Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Satisfeito com empate, Luxemburgo quer Flu veloz, mas sem Bolt em campo

Após a derrota por 3 a 2 para o Flamengo no último final de semana, Vanderlei Luxemburgo cobrou mais velocidade e empenho dos jogadores do Fluminense para buscar a reação no Campeonato Brasileiro. Na última quarta-feira, o time apenas empatou sem gols com o Corinthians no Maracanã , mas a atuação agradou ao treinador.
Para Luxa, a torcida precisa lembrar do alto número de desfalques e do potencial do adversário da 14ª rodada da Série A. Ao todo, ficaram de fora do confronto Bruno, Deco, Marcelinho, Marcos Junior, Rhayner, Valencia e Wellington Silva, no departamento médico, o suspenso Carlinhos, além de Jean e Fred, convocados pela seleção brasileira.
"Se pegar o jogo em si, em que não tivemos os jogadores convocados, com quatro garotos (Igor Julião, Ronan, Willian e Kennedy) e contra um adversário muito forte que está se recuperando, foi um bom resultado. Um empate é melhor do que perder diante de um rival que está inteiro e buscando o resultado. Na tabela é ruim, mas no jogo é bom", destacou.
Além do ponto conquistado, Luxa também exaltou a mudança de postura dos jogadores dentro de campo. De acordo com o comandante tricolor, a equipe soube absorver as críticas feitas após o clássico com o Flamengo e não confundiu pressa e correria com velocidade. E sobrou até para o jamaicano Usain Bolt, lenda do atletismo nas provas de velocidade.
"Velocidade não é botar o Bolt para correr. Se ele não joga nada, não adianta. Velocidade é preencher os espaços com mais rapidez que o adversário. É ocupação de espaços que faz um time veloz. A torcida quer a atitude que viu hoje (quarta-feira). O time do bicampeonato brasileiro ralou e sofreu e o futebol é isso. Foi atitude de um time que quer algo na competição", elogiou.

Mano aguarda reforço, mas pode ser forçado a improvisar para escalar o Fla

A situação clínica de alguns jogadores vai definir o time do Flamengo para a partida contra o São Paulo, neste domingo, em Brasília. O técnico Mano Menezes terá que esperar até o último instante para escalar a equipe, que pode ter um importante reforço e ao menos um desfalque de peso.
A possível ausência é a do lateral direito Leonardo Moura, que deixou o empate por 1 a 1 com o Goiás reclamando de dores na coxa direita. O resultado do exame de imagem que o jogador se submeteu sairá apenas nesta sexta-feira, mas ele não deve ir a campo. Como o único substituto do setor é o jovem Digão, são grandes as chances de o volante Luiz Antonio ser improvisado no posto.
A boa notícia pode vir do atacante Marcelo Moreno, que se recupera de uma lesão na coxa direita. Ele já está entregue à preparação física e só não atuou contra os goianos por opção do treinador, que comentou a situação nesta quinta-feira, no desembarque da delegação no Rio de Janeiro.
"É bem provável que o Marcelo Moreno esteja à disposição e possa jogar. Mas ainda vou aguardar um pouco mais, pois temos que avaliar bem a situação para não corrermos riscos de forma desnecessária", disse Mano.
Mas o treinador não tem apenas dúvidas médicas. O zagueiro Marcos González foi um dos desfalques do Flamengo contra o Goiás. E a ausência pode custar caro, já que o estreante Chicão mostrou segurança e ainda marcou o gol rubro-negro. Assim, Mano cogita a possibilidade de manter o estreante ao lado de Wallace na zaga.
Todas as dúvidas sobre a escalação começarão a ser desfeitas nesta sexta-feira, quando Mano Menezes comandará na parte da tarde, no Ninho do Urubu, o primeiro treino com todo o elenco após o jogo contra o Goiás.

Cristiano Ronaldo se recusa a mencionar o nome de Mourinho: 'Não vale a pena'

Após fazer o gol da seleção portuguesa no empate por 1 a 1 com a Holanda , Cristiano Ronaldo mostrou sua irritação com José Mourinho. O jogador, que já criticou seu antigo treinador no Real Madrid, se recusou a falar sobre ele.
"Não quero mencionar o nome dessa pessoa, acredito que não vale a pena", declarou o craque, que se irritou com novas tentativas de extrair dele comentários sobre Mourinho.
A relação entre os dois se estremeceu principalmente após o técnico português chamar de "verdadeiro Ronaldo" o artilheiro e campeão da Copa do Mundo de 2002 pelo Brasil.
O atual comandante do Chelsea trabalhou com Ronaldo quando ainda era assistente técnico do Barcelona. Enquanto Mourinho ficou no clube catalão entre 1996 e 2000, o brasileiro atuou lá entre 1996 e 1997.
Cristiano Ronaldo foi a principal estrela do Real Madrid enquanto o compatriota foi o treinador, protagonizando as conquistas do Campeonato Espanhol de 2011/12, da Copa do Rei de 2010/11 e da Supercopa da Espanha de 2012/13 nos três anos de Mourinho no clube.

Ayrton é emprestado ao Vitória e se despede de colegas no Palmeiras

O lateral-direito Ayrton, que está há dois meses sem atuar pelo Palmeiras , se despediu de seus companheiros de clube na tarde desta quinta-feira. Ele será emprestado ao Vitória até o fim do ano, mas o anúncio ainda não foi feito pelo clube baiano por conta de pendências contratuais.
Ele tem contrato com o Palmeiras até janeiro de 2016. Segundo Sérgio Malucelli, empresário de Ayrton, o Vitória arcará com 100% do salário do jogador.
Ayrton se destacou pelo Londrina, clube pelo qual atuou no biênio 2011-12. Lá, ele chamou a atenção do Coritiba e foi um os destaques do Campeonato Brasileiro de 2012, despertando o interesse do Palmeiras, onde chegou no começo da atual temporada. Começou como titular da lateral direita, mas não agradou ao técnico Gilson Kleina e perdeu espaço durante o Brasileiro da Série B para Luis Felipe.

