Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Fracasso de 2006 faz Mano dispensar "quadrado" em nova formação com Lucas


O “quarteto mágico” da Copa de 2006, com Ronaldinho, Kaká, Adriano e Ronaldo, não teve nada especial em resultados. Eliminada nas quartas de final, a seleção brasileira não carregou boas referências quando a geometria entrou em campo.
Prestes a testar pela primeira vez um quarteto com o melhor da nova safra do futebol brasileiro, Mano Menezes se mostra esperançoso, mas não espera qualquer tipo de "magia" vinda de Lucas, Oscar, Neymar e Leandro Damião.
“Não vamos falar de quadrado. Figuras geométricas não nos trazem boas recordações", disse o treinador, precavido após o fracasso do time de 2006. "O importante é ser Lucas, Hulk, Oscar ou qualquer outro e manter a mesma ideia de jogo. Muda a característica, mas não perde entrosamento. Vamos tentar ter dois jogadores para cada posição e manter o nível de produção”.
Mano confirmou que o time que pega a África do Sul nesta sexta-feira, às 15h45 no Morumbi,terá Diego Alves; Daniel Alves, David Luiz,Dedé e Marcelo; Rômulo, Ramires, Oscar e Lucas; Neymar e Leandro Damião.O meia são-paulino,que teve poucas chances na campanha que levou a prata nas Olimpíadas, terá a primeira de quatro chances de ser titular da seleção.
“Eu já havia dito após a convocação que pretendia dar sequencia ao Lucas e que acho que isso é o mais justo para fazer avaliações definitivas de quem é mais titular que os outros. Nesses quatro jogos ele vai ter essa oportunidade”,disse Mano. Depois da África do Sul,o Brasil enfrenta a China,dia 10, em Recife, e a Argentina, duas vezes,dias 19 de setembro e 3 de outubro. Este dois últimos com apenas jogadores que atuam no Brasil. “Vamos ver o quanto ele vai render nos quatro jogos como titular”,completou.


Com medo de brigas de torcida, Maracanã deve reabrir com Brasil x Inglaterra


De acordo com a agência Reuters, fontes do governo afirmam que a reabertura do Maracanã,prevista para fevereiro de 2013 , deve ser celebrada com um jogo da seleção brasileira e não entre clubes locais. A intenção da medida seria evitar que possíveis brigas de torcida estraguem a festa.
Ainda segundo essas fontes, o adversário preferido para enfrentrar a seleção seria a Inglaterra, e os acordos entre governo, CBF e patrocinadores já estariam sendo costurados para realizar o evento.
No ano que vem, antes da Copa das Confederações, há três datas Fifa para amistosos das seleções. Segundo uma fonte da CBF, o Brasil jogará numa delas em Wembley contra os ingleses e, como retribuição, os ingleses poderiam jogar na abertura do Maracanã.
Além de evitar brigas de torcida, o amistoso seria uma forma de levar logo um jogo da seleção ao estádio, para o caso do time de Mano Menezes decepcionar na Copa das Confederações -apenas a final do campeonato será realizada no Maracanã. 

Com gritos contra Mano e Neymar, torcida "corneta" a seleção até em treino


Os dirigentes da CBF temem que haja falta de apoio por parte da torcida na partida desta sexta-feira contra a África do Sul no Morumbi. O torcedor paulistano costuma ser exigente com a seleção brasileira . Para amenizar essa resistência, a entidade abriu os portões do Morumbi. E a impressão deixada não é nada boa. A tolerância será perto de zero para os erros que a seleção vice-campeã olímpica possa vir a cometer.
Nem 10% da capacidade do Morumbi foi completada pelos quase 6 mil torcedores que foram ao estádio para acompanhar o último treino da seleção brasileira antes do amistoso. Os portões foram abertos sem cobrança de ingresso e quem foi à casa são-paulina não poupou a garganta para ironizar e criticar Mano Menezes e seus comandados.
Entre gritos histéricos das fãs de Neymar, a ala masculina da torcida hostilizou o camisa 11 da seleção com gritos de “pipoqueiro” e “ca-cai”. Mano Menezes teve de ouvir o coro de “burro”. Até quarta-feira, 32 mil ingressos haviam sido vendidos e mesmo sem lotação máxima (64 mil) o clima da partida pode ser bem desagradável para os jogadores caso a África do Sul atrapalhe.
No início do treino, às 15h47, momento que os jogadores entraram no gramado, destacaram-se os gritos de incentivo. Porém, quando Mano Menezes começou a comandar trabalhos táticos e de bola parada, a “corneta” soou forte. A cada erro um misto de gargalhadas e sons de reprovação tomava conta do estádio.
No campo, a novidade em relação aos treinos no CT do São Paulo, em Cotia, foi a presença de Daniel Alves e Sandro com todo o grupo de atletas. Os dois não haviam treinado com bola em nenhum momento na preparação para o jogo, mas nesta quinta-feira foram a campo. A tendência é que o lateral-direito jogue. Já Sandro deve ser opção para a reserva de Rômulo.
A exigente torcida brasileira deverá ver como titulares contra a África do Sul um time com Jefferson; Daniel Alves, David Luiz, Dedé e Marcelo; Rômulo, Ramires, Oscar e Lucas; Neymar e Leandro Damião.

