Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

Bahia vence o Atlético-GO no Serra Dourada

Souza comemora após marcar o gol da vitória do Bahia / Carlos Costa/Futura Press

O Bahia deu um importante passo para se livrar de vez do fantasma do rebaixamento. Neste domingo, o time venceu o Atlético-GO por 1 a 0, mesmo atuando no Serra Dourada, e ficou ainda mais distante da zona da degola. O atacante Souza marcou o único gol da partida, logo aos 10 do primeiro tempo – 20 minutos depois ele foi expulso por conta de um desentendimento com Gilson, que também recebeu o vermelho.

Com a vitória, o Bahia chegou aos 42 pontos, na 12ª colocação, e abriu sete de vantagem para o Ceará, primeiro time na zona de rebaixamento. Do outro lado, o Dragão amarga sua quarta derrota consecutiva na competição. O time goiano tem a mesma pontuação do Tricolor baiano, mas fica uma posição à frente graças ao número maior de vitórias (11 a 10).

O Atlético-GO volta a atuar na próxima quinta-feira, quando visitará o Santos, na Vila Belmiro, às 20h30. Já o Bahia volta a atuar fora dos seus domínios. A equipe de Joel Santana visita o Internacional, um dia antes, no Beira-Rio, às 20h30.

O jogo

Pressionado pelas três derrotas seguidas no Brasileirão, o Atlético-GO tratou de impor seu já conhecido toque de bola e pressionou o Bahia nos primeiros minutos do duelo. No entanto, o volume de jogo dos comandados de Hélio dos Anjos não venceu a marcação do Tricolor. A "blitz" goiana não surtiu o efeito desejado.

Já o Bahia foi fatal em sua primeira chance de gol. Thiago Feltri errou na saída de bola e Marcos aproveitou. O camisa 2 serviu Souza, que sem marcação, só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes, aos 11 minutos.

Após ter inaugurado o placar, o Bahia fez o que se esperava: recuou e ficou pronto para utilizar os contra-ataques. Com mais espaços, o Atlético tomou conta do jogo e pressionou o rival. Foram inúmeras finalizações que carimbaram a defesa baiana. Eis que, aos 25, o Dragão voltou a se descuidar na marcação e os visitantes só não ampliaram porque Lulinha errou o alvo.

Expulsões

Herói do Bahia até então, Souza se desentendeu com Gilson, do Atlético, e ambos foram expulsos pelo árbitro Péricles Bassols Cortez. O Tricolor, sem um homem de referência na frente, se fechou ainda mais, enquanto o Atlético seguiu pressionando. Aos 39, Felipe, cara a cara com Lomba, desperdiçou a melhor chance de gol atleticana. Sem inspiração e pontaria, o Atlético foi para o intervalo em desvantagem.

Segundo tempo

As duas equipes voltaram com novidades para a etapa final. No Atlético, o veloz Juninho entrou na vaga de Felipe, enquanto Nikão substituiu Magno, que pouco fez pelo Bahia. Com mais um jogador de velocidade, o Dragão passou a ter ainda mais posse de bola. Com isso, as oportunidades de gol se acumularam. Aos 13, Anselmo finalizou com perigo e Lomba, atento, fez a defesa. Dois minutos depois, Agenor arriscou de fora da área e arrancou suspiros da torcida atleticana.

A exemplo do primeiro tempo, o Bahia só levou perigo nos contra-ataques. E foi assim que Nikão, aos 19 minutos, desperdiçou chance ímpar de ampliar no Serra Dourada. Ele recebeu, passou pela marcação goiana, mas finalizou nas mãos de Márcio.

Hélio dos Anjos trabalhou e tornou o Atlético ainda mais ofensivo. Diogo Campos passou a fazer companhia a Juninho e Anselmo. No entanto, a falta de inspiração goiana, somada ao poder de marcação do Bahia, garantiu os três pontos do Tricolor e o quarto revés seguido do rubro-negro no Brasileirão.

