Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Falcão é apresentado no Bahia e “menospreza” o rival Vitória


Paulo Roberto Falcão foi apresentado nesta terça-feira pelo Bahia como o novo técnico para a sequência da temporada e declarou em entrevista coletiva que não está pensando no clássico do final de semana, contra o Vitória, mas já no Vitória da Conquista, nesta quarta-feira, em Pituaçu.


O novo treinador do Tricolor lembrou que é claro que comandar o time logo de cara em um clássico é importante, mas que a filosofia no Bahia será de trabalhar jogo após jogos. Primeiro, o pensamento é no Vitória da Conquista, depois, no Vitória, no conhecido “Ba-Vi”, no final de semana.


“Na verdade nós temos dois Vitórias. Quarta o Vitória da Conquista e domingo o Vitória. O Ba-Vi é um clássico importante como é o Gre-Nal. Sempre é um jogo importante de ganhar.. O campeonato faz com que a gente tenha que passar por nossos adversários”, disse Falcão.

Falcão também se mostrou animado em ter recebido proposta do Bahia. “O Bahia tem uma história, uma tradição. A seriedade e a conversa muito objetiva do Paulo e com o presidente, que me entusiasmou. A certeza que existe preocupação com planejamento, de priorizar algumas coisas e que o Bahia está numa nova fase.”, finalizou.

Falcão comandará o Bahia apenas a partir de sexta-feira, já visando clássico contra o Vitória. Na quarta, ele estará presente no Pituaçu para ver o time diante do Vitória da Conquista.

Jael é apresentado no Sport e já fala em gols

                                                                                                                                                                       A tarde desta terça-feira foi de muita movimentação no futebol por todo o Brasil. Em Pernambuco, a diretoria do Sport apresentou oficialmente o atacante Jael, que estava atuando pelo Flamengo no Cariocão e chega como reforço para a camisa nove do Leão da Ilha. O atleta falou do desafio em vestir a camisa do Sport.

"Todo mundo fala sobre a pressão da camisa nove do Sport, mas o torcedor tem que entender que não sou Cristiano Ronaldo, Messi ou Neymar que fazem gol em todas as partidas. Gosto de pressão e espero marcar os meus", declarou o ex-jogador do Bahia.

Enquanto jogava no Bahia, Jael se envolveu em uma confusão que ele agrediu um dirigente do clube tricolor, o que culminou na sua rescisão de contrato com o time baiano. Hoje, Jael diz que mudou e espera esquecer este acontecimento.

"Isso aconteceu e mudou a minha vida, como pessoa e atleta. Já faz tempo e não vai voltar a acontecer nunca mais. Mudei minha postura dentro e fora de campo. Já faz nove meses que não sei o que é tomar um cartão amarelo ou vermelho. Tenho certeza que vou fazer a torcida do Sport feliz", concluiu.

Horas antes da estreia, time do Flu recebe a visita de Washington

                                                                                                                                                                                O ex-atacante do Fluminense e atualmente empresário de jogadores, Washington 'Coração Valente', visitou os antigos companheiros do time tricolor nesta terça-feira. Horas antes da estreia da equipe na Copa Libertadores, contra o Arsenal de Sarandí, às 22h, no estádio Engenhão, o ex-atleta esteve no hotel onde o elenco está concentrado para a partida, na zona Sul do Rio de Janeiro.
Além da visita, o 'Coração Valente' irá ao vestiário para incentivar o time. Convidado por Celso Barros, presidente da patrocinadora, Washington acompanhará a partida no camarote da Unimed. Pelo Fluminense, o ex-atacante chegou até a final da Copa Libertadores de 2008, tendo perdido o último pênalti, que deu o título para a LDU em pleno Maracanã.

