Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 21 de dezembro de 2013

Flamengo avança na transparência de gestão

No início de novembro, durante a realização em São Paulo do 2º Business FC – Fórum dos Clubes Brasileiros – iniciativa da Brasil Sport Marketing, uma parceria entre a Pluri Consultoria, Trevisan Escola de Negócio e Fan Club, o Corinthians recebeu o prêmio de Clube Mais Transparente do Brasil em 2012. E pela segunda vez, já que o conquistara também em 2011.
Na saída do evento, Eduardo Bandeira de Mello, o presidente do Flamengo que ficara apenas em 11º lugar na lista, disse que em 2014 queria e iria conquistar aquele prêmio já refrente ao ano de 2013. Segundo ele, o Flamengo estava bem adiantado em várias práticas de gestão visando a transparência ou que, por elas mesmas, geravam relações mais transparentes do clube com seus torcedores, parceiros, autoridades, imprensa e, nunca podemos deixar de mencionar, a sociedade como um todo. Depois disso, o clube procurou seus pontos falhos em relação à transparência, visualizados no trabalho da Pluri, e trabalhou para corrigi-los.
Recentemente, o Fernando Ferreira, diretor da Pluri, fez uma visita ao Flamengo e vai relatá-la nos próximos dias, um pouco na forma do “Relatório de Visitas” existente no mercado de capitais, mas adaptado ao mundo da bola. Conversamos sobre esse Relatório nessa noite mormacenta de sexta-feira, conversa longa que cobriu muita coisa do futebol brasileiro e muito sobre o Flamengo e, principalmente, muito sobre transparência.

Flamengo hoje seria o 5º clube mais transparente

Essa é a informação que o Fernando Ferreira adiantou em nossa conversa: se o Ranking Pluri de Transparência Financeira 2013 fechasse hoje, a 5ª colocação seria do Flamengo, num grande salto a partir da 11ª posição. Até o fechamento e consolidação dos balanços desse ano corrente, o que vai acontecer entre janeiro e março, ainda poderemos ter mudanças significativas no Ranking, o que talvez leve a posições ainda melhores.
Vários pontos importantes serão apontados no Relatório de Visitas, alguns deles levando já ao aumento da pontuação do clube no Ranking. Entre eles, o diretor da Pluri cita as sensíveis melhorias na comunicação, com um Vice-Presidente de Relações Externas e um Diretor de Relações com os Sócios empenhados em abastecer e manter abertos importantes canais de comunicação com públicos diversos dentro e fora do clube. São áreas que não se chocam com a de Comunicação, mais voltada para as diferentes mídias, principalmente. Comunicar fatos relevantes do clube, mudanças em linhas de trabalho, responder às dúvidas e questões levantadas não só por sócios, mas também por outros grupos, é importante no sentido de tornar o clube melhor conhecido, mais exposto à opinião pública.
Um caso curioso, triste, sem dúvida, mas curioso: as ouvidorias que não ouvem. Inicialmente, a Pluri pensou em colocar Ouvidoria como um dos critérios para definir o ranking de transparência, mas acabou desistindo (decisão que talvez seja revertida a partir do próximo ano). O motivo para isso foi simples: o que os clubes chamavam de “ouvidoria” simplesmente não funcionavam. Telefones nunca eram atendidos e e-mails nunca foram respondidos. Segundo apresentação feita pela direção do Flamengo, a ouvidoria rubro-negra funciona de fato, inclusive com cobranças internas às áreas questionadas e levantamentos estatísticos que mostram, embora com base ainda pequena, qual o índice de retorno das questões levantadas e a satisfação de quem procurou esse canal de comunicação do clube.
Alguns pontos foram esclarecidos em relação ao balanço, que em 2014 virá com diferenças, também apresentado em coletiva de imprensa e colocado à disposição dos interessados em acessá-lo no site do clube, como determina a lei, por sinal, acompanhado pelos balanços de anos anteriores e com a manutenção da política de publicações trimestrais de balancetes. Ao acessar novamente o balancete do terceiro trimestre do Flamengo reparei em algo que tinha escapado na primeira visita: o documento tem 13 páginas, 12 das quais tomadas por informações relevantes. Esse, sem dúvida, é um balancete digno desse nome e me parece ser o melhor detalhado em nosso futebol. O balanço também virá com mudanças, mais completo e informativo, com apresentação à imprensa, ao mercado e aos torcedores. Balanço é o grande documento de todo clube e merece, mesmo, ser tratado não com festa, mas com destaque.