FICHA TÉCNICA:

ATLÉTICO-GO (0): Márcio, Rafael Cruz, Anderson, Gilson e Thiago Feltri (Ernandes, 22'2T); Agenor, Marino, Bida e Vitor Júnior (Diogo Campos, 28'2T); Felipe (Juninho, intervalo) e Anselmo.Técnico: Hélio dos Anjos

BAHIA (1): Marcelo Lomba, Marcos, Paulo Miranda, Danny Morais e Dodô; Fahel, Fabinho, Diones (Carlos Alberto, 24'2T) e Magno (Nikão, intervalo); Lulinha e Souza (Júnior, 12'2T).Técnico: Joel Santana

Gol: Souza, 11'1T(0-1);
Cartões amarelos: Marino e Anderson (ATG) Paulo Miranda (BAH)
Cartões vermelhos: Souza (BAH) e Gilson (BAH), 32'1T
Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
Data/hora: 13/11/2011 - 19h (de Brasília)
Árbitro: Péricles Bassols Cortez (RJ)
Auxiliares: Marco Pessanha (RJ) e Antônio de Sousa Parreão (TO)
Renda/Público: Não divulgados

Cruzeiro bate o Inter e deixa zona da degola

Farías comemora após marcar o único gol da partida / Pedro Vilela/AE

Em jogo disputado, o Cruzeiro venceu o Internacional por 1 a 0 neste domingo, na Arena do Jacaré, pela 34ª rodada do Brasileirão, e deixou a zona de rebaixamento da competição. O argentino Farías marcou o único gol da partida.

As duas equipes fizeram uma partida com jogadas de alta velocidade. O time gaúcho, apesar da derrota, teve maior volume de jogo. O time comandado pelo técnico Dorival Júnior teve boas oportunidades de marcar, mas esbarrou na ótima apresentação do goleiro Fábio.

Com o triunfo, o Cruzeiro chegou aos 37 pontos e deixou a zona da degola, subindo para a 16ª posição da tabela. Já o Colorado, com 51 pontos conquistados, caiu para a décima colocação e ficou mais distante do sonho de conquistar uma vaga na Libertadores.

Os times voltam a campo na próxima quarta-feira. O Inter recebe o Bahia na Beira-Rio, às 20h30, enquanto o time celeste encara o lanterna Avaí, na Ressacada.

O jogo

No início da primeira etapa, Cruzeiro e Internacional erraram muitos passes no meio de campo, o que ocasionou muitos contra-ataques. O time mandante tinha mais volume de jogo, mas a principal chance foi do Colorado. Aos 12 minutos, o atacante Gilberto dividiu uma bola com o goleiro Fábio. Ela sobrou para o meia-atacante Oscar, que tentou encobrir o camisa 1 celeste.

Os cruzamentos e chutes de longa distância foram as apostas da Raposa na primeira etapa. Tanto é que, aos 19 minutos, Wellington Paulista cruzou da ponta esquerda e Farías antecipou o zagueiro Rodrigo Moledo para estufar a rede de Muriel. A resposta do Inter foi imediata. Logo em seguida, Tinga e Gilberto fizeram ótima tabela, que deixou o volante na cara do gol. Ele finalizou forte, mas a bola passou ao lado da meta celeste.

Apesar do gol celeste, a equipe visitante não se abateu e continuou no ataque. Tinga, D'Alessandro e Gilberto orquestraram os principais lances dos gaúchos. Aos 35 minutos, o Colorado teve duas boas chances para igualar o marcador. Oscar recebeu bom lançamento pelo lado esquerdo, driblou Léo e finalizou forte, mas Fábio fez boa defesa. Em seguida, D'Alessandro lançou Gilberto, que chutou muito forte por cima da meta.

As duas equipes voltaram do intervalo no mesmo ritmo que terminaram a etapa inicial. Cruzeiro e Inter continuaram buscando o gol. O Colorado, inclusive, teve a primeira boa oportunidade aos 5 minutos. Oscar finalizou da intermediária e obrigou Fábio a espalmar a bola para a lateral. No entanto, um minuto depois, o time gaúcho perdeu o volante Elton, expulso. Com um jogador a menos, o Inter não sentiu. A bola na trave de Nei, aos 14 minutos, após um cruzamento de Tinga, comprovou isso.

O Cruzeiro teve duas oportunidades de liquidar a partida aos 15 minutos. Primeiro, Roger finalizou forte da intermediária, mas a bola foi para fora. Na sequência, Farías recebeu cruzamento de Vitor e, sem a presença do goleiro Muriel, mandou para fora. Ambos os times diminuíram um pouco o ritmo após as boas chances da equipe celeste.