Apresentado, Barcos sai no BID e pode pegar o XV de Piracicaba



Após uma longa espera, finalmente o argentino Hernán Barcos foi apresentado pelo Palmeiras. A Federação Equatoriana entregou os papeís que faltavam e o nome do jogador já consta no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). Com isso, o atacante está à disposição do técnico Luiz Felipe Scolari para a partida contra o XV de Piracicaba, nesta quarta-feira, às 21h50 (horário de Brasília), no Pacaembu. O jogo é válido pela 6ª rodada do Campeonato Paulista.
Barcos, que já treinava na Academia de Futebol há duas semanas, ignorou uma proposta vantajosa do futebol do Oriente Médio para jogar no Palestra Itália. "Sempre escutei que o Palmeiras é um grande clube, uma grande instituição a nível internacional. Isso foi algo que me levou a escolher o Palmeiras frente às outras oportunidades. Agradeço aos esforços feitos pelo clube, pelo (vice-presidente Roberto) Frizzo, presidente (Arnaldo Tirone), Galeano, Felipão. Vim contente, esperando fazer sucesso", disse Barcos.
O argentino foi contratado após excelente passagem pela LDU, do Equador, clube pelo qual marcou 53 vezes em 92 jogos. Só em 2011 foram 27 gols. Para a nova temporada, ele promete muita luta para bater a marca: "Sempre dou tudo de mim no gramado. Ao torcedor do Palmeiras garanto que vou dar tudo. E que fiquem tranquilos, pois a equipe vai jogar muito bem, como foi nas cinco rodadas (do Paulistão) até agora. Quero fazer o maior número de gols possíveis. A ideia é passar os 27 do ano passado", afirmou.
No entanto, Barcos pede tempo para se adaptar ao futebol brasileiro e ao novo clube. "Tenho que adaptar-me ao sistema de jogo do Felipão. Na LDU era tudo diferente. Mas com o tempo vou me adaptar, e espero que a equipe possa me entender também". O argentino já sabe que caminho procurar para achar os gols logo de cara: "Vou tratar de aproveitar os cruzamentos do Marcos Assunção. Vou falar com ele para ver onde vai colocar a bola para poder aproveitar", disse.
O reforço também disse se inspirar em dois grandes atacantes argentinos para fazer sucesso. "Assito muito futebol, e trato de aprender com cada atacante que vejo. Gostava do Batistuta (maior artilheiro da história da seleção argentina), do Crespo...", afirmou. "Trato de ser um jogador cada vez mais completo. Não gosto de ficar parado na área. Também saio e busco jogo", completou.



Vasco quita 13º salário nesta terça


Os jogadores do Vasco treinavam com a certeza de que não concentrariam novamente, desta vez para a estreia na Libertadores, nesta quarta-feira, às 21h50, contra o Nacional-URU, quando o clube quitou o 13º salário. O dinheiro não é proveniente de nenhum patrocinador, e sim “doação” de vascaínos ilustres – uma espécie de apelo dos dirigentes para tentar amenizar o clima em São Januário por conta dos atrasos salariais.


Desde o jogo com o Bangu, pelo Campeonato Carioca, o time não tem se concentrado. Como forma de protesto, os jogadores se apresentaram somente na manhã da partida. A história se repetiu na vitória de 3 a 1 sobre o Friburguense. Às vésperas da estreia na competição mais importante na temporada, a posição de concentrar foi mantida.


Resta, porém, aguardar o fim do treino para saber se o time mantém a decisão ou declina da ideia de não dormir esta noite no hotel, já que parte dos direitos de imagm ainda não foram pagos. Os jogadores seguem treinando. Fernando Prass está confirmado. Sem Fágner, suspenso, Max será o lateral-direito.



O Vasco entra em campo com Fernando Prass; Max, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Eduardo Costa, Juninho Pernambucano e Felipe; Diego Souza e Alecsandro.