É comum o torcedor não dar importância a esses assuntos, começando pela transparência. “Transparência não ganha jogo” – há quem diga, cometendo um erro se não direto, ao menos indireto, pois os melhores clubes são mais transparentes e são mais vencedores. À medida que as pessoas se sentem atendidas em suas demandas, conhecem melhor o clube e seus propósitos, aumenta o nível de confiança e mesmo de colaboração com a entidade, o que, cedo ou tarde, em maior ou menor escala, acabará refletindo positivamente.
O que é muito positivo hoje, no futebol brasileiro, é ver os dois clubes com as maiores torcidas do país se empenhando em melhorar suas gestões e aumentar a visibilidade do que fazem. A tendência, espera Fernando Ferreira e concordo com ele, é que outros clubes também grandes não queiram ficar para trás nesse “campeonato”, o que seria muito bom para o nosso futebol como um todo.
Percebemos que, de maneira geral, está havendo uma melhora significativa no sentido de nossos principais clubes serem mais transparentes em suas contas e gestões.
Em diferentes graus e com diferentes ações, o diretor da Pluri citou alguns clubes com ações bastante positivas, como o Vitória, o Avaí, o Sport e o Paysandu. Num mercado onde ainda perguntamos “Cadê o balanço?”, e nem sempre recebemos resposta, a simples presença dessa peça no site já é um avanço.
Prova do avanço, hoje já temos surpresas positivas, como encontrar o excelente “Planejamento Estratégico” do Vitória em seu site, o que é motivo de grande satisfação. A visão do clube para o futuro e os caminhos que pretende tomar para lá chegar, o que, basicamente, pode resumir um planejamento estratégico, é uma informação tão interessante quanto importante, mas o Vitória é o único clube do Brasil que a apresenta ao público.
Informações como o “fatiamento” dos direitos econômicos dos jogadores são verdadeiras raridades e bom seria se todo clube tomasse o Internacional como exemplo nesse quesito.
Estamos avançando.
Num final de ano tomado pela confusão envolvendo o final do Brasileiro, essa noite de sexta-feira foi ocupada por uma boa conversa, pelo que agradeço ao vascaíno Fernando. Sim, falamos muito sobre o Vasco, também, mas é assunto para outra hora, quem sabe.
Nem tudo é caos, como os últimos dias nos levam a pensar, e há vida e gestões inteligentes, sim, em nosso futebol, em diversos clubes.

Cruzeiro ‘dá chapéu’ no Flamengo e contrata volante Rodrigo Souza

Rodrigo Souza
O Cruzeiro está em alta nos bastidores da bola e investidores veem o clube com “ótimos olhos”. Não é atoa que a Raposa vence concorrências importantes na luta por contratações no mercado do futebol.

Na noite da última sexta, o Cruzeiro confirmou a contratação do volante Rodrigo Souza, 26 anos, destaque do Boa Esporte na Série B deste ano. Desde o dia 13 de dezembro o Super FC destacava com exclusividade o interesse do clube celeste no jogador, que atua como primeiro volante e chega à Toca para ocupar a vaga deixada pelo veterano Leandro Guerreiro.
Os mesmos investidores que trouxeram o meia Marlone para o Cruzeiro trabalharam em prol do time estrelado, que “deu um chapéu” na diretoria do Flamengo. O clube carioca também estava de olho em Rodrigo Souza e a imprensa do Rio de Janeiro chegou a divulgar, algumas vezes, que o atleta já estaria contratado pelos rubro-negros.
Números de Rodrigo Souza no Boa Esporte
Na Segundona, Rodrigo Souza fez 25 jogos, marcou um gol e recebeu sete cartões amarelos. O aproveitamento do jogador em relação aos passes certos também foi alto: 86% de acerto, segundo números do Footstats. O índice de desarmes de Rodrigo Souza ficou na casa de 83% de acerto.
Negociação
Super FC apurou que os empresários que tomaram à frente da negociação e compraram Rodrigo Souza fazem parte do grupo “Kalunga”, empresa conhecida por atuar no ramo de materiais de papelaria, utensílios e periféricos de informática, dentre outros. Empresa que nos anos 90 patrocinou o Corinthians.
Entrando forte nos bastidores da bola, o grupo Kalunga, grande aliado do Cruzeiro nos últimos negócios, comprou os direitos de Rodrigo Souza (90% pertenciam ao Boa Esporte e os outros dez a um time de pequeno porte do Rio de Janeiro, o Sampaio Corrêa).
Por causa do bom relacionamento do grupo de investidores com o presidente Gilvan de Pinho Tavares e o diretor de futebol Alexandre Mattos, a Raposa, além de “chapelar” o Flamengo, deu um balão em outros grandes clubes, como o São Paulo e o Palmeiras.
Rodrigo Souza é o terceiro reforço do Cruzeiro já confirmado para a próxima temporada. O lateral-esquerdo paraguaio Miguel Samudio, 27 anos, e o meia Marlone, de 21, estarão a partir do dia 6 de janeiro, na companhia de Rodrigo Souza, na reapresentação celeste na Toca da Raposa II.

