Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Brasileirão 2011: o mais equilibrado de todos


O Campeonato Brasileiro nunca esteve tão disputado quanto em 2011. Com a diferença entre o primeiro e o quinto colocado em apenas três pontos, a tabela comprova o equilíbrio cada vez maior do Brasileirão. Desde 2006, quando a competição passou a ter 20 clubes na Primeira Divisão, a distância entre os cinco primeiros nunca foi tão pequena.

Em 2006 e 2007 o São Paulo (que terminaria campeão naqueles anos) sobrou. Após a 33ª rodada, a diferença para o quinto colocado foi grande nos dois anos - 14 e 16 pontos respectivamente. No ano seguinte o Tricolor Paulista voltou a conquistar o título, mas a essa altura da disputa, tinha apenas cinco pontos de vantagem para o quinto.

Já em 2009, ano em que o Flamengo foi campeão, algumas coincidências que podem fazer o rubro-negro sonhar com nova conquista: o Palmeiras liderava ao lado do São Paulo com 58 pontos, seguidos pelo Atlético-MG com 56 (mesma pontuação de Corinthians, Vasco e Fluminense hoje). Foi o único ano desde então que o líder na rodada 33 não levantou o caneco.

No ano passado a distância entre o então líder e campeão Fluminense e o Santos, que ocupava a quinta colocação em momento equivalente do Brasileiro, era de oito pontos. No entanto, Corinthians e Cruzeiro estavam na cola do Tricolor com apenas um ponto a menos. No entanto, a equipe dirigida por Muricy Ramalho garantiu o tri.

MUDANÇAS NO G4*

Se seu time ainda não se encontra entre os que estarão classificados para a Libertadores, não é preciso desanimar. Apenas em 2006 e em 2008 não houve alteração entre os primeiros colocados, que se classificaram para a Libertadores. Já nos outros anos...

Em 2007, Flamengo e Fluminense entraram no bloco dos que foram disputar a competição continental - não ocupavam a posição na rodada 33. Em 2009, Palmeiras e Atlético-MG deixaram o G4 em cinco rodadas. Inter e Cruzeiro assumiram. Já em 2010 foi a vez do Grêmio assumir o posto que era do Botafogo.

*em 2006 e 2007, tivemos G5 no Brasileiro

Confira a situação do Brasileirão nos anos anteriores, após a rodada 33

2006 - após a rodada 33
São Paulo 67 pontos
Internacional 62 pontos
Santos 55 pontos
Grêmio 55 pontos
Paraná 53 pontos

2007 - após a rodada 33
São Paulo 70 pontos
Santos 55 pontos
Palmeiras 55 pontos
Cruzeiro 54 pontos
Grêmio 54 pontos

2008 - após a rodada 33
São Paulo 62 pontos
Palmeiras 61 pontos
Grêmio 60 pontos
Cruzeiro 58 pontos
Flamengo 57 pontos


2009 - após a rodada 33
Palmeiras 58 pontos
São Paulo 58 pontos
Atlético-MG 56 pontos
Flamengo 54 pontos
Internacional 52 pontos

2010 - após a rodada 33
Fluminense 58 pontos
Corinthians 57 pontos
Cruzeiro 57 pontos
Botafogo 54 pontos
Santos 50 pontos 

Luan tem crise de choro após derrota

O atacante Luan demonstrou ter ficado abalado com mais uma derrota do Palmeiras no último fim de semana. O jogador, após deixar o gramado da Arena Barueri, no domingo (06), teve uma crise de choro, e teve de ser consolado pelos colegas de equipe.
Luan, após conceder uma breve entrevista, logo após a derrota por 2 a 0 para o Coritiba, demonstrou estar bastante abalado, e teria chorado no vestiário e até a saída do clube, de ônibus, horas depois do encerramento da partida.
O atacante é um dos mais criticados pela torcida do Palmeiras, e disse que não entende o que acontece com a equipe, que, na opinião do jogador, não tem medido esforços, mas não vem conseguindo vencer e superar a crise instaurada há mais de um mês.
O Palmeiras venceu apenas um jogo nas últimas 14 rodadas, e já começa a se preocupar com a zona do rebaixamento. Nas contas do técnico Luiz Felipe Scolari, a equipe precisa somar três pontos até o fim do campeonato, e os próximos adversários serão Grêmio, Vasco, Bahia, São Paulo e Corinthians.