Adriano se concentra até domingo para acelerar recuperação física

Corinthians encontrou uma forma para acelerar a recuperação física de Adriano e assim deixá-lo perto das condições físicas ideais antes da estreia da equipe na Libertadores, dia 15, contra o Deportivo Táchira, na Venezuela. O atacante ficará concentrado no hotel do CT do clube no Parque Ecológico até domingo, dia do clássico contra o São Paulo, para assim ser monitorado, aumentando as chances de ele perder peso. O Corinthians não cogita deixá-lo fora da lista final da primeira fase da Libertadores.
"O Adriano conversou com o Edu (Gaspar, gerente de futebol) e se prontificou a ficar no CT para acelerar esse processo físico, comer direitinho, treinar em dois períodos. Não tem a chance de ele não estar na lista da Libertadores", disse ao iG Luiz Cláudio Menezes, amigo de Adriano e responsável pela carreira do atacante desde que ele rompeu com Gilmar Rinaldi, em fevereiro do ano passado.

O preparador físico, Fábio Mahseredjian, que tem coordenado os trabalhos do jogador nas últimas semanas, confirma a informação. "Ele já dormiu no CT ontem (segunda-feira)", disse Mahseredjian, ao iGNa segunda ele descartou, contudo, que Adriano esteja apto a atuar nos próximos três jogos da equipe contra Mogi Mirim (quarta-feira), São Paulo (domingo) e Táchira (dia 15). Sua primeira partida oficial em 2012, ao menos como reserva, deve acontecer no sábado, dia 18, contra o São Caetano.

Marcos González vai ao Chile rescindir com La U

Marcos Gonzalez em treino do Flamengo (Foto: Cleber Mendes)

O zagueiro Marcos González viajou no domingo para o Chile para rescindir contrato com a Universidad de Chile. Com isso, a tendência é a de que o jogador só faça sua estreia no time no primeiro jogo da fase de grupos da Libertadores, contra o Lanús (ARG).

– González praticamente não teve férias. Está muito bem fisicamente. Teve de viajar para resolver esses problemas burocráticos e ver a família, já que não a encontra há 15 dias.

González foi contratado para suprir a saída de Alex Silva. O jogador assinou por três anos com o clube e reforçará o time na Libertadores.


Ronaldinho é liberado em primeiro treino de Joel

Ronaldinho Gaúcho - Flamengo (Foto: Wagner Meier)
Joel Santana comandou o primeiro treino como técnico do Flamengo, na tarde desta terça-feira, no Ninho do Urubu. Ronaldinho só participou da primeira parte da atividade tática e quando a imprensa foi liberada para entrar, uma hora e dez depois do início, o craque tinha sido liberado para se consultar em um oftalmologista, segundo a assessoria de imprensa do clube.

Com muito bom humor, Joel orientou muito os jogadores e logo em seu primeiro dia mostrou seu jeito peculiar de tratar os jogadores.

- Vamos lá, zagueirada! - disse Joel referindo-se aos zagueiros David e Welinton.

Os titulares foram formados por Léo Moura, Welinton, David e Junior Cesar; Aírton (Maldonado), Luiz Antonio, Renato e Bottinelli, Ronaldinho (Negueba) e Deivid. Vagner Love, que participou da movimentação do time reserva, fez um golaço no ângulo.

Kleberson reaparece
Enquanto o elenco principal do Flamengo treinava em um dos campos do Ninho do Urubu, o volante Kleberson, que ainda tem contrato com o clube, reapareceu no local com uniforme de treino. O jogador fez exercícios físicos.

Fla assina com a Mobil e só agora pagará por Love

Galeria - Novo uniforme Flamengo (Foto: Gilvan de Souza)

O Flamengo assinou na manhã desta terça-feira o contrato com a Mobil, que vai estampar seu nome na barra da camisa. Além do patrocínio que renderá aos cofres rubro-negros R$ 5 milhões ao longo do contrato (R$ 1 milhão de imediato), o clube fez um acordo judicial e tem o direito de receber mais R$ 8 milhões da Cosan. O Fla vai utilizar parte deste dinheiro para pagar a primeira parcela da compra de Vagner Love.