Por mais espaço, Luiz Gustavo está perto de trocar o Bayern pelo Wolfsburg

O volante Luiz Gustavo foi titular da Seleção Brasileira durante toda a Copa das Confederações, mas o técnico Felipão afirmou que o elenco ainda não está definido para a Copa do Mundo de 2014. Com medo de perder a vaga, o jogador está muito próximo de trocar o Bayern de Munique pelo Wolfsburg.
Lá, o atleta poderá jogar, já que o meio-campo do time bávaro está muito inchado: os espanhóis Javi Martínez e Thiago Alcântara e o alemão Schweinsteiger têm a preferência do técnico Pep Guardiola, que teria deixado isto bem claro para o brasileiro.
Nesta semana, o Barça também demonstrou interesse em comprar Luiz Gustavo, mas com uma condição. A de que ele se improvisasse como zagueiro, um dos setores da equipe com menos opções. Então, o volante acabou preferindo o Wolfsburg, informou o jornal localDie Welt .
As duas partes chegaram a um acordo, mas ainda falta a assinatura, algo que deverá ser resolvido muito em breve. Campeão alemão da temporada 2008-2009, o Wolfsburg tem no grupo os brasileiros Felipe Lopes, zagueiro ex-Guarani, Naldo, zagueiro ex-Juventude, e o meia Diego, ex-Santos.
Luiz Gustavo foi contratado pelo Bayern do Hoffenheim em 2011, por cerca de 17 milhões de euros (R$ 52 milhões). E o valor oferecido pelo Wolfsburg seria semelhante, deixando o clube bávaro com a ‘consciência limpa’ nas conversas. O volante vê a presença no próximo Mundial como um "sonho".

Chicão marca em estreia, e Flamengo empata com Goiás no Serra Dourada

Zagueiro Chicão acertou linda cobrança de falta para deixar tudo igual em Goiânia Foto: Cristiano Andujar / Agif / Gazeta Press
O Flamengo teve que contar com um gol do estreante da noite para empatar com o Goiás fora de casa, na noite desta quarta-feira, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. O ex-corintiano Chicão marcou em linda cobrança de falta no início do segundo tempo, após o clube esmeraldino sair na frente com Walter na etapa inicial, para dar o empate por 1 a 1 para a equipe do Rio de Janeirio.

A igualdade no placar deixa ambas as equipes com 18 pontos, mas o Flamengo fica em 11º, uma posição à frente do Goiás, graças ao melhor saldo. Na próxima rodada, o time goiano visita a Ponte Preta, no domingo, às 16h (de Brasília), enquanto os cariocas recebem o São Paulo no mesmo dia e horário.
Com a presença de um ótimo público no Serra Dourada, a partida começou animada, com ambas as equipes em busca do gol desde o início. O Goiás era mais incisivo nos primeiros minutos e chegou a ter boas chances de abrir o placar. A equipe goiana foi premiada aos 14min com gol do atacante Walter, que acertou bela finalização de primeira no ângulo de Felipe para deixar os mandantes na frente.
Após o gol, os donos da casa diminuíram o ritmo e passaram a priorizar a marcação no campo de defesa. De maneira efetiva, os goianos bloquearam a criação do Flamengo e quase não tomaram mais sustos até o fim da primeira etapa.
O Flamengo voltou mais ligado para o segundo tempo e esboçou uma pressão nos primeiros minutos, A postura ofensiva deu resultado rapidamente: aos 6min, o zagueiro estreante Chicão cobrou falta com perfeição para deixar tudo igual em Goiânia.  Após o empate, o Goiás voltou a se soltar no confronto e passou a superar o clube rubro-negro em chances.
No fim da partida, ambas as equipes procuraram o gol e deram espaço aos contra-ataques. Aos 42min, o Flamengo, que apresentou uma grande irregularidade após a ótima partida contra o Fluminense, saiu na cara do gol com Hernane, mas viu o atacante ser travado na hora do chute pela defesa adversária, que impossibilitou a virada no confronto.

Coritiba empata com Portuguesa no último minuto e se mantém no G-4


No dia em que completa 93 anos de vida, a Portuguesa quase conseguiu pela primeira vez conquistar duas vitórias seguidas nesta edição do Campeonato Brasileiro. Em duelo válido pela 14ª rodada, a equipe rubro-verde visitou o Coritiba, um dos líderes do Brasileiro, e vencia até os 49min da etapa final, quando o time da casa conseguiu marcar com Bill para empatar o confronto por 1 a 1 no Couto Pereira.
O resultado deixa o Coritiba com 24 pontos, na terceira posição e sem chances de sair do G-4. Já a Portuguesa fica com 13 pontos, apenas em 18º. Na próxima rodada, o time paranaense visita o Corinthians, no domingo, às 16h, enquanto os paulistas recebem o Botafogo no mesmo dia e horário.
O confronto desta quarta-feira à noite começou com o domínio do Coritiba, mas a equipe paranaense sentia a falta de Alex e encontrava dificuldades para criar chances perigosas de gol. A Portuguesa, por sua vez, priorizava o contra-ataque e tinha menos oportunidades ainda de marcar. Aos 45min, o clube paulista ficou com um a menos ao ter o zagueiro Moisés Moura expulso. Sonolento, o jogo não teve gols no primeiro tempo.
A expulsão fez Guto Ferreira sacar o meia Cañete e colocar o zagueiro Diego Augusto para a etapa final. Com um homem a mais, o Coritiba conseguiu ampliar seu domínio no campo de ataque do adversário, mas continuou encontrando as mesmas dificuldades da etapa anterior na criação. Aos 12min, a Portuguesa conseguiu o que queria: Diogo fez bela jogada em contra-ataque, tocou para Gilberto, que fez lindo corta-luz e tocou na saída do gol para deixar os paulistas na frente.
Após o tento, o time alviverde se soltou mais ainda e, na melhor chance do clube paranaense na partida, viu Lauro salvar a Portuguesa duas vezes seguidas aos 24min. A pressão do time da casa diminuiu na reta final do confronto, mas quando o jogo já parecia decidido o clube alviverde conseguiu marcar com Bill em lance confuso no último minuto para frustrar a equipe paulista. Pouco antes, a Portuguesa havia perdido chance de sacramentar a vitória em lance cara-a-cara do atacante Neílson.

