Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

domingo, 22 de janeiro de 2012

Palmeiras inicia Paulistão com vitória fora de casa


O Palmeiras estreou com vitória no Campeonato Paulista de 2012. Em jogo disputado em Bragança Paulista, a equipe derrotou o Bragantino por 2 a 1, no Estádio Nabi Abi Chedid, pela primeira rodada da competição estadual. Os gols do Palmeiras foram marcados pelo zagueiro Leandro Amaro e pelo atacante Maikon Leite. O Bragantino, que chegou a empatar a partida, marcou com o meia Wellington. O destaque do jogo foi o meia Valdivia, que não fez um grande primeiro tempo, mas foi fundamental para os palmeirenses vencerem na segunda etapa.
A equipe paulistana entrou em campo com poucas modificações em relação ao time que encerrou a temporada de 2011. O único novo jogador contratado que iniciou a partida em campo foi o lateral-esquerdo Juninho. Pelo lado dos desfalques, o goleiro Deola e o técnico Luiz Felipe Scolari ficaram de fora por causa de suspensão referente ainda ao campeonato do ano passado. O primeiro foi substituído por Bruno e o segundo pelo seu fiel escudeiro Flávio Murtosa.
Quanto ao Bragantino, em relação ao time que disputou a Série B do Campeonato Brasileiro de 2011, uma novidade foi o goleiro Rafael Santos, emprestado pelo Corinthians. O meia Fernando Gabriel e o atacante Giancarlo, vindos do Paraná, também estrearam.
O Palmeiras não demorou para abrir o placar. Logo aos 6 minutos, depois de cobrança de escanteio de Marcos Assunção, o zagueiro Leandro Amaro cabeceou para o fundo das redes, sem chances para o goleiro Rafael Santos: 1 a 0.
Depois do gol, o Bragantino pressionou bastante a equipe da capital paulista, com lances perigosos. A defesa palmeirense bateu cabeça algumas vezes, mas conseguiu evitar o empate.
Aos 9 minutos, em falta cobrada na área, o zagueiro André Astorga, sozinho e de frente para o gol, desviou a bola, mas ela foi para fora. Aos 14, Léo Jaime obrigou o goleiro Bruno a desviar com os pés a bola, que ainda bateu em Leandro Amaro e foi novamente para fora. Aos 23, o mesmo Léo Jaime recebeu a bola na área e chutou rente à trave de Bruno. Aos 25, após escanteio, Astorga cabeceou firme e obrigou o goleiro palmeirense a fazer uma ótima defesa.
Com Valdivia menos inspirado que o normal durante boa parte da primeira etapa, as poucas jogadas de contra-ataque do alviverde eram puxadas pelo lateral Cicinho. Aos poucos, a equipe paulistana conseguiu neutralizar o rival e quase chegou ao segundo gol aos 39 minutos, quando Luan cruzou bola rasteira e perigosa pela esquerda e o atacante Ricardo Bueno chegou atrasado.
Após o final do primeiro tempo, na saída para os vestiários, o meia Valdivia disse à imprensa que a equipe precisava manter a tranquilidade e controlar melhor o jogo, já que estava à frente no placar. O volante Márcio Araújo, por sua vez, afirmou que os jogadores altos do Bragantino deram trabalho para a defesa palmeirense e destacou que a equipe não poderia afrouxar a marcação.
Na volta para a segunda etapa, o Bragantino voltou a incomodar em busca do empate. Logo aos 3 minutos, depois de uma falta mal marcada pelo árbitro Leandro Bizzio Marinho na entrada da área, o meia Fernando Gabriel chutou forte no ângulo do gol de Bruno, que saltou e espalmou para a linha de fundo, em bela e importante defesa.
Aos 14 minutos, o lateral Cicinho derrubou Léo Jaime na área e o juiz marcou corretamente pênalti. No minuto seguinte, o meia Wellington cobrou no canto esquerdo de Bruno, que não conseguiu alcançar a bola, apesar de pular para o lado certo: 1 a 1.
Aos 17 minutos, o atacante Ricardo Bueno perdeu um gol incrível para o Palmeiras. Depois de grande jogada de Valdivia, ele recebeu a bola sozinho, de frente para o goleiro e chutou, de maneira bisonha, para fora, irritando a torcida alviverde, que estava atrás do gol.
Com Valdivia bem melhor em campo, a equipe de São Paulo voltou a ter uma chance importante aos 20 minutos. Depois de cobrança de falta de Marcos Assunção, o chileno escorou forte de cabeça para o gol, para grande defesa de Rafael Santos.
As jogadas intensas de perigo diminuíram nos minutos seguintes e os técnicos foram obrigados a mexer nas equipes. Do lado do Bragantino, o técnico Marcelo Veiga tirou Fernando Gabriel e Romarinho para as entradas de Júnior Lopes e de Paulo Roberto, respectivamente. Do lado do Palmeiras, Murtosa sacou Ricardo Bueno e Tinga e colocou, pela ordem, de Fernandão e Maikon Leite.
Aos 39 minutos, a troca do treinador palmeirense deu resultado. Em mais uma bela jogada de Valdivia, Maikon Leite aproveitou o cruzamento, tocou de cabeça para os fundos das redes e foi comemorar o gol no alambrado com a torcida alviverde, decretando o placar final da partida.
O próximo compromisso do alviverde no Campeonato Paulista será na próxima quarta-feira, no dia 25, contra a Portuguesa, no Pacaembu. O Bragantino, por sua vez, jogará no mesmo dia em Campinas, contra a Ponte Preta.
FICHA TÉCNICA:
Bragantino 1 x 2 Palmeiras
Bragantino - Rafael Santos; Murilo Henrique, André Astorga e Luiz Henrique; Victor Ferraz, Serginho, Wellington, Fernando Gabriel (Júnior Lopes) e Léo Jaime; Romarinho (Paulo Roberto) e Giancarlo (Bruno). Técnico: Marcelo Veiga.
Palmeiras - Bruno; Cicinho, Henrique, Leandro Amaro e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, Tinga (Maikon Leite) e Valdivia (Chico); Luan e Ricardo Bueno (Fernandão). Técnico: Flávio Murtosa.
Gols - Leandro Amaro, aos 6 minutos do primeiro tempo; Wellington, aos 15, e Maikon Leite, aos 39 do segundo.
Cartões amarelos - Wellington, Murilo Henrique, Serginho, Luiz Henrique, Paulo Roberto, André Astorga e Júnior Lopes (Bragantino); Cicinho, Leandro Amaro e Henrique (Palmeiras).
Árbitro - Leandro Bizzio Marinho.
Público: 8.180 pagantes.
Renda: R$ 240.986,00.
Local - Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP).

