Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

CBF consegue derrubar liminar que devolvia pontos ao Flamengo no TJ-SP

André Santos é o pivô da polêmica que envolve o Flamengo e a Justiça Foto: Mauro Pimentel / Terra
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) conseguiu derrubar a liminar no Tribunal de Justiça de São Paulo que invalidava a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em relação à retirada de quatro pontos do Flamengo.


Desta forma, pelo menos em relação ao caso do clube rubro-negro, não existe mais o conflito de competência com o Tribunal de Justiça do Rio, que em outra liminar obriga a CBF a cumprir as decisões da corte desportiva no caso.
Para derrubar as liminares na Justiça paulista, a CBF contratou o escritório do advogado e candidato à presidência do São Paulo, Carlos Miguel Aidar. A entidade entrou com um agravo de instrumento na semana passada e o parecer redigido pelo relator Dacio Tadeu Viviani Nicolau, da 3ª Câmara de Direito Privado, foi divulgado nesta segunda no site do TJ-SP. O processo que originou a liminar a favor do Flamengo foi aberto pelo advogado Luiz Paulo Pieruccetti Marques.
O documento que invalida os efeitos da liminar a favor do Flamengo pende ao lado da ilegitimidade ativa dos torcedores ao entrar com ações em prol dos clubes, e não sendo os clubes os autores das próprias ações. A CBF usou como argumento as extinções de vários processos no mesmo TJ-SP que tiveram essa alegação.
Além disso, a Justiça se preocupou com uma possível inviabilidade do Campeonato Brasileiro de 2014 por causa do tempo que a confusão nos Tribunais pode levar.
"Não se nega, ainda, a existência de risco de lesão irreparável ou de difícil reparação. Basta imaginar a possibilidade de ajuizamento de milhares de ações, por milhares de torcedores que se sintam prejudicados pela decisão do STJD, em cidades e Estados diferentes, com a obtenção de antecipações de tutela, por vezes conflitantes", escreveu o relator Viviani Nicolau, em seu despacho.
"Eventuais conflitos de competência entre Tribunais seriam apreciados pelo Colendo Superior Tribunal de Justiça. Difícil imaginar que, respeitados os prazos processuais, fosse possível obter uma decisão definitiva, na Justiça Comum, num curto espaço de tempo. Enquanto isso, indefinida a situação dos clubes e a própria viabilidade do próximo campeonato de futebol. Nesse contexto, impõe-se a suspensão da decisão recorrida, de antecipação de tutela, restabelecendo-se, assim, a decisão do STJD", emendou.
O placar das liminares então fica uma a favor da Portuguesa, em São Paulo, contra duas a favor da decisão do STJD, no Rio. Curiosamente, o Flamengo só não está, momentaneamente, entre os rebaixados no Campeonato Brasileiro porque as ações na Justiça carioca, abertas por torcedores do Fluminense, obrigam a CBF a punir a Portuguesa também. O Flamengo foi punido com a perda de quatro pontos por escalar o lateral esquerdo André Santos na última rodada do Brasileiro.

Elano se destaca em treino do Flamengo no Ninho

Após a vitória diante do Audax-RJ, no último domingo, pelo Campeonato Carioca, o Flamengo voltou a treinar na manhã desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, em Vargem Grande. O grupo poupado da estreia por se preparar para a Libertadores fez um trabalho físico e um tático com bola, quando o técnico Jayme de Almeida montou dois times. O meia Elano acabou se destacando com bons passes, mesmo com cada jogador podendo dar apenas dois toques na bola.
O argentino Lucas Mugni, último reforço contratado pelo Flamengo até então, fez apenas um trabalho físico em separado. A apresentação oficial dele à imprensa será na tarde desta terça-feira. Outro reforço, o atacante Alecsandro, liberado no último domingo pela diretoria para resolver problemas pessoais em Belo Horizonte, tem o retorno aos trabalhos previstos para esta terça-feira.
Os jogadores voltam a treinar na tarde desta segunda-feira, no Ninho do Urubu, junto com o grupo que participou da partida contra o Audax-RJ. O próximo compromisso do Flamengo pelo Campeonato Carioca será na quarta-feira, em Volta Redonda, diante da equipe da casa.

Fábio Santos passa por nova cirurgia e fica fora mais um mês

O técnico Mano Menezes disse no domingo que contava com o retorno de Fábio Santos entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. Na segunda-feira, recebeu a notícia de que terá de esperar mais tempo para utilizar o lateral-esquerdo por causa da necessidade de uma cirurgia no abdômen.
De acordo com o Corinthians, a operação se tornou necessária por causa de um incômodo na região inguinal direita sentida durante a pré-temporada. Ele ficará de três a quatro semanas em recuperação e atrasará a volta aos gramados após uma temporada repleta de problemas físicos.
Fábio Santos não atua desde o dia 23 de outubro, quando entrou no sacrifício para enfrentar o Grêmio pela Copa do Brasil. Ele vinha de uma cirurgia no púbis e suportou pouco mais de 45 minutos antes de deixar a partida em Porto Alegre agravando o problema anterior.
Por isso, o lateral vinha fazendo uma preparação diferente para 2014, separadamente dos atletas que já começaram a jogar no Campeonato Paulista. Na companhia de Renato Augusto e Guilherme Andrade, outros que sofreram lesões graves em 2013, trabalhava com os fisioterapeutas para um ano mais estável.
Segundo o Corinthians, a nova lesão de Fábio Santos não é exatamente a mesma que tornou necessária a cirurgia do ano passado, no lado esquerdo do púbis. Desta vez, ao menos, há outro jogador da posição em quem confia a comissão técnica: Uendel, que fez boa estreia na vitória por 2 a 1 sobre a Portuguesa.

