Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Por logística, Flamengo volta a treinar na Gávea nesta terça-feira

O Flamengo faz nesta terça-feira o primeiro treino na gestão do presidente Eduardo Bandeira de Mello na sede da Gávea. O local não era utilizado pelo futebol profissional desde novembro de 2012, ainda com Patricia Amorim presidindo o clube. A atividade está marcada para iniciar às 14h. Vale lembrar que o local encontra-se em boas condições.
Segundo a assessoria de imprensa do Flamengo, a mudança do treino do Ninho do Urubu para a Gávea aconteceu por causa da logística para a viagem até Goiás, local da partida desta quarta-feira contra o próprio Goiás. O elenco rubro-negro tem o voo marcado para às 18h desta terça-feira, no Aeroporto Santos Dumont, e caso a última atividade antes da partida fosse realizada no Ninho do Urubu, não haveria tempo hábil para o embarque sem atrasos.
Após o jogo contra o Goiás, o Flamengo retorna ao Rio de Janeiro e, à princípio, volta a treinar normalmente no Ninho do Urubu.

Zinho é apresentado no Santos, diz que Flamengo é passado e já banca interino

Zinho assumirá a gerência de futebol no lugar de Nei Pandolfo; novo gerente já garantiu que técnico Claudinei Oliveira não é interino Foto: Lucas Baptista / Futura Press
Contratado como novo gerente de futebol do Santos, o ex-meia Zinho foi apresentado nesta segunda-feira para a função, no CT Rei Pelé, justamente por um dos sete membros do Comitê Gestor do clube, Augusto Videira. Videira, assim como parte dos demais remanescentes, foi um dos principais alvos de protestos da torcida na última semana. O novo dirigente santista pediu para que esqueçam sua passagem pelo Flamengo e amenizou a pressão sobre o técnico Claudinei Oliveira, garantindo não se tratar de um interino no clube.
"O Flamengo já passou, foi um período da minha vida, uma oportunidade boa para o engrandecimento da minha carreira. Vivi dificuldades, coisas boas para não repetir mais os erros, mas o meu momento é o Santos e espero que aqui possa desenvolver um trabalho como gerente de futebol. Trarei um trabalho com disciplina, mas com harmonia e suporte a comissão técnica", disse o dirigente, que evitou comentar sobre os problemas disciplinares encontrados no antigo clube.
"O que coube a mim foi feito. Não vou voltar atrás e dizer o que fiz, ou não. Pode ter agradado ou desagradado, mas tenho a consciência tranquila e não me arrependo das atitudes com relação a condução desses casos (de Adriano Imperador e Ronaldinho Gaúcho)", completou.
Zinho foi contratado para substituir Nei Pandolfo, demitido na última quarta. O tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira em 1994, também bastante identificado com a torcida do Palmeiras (defendeu o clube palestrino em três oportunidades, entre 1993 e 1994, 1998 e 1999 e, por fim, entre 2001 e 2002), foi o responsável pelo futebol do Flamengo recentemente, quando o time carioca era presidido por Patrícia Amorim. A vitória de Eduardo Bandeira de Mello nas eleições presidenciais implicou na saída de Zinho do cargo.
"O treinador é o Claudinei. Eu ainda nem o cumprimentei, espero que não fique chateado, pois estava treinando. Mas vou sentar com ele e conversar. Digo que ele é o treinador do Santos, não é interino. E quero dizer que ele não é 'só' o treinador do Satos. Ele está aqui porque demonstrou competência na base e conhece os jogadores", afirmou. "O Claudinei é treinador do Santos, não é interino e só recebo as melhores informações de dentro do clube. Tem o meu apoio". O novo dirigente disse que dormirá no hotel do CT Rei Pelé para intensificar a proximidade, principalmente, com os atletas mais jovens".
Após a história goleada por 8 a 0 sofrida para o Barcelona, um grupo de torcedores protestou na frente do hotel santista. Depois, os muros da Vila Belmiro foram pichados com críticas direcionadas ao presidente Luis Álvaro e a membros do Comitê. O estopim foi a depredação do escritório do advogado Luciano Moita, um dos sete integrantes, além de novo protesto em frente a um dos portões da Vila Belmiro na noite de terça.
Desde a saída de Neymar, o Santos já anunciou uma série de demissões, a começar com a saída do estafe do próprio atleta, encabeçado por Eduardo Musa, além de dois advogados, do superintendente de futebol Felipe Faro e o superintendente administrativo Henrique Schlithler, acusado de ser corintiano por grande parte da torcida. Três membros do Comitê Gestor deixaram seus cargos.

Satisfeito, Mano diz: “time do Flamengo está ficando como eu gosto”

Treinador avalia que vitória no Fla-Flu pode mexer com brios dos jogadores Foto: Wagner Meier / Agência Lance
Embora não tenha um time com muitas estrelas, o Flamengo conseguiu vencer o Fluminense por 3 a 2, no último domingo, no Estádio Maracanã. O triunfo dá moral para a equipe e mesmo o técnico Mano Menezes, normalmente mais comedido, mostra satisfação e otimismo com o futuro do clube, que conquistou sete dos últimos nove pontos disputados no Campeonato Brasileiro.
"Futebol não é só sistema tático, precisa de qualidade dos atletas para executar o sistema. É uma sequência de fatores e fundamentos de jogo que faz uma equipe crescer e ficar confiável. Esta ficando como eu gosto”, afirmou o treinador.
Mano acredita que a vitória no primeiro Fla-Flu do Maracanã depois da reforma para a Copa do Mundo vai mexer com os brios dos jogadores de forma positiva.
"Vitórias como essa, sem dúvida nenhuma, são emblemáticas, ainda mais acompanhadas de uma boa atuação da equipe. Merecemos tudo o que conquistamos nos 90 minutos, sofremos um pouco com bola parada, mas a vitória indiscutível que dá aquela confiança para você pensar que pode construí-las de forma sequencial", acrescentou.
O resultado colocou o Flamengo na 11ª posição, a melhor até o momento no Brasileiro. "É a primeira vez que passamos para a primeira página da classificação. Estou muito satisfeito com a forma como estão trabalhando, a filosofia de produzir volume de jogo. Agora temos que continuar repetindo".
O técnico minimizou os problemas que o time por vezes enfrenta com a torcida por não conseguir vencer adversários menores com a frequência que os rubro-negros desejam.
"Não tem jeito, construir uma equipe durante o Campeonato Brasileiro da primeira divisão traz um grau de dificuldade que às vezes te breca a evolução. O caminho é esse mesmo. Por isso a gente precisa ter experiência na condução. Estou muito contente com a dedicação dos atletas. Nossa juventude nos dá muita condição física e em outros momentos tira alguma coisa. Com a chegada de jogadores mais experientes, vamos ter o que queremos ter".
O próximo passo da equipe é apresentar variações de formação para enfrentar as diferentes proposições que os adversários podem fazer, avalia o treinador. "É diferente jogar um jogo deste porte, em que a responsabilidade é compartilhada, há espaços para construir jogadas ofensivas. Como não podemos escolher e o adversário tem o direito de jogar como quer, precisamos ir evoluindo. Este tipo de jogo a gente sabe que estamos prontos para jogar. Com menos espaços ainda precisamos evoluir", explicou Mano.

