Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 30 de junho de 2013

Xavi admite encanto em atuar no Maracanã: "Brasil é o maior da história"

Xavi está animado por poder jogar uma final no Maracanã Foto: Daniel Ramalho / Terra
Principais líderes da seleção espanhola. Um representante de Madri, outro representante de Barcelona. Iker Casillas e Xavi Hernández, neste sábado, falaram em nome da atual campeã mundial sobre a expectativa de atuar pela primeira vez contra o Brasil no Maracanã. A final da Copa das Confederações, afirma Xavi, é sim um objetivo que mexe com a Espanha.
“É um encanto enorme estar no Brasil, no Maracanã. É a melhor equipe da história do futebol e enfrenta-los é magnífico. Será uma noite especial. Gostaríamos de ganhar, sabemos a dificuldade, mas vamos tentar reter a bola, que é como nos sentimos cômodos. Tentaremos ser uma Espanha bastante protagonista”, declarou o volante do Barcelona.
Casillas, por sua vez, destacou que Brasil x Espanha soa como uma decisão perfeita para a competição. “É uma final muito bonita que todos querem ver. Chegaram na final as duas seleções que, estou convencido, todos gostariam de ver. (...) Com seus torcedores no entorno, tentarão de tudo para vencer, todos aqui competem com a Espanha”, afirmou o goleiro.
O fim de um período, admitiu Xavi, é como os espanhóis tratam o confronto. Depois de ganhar todos os títulos disputados nos últimos cinco anos, seria a hora de fechar com a taça que resta para recobrar o fôlego por outra Copa.
“Gostaríamos de acabar este ciclo e passar a outro. Isso passa por nos classificar (para 2014) e estamos bem encaminhados. Tivemos muito trabalho, sorte, talento, uma geração fantástica de futebol. Não é fácil seguir ganhando”, pontuou.

Situação de Leandro Castán é acompanhada pelo Flamengo

Leandro Castán fez boa temporada pela Roma, mas troca de técnico pode atrapalhá-lo na Itália Foto: Getty Images
Com a desistência do acerto com Roger Carvalho, o Flamengo vai em busca de um outro zagueiro para o elenco, visando ao restante da temporada. E um dos nomes analisados pela diretoria é o de Leandro Castán, que foi comandado por Mano Menezes no Corinthians.
O jogador transferiu-se para a Roma, da Itália, logo após o Corinthians conquistar a Libertadores, no meio do ano passado. Ele assinou um vínculo de quatro anos e o valor da transferência foi de R$ 13 milhões.
–"É belíssimo zagueiro. A Roma trocou de treinador agora, não sabemos se o nosso técnico vai contar com ele. Neste primeiro momento, não houve proposta, estamos analisando",– disse Paulo Pelaipe, diretor executivo do Flamengo.
Para o setor, Mano Menezes conta com González, Wallace, Renato Santos, Samir e Frauches. Alex Silva, que ainda pertence ao clube, está afastado e terá seu futuro discutido em uma reunião na segunda-feira.