Álvaro Pereira faz exames e fica perto de ser anunciado pelo São Paulo

Álvaro Pereira já está no Brasil para sacramentar o seu acerto com o São Paulo. Nesta segunda-feira, o lateral esquerdo uruguaio passou por exames médicos em uma clínica da Zona Sul da capital paulista, um dos últimos protocolos antes da assinatura de contrato e a oficialização do acordo.
Pereira chega ao São Paulo emprestado pela Internazionale, da Itália, na qual havia virado reserva do japonês Nagatomo. Aos 28 anos, o jogador tem experiência na seleção do Uruguai e já passou por Miramar Misiones, de seu país, por Quilmes e Argentinos Juniors, da Argentina, por Cluj, da Romênia, e pelo português Porto.
Com a conclusão dos exames médicos, Pereira agora irá atrás da obtenção de seu visto de trabalho para permanecer no Brasil. A apresentação do lateral esquerdo como atleta do São Paulo deverá ocorrer ainda nesta semana.
A contratação de Pereira foi bastante comemorada pelo técnico Muricy Ramalho, que valorizou as características defensivas do reforço. O São Paulo já reservou a camisa 6 para o uruguaio.

Willian José assina com Real Madrid B e diz que está "realizando um sonho"

Titular do Santos em 18 partidas do Campeonato Brasileiro na última temporada, o centroavante Willian José está confirmado como reforço do Real Madrid B. Em território espanhol desde a última quinta-feira, o atacante assinou vínculo de empréstimo nesta segunda-feira e mostrou grande expectativa para iniciar sua trajetória na equipe branca.
"É a realização de um sonho e a grande oportunidade da minha carreira. Tenho experiência em grandes clubes do Brasil e o Real Madrid é um dos maiores times do mundo. Vou me esforçar ao máximo para fazer grandes jogos aqui", afirmou o atleta.
Aos 22 anos, Willian José acumula passagem por equipes importantes do futebol nacional, como São Paulo, Santos e Grêmio. Além disso, foi titular da Seleção Brasileira sub-20 na campanha que culminou no título da Copa do Mundo da categoria, em 2011, ao lado de jogadores como Neymar, Oscar e Lucas.

Vinculado ao Deportivo Maldonado (Uruguai), o centroavante chega ao clube espanhol emprestado até o final desta temporada. O contrato, porém, prevê opção de compra se o time europeu tiver interesse.
"Começo a treinar com o grupo nesta terça-feira e espero ajudar o Real o quanto antes. Desde que chegamos na Espanha estou treinando, para me manter em forma, e isso vai me ajudar a alcançar o mesmo ritmo que os meus colegas rapidamente", encerrou.

Messi prevê Argentina forte na Copa: 'O elenco é bom, pode ser o nosso ano'

Vinte e oito anos. Este é o período que o torcedor argentino amarga desde que soltou o último grito de campeão do mundo. Após conquistar a Copa de 1986 - a segunda de sua história - com atuações magistrais de Diego Armando Maradona, a seleção do país vê, em 2014, uma excelente oportunidade de, enfim, faturar o tri. Para Lionel Messi, maior jogador do país atualmente, a Copa do Mundo no Brasil tem tudo para ser da Argentina.
"Chegaremos em um bom momento. Fizemos uma grande eliminatória depois da partida que ganhamos na Colômbia, quando não estávamos muito bem. Foi uma mudança importante e muito positiva para nós. O elenco é bom e nos damos muito bem. Pode ser o nosso ano. No Mundial pode acontecer qualquer coisa, é muito difícil. Mas creio que chegamos bem", declarou o craque do Barcelona, em entrevista ao site da Fifa.
O argentino, aliás, teve a sua preparação para a Copa do Mundo prejudicada por um série de lesões. Desde o meio do ano passado, quando se contundiu no duelo diante do Paris Saint-Germain, pelas quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, o camisa 10 vem sofrendo com problemas musculares e não emplacou grande sequência de boas atuações.
Agora, depois de ficar quase dois meses em tratamento - incluindo uma viagem especial para a Argentina -, Messi parece recuperado. Tão pronto que já até fala sobre a rivalidade com a Seleção Brasileira, adversária que pode ser encontrada em uma possível final em 2014. O craque conta qual lembrança guarda dos confrontos diante da equipe verde e amarela.
"Lembro-me muito da partida pelo Mundial Sub 20 (em 2005). Ganhamos a semifinal por 2 a 1. Tenho ótimas lembranças pelo que significava aquela partida, porque marquei um gol e fomos à final. E também porque foi uma das minhas primeiras alegrias no futebol. É uma lembrança muito linda", revelou, com carinho.
Por fim, Messi analisou a chave da Argentina na Copa do Mundo. Os comandados de Alejandro Sabella estão no no Grupo F, ao lado de Bósnia, Irã e Nigéria. Apesar dos adversários menos tradicionais, o canhoto não espera encontrar facilidade. "Fala-se muito que será fácil, que a Argentina tem a obrigação de se classificar com tranquilidade. Mas é um Mundial, e não há seleção fácil. Se eles estão ali, existe um motivo. Não há jogo fácil em Copa do Mundo", decretou.
A estreia da Argentina na Copa do Mundo de 2014 acontece em 15 de junho, diante da Bósnia, no Maracanã. A seleção de Messi realizará sua preparação no CT do Atlético-MG, em Belo Horizonte, e , recentemente, venceu os bósnios em amistoso no qual não pode contar com o camisa 10, até então machucado.

Terceiro lugar na Bola de Ouro, Ribery diz que Fifa tomou 'uma decisão política'