VASCO SUPERA RECORDE DE RODADAS NO G-4 DO BRASILEIRO QUE ERA DO CRUZEIRO.


O empate em 1 a 1 com o Náutico, na noite desta quarta-feira, manteve o Vasco ainda um pouco longe do objetivo de conquistar o título. Mas a equipe vai terminar o próximo domingo com uma marca da qual deve se orgulhar. Mesmo se for derrotado pelo Bahia, isso significará a quebra oficial do recorde de permanência no G-4 do Campeonato Brasileiro, na era dos pontos corridos. São 48 rodadas consecutivas, superando a campanha do Cruzeiro em 2003.

O Vasco entrou na zona de classificação para a Libertadores na 14ª rodada da competição do ano passado e não saiu mais, semanas antes de Cristóvão Borges assumir o comando técnico em virtude do AVC sofrido por Ricardo Gomes., que ocorreu durante a 19ª rodada, no clássico contra o Flamengo. Como o São Paulo não bateu o Inter, não pode alcançar o Cruz-maltino.


Apesar do trabalho positivo, esta era a única com possibilidade de quebra de números. O Vasco chegou a ficar sete partidas sem levar gol, entre julho e agosto, e esteve invicto até a quinta rodada. Mas, embora tenha se aproximado, não liquidou suas próprias escritas tampouco do Brasileirão. O próximo adversário é o Tricolo Baiano, domingo, em São Januário.

Adriano treina finalizações e vive expectativa de acompanhar time

Atacante teve que dar explicações na última terça-feira após faltar ao treino de segunda. Foto: Mauro Pimentel/Terra
Atacante teve que dar explicações na última terça-feira após faltar ao treino de segunda.

O atacante Adriano segue treinando no Flamengo para mostrar que a falta na última segunda-feira foi apenas um deslize. Na tarde desta quinta, ele compareceu ao Ninho do Urubu e fez um trabalho físico no segundo campo nos primeiros minutos da atividade e depois até ensaiou algumas finalizações. O jogador permaneceu no CT por quase duas horas.
O diretor de futebol Zinho ainda não definiu, mas há a expectativa de que Adriano possa viajar novamente com o grupo, desta vez para a capital paranaense, onde o Flamengo enfrenta o Coritiba neste sábado. Esta inciativa partiu do próprio jogador e foi muito bem recebida pela comissão técnica.
Como faltou na última segunda-feira, Adriano terá que repor o treino no domingo, ao contrário do restante do elenco, que terá folga. A expectativa é de que ele volte a jogar uma partida oficial somente em outubro.

Fla inaugura novo campo no CT do Ninho do Urubu com parceiro


Em meio ao momento ruim do time no Campeonato Brasileiro, o Flamengo, em parceria com a Brahma, apresentará, na próxima segunda-feira, às 10h, duas benfeitorias no CT do Ninho do Urubu, em Vargem Grande: o Muro dos Tijolinhos e um novo campo para treinos.
Na solenidade de inauguração, estarão presentes a presidente do clube, Patricia Amorim, o vice-presidente de patrimônio, Alexandre Wrobel, além de Rafael Pulcinelli, gerente de marketing da Ambev, empresa parceira.
O projeto "Rubro-Negro Para Sempre" foi lançado pela diretoria rubro-negra no fim de 2010, para arrecadar dinheiro a fim de ajudar na realização das obras de reforma de todo o centro de treinamento. Para ajudar na construção do muro, os torcedores puderam adquirir tijolos com seus nomes gravados no valor de R$ 250.

Com problemas no ataque, Dorival cobra time em treino ofensivo

Apesar da má fase do ataque, Vagner Love é um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, com 10 gols. Foto: Mauro Pimentel/Terra
Apesar da má fase do ataque, Vagner Love é um dos artilheiros do Campeonato Brasileiro, com 10 gols.

Depois de aparentar uma recuperação, o Flamengo acumula quatro jogos sem vitórias e com apenas dois gols marcados. A grande preocupação do técnico Dorival Júnior tem sido justamente o ataque, que tem sido ineficiente e dependente dos gols de Vagner Love. Na tarde desta quinta-feira, ele exigiu muito de seus jogadores no treino ofensivo.
Os jogadores de ataque tinham que criar jogadas, passar pelo marcador e finalizar contra o goleiro. Os mais cobrados foram Thomás e Negueba, que perderam lugar no time recentemente.
A expectativa era de que o treino fosse destinado para a realização de um coletivo, já que Dorival Júnior mudou o esquema e não fez nenhum teste. No jogo contra a Ponte Preta, ele deixou o 4-3-3 e passou para o 4-4-2 com Liedson e Vagner Love no ataque.
Na manhã desta sexta, a equipe deve realizar o tradicional rachão e depois seguirá para Curitiba.