Flamengo perde pênalti, mas vence São Paulo na estreia de Mano Menezes

Mano Menezes estreou com vitória no comando do Flamengo . Na noite deste sábado, em Uberlândia, o ex-treinador da seleção brasileira aproveitou as modificações do São Paulo no intervalo e, apesar de pênalti perdido por Léo Moura - defendido por Denis, substituto de Rogério Ceni no segundo tempo -, ganhou o amistoso por 1 a 0, com gol de Marcelo Moreno.
A jogada que resultou no gol do boliviano foi muito bonita. Paulinho deu um chapéu na meia direita e tocou por cima da defesa. O atacante invadiu a área e, de primeira, bateu cruzado para vazar Denis. À frente no marcador, os comandados de Mano mantiveram o ímpeto ofensivo na tentativa de ampliar a vantagem, mas o resultado não passou do placar mínimo, dada a fraca atuação das duas formações.
Na quarta-feira, a equipe paulista faz o primeiro jogo da final da Recopa Sul-americana, frente ao Corinthians, no Morumbi. O time carioca, por sua vez, só volta a campo por um compromisso oficial no sábado, quando enfrenta o Coritiba, em Brasília, pelo reinício do Campeonato Brasileiro após a pausa da Copa das Confederações.
O São Paulo atuou bastante desfalcado. Além do zagueiro Paulo Miranda, substituído por Rafael Toloi, e do meia Jadson, que está a serviço da Seleção Brasileira e deu oportunidade a Aloísio, o técnico Ney Franco não levou Lúcio e Luis Fabiano nem Denilson e Wellington para a cidade mineira. O zagueiro está gripado, enquanto os demais reclamaram de dores e foram poupados.
A explicação do treinador foi a preocupação com o jogo de quarta-feira, contra o Corinthians. E não só ele estava preocupado com o clássico. Os jogadores que viajaram também mostraram cautela em divididas. Mesmo que não quisessem, não poderiam deixar de pensar no duelo de meio de semana, pois, ainda no primeiro tempo, foram lembrados por gritos dos torcedores.
Para os flamenguistas, os gritos partiam de Mano Menezes. Em seu primeiro compromisso oficial à frente da equipe, o treinador ficou o tempo todo em pé, à beira do gramado, passando orientações. No primeiro tempo, viu o goleiro Felipe trabalhar apenas em tiros de meta. Viu também seu time chegar com maior perigo - mas sem muito capricho na finalização - à meta de Rogério Ceni.
Aos 13 minutos, o volante Elias recebeu na área e bateu rasteiro, para boa defesa de Ceni no canto esquerdo. Três minutos depois, o goleiro chegou a ser driblado por Marcelo Moreno, mas o atacante adiantou demais a bola e acabou chutando para fora. Mais tarde, o são-paulino fechou o ângulo esquerdo e espalmou forte arremate de Paulinho que aparentemente sairia.
Sem força máxima e entrosamento, o ataque do time de Ney Franco finalizou pouco. As únicas jogadas que causaram alguma apreensão na defesa rubro-negra foram em bola parada. Escanteios cobrados por Douglas ou faltas batidas por Osvaldo miravam sempre Rodrigo Caio, que não aproveitou a liberdade e cabeceou todas para fora.
No intervalo, o treinador são-paulino fez uma série de alterações, do gol ao ataque. Apenas o zagueiro Rhodolfo e o meia Maicon voltaram para o segundo tempo. Mano não seguiu o ex-colega de CBF e preferiu continuar com a escalação que havia iniciado. Isso fez diferença.
Aos oito minutos, o árbitro viu algum pênalti a favor do Flamengo após escanteio cobrado pela esquerda. Léo Moura cobrou no canto direito, e Denis espalmou a bola, evitando o gol. Quatro minutos depois, contudo, Paulinho fez ótima jogada e encontrou Marcelo Moreno atrás da zaga. O atacante chutou de primeira e não desperdiçou a chance.
Mano ainda insistiu por alguns minutos com a formação inicial e só na metade da etapa começou a alterar sua equipe. Repleto de jogadores formados nas divisões de base e outros recém-chegados, o São Paulo fez valer o espírito amistoso da partida e não ofereceu qualquer risco até o apito final, a não ser um chute bem defendido por Felipe após desvio na retaguarda.
FICHA TÉCNICA 
FLAMENGO 1 X 0 SÃO PAULO
Local: Estádio Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG) 
Data: 29 de junho de 2013 (sábado) 
Horário: 19 horas (de Brasília) 
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG) 
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (Fifa-MG)
Gol: FLAMENGO: Marcelo Moreno, aos 12 minutos do segundo tempo
FLAMENGO: Felipe; Leonardo Moura, Wallace, Marcos González e João Paulo; Víctor Cáceres (Diego Silva), Elias e Gabriel (Nixon); Carlos Eduardo (Val), Marcelo Moreno (Hernane) e Paulinho (Rafinha) 
Técnico: Mano Menezes.
SÃO PAULO: Rogério Ceni (Denis); Douglas (Caramelo), Rafael Toloi (Edson Silva), Rhodolfo (Diego) e Juan (Reinaldo); Rodrigo Caio (Allan), Maicon (Regis) e Paulo Henrique Ganso (João Schmidt); Lucas Evangelista (Roni), Osvaldo (Silvinho) e Aloísio (Ademilson) 
Técnico: Ney Franco.

