Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Rogério Ceni comemora evolução de Ganso e aguarda pelo meia ainda na Sul-Americana


O meia Paulo Henrique Ganso está cada vez mais perto de estrear pelo São Paulo. Nesta segunda, o jogador participou com o grupo de uma atividade no gramado do CT da Barra Funda antes de realizar suas atividades de reforço muscular com os preparadores físicos do clube. O esforço do novo camisa 8 são-paulino ao longo da recuperação de uma lesão no tendão femoral da coxa esquerda tem agradado o capitão Rogério Ceni. 
“Pelo que vejo da evolução dele... me surpreendeu até a dedicação, é um cara bastante dedicado. Vejo o Ganso todos os dias trabalhando no Reffis. Acho que a lesão está cicatrizada, o que é o mais importante, e agora é condicionamento físico. Acredito que em duas ou três semanas, quem sabe, ele tenha condições de estar jogando. Se conseguir ficar bom nesse tempo, vai estar junto com a gente nessa reta final de Sul-Americana”, disse Rogério no embarque do time para a partida de ida das quartas de final do torneio continental, contra a Universidad do Chile.
O clube ainda evita dar um prazo para o retorno de Ganso, mas é certo que ele não enfrentará a Universidad de Chile no duelo de volta das quartas de final da Sul-Americana, na quarta-feira que vem, no Pacaembu. O Tricolor não poderá utilziar o Morumbi, já que o estádio receberá um show da cantora Lady Gaga.
“Gosto de jogar no Pacaembu, é um lugar mais centralizado para a torcida. Prefiro o Morumbi pelas dimensões, até para jogar contra um time como esse. Mas o Pacaembu tem um ótimo gramado, condição para o torcedor estar mais próximo. É ótimo, gosto bastante do Pacaembu e em uma necessidade não vejo problema nenhum.”
 

Flamengo tem dois desfalques para partida contra Atlético-MG


O Flamengo teve dois desfalques confirmados para a partida contra o Atlético-MG, amanhã, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada do Brasileirão: o volante Cáceres e o lateral/meia Léo Moura não participaram do rachão realizado hoje no CT Ninho do Urubu e foram vetados pelo departamento médico.
Ambos não jogaram a partida anterior -- vitória sobre o São Paulo, em casa --, mas vinham treinando durante a semana. Cáceres está com dores no quadril e deve ser substituído por Ibson. Léo Moura, por sua vez, voltou a sentir o problema na coxa direita que vem o afetando desde o jogo contra Cruzeiro, no dia 13 de outubro. Como ele já estava treinando entre os reservas, não será problema para o time titular.
 

Pensando no São Paulo, Carlinhos vota em Fred como melhor artilheiro na briga com Luis Fabiano


O Fluminense se prepara para mais do que um simples duelo do Campeonato Brasileiro. Consideradas duas das melhores equipes do atual momento da competição, o Tricolor das Laranjeiras e o São Paulo medirão forças no próximo domingo, no Morumbi, não apenas para cumprir tabela pela 34ª rodada, mas também para colocar frente a frente os dois principais artilheiros do torneio: Fred, com 16 gols, e Luis Fabiano, com um a menos. Em tom de brincadeira, o lateral Carlinhos disse que o centroavante do tricolor carioca leva vantagem. 
- O Fred é o artilheiro, então ele é o melhor, não (risos)? Estou brincando, mas são dois jogadores de muita qualidade. Tive oportunidade de conviver alguns dias com o Luis Fabiano na Seleção, e todos sabem como ele é. Mas para mim é mais fácil falar do Fred até pela convivência diária no clube. É um grande duelo - afirmou.
Mas a principal preocupação de Carlinhos não é com o duelo de artilheiros. O jogador fatalmente será responsável por marcar as subidas de outro adversário perigoso, o meia-atacante Lucas, autor de três gols na última vitória dos paulistas, sobre o Sport, por 4 a 2.
- Tomara que a cota de gols dele tenha acabado (risos). É um jogador veloz e que eu vou ter de me preocupar bastante - comentou.
 

