Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 14 de outubro de 2012

Juninho Pernambucano sente dores musculares e não enfrenta o Santos


O técnico Marcelo Oliveira recebeu uma péssima notícia na manhã deste sábado. O meia Juninho Pernambucano acabou vetado pelo departamento médico por conta de dores musculares na região pubiana e não entrará em campo contra o Santos, neste domingo, na Vila Belmiro, em partida da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. No treino deste sábado, Fellipe Bastos foi escalado no lugar do titular e deverá ser o seu substituto na partida contra o Peixe.
Além de Juninho, o zagueiro Renato Silva é ausência confirmada após sentir uma fisgada na coxa esquerda. Em seu lugar, Douglas, que retorna de lesão também na coxa, deve ir para campo. A boa notícia é que Jonas e Nilton, que deixaram a partida contra o São Paulo lesionados, treinaram normalmente neste sábado e estão confirmados. Já Carlos Alberto retorna após cumprir suspensão.
 

Alex desembarca no Brasil e diz já saber futuro, mas só anuncia em dez dias

O meia Alex, de 35 anos, desembarcou no Brasil hoje de manhã, em Curitiba. Depois de acertar todos os detalhes da sua rescisão com Fenerbahçe, da Turquia, onde foi ídolo e jogou durante 8 anos, Alex já anunciou a sua intenção de retornar para o futebol brasileiro. Coritiba, Palemiras e Cruzeiro, clubes onde o meia atuou com sucesso, já se interessaram na contratação de Alex.
- Na minha cabeça, já está decidido. Mas, no momento certo, eu vou divulgar. Agora, vou descansar um pouco, resolver minhas coisas e, em dez dias, acho que eu anuncio - disse o meia, criando mais expectativa ainda em torno do anúncio.
 

Bernard deixa treino mancando e é dúvida do Galo contra o Sport


O meia Bernard, do Atlético-MG, virou preocupação de última hora para o técnico Cuca, às vésperas do jogo contra o Sport, domingo, no Independência, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador deixou o treino recreativo deste sábado, na Cidade do Galo, com um incômodo na coxa esquerda. Ele saiu de campo mancando e precisará passar por uma nova avaliação médica antes do jogo, para saber se terá condições de atuar. Caso seja vetado, Neto Berola e Guilherme brigarão pela vaga.  

Andrés Sanchéz nega que haja boicote a Fred e Ronaldinho na Seleção


Em boa fase nos seus clubes, Fred e Ronaldinho estão longe de uma convocação para a Seleção Brasileira. Porém, o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, garantiu que não há qualquer tipo de veto aos dois.
- Em nenhum momento em minhas conversas com o presidente José Maria Marin, a questão de um veto foi falada. Nossa conversa ultimamente tem sido muito clara: não existe veto para ninguém - declarou Andrés.
Recentemente, quando perguntado sobre o porquê de não chamar Fred, artilheiro do Brasileirão com 14 gols, Mano foi sintético:
- Não podemos andar em círculos.
 

Sede da próxima Copa do Mundo, Brasil ainda não aprendeu a adequar o seu calendário


Já faz tempo que se fala do afastamento da Seleção Brasileira do povo. Entre os principais motivos, está o grande número de jogos realizados no exterior contra adversários desinteressantes. Ultimamente, mais um fator tem contribuído para essa falta de aproximação: o calendário do futebol brasileiro, que não para nas Datas-FIFA e tem jogos dos clubes nos mesmos dias de jogos do time de Mano Menezes. Assim, o torcedor não comemora mais a convocação de seu craque para a Seleção, mas a lamenta, porque sabe que o jogador irá desfalcar o seu time. Na última lista de convocados para os amistosos contra Iraque e Japão, nove jogadores de clubes brasileiros foram chamados, desfalcando os seus times em três rodadas do Brasileirão.
Não é de hoje que o calendário brasileiro não para, mas sintoma só começou a ser sentido mais recentemente
Mas a culpa seria de Mano Menezes? Não, ele está apenas fazendo a sua obrigação como treinador da Seleção que irá sediar a Copa do Mundo, daqui a dois anos. Se colocássemos a culpa no treinador do escrete canarinho, teríamos também que culpar os responsáveis pelas seleções da Argentina, da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Peru, do Paraguai e do Uruguai. Afinal, todos eles chamaram jogadores que atuam no Brasil.
Como se diz no ditado, o buraco é mais embaixo. A partir dos anos 1990, a FIFA instituiu as chamadas Datas-FIFA, reservadas para jogos da seleções nacionais. O objetivo era acabar com os conflitos de datas entre jogos de clubes e seleções. Desde então, os principais torneios do planeta bola – incluindo os europeus – param nas tais Datas-FIFA, abrindo ala para que seus craques joguem por seus países. A principal exceção é o … Campeonato Brasileiro!
Não é de hoje que o Brasileirão adota o lema de que “o show não pode parar” mesmo quando a Seleção joga. A questão é que, até o fim da gestão de Dunga no selecionado nacional, pouquíssimos jogadores que atuavam em clubes brasileiros eram convocados. Porém, desde que Mano Menezes assumiu, esse panorama vem se modificando. Com o fortalecimento da economia dos clubes brasileiros, muitos jovens talentosos permanecem por mais tempo no Brasil, ao invés de irem para clubes médios da Europa, como acontecia frequentemente até meados dos anos 2000.
E mais: até mesmo jogadores sul-americanos estão sendo atraídos para jogar no Brasil. Como resultado, as 29ª, 30ª e 31ª rodadas do Brasileirão foram – e serão – desfalcadas de 23 jogadores. Além dos nove já citados na Seleção Brasileira, outros 14 sul-americanos foram servir os seus países nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.
Neymar fica fora de 19 jogos e dirigente dá condição para mudança: "Só se mudar o eixo do sol!"
O caso mais dramático é o do Santos. Dono de Neymar, a principal esperança do futebol brasileiro, o Peixe é um time com seu craque e outro sem ele. Quando Neymar está em campo, o aproveitamento do Alvinegro praiano chega a 71,8%, superior ao do líder Fluminense. Mas quando ele não joga, cai para 24,5%, inferior ao do lanterna Atlético-GO. Apesar de quase nunca se contundir, Neymar deve chegar à incrível marca de 19 jogos fora do Santos.
A óbvia desvalorização que essa aberração promove no Brasileirão não parece ter sensibilizado os dirigentes dos clubes, que ainda não se organizaram para contestar a organização do calendário do futebol brasileiro, responsabilidade da CBF. Para o ano que vem, já está programada uma modificação numa das principais competições nacionais: a Copa do Brasil passará a durar de março a novembro, em vez de apenas ser disputada durante o primeiro semestre. Perguntado sobre a possibilidade de respeitar as Datas-FIFA, o diretor do departamento técnico da CBF, Virgílio Elíseo, soltou a seguinte pérola: “Só se mudar o eixo do sol!”.
Enquanto o eixo solar segue o mesmo, a CBF organiza, em conjunto com a AFA – sua congênere argentina –, a disputa do Superclássico das Américas, torneio entre Brasil e Argentina apenas com jogadores que atuam nos dois países. Na data marcada (3 de outubro último, uma quarta-feira) para a partida de volta da edição de 2012 do torneio, em Resistencia, no norte argentino, houve um apagão que impediu que o jogo acontecesse. Não era uma Data-FIFA. Não havia rodada do Brasileirão marcada.
 