STJD denuncia Loco Abreu pelo beijo no escudo do Botafogo

Loco Abreu será julgado por provocar o público durante partida. Foto: Agência Lance
Loco Abreu será julgado por "provocar o público durante partida".

A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o atacante Loco Abreu, hoje no Figueirense, por beijar o escudo do Botafogo diante da torcida do Flamengo, durante a partida entre os clubes no Orlando Scarpelli. O atacante, que pode pegar até seis jogos de suspensão, será julgado na próxima terça pela Segunda Comissão Disciplinar.
A denúncia partiu do advogado do Flamengo, Marco Aurélio Assef, durante o julgamento do dia 30 de agosto, quando o clube rubro-negro foi absolvido da pena pelos xingamentos da torcida direcionados a Loco Abreu na mesma partida, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Depois de analisar as imagens da partida, a procuradoria do STJD destacou que os gestos feitos pelo atacante à torcida do Flamengo fizeram com que os torcedores revidassem com xingamentos ao atleta.
Loco Abreu será julgado por "provocar o público durante partida", conforme o artigo 258-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). Caso seja condenado, a pena do atacante é de suspensão de duas a seis partidas.

Figueirense vence desfigurado Corinthians e deixa a lanterna

O Figueirense, com gol de Caio, venceu o Corinthians e deixou a lanterna. Foto: Cristiano Andujar/Agência Lance
O Figueirense, com gol de Caio, venceu o Corinthians e deixou a lanterna.

O Figueirense derrotou, nesta quarta-feira, o Corinthians, que foi a campo com uma equipe mista, por 1 a 0 e saiu da última posição da Série A do Campeonato Brasileiro.
Com o triunfo, obtido em Florianópolis (SC), o time catarinense foi a 18 pontos e empurrou o Atlético-GO (que perdeu para o Grêmio por 2 a 1 nesta quarta) para a lanterna. Já o clube de São Paulo - que começou preservar alguns titulares visando ao Mundial de dezembro - permaneceu com 28.
No próximo sábado, o Figueirense tentará outro resultado positivo visitando a Ponte Preta. No mesmo dia, o atual campeão nacional e da Copa Libertadores receberá o embalado Grêmio.
O jogo
Mesmo desfigurado, o Corinthians - com Paulinho e Cássio na Seleção Brasileira; Alessandro, Paulo André e Danilo poupados; Guerrero e Ramírez com a seleção peruana; e Emerson cumprindo suspensão - criou a primeira grande chance da partida. Aos 7min, o argentino Martínez fez boa jogada pela esquerda, limpou e bateu. Wilson espalmou para escanteio. No minuto seguinte, Romarinho foi acionado, mas, sem muito espaço, bateu em cima do arqueiro rival.
O Figueirense começou a gostar do jogo. E, aos 24min, quase abriu o placar. O atacante Aloísio driblou os zagueiros corintianos pela esquerda e chutou. Danilo Fernandes, substituindo o titular Cássio, deu um tapa na bola e, quando ela se encaminhava para entrar, o lateral Fábio Santos afastou.
Os anfitriões continuaram superiores, mas, com exceção da chance desperdiçada por Aloísio aos 34min (que gerou outra boa defesa de Danilo), não conseguiram movimentar o marcador no primeiro tempo.
A segunda etapa iniciou alucinante e, logo no primeiro minuto, os catarinenses balançaram a rede corintiana. Túlio lançou Helder pela esquerda, que cruzou. Ninguém cortou e Caio, no segundo pau, completou.
A resposta dos paulistas foi dada aos 8min. Guilherme passou por dois defensores, limpou mais um e bateu. Wilson evitou o gol e deu rebote. Mas Edenílson arrematou fraco e viu o arqueiro adversário aparar novamente.
O Corinthians até que buscou uma reação imediata, mas não caprichou nas finalizações (aos 47min, Romarinho exigiu mais uma ótima intervenção de Wilson) e não conseguiu o tento de empate.
Ficha técnica
FIGUEIRENSE 1 X 0 CORINTHIANS
Gol
FIGUEIRENSE: Caio, a 1min do segundo tempo
FIGUEIRENSE: Wilson; Elsinho, João Paulo, Edson e Helder; Túlio, Jackson, Claudinei e Ronny (Botti); Caio (Júlio César) e Aloísio
Treinador: Márcio Goiano
CORINTHIANS: Danilo Fernandes; Guilherme Andrade (Weldinho), Chicão, Wallace e Fábio Santos; Ralf, Guilherme (Adílson), Edenílson (Giovanni) e Douglas; Romarinho e Martínez
Treinador: Tite
Cartões amarelos
FIGUEIRENSE: Ronny e Julio Cesar
CORINTHIANS: Chicão e Douglas
Árbitro
Márcio Chagas da Silva (RS)
Local
Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).

Portuguesa 3 x 0 Coritiba – “Baixinhos” comandam vitória de gente grande


A Portuguesa não deu chances para o Coritiba na noite desta quarta-feira e comprovou a boa fase atuando no Estádio do Canindé ao golear por 3 a 0, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os três gols foram marcados pela dupla de "baixinhos" formada por Bruno Mineiro (2) e Ananias.