Uma semana se passou, e Franck Ribery parece longe de esquecer a ‘derrota’ na Bola de Ouro da Fifa. Campeão de todos os torneios possíveis com o Bayern de Munique na temporada passada, o francês foi superado por Cristiano Ronaldo e Lionel Messi, que não conquistaram torneios expressivos em 2013, e ficou no terceiro posto. Nesta segunda-feira, o meia atacou a entidade presidida por Joseph Blatter e disse que a eleição de Cristiano Ronaldo como melhor jogador do planeta foi puramente política.
"Estava claro que Ronaldo iria vencer. A votação foi estendida por duas semanas. Isso nunca aconteceu antes. Não foi sobre futebol, foi uma decisão política", afirmou Ribery em entrevista ao jornal alemão AZ, referindo-se ao fato de a Fifa ter prorrogado o prazo de entrega dos votos em quase 15 dias. Neste período, Cristiano Ronaldo anotou quatro gols em duas partidas e classificou Portugal à Copa do Mundo de 2014, após vitórias sobre a Suécia na repescagem, enquanto o francês, por outro lado, não brilhou com a sua seleção diante da Ucrânia.
Para Ribery, no entanto, o seu merecimento reside nas conquistas com o Bayern de Munique. Ele foi o principal jogador da equipe campeã alemã, europeia, mundial, da Copa da Alemanha e da Supercopa da Europa em 2013. Ronaldo, por sua vez, não ergueu nenhum taça, enquanto Messi sofreu com lesões e faturou ‘apenas’ o Campeonato Espanhol. No resultado final da premiação, o portuguê teve 27,99% dos votos, o argentino, 24,72%, e o francês, 23,36%.
"Eu ganhei tudo o que podia com o Bayern e individualmente. Ronaldo, por outro lado, não ganhou nada. Não estou triste por ter perdido, mas é algo que me machuca um pouco. Eu merecia levar essa Bola de Ouro", decretou o francês, que ainda criticou a seleção do ano escolhida pela Fifa. Nela, estiveram quatro jogadores do Barça (Daniel Alves, Xavi, Inieste e Messi) e apenas três do Bayern (Neuer, Lahm e Ribery). O Borussia Dortmund, vice-campeão europeu, por outro lado, não contou com nenhum atleta laureado.
"Havia apenas três jogadores do Bayern na seleção. Isso é uma loucura. Müller deveria estar ali, assim como Alaba, Schweinsteiger e Robben. Ganhamos cinco títulos e fizemos história. E ainda houve a ausência dos jogadores do Borussia Dortmund. Onde estão Götze e Lewandowski? Isso é impossível", finalizou o jogador, que foi peça fundamental na histórica goleada por 7 a 0 no placar agregado das semifinais da Liga dos Campeões da Europa do ano passado, diante do próprio Barcelona.

Sem 'rivais', Marco Polo Del Nero é reeleito presidente da FPF até 2018

Sem concorrentes, Marco Polo Del Nero foi reeleito presidente da FPF (Federação Paulista de Futebol). No cargo desde 2003, o cartola permanecerá até 2018, mas dificilmente cumprirá o mandato, uma vez que já costura candidatar-se à presidência da CBF (Confederação Paulista de Futebol).
As eleições aconteceram na tarde desta segunda-feira, na sede da federação, na zona oeste de São Paulo. Durante o encontro, Del Nero garantiu-se no cargo por mais quatro anos. Ele está no comando da entidade há 11 anos, quando substituiu Eduardo José Farah, que estava há 15 no ofício. 
A reeleição faz parte da estratégia de Marco Polo Del Nero para se candidatar à presidência da entidade máxima do futebol brasileiro. O cartola já vem costurando a candidatura com visitas periódicas ao Rio de Janeiro, empréstimos aos clubes e conversas com patrocinadores para os Estaduais no país.
Del Nero é braço direito de José Maria Marin, atual presidente da CBF. Se assumir a confederação em abril, a FPF será comandada por Reinaldo Carneiro Bastos, atual vice-presidente.
Alvo de investigações
Em 2012, Marco Polo Del Nero foi alvo de investigações da Polícia Federal. Na época, o superintendente Roberto Trocon Filho afirmou que os procedimentos da Operação Durkheim não tinha relação com o futebol.
Momentos depois, o dirigente alegou que contratou uma prestadora de serviço - empresa de detetives particulares -, mas a dispensou assim que foram oferecidos relatórios que extrapolavam a legalidade.

Corinthians estreia bem no Paulistão, com vitória em cima da Portuguesa

Corinthians vence Portuguesa por 2 a 1 na estreia do Paulistão 2014
Na estreia no Campeonato Paulista, o Corinthians superou a Portuguesa por 2 a 1, gols de Romarinho e Guilherme, no estádio do Canindé, neste domingo (19). Com o resultado, o Timão iniciou a competição estadual na liderança isolada do grupo B, com três pontos.

O Alvinegro volta a campo contra o Paulista, no estádio Décio Vitta, em Americana-SP, nesta quarta-feira (22), às 22h. Já a Lusa pega o Ituano, fora de casa, também na quarta.
 
Com Mano Menezes reestreiando no banco como técnico alvinegro, a postura ofensiva do Corinthians dentro de campo pôde ser vista desde o início do jogo. Logo aos três minutos, Gil fez de cabeça o que seria o primeiro gol dele com a camisa do Timão. Mas foi marcado impedimento no lance.

O ataque seria a tônica da partida, já que a Portuguesa também começou com tudo, exigindo uma grande defesa à queima-roupa de Walter aos cinco minutos. Aos nove, veio a resposta do Corinthians com um chute de trivela de Guilherme de fora da área, espalmado pelo arqueiro da Lusa.
 
Com tanta pressão ofensiva, era natural que um gol saísse no primeiro tempo. Quem teve a honra de fazer o primeiro gol do Timão em 2014 foi Romarinho, que já havia aprontado aos 27 minutos com um elástico por entre as pernas do marcador da Portuguesa. Aos 34, Uendel, o estreante da tarde pelo Corinthians, cruzou da esquerda, na cabeça do atacante, que estufou as redes adversárias para fazer 1 a 0.
 
Não demorou muito para o Corinthians fazer 2 a 0, utilizando a mesma arma: o cruzamento. No segundo gol, veio da direita, dos pés de Edenílson. Guilherme surgiu que nem um raio na defesa da Portuguesa, testando firme a bola para o fundo do gol.
 
O placar só não foi perfeito para o Timão no primeiro tempo porque a Lusa descontou com Henrique, nos acréscimos, deixando o placar em 2 a 1 para o Alvinegro.
 
Segundo tempo
 
O ímpeto ofensivo da etapa inicial voltou ao campo após o intervalo. Aos 2 minutos, Guerrero tentou encobrir o goleiro da Portuguesa com uma cavadinha, mas a bola subiu muito e foi por cima do gol. Aos 5, o camisa 9 tentou outro chute, dessa vez de fora da área, espalmado para fora pelo goleiro da Lusa.
 
A busca pelo terceiro gol corinthiano continuou aos 15. Após bobeada da zaga da Portuguesa, Guilherme recebeu a bola dentro da área e chutou cruzado, mas a bola passou rente à trave. Poste que impediu que Uendel estreasse com um gol pelo Corinthians, aos 24.
 
Se o ataque criava muitas jogadas, atrás, Walter garantia a vitória alvinegra com defesas. Aos 25, foram duas no mesmo lance, mais uma à queima-roupa.
 