Mobil é uma das marcas da empresa Cosan, que entrou em um acordo judicial com o clube e vai pagar pelo uso indevido de um posto de gasolina que ficava no terreno da sede da Gávea (sob a marca da Esso). O Rubro-Negro vai receber de fato apenas R$ 6 milhoes, já que R$ 1,2 milhão será destinado para o pagamento dos honorários dos advogados e R$ 800 mil foram penhorados.

O clube russo chegou a reclamar da demora no pagamento, mas o Rubro-Negro alegou que esperava o acordo com a Cosan. Curiosamente, o Flamengo havia dito que este dinheiro seria destinado para pagar os R$ 4,5 milhões que o clube deve a Ronaldinho, já que o prazo para um acerto com a Traffic se esgotou.

O CSKA só vai liberar o documento para que Vagner Love seja inscrito assim que a primeira parcela do pagamento for depositado. Enquanto não é oficialmente jogador do Flamengo, o atacante já foi o modelo do novo uniforme, lançado também na manhã desta terça-feira.

ENTENDA O CASO
Patrocínio com a Mobil: R$ 5 milhões, sendo R$ 1 milhão no ato da assinatura.
Acordo judicial: R$ 8 milhões, mas R$ 2 milhões já estão comprometidos (R$ 1,2 milhão para advogados e R$ 800 mil penhorados).

Valor a receber: R$ 1 milhão da assinatura do patrocínio + R$ 6 milhões de acordo judicial = R$ 7 milhões em caixa.
Primeira parcela de Vagner Love: R$ 6,7 milhões.

Flamengo apresenta novo uniforme ao som de samba

Vagner Love apresenta uniforme do Flamengo (Foto: Gilvan de Souza)
O Flamengo apresentou na manhã desta terça-feira a nova coleção de uniformes para 2012. Fornecedora de material esportivo do clube desde 2009, a Olympikus investiu numa camisa com listas mais grossas, lembrando os modelos que eram utilizados no fim da década de 70 e início dos anos 80.


O evento foi realizado na sede do clube na Gávea e contou com cerca de 100 torcedores no local. Os jogadores Felipe, Paulo Victor, Renato, Vagner Love e Thomás posaram de modelos e foram ovacionados pelos rubro-negros presentes. 

Sob a batucada da bateria da Vila Isabel e ao som do hino do Flamengo os atletas desfilaram numa espécie de passarela montada na Fla Concept, loja oficial do clube.

Assim que o evento iniciou, o jovem Thomás foi chamado ao palco e deixou as meninas empolgadas. Aos gritos de "lindo", o jogador desfilou com um sorriso tímido.

O momento mais emocionante foi quando a principal contratação do ano, Vagner Love, subiu na passarela. Fazendo o seu tradicional gesto de coração com as mãos, ele foi aclamado pelos torcedores. Emocionado, Love chegou a ensaiar um samba no pé no meio de duas mulatas.

O goleiro Felipe brincou com o fato de ter que fazer a função de modelo.

- É diferente. Dentro de campo eu fico menos nervoso. Acho que como modelo eu sou bom goleiro - disse.

MARCA VALIOSA
Antes de começar a apresentação dos novos uniformes, a presidente Patricia Amorim exaltou a parceria com a Olympikus e revelou a marca de 3 milhões de peças vendidas pela fornecedora desde que o acordo foi firmado.
- É com muito orgulho que estou aqui para o lançamento de mais um uniforme do Flamengo. 

Queria lembrar de tudo que a Olympikus já fez pelo Flamengo, é uma parceria muito boa. Estamos comemorando a marca de 3 milhões de peças vendidas - disse a presidente, que deixou o evento rapidamente sem dar entrevista aos jornalistas.
O Flamengo recebe apenas 4% por cada camisa vendida. O novo uniforme custará R$ 189.

SEM PATROCÍNIO
O novo uniforme do Flamengo foi apresentado sem no patrocínio com a Mobil, que será estampado na barra da camisa. Apesar de já aprovado, a empresa ainda não assinou o contrato com o clube.

- Somente depois de assinar é que a marca será utilizada na camisa. Queríamos já ter resolvido isso antes do lançamento do uniforme, mas, infelizmente, não foi possível. Isso deve ser resolvido em breve - afirmou o vice de marketing Henrique Brandão.