Renato Gaúcho elogia disciplina tática do Grêmio contra o Bahia

A disciplina tática apresentada pelo Grêmio na Fonte Nova foi, na opinião do técnico Renato Gaúcho, o principal mérito apresentado pelo time gaúcho na vitória por 3 a 0 sobre o Bahia, neste domingo. O Tricolor entrou escalado num esquema 3-6-1, segurando o time da casa no primeiro tempo e dominando a etapa complementar, com postura mais propositiva.
"O mais importante de tudo foi que taticamente a equipe esteve muito bem. Esquema bom é esquema que ganha. Vou acertar e errar nesse processo. As pessoas precisam pensar nisso. Precisam pensar nos desfalques que tínhamos, e no fato de que não tivemos tempo para treinar", ponderou Renato, após o jogo. O Grêmio atuou na Fonte Nova sem Pará, Kleber, Vargas e Zé Roberto, e fez apenas um treino em Salvador, sábado, no Barradão.
Para o zagueiro Werley, o papo com Renato no intervalo foi decisivo para a boa atuação gremista no segundo tempo, após uma etapa inicial confusa: "tivemos uma conversa importante com ele no intervalo. O time voltou outro, corrigimos o posicionamento e chegamos a um excelente resultado", resumiu.

A vitória sobre o Bahia foi a primeira do Grêmio como visitante neste Brasileiro. Com 19 pontos, o Tricolor está a dois pontos do G-4. Quarta-feira, a equipe recebe o líder Cruzeiro, na Arena. O paraguaio Riveros, que se lesionou no lance do primeiro gol em Salvador, levou uma pancada muito forte na cabeça, mas passa bem, e será reavaliado para saber se terá condições de entrar em campo.

Reserva no Bayern, Luiz Gustavo diz que está em "situação delicada"

Reserva no Bayern de Munique, o volante Luiz Gustavo se valorizou ao ajudar a Seleção Brasileira a conquistar a Copa das Confederações, em junho. Na chegada ao hotel onde a Seleção se hospedará para o amistoso contra a Suíça, em Basileia, o jogador se mostrou incomodado com a falta de oportunidades no clube alemão e a indefinição sobre o seu futuro.
"É uma situação delicada. Eu estou vendo qual é a melhor opção e vou tomar a melhor decisão para mim", disse o volante titular da equipe de Luiz Felipe Scolari.
Luiz Gustavo afirmou que não teve nenhuma conversa com Pep Guardiola, que assumiu efetivamente o comando do Bayern há poucas semanas, sobre a sua permanência em Munique.
"Não tem muito o que conversar. Nos falamos algumas vezes, mas nada de mais. Foram mais questões pessoais do que profissionais", declarou.
O Brasil enfrenta a Suíça nesta quarta-feira, a partir das 15h45 (de Brasília), no que será o primeiro jogo após a conquista da Copa das Confederações.

Luxemburgo terá problemas para armar o Fluminense contra o Corinthians

Três titulares indiscutíveis do Fluminense não estarão presentes na partida desta quarta-feira, no Maracanã, diante do Corinthians. Fred e Jean viajaram com a seleção brasileira para disputar um amistoso na Suíça, enquanto o lateral esquerdo Carlinhos recebeu o terceiro cartão amarelo. Os desfalques são novos problemas para o técnico Vanderlei Luxemburgo armar o time, que tentará a reabilitação da derrota para o Flamengo na última rodada.
Além disso, Bruno, Deco, Marcos Junior, Rhayner, Valencia e Wellington Silva continuam no departamento médico. Vanderlei espera poder contar com, pelo menos, um deles para o próximo jogo. O treinador deve confirmar a volta do zagueiro Gum, que cumpriu suspensão e pode voltar a formar a dupla de zaga com Leandro Euzébio, saindo Digão. Para o lugar de Carlinhos, Ronan, de 18 anos, revelado nas divisões de base, é o mais cotado para ocupar a lateral esquerda. Diguinho deve entrar no meio-campo na vaga de Jean, enquanto Samuel é a mais provável opção do treinador para substituir Fred, no ataque.
O goleiro Diego Cavalieri vai seguir fazendo tratamento intensivo para se recuperar das dores no pé direito. Cavalieri chegou a ser vetado para o Fla-Flu, mas o departamento médico conseguiu colocar o goleiro em condições de atuar. Ele machucou o pé direito no treino da última sexta-feira, nas Laranjeiras. Durante o clássico, Cavalieri evitou cobrar tiros de meta para não agravar a situação.

Dracena elogia atuação contra líder: “Jogamos de igual para igual"

O elenco do Santos ficou satisfeito com o empate diante do Cruzeiro, por 0 a 0, na tarde deste domingo, no Mineirão. O zagueiro Edu Dracena acredita que, apesar da vitória não ter sido conquistada, o Peixe fez uma boa apresentação, levando perigo ao líder do Campeonato Brasileiro, sem se intimidar com a força do adversário, que atuava em casa.
"O Santos jogou de igual para igual com o líder. Temos de ressaltar isso. Ainda estamos em construção, a molecada está dando conta do recado e mostrando que tem muito potencial", afirmou o capitão santista.
Dracena elogiou o time alvinegro e lamentou uma chance criada pelo Santos logo no começo da partida. Aos dois minutos do primeiro tempo, o lateral-esquerdo chileno Mena cruzou para forte cabeçada do centroavante Henrique, defendida pelo goleiro cruzeirense Fábio. Neílton não conseguiu aproveitar o rebote, pois a bola foi afastada pela zaga mineira.
"A gente sabia das dificuldades que teríamos pela frente, pois o Cruzeiro não é líder à toa. Eles têm jogadores de talento, experientes, que já têm uma carreira de vitória. O Santos jogou bem, pena que aquela primeira bola o Fábio pegou, sempre fazendo os ‘milagres’ dele. Ali poderia ter mudado a história do jogo", concluiu Edu Dracena.
O Peixe volta a campo diante do Vasco, na próxima quarta-feira, às 19h30 (horário de Brasília), na Vila Belmiro, em confronto válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Dunga nega fase de instabilidade do Inter no Brasileiro