Outros negócios
Assim como o Super FC também confirmou, o Grêmio deu o aval e o Cruzeiro já negocia salários com o atacante Marcelo Moreno, que não será aproveitado pelo Tricolor Gaúcho em 2014.
A negociação é tida como "emergencial" e o Cruzeiro pode anunciar a qualquer momento a contratação do centroavante.
Marcelo Moreno chegará à Toca com status de jogador experiente, com "tarimba" em jogos na altitude, em torneios sul-americanos. Sonho do presidente Gilvan de Pinho Tavares, o jogador deve vir por empréstimo de um ano, sem custos ao Cruzeiro, que arcará apenas com salários do jogador.
RODRIGO SOUZA
Nome completo: Rodrigo de Souza Fonseca
Nascimento: 27/10/1987 (São Gonçalo-RJ)
Posição: volante
Altura: 1,86 m
Peso: 86 kg
Clubes: Duque de Caxias-RJ (2009); XSKT Can Tho-VIE (2010); Sampaio Corrêa-RJ (2011); Madureira-RJ (2012); Nova Iguaçu-RJ (2013); Boa Esporte-MG (2013).

De férias no Flamengo, goleiro Luan visita cidade natal e projeto social

O goleiro Luan, que já vem treinando no profissional do Flamengo, aproveitou o período de férias do time para visitar a cidade de Meleiro, no interior de Santa Catarina, local onde nasceu. O arqueiro também fez questão de visitar a Associação Casa-Lar Irmã Carmen, onde iniciou a carreira.
- É muito legal voltar ao local onde tudo começou e rever pessoas que me ajudaram a lutar pelos meus sonhos. Sou muito grato a todos do projeto Casa-Lar e sempre que tiver condições estarei aqui - afirmou o goleiro.
Luan também comentou sobre as expectativas para a temporada 2014.
- Neste ano tive a chance de estar no banco de reservas em algumas partidas no Campeonato Carioca e na Copa do Brasil. Continuarei trabalhando forte para que no próximo ano eu tenha uma oportunidade e consiga estrear pela equipe principal - concluiu.

Diego Silva e Val podem deixar o Flamengo em 2014

Os volantes Diego Silva e Val não estão nos planos da comissão técnica e da diretoria do Flamengo para a próxima temporada. Reservas no time de Jayme de Almeida, os dois jogadores devem ser emprestados para que tenham mais oportunidades de jogar em 2014.
Contratado por empréstimo em maio deste ano, Diego Silva chegou ao Flamengo após ter se destacado no Campeonato Paulista com a camisa do XV de Piracicaba, assim como o atacante Paulinho. O volante, porém, não conseguiu se firmar entre os titulares, diferentemente do companheiro de elenco.
Assim como Diego Silva, Val chegou à Gávea em maio desta temporada. Após bom rendimento no Paulistão, só que com a camisa do Mogi Mirim, o jogador assinou contrato de três anos com o Rubro-Negro.
Já no fim deste ano, o Guarani, de Campinas, teria demonstrado interesse em contratar o volante. Porém, ao que parece, as conversas não evoluíram.

Wallim lamenta postura de Luiz Antonio e diz que Flamengo não o perderá de graça

O vice-presidente de futebol do Flamengo, Wallim Vasconcellos, garantiu que o volante Luiz Antonio não sairá da Gávea sem que o clube receba algum valor pelo passe. O dirigente ainda lamentou a postura do jogador, que resolveu acionar a Justiça.
- Se ele não quer jogar aqui, que procure um clube com uma proposta justa e a gente libera. Essa não é a maneira correta de sair e tenho certeza que o Flamengo não vai perde-lo sem ganhar alguma coisa pelo passe. Não consta nenhum débito com o atleta e se constasse, o procedimento correto seria ele nos procurar antes e mostrar isso. Lamentamos a postura dele - afirmou o dirigente à Rádio Globo.
Vale lembrar que Luiz Antonio está com o futuro indefinido desde que decidiu acionar o Flamengo na justiça cobrando vencimentos que o clube não cumpriu - dentro eles, luvas referentes aos anos de 2009 e 2011, férias e bônus, entre outros.