Kaká é cortado da seleção



Não será desta vez que o meia Kaká irá retornar à seleção brasileira. O jogador foi cortado dos amistosos contra Gabão e Egito, que acontecem nos dias 10 e 14 de novembro. A confirmação foi feita pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) no domingo (06) à noite.
O jogador foi excluído da lista de convocados devido a uma lesão muscular. O brasileiro já não vinha participando dos últimos compromissos do Real Madrid, e o técnico do clube espanhol, José Mourinho, já havia adiantado que seu camisa 8 não teria condições de atuar nos amistosos.
Esta seria a primeira vez que Kaká iria defender a seleção brasileira, após um longo período em que se recuperava de lesões e cirurgias. A última vez que havia atuado com a camisa do Brasil havia sido ainda na Copa do Mundo, em julho do ano passado.
A CBF ainda informou que outro jogador do Real Madrid também foi cortado. O lateral-esquerdo Marcelo também não faz mais parte da lista de convocados, igualmente por motivos de lesão. Outro que já havia sido cortado era o meia Luiz Gustavo, do Bayern de Munique.

Presidente garante permanência de técnico no Cruzeiro

Na zona de rebaixamento restando cinco rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro descarta trocara de técnico. Gilvan de Pinho Tavares, eleito presidente do clube mineiro, mas que ainda não assumiu o cargo, adiantou que não irá demitir Vagner Mancini.
Embora tenha sido oficialmente designado para a presidência do Cruzeiro, Tavares já vem respondendo pelo futebol no clube de Belo Horizonte, e nesta segunda-feira (07) afirmou que não haverá uma troca de técnico, apesar da má fase cruzeirense.
O Cruzeiro foi goleado pelo Flamengo por 5 a 1 no último domingo (06), e com isso caiu passou a integrar a zona de rebaixamento, com 34 pontos e a 17ª colocação. O risco de queda fez com que aumentassem os rumores de mais uma troca de treinador.
Vagner Mancini é o quarto técnico que passa pelo Cruzeiro este ano, antes dele já comandaram a equipe Adilson Batista, Joel Santana e Emerson Ávila. Na segunda-feira alguns rumores davam conta de que o próprio Adilson poderia voltar ao Cruzeiro, com Vagner Mancini sendo demitido.

Torcedores do Corinthians agridem trio de arbitragem



O árbitro Jean Pierre Gonçalves e os auxiliares Altemir Hausmann e Julio Cesar Rodrigues foram agredidos por um grupo de torcedores do Corinthians nesta segunda-feira (07), no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
Um grupo de quatro torcedores, sendo que dois deles com a camisa de uma torcida organizada do Corinthians, abordaram o trio, intimidando Hausmann e agredindo fisicamente Jean Pierre. A Polícia Federal e funcionários da Infraero tiveram de intervir.
Os árbitros faziam uma conexão de vôo para Porto Alegre, quando foram interpelados pelos torcedores. A administração do aeroporto de Congonhas não deram mais detalhes sobre o ocorrido, e a direção do Corinthians, através de seu site, divulgou uma nota repudiando o ato.
O árbitro foi bastante criticado pelo Corinthians pelo pênalti assinalado na partida contra o América-MG, no último domingo, que resultou na vitória mineira por 2 a 1. A falta que originou o lance teria ocorrido fora de área, e mesmo assim Jean Pierre marcou pênalti.

Sorteio do Mundial acontece dia 17



O sorteio que irá definir os adversários dos Santos no Mundial Interclubes irá acontecer no dia 17 deste mês, em Nagoya, no Japão. Desta definição é que o time brasileiro irá saber quem serão seus possíveis adversários na competição internacional.
A equipe de Neymar, Paulo Henrique Ganso e Muricy Ramalho, campeã da Copa Libertadores da América, entra diretamente nas semifinais, do Mundial, assim como o campeão da Liga dos Campeões da Europa, o Barcelona.
Os demais participantes do torneio se enfrentam em fases anteriores. Já possuem vaga garantida no Mundial Interclubes, além de Barcelona e Santos, o Monterrey, representante da Concacaaf, do México, e Al-Sadd, do Catar, campeão da copa asiática.
Ainda devem ser definidos os representantes da África, que está entre Wyaad, do Marrocos, e Esperánce, da Tunísia, que acontece dia 12 de novembro, além de uma decisão entre o Auckland City, da Nova Zelândia, e o campeão da liga japonesa.

Palmeiras perde para o Coritiba no Brasileirão 2011

Palmeiras x Coritiba
Palmeiras e Coritiba jogaram neste domingo(6) pela 33ª rodada doBrasileirão na Arena Barueri, em Barueri.
O Verdão de Luiz Felipe Scolari não está em uma boa fase, na rodada passada o time perdeu para o Atlético/MG. Neste jogo o time entrou em campo com Luan e Ricardo Bueno no ataque.
O Coritiba de Marcelo Oliveira vem de uma vitória em cima do América/MG e entrou na partida com Leonardo e Marcos Aurélio no ataque.