Zagueiro Arthur Sanches fará testes no Flamengo

Arthur (Foto: Divulgação)

O zagueiro Arthur Sanches inicia uma fase de testes no time profissional do Flamengo e pode ser contratado pelo clube para ser mais uma opção no sistema defensivo. O jogador é uma indicação de Joel Santana, que recentemente assumiu o comando técnico do Rubro-Negro.

- Vamos observá-lo nos treinamentos. É um teste e seria um jogador sem custos para o clube e que pode nos ajudar - disse Joel a um dos integrantes da diretoria do Flamengo.

O jogador já está treinando no Ninho do Urubu na tarde desta terça-feira. Ele chegou ao local acompanhado do seu procurador.

Arthur tem 23 ano e deu seus primeiros passos no futebol pelo Madureira. O vínculo com o Tricolor Suburbano se encerrou no fim de 2011 e agora o zagueiro não tem vínculo com nenhum clube.

O diretor de futebol do Madureira, Carlos Garrit, revelou que o jogador já recebeu sondagens de diversos clubes e lamentou que ele não tenha permanecido em seu clube.

- É um jogador que despontou muito bem no Madureira. É alto, forte e chega bem nos desarmes. Tentamos renovar com ele, mas não chegamos a um entendimento. Alguns clubes fizeram proposta por ele. O Alético-PR foi um deles - disse.


Jornal: 70% dos assinantes de TV paga podem ficar sem Libertadores

Atual campeão da Libertadores, Santos deve ter apenas um jogo transmitido na TV aberta. Foto: Léo Pinheiro/Terra
Atual campeão da Libertadores, Santos deve ter apenas um jogo transmitido na TV aberta.


A indefinição das duas principais operadoras de TV a cabo no Brasil para assinar com o novo canal Fox Sports, que detém os direitos de transmissão de TV fechada para a Copa Libertadores de 2012, pode fazer com que 70% dos assinantes do País fiquem sem assistir à competição nos canais pagos. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a Sky e a Net não dão prazos para assinatura de contrato com a nova emissora esportiva, fazendo com que a transmissão do principal torneio do continente fique restrita a operadoras menores.

Na fase de grupos da Libertadores, o Grupo Fox não vai mais deslocar partidas para a grade de transmissão de seus outros canais - como o FX e o Speed Channel - procedimento que havia adotado na fase preliminar. Com isso, apenas a Globo aparece como opção para quem não assina operadoras que tenham fechado com o Fox Sports. O canal de TV aberta tem direito de transmitir só dois jogos por semana, às quartas-feiras, e deve priorizar Corinthians e Flamengo. Atual campeão, o Santos deve ter somente uma partida televisionada pelaGlobo.

Por expulsão em 2010, Love desfalca Fla contra Lanús

Vagner Love não enfrentará o Lanús por suspensão. Foto: Maurício Val/Vipcomm/Divulgação
Vagner Love não enfrentará o Lanús por suspensão.


Animado com o lançamento dos novos uniformes do Flamengo, nesta terça-feira, Vagner Love foi comunicado que não vai poder participar da estreia do clube na fase de grupos da Copa Libertadores da América 2012, no dia 15 de fevereiro, diante do Lanús, na Argentina. O atacante vai ter que cumprir suspensão por ter sido expulso na última vez que participou de um jogo pelo torneio.


Nas quartas de final da edição de 2010, Love defendia o Flamengo quando foi expulso na vitória por 2 a 1 sobre a Universidad de Chile, em Santiago. O confronto marcou a eliminação do time carioca, derrotado por 3 a 2 no Rio de Janeiro, no duelo de ida.

Ainda não existe uma indefinição sobre a data da estreia de Vagner Love. Quando estava no comando do Flamengo, Vanderlei Luxemburgo falou no jogo do próximo domingo, diante do Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca.
No entanto, com a recente troca na comissão técnica e a chegada de Joel Santana, ainda não é possível confirmar a data. Joel só deverá se posicionar após o duelo diante do Madureira, na quinta.