Bem próximo, "são-paulino" Nilmar já é esperado por Luis Fabiano

Luís Fabiano se anima com a ideia de fazer parceria com Nilmar. Foto: Mauro Horita/Terra

Os dirigentes insistem em negar, até Casemiro se recusa a admitir que está envolvido na negociação, mas Nilmar está próximo do São Paulo. Tanto que Luis Fabiano conversou com o jogador do Villarreal, enaltece que ele torce pelo time paulista e já imagina uma parceria para 2012.
"De nome, faríamos uma bela dupla. Tem que ver se funciona em campo, mas é lógico que tem tudo para funcionar. Eu o conheço da Seleção. Por onde passou, fez muitos gols e deu alegria ao torcedor", relatou, bastante esperançoso, principalmente depois de saber da vontade dele.
"Tentei falar com ele através do advogado, que é o mesmo que o meu, e trocamos mensagens. Ele está bem otimista, disposto a voltar ao futebol brasileiro e muito feliz com o interesse do time que ele sempre torceu quando criança. Cabe ao São Paulo acertar com o Villarreal", comentou o camisa 9, já enaltecendo inclusive as qualidades que o atacante trará fora de campo.
"O Nilmar dispensa comentários, é um excelente jogador, muito rápido. E é um cara extrovertido e muito alegre. Espero que tudo dê certo e o São Paulo acerte com o Nilmar. Com esses jogadores que estão chegando, o São Paulo vai ser um time forte, brigando por títulos", apostou.
O vice-presidente do Villarreal, José Manuel Llaneza, está no Brasil desde a semana passada para concluir o negócio. As conversas têm sido conduzidas pelo diretor de futebol do São Paulo, Adalberto Baptista, que tem fugido das entrevistas, deixando só o vice-presidente João Paulo de Jesus Lopes à disposição para negar tudo que é perguntado sobre o Nilmar.
O Villarreal aceita liberar seu atacante por 8 milhões de euros e a inclusão de Casemiro ou até uma troca de simples de Nilmar por Casemiro e Wellington. Neste domingo, Llaneza pôde assistir a ambos na goleada por 4 a 0 sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, no Morumbi.
Os dois foram bastante elogiados. Casemiro, inclusive, entrou no segundo tempo com uma disposição enaltecida por Emerson Leão, como se soubesse estar sendo observado pelos espanhois. "Gostei da entrada do Casemiro. Dividiu com vontade, se movimentou bem, caiu pelas laterais, chegou junto quando precisou, ficou quase como primeiro volante para dar liberdade ao Maicon", analisou o chefe.
Tanto São Paulo como Villarreal já se organizam para as saídas de seus atletas. Nilmar não foi nem relacionado para o jogo desta segunda-feira, contra o Sporting Gijón, e Casemiro passou a suar a camisa 28, até mudando seu perfil no Twitter, tirando do fundo de tela uma foto sua com a camisa do São Paulo.
O discurso orquestrado, contudo, tem sido seguido por todos que falam. Leão, que alega não mentir, insiste não saber da negociação, até porque não participado das conversas porque os dirigentes estão cientes do seu aval sobre Nilmar.
Casemiro, por sua vez, deixou o gramado no Morumbi insistindo confiar no discurso de Juvenal Juvêncio, que garantiu ter desistido de negociá-lo."Não passa de comentário. Depois daquelas palavras do Juvenal, meu presidente e meu patrão, minha vontade é retribuir a ele e a essa torcida maravilhosa", desconversou Casemiro, encerrando rapidamente sua entrevista. Não era recomendado falar demais.