Mano convoca Seleção para amistoso contra Colômbia, dia 14


O técnico Mano Menezes convocou hoje a Seleção Brasileira que, no dia 14 de novembro, vai enfrentar a Colômbia, em Nova Jersey, nos Estados Unidos. A despeito do que vinha sendo cogitado, Mano chamou a força máxima para o confronto, que não vai desfalcar nenhum time brasileiro. A Seleção parte para os Estados Unidos no dia 12, retornando no dia seguinte ao duelo. Como a 36ª rodada do Brasileirão será apenas em 17 e 18 de novembro, nenhuma equipe do Brasil será prejudicada.
A base dos últimos jogos, contra Iraque e Japão, foi mantida. Kaká segue na lista.
Confira a lista de Mano Menezes:
Goleiros: Diego Alves (Valencia) e Jéfferson (Botafogo);
Laterais: Adriano e Daniel Alves (Barcelona), Fábio Santos (Corinthians);
Zagueiros: David Luiz (Chelsea), Leandro Castán (Roma), Réver (Atlético-MG) e Thiago Silva (PSG);
Meio-campistas: Arouca (Santos), Giuliano (Dnipro-UCR), Kaká (Real Madrid), Lucas (São Paulo), Oscar (Chelsea), Paulinho (Corinthians), Ramires (Chelsea), Sandro (Tottenham) e Thiago Neves (Fluminense);
Atacantes: Hulk (Zenit), Leandro Damião (Internacional) e Neymar (Santos).
 

Ney Franco aguarda dois novos centroavantes para 2013


Mesmo depois de encontrar o esquema tático ideal para o São Paulo, o técnico Ney Franco ainda convive com problemas para escalar a equipe. As ausências frequentes de Luis Fabiano, por conta de lesões, constituem a principal dificuldade. Nesta quarta, o Tricolor encara a Universidad de Chile, pelas quartas de final da Sul-Americana, e não tem a garantia de seu artilheiro, que se recuperou de uma problema na coxa e ainda não se encontra na melhor condição física. Por conta disso, o treinador já fala em reforços na posição, para que em 2013 a equipe tenha opções à altura em casos de lesão dos titulares. 
“Nós já estamos indo atrás. Eu já indiquei alguns nomes, e a diretoria já está trabalhando porque a gente sabe como é difícil trazer jogadores bons. A gente já identificou que esse é um setor que precisamos reforçar e por isso já estamos tentanto fazer isso agora”, garantiu o treinador, em entrevista ao portal ESPN.com.br.
Atualmente, Willian José e Ademilson são as opções de Ney no banco de reservas. O comandante ainda não revela nomes que podem chegar ao time, mas faz questão de mencionar os atuais atletas do elenco.
“A gente está pedindo pelo menos dois reforços para esta posição, lembrando que nós já temos o Ademílson e o Willian que também atuam nesse setor. Naturalmente, vai haver uma disputa de posição, mas isso é normal em qualquer time. Mas a ideia é trazer mesmo dois nomes aí”, contou o treinador.
 

Botafogo não se importa com fama de carrasco do Palmeiras


O Botafogo tem uma semana para se preparar para enfrentar um grande carrasco na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. Em 2012, o Palmeiras esteve no caminho do Glorioso em três oportunidades. Em duas delas, melhor para os paulistas. E no único triunfo vencido pelos cariocas - vitória por 3 a 1, no Engenhão - o resultado não foi o suficiente para evitar a eliminação na Copa Sul-Americana. No primeiro turno do Brasileiro, o rival saiu vitorioso com dois gols de Barcos. Agora, o técnico Oswaldo de Oliveira espera uma história diferente. No próximo domingo, as equipes medirão forças em Araraquara, em jogo válido pela 34ª rodada do torneio nacional.
- Tivemos um resultado muito duro,¨mas o Botafogo não mereceu perder aquele jogo. Mesmo assim, não há a menor interferência agora, pois é uma situação diferente. Nós vivemos outro momento, e o Palmeiras também. É procurar a vitória pelos nosso méritos - disse Oswaldo.
O momento dos dois times é completamente diferente. Enquanto o Verdão já sente o rebaixamento se aproximar - a equipe ocupa a 17º colocação, com 32 pontos -, o alvinegro corre atrás de uma vaga no G-4. O time de General Severiano está na sexta colocação, com 50 pontos, a oito do São Paulo, quarto colocado.
 - Vai ser uma luta muito grande. É um jogo tão importante para eles quanto para nós. Vamos respeitá-los muito como fizemos com todos os nossos adversários até agora. Essa é a única maneira cabível de conseguir uma vitória. Contra o Palmeiras, precisamos ratificar esse comportamento. Longe de imaginar que o adversário será uma presa fácil. Precisamos manter a nossa atitude e pegada para conseguirmos vencer - comentou Oswaldo.
 