Vigilância excessiva do STJD escancara incoerências e suja imagem do Brasileirão


Jogadores talentosos, grandes lances, fortes rivalidades e coração a mil. Tudo isso faz do Campeonato Brasileiro um enorme atrativo aos amantes do bom futebol. Polêmicas envolvendo arbitragem, bate-boca no gramado e certa dose de provocações, ainda que não sejam as condutas mais exemplares, também são e sempre foram parte de toda a brincadeira. Porém, em meio aos componentes tradicionais, uma entidade do nosso esporte vem roubando a cena de forma frequente e abalando a imagem da principal competição do futebol nacional.
Em todo momento, a notícia de novas punições aplicadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a jogadores, técnicos e árbitros toma conta dos noticiários esportivos. Muitas são facilmente contestáveis se comparadas a tantos outros casos que ocorrem no dia a dia e terminam sem qualquer penalidade. Quando tais medidas, além de contraditórias, começam a influenciar o rumo das competições – o Brasileirão vive um de seus momentos mais delicados - o público passa a questionar a independência dos “guardiões” da justiça dos gramados.  
Caso Ronaldinho evidencia gravidade dos problemas
O caso que escancarou as suspeitas foi o que envolveu Ronaldinho Gaucho, punido por um jogo de suspensão por causa de uma agressão ao atacante Kléber, do Grêmio, em partida válida pela 26ª rodada do Brasileirão. Na ocasião, o jogador do Galo ergueu demais a perna direita e acertou o adversário, num lance que não mereceu sequer um cartão amarelo na visão do árbitro Heber Roberto Lopes. Se a decisão foi correta ou não, fato é que não resultou em nada mais do que uma leve reclamação dos gremistas, que logo esqueceram o caso e se concentraram na disputa, que terminou empatada em 0 a 0.
Muitas penas já vinham sendo aplicadas anteriormente e haviam levado torcedores e atletas à fúria. No entanto, o caso de R49 foi marcante. Dias depois da partida, a procuradoria do STJD anunciou o enquadramento por agressão física e, na última terça-feira (9), véspera do confronto entre Internacional e Atlético-MG, o atacante foi julgado e punido. O árbitro do jogo também foi indiciado por omissão, mas acabou absolvido, deixando uma suspeita no ar. Ora, se o lance foi tão absurdo a ponto de levar um atleta à suspensão, como a falta de iniciativa do juiz passou em branco pelas cadeiras do tribunal? De fora de uma partida decisiva em que o Galo acabou derrotado pelos gaúchos, ficando a nove pontos de distância do líder Fluminense na tabela, Ronaldinho nada pôde fazer para ajudar sua equipe.
Quando a interferência do STJD parecia ter extrapolado os limites aceitáveis da vigilância excessiva, eis que surge um novo fato para apimentar ainda mais a história: o auditor responsável pela punição de R49, Jonas Lopes de Carvalho, foi flagrado em seu Facebook fazendo alusões provocativas ao mesmo jogador, além de se dizer flamenguista. O caso deixou claro para muita gente que o relator guardava mágoas do ex-camisa 10 do Rubro-Negro carioca, o que poderia ter influenciado na decisão de puni-lo. Não cabe responsabilizar todo o incidente pela derrota do Galo para o Colorado, mas o conjunto de fatores que se acumulam em torno de um mesmo acontecimento é mais do que suficiente para abalar já desgastada imagem do tribunal em questão.
Contradições que vem de longa data
Não é de hoje que o STJD ganha destaque na imprensa após uma série de polêmicas. Em 2005, no ápice da interferência do tribunal numa competição, 11 partidas do Campeonato Brasileiro chegaram a ser anuladas, após acusações envolvendo o árbitro Edílson Pereira de Carvalho, no episódio conhecido como "Máfia do Apito". Segundo apontaram as investigações, ele manipulava resultados para beneficiar empresários de sites de apostas, mas não houve comprovação de irregularidades em todos os jogos. O então presidente do tribunal, Luiz Zveiter, responsável pelos cancelamentos, acabou destituído do cargo. Desde então, o órgão vem sendo visto com olhares tortos por inúmeros torcedores do mais diversos clubes.
Em 2012, além do caso Ronaldinho, outros jogadores foram alvos de decisões superiores decretadas fora dos gramados. Ao comemorar um gol pelo Figueirense, em partida contra o Flamengo, o uruguaio Loco Abreu beijou o escudo do Botafogo, seu ex-clube, estampado numa camisa que vestia por dentro do uniforme do time catarinense. A atitude, posteriormente, foi interpretada como hostil e rendeu ao centroavanete um jogo de suspensão. Adryan, do Flamengo, Emerson Sheik, do Corinthians e Luis Felipe Scolari, ex-técnico do Palmeiras, são outros exemplos de envolvidos em lances polêmicos que terminaram em penas contestáveis.
Até onde vai o STJD? É o que se pergunta o torcedor comum, o admirador do bom futebol. Aquele que espera, sim, que punições sejam impostas em casos extremos. Mas que não quer, de forma alguma, a presença de um campeonato paralelo, onde auditores determinam de maneiras obscuras o rumo da competição mais prestigiada do país.
 

Dirigente vai a treino do Fla para explicar atraso de salários


Depois das reclamações públicas dos jogadores do Flamengo sobre o atraso de salários, o vice-presidente de finanças do clube, Michel Levy, foi ao CT Ninho do Urubu para explicar aos jogadores a situação.
- Nós estávamos nos aquecendo quando o Levy chegou, paramos o aquecimento e ele conversou com os jogadores esclarecendo o motivo do atraso que vem tendo e que tudo está sendo solucionado e trabalhado. Muitos clubes sofreram com esse bloqueio de valores, proporcionando um problema na folha de pagamento. Geralmente os clubes se preparam, mas o Flamengo foi pego de surpresa – falou o técnico Dorival Júnior.
 Dorival também disse mais:
- É preciso muito mais pensar no Flamengo do que propriamente em uma situação nossa nesse instante. Precisamos nos recuperar e não ficarmos preocupados com um fato como esses, que desestabiliza sim, mas que temos a certeza que pessoas estão trabalhando para que tudo fique resolvido.
 

"Não precisamos ter pressa para utilizar Ganso", diz Ney Franco

Nesta sexta-feira, técnico do São Paulo, Ney Franco, disse que não tem pressa de contar com o meia Paulo Henrique Ganso, recentemente contratado junto ao Santos. O meia tem uma contusão séria na coxa esquerda e ainda não tem previsão de retorno aos gramados.
- Não queremos cometer erros na parte física. Quando for liberado, iniciará o processo de preparação física. Teremos de respeitar vários aspectos até vê-lo em campo. O Ganso fez um contrato de cinco anos e não precisamos ter pressa de utilizá-lo de qualquer maneira. Lógico que o nosso pensamento é utilizá-lo nessa temporada. Não ficaria surpreso se ele jogasse apenas no ano que vem - disse Ney Franco.
 

Andrés afirma não ter sido consultado sobre nova data do Superclássico e teme conflito com clubes


Após a Conmebol confirmar a realização do segundo jogo do Superclássico das Américas, entre Brasil e Argentina, para o dia 21 de novembro, em Buenos Aires, o diretor de seleções da CBF, Andrés Sanchez, disse que em nenhum momento foi consutado sobre o assunto. Surpreso ao ser informado pela imprensa da decisão, o dirigente admitiu que terá sérios problemas com os clubes brasileiros, que ficarão sem importantes jogadores nas rodadas decisivas do Brasileirão. Ele lembrou o caso do São Paulo.
"O São Paulo tem jogos importantes e tem ainda a seleção. Eu obviamente estou à disposição. Mas será uma série intensa", declarou.
Os atritos vem se acumulando desde o apagão de semana passada, minutos antes da segunda partida do Superclássico, na cidade argentina de Resistencia. Na ocasião, Sanchez afirmou que seria inviável remarcar a partida, e que uma opção seria mandar a taça para o Brasil, vencedor do primeiro jogo, em Goiânia, pelo placar de 2 a 1. Porém, após muita insistência, o Brasil aceitou fazer um novo jogo, na capital argentina, sem data marcada. Além do Superclássico, a seleção estará nos Estados Unidos no dia 14 para um amistoso contra a Colômbia.
 