Osvaldo se reúne com São Paulo nesta segunda para fechar contrato

Osvaldo pode acertar com o São Paulo. Foto: Edson Luiz/Gazeta PressOsvaldo embarca na capital paulista nesta segunda-feira junto com seu empresário, Gilmar Veloz, e deve assinar contrato com o São Paulo. A expectativa do atacante é que a viagem seja para acertar os últimos detalhes e que possa oficialmente assumir a camisa 17 que ficou vaga no elenco do Emerson Leão.

A chegada do jogador que se destacou no Ceará rebaixado no Campeonato Brasileiro é esperada com ansiedade pelo presidente Juvenal Juvêncio e o vice-presidente João Paulo de Jesus Lopes. Foi procurado até para suprir a ausência de Dagoberto como titular, mas deve ser uma opção no elenco com a provável contratação de Nilmar.
Emerson Leão conta que deu o aval à contratação do jogador há bastante tempo e se satisfaria com a concretização do negócio. "É um jogador que interessa, mas a diretoria do São Paulo só me fala quando estiver bem próximo de acerto. Por isso, prefiro esperar", falou o treinador à TV Gazeta.
Se a contratação for concluída, é uma vitória do São Paulo em disputa que envolveu principalmente o Cruzeiro e houve até sondagens de Grêmio e Corinthians. Desde a reta final do Brasileiro, o Al Ahli, dos Emirados Árabes Unidos, dono dos direitos econômicos de Osvaldo, recebe uma série de ofertas e, ao que parece, foi convencido pelo São Paulo.
Caso seja confirmado, Osvaldo será o sétimo reforço do São Paulo no ano. Já chegaram os zagueiros Edson Silva e Paulo Miranda, o lateral esquerdo Bruno Cortês, o volante Fabrício e os meias Maicon e Jadson. E ainda espera pela confirmação também de Nilmar.