Libertadores é o 8º campeonato mais valioso do mundo, aponta estudo

Times brasileiros representam 44% do valor total da Libertadores. Foto: Fernando Borges/Terra
Times brasileiros representam 44% do valor total da Libertadores.


A Taça Libertadores, cuja fase de grupos começa nesta terça-feira, é o oitavo campeonato mais valioso do mundo, se for levado em conta o valor dos elencos dos clubes que a disputam, segundo um estudo da empresa de consultoria brasileira Pluri.


As 32 equipes classificadas para disputar o torneio continental em 2012 têm um valor somado de 1,1 bilhão de euros (R$ 2,64 bilhões), de acordo com a pesquisa. Esse valor coloca a Libertadores à frente de competições como o Campeonato Brasileiro (R$ 2,3 bilhões), o Campeonato Russo (R$ 2,2 bilhões), o Turco (R$ 2,08 bilhões) o Português (R$ 1,94 bilhões) e a Copa Sul-Americana (R$ 1,9 bilhões).

O principal torneio de clubes da América vale menos que a Liga dos Campeões da Europa (R$ 12,4 bilhões), a Liga Europa (R$ 8,4 bilhões), o Campeonato Inglês (R$ 7,9 bilhões) o Espanhol (R$ 6,4 bilhões), o Italiano (R$ 5,5 bilhões), o Alemão (R$ 4 bilhões) e o Francês (R$ 3,3 bilhões).
A empresa de consultoria esclareceu que o valor do elenco não foi calculado exclusivamente a partir do valor das contratações ou das multas de rescisão dos contratos, mas por 15 critérios objetivos e subjetivos que levam em conta desde a idade do jogador até a capacidade de retorno em mercado que pode oferecer ao clube.
Se for calculado o valor médio do elenco de cada equipe classificada para a Libertadores deste ano, que é de 35 milhões de euros (R$ 84 milhões), o torneio seria apenas o 13º mais valioso do mundo e seria superado inclusive pelo Campeonato Brasileiro, cujos clubes têm um valor médio de 48 milhões de euros (R$ 115,2 milhões).
Segundo o estudo da Pluri, o valor somado dos seis clubes brasileiros que disputam a Libertadores é de 494 milhões de euros (R$ 1,1 bilhões), 44% do que vale o torneio.
Em segundo lugar entre os países que mais acrescentam valor à competição, aparece a Argentina, com cinco clubes que somam 209 milhões de euros (R$ 501 milhões), ou 19 % do total.
Logo depois estão o México, com dois clubes que valem juntos 93 milhões de euros (R$ 223 milhões), Chile, com três clubes que somam 75 milhões de euros (R$ 180 milhões), Colômbia, com dois clubes que valem 57 milhões de euros (R$ 136 mihlões) e Uruguai, com três clubes que tem valor de 53 milhões de euros (R$ 127 milhões).
Os três clubes paraguaios valem somente 50 milhões de euros (R$ 120 milhões); os dois peruanos aparecem com 26 milhões de euros na lista (R$ 62 milhões); os dois equatorianos, com 25 milhões de euros (R$ 60 milhões); os dois venezuelanos, com 21 milhões de euros (R$ 50 milhões); e os dois bolivianos, com apenas 20 milhões de euros (R$ 48 milhões).
O valor dos representantes do Brasil é de 82,4 milhões de euros (R$ 197 milhões); o dos mexicanos, 46,7 milhões de euros (R$ 112 milhões); o dos argentinos, 41,7 milhões de euros (R$ 100 milhões); o das colombianas, 28,7 milhões de euros (R$ 68 milhões); e o das chilenas, 24,8 milhões de euros (R$ 59,5 milhões).

Luxemburgo deixa Fla após 485 dias e um título; relembre passagem


Luxemburgo havia chegado ao Flamengo em 5 de outubro de 2010. Foto: APLuxemburgo havia chegado ao Flamengo em 5 de outubro de 2010.