Vitória vira a partida, vence a Ponte Preta e retorna ao G4 do Brasileiro

O Vitória venceu a Ponte Preta, de virada, por 3 a 1, nesta quarta-feira no Barradão, em Salvador. Maxi Bianucchi, vice-artilheiro do campeonato, com oito gols, era o grande desfalque do Leão. Por outro lado, o artilheiro da competição William, não desperdiçou a chance na Macaca e marcou seu décimo gol no Campeonato Brasileiro. Mas, no começo do segundo tempo o panorama da partida mudou. Pedro Oldoni, que havia entrado no intervalo, empatou a partida, aos 17 minutos, Vander virou o placar, e aos 42, Marquinhos cravou a vitória do time da casa, que chegou aos 22 pontos e retornou G4 da competição. Já a Ponte, permanece na 13ª colocação.
O JOGO
A Ponte Preta entrou com um objetivo claro na partida: jogar fechada e aproveitar o erro do advérsario. Para isso, o técnico Paulo Cesar Carpegiani tirou o lateral Régis da equipe e jogou com um zagueiro improvisado na esquerda para fortalecer o esquema defensivo. O Vitória, por sua vez, começou pressionando. Aos 7 minutos, Luis Alberto soltou uma bomba de longe e a bola explodiu no travessão, mas perdeu uma chance clara com Euler, que recebeu na direita, mas sozinho, tentou colocar a bola por cima do goleiro pontepretano.
O time da casa trocou bastante passes, teve uma boa movimentação, mas faltou objetividade no ataque. Foi então que, aos 22 minutos, o esquema que Carpegiani montou deu certo. O Leão saiu jogando errado, William recebeu na entrada da área, passou pelo marcador e não deu chance de defesa para Wilson. Com o feito, o artilheiro do Brasileirão chegou à marca de dez gols.
O panorama no segundo tempo mudou. O técnico Caio Júnior promoveu a entrada de Pedro Oldoni, que logo em seu primeiro lance, aos 7 minutos, após cobrança de escanteio, cabecou para o fundo das redes e empatou a partida.
A Ponte sentiu o gol e levou a pressão do adversário. O Leão voltou com mais vontade e objetividade, a persitência deu resultado e, aos 17 minutos, o atacante Vander virou um jogo com um golaço.
Carpegiani foi para o tudo ou nada, e antes dos 30 minutos, colocou o meia Brian Sarmiento no lugar do zagueiro Ferron, e o atacante Alemão na vaga de Everton Santos. Para piorar a situação da Macaca, César foi expulso aos 40 minutos, e dois minutos depois, Marquinhos aproveitou o erro de Diego Sacoman, pegou a bola na entrada da área e bateu na saída do goleiro, cravando assim o triunfo do Vitória.
PRÓXIMOS JOGOS
Na 15ª rodada, a Ponte Preta pega o Goiás, neste domingo, às 16h, no Moisés Lucarelli. Já o Vitória vai a Belo Horizonte no sábado enfrentar o Cruzeiro.
FICHA TÉCNICA
VITÓRIA 3 X 1 PONTE PRETA
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data/Hora: 14/8/2013 – 21h
Árbitro: Felipe Gome da Silva (PR)
Auxiliares: Marcio Eustaquio S Santiago (MG) e Neuza Ines Back (SC)
Renda/público: Não disponíveis
Cartões amarelos: Victor Ramos, Luís Alberto, Vander (VIT); César, Chiquinho (PON)
Cartões vermelhos: - César, 40'/2ºT
GOLS: 22'/1ºT, William (0-1); 7'/2ºT, Pedro Oldoni (1-1); 17'/2ºT, Vander (2-1); Marquinhos, 42'/2ºT (3-1)
VITÓRIA: Wilson; Gabriel Paulista, Victor Ramos, Fabrício e Euller; Luis Alberto, Cáceres (Marquinhos 30'/2ºT), Renato Cajá e Camacho (Eliseu - 31'/2ºT); Vander e Rômulo (Pedro Oldoni - intervalo). Técnico: Caio Júnior.
PONTE PRETA: Roberto, Artur, Cesar, Ferron (Sarmiento - 22'/2ºT), Diego Sacoman; Uendel, Baraka, Chiquinho; Everton Santos (Alemão - 25'2ºT), Rildo e William. Técnico: Paulo César Carpegiani.

Santos leva gol no fim, empata com Vasco e segue sem vencer após 8 a 0


Em jogo que se encaminhava para vitória do Santos contra o Vasco na Vila Belmiro nesta quarta-feira, o time cruzmaltino conseguiu gol nos acréscimos e empatou a partida por 1 a 1, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. 

O resultado manteve a sequência sem vencer da equipe paulista após o massacre por 8 a 0 sofrido contra o Barcelona. Os gols foram de Edu Dracena e Rafael Vaz.No confronto, o capitão santista abriu o placar aos 31min do segundo tempo. Montillo tentou cruzamento duas vezes pela direita, acertando o último e colocando na cabeça de Dracena, que mandou para o canto direito da meta vascaína. 

O empate carioca, entretanto, saiu nos acréscimos. Fágner cobrou escanteio para Wendel, que ajeitou e viu Rafael Vaz vencer Aranha.O Santos entrou em crise após viajar à Espanha e passar por um dos maiores vexames de sua história. Humilhado por 8 a 0, o time alvinegro voltou ao Brasil com protestos de sua torcida, revoltada com a goleada. A partir daí, empatou com o Corinthians por 1 a 1 e depois segurou o Cruzeiro por 0 a 0, somando seu terceiro seguido empate nesta quarta.

O resultado contra o Vasco foi o terceiro empate da equipe após a derrota em Barcelona e também manteve o jejum de mais de um mês no Brasileiro - o clube não triunfa pela primeira divisão desde 13 de julho, quando goleou a Portuguesa por 4 a 1. Exatamente por isso o Santos segue ameaçado pela zona do rebaixamento.

Agora com 15 pontos, a agremiação praiana se encontra na 15ª colocação, a um ponto do Criciúma, último time dentro da zona do rebaixamento, no 17º posto. O clube da Vila Belmiro continuará a tentativa de se reerguer no domingo, quando terá pela frente o Bahia, às 18h30 (de Brasília), em compromisso na Fonte Nova.


O Vasco, por sua vez, perdeu a chance de iniciar uma boa sequência na Série A. O time cruzmaltino havia conquistado excelente vitória contra o Coritiba fora de casa na última rodada, mas o empate na Vila Belmiro impediu que a equipe se aproxime dos líderes. Com 19 pontos, os vascaínos estão na nona colocação e voltam a campo no sábado, quando encaram o Grêmio, em São Januário.