Diretor diz que Vasco pagou salários e explica atraso para 5 atletas

Cristiano Koehler, diretor geral do Vasco , garantiu na tarde deste sábado que a equipe pagou integralmente os salários do mês de abril. Mais cedo, os atletas se recusaram a treinar depois de perceberem que alguns deles não haviam recebido o dinheiro. De acordo com o dirigente, houve um problema eletrônico na transferência para algumas contas nessa sexta, sem culpa do clube, e os pagamentos cairão na próxima segunda.
"Quero dizer que o Vasco pagou integralmente os salários do mês de abril para todos os jogadores e funcionários. Não tem um jogador que não recebeu. O que pode ter acontecido é que nós pagamos no final do dia, quando houve uma entrada de recurso para que o Vasco fizesse o pagamento. E não tem como alguém ficar fora porque é um sistema eletrônico", disse à Rádio Globo .
Os problemas financeiros e atrasos de salário viraram rotina no Vasco. Mesmo assim, Koehler garantiu que até o próximo dia 5 serão pagos os vencimentos de maio.
"A luta é diária. Estamos com dificuldades financeiras em função de penhoras, mas esperamos resolver esses assuntos logo, porque ele já está tramitando no judiciário", afirmou.
O dirigente revelou ainda que haverá uma reunião na próxima segunda, quando a equipe volta aos treinos, para explicar a situação aos jogadores. Segundo o próprio Koehler, foram cinco os atletas que ficaram sem receber.

Neymar, Paulinho, Pirlo, Suárez, Iniesta e Ramos concorrem a prêmio da Fifa

Dois brasileiros, dois espanhóis, um italiano e um uruguaio concorrem ao prêmio de craque da Copa das Confederações que será apontado pela Fifa após a final deste domingo entre Brasil e Espanha no Maracanã. Neymar e Paulinho representam o Brasil. Iniesta e Sérgio Ramos, a Espanha. Pirlo, dá Itália, e Suárez, do Uruguai, correm por fora.
A lista foi escolhida pelo grupo de estudos técnicos da Fifa. A eleição será feita pelos jornalistas que trabalharam no evento. Neymar tem três gols e duas assistências no torneio. Paulinho tem dois gols e foi fundamental na vitória sobre o Uruguai na semifinal.
Os jornalistas devem selecionar os três melhores jogadores do torneio, distribuindo pontos por posição (1º - cinco pontos, 2º - três pontos, 3º - um ponto). O jogador que obter mais pontos vai levar o prêmio.
Os votos serão computados até o fim do tempo normal ou da prorrogação da final deste domingo. A eleição será fechada antes de uma eventual disputa de pênaltis, se ela for necessária.