O técnico Dunga considerou como "normal" o empate do Internacional com o Atlético-PR, neste domingo, em Novo Hamburgo. O resultado de 2 a 2 foi o terceiro jogo sem vitória do Colorado na competição (a equipe levou 3 a 0 do Náutico e empatou em 1 a 1 com o Grêmio logo antes). No entanto, o treinador negou que seu time esteja vivendo um momento instável dentro da competição.
"Foi normal. Assim é o Campeonato Brasileiro. Nós queríamos ganhar, mais fazer um ponto no Brasileirão é sempre importante. A equipe conseguiu reagir bem durante o jogo. Estamos entre os seis primeiros, mas com um jogo a menos. A nossa visão é a do ano todo", avaliou Dunga.
Com 18 gols sofridos em 12 jogos, o Internacional é apenas a 15ª melhor defesa do Campeonato Brasileiro. Nas últimas três partidas, levou seis gols. Dunga admite que este aspecto precisa evoluir, mas lembrou que o ataque é um dos melhores da competição - com 21 gols, só perde para o do Cruzeiro, que fez 25.
"A equipe vem tomando gols, mas vem fazendo também. Precisamos trabalhar para encontrar este equilíbrio, para que nos próximos jogos isso não aconteça mais", projetou o técnico. A próxima partida do Inter é justamente contra um dos melhores ataques do Brasileiro: o Botafogo, no Maracanã, dono de 21 gols na competição, assim como o Colorado.

Seleção se apresenta na Suíça e inicia treinos para amistoso na quarta-feira

Os jogadores da seleção brasileira fizeram o primeiro treino na Suíça nesta segunda-feira. O time de Luiz Felipe Scolari joga contra a seleção local na quarta, na Basileia. Será o primeiro jogo da equipe de Felipão após a conquista da Copa das Confederações , em junho, no Brasil.
Nesta segunda, todos jogadores participaram de um treino regenerativo e de musculação na academia do hotel. Foram feitos exercícios nos aparelhos de musculação e na piscina orientados pelo preparador físico Paulo Paixão.
Na terça-feira a equipe vai a campo para o único treino técnico e tático antes do jogo. A atividade será no Estádio St. Jacob-Park, o mesmo da partida. Com apenas um jogador diferente em relação aos campeões da Copa das Confederações (o lateral-esquerdo Maxwell), Felipão deve manter os titulares que conquistaram o título em junho. 
O treino nesta terça acontece às 16h15 (11h15 de Brasília) e a partida entre Brasil e Suíça está marcada para as 20h45 (15h45 de Brasília) de quarta-feira. 

Autuori confia em reação do SP, mas tem campanha pífia e se diz suspeito

A campanha do São Paulo sob comando de Paulo Autuori é pífia. O sucessor de Ney Franco dirigiu oito derrotas em dez partidas, tendo vencido uma só partida, sobre o Benfica, na amistosa Copa Eusébio. Apesar disso, o treinador confia na reação da equipe para escapar da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro.
"Já vi clubes com muito mais dificuldade do que essa, tendo um turno só, se safarem. Essa análise é muito superficial. Agora, logicamente não há tempo. Tenho falado com os jogadores de que não temos tempo, que (a recuperação) tem que ser no próximo jogo", disse, ao fim do revés por 2 a 1 para a Portuguesa , no domingo.
Com 13% de aproveitamento em seu retorno ao clube onde foi campeão da Libertadores e do Mundial de 2005, Autuori tem tentado achar pontos positivos nas últimas partidas. No Canindé, ele gostou bastante da etapa final, em que o goleiro Rogério Ceni desperdiçou pênalti, e o atacante Aloísio teve gol anulado.
"Estamos fazendo aquilo que tem que ser feito. Se os resultados não vêm, como não veio hoje (sábado), é complicado, sem dúvida. Agora, acho que temos tudo para sair dessa situação. Mas é uma leitura minha, e não tenho que ficar falando, porque sou suspeito", avaliou o comandante, que se defende com o argumento de pouco tempo para treinos.
"Não coloquei minha forma de trabalho porque só tive dois dias de treino. Essa é a realidade. Mas não vou lamentar absolutamente nada", exagerou, na véspera de folga concedida ao elenco - o próximo compromisso será apenas na quinta-feira, diante do quinto colocado Atlético-PR, no Morumbi.
Para esta partida, ele não poderá contar com o lateral direito Douglas, que cumprirá suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Os zagueiros Paulo Miranda e Edson Silva também ainda não deverão estar à disposição, assim como o volante Denilson, que se recupera de cirurgia.

Suspensos, Juninho e Pedro Ken desfalcam o Vasco contra o Santos

Neste domingo, Juninho Pernambucano viajou pela primeira vez com o Vasco para uma partida fora do Rio de Janeiro e a participação deu certo: vitória cruz-maltina por 1 a 0 sobre o Coritiba.
Mas o Reizinho não terá a chance de repetir a experiência na quarta-feira, quando o Vasco visita o Santos, na Vila Belmiro, às 19h30. Isso porque, poucos instantes antes de ser substituído, o camisa oito cometeu uma dura falta em Geraldo e recebeu um cartão amarelo, o terceiro dele neste Brasileirão. Desta forma, o armador estará suspenso do jogo da Vila Belmiro, assim como o outro meia da titular da equipe neste domingo, Pedro Ken.
Os dois não serão os únicos desfalques do time. O lateral Yotún está a serviço da seleção peruana e os volantes Guiñazú e Sandro Silva estão lesionados gravemente. Tenório, substituído contra o Coxa por uma pancada na cabeça, ainda deve ser avaliado.
Por outro lado, Dorival terá a volta de André, que cumpriu suspensão. E também pode ter a estreia de dois reforços: o meia colombiano Santiago Montoya e o zagueiro Cris, que aguardam a regularização com a CBF.
O treinador vascaíno comentou após a vitória sobre o Coxa sobre a alta rotação da equipe e culpou também o calendário apertado pelos problemas de entrosamento e de lesão: "É uma equipe que carece de jogos e treinos juntos. Disputamos nove jogos em agosto, um a cada três dias, não há como manter um time. O ideal seria fazer uma manutenção, a cada rodada dois ou três ficam de fora. O importante é como esses jogadores entram na equipe".