Sem Neymar no caminho, Vasco espera somar três pontos contra o Santos no domingo

Mais uma vez o Santos terá que entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro sem sua maior estrela. Enquanto Neymar se prepara para o amistoso da Seleção Brasileira contra o Japão, na terça-feira, na Polônia, Santos e Vasco fazem os últimos ajustes para a partida de domingo, quando medirão forças em partida válida pela 30ª rodada do torneio nacional. Vindo de uma derrota ruim para o São Paulo, adversário direto na briga pelo G-4, o Cruzmaltino espera que a ausência do camisa 11 do Brasil torne o caminho mais fácil para superar o Peixe.
- O aproveitamento do Santos com e sem o Neymar são distintos. Se ele é referência na Seleção, imagina no clube. O Santos não tem um substituto à altura. Por isso, é um prejuízo - avaliou o goleiro Fernando Prass.
Já o técnico Marcelo Oliveira adotou um discurso mais cauteloso, exaltando o equilíbrio do adversário. Até porque, se a Seleção tirou uma importante peça do rival, também enfraqueceu a zaga vascaína, que não terá Dedé no domingo. 
- O Neymar é um atleta que faz falta a qualquer time e à Seleção. Mas o Santos mostra equilíbrio e tem jogadores que formam um grupo competitivo. Precisamos estar preparados para isso - destacou.
 

Renato está perto de voltar ao time do Botafogo, mas deixa decisão nas mãos de Oswaldo


Afastado do time do Botafogo desde o dia 2 de setembro, o volante Renato parece finalmente ter se recuperado de uma contusão na coxa esquerda e tem possibilidade de voltar no jogo contra o Grêmio, no Estádio Olímpico. Porém, o volante é cauteloso, porque os jovens Jádson e Gabriel tomaram conta da posição durante a ausência de Renato.
- Estou parado há um mês e espero ajudar o Botafogo da melhor maneira possível. Quem vai decidir se estarei ou não em campo é o Oswaldo. A intenção é estar à disposição para domingo, mas ainda tem mais um treinamento. Se tudo der certo, viajo para enfrentar o Grêmio - disse Renato.
O volante também comentou as suas quase voltas contra o Bahia e contra o Santos:
- Muito se falou na minha volta contra o Bahia, mas na véspera acabei sentindo um pouco e estava sem muita confiança. Foi uma decisão mais minha. Não quero voltar e sentir a lesão de novo.
 

Lucas se diz tranquilo na reserva, mas se mostra preocupado com posição do Brasil no ranking da Fifa

Responsável por fechar a goleada de 6 a 0 do Brasil sobre o Iraque, nesta quinta-feira, na Suécia, o meia-atacante Lucas se diz mais incomodado com a colocação ruim da Seleção no ranking da Fifa do que com sua condição de reserva no grupo de Mano Menezes. O jogador do São Paulo vinha passando por um período de avaliação no time canarinho, quando foi titular em três partidas seguidas. Contra os comandados de Zico, no entanto, o camisa 17 perdeu espaço para a entrade de Kaká.
- Eu procuro aproveitar todas as oportunidades que tenho, independentemente de ser reserva ou titular. Sou jovem ainda e vou ter mais chances. Agora chegaram jogadores importante como o Kaká... - opinou Lucas, que no ano que vem vai jogar no Paris Saint-Germain.
Já quando questionado sobre a má colocação do Brasil no ranking, Lucas mostrou-se mais incomodado. O Brasil aparece em 14º na ultima atualização, a pior marca obtida desde que o ranking foi criado. Porém, deve-se levar em conta que o fato de não disputar as eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014 joga a Seleção mais para baixo.
- É claro que incomoda. O Brasil, dono de cinco Copas do Mundo, visto como o país do futebol, não pode ficar nessa posição. Temos de fazer valer esse rótulo e melhorar essa colocação - opinou o jogador, depois da partida contra o Iraque, em Malmo, na Suécia.
 

Ney Franco reclama do calendário, responsável por desfalcar os times brasileiros


Afetado por um problema muito comum atualmente no futebol brasileiro, o técnico Ney Franco, do São Paulo, comentou os frequentes desfalques causados por convocações da Seleção Brasileira. No Tricolor, Lucas é o craque do time e, por isso mesmo, está quase sempre no escrete canarinho. Perguntado sobre se vale a pena contar com o jogador, mesmo que em poucos jogos, Ney foi taxativo:
- Ter a estrela do time sempre vale à pena. O que precisa ser discutido é o calendário. É só parar o campeonato quando não tem jogo da seleção. Espero que isso possa ser corrigido. No ano que vem, tem Copa das Confederações e a situação será ainda pior - disse o treinador.
Ney Franco ainda comentou a possibilidade de pedir a não convocação de Lucas:
- Estamos no momento de definição do campeonato. Quando o São Paulo entrou, entrou buscando o título, mas chegou um momento em que ficou difícil pensar nisso. Se for dada a abertura, é claro que vou pedir para o Lucas não ser convocado.
 

Diretor de futebol do Corinthians diz que o clube já mira em reforços "de qualidade"


O diretor de futebol do Corinthians, Duílio Monteiro Alves, afirmou nesta quinta-feira que o clube já está atrás de reforços "de qualidade" para 2013. Apesar de satisfeito com o atual elenco, o dirigente garante que vai continuar a procura por boas opções no mercado, ainda que, até o momento, nenhum nome de grande impacto esteja no planejamento.  
- O Corinthians observa alguns jogadores, alguns reforços. Existindo a necessidade, serão poucos (a chegar). Estamos satisfeitos com o grupo que temos, é um grupo campeão da Libertadores, ganhou o Brasileiro, está indo para o Mundial... Acho que o Corinthians está com o elenco pronto para o ano que vem. Claro que temos de procurar qualidade e melhorar ainda mais. O Corinthians vai continuar nessa procura - disse o diretor do Timão, no CT Joaquim Grava.
As prioridades seriam um zagueiro, um lateral-esquerdo e um centroavante. Na zaga, apesar da presença de nomes experientes como Chicão, Paulo André, Anderson Polga e Wallace, a juventude de Felipe e Antonio Carlos ainda preocupa. Já o jovem Denner, reserva de Fábio Santos na lateral, tem a confiança da diretoria, mas a reintegração de Ramon, emprestado ao Flamengo até o ano que vem, não é descartada, conforme previsto numa cláusula de seu contrato. Já no setor ofensivo, o Timão busca um reserva para o peruano Paolo Guerrero.   
- Não sei se vamos trazer uma estrela. Queremos um bom jogador, de qualidade. Em termos de nome, para fazer barulho, não tem nada previsto. Mas sim jogadores que vão completar nosso elenco, vão trazer mais qualidade - concluiu Alves.
 