Dívida pode fazer o São Paulo trocar a Penalty pela Adidas

A temporada 2013 foi difícil para o São Paulo dentro de campo e 2014 promete começar com polêmicas nos bastidores. Depois de alguns atrasos em pagamentos, a atual fornecedora de material esportivo do time, a Penalty, está devendo mais de R$ 7 milhões ao cofre do clube do Morumbi. Por isso, já há quem pressione a diretoria para romper o contrato e procurar outra patrocinadora.
Em meio às conversas entre cartolas e representantes da empresa para renegociar o pagamento da dívida, a Adidas já aparece como candidata a substituir a Penalty como fornecedora de material. A informação foi divulgada pelo site da revista Veja.
O não cumprimento dos pagamentos por parte da Penalty facilitaria o rompimento do contrato por parte do São Paulo. No entanto, o tempo necessário para a criação de uma nova linha de camisas e para abastecimento das lojas pesa contra essa decisão. Do lado da empresa, a intenção é parcelar a dívida e manter o contrato, que vai até o final de 2015.
No primeiro ano de parceria, além dos tradicionais modelos titular e reserva são-paulinos, a Penalty fez sucesso com a camisa azul do goleiro Rogério Ceni e ousou com um uniforme inteiramente vermelho, usado nas quartas de final do Paulistão contra a Penapolense. Também foram elogiados os uniformes da coleção Raízes, inspirados no time liderado por Leônidas da Silva. Um site argentino inclusive apontou a camisa retrô titular como uma das mais originais de 2013.
Entenda o caso
No final de 2012, o São Paulo encerrou sua parceria com a Reebok e assinou contrato de patrocínio com a Penalty válido até o final de 2015. O acordo com a marca brasileira renderia ao clube cerca de R$ 35 milhões por ano, divididos em luvas (um pagamento mensal fixo), royalties dos produtos vendidos, envio de peças para uso do time nos jogos e bônus por desempenho.
Desde agosto, a Penalty deixou de pagar parte dos valores referentes a esses itens, acumulando uma dívida de mais de R$ 7 milhões. Agora, as partes negociam a melhor solução para o impasse. Embora diretores do clube e da empresa não comentem o assunto publicamente, a expectativa é de que a situação provoque atraso inclusive na apresentação de novos modelos de uniformes do São Paulo para 2014. 

Cruzeiro proíbe torcidas organizadas de usarem a marca do clube

A confusão entre duas torcidas organizadas do Cruzeiro, Máfia Azul e Pavilhão Independente, que resultou na perda de mando de campo no Campeonato Brasileiro, obrigou a diretoria celeste a proibir as organizadas de usar a marca do clube. A decisão foi do conselho deliberativo do clube que comunicou a imprensa.
"O próprio conselho fez uma menção autorizando o presidente que tomasse providência com relação ao uso da marca Cruzeiro nos uniformes das torcidas organizadas. Foi feito um abaixo-assinado, colocamos em votação e ele foi aprovado por unanimidade", explicou o presidente do conselho, Wilmer Santa Luzia Mendes, em entrevista à Rádio Itatiaia.
A ideia é impedir a associação da marca Cruzeiro com brigas de torcedores. "É uma decisão que foi tomada porque as coisas estão tomando um rumo tão diferente com as constantes brigas das torcidas Máfia Azul e da Pavilhão Independente, que nossa decisão foi esta e esperamos que, a partir de hoje, as coisas mudem na torcida do Cruzeiro", disse.
Caso a decisão do conselho deliberativo não seja cumprida, as organizadas poderão ser impedidas de entrar nos jogos do Cruzeiro. "A partir de agora, as torcidas organizadas podem usar qualquer uniforme em alusão às torcidas, mas não podem usar a marca Cruzeiro, como estava sendo usado", concluiu.