"BMW para atacar, e Fusca para voltar", diz Mano Menezes sobre André Santos

Treinador de André Santos na seleção brasileira, Corinthians e, agora, no Flamengo, Mano Menezes sabe bem quais são as principais características do lateral esquerdo. Após o clube rubro-negro triunfar por 3 a 2 sobre o Fluminense , neste domingo, no Maracanã, o técnico gaúcho explicou com bom humor o porquê utilizou o atleta improvisado no meio-campo.
"Neste primeiro momento, quando a condição atlética dele ainda não é a ideal, acho que ele renderá mais ali (meio-campo). O João Paulo está bem mesmo, acrescentando no setor ofensivo e dado consistência defensiva. O André ainda me deixaria com mais cabelos brancos para voltar. Ele é uma BMW para atacar, mas para voltar é um Fusca", destacou.
Em sua passagem pelo Corinthians, André Santos foi comandado por Mano Menezes durante quase duas temporadas. Juntos, o lateral esquerdo e o treinador conquistaram três títulos (Campeonato Brasileiro da Série B, Copa do Brasil e Campeonato Paulista). Além disso, o técnico convocou o atleta para Copa América de 2011, quando ainda estava à frente da Seleção.
Aproveitando as características ofensivas de André Santos, Mano optou por utilizá-lo no meio-campo na partida deste domingo, retirando o volante paraguaio Victor Cáceres da equipe titular. Presente em campo por 83 minutos, o camisa 27 mostrou grande disposição o e, além de auxiliar na criação de jogadas, ainda ajudou o lateral esquerdo João Paulo na marcação.
"Quando tivermos menos espaços, precisaremos evoluir, pois é mais difícil criar com liberdade reduzida. Não temos tantas variações de formação trabalhada. Necessitamos ganhar etapas e pular degraus. Acho que fiz o caminho certo", encerrou Mano Menezes.

Tranquilo, Pato cita sua pouca idade para justificar erros no Corinthians

O atacante Alexandre Pato não tem pressa para ser unanimidade do Corinthians . Artilheiro do time no Brasileirão com quatro gols, o jogador concedeu entrevista nesta segunda-feira no CT do clube e avaliou como positivos os seus oito meses no clube. Ele comparou a temporada com a última que teve no Milan e avaliou por ter 23 anos não é um jogador pronto.
“Para chegar ao topo, preciso de sequência, de minutos jogados nas pernas. E todo momento tenho tentado isso. Não é falta de vontade. Tenho 23 anos e tenho muito a aprender. Tenho um treinador sensacional e ele tem me ajudado muito, assim como os auxiliares. Ainda aprendo a chutar, cabecear. Sei que tenho muito a crescer como jogador e estou feliz por encontrar um treinador e um grupo que tem me ajudado bastante”, disse Pato.
Pato já tem 35 jogos pelo Corinthians em 2013. Marcou 11 gols. No Milan, na temporada 2011/2012, Pato jogou apenas 18 vezes, com quatro gols marcados. Apenas este número é suficiente para o jogador se convencer que esta temporada no Corinthians tem sido satisfatória.
“Passou um período no Milan em que treinava bem, chegava no jogo e me machucava. Isso me deu medo, fui perdendo a confiança, sim. Normal, acontece isso. Mas hoje não sinto nada, sinto muito forte, não sinto medo de nada. Se tiver que dar o algo a mais, correr depois do treino, depois do jogo, tudo bem, estou muito bem”, comentou o jogador.
Pato tem quatro gols no Brasileirão e é o artilheiro do Corinthians no torneio. Sem Guerrero, convocado para a seleção peruana, ele teve a chance de iniciar a partida contra o Vitória, domingo, e também será titular contra o Fluminense, quarta-feira no Maracanã. Ainda que o momento seja bom, com o Corinthians no G4 pela primeira vez no campeonato, Pato se cobra.
“Eu trabalho muito finalização, cabeceio, mas tem dias que você não está com sorte, chuta mil vezes e nada. Teve um jogo contra o Cruzeiro que tentei muito e o Fábio foi super bem. Errar é humano, todo mundo erra. Mas eu nunca vou deixar de tentar, se errar tentar novamente até que a bola entre. Vai ser assim contra o Fluminense”, disse.

Andrés crê em salvação do São Paulo e dispara contra Marco Polo

Enquanto a Arena Corinthians se aproxima cada vez mais da data de inauguração, o responsável pelas obras do estádio Andrés Sanchez, resolveu opinar sobre o momento atual do rival São Paulo e da política nos bastidores do futebol brasileiro.
Rebaixado em 2007 ao assumir o Corinthians já na reta final do Campeonato Brasileiro após a saída de Alberto Dualib, Andrés acredita que o Tricolor tem condições de escapar da degola nesta temporada. O ex-mandatário, no entanto, lembra que também tinha confiança que os alvinegros não cairiam para a Série B.
"No futebol você não cai no mesmo ano, já vem de muitos anos com dificuldades. O São Paulo vem há alguns anos sem ganhar títulos de expressão, mas acho que tem estrutura boa e condição forte financeiramente para se recuperar. Naquela época eu também achava que não cairia, mas acabou acontecendo", disse Andrés no programa Mesa Redonda, da TV Gazeta. Já sobre a Confederação Brasileira de Futebol, Andrés elogiou o início de trabalho de José Maria Marin, que teve de assumir a entidade em momento semelhante, com a saída de Ricardo Teixeira. De acordo com o ex-diretor de seleções, o atual presidente só peca por permitir espaço demais a Marco Polo del Nero, mandatário da Federação Paulista de Futebol (FPF) e vice-presidente da CBF.
"O Marin assumiu há pouco tempo, com muita coisa rolando. Penso que está fazendo um bom trabalho, mas está deixando o Marco Polo se meter muito. Ele na Federação Paulista começou bem, mas agora a administração está uma desgraça, os times do interior estão acabando", criticou Andrés, possível candidato às eleições da CBF após a Copa do Mundo de 2014.

Ceni perde pênalti e Portuguesa vence o São Paulo no Canindé

A Portuguesa aproveitou pênalti desperdiçado por Rogério Ceni e, com dois gols do atacante Diogo, derrotou o São Paulo por 2 a 1, neste domingo, encerrando jejum que já era de sete jogos. O goleiro-artilheiro tricolor errou a cobrança - a segunda em menos de duas semanas - pouco depois de seu time ter buscado o empate no Canindé, com golaço do garoto Lucas Evangelista.

Foi a primeira partida depois da excursão de três derrotas e uma vitória por Europa e Ásia. Como antes da turnê de torneios amistosos e do vice-campeonato da Copa Suruga, a posição do São Paulo na competição nacional ainda é a parte de baixo da tabela, com nove pontos ganhos. A Portuguesa, que disputou uma partida a mais, salta para 12 pontos, mas também não deixa a zona de descenso.