O fim da partida foi marcado pelos erros de passe das duas equipes. Marquinhos Paraná recebeu a bola na meia esquerda e, no momento de deixar algum companheiro em condições de marcar, ele errou o toque. A Raposa ainda marcou um gol irregular. Wellington Paulista tentou chutar, mas ela desviou no zagueiro e sobrou para Ortigoza, impedido, estufar as redes de Muriel.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO (1): Fábio; Vítor, Léo, Victorino e Diego Renan; Marquinhos Paraná, Fabrício, Leandro Guerreiro (Sandro Manoel - 17' do 2ºT) e Roger (Naldo - 32' do 2ºT); Wellington Paulista e Farías (Ortigoza - 31' do 2ºT). Técnico: Vágner Mancini

INTERNACIONAL (0): Muriel; Nei, Bolívar, Rodrigo Moledo e Fabrício; Elton, Bolatti (Andrezinho - 19' do 2ºT), Tinga e D'Alessandro (João Paulo - 27' do 2ºT); Oscar e Gilberto (Zé Roberto - 27' do 2ºT). Técnico: Dorival Júnior

Gols: Cruzeiro: Farías (19' do 1ºT)
Cartões amarelos: Wellington Paulista, Roger, Victorino, Léo e Fabrício (CRU); Elton e Zé Roberto (INT)
Cartão vermelho: Vágner Mancini (CRU); Elton (INT)
Local: Arena do Jacaré, em Sete Lagoas (MG)
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)
Auxiliares: Vicente Romano Neto (SP) e João Nobre Chaves (SP)
Renda/Público: 16967 pessoas / R$ 106.558,00

Vasco ganha do Botafogo no Brasileirão 2011

Vasco x Botafogo (foto: André Portugal/FOTOCOM.NET)

O Vasco de Cristóvão Borges vem de uma derrota para o Santos pelo Brasileirão, o time entrou em campo com Eder Luis no ataque. Com a vitória do Corinthians em cima do Atlético/PR, nesta rodada, o vasco briga para ficar na vice-liderança do campeonato. Na Copa Sul-Americana, o Vasco vem de uma grande vitória em cima do Universitario.
O Botafogo de Caio Júnior vem de uma derrota para o Figueirense, o time entrou no jogo pelo esquema 4-4-2 com Loco Abreu e Herrera no ataque.

Primeiro Tempo

Aos 15′ o Vasco já abriu o placar com linda jogada que resulta em gol de Fellipe Bastos, o jogo deu uma esfriada no finalzinho e acaba com vantagem vascaína.

Segundo Tempo

O Vasco saiu jogando bem na segunda parte do jogo, parecia ser questão de tempo até o time marcar e, não foi diferente, aos 14′ Dedé marcou bonito o segundo do Vasco. Aos 31′ Romulo reclamou demais e foi mandado pra fora do campo deixando o vasco com um homem a menos, era a chance do Botafogo buscar gols, mas o jogo era do Vasco. Fim de jogo no Rio de Janeiro, Vasco 2 x 0 Botafogo.

Grêmio 2 x 2 Palmeiras - Grêmio empata no final e Verdão segue em “jejum”

Aos 45 minutos, Fernando acertou belo chute e empatou o jogo no Olímpico.