A terceira passagem de Vanderlei Luxemburgo pelo comando do Flamengo chegou ao fim de maneira oficial nesta quinta-feira. Coube à presidente Patrícia Amorim confirmar o que já era extremamente especulado. O treinador, 59 anos, deixará a Gávea após 485 dias e com somente um título conquistado: o Campeonato Carioca de 2011, invicto. Relembre, a seguir, como foi a passagem do treinador.

5 de outubro de 2010
Após ser demitido do Atlético-MG, Luxemburgo chegou ao Flamengo para acertar uma equipe à deriva, que havia sido comandada por outros três treinadores ao longo da temporada (Andrade, Rogério Lourenço e Silas) e estava ameaçada de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. No mesmo dia em que foi confirmado, ele já foi a campo para comandar o treinamento do time.
21 de novembro de 2010
O Flamengo quebrou uma série de cinco jogos sem vencer, derrotou o Guarani por 2 a 1 e se livrou do perigo de ser rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro, alcançando 43 pontos - o clube rubro-negro terminou o torneio com 44, no 14º lugar, enquanto o Vitória, que havia somado apenas 42, foi o mais bem classificado dos quatro rebaixados. Luxemburgo, então, poderia começar a temporada 2011 implantando o"projeto" de trabalho desde o início.
12 de janeiro de 2011
Vanderlei Luxemburgo ganhou o maior reforço para a temporada: Ronaldinho Gaúcho, que foi apresentado com grande festa na Gávea. O meia-atacante, eleito duas vezes melhor do mundo pela Fifa, demorou para engrenar com a camisa 10 rubro-negra, mas foi sempre bancado pelo treinador até cair nas graças da torcida.
1º de maio de 2011
O Flamengo teve um desempenho impecável no Campeonato Carioca e confirmou o título estadual ao superar o Vasco da Gama nos pênaltis na decisão da Taça Rio. O time rubro-negro levantou o troféu da competição de maneira invicta e encheu o torcedor de moral na busca pelo título da Copa do Brasil e também do Campeonato Brasileiro.
11 de maio de 2011
A primeira derrota do Flamengo de Ronaldinho e Luxemburgo em 2011 aconteceu em 4 de maio, por 2 a 1 diante do Ceará, no Rio de Janeiro, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Favorito para a vaga à semi, o time carioca chegou a fazer 2 a 0 no jogo de volta, em Fortaleza, mas permitiu o empate e acabou eliminado, criando os primeiros problemas para o treinador.
5 de dezembro de 2011
O Flamengo não conseguiu impedir o Corinthians de conquistar o Campeonato Brasileiro, mas terminou a temporada com um dos objetivos para o clube: a vaga para a Copa Libertadores da América. Quarto colocado do torneio nacional, o time rubro-negro precisaria disputar a fase preliminar da competição diante do Real Potosí, da Bolívia.
3 de janeiro de 2012
O Flamengo se reapresentou para o início dos treinamentos e começou a conviver com problemas extracampo, especialmente por conta de dívidas financeiras com os atletas - o zagueiro Alex Silva, atualmente afastado, reclamou publicamente das pendências. O próprio Luxemburgo defendeu o elenco rubro-negro e iniciou uma troca de farpas com Michel Levy, vice-presidente de finanças, que chamou os atletas de marqueteiros.
18 de janeiro de 2012
O relacionamento entre Luxemburgo e Ronaldinho começou a ruir durante a pré-temporada da equipe em Londrina, no Paraná. De acordo com o jornal Extra, o treinador teria descoberto que o camisa 10 havia levado mulheres para a concentração e pedido a saída do jogador. A presidente Patrícia Amorim bancou a permanência do astro, apesar das polêmicas.
20 de janeiro de 2012
O Flamengo não conseguiu contratar em definitivo o meia-atacante Thiago Neves, que estava vinculado ao saudita Al Hilal, e viu o camisa 7 ser apresentado pelo rival Fluminense. Na verdade, a equipe rubro-negra demorou a fazer contratações de impacto na atual temporada - até agora, de atletas de renome, apenas Vagner Love chegou à Gávea.
1º de fevereiro de 2012
Apesar da derrota por 2 a 1 sofrida na Bolívia no jogo de ida contra o Real Potosí, Vanderlei Luxemburgo conseguiu ver o Flamengo se classificar para a fase de grupos da Copa Libertadores. O time carioca venceu os bolivianos por 2 a 0, mas não foi o bastante para garantir a permanência do treinador no comando do time.
2 de fevereiro de 2012
Após especulações, reuniões, boatos desmentidos e mais reuniões, o Flamengo oficializou no início da noite a demissão de Luxemburgo e o desmembramento do departamento de futebol. Instantes depois de Patrícia Amorim oficializar a saída do comandante, o técnico Joel Santana deixou o Bahia.

