo, tanto que os goleiros só foram incomodados depois dos 29 minutos. Primeiro o lateral esquerdo peruano Yotún dominou com estilo no bico da área, deixou David no chão e bateu forte para Renan espalmar. Depois, Hugo acertou lançamento magistral para Roni invadir a área, tocar por cobertura e triscar o travessão de Michel Alves.
O goleiro vascaíno ainda deu susto no final do primeiro tempo ao ser enganado pelo quique da bola em cruzamento de David e torcer para a defesa afastar antes da chegada de Hugo. Após o apito final, a torcida esmeraldina voltou a vaiar a equipe e o clima tenso voltou a dominar o Serra Dourada durante o intervalo.
Bastaram apenas dois minutos, porém, para que a relação entre time e arquibancada voltasse a ser de paz. Walter recebeu na ponta direita, entortou três marcadores com um drible e cruzou para Roni bater de primeira com muito perigo. A chance acordou os esmeraldinos, que passaram a sufocar o Vasco no campo de defesa.
Os cruz-maltinos resolveram apostar nos contra-ataques e chegaram com perigo aos 12 minutos em dividida de Marlone com Renan. O goleiro saiu de carrinho, a bola bateu no atacante e quase morreu no fundo do gol. Depois foi a vez do Verdão do Centro-Oeste assustar com Walter girando sobre a marcação e batendo forte para defesa complicada de Michel Alves.
Aos 29 minutos, entretanto, o goleiro vascaíno voltou a vacilar. Walter dominou livre na meia direita e abriu para Roni. O meia emprestado pelo São Paulo arriscou do bico da área, viu Michel Alves pular atrasado e acertou o canto direito para virar a partida. A vantagem no placar aliviou a torcida e, mesmo com o gol sofrido em casa, deixa o Goiás perto da classificação às semifinais.
FICHA TÉCNICA 
GOIÁS 2 X 1 VASCO
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO) 
Data: 25 de setembro de 2013 (Quarta-feira) 
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: Paulo César de Oliveira (Fifa-SP) 
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa-SP) e Carlos Berkenbrock (SC) 
Cartões amarelos: Ernando (Goiás)
Gols: 
GOIÁS: Walter, aos oito minutos do primeiro tempo; Roni, aos 29 minutos do segundo tempo 
VASCO: Edmilson, a um minuto do primeiro tempo
GOIÁS: Renan, Vitor, Ernando (Valmir Lucas), Rodrigo e William Matheus; Amaral, David, Renan Oliveira, Hugo (Dudu Cearense) e Roni (Ramon); Walter 
Técnico: Enderson Moreira.
VASCO: Michel Alves, Fagner, Cris, Jomar e Yotun; Fillipe Soutto, John Cley (Willie), Pedro Ken e Dakson (Reginaldo); Marlone (Wendel) e Edmilson 
Técnico: Dorival Júnior.