Fred diz que time do Fluminense precisa de mais concentração


O Fluminense lidera o Brasileirão com uma folga de nove pontos, mas não pode dizer que dá tranquilidade ao torcedor. Na última partida, em que venceu o Coritiba por 2 a 1, o Tricolor levou sufoco dos paranaenses no fim do jogo e quase cedeu o empate. O atacante Fred chamou a atenção para essa questão:
- Esta pressão no fim das partidas é algo que me deixa um pouco preocupado, pois o futebol se resolve a cada dia mais em pequenos detalhes. Precisamos de mais auto-crítica e nos concentrar do início ao fim. No segundo tempo a gente começou a chamar o Coritiba para o nosso campo - disse o artilheiro do campeonato, com 16 gols.
 

Palmeiras tenta reunir provas sobre interferência externa na anulação do gol de Barcos


Com um prazo de até terça-feira (30) para apresentar jusificativa para a anulação da partida contra o Inter, o Palmeiras corre nos bastidores na tentativa de reunir provas que evidenciem uma interferência externa na anulação do gol de mão do argentino Hernán Barcos. O Verdão saiu de campo no Beira-Rio derrotado por 2 a 1, no último sábado, em jogo válido pela 33ª rodada do Brasileirão. A diretoria afirma que a decisão foi tomada pelo delegado da partida, Gerson Baluta, e não pelo quarto árbitro, Jean Pierre Gonçalves Lima, que assumiu a autoria da anulação.  
O levantamento de provas está a cargo do diretor jurídico Piraci Oliveira, mas a decisão só será tomada com o aval do presidente Arnaldo Tirone.
- Até o momento, só temos provas testemunhais, que considero fracas. Mas devemos entrar com esse pedido, é uma decisão colegiada e que será tomada após o posicionamento do presidente – afirmou Piraci - Temos convicção de que foi o delegado que anulou o gol. Ele vai negar, claro, mas vamos buscar imagens que provam essa interferência. Está muito claro que houve interferência externa – completou.
 

Sorín admite que Cruzeiro pode voltar a negociar com Riquelme


O argentino Sorín, ex-jogador e ídolo do Cruzeiro, disse ao jornal portenho "Olé" que a Raposa pode voltar a negociar com o meia Riquelme. Desde julho, Riquelme está sem jogar, porque decidiu deixar o Boca Juniors após o fim da Taça Libertadores da América.
- Vejo possível a chegada de Riquelme ao Brasil. Todos os torcedores do Cruzeiro o pedem, porém vai depender muito dele. O clube me pediu o contato com ele e seu representante, na ocasião o negócio não ocorreu. Porém podemos retomar as conversas para uma segunda tentativa - disse Sorín.
 O ex-lateral do Cruzeiro se mostrou a favor da vinda do meia para o Brasil:
- Riquelme é muito respeitado no Brasil e admirado. Poderia desenvolver todo o seu talento em um campeonato muito interessante, com grandes figuras graças a uma economia forte. Todos os argentinos que estão no Brasil goza de um bom momento e são muito queridos pelos torcedores. Román não será uma exceção.
 

Cuca elogia organização do Atlético-MG e fala em reforços pontuais para 2013



Apesar dos rumores sobre a saída de Bernard, revelação do Atlético-MG no Brasileirão, o pensamento dentro do clube é otimismo para o ano de 2013. A equipe só precisa de mais uma vitória para garantir matematicamente a vaga na Libertadores de 2013 e segue na vice-liderança do torneio nacional. Diante do bom momento, o técnico Cuca fez elogios ao clube e destacou que a base deve ser mantida para a próxima temporada.

“Hoje, o Atlético-MG é um clube que tem muitas ofertas de jogadores. Acho que todos os jogadores querem jogar no Atlético-MG. Sabem que aqui, dia primeiro tem pagamento, é organizado, tem uma estrutura fantástica, uma torcida maravilhosa. Tem tudo para passar bem daqui para frente”, declarou, antes de falar sobre reforços. “Três ou quatro saem, três ou quatro entram e a base está mantida”, disse.


Luxemburgo não gosta de burburinho sobre reforços no Grêmio

O técnico Vanderlei Luxemburgo, do Grêmio, não gostou nada das informações que vazaram sobre a montagem do elenco para o próximo ano. Em terceiro lugar na tabela, com 60 pontos, o Tricolor gaúcho está quase garantido na Taça Libertadores da América do ano que vem. Durante a semana, vazaram notícias de que o Grêmio estaria de olho no zagueiro uruguaio Diego Lugano, sem espaço no Paris Saint-Germain.
- Eu entendo como natural, não vamos conseguir impedir (falar sobre reforços), mas acho inoportuno. O que está resolvido é a mudança de comando, vai entrar o doutor Fabio Koff, e a partir daí as coisas vão se desenhar. Acho desnecessário e inoportuno, porque isso cria dentro do elenco alguma coisa de desconforto. Quem vai classificar esse grupo para a diretoria que assumir são os jogadores que estão hoje. Tem que mantê-los motivados pra conquistar esse objetivo - disse o treinador.
 