Rubens Lopes anuncia mudanças na fórmula do Carioca-2013


Em entrevista à Rádio Tupi, o presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Rubens Lopes, anunciou mudanças na forma de disputa do Campeonato Carioca de 2013. Além das consagradas Taça Guanabara e Taça Rio, haverá mais um terceiro turno, envolvendo os quatro melhores times em pontos ganhos nas duas taças, de modo que os vencedores das taças não terão uma vaga garantida na final.
- Com isso, vamos privilegiar a melhor pontuação. Isso corrige uma distorção. Em 2012, o Flamengo fez 36 pontos, o Vasco, 35 e nenhum ficou nem entre as duas primeiras posições. Um clube que não tenha ganho o primeiro ou o segundo turno, ainda tem a chance de ser campeão, caso ele chegue à final. O vencedor da Taça Guanabara não estará direto na final. E sim, na semifinal, por conta deste grupo novo. Em vez de dois turnos, teremos três. Quem ganhar os dois iniciais vai direto para a final do campeonato (em dois jogos) e não é mais automaticamente campeão - explicou Lopes.
Outra modificação acontecerá na final do campeonato, em que o saldo de gols será desprezado:
- Nas duas partidas finais, independente dos resultados, haverá outra partida na qual, se empatar em pontos ganhos, a decisão vai para os pênaltis. Isso impede o esvaziamento do segundo jogo como neste ano, quando o Fluminense fez 4 a 1 no primeiro jogo contra o Botafogo e esvaziou o outro jogo.
 

Imprensa argentina divulga possível nova data para o Superclássico das Américas


A imprensa argentina divulgou hoje que já há uma nova data para o jogo de volta do Superclássico das Américas: 21 de novembro, no Estádio de La Bombonera. Na partida de ida, o Brasil venceu por 2 a 1, em Goiânia.
A decisão do título seria no dia 3 de outubro, na cidade Resistencia, no Chaco argentino. Porém, um apagão impediu que os times disputassem o jogo, suspenso depois de uma hora de espera. Prontamente, as duas federações anunciaram que haveria uma outra data para a partida. Desta vez, porém, nem a CBF  e nem a AFA confimaram a informação da realização do novo jogo.
 

Brasil 6 x 0 Iraque - Sem esforço, Seleção passeia contra o time treinado por Zico


Sem a menor dificuldade, a Seleção Brasileira goleou o Iraque por 6 a 0, nesta quinta-feira (11), em amistoso realizado no Estádio Swedbank, em Malmö, na Suécia. O jogo marcou a volta de Kaká ao time canarinho depois de dois anos e meio afastado. O meia do Real Madri fez uma boa partida e chegou a marcar um gol, mas o principal artilheiro da noite foi Oscar, que fez dois gols. Na próxima terça-feira, o Brasil faz mais um amistoso, dessa vez contra o Japão. A partida será realizada na cidade de Breslávia, na Polônia.
Com muita movimentação e dois gols de Oscar, Brasil abre vantagem
A maior curiosidade deste confronto entre Brasil e Iraque era ver como Kaká se posicionaria em campo. Logo no começo, já era possível perceber que a Seleção Brasileira estava armada num 4-2-3-1, sendo que a linha de meias ofensivos estava armada com Hulk pela direita, Oscar pelo centro e Kaká flutuando da ponta-esquerda para o meio do campo. Neymar ficava à frente, mas a movimentação desse quarteto ofensivo era constante.
Com 6 minutos, Ramires roubou a bola no meio e lançou Marcelo pela esquerda. O lateral cruzou pelo alto e Kaká cabeceou para a defesa de Sabri, dando um exemplo da troca de posições no esquema ofensivo. Aos 21, numa nova inversão, Neymar recebeu na linha divisória do gramado pela esquerda e partiu em velocidade, antes de fazer um lançamento em profundidade para Oscar. O meia entrou livre pelo meio e só escolheu o canto para abrir o placar.
Dois minutos depois, Thiago Silva lançou a bola para a área, mas a sobra caiu nos pés de Paulinho. Ele bateu cruzado e mandou muito perto da trave direita. Aos 27 minutos, o Brasil chegou ao segundo gol. Neymar novamente arrancou pela esquerda, mas dessa vez rolou para Kaká, que fez a ultrapassagem. O meia do Real Madri foi ao fundo e cruzou rasteiro para Oscar só empurrar para o fundo das redes.
Em duas jogadas aéreas, aos 38 e aos 45, a Seleção levou perigo. Primeiro, foi David Luiz quem aproveitou um escanteio para cabecear e forçar Sabri a defender. Depois, Paulinho acertou o travessão, também de cabeça. Kaká, por sua vez, quase marcou um golaço pouco antes, mas novamente parou no goleiro iraquiano.
Parte final tem ritmo de treino e goleada
Na segunda etapa, o Brasil não deixou o ritmo cair – pelo menos nos primeiros 10 minutos. Com 1 minuto jogado, Adriano avançou pela ponta-direita, ajeitou para o pé esquerdo e cruzou para Oscar cabecear. Apesar de ser à queima-roupa, o desvio parou no goleiro Sabri – de longe, o destaque iraquiano. No minuto seguinte, Kaká arrancou pela esquerda com total liberdade, entrou na área e chutou forte de canhota para marcar o terceiro gol do escrete canarinho.
A festa brasileira era tamanha que até o zagueiro David Luiz arriscou uma subida ao ataque, aos 5 minutos. Ele deu uma caneta no defensor adversário e chutou no cantinho, mas Sabri defendeu mais uma vez. Porém, aos 10, o goleiro iraquiano nada pôde fazer quando Hulk entrou na área aos trancos e barrancos, limpou o zagueiro e chutou de canhota para transformar a folgada vitória em goleada.
Se o Brasil já estava não apenas com o ritmo, mas com o espírito de treino, diminuiu ainda mais as investidas depois de chegar ao quarto gol. Somente aos 30 minutos o placar voltou a ser modificado. Neymar recebeu um lançamento dentro da área, dominou e chutou de curva no canto esquerdo de Sabri. Lucas, que entrou no lugar de Kaká, também quis dar a sua contribuição ao massacre. Aos 34, o jogador do São Paulo partiu pela esquerda, tabelou com Neymar e bateu de fora da área para anotar o sexto gol do Brasil.
FICHA TÉCNICA
BRASIL 6 X 0 IRAQUE
Local: Estádio Swedbank, em Malmö (SUE)
Data e hora: 11 de outubro de 2012, às 15h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Martin Hansson (SUE)
Auxiliares: Magnus Sjoblom (SUE) e Per Brogevik (SUE)
Cartão Amarelo: Rehema (IRA)
Cartão Vermelho: -
Gols: Oscar, 21'/1ºT (1-0); Oscar, 26'/1ºT (2-0); Kaká, 2'/2ºT (3-0); Hulk, 10'/2ºT (4-0); Neymar, 30'/2ºT (5-0); Lucas, 34'/2ºT (6-0)
BRASIL: Diego Alves, Adriano, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Paulinho (Fernando, 43'/2ºT), Ramires (Sandro, 35'/2ºT), Oscar (Giuliano, 37'/2ºT) e Kaká (Lucas, 25'/2ºT); Neymar e Hulk (Thiago Neves, 28'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.
IRAQUE: Noor, Rehema (Ibrahim, 15'/2ºT), Saed, Shaker, Ahmed, Khaldoun, Abbas, Ahmadi (Kareem, 15'/2ºT), Akran (Zahra, 15'/2ºT), Khalid (Hasan, 43'/2ºT) e Mahmood (Rahdi, 15'/2ºT). Técnico: Zico.
 