Penúltimo colocado, o time tricolor tentará encerrar seu jejum (que chegou a dez jogos) na quinta-feira, diante do Atlético-PR, no Morumbi. Dois lugares acima da classificação, o rubro-verde volta a campo um dia antes, quando visita o Coritiba.

No dia do 113º aniversário, Ponte Preta vence o Criciúma

Willian da Ponte Preta comemora primeiro gol, durante partida entre Ponte Preta x Criciuma, válida pelo Campeonato Brasileiro, no Moises Lucarelli
No dia em que completou 113 anos, a Ponte Preta presenteou a torcida com uma importante vitória. Em jogo bastante movimentado, o time campineiro bateu o Criciúma, por 3 a 1, na noite deste domingo, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O jogo marcou o encerramento da 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O resultado encerra uma série de três jogos sem vitórias e, de quebra, afasta a Ponte dos últimos colocados. O clube paulista assumiu a 13ª posição, com 15 pontos, três a mais que a Portuguesa, a primeira na zona de descenso. Já os catarinenses seguem com apenas 11 pontos, na 18ª posição.
Jogo — A Ponte dominou completamente o primeiro tempo e abriu o placar logo aos 6 minutos. Chiquinho cobrou escanteio da direita e o atacante William, mesmo de costas para o gol, conseguiu desviar de cabeça. O segundo gol saiu aos 29 minutos, novamente em escanteio de Chiquinho. Ele cobrou pelo lado esquerdo e Artur se antecipou na primeira trave para desviar de cabeça.
Na segunda etapa, os catarinenses voltaram mais ofensivos e conseguiram diminuir aos dez minutos. OMarlon cruzou da esquerda, a zaga não afastou e o atacante Lins completou na segunda trave. A Ponte, porém, não deu tempo para o rival se recuperar. Aos 16 minutos, Artur levantou pela direita, Éverton Santos se antecipou na primeira trave e cabeceou para fazer o terceiro.
Na próxima quarta-feira, às 21 horas, a Ponte Preta terá um páreo duro contra o Vitória, no Barradão, em Salvador. Enquanto isso, o Criciúma buscará a reabilitação contra o Náutico, no mesmo dia, às 19h30, no Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma.

Com gol no fim, Inter e Atlético-PR empatam no RS e ficam fora do G-4

Tanto Internacional quanto Atlético-PR entraram em campo na noite deste domingo sabendo que uma vitória levaria qualquer um dos times ao G-4 do Campeonato Brasileiro. No entanto, um gol no fim do Inter deixou o confronto em Novo Hamburgo, pela 13ª rodada da competição nacional, empatado em 2 a 2 e os dois times tiveram que se contentar em ficar fora do grupo dos primeiros colocados.
Com o resultado, Inter e Atlético-PR ficam com 20 pontos, em sexto e quinto lugares, respectivamente. Na próxima rodada, o time gaúcho visita o Botafogo, na quinta-feira, às 21h (de Brasília), enquanto os paranaenses medem forças contra o São Paulo fora, no mesmo dia, mas mais cedo, às 19h30.
Os torcedores mal haviam se acomodado em Novo Hambuego e o Atlético-PR conseguiu fazer o primeiro no confronto. Com apenas 40 segundos, João Paulo acertou chute da entrada da área e deixou os visitantes na frente. Apesar do choque com o rápido gol, o Inter não demorou para empatar o confronto: D’Alessandro acertou o travessão em falta aos 14min e Juan só teve o trabalho de tocar para as redes no rebote
Na etapa inicial, o gol com poucos segundos do Atlético-PR foi praticamente a única chance dos visitantes no primeiro tempo. Melhor em campo, o Inter quase virou aos 28min, quando Leandro Damião acertou a trave após bom cruzamento de Scocco. Apesar do grande domínio, o time colorado foi para o intervalo só com o empate.
O Inter continuou melhor na volta para o segundo tempo e viu Scocco, um dos jogadores mais ativos em campo, perder boa oportunidade aso 7min após fazer ótima jogada, mas chutar longe do gol. Aos 26min, Alex quase fez seu primeiro no retorno ao finalizar muito perto do gol atleticano. Praticamente no primeiro lance perigoso no segundo tempo, o Atlético-PR conseguiu fazer o segundo, com gol de Ederson aos 30min.
Atrás no placar, o Inter partiu em busca do empate e acertou a trave com Claudio Winck aos 32min. Pouco depois, Leandro Damião saiu na cara do gol, mas viu Weverton evitar o empate duas vezes. Quando a derrota parecia consumada, o Inter arrancou um empate com Otávio aos 42min, contando com desvio da zaga.

Estrangeiros decidem e Grêmio vence primeira fora de casa contra o Bahia

Um lance de muita coragem do paraguaio Riveros decidiu o equilibrado duelo entre Bahia e Grêmio a favor dos gaúchos, que venceram por 3 a 0 na Arena Fonte Nova. O volante marcou, de peixinho, o primeiro gol do jogo. Na jogada, ele dividiu com dois zagueiros e acabou sendo atingido na cabeça por um deles. Depois do gol, ele acabou substituído. Maxi Rodriguez ampliou e Guilherme Biteco fechou o placar.
A vitória foi a primeira do Grêmio fora de casa nesta edição do Campeonato Brasileiro. Com os três pontos, a equipe chegou a 19 pontos, ultrapassando o próprio Bahia, que estava na oitava posição e agora é o nono. Os gaúchos agora estão em sétimo.
Na próxima rodada, o Grêmio recebe o líder do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro, para tentar embalar. Já o Bahia visita o Galo para se recuperar da derrota.
O jogo - Com o apoio da torcida, o Bahia começou melhor e logo aos dez minutos assustou pela primeira vez. Titi subiu mais alto que a zaga gremista e carimbou a trave de Dida.
Os baianos dominavam a posse de bola e pressionavam a saída de bola do Grêmio, impondo muita dificuldade para seus visitantes. Aos 35 minutos, com Wallyson tentando passe cruzado para Fernandão, os anfitriões voltaram a assustar Dida, mas Rhodolfo não deixou que o lance se concretizasse. Apesar de melhor, o Tricolor baiano não inaugurou o placar no primeiro tempo e isto foi fatal.
O Grêmio voltou mais ligado para a segunda etapa e agora eram os gaúchos quem pressionavam a saída de bola dos rivais. Barcos, mal na partida, chegou a sofrer um pênalti, mas não foi marcado. Em outro lance, ele desperdiçou contra-ataque claro.Aos 23 minutos veio o lance que desequilibrou o duelo. Elano recebeu ótimo cruzamento e cabeceou por cima de Marcelo Lomba. A bola beliscou o travessão e, no rebote, Riveros se atirou de peixinho para marcar, entre dois zagueiros. Em seguida, o paraguaio teve de ser substituído por Guilherme Biteco.
Cinco minutos depois, Titi perdeu a cabeça e deu um tapa em Elano. O zagueiro do Bahia foi expulso direto e seu time se desestruturou em campo.
Aos 32, Maxi Rodriguez, que havia acabado de entrar no lugar de Elano, bateu de fora da área e viu a bola desviar em Rafael Donato para enganar Marcelo Lomba e entrar de mansinho no gol.
Guilherme Biteco, aos 44 minutos, recebeu dentro da área, em contra-ataque mortal e deu um tiro cruzado rasteiro indefensável, fechando o placar.
FICHA TÉCNICA -  BAHIA 0 X 3 GRÊMIO
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) 
Data: 11 de agosto de 2013, domingo 
Horário: 18h30 (de Brasília) 
Árbitro: Wagner Reway (MT) 
Assistentes: Lorival Cândido das Flores (RN) e Flávio Gomes Barroca (RN) 
Cartões amarelos: Hélder (Bahia); Riveros e Ramiro (Grêmio) 
Cartão Vermelho: Titi (Bahia)
Gols: 
GRÊMIO: Riveros, aos 22, Maxi Rodriguez, aos 32 e Guilerme Biteco, aos 44 minutos do Segundo tempo
BAHIA: Marcelo Lomba; Neto (Diones), Rafael Donato, Titi e Raul; Rafael Miranda; Fahel, Hélder e Marquinhos Gabriel; Wallyson (Anderson Talisca) (Lucas Fonseca) e Fernandão 
Técnico: Cristóvão Borges.
GRÊMIO: Dida; Bressan, Werley e Rhodolfo; Moisés, Adriano, Riveros (Guilherme Biteco), Ramiro (Matheus Biteco), Elano (Maxi Rodriguez); Barcos. 
Técnico: Renato Gaúcho.