Aos 44 do segundo tempo, Douglas, que entrou durante a partida, ainda quase fez um golaço, dando um drible de letra e chutando de trivela, para nova defesa do goleiro da Portuguesa. Sem gols na etapa final, o Corinthians começou 2014 reencontrando a vitória, os gols e o bom futebol.

Pai de Elias revela nova proposta do Flamengo ao Sporting

O Flamengo ainda não desistiu de contar com o volante Elias para esta temporada. Nesta segunda-feira, o pai do jogador, Eliseu Trindade, revelou que o clube enviou uma nova proposta para o Sporting, de Portugal. Segundo Trindade, o futuro de Elias está entre a volta para a Gávea ou a permanência em Portugal. Para isso, os portugueses teriam que pagar o que estão devendo ao atleta.
"A informação que eu tenho é que chegou uma nova proposta nesta segunda-feira, melhor que a primeira, e agora esperamos que o Sporting goste dos valores e possam aceitar. Não tenho nada marcado com os dirigentes do Sporting. Só estou esperando eles tomarem alguma decisão sobre o futuro do Elias. Digo que o Elias tem dois caminhos. O primeiro é voltar ao Flamengo, coisa que o jogador quer. A outra é o Sporting pagar as pendências e ele seguir com o contrato", disse.
Eliseu Trindade, que também é o procurador do volante, também relevou que não recebeu qualquer proposta de outro clube para Elias. No entanto, destacou que o Sporting recebeu a proposta do futebol chinês.
"Com relação ao Atlético-MG, eu nunca recebi nada. Se chegou, foi direto para o Sporting. Sobre a China parece que chegou alguma coisa para o Sporting, mas para mim também não chegou. Fora tudo isso, já estamos decidido sobre o futuro do Elias. Ou aceita a proposta do Flamengo ou paga e segue no Sporting", declarou.
O pai de Elias confirmou que o desejo do jogador é de voltar ao Flamengo para a disputa da Libertadores e espera que o Sporting possa resolver a situação do volante até o fim do mês, quando se encerra o período de transferências no mercado europeu. Eliseu Trindade ressaltou que Elias vem treinando normalmente desde que voltou para Portugal.
"O Elias e também eu quero que ele volte para disputar a Libertadores. No entanto, não depende só da gente. Esperamos que isso se resolva logo para que possa seguir a carreira. Desde que o Elias voltou para o Sporting, ele está treinando normalmente com a equipe B do time português", finalizou.

Valcke diz que Itaquerão deveria estar pronto, mas confia em eventos testes

O secretário geral da Fifa, Jerome Valcke, visitou a Arena Corinthians no início da tarde desta segunda-feira sem esconder o despontamento por nao ter o estádio da abertura da Copa do Mundo pronto.
"Aqui estamos em 2014, sete anos depois de o Brasil receber o direito de sediar a Copa. No início estava previsto que essa visita acontecesse com o estádio pronto, mas infelizmente houve o acidente e menos cinco meses da Copa ele não está. De qualquer forma, vamos fazer de tudo para que a abertura seja perfeita", disse Valcke em rápida entrevista coletiva em uma área interna do estádio.
Valcke confirmou que o estádio estará pronto em 15 de abril e que confia no Corinthians para a realização de dois ou três jogos testes até 12 de maio, data em que a Fifa vai passar a controlar o estádio.
"Estou confiante que o Corinthians e seus torcedores são os parceiros ideais para ter jogos com capacidades máxima, média e mínima. A grama está em estado perfeito e não será necessário limitar o número de jogos".
Durante a visita que contou com a presença do ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a vice prefeita, Nadia Campeåo, e o responsável do Corinthians pelo estádio, Andres Sanchez, Valcke foi acompanhado todo o tempo de Antonio Gavioli, engenheiro da Odebrecht e diretor de contratos da empresa.
Gavioli apontou para a area do acidente que matou dois operarios há dois meses e explicou os processos para remoção da estrutura metàlica que caiu em 27 de novembro.

Thiago Silva exalta seleção, mas se preocupa com ataques rivais na 1ª fase

A cinco meses da Copa do Mundo de 2014, não só são os torcedores que estão ansiosos para a disputa do maior torneio de futebol do planeta. Capitão da seleção brasileira, anfitriã da competição, o zagueiro Thiago Silva já pensa nas primeiras partidas no Mundial. Apesar de demonstrar preocupação com os atacantes adversários, o defensor vê o time comandado por Luiz Felipe Scolari com boas chances de erguer a taça Fifa no dia 13 de julho, no Maracanã.
"Sabemos que falta muito pouco, apenas um amistoso, no caso duas convocações para a convocação final. Vejo o Brasil muito bem preparado neste momento, principalmente depois da Copa das Confederações, onde se tinha uma desconfiança muito grande, até por parte de nós jogadores, se daria certo ou não, e ela mostrou que tudo é possível", declarou o zagueiro do Paris Saint-Germain.
Depois do sorteio que definiu as chaves da Copa, boa parte dos brasileiros comemorou ter Croácia, México e Camarões como rivais da primeira fase. A ausência de outras campeãs mundiais no mesmo grupo foi vista com bons olhos. Para o defensor, porém, os adversários preocupam. Atacantes como Chicharito Hernandéz (México) e Samuel Eto’o (Camarões) estarão frente a frente à Seleção Brasileira logo nos primeiros jogos.
Titular do Bayern de Munique, o artilheiro croata Mario Madzukic também enfrentaria o selecionado canarinho, mas um cartão vermelho no duelo de volta da repescagem europeia, diante da Islândia, em Zagreb, impede-o de entrar em campo na estreia do Mundial, no dia 12 de junho, em São Paulo. Apesar disto, Thiago Silva admitiu que já vem estudando os principais atacantes das equipes adversárias na primeira fase.
"Por ser um jogador de defesa, já comecei a observar os jogadores ofensivos destes times e vi que têm muita qualidade mesmo. Temos que estar atentos para não sermos surpreendidos, principalmente se tratando de um jogo de estreia contra a Croácia, em São Paulo. Estamos bem cientes das dificuldades destes três jogos iniciais", decretou o zagueiro, que, com a ausência Mandzukic, terá a missão de marcar o talentoso Nikica Jelavic, do Everton, logo no primeiro desafio da Copa do Mundo de 2014.