Primeiro Tempo

Ambos os times saíram com vontade de jogar, mas foi o Coritiba que conseguiu abrir o placar aos 23′ quando Davi receu a bola e chutou pro gol sem goleiro pra marcar e terminar o primeiro tempo com vantagem do Coritiba.

Segundo Tempo

Na segunda parte do jogo o Coritiba voltou com garra e aos 11′ Leonardo chutou bem e marcou pra fechar o jogo na Arena Barueri. Palmeiras 0 x 2 Coritiba.

Flamengo faz 5 no Cruzeiro e afunda rival

O Flamengo goleou na 33ª rodada do Brasileirão. Em partida disputada na tarde do último domingo (6) no Engenhão, o rubro-negro carioca humilhou o Cruzeiro e aplicou 5 x 1 em seu adversário.
Com o resultado, o Flamengo está de volta à briga pelo título do Brasileirão. Beneficiado com as derrotas de Corinthians, Vasco e Botafogo a equipe comandada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo foi para 55 pontos e está a apenas três pontos dos primeiros colocados.
Já o Cruzeiro segue o seu calvário. Com a derrota a equipe entrou pela primeira vez na edição 2011 do Brasileirão na zona de rebaixamento. Com a vitória do Ceará para cima do Avaí o Cruzeiro permaneceu com 34 pontos e agora é o 17º colocado, um ponto atrás do Vozão.
E o Cruzeiro começou a partida na frente. A equipe marcou primeiro com Anselmo Ramon. E ainda desperdiçou um pênalti que poderia ter dado vantagem de 2 x 0. A partir daí só deu Flamengo. Com dois gols de Deivid a equipe virou o jogo no primeiro tempo. Na etapa final o meia Thiago Neves “fechou o caixão” do Cruzeiro e marcou três vezes para dar números finais a partida.

Com time completo, Santos da show e vence o Vasco na Vila



O retorno do meia Paulo Henrique Ganso ao time titular do Santos surtiu efeito bastante positivo para o grupo. Com um show a parte de Neymar e o recorde de gols de Borges, a equipe derrotou o Vasco na tarde do último domingo (6) pela 33ª rodada do Brasileirão.
E o jovem atacante santista já desequilibrou logo no início do jogo. Em sua primeira investida, o camisa 11 sofreu falta de Dedé na lateral. Mas o jogador bateu direto e contou com um leve desvio em Renato Silva para marcar o primeiro gol do jogo, logo aos 3 minutos.
Mesmo com o Santos melhor em campo o Vasco conseguiu uma jogada importante e que será muito discutida durante a semana. O meia Diego Souza recebeu cruzamento da direita e marcou de cabeça, mas um leve apoio nas costas de Danilo fez o árbitro André Luiz de Freitas Castro anular o gol que seria de empate.
O segundo gol do Santos saiu apenas no segundo tempo. Aos 28 minutos, Neymar carregou a bola até a área e tocou para Borges encher o pé e anotar seu 23º gol no Brasileirão, o novo recorde de um jogador santista em apenas uma edição do campeonato superando Serginho Chulapa.

Corinthians joga mal e perde para lanterna “em casa”

Com uma ótima chance de disparar na liderança do Brasileirão, já que enfrentaria o lanterna do campeonato, o América-MG, o Corinthians decepcionou a maioria dos torcedores que lotaram o estádio em Uberlândia e foi derrotado por 2 x 1.
A equipe mineira decidiu mandar a partida na cidade que é praticamente divisa com o Estado de São Paulo para aumentar a arrecadação. Com a maioria de torcedores alvinegros, a equipe paulista não se impôs e com erros de arbitragem para os dois lados não conseguiu derrotar o lanterna da competição.
Os dois lances polêmicos foram dois pênaltis anotados para cada um dos lados de forma duvidosa. O primeiro foi a favor do América-MG aos 34 do primeiro tempo e o atacante Fábio Júnior cobrou e marcou. Já aos 45 da primeira etapa foi a vez do Corinthians ser beneficiado com um pênalti que Chicão, que retornava ao time titular, empatou.
Quando a partida se encaminhava para o empate aos 40 minutos do segundo tempo o juiz marcou uma falta perigosa para o América-MG. Amaral cobrou com maestria e deu a vitória a equipe mineira que mesmo assim continua na última posição.

