Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 29 de junho de 2014

Chocolate: França goleia a Suíça e encaminha classificação

Chocolate: França goleia a Suíça e encaminha classificação ANNE-CHRISTINE POUJOULAT/AFP
A seleção da Suíça virou Honduras na Fonte Nova. Com a mesma facilidade com que despacharam os hondurenhos em Porto Alegre, a França esbanjou categoria e aplicou uma impiedosa goleada de 5 a 2 na tão comentada defesa suíça. 

Com a impressionante vitória, os bleus chegam aos seis pontos e seis gols de saldo no grupo E. Além da liderança, os franceses tem o melhor ataque (com oito gols marcados, empatados com a Holanda) e a melhor campanha da primeira fase da Copa do Mundo de 2014 até aqui.
Fonte NovaO estádio de Salvador pode ser apontado como o mais sortudo da Copa do Mundo até aqui. Na Fonte Nova, só goleadas: Holanda 5 x 1 Espanha, Alemanha 4 x 0 Portugal e, agora, França 5 x 2 Suíça. Nenhum outro estádio do Mundial viu tantos gols nessa primeira fase. A média tentos no estádio chegou a 5,33 gols por jogo.
O massacre 
A marcação Suíça (famosa nas Copas de 2006 e 2010) suportou somente até os 15 minutos. E quando a França chegou as redes, o fez duas vezes em menos de dois minutos. Primeiro com Giroud, que subiu mais do que a zaga e cabeceou no ângulo de Benaglio. O goleiro suíço foi bem na bola, chegou a encostar nela, que acabou morrendo nas redes. 

Comemoração francesa na Fonte Nova, abraços, sorrisos, replays do gol e bola ao centro. Tão logo a Suíça deu a saída, a bola já voltava para a França. Após uma bobeira na troca de passes defensiva, um lançamento encontrou o volanteMatuidi livre na área. O jogador do PSG chutou rasteiro, de esquerda, no cantinho. Os franceses marcavam o segundo gol aos 17 do primeiro tempo.

A Suíça tentou equilibrar as forças ainda na primeira etapa. Com muita velocidade no ataque, o time obrigou o goleiro Lloris a fazer duas milagrosas defesas em sequência aos 29 minutos

Primeiro, o arqueiro francês pulou para a direita e espalmou um perigoso chute rasteiro de Mehmedi. A bola sobrou para Shaqiri, que chutou no contrapé do goleiro. O camisa 1 voou para a esquerda e desviou de leve a bola que se perdeu pela linha de fundo.
No ataque seguinte, pênalti para a França. Djourou derrubou Benzemaquase na linha de fundo e o árbitro apontou a cal. Na cobrança, o camisa 10 francês chutou forte e Benaglio saltou bonito para espalmar. No rebote, Cabaye carimbou o poste.

A tarde não era mesmo da Suíça. Aos 39, um escanteio a favor do time de vermelho acabou em gol da França. Na cobrança do canto, a bola passou alta, encobriu todos os jogadores suíços e acabou com a defesa francesa. Em um passe, Giroud já avançava completamente livre pela esquerda. Em velocidade, o jogador cruzou para a área, onde Valbuena só teve o trabalho de empurrar para as redes e aumentar o placar. O placar no intervalo era de França 3, Suíça 0.

Segunda etapaOs últimos 45 minutos de jogo seguiram menos movimentados. A França se defendia bem e tinha muita paciência no ataque, trocando muitas bolas antes de tentar entrar na área suíça. Já a equipe da Suíça, quando dominava a bola, não conseguia criar boas jogadas.

Com perigo, a Suíça chegou apenas aos 20. Um cruzamento da direita encontrou Mahmedi sozinho quase dentro da pequena áera. O meia dominou livre e tentou encobrir Lloris, que saía para abafar. A bola passou torta, longe do gol francês.
Logo depois do susto, a França chegaria ao seu quarto gol no jogo. Benzema, artilheiro da equipe francesa na competição, recebeu lançamento pelo alto e tocou por baixo do goleiro Benaglio. Aos 27, Sissoko completou cruzamento de primeira e aumentou para cinco a vantagem francesa.

A Suíça ainda guardou o de honra. Aos 35, Dzemaili acertou uma bomba rasteira em cobrança de falta. A bola passou por baixo da barreira e morreu no cantinho direito de Lloris. Ninguém comemorou.

Klose iguala marca de Ronaldo e ajuda Alemanha em empate contra Gana

Na tarde deste sábado (21), Alemanha e Gana se enfrentaram. E mais uma vez, quem esperava um jogo fácil teve uma surpresa.
A Alemanha jogou um primeiro tempo burocrático. E em Copa do Mundo, não se ganha só com o nome e camisa. Mas, no segundo tempo, foi um outro jogo espetacular. Quatro gols, chance de vitória para os dois lados. E até um recorde foi igualado.
Os irmãos que se enfrentavam mal se olharam. Mal se cumprimentaram. Jerome Boateng, da Alemanha e Kevin Prince, de Gana, já mostravam que não seria um jogo fácil nem pra que é da mesma família.
Dessa vez, a tática alemã esbarrou em uma forte marcação ganesa. E os favoritos sofreram. A melhor chance do primeiro tempo foi um chute de Atsu. Neuer pegou.
Perdida em campo, a Alemanha precisou da cabeçada de um baixinho de 1,76m para abrir o placar. Gotze cabeceou errado, mas deu certo. Cabeça, joelho, gol.
Gana pagou do mesmo jeito. Bola na área, Mustafi falhou e não subiu. Andre Aiew empatou. Com o apoio do Castelão, Gana foi pra cima e Asamoah Gian virou o jogo: 2 a 1.
Desesperado, o técnico Joachim Low botou Schweinsteiger e Klose em campo. Vaias para o alemão.
Na primeira chance que teve, depois de uma cobrança de escanteio, Howedes cabeceou e Klose encostou a chuteira direita: 2 a 2. Um predestinado. Precisou de apenas dois minutos em campo para marcar seu 15º gol em Copas e se igualar a Ronaldo (o Fenômeno) como um dos maiores artilheiros da história dos Mundiais. Final: 2 a 2 eletrizante.
Depois da partida, Klose disse que Ronaldo foi um superjogador, uma pessoa incrível. Ele disse que ainda não se encontraram nessa Copa e gostaria de dizer isso pessoalmente. As partidas que ele disputou, o gol que marcou, tudo foi fantástico.
Nas redes sociais, Ronaldo postou: ’bem-vindo ao clube’. O caminho dos alemães que parecia tranquilo na primeira fase ficou mais complicado. Agora, qualquer um dos quatro países do grupo G pode se classificar: Alemanha, Gana, Portugal ou Estados Unidos.
O 15º gol de Ronaldo foi contra a mesma a seleção de Gana. O curioso é que Ronaldo fez o 15º gol dele em Copas do Mundo contra Gana na Alemanha. E Klose veio se igualar a Ronaldo marcando contra Gana no Brasil.