Com gol de Pedro Ken, Vasco vence Coritiba, que perde chance de liderar

Com gol de Pedro Ken ainda no início do jogo, o Vasco venceu por 1 a 0 o Coritiba, neste domingo, no Couto Pereira, pelo Campeonato Brasileiro. Com o resultado, os cruzmaltinos acabaram com uma série de três jogos sem vitória e chegaram a 18 pontos, permanecendo no meio da tabela. Já os paranaenses perderam a primeira em casa na competição e desperdiçaram a chance de assumir a liderança.
O Vasco teve o controle da partida durante boa parte dos 90 minutos e abriu o placar com Pedro Ken, após cobrança de escanteio. Os cruzmaltinos perderam muitas chances e pouco foram pressionados pelo Coritiba, que não teve uma tarde de brilho do meia Alex, que acabou saindo no intervalo.
Na próxima rodada, o Vasco vai até a Vila Belmiro para enfrentar o Santos, na quarta-feira. No mesmo dia, o Coritiba recebe a Portuguesa em casa.
O jogo 
O Vasco surpreendeu o Coritiba no começo da partida ao fazer uma marcação sob pressão nos donos da casa. A tática surtiu efeito e os visitantes abriram o placar aos quatro minutos. Após cobrança de escanteio, Rafael Vaz escorou para o meio da área, Wendel cabeceou para grande defesa de Vanderlei, mas no rebote Pedro Ken tocou para a rede.
O revés fez com que o Coritiba acordasse e buscasse mais o ataque. No entanto, os paranaenses sofriam com a boa marcação adversária. O Vasco seguia bem em campo e buscando explorar os espaços no setor ofensivo. Os donos da casa só conseguiram criar boa chance aos 29 minutos. Victor Ferraz cruzou para Geraldo, mas o angolano cabeceou a direita do gol de Diogo Silva.
O panorama da partida seguiu o mesmo, com o Vasco melhor em campo. Os cariocas impediam a criação de boas jogadas dos donos da casa e chegavam com mais perigo ao ataque. No entanto, os cruzmaltinos foram para o intervalo com a vantagem mínima no marcador.
No segundo tempo, O Coritiba veio com mais disposição e passou a pressionar o Vasco. No entanto, a primeira boa chance aconteceu somente aos 17 minutos. Diogo cruzou pela esquerda e Deivid cabeceou por cima do gol de Diogo Silva.
Aos poucos, o Vasco conseguiu avançar com qualidade e quase ampliou a vantagem aos 22 minutos. Fagner recebeu, entrou na área, e chutou. Vanderlei encostou na bola, que foi na trave.
Com o passar do tempo, o Coritiba tentava a pressão, mas sofria com os contra-ataques do Vasco. Os visitantes que tiveram melhor chance de fazer o segundo aos 32 minutos, com Marlone. No entanto, o meia finalizou por cima do travessão de Vanderlei.
Nos minutos finais, os donos da casa ainda buscaram o empate, mas viram Marlone desperdiçar chance ao finalizar para grande defesa de Vanderlei. Assim , o Vasco conseguiu grande resultado fora de casa.
FICHA TÉCNICA -  CORITIBA 0 x 1 VASCO
Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR) 
Data: 11 de agosto de 2013, domingo 
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS) 
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Herman Brumel Vani (SP) 
Cartões amarelos: Leandro Almeida e Lincoln (Coritiba); Pedro Ken, Juninho Pernambucano, Rafael Vaz e Abuda (Vasco) 
Gol: Pedro Ken (Vasco), aos 4min do primeiro tempo
CORITIBA: Vanderlei; Leandro Almeida, Emerson (Sérgio Manoel) e Chico; Victor Ferraz, William Farias, Alex (Bottinelli), Lincoln (Zé Rafael) e Diogo; Geraldo e Deivid. 
Técnico: Marquinhos Santos.
VASCO: Diogo Silva, Fagner, Rafael Vaz, Jomar e Henrique; Abuda, Wendel, Juninho Pernambucano (Marlone) e Pedro Ken (Dakson); Éder Luís e Tenório (Edmílson). 
Técnico: Dorival Júnior.

Cruzeiro fica no 0 a 0 com Santos, mas volta a liderar


Cruzeiro ficou no 0 a 0 com o Santos nesta tarde domingo, no Mineirão, mas chegou aos 25 pontos e voltou a ocupar a liderança do Campeonato Brasileiro. O Botafogo, que no último sábado empatou por 1 a 1 com o Goiás, tem a mesma pontuação, mas é vice-líder nos critérios de desempate. Já o Santos soma apenas 14 pontos e segue próximo à zona de rebaixamento da tabela.