Fluminense vence o Internacional no Beira-Rio

Rafael Moura corre para-comemorar o primeiro gol do Flu - Foto: Alexandro Araújo / Agência Photocamera - www.fluminense.com.br

O Internacional foi derrotado por 2 a 1 pelo Fluminense na noite deste domingo no Beira-Rio, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão. O time carioca abriu o placar com Rafael Moura aos 17min. Oscar empatou para o Colorado 20 minutos depois, mas no finalzinho do primeiro tempo, Rafael Sobis colocou o Flu novamente em vantagem. O Inter lutou muito na etapa final, mas não conseguiu evitar a derrota.
Com o resultado, o Inter caiu para a sétima posição, com 51 pontos. Está a quatro pontos do G-5, no entanto, ainda restam cinco jogos na competição nacional – Cruzeiro (fora), Bahia (casa), Botafogo (fora), Flamengo (fora) e Grêmio (casa) – para o Campeão de Tudo lutar por uma vaga na Libertadores de 2012.
O Jogo
Aos 17min, o Fluminense saiu na frente logo na sua primeira chegada. Bola cruzada com qualidade do bico da área até a cabeçada forte de Rafael Moura sem chances para Muriel. Era o primeiro indício de que o dia não seria do Inter mesmo.
O time colorado tratou de correr atrás do resultado. Aos 20min, boa jogada do Inter. Damião fez parede na entrada da área, tocouem Andrezinho, que achou D´Alessandro na direita. O argentino deu um corte no marcador, cruzou para Damião cabecear e Diego Cavalieri salvar com boa defesa. Dois minutos depois, Bolatti e D´Alessandro tabelaram até a entrada da área, a bola sobrou para Oscar chutar forte e Diego Cavalieri defender com segurança.
O Inter não arrefecia e tratava de marcar forte a saída de bola da defesa carioca, que sentia. Aos 37min, em uma blitz, Andrezinho roubou a bola de Leandro Eusébio e tocou em Leandro Damião. O centroavante fez jogada de ponta e cruzou na medida para Oscar entrar livre e chutar com categoria para empatar o jogo. Foi a 10ª assistência de Damião na temporada e o 12º gol de Oscar em 2011.
O gol incendiou o Beira-Rio e o clima no estádio era de esperança na virada. Mas no último minuto do primeiro tempo, um balde de água fria sobre todos. Sobis recebeu na entrada da área, avançou e chutou forte de pé esquerdo no cantinho. Cariocas em vantagem novamente.
Os dois times voltaram sem mudanças para o segundo tempo. Mas as dificuldades para chegar ao empate aumentavam a cada instante. O Fluminense tocava a bola e dificultava as iniciativas do Inter, que se via frustrado nas tentativas de pressionar. Bem postado na defesa, o time carioca deixava poucos espaços para a criação do Inter.
Aos 37min, a coisa complicou de vez com a expulsão de Juan, por reclamação. Mas mesmo com um jogador a menos, o Inter teve chance com Damião, aos 40min, que recebeu na área e tentou o chute cruzado, mas a bola saiu ao lado do gol. Aos 46min, em contra-ataque, o goleiro Muriel salvou o terceiro gol nos pés do atacante Araújo. Foi a última chance da partida.
“Foi um jogo truncado. A partida não fluiu, a marcação estava espelhada dos dois times e prevaleceu. Os gols não foram de jogadas trabalhadas. Eles tiveram as duas oportunidades e foram felizes. Tivemos algumas oportunidades mas muito aquém do que estávamos acostumados”, avaliou o técnico Dorival Júnior.
Ficha técnica:
Internacional (1): Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Juan e Kleber; Bolatti, Guiñazu (Tinga), Andrezinho (Ilsinho), Oscar e D’Alessandro (Zé Roberto); Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Fluminense (2): Diego Cavalieri; Mariano, Elivélton, Leandro Eusébio e Carlinhos; Edinho, Valencia, Deco (Diguinho) e Marquinho (Araújo); Rafael Moura e Rafael Sobis. Técnico: Abel Braga.
Gols: Rafael Moura (F), aos 17min do primeiro tempo, Oscar (I), aos 37min do primeiro tempo, Rafael Sobis (F), aos 48min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Marquinho, Deco, Valencia (F), Oscar e Kleber (I). Expulsão: Juan (I).
Público: 38.142 (33.850 pagantes)/Renda: R$ 607.240,00.
Arbitragem: Sandro Meira Ricci (DF), auxiliado por Kleber Lúcio Gil-SC e Carlos Emanuel Manzolillo-DF.
Local: Beira-Rio, Porto Alegre.