Argélia vence a Coreia do Sul por 4 a 2 e ganha a primeira em 32 anos

O jogador da Argélia, Islam Slimani, comemora gol marcado contra a Coreia do Sul em partida no estádio Beira Rio, em Porto Alegre
A Argélia venceu a Coreia do Sul por 4 a 2 neste domingo em Porto Alegre em seu melhor resultado em Copas. Sem ganhar uma partida na competição desde 1982, os argelinos fizeram três dos quatro gols no primeiro tempo e ficaram em boas condições de passar pela primeira vez às oitavas de final de uma Copa. Bastará empatar com a Rússia na partida que define o futuro de ambas na competição.

A partida do Beira-Rio lembrou bastante o confronto entre Argélia e Bélgica, vencida pelos belgas por 2 a 1 de virada. A Argélia começou dominante, explorando principalmente a rapidez dos atacantes Feghouli e Slimani. Foi o próprio Slimani que marcou o primeiro aos 24 minutos - livre, de pé esquerdo, na entrada da área. Todo o time comemorou com raiva.
O segundo gol dos argelinos levou apenas mais quatro minutos para sair. Em cobrança de escanteio, o zagueiro Hallice cabeceou com força, sem chances para a defesa coreana que, desnorteada, pouco fez para impedir o terceiro, de Djabou, que rolou devagar a bola para o fundo do gol aos 38 minutos.
A segunda metade começou com a reação dos coreanos, que fizeram o primeiro gol aos 5 minutos, em forte chute de Heung-Min pela esquerda. Assim como contra a Bélgica, a Argélia foi passiva no segundo tempo e permitiu chances de gol aos coreanos, que não diminuíram graças às defesas do goleiro M’Bohli.
Quando a Coreia do Sul parecia mais perto do segundo gol, a Argélia chegou ao seu quarto: em ótima troca de passes na área, Brahimi apareceu sozinho para ampliar o placar aos 17 minutos. Dez minutos depois, a Coreia diminuiu, com gol de joelho de Ja-Cheol.
O grupo H será concluído às 17 horas de quinta, com Coreia do Sul e Bélgica se enfrentando em São Paulo. Argélia e Rússia jogarão no mesmo horário em Curitiba.

Com golaço de Messi, Argentina sai do sufoco e vence Irã em tarde de Mineirão lotado

Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press
Os holofotes estavam voltados para Lionel Messi, mas o craque só desequilibrou no fim. Aos 45min do segundo tempo, o camisa 10 pegou a bola pela direita, puxou para o meio e soltou a bomba, com muita curva. A bola entrou no canto direito de Haghighi e a Argentina saiu do sufoco, derrotando o Irã por 1 a 0, neste sábado, com quase 58 mil pessoas no Mineirão. La Pulga, como é chamado o ídolo, desafogou os hermanos presentes em grande número no estádio e a própria seleção albiceleste, que conquistou o segundo triunfo pelo Grupo F da Copa do Mundo.

Messi e a Argentina esbarraram no forte sistema defensivo do Irã, armado pelo técnico Carlos Queiroz. La Pulga atuou sob olhar atento do eterno ídolo Diego Armando Maradona, presente na tribuna do Mineirão, mas teve muita dificuldade para superar a marcação adversária. Só mesmo em um lance genial, em que mostrou por que foi considerado o melhor do mundo em quatro ocasiões, para o astro garantir a festa dos hermanos no fim da partida.


Se faltou bom futebol da Argentina, sobrou muito entusiasmo dos torcedores presentes ao Mineirão. O Gigante da Pampulha foi palco de grande festa, com invasão dos hermanos, que entoaram os famosos cânticos que ecoam nos estádios do país vizinho. Mas os brasileiros também chamaram a atenção e provocaram uma verdadeira ‘batalha’ de refrões e músicas. No fim, com a vitória garantida, os argentinos soltaram a voz e dominaram a cena.

Com a suada vitória, a Argentina somou seis pontos e permaneceu na liderança do Grupo F, deixando o Irã, que empatara na estreia com a Nigéria, em Curitiba, com um. Garantidos nas oitavas de final, os hermanos voltam a jogar contra os africanos, na próxima quarta-feira, no Beira-Rio, em Porto Alegre. No mesmo dia, os iranianos encerram a primeira fase diante da Bósnia-Herzegovina, batida pelos argentinos por 2 a 1, no Maracanã, abrindo a chave.

O jogo

A expectativa era enorme para ver Messi e os companheiros em ação. Mas quem se destacou no primeiro tempo foi a torcida. Maioria no Mineirão, os hermanos entoaram os conhecidos cânticos que ecoam pelos estádios argentinos. E os brasileiros, mesmo em menor número, respondiam com o batido ‘Sou brasileiro, com muito orgulho....’. Os ânimos chegaram a ficar exaltados em alguns instantes, provocando o trabalho das equipes de segurança.


Em campo, o primeiro tempo foi jogo de um único time. A Argentina tomou o primeiro susto, com uma bola lançada na área, mas a partir dos 10min tomou conta das ações no meio-campo. Com Aguero se movimentando muito pela esquerda e Higuaín centralizado, faltava a bola chegar com perfeição. E foi nesse aspecto que Messi ficou devendo, até por causa da forte marcação. Quando o craque era acionado, tinha dois ou três iranianos no encalço.

Quando a Argentina conseguiu fazer as tabelas, criou as melhores chances. Na melhor delas, Dí María tocou para Higuaín, que ajeitou com perfeição para Aguero concluir. O goleiro Haghighi, em intervenção salvadora, evitou a vantagem dos hermanos. Messi ainda teve oportunidade em uma cobrança de falta na entrada da área, mas errou o alvo. Do lado iraniano, a preocupação era fechar os espaços do adversário. Em alguns momentos, havia até sete defensores atrás da linha do meio-campo, dificultando o toque de Messi e cia.

O Irã tinha apenas um homem fixo no setor ofensivo, Ghoochannejad, que pouco conseguiu fazer diante dos zagueiros Garay e Fernandez. No fim, a equipe vermelha assustou em lance de bolas alçadas na área. Em cobrança de escanteio, Hosseini cabeceou com perigo e levantou a torcida brasileira, que esperava uma grande ‘zebra’ no Mineirão.


O panorama no segundo tempo não mudou. Mas o Irã mostrou que poderia surpreender. Em jogada puxada por Shojaei, a bola foi cruzada da direita e Goochannejad cabeceou para defesa de Romero, até então um mero expectador em campo. Foi o suficiente para a torcida brasileira se manifestar com gritos de apoio ao time do Oriente Médio. Pouco depois, Zabaleta derrubou Dejagah em lance muito polêmico em que os iranianos pediram pênalti. Mais provocações eram ouvidas nas cadeiras do Mineirão.