No segundo tempo, o panorama continuou o mesmo. O Cruzeiro pressionou bastante, enquanto o Santos se fechou na defesa e arriscava nos contra-ataques

Os mineiros entraram dispostos a vencer, mas a falta de criatividade nas jogadas e as finalizações ineficientes impediram o time de ter melhor sorte. A equipe chegou a balançar as redes duas vezes, mas ambos os lances estavam impedidos.
O time paulista havia se fortalecido com o empate com o Corinthians, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, e agora planejava dar mais um passo para encurtar a distância que o separa dos concorrentes que estão entre os líderes da classificação do campeonato. Para isso, teria de retomar o caminho das vitórias - após dois empates e uma derrota na competição - o que não deu certo. No fim das contas, o resultado ainda foi positivo, visto que, não fossem as boas defesas de Aranha, o time poderia ter tomado dois ou três gols.
O JOGOApesar de equilibrado, o primeiro tempo foi morno - sobraram esbarrões e tropeços e faltaram criatividade e finalizações eficientes. O Cruzeiro chegou a balançar as redes, aos 27, com Vinícius Araújo, e aos 41 minutos, com Ricardo Goulart, mas ambos estavam em posição de impedimento, o que invalidou os gols. Fora estes, lances sem perigo dominaram a primeira metade da partida, e nenhum dos times conseguiu mostrar a que veio.
Por parte do Santos, Montillo, que reencontrou seu ex-time, foi o que teve atuação mais destacada, movimentando-se bem e fazendo os laterais jogarem. No entanto, o poder de finalização fez falta para o time paulista. O atacante Henrique, que não vinha ganhando oportunidades de jogar, foi o escolhido para substituir o suspenso Willian José, o que foi surpresa na escalação. Ele até apareceu um pouco no começo, quando a equipe estava mais ligada, mas não conseguiu finalizar com sucesso. Também parece ter mexido com o time a saída de Arouca logo aos 7 minutos, por conta de lesão.
Já o Cruzeiro pecou na criação de jogadas e na troca de passes antes da finalização, ficando na dependência das jogadas aéreas. A falta que o atacante Everton Ribeiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, faz na equipe também ficou evidente. Fora ele, apenas Dagoberto e Júlio Baptista não estavam à disposição. O primeiro foi liberado do departamento médico, mas ainda está em fase de transição entre o DM e a preparação física. Já Júlio Baptista, contratado recentemente, aprimora a parte física. Martinuccio, que deveria ser o principal armador, ficou apagado no meio.
O segundo tempo começou mais quente, ambos os times pareceram ter levado uma injeção de ânimo no intervalo. Aos 2 minutos, Ricardo Goulart já chutou de frente para o gol, mas mandou a bola por cima, desperdiçando a chance de abrir o placar para os donos da casa. Aos 9 minutos foi a vez de o Santos aparecer: Montillo passou bonito por Egídio e cruzou rasteiro para Neilton, mas Mike chegou e tirou a bola a tempo.
Não demorou muito para os donos da casa chegarem na área santista mais uma vez. Em uma recuperada de bola, aos 17 minutos, Borges fez o giro na entrada da área e chutou de esquerda, obrigando Aranha a praticar uma boa defesa. O goleiro, aliás, se destacou na segunda fase da partida, à medida em que o Cruzeiro invadia cada vez mais a área adversária. Aos 31 minutos, Borges ajeitou de cabeça para Ricardo Goulart, que bateu para o gol. Mas a bola não saiu forte e Aranha caiu bem para fazer a defesa.
Elber ainda bateu de fora da área e tentou o ângulo esquerdo de Aranha aos 36 minutos; a bola passou perto, mas o atleta não conseguiu balançar as redes. Daí para frente, o Cruzeiro deu tudo de si, intensificando a pressão a cada minuto. Tudo o que o time não fez ao longo do jogo, tentou fazer nos acréscimos, dando bastante trabalho para o goleiro santista. Apesar do esforço, os mandantes não conseguiram marcar, e o Santos ficou apenas na defesa.
FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 0 x 0 SANTOS
CRUZEIRO - Fabio; Mayke, Bruno Rodrigo, Dede e Egidio; Nilton, Souza, Ricardo Goulart e Martinuccio (Elber); Luan (Lucca) e Vincius Araújo (Borges). Técnico: Marcelo Oliveira.
SANTOS - Aranha; Cicinho, Edu Dracena, Durval e Mena; Alison (Leandrinho), Arouca (Alan Santos), Cícero e Montillo; Neilton (Thiago Ribeiro) e Henrique. Técnico: Claudinei Oliveira.
ÁRBITRO - Paulo Godoy Bezerra (Fifa/SC).
CARTÕES AMARELOS - Alison, Edu Dracena, Mena, Thiago Ribeiro e Leandrinho (Santos), Martinuccio e Vinícius Araújo(Cruzeiro).
RENDA E PÚBLICO - Não disponíveis.
LOCAL - Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte (MG). 