Criciúma goleia o Náutico e volta a vencer após cinco rodadas

O Criciúma ainda está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro, mas não desperdiçou a oportunidade de voltar a vencer na competição após cinco rodadas e dar esperança ao seu torcedor de que dias melhores podem vir. Na noite desta quarta, o Tigre superou o Náutico, 20º e último colocado, por 3 a 0, no Heriberto Hülse, em duelo válido pela 14ª rodada do Brasileirão.
Com o triunfo, o quarto como mandante, o Criciúma foi aos 14 pontos e assumiu, momentaneamente, a 17ª posição na tabela. João Vitor, Marlon e Leonardo marcaram os gols do jogo marcaram os gols do Tigre. Já o Náutico, que tem dois jogos a menos, segue com apenas oito.
PRÓXIMOS JOGOS
O Criciúma volta a entrar em campo pelo Campeonato Brasileiro neste domingo, a partir das 18h30, quando terá o Atlético-PR, no Durival de Britto, como adversário. Já o Náutico tentará a reabilitação contra o Fluminense, um dia antes, às 18h30, na Arena Itaipava Pernambuco.
O JOGO
Um primeiro tempo de superioridade do Criciúma, que não teve o menor trabalho para construir um placar satisfatório nos primeiros 45 minutos. A fragilidade do Timbu, que caminha a passos largos para a Série B foi decisiva para os comandados de Vadão, que, por exemplo, finalizaram 12 vezes, contra apenas cinco do rival, segundo números da parceria LANCE!/FOOTSTATS.
A pressão exercida pelo Náutico desde o apito inicial não tardou para surtir efeito. João Vitor, de volta ao time após se recuperar de lesão, cobrou falta com categoria e venceu Ricardo Berna, aos dez minutos. Foi o início de uma goleada catarinense.
O Náutico, mesmo atuando com três volantes e os velozes Tiago Real e Maikon Leite, não teve a qualidade necessária para transpor a marcação do Criciúma, que já havia tido boa chance com Wellington Paulista, antes de ampliar com Marlon, aos 31 minutos. Passe de Lins e finalização de primeira do lateral-esquerdo.
A atuação pífia do Náutico garantiu o ingresso do atacante Rogério aos 37 minutos. Mas a aposta de Zé Teodoro não surtiu o efeito esperado. Dois minutos depois, a zaga do Timbu falhou e Leonardo, de cabeça, venceu um atrapalhado Berna. Terceiro gol do Criciúma, que viu o rival levar certo perigo apenas em finalizações de fora da área.
SEGUNDO TEMPO
Se o Criciúma teve o domínio do primeiro tempo, o Náutico tomou para si as rédeas da partida na etapa final. A necessidade fez o Timbu adiantar a sua marcação, oferecer menos espaços ao adversário e pressionar o Tigre. Rogério, cotado para ser titular, chamou a responsabilidade para si após entrar no fim do primeiro tempo e foi o principal nome do Alvirrubro.
Com mais mobilidade e velocidade no ataque, o Náutico teve duas ótimas oportunidades para "voltar" ao jogo, mas parou em Helton Leite, o nome do Criciúma nos 45 minutos finais. Olivera e Rogério tiveram as melhores oportunidades da equipe pernambucana, que alcançou dez finalizações, contra apenas três do rival com 30 minutos.
A pressão do Náutico perdeu força com a proximidade do fim do jogo, apesar das entradas de Peña e Jones Carioca. O Criciúma, por sua vez, controlou o jogo como quis, até teve chance de ampliar com Lins, mas ficou satisfeito com o placar construído nos primeiros 45 minutos.
FICHA TÉCNICA
CRICIÚMA 3 X 0 NÁUTICO
Local: Heriberto Hülse, Criciúma (SC)
Data-Hora: 14/8/2013 – 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Diego Almeida Real (RS)
Auxiliares: Bruno Salgado Rizo (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP)
Renda/Público: R$ 83.195,00/ 8.714 pagantes.
Cartões amarelos: João Vitor e Leandro Brasília (CRI); Eltinho (NAU)
Cartões vermelhos: Não houve.
Gols: João Vitor, 10'/1ºT(1-0); Marlon, 31'/2ºT(2-0) e Leonardo, 39'/2ºT(3-0).
CRICIÚMA: Helton Leite, Sueliton, Matheus Ferraz, Leonardo (Ozéia, 16'/2ºT) e Marlon; Serginho (Amaral, 20'/2ºT), João Vitor (Leandro Brasília, 32'/2ºT), Gilson e Ivo; Lins e Wellington Paulista – Técnico: Vadão.
NÁUTICO: Ricardo Berna; Auremir, Jean Rolt, William Alves e Eltinho; Elicarlos, Dadá (Rogério, 37'/2ºT), Rodrigo Souto (Angelo Peña, 40'/2ºT) e Tiago Real; Maikon Leite e Olivera (Jones Carioca, 40'/2ºT) – Técnico: Zé Teodoro.

Cuca elogia estreia de Dátolo e já pensa em usar Fernandinho no Atlético-MG

O Atlético-MG estreou o armador argentino Dátolo na partida contra o Bahia , e mesmo sem o entrosamento ideal com os novos companheiros o jogador foi bem na avaliação feita pelo técnico Cuca. Para o treinador alvinegro ele cumpriu com eficiência o papel de ser o quarto homem do meio-campo e deu movimentação a equipe para fugir da marcação imposta pelos baianos.
"Ele deu posse de bola, fez aquele quarto homem. Tem boa movimentação e técnica. Ele jogou e, dentro da possibilidade, muito bem", disse Cuca, que vinha cobrando mais qualidade na armação de jogadas do Atlético-MG, por isso, decidiu escalar ao argentino, mesmo sem ter o tempo de adaptação ideal ao novo clube.
Além de Dátolo, Cuca já pode contar com o atacante Fernandinho, o jogador já foi regularizado e tem condições de jogo para estrear no próximo domingo, ante o Internacional. Fernandinho foi contratado para substituir Bernard, negociado com o futebol da Ucrânia, e em pouco tempo de Galo já vem ganhando elogios do treinador.
"Está treinando bem. Vamos analisar dentro do que a gente tem, se vai para o jogo. Hoje em dia, os jogadores entrando em uma equipe arrumada, é diferente de uma equipe não ajustada. Se você põe um, e uma engrenagem de dez, facilita", comentou.

Atlético-MG 2 x 0 Bahia: Galo vence, convence e volta a ganhar no Horto

Atletico Mineiro - Bahia
Caiu no Horto está morto? Nesta quarta-feira, enfim, a torcida atleticana pode voltar a falar o bordão que ficou famoso durante a campanha da Libertadores. O Atlético Mineiro jogou muito mais que o Bahia, venceu o adversário por 1 a 0 e alcançou os 16 pontos na tabela do Campeonato Brasileiro. O Galo agora é o 13º colocado e garantiu um suspiro com os três pontos conquistados. Foi a primeira vitória do Galo Mineiro no Independência após ter ganho a Copa Libertadores. A primeira vitória depois de cinco rodadas no Brasileirão. A última vitória na competição havia sido no dia sete de julho, contra o Criciúma. 