Uruguai e Itália decidem um 'amargo' terceiro lugar em Salvador

Uruguai e Itália dominaram o futebol mundial entre 1930 e 1950, quando dividiram quatro Copas do Mundo. No entanto, neste domingo, às 13 horas (de Brasília), as duas seleções terão que se contentar com a disputa pelo terceiro lugar da Copa das Confederações , na Fonte Nova, em Salvador.
Tanto uruguaios como italianos lamentam as derrotas sofridas nas semifinais, para Brasil e Espanha, respectivamente. Taxados como ‘zebras’ antes destes jogos, os dois times nacionais conseguiram ser competitivos - no caso da Azzurra , a eliminação só veio após uma equilibrada cobrança de pênaltis.
Na capital baiana, há a certeza de que os técnicos Óscar Tabárez e Cesare Prandelli usarão força máxima, já que querem deixar o País com uma boa impressão. Após esta competição, eles voltarão as suas atenções para as Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014. Contra a seleção italiana, Tabárez não poderá contar com o atacante Edison Cavani, que está suspenso. O jogador do Napoli, da Itália, fez o único gol da equipe na derrota desta quarta. É provável que o técnico use Abel Hernández em seu lugar.
Já no meio-campo, mais dúvidas do que certezas. O duelo com os anfitriões da Copa das Confederações deixou o setor muito desgastado fisicamente, abrindo espaços para Walter Gargano e Diego Aguado, mais desgastados. Porém, Tabárez só deverá confirmar a formação momentos antes do embate.
Com uma boa exibição diante dos comandados de Felipão, Tabárez acha que o Uruguai está pronto para ganhar o terceiro lugar. "Estamos prontos para enfrentar qualquer um. Os jogadores sabem que podem jogar como nos melhores momentos dessa seleção. Vamos nesse caminho", projetou.
Do outro lado, o maior problema é o desgaste físico. Os 120 minutos jogados contra a atual campeã mundial certamente prejudicaram atletas como De Rossi e Andrea Pirlo, por exemplo. Então, Prandelli deverá poupar alguns nomes de acordo com reavaliações feitas até este domingo.Após o revés no Castelão, o treinador lamentou a condição física do elenco. "Este jogo contra o Uruguai não faz muito sentido, ainda mais no final de temporada. Será muito arriscado. Enquanto nos esgotamos, eles ficaram nos esperando. Vamos ver o que acontece", comentou.
Vale lembrar que, antes mesmo das semifinais, Prandelli já havia sido desfalcado de dois jogadores: o lateral-direito Ignazio Abate e o atacante Mario Balotelli, que sofreram lesões e já estão na Itália. "Sem o Mario (Balotelli), perdemos muita técnica", lamentou o comandante.
FICHA TÉCNICA 
URUGUAI X ITÁLIA 

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) 
Data: 30 de junho de 2013, domingo 
Horário: 13 horas (de Brasília) 
Árbitro: Djamel Haimoudi (Argélia) 
Assistentes: Abdelhak Etchiali (Argélia) e Redouane Achik (Marrocos) 

URUGUAI: Muslera; Pereira, Lugano, Godín e Cáceres; Gargano, Aguado e Rodríguez; Forlán, Suárez e Hernández 
Técnico: Óscar Tabárez .

ITÁLIA: Buffon; Bonucci, Chiellini e Barzagli; Maggio, De Rossi, Pirlo, Marchisio, Giaccherini e Candreva; Gilardino 
Técnico: Cesare Prandelli.

    Vitória sobre Espanha é mensagem de resgate do futebol brasileiro, diz Felipão

    Um título para a galeria de troféus da seleção brasileira representa muito, mas neste domingo, além da taça da Copa das Confederações que estará em jogo contra a Espanha, há algo maior do que a mera conquista. Para Luiz Felipe Scolari, a vitória sobre os atuais campeões do mundo e bicampeões europeus vai além. No 22º posto no ranking da Fifa, a seleção está longe de figurar entre as principais do mundo. Um triunfo no Maracanã pode reestabelecer uma ordem entre o país com mais títulos de Copa contra o mais destacado desta década.
    “Com o título nós mandamos mensagem, sim, a todas as outras seleções que estamos no caminho a Copa. Mostramos que podemos disputar o título do Mundial com outras sete ou oito seleções. Se jogarmos bem contra uma equipe e vencemos essa equipe a mensagem está dada. Mas se não ganharmos, mas mostrarmos que estamos em boas condições, como fez a Itália, também mandamos essa mensagem. E é era esse nosso propósito no início da competição”, diz Felipão na véspera do grande jogo deste domingo.
    A maior vitória de Felipão nesta competição foi ter encontrado um time titular e apostado em bons valores que renderam bem com a camisa da seleção, casos de Bernard e Jô. A ida à final coroou o trabalho, mas o confronto com a seleção mais vitoriosa dos últimos anos representa muito. Representa o tal resgate de confiança depois de um período de frustações com a seleção brasileiro
    “A Espanha venceu duas Euros, uma Copa, mantém a mesma equipe nos últimos seis anos, com um ou outro entrando e tem algumas vantagens. Temos compromisso com algo que é voltar a ter credibilidade com todos nossos torcedores, que é o mais importante. Chegamos à final e agora é mostrar alguma superioridade, ter competência, um espírito de luta para igualar a Espanha e ser melhores em tudo isso que eles têm”, disse o técnico.
    O técnico da Espanha, Vicente del Bosque, avalia que o respeito à seleção brasileira nunca foi colocado em xeque pelos espanhóis. E considera que a partida contra o Brasil, no consagrado gramado do Maracanã, é uma prestação de contas desta geração da Espanha com a maior campeã do mundo. “Não enfrentamos o Brasil há 14 anos. Esta geração não enfrentou. Fazer isso numa final no Maracanã é especial. Esperamos fazer um bom papel para coroar essa geração”, disse del Bosque.