O Irã ganhou confiança e se soltou mais em campo, assustando os argentinos, que continuavam com mais volume, mas sem ter a mesma tranquilidade defensiva do primeiro tempo. O grito dos brasileiros entusiasmou a seleção do Oriente Médio, que obrigou o goleiro Romero a evitar que Dejagah balançasse as redes. Ele se esticou todo e desviou para escanteio uma cabeçada que tinha endereço certo.

O técnico Alejandro Sabella mexeu na Argentina, apostando em uma formação sem um centroavante fixo. Lavezzi substituiu Agüero, enquanto Higuaín deixou o campo para a entrada de Palacio. O time alviceleste voltou a dominar o meio-campo, mas continuou sem poder de penetração com as tabelas, apostando mais em cruzamentos, sempre interceptados pelos zagueiros. E ainda convivia com a ameaça dos contra-ataques do Irã, que no entanto pecava no último passe.

Nos 10min finais, a Argentina se lançou à frente, em busca da vitória. Palacio cabeceou com perigo e o goleiro Haghighi vinha demonstrando muita segurança na meta iraniana. Entretanto, o craque tinha que aparecer no momento decisivo. E foi assim que Messi, aos 45min, em jogada característica, acertou belo chute no ângulo direito, para assegurar o triunfo e a festa dos hermanos: 1 a 0. O Mineirão explodiu em gritos e cânticos, como uma autêntica ‘La Bombonera’.


ARGENTINA 1 X 0 IRÃ

ARGENTINA
Romero; Zabaleta, Fernandez, Garay e Rojo; Mascherano, Gago, Messi e Di Maria (Lucas Biglia); Aguero (Lavezzi) e Higuaín (Palacio)
Técnico: Alejandro Sabella

IRÃ
Haghighi; Hosseini, Sadeghi, Montazeri e Pooladi; Nekounam, Timotian, Haji Safi (Reza Haghighi), Shojaei (Heydari) e Dejagah (Jahan Bakhsh); Goochannejad
Técnico: Carlos Queiroz


Local: Mineirão
Data: sábado, 21/06
Gol: Messi, aos 45min do segundo tempo
Árbitro: Mirolad Mazic (SER)
Auxiliares: Milovan Ristic (SER) e Dalibor Djurdjevic (SER)
Público: 57.698 torcedores
Cartões amarelos: Nekoounam, Shojaei (IRÃ).

Com dois de Suárez, Uruguai vence a Inglaterra no Itaquerão

O uruguaio Luis Suárez comemora um dos dois gols que marcou na vitória sobre a Inglaterra Foto: Michel Filho / Agência O Globo
Maior esperança da torcida do Uruguai na Copa do Mundo, o atacante Luis Suárez mostrou que valeu a pena apostar na sua recuperação, após a artroscopia no joelho feita apenas duas semanas antes do início do torneio. Depois de ficar no banco de reservas na derrota para a Costa Rica, na estreia, o camisa 9 foi titular nesta quinta-feira e saiu de campo como o grande nome do jogo na vitória por 2 a 1 sobre a Inglaterra, no Itaquerão, pela segunda rodada do grupo D.

O resultado deixa a Inglaterra em situação complicada na chave. Derrotada pela seleção italiana na estreia, a equipe inglesa ainda não marcou ponto e, se houver empate entre Itália e Costa Rica, nesta sexta, não terá mais chance de classificação. A esperança dos ingleses é de que haja vencedor em Recife para, na última rodada, tentar buscar sua vaga no jogo contra a Costa Rica, no Mineirão. De qualquer forma, a Inglaterra também dependerá do resultado de Itália x Uruguai na terceira rodada, em Natal. Já o Uruguai chegou aos três pontos, igual a italianos e costarriquenhos, e respirou aliviado após o tropeço na estreia.

- Demonstramos que não estamos mortos. Este resultado nos traz uma brise, ao menos momentânea, de tranquilidade - afirmou o técnico Óscar Tabárez, na entrevista coletiva após a partida.
Técnico da Inglaterra, Roy Hodgson não escondeu o abatimento pela segunda derrota, já que sua equipe dominava a partida quando levou o segundo gol.
- Ter lutado tanto para se recuperar do primeiro gol do Suarez e alcançar o 1 a 1 me fez acreditar que nós iríamos vencer o jogo ou ao menos empatar. Levar o segundo gol da forma como levamos foi um choque inacreditável.

Curiosamente, a Inglaterra teve mais domínio de jogo, e dava trabalho constante à defesa celeste quando levou o primeiro gol, aos 38 minutos do primeiro tempo: Cavani fez um cruzamento perfeito para Suárez apenas deslocar o goleiro inglês Joe Hart, com uma cabeçada no canto direito. Pouco antes, o inglês Wayne Rooney havia cabeceado a bola no travessão, dentro da pequena área. Logo depois de levar o gol, a Inglaterra voltou a assustar em chute cruzado de Sturridge, bem defendido por Muslera.

A Inglaterra não se entregou no segundo tempo e, de tanto insistir, chegou ao empate aos 29: o lateral Glen Jonhson cruzou rasteiro e Rooney marcou seu primeiro gol em Copas do Mundo, na terceira participação. O chute rasteiro de Sturridge, entre dois uruguaios, que parou em outra boa defesa de Muslera, indicava que a Inglaterra estava mais perto do que nunca da virada. Mas, aos 39, o goleiro uruguaio lançou a bola para a frente, o meia Gerrard, colega de Suárez no Liverpool, rebate para trás e a bola sobra à perfeição para o chute forte e certeiro do atacante uruguaio, sem chance para Hart.

URUGUAI 2 x 1 INGLATERRA

Estádio: Arena Corinthians, São Paulo (SP)

Data/hora: 19/06/2014 - 16h (de Brasília)

Árbitro: Carlos Vellasco Carballo (ESP)

Auxiliares: Juan Yuste (ESP) e Alireza Faghani (ESP)

Público: 62.575 pagantes

Cartões amarelos: Godín (URU), Gerrard (ING)

Gols: Suárez 38'/1ºT (1-0) e 39'/2ºT (2-1); Rooney 29'/2ºT (1-1)

URUGUAI: Muslera; Cáceres, Giménez, Godín e Alvaro Pereira; González (Fucile 32'/2ºT), Arévalo Ríos, Lodeiro (Stuani 21'/2ºT) e Rodríguez; Cavani e Suárez (Coates 43'/2ºT) - Técnico: Óscar Tabárez.

INGLATERRA: Hart; Johnson, Jagielka, Cahill e Baines; Gerrard e Henderson (Lambert 44'/2ºT); Sterling (Barkley 18'/2ºT), Rooney e Welbeck (Lallana 25'/2ºT); Sturridge - Técnico: Roy Hodgson.