Santos espera estender vínculo de Neymar até 2016, diz jornal


Segundo informações da coluna Painel FC do jornal Folha de São Paulo desta quinta-feira (11), o Santos vai tentar prorrogar o contrato de Neymar, que atualmente vai até 2014, até os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O alvinegro já teria inclusive informado a decisão ao pai e ao estafe do camisa 11, que no momento está na Suécia, onde a Seleção Brasileira faz o amistoso contra o Iraque logo mais.
O clube ainda espera o retorno do jogador e o fim dos compromissos pelo Campeonato Brasileiro para tratar do assunto. A cúpula alvinegra sabe das dificuldades de estender o contrato, mas se apega no fato de que, em 2011, ninguém acreditava que fosse possível manter o craque até 2014, barrando propostas de Real Madri e Barcelona, como acabou acontecendo.  
 

Sport 1 x 3 Grêmio: Tricolor Gaúcho joga no contra-ataque e afunda ainda mais o Leão da Ilha

Marquinhos - Grêmio
A situação segue complicada para o Sport. O técnico estreante, Sérgio Guedes, tentou armar um time ofensivo, mas esbarrou no nervosismo e na desorganização dos seus jogadores. O Grêmio aproveitou os espaços deixados e faturou a partida. Anderson Pico, Leandro e Marquinhos marcaram para o Grêmio. Hugo, de pênalti, descontou para o Sport.

Com a derrota, o Sport se mantém na 17ª colocação, a oito pontos do Bahia, o primeiro fora da zona de rebaixando. Já o Grêmio, sobe para a segunda colocação, com 56 pontos, ultrapassando o Atlético-MG, que perde em número de vitórias.

Na próxima rodada, o Sport vai até Belo Horizonte para enfrentar o Atlético-MG, no domingo, às 16h. O Grêmio seguirá na perseguição ao líder Fluminense, no domingo, às 18h30, contra o Botafogo, no Olímpico. 

Grêmio joga no erro do Sport

Quem mais ameaçou a defesa do Sport foi o veloz atacante Leandro em jogadas de contra-ataque. Em um lance, ficou cara a cara com o goleiro Magrão, mas jogou a bola por cima. Em outro, aparecia sozinho para receber a bola, mas a arbitragem marcou erroneamente um impedimento. 


O Sport apostava na velocidade do lateral Renê e em chutes perigosos de Felipe Azevedo. Em um dos chutes o meia do Sport balançou as redes pelo lado de fora. O time de Pernambuco tentava achar espaços, mas encontrava um Grêmio fechado, jogando no erro do adversário.

E com essa tática, quem achou o gol foi o Grêmio. Já no fim do primeiro tempo, aos 44, Anderson Pico chutou da entrada da área. A bola ainda desviou no zagueiro Bruno Aguiar antes de balançar as redes.

Tranquilidade de um lado, desespero do outro

Logo aos 7 minutos da segunda etapa, Leandro fez o segundo gol do Grêmio. O atacante recebeu belo passe de Marquinhos e tocou na saída do goleiro do Sport. Festa para os gremistas, desespero para os jogadores do Sport, que foram muito vaiados durante o segundo tempo.

Tranquilo, o Grêmio administrou o jogo e ainda fez o terceiro. Após boa jogada ofensiva, a bola sobrou para Marquinhos que tocou forte no canto do goleiro. Nervoso, o Sport tentava articular as jogadas, mas esbarrava na desorganização. O Grêmio ainda desperdiçou várias oportunidades de ampliar o placar.

Aos 35 minutos, um fio de esperança para a torcida do Sport. Hugo sofreu pênalti. O meia bateu no canto oposto do goleiro e diminuiu a vantagem do Grêmio. O gol levantou a torcida e empurrou o time para conquistar, pelo menos, um empate. O mesmo Hugo quase marcou duas vezes, mas esbarrou em grandes defesas de Marcelo Grohe.

Figueirense vence Atlético-GO em duelo de lanternas e mantém sonho

Se Figueirense e Atlético-GO pensavam em se salvar antes da partida desta quarta-feira, apenas os catarinenses ainda sonham em escapar do rebaixamento para a Série B. Jogando no Orlando Scarpelli, o Figueira venceu o Dragão de maneira convicente, fez 3 a 1 e praticamente decretou o descenso dos goianos.

Ronny foi o grande nome do jogo e fez dois. Aloísio foi quem abriu o placar, logo aos dez minutos de bola rolando. A esperança do Atlético-GO veio nos pés de Diego Giaretta, que empatou dois minutos depois.

Os gols de Ronny saíram aos 31 do primeiro e aos 37 do segundo, para garantir uma sobrevida ao time de Márcio Goiano.

Com o resultado, o Figueira soma importantes três pontos, vai a 25 e torce contra os adversários diretos, que jogam nesta quinta. Palmeiras e Coritiba se encaram, enquanto o Sport pega o Grêmio.

Já o Atlético-GO fica na lanterna com apenas 20 pontos conquistados e, se as estimativas de que 46 pontos salvariam a equipe do rebaixamento estão corretas, precisa vencer em todas as nove rodadas daqui para frente.

O próximo compromisso do Figueirense é contra o São Paulo, no domingo, no Morumbi. O Atlético-GO joga contra o Internacional no sábado, em casa.

O jogo 
No ataque desde o início, o Figueirense abriu o placar em um lance de sorte de Aloísio, aos dez minutos. O atacante teve liberdade na intermediária e arriscou de longe. No meio do caminho, um desvio em Diego Giaretta tirou Márcio da bola, que entrou calmamente no canto direito do gol.

O zagueiro do Atlético-GO se redimiria dois minutos depois, empatando a partida. Giaretta aproveitou rebote na área e fuzilou a meta defendida por Wilson, que nada pode fazer.

A partida era bem disputada e, aos 16, Patric deu de calcanhar para Felipe, que saiu na cara do gol e não aproveitou. O atacante tentou driblar o goleiro, mas Wilson saiu bem do gol e ficou com a bola.

Quinze minutos mais tarde, o Figueirense voltaria a ficar na frente. No ataque seguinte ao que Reniê salvou uma bola de Julio Cesar debaixo das linhas, o atacante alvinegro deu um belo passe de letra para o companheiro Ronny. Com muito espaço, o meia ajeitou e bateu de fora, para superar Márcio e desempatar a partida.

Na volta dos vestiários, o Figueirense quase ampliou com Aloísio, que mandou por cima da trave uma ótima oportunidade.

Aos 19, o empate não veio por pouco. Adriano mandou do bico da grande área, e Wilson espalmou de qualquer jeito para a lateral.

Na parte final da segunda etapa, o Figueirense começou a mandar no jogo. Por três vezes, o alvinegro catarinense quase marcou o terceiro com Aloísio e Ronny, que chegou a acertar a trave.

Aos 37, porém, a pressão surtiu efeito. Em jogada individual, o meia limpou o zagueiro e bateu de canhota, no cantinho de Márcio, para decretar a vitória do Figueira.

Ponte vira e vence o Náutico


Marcinho (D) comemora o gol da virada no Moisés Lucarelli / Gustavo Magnusson/Folhapress
Em ótimo jogo, a Ponte Preta venceu o Náutico por 2 a 1, de virada, no Moisés Lucarelli lotado, nesta quarta-feira, e conseguiu somar três pontos no Brasileirão, respirando mais aliviada e se afastando da zona de rebaixamento.Com o resultado, a Macaca chegou aos 37 pontos em 29 rodadas e subiu temporariamente para o meio da tabela. Já o Timbu permaneceu no meio, com os mesmos pontos, e está praticamente sem perigo de cair para a Série B no ano que vem.