Atuando em casa, a Portuguesa não sabe o que é perder há seis jogos - quatro vitórias e dois empates - e está na zona intermediária, com 28 pontos, cada vez mais longe da degola. Por outro lado, o Coritiba conheceu sua segunda derrota seguida e está na 16ª colocação, com 22 pontos, três a mais que o Sport, primeiro da zona de rebaixamento.

Expulsão relâmpago atrapalha o Coxa

Nem bem o jogo começou, o Coritiba ficou com um a menos em campo. Isso porque, logo aos cinco minutos, Ananias escapou com velocidade e ia saindo na cara de Vanderlei, mas Escudero deu um carrinho por trás quase dentro da área. Corretamente, o árbitro expulsou o zagueiro do time paranaense. Na cobrança de falta, Moisés pegou muito embaixo da bola e mandou por cima.

A pressão exercida pela Lusa surtiu efeito aos 11 minutos. Marcelo Cordeiro cobrou escanteio e Bruno Mineiro subiu mais que todo mundo, cabeceando no canto de Vanderlei. Na sequência, quase que o Coxa deixou tudo igual. Rafinha invadiu a área, foi desarmado e a bola sobrou para Everton Ribeiro, que bateu para a defesa de cara do goleiro Dida. O camisa 1 lusitano ficou caído no gramado e precisou ser atendido.

Aos 24, Boquita recebeu de muito longe e bateu para a segura defesa de Vanderlei. O goleiro do Coxa voltaria a trabalhar na sequência, quando Ananias ganhou de cabeça de Victor Ferraz e cabeceou com perigo. Mesmo com um a menos em campo, o time paranaense chegava algumas vezes com perigo ao gol de Dida. Aos 37, Everton Ribeiro arriscou de fora da área e mandou para fora.

E a Portuguesa seguia levando a melhor em lances de bola parada. Aos 41, Boquita cobrou escanteio e o zagueiro Gustavo cabeceou por cima do travessão. Na sequência, Rafinha foi lançado por Everton Ribeiro, fez boa jogada na linha de fundo e cruzou para dentro da área. No entanto, como Marcel foi substituído por Chico, não tinha ninguém para completar.

Virou goleada

Nem bem o segundo tempo começou, a Portuguesa marcou seu segundo gol, novamente com Bruno Mineiro. No primeiro minuto, a bola foi lançada para o campo de ataque, o atacante dominou e acertou um bonito chute, no ângulo de Vanderlei, que apenas observou. Na sequência, Chico dominou no peito e soltou a bomba por cima do gol, mas o árbitro já marcava impedimento do volante.

O terceiro gol veio aos nove minutos. Ferdinando cruzou para dentro da área e Ananias subiu mais que os dois zagueiros para cabecear no ângulo de Vanderlei. E quase que a Lusa marcou o quarto logo na sequência. Marcelo Cordeiro recebeu dentro da área e, com o gol aberto, bateu em cima de Chico. A bola saiu pela linha de fundo. No escanteio, Bruno Mineiro cabeceou para fora.

O Coritiba estava perdido em campo e por muito pouco a Lusa não ampliou ainda mais o placar. Diego Viana fez boa jogada e passou para Moisés, que dominou e soltou a bomba. No entanto, a bola explodiu na trave de Vanderlei. Com ampla vantagem no placar, a Portuguesa tirou o pé e passou a administrar a partida, esperando apenas o apito final do árbitro.

PRÓXIMOS JOGOS

A Portuguesa volta a campo no próximo domingo, contra o Atlético-GO, às 18h30, no Estádio Serra Dourada, pela 23ª rodada. No sábado, o Coritiba recebe o Flamengo, também às 18h30, no Couto Pereira.

Grêmio 2 x 1 Atlético-GO: Jogando com casa lotada, Grêmio leva a melhor e é o segundo colocado da tabela

Elano - Grêmio ( Foto: Lucas Uebel)
Em condições totalmente opostas, o Grêmio enfrentou o Atlético-GO, nesta quarta-feira, que está afundado na zona de rebaixamento. O Grêmio, que vive uma boa fase na temporada, abriu o placar e definiu a partida com dois gols de Elano. O Dragão ainda tentou uma recuperação e marcou um gol ainda no primeiro tempo. Com o resultado, o Atlético-Go permanece com 16 pontos.

Grêmio domina o primeiro tempo

Com o Estádio Olímpico lotado, o Grêmio contou com o apoio da torcida azul que não desanimou durante todo o jogo. O primeiro tempo começou com o domínio do tricolor gaúcho, que com apenas dois minutos assustou os atleticanos com uma bola no travessão, depois de um contra-ataque da dupla Elano e Leandro.

As insistências do ataque gremista deram trabalho ao goleiro Márcio, que salvou o Dragão até o nono minuto do primeiro tempo, quando Elano inaugurou o marcador. O atacante cobrou a falta marcada por Gustavo e Reniê em cima de André Lima e acertou o canto direito da rede.