Já o tabu do Bahia contra o adversário desta noite se manteve. São treze anos sem vencer o Atlético longe dos seus domínios. Será que vai completar quatorze?

O JOGO:

O Galo voltou a ser o Galo que acostumamos a ver neste ano de 2013 e como já começamos a ver no último Campeonato Brasileiro. A tática que garantiu o título da Libertadores foi novamente adotada. É verdade que Bernard, Jô e Diego Tardelli não estavam em campo. No entanto, Luan, o melhor do time no Independência, Alecsandro e o estreante Dátolo, que jogou muito bem, ao lado de Ronaldinho, fizeram o time andar como não era visto há algumas semanas. O Atlético pressionou, jogou pra cima e, de maneira merecida, venceu em casa diante do seu torcedor, no Estádio Independência. O Horto.

Demoraram exatos 18 minutos para o gol sair. Até esse momento, o Atlético ainda não havia criado uma chance clara de gol, mas incomodava e muito o Bahia. A marcação sob pressão funcionou. A velocidade e a troca de passes rápidos e envolventes também. O Tricolor Baiano, de Cristóvão Borges, sentiu e não conseguiu jogar. Era questão de tempo. Escanteio pela direita. Ronaldinho levantou na área, Leonardo Silva subiu imponente e mandou no cantinho esquerdo de Marcelo Lomba. Jogadinha mortal. 1 a 0 Galo no Horto.

O segundo parecia que ia sair ainda na primeira etapa, mas não veio. O ritmo da marcação do Galo diminuiu a partir dos 25 minutos e o Bahia começou a aparecer no campo defensivo atleticano. Apesar da tentativa, nada de perigoso foi criado pelo clube baiano. Aos 40 minutos, Luan quase marcou em um ótimo contra-ataque. O chute passou próximo à trave de Marcelo Lomba e levantou a torcida mineira, que aprovava a atuação do time nos primeiros 45 minutos.

O Atlético não voltou com o mesmo ritmo para o segundo tempo, mas continuou seguro de si. O Bahia tentava criar, mas chegar de fato mesmo não chegava. Aos 10 minutos, portanto, o time de Cuca foi fatal novamente. Ronaldinho tocou para Júnior César, o lateral fez um belo corta-luz, que passou por baixo das pernas do seu marcador, levou ao fundo e cruzou. Alecsandro se antecipou à marcação e empurrou para a rede. 2 a 0 Atlético Mineiro.

A partir do segundo gol, o Galo ditou o ritmo do jogo. Administrou e garantiu sua vitória depois de cinco partidas sem sentir o gostinho de levar três pontos após o apito final neste Campeonato Brasileiro. Cristóvão Borges acumulou sua terceira derrota seguida no Brasileirão, mas segue em posição confortável na tabela.

Na próxima rodada, o Atlético vai enfrentar o Internacional, fora de casa, no Estádio do Vale. Já o Bahia, tentará se recuperar diante do Santos, na Arena Fonte Nova.

Barcos exalta dedicação da equipe: "Dá orgulho ver o Grêmio assim"



Depois de várias atuações ruins, o argentino Hernán Barcos enfim desencantou. Além de marcar um dos gols na vitória por 3 a 1 sobre o Cruzeiro , o centroavante foi um dos melhores em campo nesta quarta-feira, na Arena do Grêmio. O desempenho do Tricolor diante do líder do Campeonato Brasileiro animou o camisa 9.
"Foi muito lindo, jogamos com dedicação. Dá orgulho ver o Grêmio assim, com um jogando para o outro. Precisávamos de uma vitória como essa, em casa, e acho que a torcida gostou", elogiou Barcos. "Espero que minha sorte mude daqui para frente. Precisamos continuar assim", completou o jogador, autor de três gols neste Brasileirão.
O técnico Renato Gaúcho, que banca a permanência do jogador na equipe apesar do rendimento irregular, gostou do que viu: "eu sempre gostei muito do Barcos. Indiquei ele para o Grêmio em 2011, bem antes de o Palmeiras trazê-lo. É um jogador muito interessante. Ele sai da área porque às vezes a bola não chega, e ele gosta de participar bastante do jogo", explicou o técnico.
Com a vitória sobre o Cruzeiro, o Grêmio dormiu no G-4 do Campeonato Brasileiro. Para permanecer nesta zona de classificação à Libertadores, o Tricolor torce contra Internacional e Atlético-PR na rodada desta quinta. O próximo compromisso da equipe gaúcha é sábado, contra o Vasco, no Rio.