 Com um gol do Grêmio nos últimos minutos do segundo tempo, o técnico Luiz Felipe Scolari segue fazendo história sob o comando do Palmeiras. Jogando no Estádio Olímpico, em Porto Alegre, pela 33.ª rodada do Brasileirão, o Verdão empatou com o Grêmio por 2 a 2 e aumentou o jejum de vitórias na competição para nove jogos. Acompanhe TODOS os resultados do Nacional, no FI, através do melhor Placar Ao Vivo da internet.
Com o empate na tarde deste domingo, o Palmeiras aumenta o jejum para nove jogos sem vitória dentro do Campeonato Brasileiro. Desde o dia 22 de setembro, quando bateu o Ceará, por 1 a 0, o time paulista soma três empates (Atlético-GO, América-MG e Flamengo) e cinco derrotas (Santos, Fluminense, Figueirense, Atlético-MG e Coritiba). A sequência é a pior do técnico Luiz Felipe Scolari à beira dos gramados comandando o clube.
Com este ponto no Nacional, o Palmeiras chega aos 42 pontos e é o 13.º colocado – ainda com chances de rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro de 2012. Já o Grêmio, sem nenhuma pretensão no campeonato, vai aos 47 e é o 11.º colocado na classificação.
Cicinho salva o 1.º tempo
O que se viu nos primeiros dez minutos de jogo no Estádio Olímpico foi um Palmeiras e Grêmio agitado e com chances de gol. Quem chegou pela primeira vez e quase balançou as redes foram os paulistas, com Marcos Assunção. Aos quatro minutos, o meia cobrou falta e por muito pouco não acertou o ângulo de Victor. O Grêmio não demorou a responder e com Miralles. Após receber bom passe, o atacante partiu em velocidade e antes de chutar foi interceptado por Thiago Heleno.
A partir dos 15 o jogo ficou ruim e com muitos passes errados. Acontece que aos 25 minutos, numa falha de marcação, o Palmeiras abriu o placar. Após cruzamento e cabeceio do atacante Ricardo Bueno, Victor defendeu e no rebote Cicinho não teve trabalho de empurrar para o fundo das redes. Atrás no placar, o Imortal foi para cima e logo aos 27 quase igualou. Mário Fernandes cruzou na área e a zaga palmeirense tirou pela linha de fundo.
O Palmeiras seguia aproveitando os espaços e estava mais próximo de fazer o segundo do que levar o primeiro em Porto Alegre. Aos 33 minutos, novamente Marcos Assunção cobrou falta; a bola passou por toda área e foi para nas redes do lado de fora. A partir disso o Grêmio seguia tocando, porém, objetividade e jogadores inspirados para reverter o placar.
Jogo movimentado
Assim como terminou o primeiro tempo, o Palmeiras seguia melhor e aos sete minutos Luan quase não complicou ainda mais a situação do Grêmio. O jogador partiu em velocidade, driblou Gilberto Silva e chutou; a bola passou perto da trave e assustou o goleiro Victor. Aos oito, o Grêmio também tentou, mas após cobrança de falta de Douglas, a bola passou por toda a área e ninguém conseguiu completar.
O Grêmio parecia não temer as cobranças de falta do meia Marcos Assunção e abusava das faltas. Se no primeiro tempo a bola não entrou, aos 14 o meia não desperdiçou. Em chute forte, a bola desviou em Gilberto Silva, enganou o goleiro gremista e foi morrer no fundo das redes. Mal deu tempo do Verdão comemorar e aos 23, Brandão recebeu passe, invadiu a área e na saída de Deola chutou forte, rente à trave: 2 a 1 no Olímpíco.
Quando os palmeirenses já esperavam o apito do árbitro, Fernando recebeu passe e de fora da área chutou forte; a bola pegou curva e entrou no ângulo de Deola, que nada pode fazer. Final de jogo e o Verdão segue sem vencer no Brasileirão.
Próximos jogos!
Pela 35.ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira, às 20h30 (horário de Brasília), fora de casa, contra o Fluminense. Já o Palmeiras, no mesmo dia, mas às 21h50 (horário de Brasília), na Arena Barueri tem pela frente o Vasco da Gama.

Corinthians escapa de novo tropeço, vence Atlético-PR e lidera

Jogadores do Corinthians comemoram gol em vitória sobre o Atlético-PR. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Jogadores do Corinthians comemoram gol em vitória sobre o Atlético-PR.