Colômbia vence a Costa do Marfim por 2 a 1 em Brasília


James Rodriguez e Cuadrado foram os destaques da vitória colombiana
Foto: Fernando Llano / AP
Na ausência de Falcao García, James Rodríguez e Cuadrado são os jogadores que estão liderando a Colômbia nesta Copa do Mundo. Com mais uma boa atuação dos dois meias, os colombianos derrotaram a Costa do Marfim por 2 a 1 nesta quinta-feira, em uma partida eletrizante no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com o resultado, a seleção treinada pelo argentino José Pekerman se isolou na liderança do grupo C da Copa.

Com seis pontos, os colombianos podem até garantir a classificação antecipada para as oitavas de final nesta quinta-feira. Para isso, Japão e Grécia precisam empatar na Arena das Dunas, em Natal. Ou a Grécia precisaria vencer a partida. Neste caso, gregos e marfinenses se enfrentariam na última rodada lutando por uma vaga.

Na próxima rodada, na terça-feira , a Colômbia enfrentará os japoneses, na Arena Pantanal. Já os marfinenses e gregos medirão forças no Castelão, no Ceará.

O jogo foi de dois tempos absolutamente distintos. Na primeira etapa, uma partida sonolenta, com muita correria, mas poucas oportunidades reais de gol.

A rigor, só a Colômbia teve uma boa chance de marcar aos 27 minutos, quando James Rodriguez encontrou Teóflio Gutierrez na área, mas o jogador bateu muito mal na bola.
O segundo tempo foi outro jogo. Muito movimentado do início ao fim. Começou com a Colômbia melhor, acertando o travessão em um chute de Cuadrado aos 13.

Cinco minutos depois saiu o gol colombiano. Cuadrado cobrou escanteio na área e James Rodriguez subiu sozinho para cabecear para o gol.

Após o gol, a Costa do Marfim foi para o ataque, mas numa falha de Serey Die aos 24, a Colômbia chegou ao segundo gol. Die perdeu a bola no meio-campo proporcionando o contra-ataque da equipe sul-americana. James Rodriguez tocou para Quintero na direita, que invadiu a área e bateu para o gol na saída de Barry.

MARFINENSES DIMINUEM AOS 28

A essa altura, Drogba já estava em campo. O craque marfinense começara a partida no banco, mas entrou no segundo tempo para tentar ajudar o time a conseguir a vitória. Drogba lutou muito, mas foi com Gervinho que os marfinenses diminuíram.
Aos 28, o atacante da Roma recebeu na esquerda, e entrou na área driblando a defesa colombiana. Gervinho deixou três defensores para trás e bateu forte, sem chance para Ospina.

A partir daí o que se viu foi uma Costa do Marfim pressionando e uma Colômbia buscando uma jogada que a fizesse matar o jogo. Cuadrado teve uma chance de ampliar, mas parou em Barry.
Kalou quase empatou oas 40 e Quintero quase marcou um golaço quase do meio-campo aos 44. Mas a partida acabou terminando com a vitória por 2 a 1 para os colombianos.
Colômbia 2 x 1 Costa do Marfim

Local: estádio Mané Garrincha, em Brasília

Árbitro: Howard Webb (ING), auxiliado por Michael Mullarkey (ING) e Darren Cann (ING)

Cartões amarelos: Zokora e Tioté (Costa do Marfim)

Gol: James Rodriguez aos 18 e Quintero aos 24 minutos do segundo tempo para a Colômbia e Gervinho aos 28 minutos do segundo tempo para a Costa do Marfim

Colômbia: Ospina, Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero (Arias); Aguilar (Mejia), Sanchez, Cuadrado e James Rodríguez; Teóflio Gutierrez e Ibarbo (Quintero). Técnico: José Pekerman.

Costa do Marfim: Barry, Aurier, Zokora, Bamba e Boka; Serey Dié (Bolly), Tioté e Yayá Touré; Gervinho, Gradel (Kalou) e Wilfried Bony (Drogba). Técnico: Sabri Lamouchi.

Holanda sofre, mas vence a Austrália pela primeira vez e se garante nas oitavas

Holanda x Austrália -  Memphis Depay e Van Persie (Foto: Reuters)
Quem disse que seria fácil? Para quem goleou a atual campeã mundial Espanha por 5 a 1 na estreia, foi um sofrimento muito maior que o esperado contra a Austrália, nesta quarta-feira, no Beira-Rio. Em um jogo de igual para igual, os Socceroos foram para cima e quase frearam o embalo da poderosa Holanda. Mas a Laranja Mecânica se reencontrou no fim, e Robben, Van Persie e Memphis Depay quebraram um tabu de nunca terem derrotado o rival - foi o quarto confronto entre eles, o primeiro em Copas do Mundo. Cahill, com um golaço, e Jedinak, de pênalti, puseram os gols australianos no marcador, que acabou em 3 a 2 para os holandeses.

Diante de muita festa dos 42.877 presentes, entre eles a família real holandesa, com o rei Willem Alexander e a rainha Máxima Zorreguieta, os europeus garantiram na vaga nas oitavas de final do Mundial. A classificação foi selada com a derrota da Espanha diante do Chile, um pouco mais tarde, no Maracanã. Já a Austrália viu qualquer chance se encerrar. Na próxima rodada, a Holanda enfrentará o Chile na Arena Corinthians, em São Paulo, às 13h da próxima segunda-feira. O duelo vale o primeiro lugar do Grupo B. Já a Austrália encara no mesmo dia e horário a Espanha na Arena da Baixada, em Curitiba.

Desta vez não houve problema no sistema de som. Enfim, o Beira-Rio foi batizado com a execução dos hinos nacionais em uma Copa do Mundo. Uma cerimônia que teve os torcedores que lotaram o estádio todos de pé e cantando a plenos pulmões e muitos aplausos. De arrepiar australianos, holandeses e também os brasileiros, maioria colorados, que deram continuamento aos cânticos com gritos de "vamos, vamos, Inter" em alto e bom som. Uma espécie de terceiro hino à capela dos donos da casa para encerrar o batismo.