Corinthians acerta contratação de Uendel e espera só a assinatura

Dirigentes de Corinthians e Ponte Preta já não escondem o acerto pela transferência do lateral esquerdo Uendel. O jogador de 25 anos vai defender o clube do Parque São Jorge na próxima temporada, e só a assinatura do contrato impede o anúncio oficial.
O negócio foi tratado com a ajuda da DIS, que divide igualmente os direitos econômicos do atleta com o clube campineiro. Não havendo nenhum imprevisto muito grande, ele se apresentará no CT do Parque Ecológico em 6 de janeiro.
"Ele está próximo, mas a gente costuma dizer que um negócio está 100% feito quando as assinaturas foram colocadas no papel, e isso ainda não foi feito. Posso falar que está tudo muito adiantado. Nos próximos dias, a gente conclui", afirmou o diretor de futebol do Corinthians, Roberto de Andrade, à rádioTransamérica.
Assim, a agremiação paulistana deixa acertada a situação da sua lateral esquerda. Fábio Santos e Uendel serão os jogadores da posição à disposição do técnico Mano Menezes. O jovem Igor, que teve bons e maus momentos em 2013, provavelmente será emprestado.
A situação na outra lateral é bem mais crítica. Edenílson, ao que tudo indica, está de saída para o futebol italiano. Alessandro se aposentou. Rafinha, que era a aposta, acabou renovando com o Bayern de Munique. Restou Diego Macedo, emprestado pelo Bragantino até o fim do Campeonato Paulista.

Ibrahimovic diz que é como vinho: "Quanto mais velho eu fico, fico melhor"

O atacante sueco Zlatan Ibrahimovic não concorda com o rótulo de arrogante que recebe da imprensa internacional. Para o artilheiro do Campeonato Francês, há um exagero ao falar de seu estilo marrento.
"As pessoas sempre me chamaram de arrogante. Que eu era arrogante, que tinha um grande ego. Mas se você não tiver um grande ego, você não conquista um monte de troféus. Isso é algo que a mídia faz e eu preciso aprender a conviver com isso diariamente", reclama o jogador do Paris Saint-Germain.
O sueco ganhou fama de marrento por seu estilo autoconfiante nas passagens por Internazionale e Milan, da Itália, e Barcelona, da Espanha. De lá para cá, é visto como presunçoso. Apesar de negar o adjetivo, Ibra tropeça na mesma entrevista coletiva e compara si mesmo ao vinho. "Sou como vinho. Quanto mais velho ele fica, melhor ele é. Quanto mais velho eu fico, fico melhor", gaba-se o atacante.
O sueco está confirmado no ataque do PSG que enfrenta o Lille neste domingo, pela 17ª rodada do Campeonato Francês. O time parisiense é o líder do torneio, tendo conquistado 43 pontos em 18 jogos.

Investidores se oferecem e Palmeiras pode ter Leandro em definitivo

Um grupo de investidores virou a solução para o Palmeiras segurar o seu artilheiro. Empresários ofereceram ajuda para o clube contratar Leandro em definitivo, aumentando a possibilidade de abrir o orçamento para atingir o salário pretendido pelo atacante para renovar.
As informações são de que o diretor executivo do Verdão, José Carlos Brunoro, está em Porto Alegre para se reunir com dirigentes do Grêmio, clube detentor dos direitos econômicos do jogador, e a ideia é que o acerto entre os clubes seja sacramentado ainda nesta semana. O desejo dos representantes do atleta é definir seu futuro antes do Natal.
O presidente Paulo Nobre confia que Brunoro usará o jogador que os gaúchos devem ainda pela transação de Barcos para reduzir o pedido inicial de R$ 13 milhões do Tricolor. A favor do Verdão ainda está a frágil situação financeira dos gremistas, que pretendem reduzir tanto seus gastos que abriram mão do ídolo Renato Gaúcho como técnico.
Antes, o Palmeiras tinha como trunfo a liberação registrada em contrato para renovar o empréstimo por um ano unilateralmente, bastando acertar os salários com o jogador. Leandro, contudo, pediu muito mais do que o clube estava disposto a pagar e a sondagem de clubes europeus estava complicando a sua permanência.
Agora, a diretoria do Palmeiras pretende acertar sua contratação em definitivo e, com o dinheiro ‘economizado’, ampliar a proposta salarial e o tempo de contrato. O modelo do novo vínculo, contudo, será dentro da filosofia de produtividade implantada por Nobre: Leandro terá aumento em relação a 2013, mas ganhará substancialmente mais apenas se o clube atingir suas metas.