Grêmio vence o líder Cruzeiro na Arena e entra no G4 do Brasileiro


Enfim, o Grêmio obteve duas vitórias seguidas no Campeonato Brasileiro. Depois de vencer o Bahia na Fonte Nova, aplicou 3 a 1 no líder Cruzeiro na noite desta quarta-feira, na Arena, e com isso adentrou o G4 do Brasileirão. Werley, Barcos e Kleber marcaram para o time da casa, e Nílton descontou para a equipe mineira, que atuou por um homem a menos desde os 36 da etapa inicial.
O Cruzeiro dominou o primeiro tempo e teve a grande chance de marcar com Everton Ribeiro, de pênalti, mas Dida defendeu. Minutos depois, Souza foi expulso e deixou o time mineiro com um a menos, mudando o panorama da partida. Na etapa final, o Grêmio se aproveitou da superioridade numérica, dominou o adversário e chegou à vitória com naturalidade.
Com a vitória, o time gaúcho entra no G4, na quarta colocação, com 22 pontos. O Cruzeiro segue dividindo a ponta com o Botafogo, que enfrenta o Internacional nesta quinta, com 25. As duas equipes voltam a campo no sábado. O Grêmio visita o Vasco, em São Januário, enquanto o Cruzeiro receberá o Vitória, no Mineirão.
O jogo
Elano e Adriano, lesionados, foram desfalques de última hora no Grêmio. Com isso, Souza e Maxi Rodríguez começaram a partida - o uruguaio foi titular pela primeira vez, e foi o dono do primeiro arremate perigoso da partida, aos três minutos, em chute que bateu na zaga e saiu para escanteio. No minuto seguinte, Vinícius Araújo arrematou cruzado e Dida defendeu com segurança.
O Cruzeiro teve mais iniciativa nos minutos iniciais e começou em cima do Grêmio. Aos 10 minutos: Everton Ribeiro costurou a defesa gremista a dribles e arrematou para boa defesa de Dida. Na jogada seguinte, Luan e Vinícius Araújo tiveram a chance na área, mas o time gaúcho conseguiu se safar. O Grêmio respondeu aos 23: Maxi Rodríguez cobrou escanteio e Werley desviou de cabeça com perigo.
Aos 27, Vinícius Araújo recebeu cruzamento de Ceará e cabeceou nas mãos de Dida. Três minutos depois, o Grêmio levou perigo em lançamento de Maxi Rodríguez para Kleber, que chutou na zaga e Fábio agarrou firme. Aos 31, após Vinícius Araújo e Ricardo Goulart perderem chance dentro da área, o árbitro Paulo César de Oliveira marcou pênalti em toque na mão de Bressan. Everton Ribeiro cobrou no canto esquerdo de Dida, que se esticou e defendeu.
O Grêmio se animou com a defesa. Aos 36, novo golpe duro no time mineiro: Souza puxou Barcos por trás no meio de campo e recebeu o segundo amarelo, sendo expulso. Marcelo Oliveira retirou Vinícius Araújo para recompor o meio com Leandro Guerreiro. No entanto, o time gaúcho não conseguiu pressionar no final do primeiro tempo.
O início do segundo tempo atrasou cerca de 15 minutos devido a uma queda de energia elétrica parcial na Arena. O Grêmio voltou mais aceso para o segundo tempo, mas com dificuldade para levar perigo ao time visitante. Na primeira chegada, porém, marcou: após escanteio cobrado, a zaga afastou e um novo cruzamento foi feito para Rhodolfo. Ele cabeceou, Fábio deu rebote e Werley mandou para as redes: 1 a 0.
Aos 16, o Grêmio encaminhou de vez sua vitória: Barcos recebeu lançamento na área e tirou de Fábio com categoria para fazer o segundo. Willian, que recém entrara no lugar de Everton Ribeiro, respondeu com um belo chute cruzado que Dida espalmou. Aos 21, o time mineiro descontou: Nílton bateu falta da intermediária, a bola desviou no meio do caminho e entrou.
Aos 27, o Grêmio definiu a parada: Alex Telles cobrou falta rasteiro, Fábio defendeu, mas Kleber apareceu no rebote e fez o terceiro gol gremista. O Cruzeiro ainda tentou chegar numa cabeçada de Bruno Rodrigo, aos 36, mas Dida defendeu. Feliz com a vitória, o torcedor gremista gritou "olé" a cada toque de bola do Tricolor, cenário bem diferente das vaias após a derrota para o Coritiba, na semana passada.
FICHA TÉCNICA 
GRÊMIO 3 x 1 CRUZEIRO 

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS) 
Data: 14 de agosto de 2013, quarta-feira 
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: Paulo César de Oliveira (SP) 
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (SC) e Vicente Romano Neto (SP) 
Público: 17.330 (16.529 pagantes) 
Renda: R$ 508.415,00 
Cartões amarelos: Bressan e Rhodolfo (Grêmio); Luan, Souza e Bruno Rodrigo (Cruzeiro) 
Cartão vermelho: Souza (Cruzeiro) 

Gols: 
GRÊMIO: Werley, aos 12, Barcos, aos 16, e Kleber, aos 27 minutos do segundo tempo 
CRUZEIRO: Nílton, aos 21 minutos do segundo tempo 

GRÊMIO: Dida; Werley, Rhodolfo e Bressan (Guilherme Biteco); Pará, Souza, Ramiro, Maxi Rodríguez (Matheus Biteco) e Alex Telles; Kleber (Paulinho) e Barcos 
Técnico: Renato Gaúcho.

CRUZEIRO: Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Nilton (Lucas Silva), Souza, Everton Ribeiro (Willian) e Ricardo Goulart; Luan e Vinícius Araújo (Leandro Guerreiro) 
Técnico: Marcelo Oliveira.

Corinthians empata com Fluminense e volta a ficar fora do G4 do Brasileirão

Em um jogo de poucas oportunidades, no qual só partiu ao ataque nos minutos finais, com um homem a mais, o Corinthians não conseguiu nada além de um empate com o Fluminense por 0 a 0. O placar foi o mais justo no Maracanã e impediu a equipe paulista de dar um novo salto no Campeonato Brasileiro .
Com o resultado, o time dirigido por Tite perdeu a oportunidade de subir para terceiro lugar e ficar, ao menos até o complemento da rodada, a um ponto do líder. Agora, após uma só rodada no grupo dos quatro primeiros, o campeão mundial está em sexto, posição que pode perder na quinta-feira. Já o Fluminense é o 14º, com 15 pontos.
Com desfalques importantes, os donos da casa colocaram Edinho como terceiro zagueiro, fecharam o espaço em frente à área e impediram o rival de ficar com a bola. Os visitantes só foram com maior ímpeto ao ataque após a expulsão de Gum, aos 33 minutos do segundo tempo. Tite abriu mão do zagueiro Paulo André para buscar o gol e apareceram duas oportunidades para Emerson, que parou em ótima defesa de Diego Cavalieri já nos acréscimos.
Na próxima rodada, o Fluminense enfrenta o Náutico em Pernambuco, no sábado. Já o Corinthians recebe a visita do Coritiba no domingo.
O jogo
Sem Jean, Carlinhos e Fred, Vanderlei Luxemburgo procurou dar força ao Fluminense e proteção aos jovens laterais Igor Julião e Ronan. Foram escalados três volantes. Um deles, Edinho, atuava praticamente como um terceiro zagueiro, no auxílio a Gum e a Leandro Euzébio.
O Corinthians adotou o seu 4-2-3-1 tradicional, com Renato Augusto no lugar do desgastado Danilo, e sofreu com uma arma que usa às vezes. A marcação adiantada do Fluminense criou problemas para os visitantes, dominados nos 15 minutos iniciais do confronto.
No período, os donos da casa criaram uma boa jogada, em passe de Felipe que deixou Diguinho em boa posição dentro da área. Mas a zaga conseguiu cortar o cruzamento rasteiro, e a equipe alvinegra começou a se encontrar, chegando finalmente ao campo de ataque, onde trocou passes curtos.
Na jogada de maior perigo do Timão até o intervalo, Alexandre Pato recebeu no mano a mano, encarou a marcação e parou em Diego Cavalieri no chute forte de pé esquerdo. Houve pouco além disso, em um primeiro tempo de poucas jogadas agudas dos dois lados.
O jogo seguiu morno após o intervalo, mas o Fluminense voltou a se estabelecer no campo de ataque. Até a marca dos 20 minutos, Igor Julião foi quem esteve mais perto do gol, em chute forte do bico da área. Cássio defendeu, e Samuel --- substituto de Kennedy --- desperdiçou o rebote, tendo a sorte de um impedimento ser mal marcado.
Também entraram Wagner e Biro-Biro. Do outro lado, Tite trocou Pato por Douglas, que achou bom lançamento para Emerson. Gum parou a jogada com um carrinho muito violento e foi expulso, aos 33 minutos. Pouco depois, o treinador corintiano resolveu tentar a vitória com Danilo no lugar de Guilherme.
O ataque se tornou prioridade ainda maior com a troca do zagueiro Paulo André pelo meio-campista Ibson. Ralf foi para a defesa, e bons passadores tentaram levar o Corinthians à frente. Emerson teve uma chance e foi travado no giro. Em outra oportunidade, no penúltimo lance, o Sheik ficou com sobra e bateu no canto direito de Diego Cavalieri. O goleiro salvou o Fluminense com ótima defesa.
FICHA TÉCNICA - FLUMINENSE 0 X 0 CORINTHIANS 
Local:
 Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ) 
Data: 14 de agosto de 2013, quarta-feira 
Horário: 21h50 (de Brasília) 
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO) 
Assistentes: Altemir Hausmann (RS) e José Antônio Chaves Franco Filho (RS) 
Público: 10.558 pagantes 
Renda: R$ 341.740,00 
Cartões amarelos: Edinho, Igor Julião (Fluminense); Guilherme (Corinthians) 
Cartão vermelho: Gum (Fluminense)
FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Igor Julião, Gum, Leandro Euzébio e Ronan; Edinho, Diguinho, Willian e Felipe (Wagner); Rafael Sobis (Biro-Biro) e Kennedy (Samuel) 
Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
CORINTHIANS: Cássio; Edenílson, Gil, Paulo André (Ibson) e Fábio Santos; Ralf e Guilherme (Danilo); Romarinho, Renato Augusto e Emerson; Alexandre Pato (Douglas) 
Técnico: Tite.