Brilho de Robben ofuscado por pintura de Cahill
Mister simpatia holandês no Brasil, Van Persie confirmou a lua de mel com a torcida e foi o mais ovacionado desde que apareceu no telão durante o anúncio da escalação. A boa fase dele ganhou até o cara e coroa na hora de escolher bola ou campo. Mas quem disse que seria fácil? No jogo em si o camisa 9 desta vez não brihou. E enquanto o ataque holandês errava, o australiano dava trabalho. Cahill apertou duas bolas recuadas para o goleiro e por pouco não a roubou. Leckie e Bresciano também se entendiam bem perto da área e complicavam a defesa europeia.
Os Socceroos começaram melhor. E a torcida brasileira presente apoiou e começou a vaiar os holandeses. Só que quando o time errava passes e lançamentos, as vaias eram ainda maiores. O público em geral não perdoou as falhas, reclamou a cada erro. De certo, os fãs queriam ver o espetáculo que a Laranja Mecânica deu na estreia para pessoas que pagaram o mesmo valor que eles pelo ingresso. Com a Holanda, Van Persie e Sneijder pouco inspirados, a esperança caiu nos pés do velocista Robben.
Dono de arrancadas de causar inveja até a Usain Bolt, o atacante foi o mais perigoso realmente. Quando deu o pique para cima de Wilkinson deixou o zagueiro comendo poeira. Mas se enrolou com as próprias pernas e acabou perdendo o que seria a primeira chance de perigo do jogo. Vaias para ele minutos antes dos aplausos. Na segunda oportunidade ele foi o velho Robben que o mundo conhece, fintou o mesmo Wilkinson com o corpo, ganhou na corrida e bateu na saída do goleiro, aos 19. Foi o terceiro gol do camisa 11 em dois jogos. Placar de 1 a 0 e um comentário na arquibancada: "Agora já valeu o ingresso".
Mal sabia este torcedor que o bilhete valorizaria mais um minuto depois. McGowan lançou nas costas da dupla de zaga na área, e Cahill pegou de primeira. Um foguete que passou pelas mãos de Cillessen, carimbou o travessão e caiu dentro do gol. Golaço que até os holandeses, pertinho da jogada, devem ter tido vontade de aplaudir. Já Robben ficou uma fera no meio de campo. E poderia ter ficado pior para a Holanda. Bresciano apareceu livre numa sobra de bola e encheu o pé por cima da baliza. O zagueiro Spiranovic também surgiu sem marcação num cruzamento na área, mas errou a conclusão. Quem disse que seria fácil?
Momento de apreensão interrompe festa da torcida
Com 49% de posse de bola, os Socceroos fizeram frente para a poderosa Holanda e despertaram até os gritos de "olé". Mas o clima de festa, com direito a duas olas seguidas, foi interrompido abruptamente no fim. Cahill entrou com muita vontade numa dividida com Bruno Martins Indi, que levou a pancada e a pior. Bateu com o rosto na queda, ficou desacordado e precisou ser retirado de maca da partida. Memphis Depay foi chamado às pressas para substituir seu companheiro. O clima de apreensão foi tanto que até o técnico Van Gaal entrou em campo para tentar acudir seu jogador, e o público ficou em silêncio nos minutos finais de bola rolando.
Cahill levou amarelo pela falta e ficou suspenso para a partida contra a Espanha. Quem também não vai jogar na última rodada do Grupo B será Van Persie. O cartão por deixar o braço no rosto do adversário simbolizou a atuação ruim do atacante até aquele momento.
Diferente de Van Gaal, o técnico Postecoglou ficou em pé o jogo inteiro. Nervoso. Afinal, uma segunda derrota poderia significar a eliminação da equipe. Resolveu mexer logo no começo do segundo tempo. Colocou Bozanic no lugar de Bresciano e deu certo. Na primeira jogada, foi ao fundo e viu sua tentativa de cruzamento pegar na mão de Janmaat. Pênalti marcado sob muita reclamação holandesa. O capitão Jedinak converteu com muita categoria e virou o jogo para a Austrália aos nove minutos. Vibração efusiva no gramado e na arquibancada. Quem disse que seria fácil para a Holanda?
Van Persie acorda a Laranja Mecânica
Até então apagado, Van Persie precisou acordar para acordar o próprio time. O camisa 9 recebeu na área se aproveitando de uma linha de impedimento errada da defesa e, num lampejo, acertou o chute para deixar tudo igual de novo aos 12 minutos. Aí o jogo esquentou. Cahill, antes de ser substituído por Halloran, interceptou um passe no ataque, abriu para Oar cruzar do fundo, mas De Vrij cortou de cabeça para consertar a bobagem holandesa. Depois, em outro roubada de bola, Bozanic cruzou para Leckie livre na segunda trave, mas ele quis tentar um golaço de peito e acabou recuando para o goleiro. Faltou usar a cabeça, literalmente.
E a punição aconteceu logo no lance seguinte. Substituto de Bruno Martins Indi, Memphis Depay se aproveitou da liberdade na intermediária australiana e chutou no cantinho. Contou ainda com a cooperação do goleiro Ryan, estreante em Copas do Mundo, para virar o jogo de novo para a Holanda, aos 23. O carrossel holandês, enfim, reviveu seus melhores momentos da estreia e criou ótimas chances com De Jong e Robben. Só faltou caprichar na finalização.
Nos minutos finais, Van Gaal colocou Lens em campo - atacante que treinou entre os titulares na véspera da partida, mas não passou de um blefe do treinador. Van Persie saiu, sob algumas vaias. Mas Lens não teve tempo para fazer nada. E a Austrália também não. Os Socceroos sentiram o golpe como um pugilista no ringue. Tão perto da vitória, a derrota saiu mais cara do que encomenda para um time que lutou muito em campo. Os holandeses agradecem, mesmo não tendo sido fácil.