Além de São Paulo e Grêmio, Manchester United pode estar interessado em Lugano

O zagueiro Diego Lugano pode estar na mira de mais um clube para concorrer com São Paulo e Grêmio, segundo informações da imprensa europeia divulgadas nesta segunda-feira (29). O Manchester United seria o interessado da vez, e o uruguaio já teria mostrado disposição em fechar contrato por um ano, a partir da abertura da janela de transferências, em janeiro de 2013.
A expectativa do Red Devils é suprir a deficiência da equipe após uma série de lesões no setor - Vidic, Smalling e Phil Jones visitaram o departamento médico ultimamente. Mas o zagueiro já mostrou interesse num retorno ao São Paulo, clube que defendeu entre 2003 e 2006 e no qual conquistou títulos expressivos, como o Mundial de Clubes. O Grêmio também segue como opção, já que o preseidente Fábio Koff,eleito recenteente, deseja reforçar o elenco para a disputa da Taça Libertadores, em 2013.
 

Dagoberto fica fora do Inter por até um mês

O atacante Dagoberto, do Internacional, teve nesta segunda-feira (29) a confirmação de que ficará até um mês longe dos gramados. O jogador sentiu uma lesão na coxa direita na vitória contra o Vasco, na quarta-feira passada. Essa já é a terceira vez no ano que Dagoberto tem problemas no local desde julho.
- O Dagoberto vai ficar parado de três a quatro semanas. Ele teve uma nova lesão na coxa - disse Paulo Rabello, diretor médico do Colorado.
Pelo menos, o técnico Fernandão deve poder contar com o retorno do atacante Leandro Damião, que se recuperou de um desconforto muscular na coxa esquerda e deve se juntar ao grupo no decorrer da semana. Em 5º lugar no Brasileirão, com 51 pontos, o Inter vai enfrentar o Náutico, domingo, em Recife.
 

Neymar está em lista da FIFA de concorrentes à Bola de Ouro


A FIFA e a revista France Football divulgaram nesta segunda-feira a lista com 23 jogadores que vão concorrer à Bola de Ouro, dada ao melhor do mundo. O atacante Neymar, do Santos, foi o único brasileiro incluído na lista. No dia 29 de novembro, em São Paulo, a entidade máxima do futebol divulga os três nomes que vão disputar o prêmio, cuja cerimônia de entrega será no dia 7 de janeiro, em Zurique, na Suíça.
Confira aqui a lista com os 23 nomes:
Sergio Agüero (ARG/Manchester City)
Mario Balotelli (ITA/Manchester City)
Karim Benzema (FRA/Real Madrid)
Gianluigi Buffon (ITA/Juventus)
Sergio Busquets (ESP/FC Barcelona)
Iker Casillas (ESP/Real Madrid)
Didier Drogba (CIV/Chelsea, depois Shanghai Shenhua)
Radamel Falcao (COL/Atletico Madri)
Zlatan Ibrahimovic (SUE/Milan AC, depois Paris Saint-Germain)
Andrés Iniesta (ESP/ Barcelona)
Lionel Messi (ARG/ Barcelona)
Manuel Neuer (ALE/Bayern de Munique)
Neymar (BRA/Santos)
Mesut Özil (ALE/Real Madrid)
Gerard Piqué (ESP/ Barcelona)
Andrea Pirlo (ITA/Juventus)
Sergio Ramos (ESP/Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (POR/Real Madrid)
Wayne Rooney (ING/Manchester United)
Yaya Touré (CIV/Manchester City)
Robin van Persie (HOL/Arsenal, depois Manchester United)
Xabi Alonso (ESP/Real Madrid)
Xavi Hernandez (ESP/ Barcelona).
 

Dória comemora seu primeiro gol como profissional

O zagueiro Dória estava bastante feliz depois de marcar o seu primeiro gol como profissional pelo Botafogo, ontem, na vitória por 4 a 0 sobre o Atlético-GO. O jovem, de 17 anos, vem se firmando cada vez mais como titular da defesa alvinegra.
- Estou feliz pelo gol. Estou trabalhando muito forte as bolas paradas. Fico feliz por tudo isso - declarou.
Dória também comentou a oportunidade que lhe foi dada pelo técnico Oswaldo de Oliveira. Com a contusão do titular Antônio Carlos, Dória assumiu a posição e, com a volta do antigo titular, barrou Fábio Ferreira.
- Representa uma conquista gratificante para mim e para minha familia. Terminar esse ano como titular será especial para abrir novas portas para o ano que vem também.
 