Sem conseguir passar do meio-campo, o Atlético-GO se tornou refém da marcação gremista. O resultado foi o segundo gol de Elano, aos 18 minutos do primeiro tempo, após mais uma sequência de troca de passes. Dessa vez, a jogada foi com Zé Roberto, que entrou na área pela esquerda, cruzou rasteiro para trás, e achou Elano para aumentar o marcador.

Mesmo com dois gols da equipe adversário, o Dragão ensaiou uma reação e diminuiu o resultado com o gol de Marino. A falta cometida por Gilberto Silva sobre Ernandes deu a primeira chance ao Atlético-GO no jogo. A cobrança
 de Márcio defendida por Marcelo Grohe ajudou no bate e rebate até sobrar a bola pra Marino e o ele balançar a rede gremista.

Ainda no primeiro tempo, o técnico Jairo Araújo fez a modificação que ajudou o Atlético-GO a se equilibrar no jogo. Com a
 saída de Wesley para a entrada do zagueiro Diego Giaretta, o time liberou mais os laterais e oportunizou a movimentação de Marino.

Segundo tempo equilibrado
Com uma segunda etapa mais equilibrada, as duas equipes tiveram grandes chances de gol, apesar do marcador não ter sido alterado. Aos 17 minutos, Pará fez ótima jogada pela direita, apesar de Márcio ter tirado. Ainda assim, a bola sobrou para Leandro, que, de cara com o gol, mandou a bola pra fora.

A outra oportunidade desperdiçada pelo Grêmio foi aos 24 minutos, quando Zé Roberto recebeu a bola livre pela esquerda, mas tentou um lance por cobertura que foi impedido pelo goleiro Márcio. Após esse lance, o Dragão também podia ter empatado. Dodó cobrou a falta na área, a zaga rebateu e Marino aproveitou para chutar, mas Grohe fez defesa espetacular.

Com o resultado de 2 a 1 favorável ao Grêmio, os atleticanos permanecem com 16 pontos e podem terminar a rodada na lanterna. Já o Tricolor está na vice-liderança do campeonato, com 44 pontos, emparelhado com o Fluminense.

Pela 23ª rodada do Brasileirão, o Grêmio encara o Corinthians, no sábado, às 21h (de Brasília), no Pacaembu. O Atlético-GO enfrenta a Portuguesa, domingo, às 18h30, no Serra Dourada. 

Flamengo 0 x 1 Ponte Preta - Macaca derrota o Fla fora de casa


A Ponte Preta aproveitou a fragilidade do Flamengo e venceu o Rubro-Negro por 1 a 0, nesta quarta-feira (05), em Volta Redonda, pela 22ª rodada do Brasileirão. Com a vitória, o time campineiro sobe para a 9ª posição na tabela, com 30 pontos. Já o Flamengo segue em queda livre na classificação e agora se encontra no 13º lugar, estacionado nos 27 pontos. Se o Santos vencer o Fluminense amanhã, ultrapassa o Fla.

Esse foi o quarto jogo seguido sem vitória do Rubro-Negro, que nas próximas rodadas terá dois compromissos difíceis: Coritiba e Santos, fora de casa. A Ponte Preta, por outro lado, tenta manter a boa fase contra o Figueirense, em Campinas, no sábado.

Fla tem surpresas na escalação, mas toma gol em contra-ataque

Contrariando as previsões, Dorival Júnior preferiu modificar o esquema tático que deu novo ânimo ao Flamengo, mas que não vinha funcionando nas últimas rodadas. Por isso, entraram Botinelli e Liédson nos lugares de Negueba e Thomás. A princípio, o Rubro-Negro respondeu bem às modificações, já que tinha muito mais posse de bola do que a Ponte Preta e imprensava o adversário no campo de defesa. Porém, o ataque do Fla não era eficiente em transformar o maior volume de jogo em chances, muito por causa da forte marcação da Macaca.

Aproveitando-se da pouca efetividade do time da casa, a Ponte Preta abriu o placar na sua primeira chegada perigosa, aos 20. Tudo começou num lançamento do goleiro Édson Bastos para a ponta-esquerda, onde estava Luan. O atacante partiu para cima de Léo Moura e rolou para a chegada de Uendel, que apareceu sozinho na área e tocou na saída de Felipe.

O gol deixou o time do Flamengo nervoso, mas, com 22 minutos, Botinelli cobrou uma falta perigosa, defendida por Édson Bastos. Três minutos depois, Vágner Love tentou resolver tudo sozinho ao receber a bola na intermediária, limpar dois zagueiros e bater de fora da área para a defesa segura do goleiro da Ponte Preta. Aos 26, veio a melhor chance dos mandantes na primeira etapa: Luiz Antônio achou Botinelli se infiltrando livre na área, mas o argentino chutou por cima do gol.