Ochoa brilha, Brasil empata sem gols com o México, mas ainda lidera

Guillermo Ochoa Brasil x Mexico (Foto: Reuters)
Brasileiros e mexicanos não mereciam um empate por 0 a 0. O resultado da partida entre Brasil e México, nesta terça-feira, na Arena Castelão, em Fortaleza, pela segunda rodada do Grupo A da Copa do Mundo, foi até justo pelo que as equipes mostraram dentro de campo. Mas pelo que os torcedores fizeram na arquibancada, ir embora para casa sem a vibração ímpar de um gol talvez tenha sido uma injustiça muito grande. 
Os visitantes podem culpar a falta de pontaria, enquanto os anfitriões só têm um nome para apontar como culpado: Ochoa. O goleiro parou a Seleção.
As quatro defesas do mexicano em duas conclusões de Neymar, uma de Paulinho e outra de Thiago Silva foram decisivas para o placar não ser alterado. Um show à parte, à altura daquele protagonizado pelos torcedores na arquibancada da Arena Castelão.
Desde muito cedo, brasileiros e mexicanos dividiram as ruas de Fortaleza esbanjando simpatia e alegria. A capital nacional do humor ganhou esse presente. Visualmente era possível ver que havia mais brasileiros do que mexicanos entre os mais de 60 mil presentes, mas sonoramente a briga foi grito a grito.
Foi preciso até mesmo os brasileiros imitarem o xingamento de "p.." no tiro de meta adversário para igualar a briga. Olé, vaias, aplausos, músicas bem-humoradas, “sou brasileiro com muito orgulho”... Não faltou agitação no público. Uma pena que o 0 a 0 prevaleceu. Foi o primeiro tropeço de Luiz Felipe Scolari à frente da Seleção em Copas do Mundo. Nos oito jogos anteriores, contando a campanha do pentacampeonato em 2002 e a estreia na quinta-feira passada, o treinador saiu de campo com a vitória.
A Seleção volta a campo na próxima segunda-feira, enfrenta Camarões, às 17h (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Independentemente do resultado entre africanos e croatas nesta terça-feira, na Arena da Amazônia, às 19h (de Brasília), o Brasil joga pelo empate na última rodada para se classificar às oitavas.
Ochoa frustra Neymar
O desafio na arquibancada já estava lançado havia tempos, desde que os portões do Castelão foram abertos. Restava saber como os jogadores se comportariam dentro de campo, tamanha a agitação dos torcedores. Destemido, o México foi para o ataque nos primeiros minutos. Foi também para cima de Neymar, caçado pelos rivais.
A iniciativa mexicana fez a Seleção, ainda lenta, buscar rapidez. Dependente das boas jogadas de Neymar ou das armadas por Oscar, o Brasil chegou com perigo aos dez minutos. O meia recebeu de Marcelo e tocou para Fred finalizar. A bola bateu na rede pelo lado de fora e enganou o auxiliar – ele chegou a correr para o meio como se sinalizasse gol, mas depois marcou impedimento.
Enquanto mexicanos e brasileiros disputavam grito a grito e hegemonia da arquibancada, dentro das quatro linhas o Brasil cresceu de produção. Mas ainda longe de levar muito perigo a Ochoa. No primeiro lance mais agudo, o goleiro mexicano protagonizou uma das defesas mais lindas da Copa até agora, após cabeçada de Neymar.
Sem Hulk, poupado por causa de um problema na coxa esquerda, Felipão iniciou com Ramires pelo lado direito do ataque. Mas o inverteu com Oscar na metade final do primeiro tempo. Ficou claro, no entanto, que faltava algo à Seleção. Monotemático, o México só arriscava de longe. Também faltava algo.
Ao menos no primeiro tempo, a criatividade dos torcedores na arquibancada não transferiu para dentro de campo o mesmo clima. Só mesmo Ochoa dava seu show à parte. Antes do intervalo, fez mais uma defesa, mais discreta, porém, decisiva também, quando salvou de joelho conclusão de Paulinho em passe de peito de Thiago Silva após cobrança de falta para a área.
Para que a euforia da torcida se fizesse presente dentro do gramado, Felipão apostou no garoto que, segundo ele, tem "alegria nas pernas". Bernard entrou na vaga de Ramires no intervalo. Logo em seu primeiro lance, o atacante fez a massa verde-amarela se levantar. Mas sua arrancada, seguida de cruzamento para Neymar, não deu certo.

Não deu certo também a tentativa do Brasil de pressionar o México. Pelo contrário. Foi o time adversário que empurrou a Seleção para o campo de defesa. Mesmo que com sua única jogada de perigo (o chute de fora da área), os mexicanos fizeram Felipão parar com os braços cruzados na área técnica e olhar de reprovação ao time.
Foi preciso uma cobrança de falta para dar fôlego novamente ao Brasil. Aos 17 minutos, depois de incômoda pressão mexicana, Neymar bateu colocado, assustando Ochoa. Era preciso mais. Felipão, então, resolveu mudar o centroavante: saiu Fred para a entrada de Jô. Aplausos e vaias se misturaram na saída do camisa 9.
Na base da correria, a Seleção continuou tentando. Mas parou em Ochoa. De novo. O goleiro mexicano defendeu outro chute de Neymar e frustrou a torcida cearense. Em seguida, sozinho diante do camisa 13, Jô se precipitou ao receber de Bernard livre dentro da área e concluiu torto.
Felipão fez a última substituição, trocando Oscar por Willian. Mas do outro lado Ochoa continuava em campo, parando a Seleção. Aos 40, o goleiro buscou outra cabeçada certeira, de Thiago Silva, em cobrança de falta pela ponta de Neymar.
E os mexicanos ainda assustaram a torcida brasileira duas vezes antes do apito final, em chutes cruzados de Guardado e Jiménez. Mas Julio César também apareceu bem.

Rússia empata com Coreia em jogo com frango e "déjà vu" para Capello

Alexander Kerzhakov comemoração Russia x Coreia (Foto: AFP)
Parecia que a emoção não passaria perto da Arena Pantanal. Foi um primeiro tempo morno, até com muitos passes, mas pouca precisão. Quando a torcida começava a silenciar, se deixando levar pela pouca emoção, dois personagens improváveis trataram de lembrar que aquela era sim uma estreia de Copa do Mundo. Com o maior frango do Mundial de 2014, até o momento, e a estrela de um reserva, Rússia e Coreia empataram por 1 a 1 pela primeira rodada do Grupo H, em Cuiabá. Os gols foram marcados por Lee Keun Ho e Aleksandr Kerzhakov.
No banco, Fabio Capello não parecia gostar do que via. Se no primeiro tempo pouco gesticulou, no segundo estava mais incomodado, com as mãos todo o tempo na cintura. Para ele, aquilo parecia um filme repetido. Na Copa de 2010, o italiano comandava a seleção inglesa e também viu sua equipe empatar com os Estados Unidos. Naquela ocasião, também houve uma falha, mas do goleiro Green.
O veterano Kerzhakov mostrou que experiência, de fato, faz diferença. Único do time a ter disputado uma Copa anteriormente (em 2002), ele teve a frieza de marcar o gol de sua equipe logo depois de entrar em campo, quando sua equipe perdia. Além de ficar mais perto de ser o maior goleador da Rússia (sem contar o período soviético), ele deu ânimo ao abatido companheiro Akinfeev. O goleiro havia falhado feio no gol sul-coreano.
Pelo Grupo H, a Bélgica venceu a Argélia, por 2 a 1, nesta terça-feira. Com esses resultados, os belgas lideram a chave com três pontos. Russos e sul-coreanos estão empatados na segunda colocação. Na segunda rodada, a Rússia enfrenta a Bélgica no Maracanã, enquanto a Coreia do Sul encara a Argélia, em Porto Alegre. Os dois jogos serão no próximo domingo.
Muitas trocas de passes e pouca precisão. Russos e sul-coreanos demoraram para criar boas oportunidades de gol. Jogando de formas bem parecidas, as duas seleções iam ao ataque através de triangulações, mas falhavam no último passe. O jogo estava morno e a torcida até começou a perder o ânimo.
As melhores chances só apareceram depois de meia hora de bola rolando. Aos 31 minutos, o zagueiro russo Ignashevich apareceu no ataque chutando forte. Jung então fez uma bonita defesa de peito. No lance seguinte, outra boa chance para os europeus. Desta vez, o jovem Kokorin puxou contra-ataque e encontrou Zhirkov pela esquerda. O meia, no entanto, mandou para fora. Apesar das falhas no ataque, os times marcavam bem.
As jogadas de perigo da Rússia acordaram o time do técnico Hong Myung Bo, que respondeu de imediato. Koo roubou a bola da intermediária e chutou com muita força. Para sorte russa, a bola desviou e saiu pela linha de fundo. Aos 38 minutos, o destaque coreano Son Heung Min ainda perdeu uma grande chance. Livre de marcação na área, ele puxou para a perna direita e soltou uma bomba que foi parar na arquibancada.
O primeiro tempo sonolento influenciou até os treinadores. Capello e Hong Myung Bo assistiram ao início da etapa complementar sentados no banco de reservas. Logo no primeiro minuto, no entanto, parecia que a partida ganharia um ânimo extra. Kombarov cobrou escanteio para os russos e o zagueiro Berezutski cabeceou, sem marcação, perto da trave. Mas só parecia.