Zagueiro Léo pede mais conversas contra instabilidade no Cruzeiro


O zagueiro Léo, do Cruzeiro, esteve suspenso na última partida da Raposa -- derrota para a Ponte Preta, por 1 a 0 --, mas mesmo assim se preocupa com o momento instável vivido pelo clube celeste neste Brasileirão. O Cruzeiro está em 9º lugar, com 43 pontos, e não conseguiu deslanchar até agora.
– Essa oscilação que vem acontecendo nos jogos é um caso de ser conversado e bem discutido, porque não pode acontecer. Temos este desequilíbrio no campeonato, com um erro ou outro que fazem a diferença. Tem ainda a fase, que a gente pressiona e não consegue fazer o gol. Temos que ter atenção redobrada. E policiamento, para que a gente não dê margem para acontecer o erro. Temos que estar 110% ligados no jogo inteiro, para que a gente possa passar por essa fase ruim e voltar a vencer as partidas - disse o zagueiro.
 

Luxemburgo reclama de atacante após empate com o Bahia


O técnico Vanderlei Luxemburgo ficou bastante irritado com as chances perdidas pelo atacante Leandro, no empate do Grêmio com o Bahia por 1 a 1, ontem, em Salvador. Com este resultado, o Tricolor gaúcho engatou o seu quarto empate seguido e praticamente deu adeus às chances de título. Após os jogos de ontem, o Grêmio se manteve na terceira posição, com 60 pontos.
- Ele (Leandro) é menino, mas tem de ser cobrado e trabalhar. Ele prefere fazer uma jogada bonita que uma jogada com eficiência. Dá uma porrada paro gol, faz o goleiro sofrer, oras. Ele arriscou uma jogada que não tinha necessidade. Se ele carrega, faz o gol. Das três, aquela que ele tirou o pé me deixou p... Errar tecnicamente faz parte, mas puxar o freio não - disse Luxemburgo.
 

Seedorf trabalha para enfrentar o Palmeiras no domingo


O meia Seedorf está fazendo de tudo para se recuperar a tempo do próximo compromisso do Botafogo, contra o Palmeiras, no próximo domingo, no Engenhão, pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de marcar um gol neste sábado, durante a goleada sobre o Atlético-GO, o holandês precisou deixar o gramado por conta de dores na coxa esquerda. Na manhã de hoje (28), Seedorf deu sequência ao tratamento que havia começado logo após sair de campo. Enquanto os demais jogadores tiraram um dia de folga, o meia fez seções de gelo na sede do Alviegro, em General Severiano.
- Agora a gente não sabe o que tem ainda. Em 48 horas, vamos poder fazer uma ressonância… Espero que não seja muito grave. Estou jogando desde agosto do ano passado, um ano e meio direto e, às vezes, o corpo quer descansar também - disse o meia, na saída de campo.
 

Após vitória contra Vasco, Tite reclama de árbitro



O Corinthians venceu o Vasco, por 1 a 0, no Pacaembu, mas o técnico Tite não estava de todo feliz ao deixar o estádio. O comandante alvinegro reclamou muito do árbitro Leandro Pedro Vuaden, que, segundo Tite, deixou de marcar um pênalti para o Corinthians, em Paolo Guerrero.

- Quero falar do jogo, mas teve um pênalti que foi...parece que só podem errar contra o Corinthians – disse o técnico.

Nas quartas de final da Taça Libertadores da América, Vuaden expulsou Tite da partida contra o Vasco. O Corinthians acabou vencendo o jogo por 1 a 0, com um gol de Paulinho, no fim. Por causa do entrevero, Tite admitiu que prefere outros árbitros:

- Eu me sinto desconfortável (quando Vuaden apita os jogos do Corinthians).