      Deco será julgado novamente por doping


      O caso de doping envolvendo Deco, do Fluminense, ganhou um novo desdobramento neste sábado. Após pegar 30 dias de suspensão, já cumpridos, o meia passará por um novo julgamento. Tudo porque a Procuradoria e a própria defesa do jogador entraram com recursos em primeira instância.

      - A procuradoria recorreu. Assim como no caso do Carlos Alberto, já era esperado. É normal recorrer da primeira instância. Recorreu primeiro, porque o prazo deles era menor. Mas nós também apelamos, acreditando na absolvição do atleta.
      "A procuradoria recorreu. Assim como no caso do Carlos Alberto, já era esperado. É normal recorrer da primeira instância. Recorreu primeiro, porque o prazo deles era menor. Mas nós também apelamos, acreditando na absolvição do atleta", afirmou Marcos Motta, advogado do atleta.
      A nova data, no entanto, não foi divulgada. Até lá, o luso-brasileiro segue livre para atuar pelo Fluminense, uma vez que a primeira pena é a que conta.

       


      Por falta de salários, equipe do Vasco não treina


      Eles não pagam, nós não treinamos. Esta foi a resolução dada por um grupo de jogadores do Vasco, diante da situação vivida. Desta forma, o treino do cruzmaltino foi cancelado, já que o problema acometeu seis jogadores do elenco.
      O elenco se apresentou normalmente neste sábado, e, após uma conversa com Paulo Autuori, o pedido jogadores de não treinar foi acatado. Um funcionário da tesouraria do clube, no entanto, teria um comprovante de depósito relativo a todos os jogadores, o que transferiria o problema para o banco.
      Apesar de tudo, a viagem para Pinheiral está cancelada. A ideia era passar uma semana treinando na cidade, para a volta do Campeonato Brasileiro.
       


      Flamengo desiste de Roger Carvalho


      A contratação já estava fechada, mas contratempos fizeram com que o Flamengo anunciasse, neste sábado, a desistência da negociação do zagueiro Roger Carvalho, do Bologna. Finalizada desde o último fez, a transferência teve um revés quando o jogador se lesionou e teria de ficar mais tempo parado, o que atrasaria sua apresentação.
      O motivo da cancela foi a necessidade urgente do Flamengo de reforços. O rubro-negro desistiu da negociação mesmo com o Bologna tendo se comprometido a pagar um mês a m
      - Conversamos com o Uram e o jogador precisaria de um prazo maior de recuperação do que esperávamos. Queremos um jogador para agora. Então, nos entendemos e tomamos esta decisão - explicou o diretor executivo Paulo Pelaipe.
      "Conversamos com o Uram e o jogador precisaria de um prazo maior de recuperação do que esperávamos. Queremos um jogador para agora. Então, nos entendemos e tomamos esta decisão", explicou Paulo Pelaipe, diretor-executivo.
      Com isso, o Flamengo estreia a era Mano Menezes sem reforços. Neste sábado, a equope vai a campo contra o São Paulo, em um amistoso, em Uberlândia, às 19h.
       ais dos salários do jogador, pelo tempo em que ele estivesse parado. O empresário do jogador, Eduardo Uram, encarou a notícia com naturalidade.