Aos quatro minutos do primeiro tempo, a Ponte, que se movimentava melhor, vacilou e deixou o Náutico abrir o placar, com bom chute de Douglas Santos, jogador que foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-20.

Mesmo sem contar com a boa fase de Roger, substituído por Giancarlo aos 19 minutos do segundo tempo, a equipe campineira se recuperou do gol. A alteração do artilheiro, inclusive, rendeu revolta na torcida pontepretana, que xingou o técnico Guto Ferreira.

A equipe pernambucana conseguiu segurar o resultado por bastante tempo, movimentando a partida, que teve muitas chances desperdiçadas em seus 90 minutos. No entanto, o Timbu pouco pode fazer para parar Luan, em excelente fase e destaque desta quarta.

O resultado da reação dos donos da casa veio no meio da segunda etapa, com Rildo, que aproveitou ótimo cruzamento de João Paulo e marcou com categoria, de cabeça, e com Marcinho, que entrou no lugar de Nikão e cobrou pênalti com facilidade, garantindo a vitória.

Na 30ª rodada, o Náutico recebe o Palmeiras, nos Aflitos, neste domingo, às 16h. Mais tarde, às 18h30, a Ponte Preta enfrenta o líder Fluminense, em São Januário.

FICHA TÉCNICA

PONTE PRETA 2 X 1 NÁUTICO

Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP)Data/Horário: 10/10/2012 - 19h30Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC)Assistentes: Ediney Guerreiro Mascarenhas (RJ) e Luiz Antônio Muniz de Oliveira (RJ)
Renda/Público: R$ 43.027,00 / 6.856 pagantes
Cartões Amarelos: 
Roger, Rildo, Marcinho e Cicinho (PON); Souza e Rhayner (NAU)
Cartões Vermelhos: 
Patric, aos 44'/2ºT (NAU)GOLS: Douglas Santos, aos 4'/1ºT (0-1); Rildo, aos 28'/2ºT (1-1) e Marcinho, aos 32'/2ºT (2-1)

PONTE PRETA: Edson Bastos; Cicinho, Ferron, Diego Sacoman e João Paulo; Baraka, Wendel Santana, Lucas (Luan, Intervalo) e Nikão (Marcinho, 13'/2ºT); Rildo e Roger (Giancarlo, 19'/2ºT). Técnico: Guto Ferreira.

NÁUTICO:  Felipe; Patric, Jean Rolt (Josa, 9'/2ºT), Alisson e Douglas Santos; Souza, Martinez e Rayner; Rogério, Araújo (Rogerinho, 43'/2ºT) e Kim (Reis, 21'/2ºT). Técnico: Alexandre Gallo.

Palmeiras 0 x 1 Coritiba – Em jogo nervoso, Coxa consegue pênalti no fim e afunda o Verdão


Encarado como uma decisão, o duelo entre Palmeiras e Coritiba, nesta quinta-feira (11), em Araraquara, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro, confirmou aquilo que esperava. Se faltou técnica, sobrou emoção e muito sofrimento ao torcedor, especialmente do Verdão. Um pênalti bem cobrado por Deivid, aos 43 do segundo tempo, selou a vitória do Coxa por 1 a 0 e deixou a vida do clube paulista ainda mais desesperadora do que já era.
Com a derrota, o time de Gilson Kleina permaneceu com 26 pontos, na 18º posição. Assim, diferença para o rival de hoje, o 14º, foi a nove pontos na tabela e as chances de deixar o Z-4 ficaram ainda mais remotas. Na próxima rodada, o Coxa encara o Bahia, no Couto Pereira, enquanto o Verdão tem uma partida difícil contra o Náutico, nos Aflitos.
Com muitos erros e equilíbrio, primeiro tempo não sai do zero        
Desfalcado de quatro titulares (Barcos, Valdívia, Artur e Juninho), o Palmeiras iniciou o jogo com algumas novidades e um meio de campo recheado de volantes. Mas o que melhor funcionou foram as subidas pela direita, com Obina. Fora isso, os outros jogadores deixavam nítido o nervosismo que tomava conta da equipe. No outro lado, o Coxa roubava bolas e mostrava um pouco mais de organização, apesar da postura apenas cautelosa. Mesmo sem lances de perigo, fazendo com que os goleiros praticamente não tocassem na bola, a partida era disputada.
A ansiedade do Verdão se manifestava, sobretudo, nos muitos erros de passes. A torcida ainda aplaudiu tentativa de chute de fora da área de João Denoni, aos 20, após o volante ganhar na intermediária, mas a bola saiu muito por cima da meta. Enquanto isso, o Coxa adiantava sua marcação, buscando alguma chance de contra-atacar. Porém, praticamente todas as tentativas de cruzamento eram do time paulista, que não aproveitava nenhuma chance e terminava a primeira etapa dando sinais de nervosismo cada vez maiores.
Deivid tem gol anulado, mas marca de pênalti no fim
A segunda etapa começou evidenciando as mesmas características da primeira: muita ansiedade dos dois lados, resultando em passes e cruzamentos errados, e uma certa dose de equilíbrio. O Palmeiras assustou primeiro, logo aos dois minutos, quando Luan fez boa jogada individual e driblou Cleiton, mandando a redonda muito perto da trave. Mas o Verdão se expunha e deixava o Coxa chegar na velocidade.
Aos 22, Gilson Kleina trocou Henrique, que já tinha amarelo, por Daniel Carvalho. O jogo se mantinha aberto. Aos 27, o torcedor do Palmeiras respirou aliviado quando, após bela jogada de Rafinha, Lincoln furou e a bola atingiu a trave. Deivid estava por ali, mas não conseguiu alcançar. Pouco minutos depois, o camisa 9 conseguiu balançar as redes, ao receber cruzamento de Rafinha, mas a arbitragem anulou o gol, alegando um impedimento que não aconteceu, já que Leandro dava condição ao ex-jogador do Flamengo.
Quando a disputa se aproximava do desfecho, um lance capital deu a vitória aos visitantes. Correia cometeu um erro grave, dando a bola ao oponente, e após o bate-rebate Éverton Ribeiro foi derrubado por Maurício Ramos. Na cobrança que decidiria o rumo das equipes na competição, Deivid acertou o meio do gol e levou o torcedor coxa-branca ao delírio. Aos 47, os palmeirenses ainda tiveram um pingo de esperança, em cobrança de falta da intermediária com Marcos Assunção. Mas não teve jeito. O capitão chutou por cima da meta e a partida terminou com festa para os visitantes, que comemoraram o resultado como se fosse um título.
FICHA TÉCNICA:
PALMEIRAS X CORITIBA

Estádio: Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
Data/hora: 11/10/2012 - 21h
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares:  Rodrigo Henrique Correa (RJ) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões Amarelos: Henrique (14' 2ºT); Willian (17' 1ºT); Obina (28' 1ºT); Luccas Claro (4' 2ºT); Everton Ribeiro (16' 2ºT); Lincoln (15' 2ºT); Daniel Carvalho (38' 2ºT);  Mauricio Ramos (44' 2ºT)
Cartões Vermelhos: não houve
Gols: Deivid, 44' 2ºT (0-1)

PALMEIRAS: Bruno, Correa, Maurício Ramos, Thiago Heleno, Leandro, Henrique (Daniel Carvalho/22' 2ºT), João Denoni, Tiago Real (Vinícius/32' 2ºT), Luan (Maikon Leite/12' 2ºT), Maikon Leite e Obina. Técnico: Gilson Kleina

CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Cleiton, Luccas Claro e Dênis Neves; Gil, Willian, Everton Ribeiro (Júnior Urso/46' 2ºT), Rafinha e Lincoln (Thiago Primão/ 37' 2ºT); Deivid (Marcel/44' 2ºT). Técnico: Marquinhos Santos.
 