Vasco tem debandada de atacantes e não sabe se Juninho continua

De contrato renovado com o Vasco, o técnico Adilson Batista já começou a trabalhar na montagem da equipe para a próxima temporada. O treinador tem conversado com o dirigente Ricardo Gomes para avaliar os pontos fracos do elenco e quais as posições que precisam ser reforçadas.
No momento, a grande preocupação é com o setor ofensivo. Dos sete atacantes disponíveis na temporada passada, ele só ficou com Reginaldo e Thales. Tenório, André e Willie, todos com contrato até o fim de dezembro, foram liberados pela diretoria para negociar com outros clubes. Edmilson depende de um acerto financeiro para permanecer em São Januário. Pela vontade de Adilson Batista, ele continuaria no clube porque mostrou um bom desempenho nas rodadas finais do Campeonato Brasileiro.
Em janeiro, William Barbio que estava no Bahia, e Romário, no futebol português, também se reapresentarão para serem avaliados pela comissão técnica. A situação de Robinho será definida nesta segunda-feira, em reunião que acontecerá em na sede do clube.
Alguns jogadores seguem com situação indefinida. O zagueiro Cris e os meias Guinãzu, Dakson e Montoya ainda dependem de um parecer do treinador. O caso de Juninho Pernambucano é especial. O experiente jogador está lesionado e tinha manifestado o interesse de encerrar a carreira, mas só quando ele retornar das férias é que a diretoria ficará sabendo das verdadeiras intenções do atleta.
Segundo o vice-presidente de futebol, Ercolino De Luca, os jogadores que formarão o elenco em 2014, terão que se adaptar à realidade financeira do Vasco, que perderá algumas receitas por ter sido rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro. Segundo De Luca, o objetivo da diretoria é reduzir a folha salarial, que gira em torno de quatro milhões e meio, para três milhões mensais.
Batalha judicial pelo acesso
Os dirigentes ainda mostram confiança de que o Vasco poderá disputar a primeira divisão em 2014. Depois de duas negativas do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), o departamento jurídico viu, com satisfação, o presidente Flávio Zveiter repassar o recurso do clube para o Pleno, que vai julgar no próximo dia 27 o pedido de impugnação da partida contra o Atlético-PR.
No recurso, o Vasco argumenta que o Atlético-PR, mandante do jogo em Joinville, não garantiu a segurança do público deixar de colocar o policiamento dentro do Estádio. No mesmo recurso, o clube carioca também pede também a redução da pena imposta pelo STJD que condenou o Vasco a perda de oito mandos de campo, sendo quatro jogos com portões fechados.

Jorge Wagner chega ao Botafogo e prevê 'maior desafio' da carreira

De volta à Libertadores depois de 18 anos, o Botafogo foi buscar um reforço experiente para a competição continental. Nesta sexta-feira, o clube de General Severiano apresentou o meia Jorge Wagner, campeão da América em 2006, com a camisa do Internacional. As sete edições disputadas, no entanto, parecem ter ficado para trás: o jogador coloca o retorno ao Brasil como o maior desafio da carreira.
"O Botafogo disputará a Libertadores e temos tudo para fazer uma boa temporada. Tenho vários motivos para retornar ao Brasil. Jogar aqui no Rio é uma oportunidade única na minha carreira. Maior desafio voltar para o Brasil num clube com o Botafogo. Será uma pressão grande pelas competições que disputaremos. Será o maior desafio. Sempre tive o sonho de jogar no Rio", revelou Jorge Wagner.
Após três temporadas no Kashiwa Reysol, do Japão, o meia, que também pode ser usada na lateral esquerda, foi apresentado em General Severiano pelo gerente executivo de futebol, Aníbal Rouxinol. Em suas respostas, deixou evidente a prioridade para a próxima temporada: a Libertadores, competição que venceu em 2006 ao lado do zagueiro Bolívar, outro jogador do atual elenco alvinegro.
"A Libertadores é um sonho que o Botafogo buscava a um bom tempo. O grau de dificuldade é muito grande e temos que nos fortalecer para ir bem na competição. Temos tudo para fazer uma grande temporada", projetou o experiente jogador de 35 anos.