       

      Relação 'desgatada' põe fim à era de Luxemburgo no Grêmio


      O presidente do Grêmio, Fábio Koff, anunciou na manhã deste sábado (29) a demissão do técnico Vanderlei Luxemburgo. Pouco depois de comunicar a decisão ao treinador, que chegava ao Estádio Olímpico para um jogo-treino contra o Caxias, o mandatário concedeu entrevista coletiva em que não deu explicações detalhadas, mas alegou desgaste na relação de Luxa com a diretoria. 
      - Alguns motivos não vou mencionar. Eu só posso reafirmar que a decisão foi tomada na hora certa, no momento adequado. E ela não resulta em nenhum desrespeito à figura do profissional. São fatos que ocorrem no futebol. O relacionamento ou se desgasta ou se fortalece. E o nosso se desgastou. Tomamos a atitude correta.
      O auxiliar técnico Róger Machado vai assumir interinamente o comando do Tricolor e pode ser efetivado, segundo Koff. Após um longo convívio com Luxemburgo, ele é visto pelos dirigentes como uma aposta interessante para o cargo. Por outro lado, o próprio Roger chegou a afirmar recentemente que ainda não tinha a pretensão de se tornar treinador.
      - O nome de um novo treinador, se é de ponta ou não, vai depender do Roger. Futebol depende de resultados e das respostas que o time dá em campo. Roger viveu uma parcela da vida dele aqui no Grêmio, viveu aqui e tem tudo para ser o treinador do Grêmio. Mas ele também terá de conversar com o Rui Costa e o seu futuro depende da reação que ele terá nessa conversa. Mas posso dizer que temos pelo Roger um respeito e um carinho pela biografia que ele tem no clube - declarou Koff.
       

      Luan sente a coxa e pode ser desfalque para o Galo


      O Galo pode estar sem atuar por conta da paralisação do Campeonato Brasileiro, mas as lesões seguem à toda em Belo Horizonte. Depois das lesões de Leonardo Silva, Pierre e Leandro Donizete, o atacante Luan sentiu a coxa direita e deixou o treino deste sábado. Com isso, o jogador vira dúvida para a partida de quarta-feira, contra o Newell's Old Boys, pela Libertadores.
      Além dos contundidos, o técnico Cuca também não contará com Rever e Rosinei, ambos suspensos. Galo e Newell's se enfrentarão na Argentina, e a partida de volta, em Belo Horizonte, está marcada para 10 de julho.
       

      Espanha consegue liberação da Fifa para treinar no Maracanã antes da final

      Após reclamar formalmente com a Fifa, a Espanha conseguiu uma autorização para treinar no Maracanã neste sábado e, assim, fazer o reconhecimento do gramado do palco da final da Copa das Confederações, que acontece no domingo, às 19h (de Brasília), contra a Seleção Brasileira.
      A Fúria tinha uma atividade agendada para o Engenhão, visto que já havia entrado em campo no Templo do Futebol quando goleou o Taiti por 10 a 0, na primeira fase. Segundo o regulamento da entidade internacional, uma equipe não pode realizar mais de uma vez o reconhecimento do campo.
      A decisão foi tomada após um pedido formal feito pela Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). Também no sábado, o Brasil treinará no Maracanã, logo após o técnico Luiz Felipe Scolari conceder uma entrevista coletiva. A atividade da Fúria está agendada para depois do treino dos brasileiros. 
      Nesta sexta, a seleção de Vicente del Bosque treinou no campo anexo do Engenhão. Alguns titulares da semifinal contra a Itália, como os zagueiros Piqué e Sergio Ramos, realizaram apenas um trabalho de recuperação muscular. Os demais foram divididos em dois grupos e fizeram um treino de toque de bola em campo reduzido.
       