.

Corinthians 3 x 2 Flamengo - Timão vira o placar com autoridade e pensa cada vez mais no Mundial


Mostrando a sua superioridade tática e técnica, o Corinthians venceu o Flamengo de virada por 3 a 2, nesta quarta-feira (10), no Pacaembu, pela 29ª rodada do Brasileirão. O resultado deixa o Alvinegro mais próximo do seu objetivo de chegar aos 45 pontos e se livrar do risco de rebaixamento para pensar apenas no Mundial de Clubes, no fim do ano. Agora, o Timão já tem 40 pontos ganhos e está na 8ª colocação. Já o Flamengo volta a se preocupar com o descenso, porque caiu para a 14ª posição e, com 35 pontos, está a 8 do Sport, que ainda joga amanhã. Na próxima rodada, o Corinthians visita a Portuguesa, no Canindé, e o Fla recebe o Cruzeiro, no Engenhão.
Corinthians começa melhor, mas Fla acha gol
Apesar dos importantes desfalques, o Corinthians começou a partida fazendo valer a sua maior estrutura tática, com três meias distribuídos atrás de um único atacante, além de uma fortíssima marcação. O Flamengo tinha dificuldades para furar esse bloqueio, por causa do isolamento de Vágner Love no ataque e da lentidão do meio-campo rubro-negro. Por isso, aos 17 minutos, Renato Abreu foi forçado a chutar de fora da área, de pé esquerdo. A bola pegou efeito e assustou Cássio ao passar à esquerda da meta. Cinco minutos depois, Douglas cobrou um escanteio pelo lado esquerdo e Paulo André subiu para cabecear, mas acabou parando na bonita defesa de Felipe.
Aos poucos, o Rubro-Negro passou a melhorar a marcação, equilibrando as ações. Aos 29 minutos, Ibson cobrou uma falta da meia esquerda e jogou a bola para o segundo poste. O zagueiro estreante Renato Santos se deslocou bem e, mesmo ligeiramente impedido, desviou para abrir o placar, colocando o Flamengo em vantagem. Sem a pressão de lutar por um lugar mais nobre na competição, já que o interesse está todo no Mundial de Clubes, em dezembro, o Corinthians não chegou a forçar o jogo, mas criou uma boa chance aos 41. Numa falta frontal ao gol, Douglas cobrou de pé esquerdo e forçou Felipe a fazer uma grande defesa.
Timão se impõe e vira com facilidade
No começo da segunda etapa, o ritmo do jogo continuou o mesmo: o Corinthians exercendo uma forte marcação adiantada e o Flamengo sem a menor inspiração para levar algum perigo. Além de o Alvinegro estar melhor, Wellington Silva deu uma valiosa contribuição para o adversário aos 15 minutos. O lateral-direito saiu jogando errado e Fábio Santos roubou a bola, avançou à linha de fundo e cruzou para a área. Edenílson apareceu sozinho e completou para deixar tudo igual. Aos 21, Fábio Santos criou outra grande chance: avançou pelo meio, tabelou com Emerson e tocou para o gol já dentro da área, mas Felipe deu um tapinha para escanteio.
Com 30 minutos jogados, o Corinthians repetiu uma jogada que quase dera resultado antes. Douglas cobrou escanteio pela direita e Paulo André, da risca da pequena área, se posicionou melhor do que Welinton para acertar uma bela cabeçada e virar o marcador. Dois minutos depois, o Flamengo tentou responder na mesma moeda: Adryan cobrou escanteio da direita, Renato desviou no primeiro poste e Wellington Bruno, flagrado em impedimento, tocou de cabeça na trave.
O Rubro-Negro ainda tentou ficar mais ofensivo, mas Emerson fechou o caixão aos 44. Edenílson puxou o contra-ataque pela direita e só rolou para o Sheik fazer o terceiro. Já nos acréscimos, Cléber Santana cobrou escanteio da direita e a bola caiu nos pés de Adryan. O jovem chutou para o gol, mas Cássio defendeu e Liédson aproveitou o rebote para diminuir.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 x 2 FLAMENGO
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data/Horário: 10/10/2012 - 22h
Árbitro: Fabricio Neves Correa
Assistentes: Tatiane Jacques de Freitas e Marcelo Bertanha Barison
Renda e Público: R$ 756.968,96/25.389 pagantes
Cartões Amarelos: Amaral, Welinton, Renato Abreu (FLA); Fábio Santos (COR)
Cartões Vermelhos:
Gols: Renato Santos, aos 29'/1ºT (0-1); Edenilson, aos 15'/2ºT (1-1); Paulo André, aos 30'/2ºT (2-1); Emerson, aos 44'/2ºT (3-1); Liedson, aos 47'/2ºT (3-2)
CORINTHIANS: Cássio; Alessandro, Wallace, Paulo André e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Guilherme Andrade - 36'/2ºT), Edenilson e Douglas (Anderson Polga - 43'/2ºT); Romarinho (Chiquinho - 36'/2ºT) e Emerson. Técnico: Tite.
FLAMENGO: Felipe; Wellington Silva, Welinton, Renato Santos e Magal; Amaral (Liedson - 36'/2ºT), Renato Abreu, Ibson (Wellington Bruno - 23'/2ºT), Léo Moura (Adryan - 23'/2ºT) e Cleber Santana; Vagner Love. Técnico: Dorival Júnior.
 

Internacional 3 x 0 Atlético-MG - Colorado joga bem abala de vez o sonho do Galo pelo título


O Internacional jogou bem e venceu o Atlético-MG com folga na noite desta quarta-feira (10), no Beira-Rio, em partida da 29ª rodada do Brasileirão. Aproveitando-se da ausência de Ronaldinho Gaúcho, suspenso por um jogo conforme decisão do STJD, o Colorado se impôs e ignorou as sete ausências do elenco, entre lesionados e convocados. Os gols da noite foram marcados por Jackson, Fred e Cassiano.
Agora, com 45 pontos, a equipe do técnico Fernandão volta a sonhar mais intensamente com uma vaga no G-4. O Galo, por sua vez, viu as chances de alcançar o líder Fluminense diminuirem consideravelmente. A distância entre o primeiro e o segundo colocado chegou a nove pontos.  
Na próxima rodada, os gaúchos enfrentam o Atlético-GO no sábado, às 18h30, no Serra Dourada. O Galo recebe no domingo, às 16h, o Sport no Independência.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 3 X 0 ATLÉTICO-MG
Local: Beira-Rio, Porto Alegre (RS)
Data/hora: 10/10/2012 – 22h (de Brasília)
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Alessandro A. Rocha Matos (Fifa-BA) e Rodrigo Pereira Joia (Fifa-RJ)
Cartões amarelos: Rafael Marques, Serginho (ATL) Josimar (INT)
Cartões vermelhos: não houve
Público Pagante/Total: 3.372/4.088
GOLS: Jackson - 20'/2ºT (1-0) Fred - 34'/2ºT (2-0) Cassiano - 41'/2ºT (3-0)
INTERNACIONAL: Muriel, Nei, Jackson, Ygor e Kleber; Bolatti, Josimar, Fred e Dátolo (Lucas Lima - Intervalo); Cassiano (Otávio - 43'/2ºT) e Rafael Moura (Dagoberto - 19'/2ºT) – Técnico: Fernandão.
ATLÉTICO-MG: Giovanni, Marcos Rocha, Rafael Marques, Leonardo Silva e Junior Cesar; Serginho (Neto Berola - 27'/2ºT) e Fillipe Soutto; Guilherme (Carlos Cesar - 15'/2ºT), Escudero (Leonardo - 35'/2ºT) e Bernard; Jô – Técnico: Cuca.
 