Com gols de Ralf e Pato, Corinthians vence o Vitória e sobe no Brasileirão

O empate com o Santos estava engasgado e sobrou para o Vitória. O Corinthians dominou toda a partida, não correu riscos e venceu a equipe baiana por 2 a 0, na tarde deste domingo, no Pacaembu. Sétima partida consecutiva sem derrota e que pode até deixar o Timão no G4, dependendo dos resultados, ao término desta 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Uma bomba logo no início do jogo complicou as pretensões do Vitória, que ficou parado nos 19 pontos e foi ultrapassado pelo Corinthians, que chegou a 21. Bomba que saiu dos pés de Ralf e que Wilson não conseguiu segurar. 1 a 0 para o Timão aos seis minutos do primeiro tempo.
A velocidade nos contra-ataques do Vitória não foi vista no Pacaembu. O time de Tite controlou o jogo a partir do momento que tinha a vantagem no placar. Cássio quase não apareceu e a bola ficava a maior parte do tempo no campo de ataque dos paulistas.
O quarteto Danilo, Emerson, Romarinho e Pato participou bastante das jogadas. O camisa 7 caiu pelos dois lados do campo e tentou algumas arrancadas. Mas só foi ser decisivo na segunda etapa.
Em pênalti discutível, marcado por Elmo Alves Resende Cunha após a bola bater na mão de Mansur, o atacante bateu bem e converteu. Gol que ampliou a vantagem e deixou aquela sensação que a partida estava resolvida logo aos seis da etapa final. Sensação confirmada 40 minutos depois.
Elmo Cunha mostrou indecisão em lances polêmicos. Emerson se jogou após leve contato com Wilson e o árbitro apontou para a marca da cal. Mas no segundo seguinte começou a chacoalhar os braços avisando que não havia sido pênalti. Na etapa final, ele novamente se atrapalhou na sinalização e deixou Caio Júnior irritado ao não marcar penalidade, que também não aconteceu, a favor do time baiano.
O goleiro Wilson ainda precisou trabalhar para o Vitória não ser goleado no Pacaembu. Maxi Biancucchi, que começou a rodada como artilheiro do Brasileirão com oito gols, teve atuação discreta e pouco incomodou a defesa corintiana. Cássio já estava frio quando teve de fazer grande intervenção. Em cabeçada de Gabriel, o goleiro do Timão fez bela defesa já nos acréscimos.
O Corinthians volta a campo na quarta-feira, no Maracanã, contra o Fluminense. O Vitória joga no mesmo dia, em casa, diante da Ponte Preta. Partidas que movimentarão a disputa pelas primeiras posições da tabela.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 2 x 0 VITÓRIA
Local: Pacaembu, São Paulo (SP)
Data e hora: 11/8/2013, às 16h
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Bruno Boschilia (PR)
Público e renda: 25.603 pagantes (27.980 no total) / R$ 849.836,00
Cartões Amarelos: Michel, Victor Ramos (VIT); Emerson (COR)
Gols: Ralf, aos 6'/1ºT (1-0); Alexandre Pato, aos 6'/2ºT (2-0)
CORINTHIANS: Cássio, Edenilson, Felipe, Gil e Fábio Santos; Ralf e Guilherme; Romarinho (Ibson - 36'/2ºT), Danilo e Emerson (Léo - 42'/2ºT); Alexandre Pato (Douglas - 31'/2ºT). Técnico: Tite.
VITÓRIA: Wilson, Gabriel Paulista, Victor Ramos (Luiz Alberto - 29'/2ºT), Fabrício e Danilo Tarracha (Mansur - 21'/1ºT); Michel (Renato Cajá - 9'/2ºT), Cáceres, Camacho e Vander; Maxi Biancucchi e Rômulo. Técnico: Caio Júnior.

Flamengo vence o Fluminense de virada no Maracanã

Jogadores do Flamengo comemoram enquanto Luxemburgo lamenta Foto: Guito Moreto / Agência O Globo
Comandado por Elias e Hernane, o Flamengo dominou o Fluminense e venceu por 3 a 2, de virada, neste domingo, o primeiro Fla-Flu do reformado Maracanã. Enquanto o Fla chegou ao seu terceiro jogo sem perder no Campeonato Brasileiro, o tricolor amargou a terceira derrota em clássicos na competição. 

Substituto do lesionado Marcelo Moreno, Hernane marcou duas vezes, sendo um de letra, e Elias completou o placar. Rafael Sóbis havia colocado o Fluminense na frente e ainda descontou no último lance da partida.

Na próxima rodada o Fluminense recebe o Corinthians, no Maracanã, na quarta-feira. O Flamengo vai ao Serra Dourada encarar o Goiás também na quarta.

Após um começo lento, com os dois times se estudando, o Flamengo passou a encaixar seu jogo e dominar as ações. André Santos quase marcou na pequena área aos 11 minutos, no primeiro lance de perigo. Diego Cavalieri salvou em chute cruzado de Léo Moura e, quando parecia que o gol do Fla estava maduro, o Fluminense abriu o placar em uma falha da zaga rubro-negra. Aos 17, Jean cruzou da direita, Wallace cortou mal e praticamente deu um passe para Rafael Sóbis, que não perdoou e fuzilou Felipe, marcando seu 30º quando chegava ao seu 100º jogo com a camisa do Flu.
O Flamengo, porém, não se abateu. Seguiu melhor e reagiu pouco depois. Aos 25 minutos, Elias recebeu de Hernane em meio a um buraco na zaga tricolor.

Ele entrou na área em velocidade e tocou colocado na saída de Diego Cavalieri para empatar o clássico. A virada também não tardou. Aos 31, Léo Moura deu uma 'caneta' em Eduardo pela direita e cruzou rasteiro. Hernane apareceu na pequena área para marcar de letra. Golaço e 2 a 1 no placar. O Fluminense resolveu acordar e ameaçou em chute de Eduardo, que Felipe defendeu de forma estranha.

O panorama não se alterou após o intervalo. Quem precisava do resultado era o Fluminense, mas quem controlava o jogo e mostrava vontade e organização era o Flamengo. Com Fred totalmente apagado, a zaga rubro-negra não passava dificuldades e Felipe era um espectador do clássico. Aos 23, um retrato do desespero e falta de inspiração tricolor: Rafael Sóbis arriscou de muito longe um chute fraco, rasteiro, sem perigo algum.

Vanderlei Luxemburgo mexeu no time e colocou Wagner, Kenedy e Diguinho nos lugares de Eduardo, Felipe e Leandro Euzébio. Pouco adiantou. O Flu até passou a controlar um pouco mais a bola, mas a objetividade era rubro-negra. Depois de desperdiçar alguns contra-ataques, o Flamengo matou o jogo aos 35 minutos. Após confusão na área tricolor e um corte errado de Fred, Hernane deu um toque leve na bola, que entrou mansamente no canto direito: 3 a 1 e festa da torcida rubro-negra, que ressuscitou o canto de “festa na favela” no reformado Maracanã. Nos acréscimos, no último lance do clássico, Rafael Sóbis chutou rasteiro e contou com colaboração de Felipe para descontar e dar números finais ao jogo.

FLUMINENSE 2 X 3 FLAMENGO

Local: Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)

Data/hora: 10/8/2013 - 16h (Horário de Brasília)

Árbitro: Luís Flávio de Oliveira (SP)

Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Celso Barbosa de Oliveira (SP)

Público e renda: 29.538 mil pagantes/38.715 mil presentes, com renda de R$ 1.793.425

Cartões Amarelos: Elias, González (FLA) Carlinhos, Leandro Euzébio (FLU)

Gols: Rafael Sóbis (16'/1ºT e 47'2ºT), Elias (25'/1ºT), Hernane (31'/1ºT e 35'2ºT)

FLUMINENSE: Kléver (Diego Cavalieri); Igor Julião, Digão, Leandro Euzébio (Diguinho 17'/2ºT) e Carlinhos; Edinho, Jean, Eduardo (Wagner 15'/2ºT) e Felipe (Kenedy 15'/2ºT); Rafael Sobis e Fred. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

FLAMENGO: Felipe; Léo Moura, Wallace, González e João Paulo; Luiz Antonio, Elias, André Santos (Val 38'2ºT) e Gabriel; Hernane (Fernando 42'2ºT) e Nixon (Paulinho 17'/2ºT). Técnico: Mano Menezes.