      Santos avisa ter desistido de Gerardo Martino; Dorival Júnior pode ser o próximo alvo


      O Santos se prepara para iniciar novas negociações visando repor a saída de Muricy Ramalho com um nome de expressão. O alvo da vez pode ser Dorival Júnior, que já treinou o Peixe em 2010, tendo conquistado o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil daquele ano. Nesta sexta-feira (28), o clube anunciou a desistência das conversas com o argentino Gerardo Martino, do Newell's Old Boys.
      Martino foi indicado à diretoria santista por outro argentino, Marcelo Bielsa, mas, assim como o ex-treinador do Athletic de Bilbao, ele não aceitou assumir o cargo já no segundo semestre deste ano. A alegação é de problemas particulares, que só o deixariam livre para o posto a partir de 2014. Além disso, Martino teria feito exigências que não agradaram à cúpula alvinegra, como ter autonomia no futebol profissional.
      Nos próximos dias, membros do Comitê de Gestão do Santos devem se reunir com Dorival para saber sua disponibilidade. Ao portal ESPN.com.br, ele garantiu não ter sido procurado até o momento, mas demonstrou interesse em ouvir uma proposta. Após a demissão de Muricy, o ex-treinador de Flamengo e Internacional surgiu como um dos favoritos à vaga.
      Outro nome comentado nos bastidores é o de Jorginho, que acumula no histórico recente uma passagem frustrada pelo Rubro-Negro carioca. Enquanto isso, o Santos segue comandado por Claudinei Oliveira. Caso as conversas com possíveis substitutos não avançem, a permanência do interino até o fim do ano não está descartada.

       

      Blatter elogia organização da Copa das Confederações: "Foi a melhor"


      Apesar dos problemas que marcaram esta Copa das Confederações, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, considera que a edição atual do torneio foi a melhor já realizada em termos de organização. Em entrevista coletiva concedida nesta sexta-feira (28), no auditório do Maracanã, o dirigente minimizou assuntos como os protestos contra a utilização de dinheiro público na construção das arenas e as reclamações das equipes sobre os locais de treinamentos.
      - Esta foi a melhor Copa das Confederações que jamais fora organizada. Do ponto de vista da organização, dos estádios novos em folha. Exceto a reclamação sobre o local de treino em Recife, recebemos somente congratulações de todas as equipes que participaram do torneio - disse Blatter.
      Em relação aos eventos ocorridos dentro das quatro linhas, o presidente da entidade máxima do futebol também mostrou-se satisfeito. Na avaliação de Blatter, a Copa-2013 não foi campeã somente no quesito organização, mas também em termos de qualidade técnica. Ele destacou o fato de nenhum cartão vermelho ter sido dado até agora e elogiou o sistema colocado em prática para detectar casos de doping.
      - Foi um torneio justo e a melhor Copa das Confederações em termos de qualidade técnica. Não houve cartão vermelho direto e poucos amarelos. Tenho que parabenizar a todos por terem nos mostrando um nível bom de futebol. Estamos muito felizes pela chance de voltar ano que vem, com as 32 seleções. Outra questão que gostaria de falar é sobre a luta da Fifa contra o doping. Todos os controles realizados na Copa das Confederações deram negativo.
      Blatter afirmou ainda não ter temido em nenhum momento a suspensão dos jogos por conta das manifestações que ganharam as ruas das cidades-sede do torneio. O dirigente exaltou a confiança da Fifa no governo brasileiro e garantiu que a entidade tem motivos suficientes para sair do país fortalecida e otimista para a realização da Copa do Mundo do ano que vem.
      - A Fifa nunca teve dúvidas sobre a realização dos jogos, nunca tememos que fossem suspensos. É uma questão de confiança, não só no governo como na população do país. A Fifa saiu muito grande deste torneio - declarou o mandatário da Fifa.