Andrezinho não treina e vira dúvida para jogo contra o Olaria

Lesionado no clássico contra o Flamengo, meia ainda não voltou aos treinamentos no Botafogo. Foto: André Portugal/Vipcomm/Divulgação
Lesionado no clássico contra o Flamengo, meia ainda não voltou aos treinamentos no Botafogo.
                                                                                                                                                                                                                                   O meia Andrezinho não treinou na manhã desta terça-feira, no campo anexo do Estádio do Engenhão, e pode desfalcar o Botafogo na partida desta quarta, às 19h30, contra o Olaria. O jogador reclamou de dores na coxa direita após o empate com o Flamengo, no último domingo.


O camisa 10 do time alvinegro será reavaliado antes da partida para saber se terá condições de jogo. Caso sua ausência seja confirmada, Herrera surge como principal opção para entrar no time. Outro que pode ganhar chance é Felipe Menezes, que tem característica semelhante a de Andrezinho.

No treino realizado nesta terça, os jogadores treinaram jogadas aéreas. E na sua primeira atividade com bola, Fellype Gabriel foi destaque. Nos cruzamentos, o meia teve um alto aproveitamento, marcando vários gols.
Os titulares ficaram apenas 40 minutos no campo, com exceção do goleiro Jefferson, do zagueiro Antônio Carlos, e dos meias Elkeson e Maicosuel. Esses últimos aprimoraram as cobranças de falta no fim da atividade.


Elkeson busca esquecer críticas para voltar à boa fase

Elkeson busca voltar à boa fase que viveu no ano passado. Foto: Fernando Soutello/Agif/Divulgação
Elkeson busca voltar à boa fase que viveu no ano passado.


Um dos mais cobrados pela torcida do Botafogo nos últimos tempos, o meia Elkeson afirmou que não pretende dar ouvidos às críticas que tem recebido. O jogador, que não faz gols desde agosto do ano passado, disse estar focado apenas em buscar determinação para voltar à boa fase que teve, no Brasileiro do ano passado.


"Tenho que esquecer isso. Não posso ficar me abatendo com criticas. Da mesma forma que fui elogiado, fui criticado. Se eu perder uma bola vou procurar melhorar e acertar na próxima", afirmou o meia.

Elkeson ainda comentou sobre a declaração do técnico Oswaldo de Oliveira, que admitira que o jogador estava "intranquilo", o que justificava sua má fase.
"Intranquilo é a palavra que ele usou. É até normal, pelo que aconteceu ano passado. Estou procurando esquecer isso e melhorar para ir bem nos próximos jogos", afirmou.
Por fim, o camisa 9 comentou sobre sua atuação diante do Flamengo, considerada a sua melhor desde o começo do ano. Apesar de admitir que a melhora só virá com o tempo, o meia se disse confiante na volta aos bons momentos de 2011.
"É cedo para falar. Estou procurando movimentar mais, aparecer mais para ajudar os companheiros. Preciso de tempo para voltar a ser o que era antes. Mas acredito que as coisas vão acontecer naturalmente", concluiu.