São Paulo acerta pelo alto, atropela Botafogo-SP e vence estreia

A estreia oficial do São Paulo para a temporada foi otimista para o torcedor. Neste domingo, no Estádio do Morumbi, a equipe da casa goleou o Botafogo de Ribeirão Preto por 4 a 0 no primeiro jogo do Campeonato Paulista. O time de Emerson Leão dominou a partida, e contou com a força da bola parada e do jogo aéreo para construir sua vitória sobre os interioranos.
Rhodolfo abriu o placar no primeiro tempo em cobrança de escanteio, e Cícero ampliou de cabeça após cruzamento de Fernandinho. No segundo tempo, Edson Silva aproveitou confusão em tiro de canto para ampliar, e Márcio, contra, deu números finais ao jogo ao se confundir em mais um escanteio.
Ainda sem todos os reforços à disposição - Fabrício e Paulo Miranda estão machucados, e Jadson faz sua pré-temporada -, o São Paulo contou com algumas caras novas entre os titulares. Edson Silva fez dupla de zaga com Rhodolfo, enquanto Cortês assumiu a posição de lateral esquerdo.
No ataque, Luís Fabiano surgiu como o centroavante que era acompanhado por Fernandinho e Lucas na área. O gol ficou por conta de Denis, já que Rogério Ceni sofre com um estiramento no ombro que pode o tirar do gramado por meses em caso de cirurgia. O camisa 1, por sinal, completou 39 anos neste domingo, e foi homenageado pela torcida.
O jogo
A chuva começou a cair no Morumbi instantes antes do início da partida. Quando a bola começou a rolar, o gramado já estava molhado, e o São Paulo iniciou seus ataques tomando cuidado para não escorregar. A defesa do Botafogo conseguia manter a área fechada, e o time da casa tinha dificuldades em avançar.
A primeira grande chance de gol saiu aos 13min, quando Cícero aproveitou bola aérea para tentar encobrir o goleiro Márcio, mas mandou pela linha de fundo. Sete minutos depois, em cobrança de escanteio, Cícero desviou e Denilson completou rente à trave direita. A pressão continuou, e Fernandinho perdeu chance clara aos 22min, ao finalizar em cima do arqueiro.
Depois de o São Paulo desperdiçar suas oportunidades, o ritmo do jogo passou a ficar lento, ainda que o time da casa tivesse a posse da bola. Isto seguiu até aos 36min, quando Rhodolfo abriu o placar. Em cobrança de escanteio de Lucas, o zagueiro subiu mais alto e desviou para o fundo das redes.
Lucas ainda teve chance de ampliar no minuto seguinte em contra-ataque, mas não definiu a jogada e foi desarmado. A partida tornou-se ataque contra defesa, e Márcio brilhou em defesas seguidas. Em cabeçadas, porém, o goleiro não conseguiu evitar. Em contra-ataque, Cícero tocou para Fernandinho na esquerda, que cruzou de volta para o meio-campista desviar para o gol.
O São Paulo voltou do intervalo com o mesmo ânimo que encerrou o primeiro tempo. Com 2min, Lucas cobrou falta e Cícero desviou perto do gol de Márcio. Dois minutos depois, o camisa 7 fez ótima jogada individual e arrematou para a boa defesa do goleiro do Botafogo. O arqueiro, porém, não conseguiu defender aos 11min, quando Edson Silva aproveitou confusão na área e finalizou para o gol.
Com o resultado bastante favorável para o São Paulo, o jogo caiu de ritmo, enquanto o time da casa buscava troca de passes para chegar ao ataque. O Botafogo teve chance aos 20min, em finalização de longe de Talles Cunha que Denis espalmou. Leão promoveu mudanças para dar novo fôlego ao time, e Casemiro e Maicon entraram no lugar de Denílson e Fernandinho.
Aos 29min, Márcio, que fazia uma boa partida, foi responsável pelo quarto gol do São Paulo. Luís Fabiano desviou em cobrança de escanteio, e o goleiro, após defesa, tentou chutar a bola para longe, mas acertou Thiago Ulisses e fez gol contra. Com o jogo garantido, a equipe da casa passou a trocar passes, enquanto a torcida cantava "olé".
Ficha técnica
SÃO PAULO 4 x 0 BOTAFOGO-SP
Gols
SÃO PAULO:
Rhodolfo, aos 36min, Cícero, aos 42min do 1º tempo, Edson Silva, aos 11min do 2º tempo, e Márcio (contra), aos 29min
SÃO PAULO: Denis; Piris, Edson Silva, Rhodolfo e Cortês; Wellington, Denilson (Casemiro), Cícero (Rafinha) e Lucas; Fernandinho (Maicon) e Luis Fabiano
Treinador: Emerson Leão
BOTAFOGO-SP: Márcio; Cris, Daniel Host (Vinícius) e Gustavo Bastos; Thiago Ulisses, Gil Baiano, Alex, Emerson e Paulo Júnior; Tales Cunha (Vitor Flora) e Luiz Ricardo (Taubaté)
Treinador: Lori Sandri
Cartões amarelos
SÃO PAULO: Denílson
BOTAFOGO: Gustavo Bastos e Thiago Ulisses
Árbitro
Robério Pereira Pires (SP)
Local
Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Após estreia, revelação santista já fala em substituir Léo à altura

Veterano Léo deve se aposentar ao final desta temporada. Foto: Santos FC/Divulgação
O jovem Emerson Palmieri estreou como profissional pelo Santos e já vestiu a camisa 3, consagrada pelo veterano Léo. Após atuação consistente na lateral esquerda do Santos no empate por 1 a 1 com o XV de Piracicaba na primeira rodada do Campeonato Paulista, o ala agradeceu o apoio recebido e contou que tem o sonho de ser o verdadeiro "herdeiro" de Léo.