Pressão desordenada do Rubro-Negro não resulta em gol

Na volta dos vestiários, Dorival Júnior colocou Negueba no lugar do volante Amaral. Entretanto, a modificação não surtiu o efeito desejado, porque o Flamengo se mostrava muito afobado. Como consequência, passes e mais passes errados. A Ponte Preta, por sua vez, se postava na defesa e só saía em boas condições de contra-ataque, sempre levando perigo à defesa do Fla. Somente aos 22 minutos o Rubro-Negro assustou a Macaca: Negueba cruzou da esquerda, a zaga tirou e Ibson chutou a sobra por cima do gol.

Em novo lance isolado, Ramon cobrou um escanteio da esquerda na cabeça de Welinton, que tocou para a bonita ponte de Édson Bastos. A partir daí, a pressão do Flamengo passou a ser mais consistente. Com 34 minutos, Negueba cruzou da esquerda para Vágner Love, sozinho na linha da pequena área. O Artilheiro do Amor cabeceou à queima-roupa, mas Édson Bastos fez uma linda defesa, no reflexo.

Negueba ainda tentou marcar chutando de fora da área, aos 36, mas o goleiro da Ponte Preta defendeu com a ponta dos dedos. Apesar de o final da partida ter sido, praticamente, um ataque contra defesa, o Flamengo não conseguiu marcar e quase tomou mais um, numa chance incrível desperdiçada por Roger, já nos acréscimos.

 FICHA TÉCNICA

FLAMENGO 0 X 1 PONTE PRETA

 Estádio: Raulino de Oliveira, em Volta Redonda (RJ)

Data-Hora: 5/9/2012 - 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG)

Renda/público: R$ 46.585,00 / 2.627 pagantes

Cartões amarelos: Ramon (FLA) e Ferron, Cicinho (PON)

Cartão vermelho: Dorival Júnior 31'/2ºT (FLA)

 GOL: Uendel 20'/1ºT (0-1)

 FLAMENGO: Felipe, Léo Moura, Wellinton, Tiago Medeiros e Ramon; Amaral (Negueba intervalo), Luiz Antonio, Ibson (Nixon 24'/2ºT) e Bottinelli; Vagner Love e Liedson (Hernane 14'/2ºT). Técnico: Dorival Júnior.

 PONTE PRETA: Edson Bastos, Tiago Alves, Ferron e Diego Sacoman; Cicinho, Baraka, Renê Júnior, Marcinho (Nikão 35'/2ºT) e Uendel; Luan (André Luis 19'/2ºT) e Giancarlo (Roger 11'/2ºT). Técnico: Gilson Kleina.

Náutico 1 x 1 Vasco - Cruzmaltino empata com Timbu e fica mais uma rodada no G-4


Náutico e Vasco empataram por 1 a 1, nesta quarta-feira (05), no Estádio dos Aflitos, em Recife, pela 22ª rodada do Brasileirão.

Os gols foram marcados por Kieza, aos 41 minutos do 1º tempo, e Fellipe Bastos, quando o cronômetro marcava 7 minutos do 2º tempo.

O empate garante o Vasco no G-4 por mais uma rodada, já que o Gigante da Colina, na 4ª posição, com 38 pontos, abriu 4 pontos de vantagem para o São Paulo. Na próxima rodada, o Cruzmaltino recebe o Bahia, em São Januário.

Do lado do Timbu, o resultado interrompe uma sequência de 4 vitórias seguidas em casa, deixando o time com 28 pontos, na 11ª posição. No domingo, o adversário dos pernambucanos será o Botafogo, no Engenhão.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO 1 X 1 VASCO

 Local: Aflitos, Recife (PE)

Data-hora: 05/09/2012 – 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Leandro Vuaden (RS/Fifa)

Auxiliares: Marcelo Barison (RS) e José Silveira (RS)

Cartões Amarelos: William Matheus, Alecsandro e Wendel (VAS); Martinez (NAU)

Cartão vermelho: Não houve

 GOLS: Kieza, aos 42'/1°T (1-0); Fellipe Bastos, aos 8'/2°T (1-1)

 NÁUTICO: Gideão; Patric, Ronaldo Alves, Jean Rolt e Douglas Santos (Lúcio, aos 37'/2ºT); Elicarlos, Martinez, Souza e Rhayner, Araújo (Romero, aos 28'/2ºT) e Kieza (Dimba, aos 28'/2ºT). Técnico: Alexandre Gallo.

 VASCO: Fernando Prass; Jonas (Auremir, intervalo) (Luan, aos 15'/2ºT), Douglas, Fabrício e William Matheus; Nilton, Fellipe Bastos, Wendel e Eduardo Costa (Carlos Alberto, intervalo); Tenório e Alecsandro. Técnico: Cristovão Borges.

Bahia 0x0 Atlético-MG – Galo não sai do zero e pode deixar liderança


Cheio de desfalques, o Atlético-MG fez mais uma apresentação ruim no Campeonato Brasileiro e não saiu do empate sem gols com o Bahia, nesta quarta-feira (4), no Pituaçu. Sem Ronaldinho Gaúcho, Jô, Júnior César, Danilinho e Réver, o Galo só conseguiu somar um ponto, indo aos 45. Com isso, a equipe do técnico Cuca pode deixar a liderança caso o Fluminense supere o Santos, nesta quinta, no Engenhão.