Os russos e coreanos que viajaram até o Brasil para a Copa do Mundo cantavam. Palavras de incentivo que não animavam mais a maioria brasileira que foi à Arena Pantanal. Os espectadores de verde e amarelo preferiam apenas cantar o tradicional grito: ''Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor''.
Conforme o tempo passava, mais jogadas de perigo iam aparecendo. Perto dos 15 minutos, a Coreia teve uma boa chance em uma falta na entrada da área. Kim chutou uma bomba e o goleiro Akinfeev deu rebote, mas recuperou. O time coreano aparecia melhor no ataque. A Rússia respondeu com um chute forte de Kombarov, que arriscava mais de longe.
Goleiro russo engole frango, e goleador Kerzhakov aparece
Para os dois lados, faltava um diferencial. Alguém que driblasse. E não por acaso o gol saiu através de uma falha clara do goleiro Akinfeev. Aos 22, Lee Keun Ho, que entrou na segunda etapa, arriscou de longe pela direita, o russo tentou segurar, mas a bola escapou. Graças ao maior frango da Copa até então, a Coreia abriu o marcador.
O jogo, enfim, ficou movimentado. E a estrela do experiente treinador Fabio Capello apareceu. O atacante Kerzhakov, que havia acabado de entrar em campo empatou o jogo. Após a tentativa de Dzagoev, o goleiro Jung espalmou, a zaga não conseguiu afastar e a bola sobrou no pé do artilheiro que, em posição duvidosa, mandou para o fundo da rede, aos 28 minutos. Com isso, ele está a um gol de se tornar o maior goleador da seleção russa (sem contar o período soviético).
Por mais uns dez minutos, as equipes tentaram correr atrás do gol da vitória, mas sem muito sucesso nas finalizações. Aparentemente, russos e coreanos se conformaram com o empate na estreia, especialmente a equipe asiática. Os anfitriões da Copa de 2018 ainda se arriscaram um pouco em jogadas de linha de fundo sem conseguir, porém, serem realmente efetivos para evitar a igualdade.

Estados Unidos vence Gana na Arena das Dunas


O histórico não era muito favorável para os americanos. Gana e Estados Unidos já tinham se enfrentado duas vezes em Copas do Mundo. Em 2006, os ganeses venceram os norte-americanos por 2 a 1 na fase de grupos da Copa na Alemanha. Em 2010, Gana novamente levou a melhor sobre os rivais: os africanos venceram o confronto das oitavas de final por 2 a 1.

Dessa vez os americanos deram o troco nos africanos e venceram a partida pelo placar de 2 a 1, graças ao gol relâmpago do capitão Clint Dempsey e do zagueiro Brooks, no fim da partida. 

O Jogo

A partida começou com o gol mais rápido do Mundial até o momento. Dempsey recebeu da lateral, invadiu a área ganesa e colocou os americanos na frente aos 30 segundos de jogo. O time comandado por Jurgen Klinsmann seguiu apertando a saída de bola dos africanos e quase conseguiu o segundo em jogada posterior.

Enquanto tinha a posse de bola, a seleção de Gana apenas cercava a área adversária, já que os americanos faziam muito bem a cobertura, não permitindo os espaços. Os yankees quase chegaram ao segundo gol aos 19 minutos quando Altidore recebeu dentro da área e girou, mas na hora do chute acabou sendo travado. No lance seguinte, o atacante se contundiu e precisou sair do jogo, dando lugar a Johansson.

O time africano precisou manter a calma e colocar a bola no chão depois do início fulminante da seleção norte-americana. A primeira boa jogada da Gana só saiu aos 28 minutos quando Atsu chutou colocado na entrada da área, raspando a trave do goleiro Howard, que só olhou. 

Já no final do primeiro tempo, o jogo ficou mais tranquilo com a seleção de Gana insistindo nas bolas longas para Asamoah Gyan e arriscando um pouco menos de fora da área. Os time americano, por sua vez, aguardava uma boa oportunidade para encaixar mais um de seus perigosos contra-ataques.

A seleção de Gana acordou no segundo tempo e com apenas 10 minutos já tinha criado praticamente o dobro de chances do primeiro. Atsu, Asamoah Gyan e Muntari quase abriram o placar para os africanos nos primeiros 15 minutos da etapa final. As entradas dos principais jogadores ganeses, Prince Boateng e Essien, que começaram a partida no banco, deixou a equipe mais ofensiva e melhor na partida.

A seleção dos Estados Unidos apenas observava o adversário jogar e se defendia como podia aguardando a oportunidade de emplacar o contra-ataque. Os americanos tiveram outra grande oportunidade no jogo quando Johansson fez fila na área adversária, mas chutou nos braços do goleiro Kwarasey.

A seleção de Gana tanto tentou que conseguiu o empate. Aos 37 minutos do segundo tempo, Asamoah Gyan achou Ayew com um ótimo passe e o atacante chutou firme para alegria dos torcedores na Arena das Dunas.

Mas a alegria dos ganeses não durou muito. 4 minutos depois, Brooks aproveitou o escanteio para sobir mais do que a zaga de Gana e acertar uma firme cabeçada, sem chances para Kwarasey. A seleção de Gana tomou o golpe e se desesperou no jogo. Era o que a jogadores comandados por Jurgen Klismann precisavam para sair com os 3 pontos na estreia do Mundial.

Em tarde pouco inspirada, Nigéria e Irã empatam sem gols

Em tarde pouco inspirada, Nigéria e Irã empatam sem gols Jewel Samad/AFP
Nigéria e Irã se enfrentaram na Arena da Baixada em um jogo que não poderia ter outro resultado. A partida tinha jeito de 0 a 0, finalizações de 0 a 0, passes errados de 0 a 0 e uma total falta de criatividade digna de um placar zerado. Não deu outra: a torcida que lotou - e fez muita festa - em Curitibavoltou para casa sem ter visto nenhuma comemoração de gol.

Esse foi a primeira partida que terminou sem gols na Copa do Mundo de 2014. O torneio, que está surpreendendo pela qualidade dos jogos e pelo alto número de tentos marcados, conheceu a sua primeira partida fraca tecnicamente. E também o seu primeiro empate. Antes dos jogos desta segunda-feira, a média de gols marcados por jogo do Mundial era de 3,5.