Vasco 0 x 2 São Paulo - Tricolor vence e segue na cola do G4


Em São Januário, Vasco e São Paulo se enfrentavam por uma briga direta por uma vaga no G4 do Campeonato Brasileiro. Passando por bons momentos no Brasileirão, os dois times estavam há 4 partidas sem perder e prometiam um grande jogo. O jogo, de fato, foi bom. Melhor ainda para o São Paulo.
Apesar de o Vasco precisar muito da vitória para consolidar o início de trabalho do técnico Marcelo Oliveira, o visitante se deu melhor. Jogando mais bola desde o início, o São Paulo conseguiu a vitória e segue em 5º lugar. Mas, agora, com 49 pontos, está colado no próprio Vasco, quarto colocado, que continua com 50 pontos.
São Paulo melhor desde o primeiro minuto
O tricolor paulista dominou amplamente o movimentado primeiro tempo. Sempre rondando a área vascaína, o São Paulo trabalhava bem a bola e, com frequência, se encontrava em situações de gol. Na primeira delas, Rogério Ceni cobrou falta perigosa, mas que passou por cima do gol de Fernando Prass. Em seguida, Osvaldo ficou cara a cara com o goleiro do Vasco, mas não conseguiu marcar. Até que Luis Fabiano, ao seu melhor, fez o primeiro para o São Paulo: recebeu a bola de costas para o gol, girou sobre a marcação vascaína e chutou no canto do goleiro.
Apático, o Vasco só acordou após sofrer o gol. Já perdendo por 1 a 0, passou a chegar com mais perigo ao gol defendido por Rogério Ceni. Porém, sem muito poder de criação, Eder Luis e Alecsandro não conseguiam boas chances para finalizar. A melhor chance do time carioca foi criada pelo próprio centroavante, que passou a bola para o companheiro de ataque Eder Luis chutar forte para a defesa do goleiro tricolor.
Como o Vasco saí mais para o jogo, o São Paulo tentava ampliar o placar no contra-ataque e, por duas vezes, obrigou o goleiro cruz-maltino a fazer defesas difíceis ao fim da primeira etapa.

Osvaldo esfria ânimos do Vasco
Se as coisas já estavam ruim para o Vasco, ficaram ainda piores. Logo no volta dos vestiários, o técnico Marcelo Oliveira se viu obrigado a substituir dois jogadores por contusão: Auremir e Fabrício entraram no lugar de Jonas e Renato Silva, respectivamente.
E, logo no início do segundo tempo, quando o Vasco tentava reagir, veio o segundo gol do São Paulo. Osvaldo, o melhor em campo na partida de ontem, limpou dois jogadores vascaínos antes de botar a bola no ângulo de Prass e marcar um golaço.

A partir daí, o São Paulo só administrou a vantagem. O Vasco, sem criação, só conseguia ameaçar por meio das bolas paradas ou com cruzamentos para a grande área. Quando conseguia criar lanças de perigo com Juninho, Rogério Ceni mostrava que ainda estava em forma e fazia excelentes defesas.
O meia Felipe até tentou melhorar a situação vascaína após entrar no lugar de Thiago Feltri, mas de nada adiantou. O 2 a 0 persistiu até o fim e diminuiu a diferença entre os dois times para apenas um ponto.
 Na próxima rodada, o São Paulo recebe o Figueirense no Morumbi, no domingo, às 16h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Vasco visita o Santos na Vila Belmiro.
 

Botafogo 0x2 Santos – Peixe consegue importante vitória e afunda o Glorioso



O Botafogo perdeu para o Santos por 2 a 1 e continua ladeira abaixo neste Brasileirão. Com a derrota,  o time da Estrela Solitária completou seis jogos sem vencer, sendo que são três derrotas consecutivas. Enquanto isso, o Peixe conseguiu retomar o caminho das vitórias e se afastou ainda mais da zona do rebaixamento. O jogo marcou ainda a primeira vitória fora de casa do Alvinegro Praiano sem a presença de Neymar neste Brasileiro.
A partida teve dois tempos completamente distintos. O primeiro foi totalmente dominado pelo Botafogo, que não conseguiu aproveitar as oportunidades. Já no segundo, o Santos foi eficiente e fez os dois gols da partida. Na próxima rodada, o Glorioso encarará o Grêmio, no Olímpico, e o Peixe jogará em casa contra o Vasco da Gama.  
Equipe carioca coloca várias bolas na trave, mas não consegue fazer gol.
O Botafogo desperdiçou inúmeras oportunidades durante a etapa inicial. Além de  bolas na trave, o goleiro do Santos foi obrigado a fazer defesas difíceis. O Glorioso contou com boas atuações dos laterais Lucas e Márcio Azevedo e dos volantes Jadson e Gabriel. Por outro lado, o Peixe se mostrava apático e quase não conseguia oferecer riscos ao goleiro Renan.  
Elkeson foi o jogador que mais desperdiçou chances pelo lado do Alvinegro carioca. Ele meteu uma cabeçada na trave, um chute no travessão, e ainda obrigou o goleiro Rafael a fazer uma excelente defesa após um chute rasteiro.
No fim do primeiro tempo o time de General Severiano ainda perdeu outras duas oportunidades claríssimas. Aos 31 minutos, Lucas tentou um cruzamento pela direita, a bola desviou em Durval e Rafael foi obrigado a fazer uma defesa sensacional. Um minuto depois, Jadson fez uma linda jogada e rolou para Seedorf. O craque holandês chutou com muito veneno, mas a bola passou rente à trave.
Santos volta melhor do intervalo e aproveita as chances obtidas.
O segundo tempo se mostrou bastante diferente do primeiro. O Botafogo caiu muito de rendimento e o Santos jogou um pouco melhor e aproveitou as poucas oportunidades que teve.
Logo aos 8 minutos, os paulistas fizeram o primeiro gol da partida. André aproveitou escanteio e colocou a bola no fundo das redes. Apenas três minutos depois, Miralles recebeu ótimo passe de Felipe Anderson e aumentou o marcador.  
O resultado parcial assustou os Botafoguenses. O time ficou completamente desnorteado e não conseguiu jogar o seu melhor futebol. Para piorar, os poucos torcedores que foram ao estádio não paravam de críticar a equipe.
Beneficiado pelos dois gols de diferença, o Peixe somente teve que administrar o resultado. O time tocou bem a bola e apenas esperou o juiz apitar o fim da partida.
Escalações:
Botafogo: Renan, Lucas, Dória, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo, Gabriel, Jadson, Seedorf, Andrezinho, Fellype Gabriel (Vitor Júnior), Elkeson (Rafael Marques). Téc: Oswaldo de Oliveira.
Santos: Rafael Cabral, Éwerton Páscoa, Bruno Rodrigo, Durval, Bernardo (Henrique), Gerson Magrão, Adriano, Arouca, Felipe Anderson, André (Bill), Miralles (Patrício Rodríguez). Téc: Muricy Ramalho.