Uma semana após ser derrotado de virada pelo lanterna América-MG, o Corinthians mostrou que aprendeu com seus erros e derrotou o Atlético-PR no Pacaembu. Neste domingo, a equipe do técnico Tite venceu por 2 a 1, em jogo que precisou segurar a reação do ameaçado time curitibano no segundo tempo. Os alvinegros abriram sua vantagem logo nos primeiros quatro minutos de jogo, com Paulinho e Emerson, e viram Paulo Baier descontar em posição irregular já depois do intervalo.
O resultado mantém o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro. O time paulista tem agora 61 pontos, três a mais que o segundo colocado Vasco, que faz clássico com o Botafogo ainda neste domigo. O Atlético-PR, por sua vez, vê sua luta contra o rebaixamento seguir complicada. Na 18ª posição, os curitibanos têm 34 pontos, um a menos que o Ceará, primeiro time fora da zona de descenso.
Na próxima rodada, o Corinthians tem novo confronto contra um time ameaçado pelo rebaixamento. O time paulista visita o Ceará no Presidente Vargas na quarta-feira, a partir das 21h50. Já o Atlético-PR recebe o São Paulo na Arena da Baixada às 20h30.
O jogo
Sem o lesionado Alex, Tite escalou três atacantes no Corinthians, todos eles circulando pelo campo ofensivo. A ideia era usar Emerson, Liedson e Willian para pressionar a defesa atleticana e evitar uma derrota inesperada, como a ocorrida contra o América-MG. E não foi difícil para o Corinthians abrir vantagem no placar.
Com apenas 2min, Willian fez jogada pela direita e tocou para Liedson, que rolou para a chegada de Paulinho. O meio-campista chutou forte na entrada da área e inaugurou o marcador no Pacaembu. Dois minutos depois, mais um gol. Danilo avançou para a esquerda e passou para Emerson bater forte no canto direito de Renan Rocha.
Atrás no placar, o Atlético-PR era incapaz de criar jogadas, parando na marcação intensa do time do Corinthians. A equipe da casa dominava o jogo, trocando passes com velocidade para chegar ao ataque. Aos 15min, os paulistas tiveram chance de fazer o terceiro em chute de Fábio Santos, mas a bola passou por cima do travessão.
A partida seguiu sem problemas para o Corinthians. Com o controle do jogo, o time alvinegro se manteve no ataque, buscando ampliar o marcador. Aos 27min, Ralf bateu cruzado e a bola passou perto da trave esquerda. Dez minutos depois, Emerson cabeceou cruzamento da direita e Renan Rocha defendeu.
Segundo tempo
Antonio Lopes promoveu mudanças em seu time, enquanto Tite voltou com a mesma escalação. Nieto entrou no lugar de Adailton no ataque atleticano. E em apenas três minutos o argentino mostrou seu valor. O centroavante fez jogada pela esquerda, passou pela marcação alvinegra e rolou para Paulo Baier, em posição irregular, empurrar para o fundo do gol.
O segundo tempo iniciou-se completamente diferente. Além do gol, o Atlético-PR tinha uma postura nova, pressionando o Corinthians e fazendo a defesa paulista trabalhar. Aos 13min, Nieto arriscou chute de longe e acertou o travessão de Júlio César. Pouco a pouco, porém, o jogo tornou-se mais truncado e com muitas faltas.
Para tentar retomar o controle do jogo, Tite substituiu Liedson por Morais. Enquanto isso, Antonio Lopes deu novo fôlego ao ataque com a entrada de Morro Garcia no lugar de Guerrón. Aos 27min, o Corinthians teve excelente chance em cabeçada de Danilo após cobrança de falta de Willian, mas Renan Rocha fez grande defesa. A resposta atleticana veio em chute de Paulo Baier três minutos depois que acertou a trave.
A segunda cartada de Tite foi a entrada de Adriano, que esteve fora das últimas rodadas para melhorar sua forma física. Ainda fora de suas melhores condições, o centroavante pouco conseguiu fazer, enquanto o Corinthians mantinha a bola no campo de ataque. Nos instantes finais, o Atlético-PR chegou a ameaçar Júlio César, mas deixou o Pacaembu com a derrota.
Ficha técnica
CORINTHIANS 2 x 1 ATLÉTICO-PR
Gols
CORINTHIANS:
Paulinho, aos 2min, e Emerson, aos 4min do 1º tempo
ATLÉTICO-PR:
Paulo Baier, aos 3min do 2º tempo
CORINTHIANS: Júlio César; Welder (Wallace), Leandro Castán, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Paulinho e Danilo; Emerson, Willian (Adriano) e Liedson (Morais)
Treinador: Tite
ATLÉTICO-PR: Renan Rocha; Wagner Diniz, Gustavo, Fabrício e Héracles; Deivid, Wendel e Paulo Baier; Marcinho; Adaílton (Nieto) e Guerrón (Morro Garcia)
Treinador: Antonio Lopes
Cartões amarelos
CORINTHIANS: Paulinho
ATLÉTICO-PR: Fabrício, Gustavo, Héracles e Morro Garcia
Árbitro
Nielson Nogueira Dias (PE)
Local
Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)

Zagueiro faz dois gols, e reservas do Santos vencem Ceará

Bruno Aguiar balançou as redes do Ceará duas vezes e foi fundamental na vitória santista. Foto: Jarbas Oliveira/Agência Lance
Bruno Aguiar balançou as redes do Ceará duas vezes e foi fundamental na vitória santista.