O primeiro a elogiar o lateral, 17 anos, foi o presidente do clube Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro. "O Emerson é um grande valor das nossas categorias de base, talvez seja um novo Léo. Mas temos que cuidar direito de nossas promessas, não adianta apostar tudo e vê-lo inconsistente em alguns momentos. Vamos contratar um lateral esquerdo que terá que suar muito para atuar", avisou.

No site oficial do clube, Emerson ainda não faz parte nem do elenco profissional, pois disputaria a Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2012 no time de Claudinei Oliveira, mas foi chamado por Tata e Muricy Ramalho para completar o grupo principal e acabou aproveitado logo na estreia.
"Tenho que agradecer a todas mensagens de apoio, principalmente na internet, e fiquei muito feliz por ver esse carinho da torcida santista", afirmou o jogador logo depois da partida.
A principal motivação de Emerson Palmieri é ficar à altura de substituir o grande ídolo e espelho que é Léo. "Eu estou começando agora essa jornada entre os profissionais, e ter um cara humilde e especial como o Léo ao lado é um presente. Não quero tirar vaga de ninguém, ele é o titular e é um ídolo da torcida. Meu objetivo é conseguir substituir à altura quando precisar. Pés no chão sempre", finalizou.

Adriano marca cirurgia e deve ficar à disposição de Muricy em março

Adriano sofreu lesão grave no final do ano passado. Foto: Divulgação
Adriano sofreu lesão grave no final do ano passado.


Lesionado desde novembro do ano passado, o volante Adriano já tem previsão de retorno aos gramados: março de 2012. De acordo com Marcos Sasaki, médico que operou o tornozelo direito do jogador do Santos após o duelo contra o Atlético-GO, pelo Campeonato Brasileiro, o parafuso colocado para estabilizar o membro do atleta será retirado em 31 de janeiro.


Assim, será possível retirar a bota imobilizadora, que já até rendeu piadas do volante santista. "Estou feliz, isso já é muito. Vou poder entrar no banco sem a porta giratória travar, por causa do metal que está na minha perna", gracejou Adriano.

O volante realizou exames médicos na capital paulista neste final de semana e retornou à Baixada Santista otimista quanto à recuperação. A ideia é que logo depois da retirada da bota, a fisioterapia entre em um estágio mais avançado, para apressar a recuperação.
Até a metade de março, de acordo com as previsões do médico, o jogador já estará à disposição do técnico Muricy Ramalho para disputar o Campeonato Paulista e a Copa Libertadores da América.
"O doutor Sakaki me avaliou na quinta-feira passada e disse que a recuperação está indo muito bem, dentro do planejado. Fiquei muito feliz e ainda mais motivado para seguir fazendo a fisioterapia. Não vejo a hora de voltar a jogar e ajudar o Santos", disse o jogador.

Flamengo: mais uma tentativa por Love


Depois de estrear na Taça Guanabara com uma goleada de 4 a 0 sobre o Bonsucesso, no Engenhão, no sábado, o Rubro-Negro tem mais uma chance para fechar com o atacante Vágner Love.


 Hoje, o vice de finanças do Flamengo, Michel Levy e o próprio centroavante irão se reunir com o presidente do CSKA, Yevgeny Giner, para mais uma rodada de negociação. 

Ontem, o dirigente russo confirmou o encontro em uma entrevista para uma rádio do país.
“Representantes do Flamengo estão chegando a Moscou. Vamos falar, vamos ver. 



Nós estamos prontos para deixar o Vagner sair, mas a proposta deve ter o status adequado para um jogador da classe dele”, contou Yevgeny Giner, que vai levar em consideração a vontade do jogador.


“Vagner quer voltar ao Brasil. Não analisamos profundamente as propostas europeias”, finalizou o dirigente, que recentemente não aceitou uma proposta do Flamengo de R$ 14,5 milhões parcelados em cinco anos. Na época, o CSKA pediu cerca de R$ 20 milhões pelo atacante. 

Juventude - Autor do terceiro gol do Flamengo no sábado, o volante Camacho comemora a boa fase, depois de ser emprestado para outros clubes, como Bahia.


A revelação rubro-negra contou que tinha certeza que iria receber uma oportunidade no Flamengo.


“Sabia que meu futebol ia aparecer. Essas são as minha qualidades: se movimentar e tocar bem. Que bom que ajudei o Flamengo a conquistar esse bom resultado com um placar tão bom”, disse Camacho. 