Aos sete minutos, um lance bizarro. Após um levantamento na área, o goleiro iraniano subiu e acabou trombando com a sua própria zaga e com o jogador nigeriano Musa. A bola passou por eles e houve um bate-rebate dentro da pequena área que culminou com um balão do zagueiro Heydari contra o próprio gol. A bola estufou a rede. Um dos gols contra mais horrorosos de todas as Copas foi anulado por conta de uma falta em cima do goleiro Haghighi, no primeiro lance. Melhor assim. 
A bola na rede, apesar de não valer gol, animou os nigerianos, que partiram para a pressão. A equipe do volante Obi Mikel trocava muitos passes no ataque à espera de um espaço para abrir o placar. A seleção iraniana se mantinha fechadinha, aguardando uma bola para encaixar um contra-ataque e tentar definir o jogo.
A festa que os torcedores faziam na Arena da Baixada, em Curitiba, não combinava com o espetáculo que era mostrado em campo. O primeiro tempo seguiu amarrado, com poucas chances de gol e muita marcação.

No segundo tempo a Nigéria assumiu a sua condição de favotira no jogo. Passou a controlar mais as ações da partida e tomou conta da posse de bola. A superioridade, entretanto, não foi revertida em gols. Pelo contrário, o goleiro iraniano Haghighi teve poucas chances de sujar seu uniforme no belo gramado da Arena. Os zeros seguiram inalterados no placar.
Grupo F – Irã x Nigéria – Arena da Baixada (Curitiba-PR) – 16h

Nigéria:
 Enyeama; Ambrose, Musa, Emenike, Mikel; Moses, Oshaniwa, Oboabona, Azeez (Odemwingie); Onazi, Omeruo. Técnico: Stephen Keshi.
Irã: A. Haghighi; Heydari, Haji Safi, Hosseini, Amirhossein; Nekounam, Andranik, Montazeri, Reza; Dejagah (Alireza), Mehrdad. Técnico: Carlos Queiroz (POR).

França goleia Honduras por 3 a 0 com grande atuação de Benzema

Em sua primeira disputa pelo Grupo E na Copa do Mundo, a França enfrentou a seleção de Honduras, balançando a rede três vezes. No final do primeiro tempo, Benzema bateu o pênalti para a França aos 45 minutos e marcou o primeiro gol dos Bleus. Benzema substitui a estrela da França, Ribéry, que desfalca a seleção europeia por não ter condições físicas de jogo.

O volante hondurenho Palácios foi o responsável pelo pênalti. Em seguida, o juiz brasileiro o expulsou por acumular dois cartões amarelos na partida. Honduras jogou todo o o segundo tempo apenas com dez homens e viu Benzema chutar forte para o gol hondurenho aos 3 minutos da segunda fase. A bola bateu na trave e passou um pouco da linha do gol antes que Valladares a segurasse. Contudo, a arbitragem composta pelo brasileiro Sandro Micci considerou o segundo gol como contra do goleiro Valladares.

A tecnologia da Fifa também foi utilizada para o tira-teima e confirmou o gol, conforme a ilustração abaixo:
Ver imagem no Twitter
Mas Benzema reforçou sua boa fase e responsável pelo terceiro gol aos 27 minutos do 2º tempo. A seleção de Honduras não conseguiu evitar que a superioridade técnica da França encontrasse espaços para finalização. O domínio da França ficou evidente com os 63% de posse de bola contra 37% de Honduras.

O próximo desafio da França será contra a Suíça, que ganhou hoje de Equador por 2 a 1. O jogo acontecerá em Salvador na próxima sexta-feira, 20. Já Honduras terá que correr contra o prejuízo e joga contra Equador, que também está em busca de uma recuperação. 

Costa do Marfim vence de virada do Japão em Pernambuco

Completando a rodada do Grupo C da Copa do Mundo, Costa do Marfim e Japão estreiaram na competição na noite deste sábado, na Arena Pernambuco. Os marfinenses, que começaram a partida sem o atacante Drogba, venceram o duelo de virada, por 2 a 1, com gols de Gervinho e Bony. Honda anotou para o Japão no primeiro tempo. Com o resultado, a seleção africana fica em segundo lugar do Grupo C, atrás da Colômbia. O Japão fica com a terceira colocação, seguido da Grécia.

O jogo começou pegado, com a Costa do Marfim mostrando superioridade tática. Pela direita, o lateral Aurier alçava bolas na área, explorando a fraca marcação aérea dos japoneses. O Japão, por sua vez, esbarrava na marcação adiantada do adversário para chegar ao gol. Os erros de passe prejudicavam ambas as equipes. Em uma das primeiras chegadas dos samurais na frente, Honda recebeu, passou pelo marcador e chutou forte para abriR o placar.

Banho de água fria para a Costa do Marfim. O Japão cresceu nos minutos seguintes e esboçou bons lances ofensivos. Os africanos foram, aos poucos, juntando os cacos e voltaram a pressionar no fim do primeiro tempo.

DROGBA ENTRA AOS 16

Na volta do vestiário, o ritmo diminuiu e o Japão voltou mais atento, com vontade de ampliar. O técnico Sabri Lamouchi, então, não perdeu tempo e, aos 16 minutos, colocou Drogba em campo no lugar de Dié. Deu certo. O craque deu outra cara para o time da Costa do Marfim que, aos 19, empatou com Bony, de cabeça. Não deu nem tempo para o Japão respirar: no minuto seguinte, novamente em cruzamento de Aurier, Gervinho fez o gol da virada, de cabeça.

Depois, foi só administrar. Drogba chegou com perigo em dois lances: em cobrança de falta, obrigando Kawashima a espalmar para escanteio, e em um chute cruzado, que passou rente à trave esquerda do gol japonês. Mas o placar continuou aquele: 2 a 1 para a Costa do Marfim, para a festa da animada torcida africana presente na Arena Pernambuco.

COSTA DO MARFIM 2 X 1 JAPÃO
Local: Arena Pernambuco, no Recife (PE)

Árbitro: Enrique Osses (CHI)

Auxiliares: Carlos Astroza (CHI) e Sergio Román (CHI)

Público: 40.267 pagantes

Cartão amarelo: Yoshida, Morishige (JAP); Bamba, Zokora (COM)

Gols: Honda, aos 15'/1ºT (0-1), Bony, aos 19'/2T (1-1), Gervinho, aos 20'/2ºT (2-1)

Costa do Marfim: Barry; Aurier, Zokora, Bamba, Boka (Djakpa 29’/2º T); Serey (Drogba 16’/2º T), Tioté e Yaya Touré; Gervinho, Kalou e Bony (Ya 32’/2º T). Técnico: Sabri Lamouchi.
Japão: Kawashima; Uchida, Yoshida, Morishige e Nagatomo; Yamaguchi, Hasebe (Endo 7'/2ºT), Okazaki, Honda e Kagawa (Kakitani 40’/2º T); Osako (Okubo 23’/2º T). Técnico: Alberto Zacheroni.