Luis Fabiano deve ser poupado do duelo contra a Universidad de Chile


Os problemas físicos que atormentam o atacante Luis Fabiano são uma preocupação para a comissão técnica do São Paulo na semana que se inicia. O Tricolor tem duas partidas importantes nos próximos dias e não conta com seu artilheiro na temporada nas melhores condições. Depois de se recuperar de uma lesão na coxa esquerda, Fabuloso foi para campo na partida contra o Sport, no sábado. Mas agora, a tendência é que seja poupado do confronto contra a Universidad de Chile, na quarta, pelas quartas de final da Sul-Americana, e retorne apenas no duelo de artilheiros do Brasileirão, contra o Fluminense de Fred, no domingo.
- Não é a situação adequada, venho de lesão, o ideal seria não ficar jogando em sequência, mas pela importância do jogo (no Chile), me coloco à disposição. Só digo que gostaria muito de enfrentar o Fluminense no domingo, até porque tenho um confronto direto – afirmou o jogador, que tem 15 gols o torneio, contra 16 do centroavante do time carioca.
O técnico Ney Franco afirma que vai ouvir a palavra de Luis Fabiano na segunda-feira, quando o time se reapresenta no CT da Barra Funda.
- Vamos conversar com o jogador, com os médicos, com os fisiologistas. Mas, se ele repetir para nós o que falou para vocês na saída do gramado, não vai jogar. Vai chegar um momento em que precisaremos escolher quando ele vai jogar. Os números mostram a importância do Luis e temos de levar isso em consideração – disse.
 

Diretor do Barça desmente boatos sobre transferência de Neymar: "É jogador do Santos"


O diretor de futebol do Barcelona, Andoni Zubizarreta, se esquivou dos boatos divulgados na semana passada acerca da transferência de Neymar ao clube espanhol. Segundo foi apurado a partir do balanço de pagamentos do Barça, haveria uma quantia de 40 milhões de euros reservada para um "compromisso a largo prazo", dos quais 10 milhões de euros (R$ 26 milhões) já teriam sido pagos. O destino da quantia seria, de acordo com o jornal Sport, a negociação com o craque do Santos, estimada num valor total de 40 milhões de euros (R$ 105 mi).
“O Neymar é jogador do Santos. Eu não tenho uma bola de cristal para saber se ele vai ou não jogar no Barcelona. Nós respeitamos muito o Santos. Não li o relatório de contas (onde estaria a comprovação do pagamento feito ao clube brasileiro), mas o Neymar é jogador do Santos e esta é a realidade”, disse o dirigente à imprensa espanhola.
 

Kleina pede uso de recursos tecnológicos para evitar erros que prejudiquem o Palmeiras

A anulação do gol de mão do argentino Hernán Barcos neste sábado (27), na derrota do Palmeiras para o Internacional por  2 a 1, levou o técnico Gilson Kleina a pedir publicamente que o uso de recursos tecnológicos em lances polêmicos aconteça também para evitar erros cometidos contra sua equipe. O lance do Pirata foi invalidado pelo árbitro Francisco Carlos Nascimento, após o mesmo ter sido informado pelo delegado do jogo que a bola havia sido conduzida com a mão pelo argentino após uma cobrança de escanteio. 
– Muitas vezes, julgamentos estão sendo feitos por lances mostrados em imagens, como pênaltis não marcados ou jogadas violentas. Se é para usarmos os recursos, usemos para todos os jogos. Já que se participa em lances decisivos, participem também quando o número 13 (Rodrigo Moledo) segura o Artur dentro da área e não foi dado pênalti. Ninguém aqui está premiando o erro, mas basta lembrar dos dois amarelos que o Luan recebeu contra o Corinthians, o pênalti que não foi dado no Henrique no final do primeiro jogo contra o Cruzeiro, no primeiro turno – enumerou Kleina.
O treinador cobrou ainda uma atitude por parte da diretoria do Verdão. Até foi cogitado pelo diretor jurídico do clube, Piraci Oliveira, pedir a anulação da partida, mas a possibilidade é remota.
– Aí tem de entrar nossa diretoria, nossa presidência, tem de entrar a força do Palmeiras. Falo aqui por 15 milhões de torcedores, uma nação. Houve um lance polêmico hoje (sábado), temos que ver de que maneira vamos analisar. Não se pode ficar só prejudicando o Palmeiras – emendou.