Kalil ironiza derrota do Atlético: "Dar vexame em Mundial nós queremos, sim"

O presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, não se mostra incomodado pela derrota do Galo na semifinal do Mundial de Clubes para o Raja Casablanca por 3 a 1. O dirigente defende que o revés faz parte do jogo e torce para que o time mineiro esteja de volta ao torneio no ano que vem, nem que seja para outra "tragédia".
"Esperamos dar outro vexame no ano que vem. Dar vexame em campeonato mundial nós queremos, sim", ironiza o presidente do Galo, que ainda alfineta o Cruzeiro relembrando a derrota do rival para o Estudiantes, em 2009. "Em Mundial de Clubes não tem tragédia. Tragédia é perder Libertadores em casa. Perder Braisleirão em casa também, como o Atlético já perdeu. Mas em Mundial não", afirma.
Questionado sobre os motivos da derrota sofrida para a equipe marroquina, Kalil desconversou. "Se eu soubesse o motivo da derrota, nunca seríamos derrotados. É futebol e o futebol é assim. Apesar da derrota e da dor da derrota, esse resultado não tira o meu orgulho de representar o Brasil nessa competição tão importante", exaltou o dirigente.
O Galo volta a campo a partir das 14h30 deste sábado, quando enfrenta o Guangzhou Evergrande na disputa pelo terceiro lugar do Mundial de Clubes. A partida será realizada no estádio de Marrakech, no Marrocos.

Guardiola valoriza possível tri do Mundial: "Não sei se voltarei a estar aqui"


Campeão intercontinental em duas oportunidades - em 1976 e 2001 -, o Bayern de Munique vai tentar conquistar o mundo mais uma vez neste sábado, diante do Raja Casablanca, do Marrocos, na final do Mundial de Clubes. O técnico do time alemão, Pep Guardiola, venceu o torneio em 2009 e 2011, com o Barcelona, e agora dá importância à possível conquista do tri.
"Não sei se na minha vida voltarei a estar aqui numa final de Mundial. Ano que vem vou treinar o meu time na Bundesliga, na Copa da Alemanha, na Champions. Mas não sei se serei capaz de chegar num futuro próximo, numa situação como essa", afirma o técnico do Bayern.
Guardiola ainda reforça o discurso defendendo que, se os treinadores têm poucas chances de estar no Mundial de Clubes, os jogadores têm ainda menos oportunidades. "O Lahm tem 30 anos, por exemplo, e será a primeira vez dele, como a de outros jogadores também. E é por isso que a gente vai tentar ganhar essa competição. Faremos o que for necessário", promete o treinador da equipe bávara.
Favorito inquestionável na decisão do Mundial de Clubes, o Bayern de Munique encara o Raja Casablanca a partir das 17h30 deste sábado, em Marrakech, no Marrocos.

Kaká se diz a favor de Seedorf como técnico do Milan: "Vai fazer bem o papel"

Após o canal italiano Sky Sport cravar que Clarence Seedorf comandará o Milan a partir de julho do ano que vem, o meio-campista Kaká comentou a possível chegada do holandês ao clube e se mostrou favorável à iniciativa de dar a Seedorf a prancheta rossonera.
"O Clarence faz tudo melhor. A passagem do campo para o banco não é fácil, mas o Seedorf é um cara inteligente e vai fazer bem o papel de treinador do Milan", diz o brasileiro, que atuou ao lado do meio-campista do Botafogo por seis temporadas.
De olho no futuro do clube, Kaká também se mostra preocupado com o atual momento da equipe no Campeonato Italiano e admite que a vitória sobre a rival Internazionale seria ideal para a sequência da temporada. "Seria maravilhoso marcar um gol e conquistar a vitória para o nosso torcedor. Seria um excelente presente de Natal", afirma o jogador, que chegará ao centésimo gol marcado com a camisa milanista caso balance as redes no clássico.
Comandado, pelo menos por enquanto, por Massimiliano Alegri, Kaká volta a campo para buscar a marca histórica a partir das 17h45 deste domingo, quando o Milan enfrenta a Internazionale no estádio Giuseppe Meazza, pela 17ª rodada do Campeonato Italiano.