Numa tarde de artilheiro, o zagueiro Bruno Aguiar fez dois gols e ajudou o Santos a vencer o Ceará de virada no Estádio Presidente Vargas por 3 a 2, em duelo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além do defensor, o goleiro Aranha pegou um pênalti e no contra-ataque, Diogo marcou um golaço que decretou a vitória da equipe visitante.
Com o resultado, o time paulista foi aos 51 pontos e subiu provisoriamente para a oitava colocação. O Ceará ficou com 35 pontos e pode retornar à zona de rebaixamento, dependendo do resultado do Cruzeiro, que ainda enfrenta o Internacional no complemento desta rodada.
Bruno Aguiar abriu o placar no primeiro tempo. Felipe Azevedo, de pênalti, e Osvaldo viraram o jogo para o Ceará. No início da etapa complementar, o voltou a marcar e Diogo fechou o placar aos 27min.
Na próxima quarta-feira, o Ceará recebe o Corinthians no Estádio Presidente Vargas, em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Santos, por sua vez, encara na Vila Belmiro o Atlético-GO um dia depois, na quinta-feira.
O jogo
Sem nenhum titular escalado, o Santos conseguiu dominar no início a partida. Concentrando as jogadas do lado direito do campo, onde Felipe Anderson e Leandro Silva articulavam boas jogadas, a equipe visitante levou perigo ao gol de Fernando Henrique aos seis minutos. Diogo passou de calcanhar para Alan Kardec, que bateu colocado de primeira, mas errou por pouco.
Pouco depois, aos 10min, Felipe Anderson foi enfiado na área e ganhou o escanteio. Ele mesmo foi para a cobrança, da qual saiu o primeiro gol santista. Alan Kardec dividiu com a defesa do Ceará e a bola sobrou para Bruno Aguiar empurrar e abrir o placar.
Na frente do marcador, o clube paulista recuou e passou a sofrer com a pressão da equipe anfitriã. A primeira oportunidade veio com Osvaldo, que concluiu de cabeça sobre a meta defendida por Aranha, após cruzamento de Boiadeiro. O goleiro seria exigido aos 21min, depois de um chute forte de Thiago Humberto da intermediária.
Aos 23min, Osvaldo disparou para dentro da área pela ponta esquerda e foi derrubado por Bruno Aguiar. Anderson Daronco marcou o pênalti e advertiu o zagueiro com o cartão amarelo. Na cobrança, Felipe Azevedo colocou no canto esquerdo de Aranha, que pulou para o outro lado e sofreu o gol de empate aaos 25min.
Três minutos depois, Anderson Carvalho sofreu falta na entrada da área. Felipe Anderson foi para a batida e mandou sobre a barreira na trave. Fernando Henrique, com a visão encoberta, nem se mexeu.
O time da casa, porém, não diminuiu o ritmo. Eusébio foi à linha de fundo e cruzou rasteiro. Osvaldo acompanhou a jogada de longe, passou da linha da bola, mas conseguiu desviar dentro da pequena área e virar a partida aos 35min.
No retorno para a etapa final, o Ceará voltou pressionando a equipe santista. Insistindo em jogadas pela esquerda com Osvaldo, o time da casa fez com que seu adversário ficasse retraído no campo de defesa. Porém, aos quatro minutos, Diogo foi derrubado numa disputa pelo alto com Heleno. Bruno Aguiar bateu a falta com força e acertou o ângulo superior direito de Fernando Henrique, empatando a partida aos cinco minutos.
Aos 16min, o Santos contra-atacou com perigo. Felipe Anderson enfiou para Diogo, que cruzou rasteiro dentro da área para Ibson. O meia bateu de primeira e Fernando Henrique impediu que o Ceará ficasse novamente atrás do placar.
Dez minutos depois, o Ceará teve uma grande oportunidade de retomar a frente. Osvaldo foi derrubado na área por Ibson, que recebeu o amarelo. Na cobrança, Aranha acertou o canto e pegou o chute de Marcelo Nicácio. No contra-ataque, Diogo recebeu lançamento na área de Felipe Anderson. De primeira, o atacante bateu com força e marcou um golaço, seu primeiro em 18 jogos com a camisa do time paulista.
Ficha técnica
CEARÁ 2 x 2 SANTOS
Gols
SANTOS:
Bruno Aguiar, aos 10min do 1º tempo e aos 5min do 2º tempo
CEARÁ:
Felipe Azevedo, aos 25min, e Osvaldo, aos 35min do 1º tempo
SANTOS: Aranha; Leandro Silva, Bruno Aguiar, Vinícius Simon e Eder Lima (Breitner); Rodrigo Possebon (Crystian), Anderson Carvalho, Ibson e Felipe Anderson; Diogo e Alan Kardec
Treinador: Tata
CEARÁ: Fernando Henrique; Boiadeiro (Marcelo Nicácio), Fabrício, Daniel Marques e Eusébio; Heleno, Michel, João Marcos (Washington) e Thiago Humberto (Leandro Chaves); Osvaldo e Felipe Azevedo
Treinador: Dimas Filgueiras
Cartões amarelos
SANTOS: Bruno Aguiar, Diogo, Ibson
CEARÁ: João Marcos
Árbitro
Anderson Daronco (RS)
Local
Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)