O Tricolor baiano interrompeu uma boa sequência de vitórias, mas se mantém fora da zona de rebaixamento, em 15º, com 24 pontos. As equipes têm novos compromissos no próximo domingo, quando o Bahia encara o Vasco, no Rio, e o Atlético-MG recebe o Palmeiras, os dois jogos às 18h30.

FICHA TÉCNICA

BAHIA 0 X 0 ATLÉTICO-MG

Local: Pituaçu, em Salvador (BA)

Data-Hora: 5/9/2012 - 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Pablo dos Santos Alves (ES)

Auxiliares: Fabiano Ramires (SP) e Rogério Zanardo (SP)

RENDA/PÚBLICO: R$ 426.750 / 19.629 pagantes

CARTÕES AMARELOS: Fahel (ECB);Guilherme, Bernard e Marcos Rocha (CAM)

CARTÕES VERMELHOS: não houve

GOLS: não houve

BAHIA: Marcelo Lomba; Neto, Danny Morais, Titi e Romário; Fahel, Diones (Kléberson, 32'/2ºT), Hélder, Zé Roberto (Caio, 17'/2ºT) e Lulinha (Cláudio Pitbull, 21'/2ºT); Souza. Técnico: Jorginho.

ATLÉTICO-MG: Victor; Marcos Rocha, Rafael Marques, Leonardo Silva e Richarlyson (Fillipe Soutto, 30'/2ºT); Pierre, Leandro Donizete (Neto Berola, 13'/2ºT), Escudero, Guilherme e Bernard; Leonardo (Serginho, 13'/2ºT). Técnico: Cuca.

Cruzeiro 1x3 Botafogo – Conduzido pelo craque Seedorf, Glorioso garante uma excelente vitória contra a Raposa, em Belo Horizonte


A equipe Botafoguense teve uma noite de gala nesta quarta-feira. O time da Estrela Solitária fez uma ótima partida e dominou o Cruzeiro em pleno estádio Independência. Os donos da casa até sairam na frente, mas os cariocas, liderados por uma excepcional atuação do craque Seedorf, conseguiram facilmente a virada.

Com a vitória, o time de General Severiano subiu para a sétima posição e se aproximou ainda mais da zona da Libertadores. Em contrapartida, a Raposa perdeu a grande chance de colar definitivamente no G4. Na próxima rodada, o Botafogo encarará o Náutico, no Engenhão, e o Cruzeiro viajará ao Recife para jogar contra o Sport.

O primeiro tempo da partida começou com um dominio de posse de bola do Alvinegro. Todavia, a pressão não resultou em gols e o time Celeste acabou marcando primeiro. Aos 19 minutos, Souza lançou Borges, que chutou forta para ótima defesa de Renan. Entretanto, o goleito acabou dando rebote, e a bola sobrou nos pés de Tinga, que fez um belíssimo gol. Em desvantagem no marcador, o Glorioso se perdeu um pouco no jogo e quase levou o segundo em um chute de Everton.

Passado o momento de desconcentração, o Botafogo começou a ser mais organizado e a levar bastante perigo. Além disso, Seedorf resolveu brilhar. Aos 34 minutos, o holandês fez um gol de placa. Ele recebeu cruzamento de Fellype Gabriel e emendou de primeira para os fundos da rede. Apenas um minuto depois, o craque desempatou a partida. O meia chutou forte da entrada da área e fez outro bonito gol. Após sofrer a virada, o time de Belo Horizonte não teve forças de chegar ao empate antes do intervalo.

No segundo tempo, o Cruzeiro tentou ir para cima do time da Estrela Solitária a qualquer custo. Porém, a Raposa não conseguia passar da boa marcação do adversário, não oferecendo risco algum ao goleiro Renan. Para piorar, Seedorf ainda desequilibrou o jogo mais uma vez. Aos 36 minutos, o veterano jogador deu uma incrível arrancada para puxar o contra-ataque Alvinegro  e fez lindo cruzamento para Jadson. O volante dominou a bola e passou facilmente pelo goleiro Fábio, ampliando o placar para os visitantes.

A Raposa sentiu o terceiro gol sofrido e não conseguiu se impor na partida. Enquanto isso, o time de General Severiano administrava bem o resultado e não deixava a equipe Celeste furar o seu sólido sistema defensivo. Com isso, o jogo se encaminhou para o fim e o Glorioso alcançou a segunda vitória consecutiva, a quinta em onze jogos fora de casa.

Escalações:

Cruzeiro: Fábio, Léo, Rafael Donato, Mateus, Everton, Leandro Guerreiro, Sandro Silva (Wellington Paulista), Tinga, Souza (Willian Magrão), Wallyson (Élber), Borges. Téc: Celso Roth.