Torcedor ignora início de Estaduais e arquibancadas ficam vazias em RJ e SP

Os principais campeonatos estaduais do Brasil começaram no último final de semana. Os torcedores, no entanto, parecem ter ignorado. Tanto o Paulistão como o Carioca registraram médias de públicos dignas de Copa São Paulo de Futebol Júnior em suas rodadas inaugurais. Nem Flamengo e Corinthians, campeões de bilheteria no Brasileirão do ano passado, evitaram que as arquibancadas ficassem vazias.
Os flamenguistas estrearam no Estadual do Rio no Maracanã, mas a vitória por 1 a 0 sobre o Audax foi assistida por somente 10.522 torcedores. No Brasileirão 2013, por exemplo, a equipe da Gávea teve a terceira maior média de público: 23.385.
Os jogos de Fluminense e Botafogo tiveram números insignificantes: 2.826 pessoas viram a derrota do time das Laranjeiras por 3 a 2 para o Madureira, enquanto 2.538 testemunharam o empate do time alvinegro com o Resende por 1 a 1.
Das oito partidas realizadas no Carioca, apenas cinco tiveram seus públicos e rendas divulgados. Entre elas, Nova Iguaçu x Duque de Caxias, que teve 700 pagantes, e Bonsucesso x Volta Redonda, que levou 588 fãs às arquibancadas. A média total do fim de semana foi de 3.309 torcedores por jogo. E deve diminuir quando forem contabilizados os números de Cabofriense x Macaé, Friburguense x Bangu e Vasco x Boavista.
Em São Paulo, a situação foi ligeiramente melhor, mas ainda assim nada animador. Principal confronto da primeira rodada, a vitória do Corinthians por 2 a 1 em cima da Portuguesa, no Canindé, foi vista por 8.278 torcedores. O mando de campo era do adversário, mas o número está bem abaixo dos 24.441 corintianos que em média viram os jogos do time em casa no último Brasileirão.
O Santos estreou no Paulistão contra o XV de Piracicaba, jogo assistido por 7.895 pessoas na Vila Belmiro. Em duas partidas da Copa São Paulo de Juniores a equipe conseguiu números melhores.
No Pacaembu, o Palmeiras registrou o melhor público da rodada do Paulistão, mas a vitória sofrida por 2 a 1 sobre o Linense foi acompanhada 10.717 pagantes apenas. A boa notícia mesmo ficou por conta do duelo entre os pequenos São Bernardo e Botafogo-SP, que levou 8.244 pessoas ao estádio Primeiro de Maio, no ABC paulista.
A média da primeira rodada do Paulistão, que será completada só no dia 12 de fevereiro pelo jogo entre Ponte Preta e Ituano e não teve os públicos divulgados de quatro jogos, incluindo a derrota do São Paulo para o Bragantino por 2 a 0, foi de 7.343 torcedores por confronto.

Welinton marca e reservas do Flamengo vencem o Audax na estreia

Welinton marcou o gol da vitória do Flamengo sobre o Audax-RJ na estreia no Campeonato Carioca
Flamengo foi o primeiro clube grande a vencer na primeira rodada do Campeonato Carioca. Em partida disputada na tarde deste domingo, no Maracanã, a equipe rubro-negra derrotou o Audax, por 1 a 0, gol marcado pelo zagueiro Welinton, aos cinco minutos do primeiro tempo.