Episódio “Rogério Ceni” fortalece Ney Franco e evidencia força do ídolo dentro do São Paulo


Depois do embate entre Rogério Ceni e Ney Franco, que deixou uma marca na semana do São Paulo, o colunista André Kfouri, do Lance!, noticiou a possibilidade de o ídolo tricolor estar com os dias contados no clube, conforme o desejo de alguns membros da diretoria. O objetivo da classificação para as quartas de final da Sul-Americana foi conquistado em meio à retranca da fraquíssima LDU de Loja e de inúmeros erros da arbitragem. Mas o gesto do camisa 01, deixando clara a sua insatisfação com a escolha do treinador por Willian José, e não Cícero, na vaga de Ademilson, provocou um indício de turbulência que, se por um lado parece superado, continua dando o que falar nos veículos da imprensa.
Resultado para dar fim à polêmica
No mesmo dia da publicação do Lance!, o São Paulo fez o que melhor poderia fazer para apagar o episódio. Foi a Recife e venceu os donos da casa por 4 a 2, com uma atuação brilhante de Lucas e algumas belas defesas do capitão. Resultado: segue firme no objetivo de terminar o Campeonato Brasileiro no grupo dos quatro primeiros e, assim, garantir a participação na próxima Liberadores. É justamente o que Ceni gostaria para impulsionar uma renovação de seu contrato por mais um ano no Morumbi.
A condição de Rogério como capitão, bem como sua trajetória vitoriosa no São Paulo, permite ao jogador certa liberdade para dar palpites e criticar quando algo não está dando certo. Durante sua ausência no primeiro semestre, aliás, nem foram as intervenções na pequena área que mais fizeram falta. A qualidade do goleiro-artilheiro na cobrança de bolas paradas até que deixou a torcida com saudades. Mas a liderança do ídolo era a maior carência quando Denis ocupava o posto de protetor das redes tricolores. Rogério tem uma história consolidada e o respeito dentro do clube. Fatores que pesam muito mais do que uma aparente intriga de momento.
Atitude do goleiro, porém, foi equivocada
Porém, é preciso delimitar determinadas posições. A hierarquia de qualquer equipe passa pela autoridade do treinador e pela submissão de seus comandados. Na partida contra os equatorianos, Ney, que vem fazendo bom trabalho, errou. Congestionou o meio-campo com a entrada de Douglas no lugar de Jadson, e não foi feliz na escolha de Ademilson para compor o trio ofensivo ao lado de Lucas e Osvaldo. Para corrigir a falha, Cícero era realmente uma opção mais interessante, ainda mais considerando a má fase vivida por Willian José. Tudo isso, no entanto, não altera o fato de que o capitão excedeu os limites aceitáveis ao gesticular em protesto pela escolha do treinador.
A atitude não é inédita. Em 2010, quando o São Paulo vivia mau momento no Brasileirão, Ceni foi personagem principal de um episódio parecido. A partida era contra o Atlético-GO, no dia 2 de setembro daquele ano. No comando, estava Sérgio Baresi. O Tricolor vencia por 2 a 1. Em determinado momento, no segundo tempo da disputa, o camisa 01 chamou o meia Cleber Santana, hoje no Flamengo, e disse que ele deveria reivindicar ao treinador sua entrada em campo. O pedido não foi atendido, mas Baresi colocou o reserva já ao final da partida. O caso chamou a atenção da imprensa, mas o treinador agiu como se não soubesse de nada. O goleiro, por sua vez, negou a intenção de assumir a função de comandante.
Melhor para Ney Franco
Se Ney Franco errou na escalação contra os equatorianos, pelo menos acertou na hora de expor ao público o episódio. "Não aprovo. Acho que é cada um na sua. Cada um fazendo a sua função. Se eu achasse que deveria ser o Cícero, eu colocaria", justificou o treinador. Assim, não fingiu que nada acontecera e delimitou os espaços que cabem a cada um dentro do elenco. Tratado como “coisa de jogo” pelo goleiro, o episódio parece superado. O São Paulo tem muito a comemorar desde o início da arrancada que o impulsionou ao G-4 e mais com o que se preocupar para atingir seus objetivos neste fim de 2012.
Aparentemente, a possibilidade da não renovação do contrato de Rogério Ceni é uma causa derrotada. Isso porque o presidente Juvenal Juvêncio sabe que tal atitude provocaria forte desgaste de sua imagem. O mandatário já até garantiu que vai oferecer a renovação contratual e negou que haja uma divisão na cúpula são-paulina. Com três títulos brasileiros, duas Libertadores e um Mundial, além do posto de maior goleiro-artilheiro do futebol, Rogério tem um respeito considerável dentro do clube, ainda que não agrade a todos. De fato, o mais provável é que a vontade do torcedor prevaleça: que seu ídolo comemore em 2013 – talvez o último ano antes da aposentadoria – o aniversário de 23 anos vestindo a camisa tricolor.
 