Palmeiras começa a se preocupar por não ter patrocínio, mas não diminui pedida



O Palmeiras está há 93 dias sem nenhum patrocinador no peito e nas costas de seu uniforme. E a diretoria, enfim, admitiu estar preocupada com a ausência de uma importante renda. Exatamente no mês em que o marketing deseja iniciar campanhas visando o centenário, que será completado em 26 de agosto de 2014, o clube ainda justifica o fato dizendo que não aceitará ceder o espaço mais chamativo de sua camisa por um valor pequeno.
"O Palmeiras não pode entrar no varejo, tem que valorizar a sua camisa. Isso demora um tempo, mas vai acontecer", apostou o diretor executivo José Carlos Brunoro, que finalmente assume a apreensão dos dirigentes com o caso. "Preocupa, lógico que nos preocupa. Qualquer clube precisa de um patrocinador máster. É uma preocupação, não vou esconder."
Atualmente, a única patrocinadora na camisa palmeirense é a TIM, que expõe sua marca nos números. Desde junho, o BMG não está mais nas mangas e a Kia é um exemplo das dificuldades do clube. A empresa ficou no peito e nas costas até maio pagando R$ 500 mil mensais - até dezembro do ano passado, os sul-coreanos desembolsavam R$ 1,4 milhão por mês tendo também a barra da camisa à disposição.
Desde então, a meta de receber R$ 30 milhões anuais pelo maior espaço do uniforme, mesmo dando como opção contratos que variavam de oito a 20 meses desde maio, ficou longe de ser cumprida. No momento, os rumores são de que a Fiat deve virar parceira até o fim de 2014, mas o mesmo já se comentava sobre a Caixa Econômica Federal há algumas semanas.
"Os outros clubes tiveram dificuldade enorme de conseguir um patrocinador máster. Estamos em um momento no qual o País passa por problemas, as empresas querem se reestruturar, e não são patrocínios baratos", argumentou Brunoro, insistindo que o crescimento do Avanti diminui os prejuízos da falta de patrocínio.
"O Palmeiras não fica parado. Saímos de 8 mil sócios-torcedores para quase 30 mil. Na proporção em que ainda não conseguimos o máster, trabalhamos em atividades paralelas para compensar e temos tido sucesso com um aumento na arrecadação mensal", comemorou o diretor executivo, ressaltando a espera por patrocínio para fazer investimentos mais ousados no time.
"Às vezes o pessoal fala: ‘tem que fazer dívida mesmo, que se dane!’. Mas o Paulo (Nobre, presidente) e eu pensamos diferente. Tem que ser um futebol com pés no chão. Se conseguirmos passar essa filosofia, o futebol vai ser sustentável, sempre crescendo. Isso que é importante. É o que queremos passar no Palmeiras", ensinou o dirigente.

Jerome Valcke visita obras em São Paulo, Curitiba e Manaus na próxima semana

A primeira visita da Fifa ao Brasil depois da Copa das Confederações está agendada para a próxima semana. O secretário-geral da entidade, Jerome Valcke, tem vistorias confirmadas para estádios de três sedes da Copa do Mundo : São Paulo, Curitiba e Manaus.
O dirigente, que é o responsável da Fifa para acompanhar as obras do Mundial, será acompanhado por Ronaldo e Bebeto, membros do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local (COL), e pelo ministro do Esporte, Aldo Rebelo.
O primeiro ponto de vistoria será a cidade que fará a abertura da Copa de 2014. Assim, a comitiva chega à capital paulista na manhã de segunda, onde Valcke observará as obras do estádio do Corinthians e também do Complexo Viário do Polo Institucional de Itaquera. No local, o dirigente da Fifa e os demais participantes da visita conversarão com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o prefeito da cidade, Fernando Haddad.
Em seguida, a comitiva seguirá ainda na segunda para Curitiba, onde será recepcionada pelo governador do Paraná, Beto Richa, e o prefeito da cidade, Gustavo Fruet. Durante a visita à Arena da Baixada, do Atlético-PR, Valcke assistirá à apresentação de projetos dos embaixadores da capital paranaense para a Copa.
Já a terceira cidade que receberá o grupo ficará para terça-feira. O secretário-geral se encontrará com o governador do Amazonas, Omar Aziz, e o prefeito Arthur Virgílio Neto, para avaliar o andamento da Arena da Amazônia, no início da tarde. Valcke também visitará projetos de inclusão para jovens que esperam oportunidades durante a Copa do Mundo.
"Nas três sedes, Jerome Valcke entregará ingressos simbólicos a representantes dos trabalhadores. Todos que ajudaram a construir ou reformar os 12 estádios da Copa do Mundo da Fifa vão receber ingressos para um jogo da Copa do Mundo de 2014 em suas respectivas sede", informou trecho do comunicado emitido pela entidade máxima do futebol.
Com a avaliação nas cidades encerrada, o secretário-geral ainda terá uma reunião do Comitê Organizador Local na quinta-feira, no Rio de Janeiro. A cidade é uma das que já têm estádio pronto para o Mundial, pois o Maracanã foi até utilizado na Copa das Confederações.