O Rubro-Negro atuou com uma equipe reserva e teve uma atuação muito irregular. O time comandado por Jayme de Almeida teve um bom início, poderia ter ampliado, mas caiu de produção no segundo tempo e quase permitiu a reação do Audax.
Antes do início da partida, os jogadores Elano, Everton, Léo, Erazo e Lucas Mugni, recentemente contratados,foram apresentados à torcida. O volante Feijão, no banco de reservas, e o atacante Alecsandro, liberado, não participaram da solenidade.
Na próxima rodada, o Flamengo vai enfrentar o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira. O Audax terá o Resende, pela frente, no Moacyrzão.
O jogo - O Flamengo começou a partida trocando passes com lentidão, mas mostrava mais disposição ofensiva do que o adversário que adotava um esquema defensivo com apenas Washington entre os zagueiros rubro-negros. E logo aos cinco minutos, o time da Gávea marcou o primeiro gol. Gabriel cobrou escanteio, Cáceres desviou e o zagueiro Welinton, de pé esquerdo, colocou a bola no fundo das redes. Só depois de sofrer o gol é que o Audax partiu para o ataque. E chegou com perigo, aos oito minutos, em chute de Klauber.
O Flamengo levava perigo através das arrancadas de Negueba que levava a torcida ao delírio. O atacante voltou ao time que o revelou depois de uma temporada, sem brilho e marcada por lesões, no São Paulo. Aos dez minutos, Negueba cobrou falta e a bola passou bem perto da trave esquerda de Yamada.
O time comandado por Jayme de Almeida trocava passes em velocidade para surpreender a marcação do Audax, enquanto a equipe de São João de Meriti se mostrava sem recursos para bloquear as investidas do Flamengo.
Aos 20 minutos, Digão descobriu Gabriel entre os zagueiros e fez um passe perfeito, mas o atacante rubro-negro demorou demais a concluir e acabou sendo bloqueado pela zaga.
O Flamengo apenas administrava a vantagem e o Audax seguia com dificuldades para se aproximar da área. Só aos 26 minutos é que Willian conseguiu receber a bola em condições de concluir, mas Paulo Victor defendeu com segurança. O lance animou a equipe dirigida por Valber e aos 28, foi a vez de Aderaldo cobrar falta com muito perigo. A bola bateu na rede,pelo lado de fora, e assustou o goleiro Paulo Victor. A equipe visitante continuava mais agressiva e aos 33 minutos, Wellington Soares recebeu na direita, derivou para o meio e mandou a bomba. Paulo Victor fez grande defesa, evitando o empate. Aos 40 minutos, Matheus tocou de calcanhar para Negueba que chutou forte, mas Yamada fez grande defesa e evitou o segundo gol.
O Flamengo voltou para o segundo tempo com o volante Muralha no lugar do atacante Negueba. Com a mudança, Gabriel e Matheus ganharam mais liberdade para se aproximar de Nixon, no ataque. Aos cinco minutos, o Audax criou a primeira jogada de perigo. Wellington Soares investiu pela esquerda e cruzou para a área, mas Washington chegou atrasado.
A resposta do Flamengo foi fulminante. Matheus iniciou a jogada e lançou Gabriel que retardou a jogada, mas conseguiu acionar Nixon que entrava pela direita. O atacante chutou, mas Yamada fechou o ângulo e conseguiu impedir que a bola entrasse.
O técnico Valber decidiu alterar a equipe e colocou Adilson na lateral-direita. Adriano, que ocupava a posição, foi para o meio-campo no lugar de Willian.
Aos 13 minutos, Frauches derrubou Washington na meia-lua. Falta perigosa que Aderaldo cobrou com violência e a bola passou bem perto do travessão.
O Flamengo tinha o domínio da partida, mas mostrava pouca ambição ofensiva, parecendo mais preocupado em administrar a vantagem, do que tentar ampliar o marcador. Gabriel e Matheus, filho de Bebeto, eram os que mais desagradavam a torcida que chegou a ensaiar algumas vaias depois de errar passes.
Aos 22 minutos, Gabriel perdeu a bola para Wellington Soares na intermediária. O meia do Audax arriscou o chute, mas a bola saiu. O Flamengo voltou a levantar a torcida aos 27 minutos quando o lateral João Paulo tabelou com Gabriel e mandou a bomba. Yamada, em dois tempos, fez ótima defesa.
Por volta dos 30 minutos, a partida voltou a ficar truncada por causa do excesso de faltas e de passes errados, das duas equipes. A torcida rubro-negra reclamava muito da sua equipe que mostrava muita lentidão na transição entre defesa e ataque.
Aos 32 minutos, Welinton desviou para escanteio um cruzamento perigoso de Adilson. Na cobrança, Paulo Victor saiu de soco para afastar o perigo.
No minuto seguinte, a torcida encontrou novos motivos para reclamar de Matheus. Ele foi lançado por Muralha, penetrou livre na área, mas chutou errado, desperdiçando ótima oportunidade. Logo depois, o filho de Bebeto foi substituído por Carlos Eduardo e saiu vaiado pela torcida.
Nos minutos finais, o Audax partiu para buscar o empate e o Flamengo recuou. Jayme de Almeida colocou o estreante volante Feijão no lugar do atacante Gabriel para fechar ainda mais a defesa e garantir o resultado positivo.
FICHA TÉCNICA
FLAMENGO 1 X 0 AUDAX
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data: 19 de janeiro de 2014, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Philip Georg Bennett
Assistentes: Michael Correia e Silbert Faria Sisquim
Público: 10.522 pagantes
Cartão Amarelo: Gabriel, Welinton(Fla);Jorginho Paulista, Arthur, Washington(Aud)
Gol: :Welinton 5' do 1º
FLAMENGO: Paulo Victor, Digão, Welinton, Frauches e João Paulo; Cáceres, Val e Mattheus(Carlos Eduardo); Gabriel(Feijão), Negueba(Muralha) e Nixon. Técnico:Jayme de Almeida.
AUDAX: Yamada, Adriano, Leandro Camilo, Aderaldo e Jorginho Paulista; Arthur, Klauber(Michel), Lucas Casotti(Alê) e Wellington Soares; Willian(Adilson) e Washington. Técnico: Valber.

Kevin de Bruyne deixa o Chelsea e assina com o Wolfsburg até 2019

Kevin de Bruyne foi presença constante no time titular da Bélgica nos jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Na manhã deste sábado, o Wolfsburg anunciou contratação do meia Kevin de Bruyne, que estava encostado no Chelsea e corria sérios riscos de virar reservas na seleção da Bélgica que vai à Copa do Mundo. Os valores da negociação não foram revelados pelo time alemão do brasileiro Diego e nem mesmo por Chelsea. Kevin de Bruyne fechou com o Wolfsburg até 2019.

"Para mim sempre esteve claro que o Wolfsburg era a minha primeira escolha para deixar o Chelsea. Estou em êxtase pela transferência ter sido fechada. Os diretor Klaus Allofs e o treinador Dieter Hecking estão fazendo um bom time para o Wolfs, com grande potencial de fazer grandes coisas. Quero jogar para trazer sucesso ao clube e também para jogar pela seleção", declarou o meia belga Kevin de Bruyne, ao site oficial do Wolfsburg.

Kevin de Bruyne era disputado por vários clubes alemães como Bayer Leverkusen, Borussia Mönchengladbach e Schalke 04. O diretor esportivo Rudi Voeller comentou que não poderia competir com o poderio financeiro do Wolfsburg. Além do Leverkusen deixar sua posição sobre o negócio, o técnico do Schalke, Jens Koller, explicou que os Azuis Reais não poderiam investir mais de 15 milhões de euros para ter um jogador top no momento. As declarações foram dadas ao jornal alemão Bild.

Na temporada 2012/13, o meia belga chegou a jogar pelo Werder Bremen, onde ganhou destaque pelos dez gols feitos em 33 jogos da Bundesliga.

Sem Alecsandro, reforços são apresentados à torcida do Flamengo no Maracanã

Erazo, Éverton, Léo, Elano e Lucas Mugni foram apresentados por Eduardo Bandeira de Mello
O domingo foi de festa para a torcida do Flamengo. Antes da bola rolar para a vitória do Rubro-Negro sobre o Audax (1 a 0, gol de Welinton), os reforços Erazo, Léo, Lucas Mugni, Éverton e Elano foram apresentados aos torcedores pelo presidente do clube, Eduardo Bandeira de Mello. Das mãos do dirigente, todos receberam a camisa da equipe e tiveram seus nomes anunciados no telão do Maracanã.

As excessões foram o atacante Alecsandro e o volante Feijão. O primeiro teve compromissos pessoais e não pôde participar da apresentação. Já o segundo, em razão de ter sido relacionado para o jogo e composto o banco de reservas de Jayme de Almeida, também foi outro que ficou de fora das saudações vindas das arquibancadas.

Elano foi um dos mais festejados entre os flamenguistas. O experiente jogador, de 32 anos, é a principal aquisição da equipe até o momento. Outro que teve o nome muito gritado foi Éverton, que veio do Atlético-PR, mas teve boa passagem pela Gávea em 2009, quando foi campeão brasileiro como titular na lateral esquerda. Na ocasião, Juan passou um bom tempo machucado.