Atlético-MG renasce e volta a trazer esperanças para sua torcida


Jogada pela esquerda, bola para o segundo poste. Dadá Maravilha, fiel à sua máxima de que apenas ele e o beija-flor param no ar, subiu livre para cabecear como manda o figurino: queixo no peito, cumprimentando o goleiro. A bola terminou no fundo das redes e o jogo terminou 1 a 0 para o Atlético-MG, que vencia o Botafogo em pleno Maracanã para conquistar o único título brasileiro de sua história, no longínquo ano de 1971. Desde então, o Galo já passou perto de voltar a ser campeão em outras ocasiões, mas bateu na trave. Porém, com o advento dos pontos corridos, em 2003, a situação só havia piorado. Rebaixado em 2005, sempre no meio da tabela ou brigando contra o rebaixamento. Em 2009, quando liderou boa parte do Brasileirão e brigou por uma vaga na Libertadores, o Atlético se perdeu na reta final e terminou na 7ª posição.
2012 parecia ser o ano da redenção do Galo. Melhor time do primeiro turno, forte dentro de casa, forte fora de casa, equipe que praticava – e ainda pratica – o melhor futebol do campeonato. Mas no meio do caminho havia o Fluminense, cirúrgico nos momentos decisivos e que não perdoou os vacilos mineiros. É verdade que a disputa não está encerrada, mas a vantagem do Tricolor já chega a 9 pontos e, faltando apenas seis rodadas, é difícil de ser tirada. Mesmo assim, pode-se afirmar que 2012 é, sem sombra de dúvidas, o ano de redenção do Galo.
Diretoria faz o mais importante: mantém a base
A montagem deste time que vem reerguendo o moral do Atlético-MG começou em 2011, quando o técnico Cuca, poucos dias depois de deixar o arquirrival Cruzeiro, aceitou assumir o comando do Galo. Na zona de rebaixamento, o Atlético perdeu os primeiros seis jogos sob o comando de Cuca, mas depois empreendeu uma grande arrancada para escapar do rebaixamento. O ano terminaria muito bem, não fosse a acachapante goleada sofrida para o Cruzeiro na última rodada do Brasileirão do ano passado, por 6 a 1. Por isso, o ano de 2012 começou com muitos protestos da torcida.
Só havia um detalhe importante: a base do elenco fora mantida. Melhor, reforços pontuais chegaram para fortalecer o time: o goleiro Victor, que veio do Grêmio para resolver um antigo problema, o atacante Jô, desacreditado no Internacional e artilheiro no Galo, e Ronaldinho Gaúcho, a contratação mais acertada do ano no futebol brasileiro. Sem motivação, sem salário e vaiado, o Gaúcho saiu do Flamengo em litígio judicial, pedindo R$ 40 milhões ao Rubro-Negro, a título de indenização. No dia 4 de junho, Ronaldinho apareceu de surpresa na Cidade do Galo e já treinou com os companheiros, antes mesmo do anúncio oficial. Ele assinara um contrato de 6 meses, ganhando um quarto do que – deveria, mas não recebia – ganhava no Flamengo.
Ronaldinho brilha e Bernard desponta, mas elenco precisa ser reforçado para a Libertadores
Sabiamente, Cuca escalou Ronaldinho numa posição diferente daquela em que ele vinha sendo utilizado no Flamengo. Se no clube carioca o Gaúcho jogava quase sempre no ataque, no Galo ele passou a fazer a função de um autêntico camisa 10, jogando na faixa central do gramado, às vezes caindo para a esquerda, mas sempre com total liberdade de movimentação. Para completar, Cuca armou um esquema com dois meias velozes pelos lados do campo, deixando Jô como referência no ataque.
Foi o suficiente para que uma joia da base atleticana pudesse despontar: Bernard, meia que já era titular desde o fim do ano passado. Porém, em 2012, Bernard se firmou como um dos principais nomes da campanha mineira. Até o momento, já marcou 9 gols – vice-artilheiro do time no campeonato – e já deu 10 assistências, só ficando atrás de Ronaldinho Gaúcho no ranking de passes para gols. O jovem já despertou o interesse de clubes europeus e dificilmente irá durar muito no Brasil. Se ficar, será um dos pilares da equipe que vai voltar a disputar a Taça Libertadores da América depois de 12 anos.
Aliás, essa tem que ser uma preocupação da diretoria atleticana. Manter a base que trouxe o Galo de volta às cabeças é fundamental para ter um bom desempenho na principal competição sul-americana e, quem sabe, voltar a disputar o título brasileiro na próxima temporada. Porém, o elenco ainda não está pronto: a irregularidade do Atlético-MG neste segundo turno mostra como são necessários reforços que deem profundidade ao grupo, dando mais opções a Cuca.