Neymar desabafa após polêmica sobre anemia: "Ninguém sabe de nada"

Após a derrota da seleção brasileira para a Suíça, por 1 a 0, na tarde desta quarta-feira, Neymar resolveu desabafar. De acordo com o atacante do Barcelona, a anemia tomou proporções exageradas, já que a perda de peso era esperada depois da cirurgia para remoção de suas amígdalas.
"Quem tem boca fala o que quer. Ninguém vive ou mora comigo. Não é um problema de comida. Criam cada história que não tem nada a ver, muita besteira, e ninguém sabe a verdade. O povo fala demais, fica arrumando pelo em ovo", criticou o camisa 10, visivelmente irritado.
Neymar fez questão de explicar a polêmica. "Perdi seis quilos, mas já recuperei tudo. Essa perda já era esperada após a cirurgia. Já estou treinando e jogando normalmente", afirmou. A questão fez CBF e Barça se alfinetarem, com cada um jogando o problema para o outro.
Enquanto Felipão criticou o clube espanhol pela falta de informações sobre o físico do jogador nos exames médicos, os catalães se defenderam, garantindo que ele já estava anêmico na disputa da Copa das Confederações. No entanto, o atleta resolveu não se aprofundar mais sobre este tema.
Bem alimentado ou não, Neymar estará em campo novamente neste final de semana, quando o Barça estreia no Campeonato Espanhol e começa a defender o título, diante do Levante, no Camp Nou. Até agora, Neymar jogou três jogos e marcou dois gols pelo novo time.

Tite espera exames para definir se Pato volta ao banco corintiano no domingo

Bem no triunfo do Corinthians sobre o Vitória, Alexandre Pato não repetiu o desempenho no empate com o Fluminense. Agora, com a volta de Paolo Guerrero da seleção peruana, o camisa 7 pode retornar ao banco de reservas na partida de domingo, contra o Coritiba, no Pacaembu.
"É um desafio ser justo para caramba. Busco todo dia. Às vezes, não vou conseguir, porque sou um ser humano, mas tenho como ideia a coerência. Vou ver agora a resposta física, ver os atletas à disposição para não correr riscos em demasia", afirmou o técnico Tite.
Como de praxe, o treinador ficará de olho nos exames de sangue que apontam desgaste muscular a ser feitos na sexta-feira. Guerrero, que estava viajando, pode apresentar limitações, e o próprio Pato, sempre cercado de cuidados por seu histórico de lesões, também.
Certo é que Guilherme não estará à disposição. O volante recebeu o terceiro cartão amarelo no Rio de Janeiro e sofreu uma lesão muscular na coxa esquerda que o afastará por um bom período. A exata gravidade da contusão ainda será aferida por meio de exames de imagem.
Já Danilo, que estava desgastado e atuou apenas no finalzinho da partida de quarta, estará provavelmente à disposição para os 90 minutos. Para escalá-lo novamente, Tite terá de sacar alguém da linha de armadores formada por Romarinho, Renato Augusto e Emerson.

Derrota para o Atlético-PR deixará SP com pior campanha entre grandes rebaixados

O São Paulo vive situação inédita em sua história neste Brasileirão. Depois de somar cinco derrotas seguidas em casa pela competição nacional, o time do Morumbi encara a ameaça real do rebaixamento. E a comparação com as campanhas de outros grandes clubes que caíram mostra que novo tropeço nesta quinta-feira, diante do Atlético-PR, pode ser catastrófico.
A equipe dirigida por Paulo Autuori conquistou nove pontos em 12 rodadas. Uma derrota frente aos paranaenses deixará os são-paulinos com o pior início de torneio do que os cinco grandes que já foram para a Série B na era dos pontos corridos.
Primeiro a cair, o Grêmio ainda não sofria com o fantasma da segunda divisão após completar 13 jogos em 2004. A equipe tinha marcado 15 pontos e era o 17º colocado na tabela – na época, o Brasileirão era disputado por 24 clubes e eram rebaixados do 21º em diante. Os gaúchos entraram na zona da degola pela primeira vez na 29ª das 46 rodadas.
O ano seguinte foi marcado pela queda do Atlético-MG, que na mesma altura da atual disputa já dava pinta de que iria cair. Com somente 11 pontos, o time era o vice-lanterna depois de 13 partidas. Ainda assim, o aproveitamento era melhor do que o São Paulo de 2013.
O Corinthians foi rebaixado em 2007, mas ainda não frequentava a zona da degola na 13ª rodada. A equipe tinha 17 pontos e ocupava a 15ª posição, em um campeonato já com 20 clubes, modelo idêntico ao de hoje. A primeira visita dos alvinegros ao Z4 foi somente na 27ª jornada.
Na temporada de 2008 foi a vez do Vasco. Se fazia campanha pior que a dos corintianos, a situação era aparentemente mais tranquila: com 15 pontos, os cariocas estavam no 12º lugar. Bastaram mais seis jogos, porém, para que o clube cruz-maltino entrasse pela primeira vez na zona de rebaixamento.
Último grande a ser degolado, o Palmeiras passou a maior parte do Brasileirão do ano passado entre os rebaixados. Depois de passar as primeiras partidas focado somente na Copa do Brasil, o time do Palestra Itália chegou a seu 13º compromisso com apenas dez pontos e na 18ª colocação.
Mesmo se vencer o Atlético-PR nesta quinta, o São Paulo continuará na vice-lanterna do Brasileirão. Os adversários, no entanto, terão realizado um jogo a mais. Já o clube paranaense assumirá a quarta posição em caso de triunfo no Morumbi.