Vitória inicia busca pelo hexa da Copa do Nordeste neste domingo

Vitória encerrou preparação neste sábado (18)
A Copa do Nordeste já começou mas, para o Vitória, o torneio só terá início a partir das 18h30 deste domingo (19). O Leão enfrenta o América-RN no início da corrida pelo hexacampeonato da competição. Válida pela primeira rodada do Grupo A do Nordestão, a partida será transmitida ao vivo pelo Esporte Interativo Nordeste.

O técnico Ney Franco deve manter a mesma postura ofensiva com a qual se destacou em 2013, com a presença de Willie - que estava no Vasco - e Marquinhos. A zaga, no entanto, deve ter Lucas Zen, volante, improvisado. O novo contratado Jonathan Ferrari está na Argentina regularizando documentos, enquanto o recém-chegado Rodrigo Defendi disputou apenas três partidas em 2013 e deve demorar de ficar à disposição do treinador.

A partida marca, também, a despedida do Barradão. O estádio passará por reformas no gramado e, por isso, ficará interditado pelo restante do primeiro semestre. Com isso, o Leão mandará os seus jogos no Estádio Governador Roberto Santos, o Pituaçu.

FICHA TÉCNICA
Copa do Nordeste
Vitória x América-RN
Local: Estádio Barradão, Salvador-BA
Data e horário: 19/01/2014, às 18h30 (horário local)
Árbitro: Wladyerisson Silva Oliveira (CE)
Auxiliares: Marcos A. da Silva Brigido (CE) Renan Aguiar da Costa (CE)

Vitória: Wilson; Ayrton, Dão, Lucas Zen e Mansur; Cáceres, Escudero e Juan; Marquinhos, Willie (William Henrique) e Alan Pinheiro (Pedro Oldoni). Técnico: Ney Franco.

América-RN: Andrey; Cléber, Edson Rocha e Adalberto; Fabinho, Márcio Passos, Dener, Rafinha e Raí; Max e Adriano Pardal. Técnico: Leandro Sena.

Arquirrivais Juventus e Inter de Milão selam troca entre Vucinic e Guarín

Vucinic e Guarín envolvem os arquirrivais Juventus e Inter de Milão em uma troca na janela de transferências de inverno. Foto: Reprodução Internet - Lapresse.
Dentro de poucas horas um acordo que envolve a maior rivalidade italiana deve ser concretizado. O atacante Mirko Vucinic, da Juventus, será da Inter de Milão, que, em contrapartida, vai mandar o meia colombiano Fredy Guarín para a Velha Senhora. As reuniões que definiram a troca aconteceram nesta segunda-feira. Os diretores envolvidos na reunão em Milão foram Marotta e Paratici, da Juve, e Fassone e Ausilio, da Inter. O acordo pela troca foi aceito sem maiores dificuldades. Entretanto, nas horas seguintes a reação da torcida nerazzurra foi muito negativa ao saber do acordo e, como os contratos ainda não foram assinados, a diretoria da Inter pode melar a transação envolvendo o colombiano e o montenegrino.

Depois de uma hora do acerto, Vucinic recolheu seus pertences no centro de treinamento em Vinovo e se despediu dos companheiros bianconeros. O zagueiro Bonucci, inclusive, já desejou em sua conta oficial do Twitter uma boa sorte à nova aventura do atacante montenegrino.

Caso a negociação não seja estacionada, Guarín deve chegar à Turim nas próximas horas para realizar exames médicos antes de assinar o contrato, que deve ter os detalhes revelados mais tarde.

Apesar de Vucinic ser considerado no mínimo um bom atacante, os 'tifosi' nerazzurri desgostaram e muito a saída de Guarín, considerado um dos grandes jogadores do elenco do técnico Walter Mazzarri. A torcida do time de Milão não deixou barato e ainda recordou que o filho do novo presidente interista torce para a Juventus. A comoção nerazzurra nas redes sociais pode fazer a diretoria da Inter mudar de ideia e brecar a negociação. Às 18h:48 do horário italiano, a hashtag#NoGuarínAllaJuve estava em primeiro lugar nos trending topics do Twitter na Itália. Outras hashtags como #Mirko (Vucinic), #Thohir (presidente da Inter) e #Guarín figuram nos trending topics do país da velha bota.

Antonio Conte ganharia com Guarín um meio campista mais novo que será importante nos próximos anos da Juve, já pensando que Andrea Pirlo está com 34 anos e, apesar de ser titularíssimo, não terá para sempre o status de titular por conta da idade avançada. O meio-campo bianconero ficará muito forte. Conte terá Pirlo, Pogba, Vidal, Marchisio e Guarín como principais opções. Vale lembrar que a Inter não disputou competições europeias nesta temporada 2013/14. Portanto, o volante colombiano estará apto a diputar a Europa League.

Vucinic chega com status de titular, já que a Inter vive um período bem irregular e Diego Milito não voltou a sua forma ideal desde que retornou de lesão, em setembro. Palacio segue absoluto, mas não consegue sempre resolver sozinho. Um companheiro de qualidade o ajudaria muito a render melhor para a equipe nerazzurra.

Valores 'escondidos' na transação fariam de Neymar o jogador mais caro da história

O clube catalão apresentou diversos documentos à justiça após a denúncia de apropriação indevida, proposta contra o presidente do Barça, Sandro Rosell.
Segundo o jornal El Mundo, a Justiça espanhola investiga irregularidades na transação de Neymar para o Barcelona. Cerca de 38 milhões de euros (mais de R$ 120 milhões) teriam sido camuflados nas cláusulas do contrato assinado pelo brasileiro. 