Botafogo: Renan, Lucas, Dória, Fábio Ferreira, Márcio Azevedo, Gabriel, Jadson, Seedorf, Andrezinho, Fellype Gabriel (Willian), Elkeson. Téc: Oswaldo de Oliveira.

São Paulo 1x1 Internacional – Depois de início empolgante, equipes terminam no empate e ficam mais longe do G-4


Parecia que as expectativas de um grande jogo se confirmariam quando a bola rolou no Morumbi, nesta quarta-feira (4), para São Paulo e Internacional, pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas depois de um bom início, em que houve um pouco de brilho para cada lado, as equipes não apresentaram um futebol de quem deseja se manter entre os quatro melhores do torneio. O Tricolor ainda pressionou na segunda etapa, quando jogou com um a mais, mas não conseguiu sair de um empate por 1 a 1, que deixa os dois times mais distantes do sonho da Libertadores.

O São Paulo, com os mesmos 35 pontos do Inter, leva vantagem nos critérios de desempate e segue na quinta posição, uma à frente do time gaúcho O Tricolor volta a jogar no próximo domingo, quando encara o Santos na Vila Belmiro. Já o Inter se concentra na partida contra o Fluminense, no mesmo dia, no Beira Rio.

Inter empolga, mas donos da casa se recuperam

O Inter tomou a iniciativa desde o começo e tratou de pressionar a saída de bola dos donos da casa. Com essa postura, as ausências de Diego Fórlan e Leandro Damião, a serviço de suas seleções, nem foram sentidas, e logo aos cinco minutos saiu o primeiro gol. Da esquerda, Fabrício fez ótimo cruzamento e Dagoberto emendou com chute preciso, deixando o goleiro Rogério Ceni sem reação.

Sentindo a marcação eficiente do Colorado, o Tricolor tentava explorar os lados do campo, mas não tinha muito sucesso. O lateral Fabrício estava sempre atento às subidas de Douglas pela direita, e Nei, seguro para fazer o corte quando o perigo surgia. Até que a imensa preocupação dos visitantes com o artilheiro Luis Fabiano fez com que um elemento surpresa desse as caras para balançar as redes. Depois de um lindo cruzamento de Osvaldo, Maicon cabeceou firme para deixar tudo igual e reanimar o torcedor.

O Colorado, que já havia diminuído o ritmo depois que abriu o placar, se mostrou pouco efetivo, dando muitos espaços entre o meio-campo e seus atacantes. Assim, produziu pouco, e permitiu que os donos da casa ameaçassem com mais frequência. Aos 30, Luis Fabiano disparou chute forte de fora e Muriel se esticou todo para fazer a bola sair por cima do travessão. No final, um lance polêmico: Maicon foi atropelado dentro da área e o Tricolor ficou pedindo um pênalti, mas a arbitragem nada marcou.

Tricolor dita o segundo tempo, mas não altera o placar

Na volta dos vestiários, o técnico Fernandão colocou Cassiano no lugar de Rafael Moura. A troca não fez nenhum efeito em relação ao posicionamento da equipe na primeira etapa, e os espaços entre os atacantes e os homens de meio-campo persistiram. Quem mostrou maior poder ofensivo foi o Tricolor. Duas boas jogadas de Osvaldo pela esquerda tiveram que ser travadas por faltas do Colorado. Os lances renderam cartões amarelos para Nei e Rodrigo Moledo, mas foram as solução para impedir as fortes investidas do baixinho, nesse momento bem mais participativo.

Aos 26, Ney Franco deu uma demonstração de que não estava satisfeito com o empate: tirou Paulo Assunção e mandou Ademílson para campo. As coisas pioraram para o Inter quando D’Alessandro foi expulso, após simular um pênalti e receber o segundo amarelo. Com um a mais, o São Paulo continuava ditando o ritmo da disputa, sempre levando perigo pelos lados e não conseguindo finalizar, pressionado pelo bom trabalho da zaga do Colorado.

O jovem Ademílson chegou a ter boas oportunidades, mas não conseguiu dominar após receber pela esquerda, aos 35. Em seguida, Osvaldo chutou firme, obrigando grande defesa de Muriel e, no rebote, Ademílson não aproveitou novamente.  Chances e mais chances aconteciam, e o jogo se concentrava na área do Colorado. Aos 40, Luis Fabiano ainda chutou cruzado, fazendo a bola passar à direita de Muriel.

Só o que interrompeu o bombardeio do Tricolor foi uma reclamação do Inter nos acréscimos, quando Fabrício foi derrubado e os jogadores reclamaram um pênalti. Mas, assim como no lance que favoreceria o São Paulo, nada foi marcado, e o jogo terminou empatado. 

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rafael Toloi, Rhodolfo e Cortez; Paulo Assunção (Ademilson), Denilson, Maicon (Willian José) e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano
Técnico: Ney Franco

INTERNACIONAL: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Fabrício; Josimar, Élton, Lucas Lima (Dátolo) e D'Alessandro; Dagoberto (Bolatti) e Rafael Moura (Cassiano)
Técnico: Fernandão.