Ponte Preta vence Deportivo Pasto em seu 1º jogo internacional da história

A Ponte Preta não decepcionou e conquistou uma importante vitória no primeiro jogo internacional oficial de seus 113 anos de história. Diante de um ótimo e animado público no Moisés Lucarelli, a equipe bateu o Deportivo Pasto (COL) por 2 a 0 e abriu vantagem nas oitavas de final da Copa Sul-americana.
Os gols da Macaca foram marcado pelo lateral esquerdo Uendel e pelo meia Fellipe Bastos, ambos em falhas do goleiro Álvarez em cobranças de falta do camisa 7.
Com o resultado, o time de Campinas pode perder por dois gol de diferença caso vá às redes na Colômbia. Já o Deportivo Pasto precisa de um triunfo por três ou mais gols para conquistar a vaga às quartas de final ou vencer por 2 a 0 para levar a decisão para os pênaltis.
Os dois times voltam a se enfrentar apenas no dia 22 de outubro. A partida será disputada no estádio Departamental Libertad, em San Juan del Pasto , às 21h15 (de Brasília).
O jogo Na chegada ao Moisés Lucarelli, a Ponte Preta foi recebida com festa regada a músicas de incentivo e sinalizadores por sua torcida. Inflamados, os jogadores entraram ainda mais motivados e se entregaram muito em campo.
Apesar do forte ritmo imprimido pelos donos da casa, que marcavam para frente do meio campo e dificultavam a saída do Deportivo Pasto. Mesmo assim, o time da Colômbia foi o primeiro a finalizar com perigo, em cabeçada de Lalinde que saiu por cima do gol de Roberto.
A resposta da Macaca veio em sua principal arma durante a partida: a bola parada. Após cobrança de falta de Fellipe Bastos, Rildo desviou de cabeça e Álvarez ficou apenas observando. Apesar de fraca, a bola pegou efeito e tocou a trave antes de sair pela linha de fundo.
Aos 30, os quase 15 mil pagantes finalmente puderam fazer a festa nas arquibancadas do Majestoso. Em nova cobrança de falta de Fellipe Bastos, a bola pingou e Álvarez bateu roupa. No rebote. Uendel soltou a bomba e abriu o placar.
O gol animou a Macaca. A quatro minutos do fim da primeira etapa, Chiquinho chutou de longe e o goleiro uruguaio voltou a falhar. Na sequência, porém, se recuperou na jogada e conseguiu chegar na bola antes de William. No último lance antes do intervalo, Baraka ficou com a sobra após cobrança de falta, mas isolou.
Ciente da superioridade nos 45 minutos iniciais e da necessidade de ampliar a vantagem para ter mais tranquilidade no jogo da Colômbia, a Ponte tentou manter a posse de bola no início do segundo tempo. Apesar disso, finalizações foram raras dos dois lados nos primeiros minutos da etapa final.
O primeiro lance de perigo veio em nova cobrança de falta da Ponte Preta. Desta vez Adrianinho tentou surpreender Álvarez em chute de longa distância, mas o goleiro se esticou todo para mandar para escanteio.
A partir daí, o Deportivo Pasto passou a atuar mais no campo de ataque e equilibrou as investidas. O jogo, no entanto, ficou truncado no meio campo e os times voltaram a finalizar pouco. Prova disso é que a melhor chance da equipe colombiana na partida veio em cruzamento de Piedrahita que saiu errado e tocou no travessão de Roberto, que estava na jogada.
O lance acordou a Ponte Preta. Faltando 20 minutos para o fim do tempo regulamentar, o time de Campinas voltou a partir para cima do rival. Primeiro, William fez boa jogada individual e foi travado na hora do chute. Depois, o camisa 9 escorou cobrança de escanteio para trás e Rafael Ratão não conseguiu completar para as redes.
Na sequência, Chiquinho invadiu a área, viu Álvarez adiantado e tentou de cobertura, mas a bola subiu muito. O atacante voltou a oferecer perigo aos 36, quanto arriscou de longe e acertou o travessão do Deportivo Pasto. O lance acabou sendo o último do atacante na partida, já que ele sentiu a coxa na finalização e teve que ser substituído.
Sem sua principal válvula de escape, a Ponte acabou recuando nos minutos finais de jogo. Apesar de mais agressivo, o Deportivo Pasto parou na boa marcação do time campineiro e não conseguiu finalizar. O único chute dos colombianos veio em cobrança de falta de longa distância de Montano, que Roberto defendeu.
Quando tudo apontava para um fim de partida tranquila no Moisés Lucarelli, Álvarez saiu atrapalhado do gol e acabou atingindo o companheiro Luis Murillo. Enquanto o defensor era carregado para fora de campo, os jogadores dos dois times se estranharam e obrigaram o árbitro a deixar a partida rolar até os 52 minutos. No último lance, Fellipe Bastos soltou a bomba em mais uma cobrança de falta e contou com outra falha do goleiro do Deportivo Pasto para sacramentar o placar.

Ex-goleiro do Palmeiras, Marcos ganha dois filmes e confessa: 'Achei exagero'

"A parte técnica da palestra foi com o Paulo Nobre e o (José Carlos) Brunoro, comigo é essa palhaçada mesmo". Foi assim que o ex-goleiro e ídolo do Palmeiras , Marcos, se apresentou a um grupo de estudantes e empreendedores durante uma feira na noite desta quarta-feira, na zona norte de São Paulo. Os palmeirenses foram convidados pela Fiesp para palestrar sobre gestão esportiva.
Por cerca de uma hora, o presidente Paulo Nobre e o diretor excecutivo José Carlos Brunoro discursaram sobre a atual gestão do Palmeiras e mudanças feitas durante os oito meses que estão no cargo. Na segunda parte da conversa, Marcos, sempre discontraído, assumiu o microfone e arrancou muitos aplausos e risos dos presentes.
O ponto alto do encontro foi quando foram divulgados trechos de dois futuros filmes envolvendo o ex-goleiro, denominados "Santo Marcos" e "12 de junho de 1993 - O dia da paixão palmeirense"."Foi curto porque foram as defesas, se fossem os gols seriam duas horas de filme", brincou o homenageado.
"Santo Marcos" é um longa produzido sobre a carreira e idolatria conquista por Marcos. No início do teaser do filme, é exibido um torcedor vestido de Papa declamando os dez mandamentos de "São Marcos" no dia da procissão ao ex-jogador, coberto por imagens de jogos. Há também depoimentos de jogadores como Neymar, Ronaldo e Romário, além do técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari.
Marcos, de maneira humilde como lhe é peculiar, disse que nem imaginava em parar nas telonas. O filme está sendo produzido pela Contém Conteúdo em paceira com o departamento médico do clube e deve ser lançado ainda neste ano.
"É um documentário sobre a minha vida. Tem depoimento de vários jogadores, de gente que jogou comigo e outros companheiros de profissão. Achei um exagero o filme para mim, não queria. No fim, o marketing do Palmeiras me convenceu. Espero que gostem porque ficou 
muito bacana", declarou Marcos.
Outros dois filmes estão previstos para serem lançados em 2014, ano do centenário do Palmeiras, são eles: "Campeão do Século" e "A Conquista da América". Ambos estão sendo produzidos pelo jornalista Mauro Beting e Jaime Queiroz.