Inauguração do Allianz Parque é adiada para outubro de 2014


Previsto para ser inaugurado inicialmente em abril deste ano, o novo estádio do Palmeiras não abrirá suas portas antes de outubro do ano que vem. O anúncio foi feito pelo presidente Paulo Nobre na quarta-feira, durante reunião com os integrantes do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização) do Verdão.
O clube e a construtora WTorre passaram os últimos meses garantindo que a entrega do estádio ocorreria até abril de 2014 — a AEG, responsável pela agenda do Allianz Parque, havia agendado até dois shows da banda One Direction para 10 e 11 de maio. Eles foram repassados para o estádio do Morumbi.
O impasse sobre a divisão das cadeiras do Allianz Parque, que pode ir parar em uma corte arbitral, não é o único responsável por novo adiamento. A WTorre diminuiu consideravelmente o investimento de dinheiro na obra, causando atraso no ritmo, de acordo com os operários.
O risco de o estádio só sair em 2015 causa pavor no Palestra Itália. Primeiro, porque em 2014 será comemorado o centenário alviverde e a entrega do Allianz Parque seria o grande presente para a torcida. Depois, porque será o último ano da gestão de Paulo Nobre.
Acordo distante
Os três mediadores indicados por Palmeiras e WTorre para discutir a divisão das cadeiras do estádio se encontraram na última quarta-feira com as partes, mas não houve acordo. E só haverá uma próxima reunião no ano que vem.
Boca fechada
No encontro com os cofistas, na quarta, Paulo Nobre pediu todo cuidado ao tratar da briga com a WTorre pela imprensa. O presidente quer evitar mais rusgas com a construtora.

Bayern coloca favoritismo à prova contra Raja e sonho marroquino

Ninguém hesita em cravar o Bayern de Munique como franco favorito à conquista do Mundial de Clubes. Mas a partida deste sábado, às 17h30 (horário de Brasília), está longe de ser apenas um duelo entre um gigante europeu e uma zebra africana. Do outro lado está o Raja Casablanca, empolgado por ter eliminado o Atlético-MG e fazer o povo marroquino sonhar alto.
"Estamos conscientes das expectativas que existem em torno do Raja graças às nossas apresentações no torneio. E ver as pessoas em festa nas ruas confirma esse sentimento. Nosso sonho começou com a classificação para o torneio e continuou até a final. Seria uma pena parar de sonhar agora", projetou o atacante Mouhssine Iajour em entrevista ao site da Fifa.
Depois de bater o Auckland City e o Monterrey na base da superação, o Raja partiu para cima do Atlético-MG na última quarta-feira e convenceu. De volta a Marrakesh três dias após os 3 a 1 sobre o Galo, os marroquinos reconhecem a superioridade do Bayern e é exatamente disso que eles esperam tirar proveito para aprontarem mais uma surpresa histórica."O Bayern é um clube grandioso e histórico, com uma filosofia própria, mas isso não vai nos intimidar. A pressão está sobre o adversário e esperamos ter sucesso nesta maravilhosa partida e conquistar o título", ressaltou o técnico tunisiano Faouzi Benzarti. Iajour seguiu a mesma linha de raciocínio: "Não tem mais lógica, é dentro de campo que se precisa comprovar favoritismo".
Se depender de Franck Ribéry, no entanto, o time bávaro não cairá na estratégia marroquina e levará o confronto a sério. A grande estrela da constelação comandada por Pep Guardiola garante que o time está atento aos perigos oferecidos pelo Raja e, principalmente, pela força vinda das arquibancadas do estádio de Marrakesh."Nós pudemos acompanhar a semifinal pela televisão no hotel e sabemos que a atmosfera na final certamente será sensacional também. Não podemos pensar que será fácil conquistar este título. Precisamos estar muito concentrados e jogar com seriedade, pois equipe marroquina é muito forte", alertou o meia-atacante francês.
Depois de bater os chineses do Guangzhou Evergrande por 3 a 0 na última terça-feira, o Bayern precisa passar pelo Raja Casablanca para confirmar o posto de melhor time do planeta. Os germânicos já haviam faturado as edições de 1976, contra o Cruzeiro, e 2001, contra o Boca Juniors. O centroavante peruano Cláudio Pizarro é o único remanescente do time de 12 anos atrás, enquanto Guardiola faturou o torneio em 2009 e 2011 pelo Barcelona.
FICHA TÉCNICA
BAYERN DE MUNIQUE X RAJA CASABLANCA
Local: Le Grande Stade, em Marrakesh (MAR) 
Data: 21 de dezembro de 2013, sábado 
Horário: 17h30 (de Brasília) 
Árbitro: Sandro Meira Ricci (BRA) 
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (ambos do Brasil)
BAYERN DE MUNIQUE: Neuer; Rafinha, Dante, Boateng e Alaba; Lahm, Thiago Alcântara, Kroos, Gotze e Ribéry; Mandzukic
Técnico: Pep Guardiola.
RAJA CASABLANCA: Askri; El Hachimi, Adil Karrouchy, Mohamed Oulhaj e Benlamalem; Erraki, Guehi, Chtibi e Moutaouali; Lajour e Hafidi
Técnico: Faouzi Benzarti.