O Juizado de Instrução número cinco da Audiência Nacional espanhola já teria conhecimento de sete documentos, datados de novembro de 2011 a setembro de 2013, que comprovam o desvio. No total, o brasileiro teria custado mais de R$ 300 milhões ao Barcelona, o que representaria a maior transferência da história do futebol.
Da parte não declarada pelo presidente do clube catalão, R$ 14,4 milhões seriam destinados à família de Neymar. R$ 8 milhões deles para que o pai do atleta busque novas promessas no Santos, ex-clube do camisa 11 do Barça e o restante equivale a 5% dos R$ 173 milhões que o jogador receberá ao longo dos cinco anos que defenderá a camisa blaugrana, seja quais forem os resultados dentro de campo.
Além disso, cerca de R$ 13 milhões ainda seriam pagos para captação de contratos de publicidade com empresas brasileiras e outros R$ 8 milhões estariam destinados a fins sociais, com objetivo de ajudar crianças carentes paulistas. Fora os R$ 29 milhões pagos ao Santos pela realização de dois amistosos (o triplo do que cobra a seleção espanhola, por exemplo), outros R$ 25,6 milhões teriam sido pagos ao clube brasileiro para que o Barça tenha preferência na compra de três jovens jogadores no futuro.
Boa parte das cláusulas foram assinadas depois do astro ser apresentado oficialmente pelo Barcelona e o que mais chama atenção é que, independentemente dos resultados alcançados na busca de novas promessas santistas e na captação de contratos, a família do jogador receberá sempre a mesma quantia durante os cinco anos de vínculo que o atacante tem com o Barcelona, assim, segundo defende El Mundo, os acordos seriam apenas fictícios, com objetivo de esconder o dinheiro.
Para fechar a conta, R$ 32 milhões foram pagos ao jogador há cerca de um mês, referente ao bônus de assinatura de contrato. Somando todos os valores, a compra de Neymar teria custado 95 milhões de euros (mais de R$ 300 milhões) aos cofres blaugrana, ao invés dos R$ 182 milhões declarados oficialmente pelo presidente do clube, Sandro Rosell.

Os valores, se confirmados, dariam ao atacante brasileiro o posto de jogador de futebol mais caro da história, superando a quantia que o rival Real Madrid pagou por Gareth Bale.

Milan vence Verona na estreia de Seedorf como técnico

Na estreia do holandês Clarence Seedorf como técnico do Milan, o clube 'rossonero' sofreu, mas conseguiu uma vitória 'magra' por 1 a 0 sobre o Verona (6º), neste domingo em San Siro, na partida que encerrou a 20ª rodada do Campeonato Italiano.
O gol da vitória da equipe milanesa foi marcado de pênalti pelo atacante Mario Balotelli aos 37 do segundo tempo, após o brasileiro Kaká ser derrubado na área pelo uruguaio Alejandro Gonzalez em lance que a princípio não oferecia perigo.
Seedorf, de 37 anos, resolveu pendurar as chuteiras apesar de ter ainda seis meses de contrato com Botafogo para tentar ajudar seu ex-clube a se reerguer após um péssimo primeiro turno no 'Calcio'.
"Temos que voltar a ter alegria de jogar, de treinar com bola, porque sei que todos os jogadores gostam disso", comentou o holandês em entrevista ao canal italiano Sky Sport depois da partida.
"Estou feliz por esta estreia vitoriosa, o meu grupo está de parabéns, merece mais do que conseguiu até hoje. Com vitórias, tudo fica mais leve e podemos ir adiante", acrescentou o ex-meia, que vestiu a camisa do clube de 2002 a 201, 2disputando mais de 400 partidas e conquistando duas vezes a Liga dos Campeões, em 2003 e 2007, e dois títulos italianos, em 2004 e 2011.
Com a vitória, o Milan subiu da 12ª para a 11ª posição com 25 pontos, 30 a menos do que a líder Juventus, que no sábado derrotou outro ex-time de Seedorf, a Sampdoria (14º), por 4 a 2.
Além de Kaká, o holandês também escalou Robinho como titular, enquanto o goleiro Rafael e o volante Rômulo começaram jogando pelo Verona.
Seedorf ficou satisfeito com a atuação dos seus homens de frente, Kaká, Robinho, Balotelli, e o japonês Keisuke Honda, recém-contratado junto ao CSKA Moscou.
"Temos quatro jogadores talentosos na frente, que sempre podem criar algo", comentou.
Aos 23 do segundo tempo, Robinho quase balançou as redes, mas seu chute explodiu na trave de Rafael.
Balotelli também teve uma boa chance, aos 39 do primeiro tempo, mas o goleiro brasileiro fez uma grande defesa.
Mais cedo, o Napoli (3º) afastou-se ainda mais da luta pelo 'scudetto' ao empatar em 2 a 2 com o Bologna (18º), ficando a quatro pontos da Roma (2º) e a doze da líder Juventus, que venceram no sábado.
O mesmo Bianchi já tinha aberto o placar aos 37 minutos de jogo. O Napoli conseguiu virar no segundo tempo com gols de dois ex-jogadores do Real Madrid, Higuaín de pênalti aos 17 e Callejón aos 35.
Para o desespero dos visitantes, Bianchi deixou tudo igual novamente último suspiro, anotando um gol crucial para o Bologna, que luta contra o rebaixamento.
Mais cedo, o brasileiro Hernanes anotou um golaço de fora da área aos 45 do segundo tempo para garantir a vitória de virada por 3 a 2 da Lazio (9º) sobre a Udinese (15º).
Jogando em casa no estádio Friuli, o time de Udine saiu na frente logo aos oito minutos da primeira etapa com um gol de pênalti do veterano Antonio Di Natale.
A situação do clube da capital piorou ainda mais quando o nigeriano Ogenyi Onazi foi expulso aos 9 do segundo tempo por ter levado seu segundo cartão amarelo na partida.
Isso não impediu a Lazio de ter uma reação heroica, iniciada por Antonio Candreva, também de pênalti.
O ganês Emmanuel Badu voltou a colocar o time da casa à frente aos 23, mas Andrea Lazzarri deixou tudo igual aos 37. Quando o jogo se encaminhava para um empate em 2 a 2, o capitão Hernanes chamou a responsabilidade para si e acertou um petardo de longa distância para dar a vitória aos visitantes.
Já a Inter de Milão (5º) voltou a decepcionar ao perder por 1 a 0 no campo do Genoa (10º), sofrendo um gol de Antonelli aos 38 do segundo tempo.
O tropeço do time 'nerazurro' beneficiou a Fiorentina (4º), que afundou o lanterna Catania ao vencer por 3 a 0 na Sicília.
Com o triunfo, a 'Viola' abriu oito pontos de vantagem sobre a Inter e encostou a 3 pontos do Napoli.