Corinthians e Grêmio ficam no 0 a 0 e Tite é vaiado em 'despedida' do Pacaembu

Corinthians e Grêmio não saíram do zero no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil, no Pacaembu. Como ficou comum aos jogos do time de Tite no estádio municipal, o grito de gol ficou entalado na garganta dos quase 30 mil que enfrentaram o frio paulistano nesta quarta-feira. Um gol mal anulado de Guerrero, aos 14 do primeiro tempo, foi o único momento de alegria para o torcedor.
O Grêmio, melhor no segundo tempo, jogará em casa a partida da volta, dia 23 de outubro, em Porto Alegre. Empate com gols classifica o Corinthians. Novo 0 a 0 leva a partida para os pênaltis.
A partida foi a sétima sem vitória do Corinthians somadas as seis seguidas no Brasileirão, quatro no Pacaembu. Com o 0 a 0 contra o Grêmio, o Corinthians mantém a marca de um gol em sete jogos. Com vaias, o time e o técnico Tite deixaram o Pacaembu. O time paulista só volta a jogar no estádio em novembro, por conta da perda de quatro mandos de jogos no Brasileirão.
O jogo
O espírito do mata-mata fez bem ao insosso Corinthians das últimas seis rodadas do Brasileirão. Mais aplicado e ciente de que a Copa do Brasil apresenta a única chance de título no segundo semestre, o time de Tite foi para cima do Grêmio, que teve três atacantes (Vargas, Kleber e Barcos) na sua formação inicial.
Com marcação avançada e com Douglas bem nos desarmes, o Corinthians teve o domínio do primeiro quarto de jogo, ainda que com poucas finalizações.Na melhor chance, aos 14, Guerrero recebeu passe de Douglas e, livre na área, acertou o chute no canto direito de Dida. O gol foi mal anulado por impedimento. O peruano estava na mesma linha da defesa gremista.
Melhor, o Corinthians chegou mais uma vez com perigo aos 22 minutos. Douglas cruzou, Emerson desviou de cabeça e Rhodolfo salvou em cima da linha. O Grêmio, com três volantes, teve dificuldade de criar jogadas e ao longo de todo o primeiro tempo chegou apenas em faltas próximas à área corintiana.
Ainda que o Corinthians tenha jogado melhor, Dida precisou trabalhar mesmo apenas uma vez, aos 35 minutos, em chute de fora da área de Emerson. O atacante teve chance mais clara aos 40, mas depois de entrar na área chutou ao lado direito do gol de Dida. O primeiro tempo terminou com seis finalizações do Corinthians e duas do Grêmio. A posse de bola foi de 66% do Corinthians.
O cenário favorável ao Corinthians se inverteu logo início do segundo tempo. A postura do Grêmio, mais defensiva na primeira metade da partida, foi bem diferente. Já nos cinco minutos iniciais o time gaúcho teve duas chances claras, suas melhores no jogo, com Barcos e Vargas. No intervalo Tite tirou Maldonado para dar chance a Ibson e a ausência do primeiro volante foi sentida.
Depois de alguns minutos de adaptação, o jogo ficou novamente igual. E com o equilíbrio também veio a falta de emoção. Marcando bem, trocando muitas faltas, os dois times travaram o jogo. Ricardo Marques Ribeiro, o árbitro da partida, colaborou para o jogo ter mais faltas. O clima quente entre os jogadores só atrapalhou o futebol que as equipes poderiam oferecer.
Aos 15 minutos, Tite fez outra substituição. Guerrero, que nervoso já recebera um cartão amarelo (um dos cinco do Corinthians no jogo), deu lugar a Alexandre Pato. A mudança deu mais velocidade ao time, mas o Grêmio foi quem dominou o restante do jogo. Vargas obrigou Cássio a fazer duas defesas difíceis e com boa movimentação do trio de ataque adversário, o Corinthians não se encontrou.
Aos 31, Romarinho entrou no lugar de Douglas. Renato Gaúcho trocou Vargas e Barcos, que faziam bom jogo, por Paulinho e Elano. Mudou o esquema do time dando mais qualidade ao meio campo, mas o efeito foi nulo.
O 0 a 0 persistiu até o fim. Em 23 de outubro, desta vez em Porto Alegre, os dois times tentarão voltar a marcar.
FICHA TÉCNICA 
CORINTHIANS 0 x 0 GRÊMIO
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP) 
Data: 25 de setembro de 2013, quarta-feira 
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG) 
Assistentes: Marcio Eustáquio Santiago (MG) e Kleber Lucio Gil (SC)
Renda: R$ 921.633,00
Público: 28.351 pagantes
Cartões amarelos: Danilo, Guerrero, Ibson, Gil, Emerson, Danilo Fernandes (COR); Souza, Barcos, Paulinho, Elano (GRE)
CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André e Igor; Maldonado (Ibson) e Ralf; Danilo, Douglas (Romarinho) e Emerson; Guerrero (Pato) 
Técnico: Tite.
GRÊMIO: Dida; Pará, Rhodolfo, Bressan e Alex Telles; Souza, Ramiro e Riveros; Vargas (Paulinho), Kleber e Barcos (Elano) Técnico: Renato Gaúcho.