Outro jogador formado na base que teve a sua primeira oportunidade no profissional foi o meia Adryan, tratado como um joia no clube.

Em poucos minutos, o novato marcou o seu primeiro gol pelo time de cima. 


‘Foi alem da minha expectativa. Essa noite eu sonhei que ia fazer o gol, que a bola ia bater na trave e entrar. Fiz um gol de outra maneira, mas foi bom demais”, disse Adryan.

Atacante Jael comemora o fato de começar 2012 jogando pelo Flamengo

Vipcomm
O Flamengo faz nesta noite de sábado, às 19h30 (de Brasília), no Engenhão, a estreia no Campeonato Carioca diante do Bonsucesso. O time da Gávea vai entrar em campo na primeira rodada da competição com uma equipe reserva, já que os titulares estão na Bolívia se preparando para a primeira partida da pré-Libertadores contra o Real Potosí, na próxima quarta-feira.

Jael vai começar o confronto nos onze iniciais e por isso ele comemora o fato de iniciar 2012 jogando.

"O mais importante é estar jogando e felizmente neste ano já posso começar a temporada atuando na primeira partida. Sabemos da responsabilidade de defender o Flamengo em um campeonato importante como é o Carioca".

Ao longo dos treinamentos, o atacante vem apresentando um bom futebol. Na última quarta-feira, o time B do Fla fez um jogo-treino diante do Audax e venceu por 2 a 0. Ele balançou as redes adversárias e deu o passe para o outro gol. 

“O jogo-treino que tivemos na quarta-feira foi importante também para nos dar mais entrosamento e condicionamento. O importante é colocarmos tudo em prática”, comentou o atleta.

A equipe rubro-negra será comandada pelo auxiliar Lopes Junior, filho do treinador Antônio Lopes, e deve ter a seguinte formação: Paulo Victor, João Felipe, Marllon, Frauches e Magal; Maldonado, João Vitor, Camacho, Bottinelli, Lucas e Jael.

Jogadores farão um treinamento em Potosí nesta tarde de domingo

Vipcomm
Às 17h (de Brasília) deste domingo, a equipe do Flamengo realizará um treinamento em Potosí, na Bolívia, com objetivo de fazer com que os jogadores se acostumem com os quase 4 mil metros de altura. Os atletas vão se encaminhar para o local através de uma comitiva de carros. Este exercício será o mesmo que a delegação fará nesta quarta-feira, dia do primeiro jogo da pré-Libertadores diante do Real Potosí.

No ano de 2007, o clube carioca jogou diante do mesmo Potosí pela Libertadores. Na ocasião os brasileiros empataram em 2 a 2. O lateral-esquerdo Leonardo Moura em entrevista ao site oficial do Rubro-Negro,projetou este duelo.

“Já joguei em Potosí e sei como são as dificuldades. Estamos nos preparando e acredito que vamos fazer um bom jogo. Temos de lembrar que nosso adversário não é a altitude e sim o time do Real Potosí".

O jogador traçou o plano de jogo que sua equipe tem que adotar diante dos bolivianos.
"No jogo, vamos tentar ficar com a bola sempre no nosso pé. Vamos trocar passes e tentar marcar os gols na hora certa. Vai ser um bom desafio”, concluiu.

Carioca 2012 concorre com força da Libertadores para manter charme

O meia Thiago Neves, que estava no Flamengo, retornou ao Fluminense. Foto: Photocâmera/Divulgação
O meia Thiago Neves, que estava no Flamengo, retornou ao Fluminense.


O Campeonato Carioca é conhecido como o torneio nacional mais charmoso do Brasil, até por oferecer em seu regulamento a possibilidade de até três finais e diversos confrontos entre os representantes mais tradicionais. Mas a ausência do principal palco, o Maracanã, e principalmente a presença de três clubes na Libertadores - Vasco, Fluminense e Flamengo - pode ser responsável por esvaziar o torneio em alguns momentos. Resta ao Botafogo e até a alguns pequenos a partir do pontapé inicial neste sábado tentar aproveitar possíveis brechas deixadas pelos adversários.



Botafogo
No Botafogo, a meta é tentar superar a pressão da torcida após a queda inexplicável de rendimento no Campeonato Brasileiro. A estreia será no domingo contra o Resende, no Estádio do Engenhão.
"Precisaremos ter entrega e doação para buscar nossos objetivos. O futebol brasileiro sempre é muito difícil, apresenta equipes de alto nível", afirmou o técnico Oswaldo de Oliveira, que assumiu o clube em 2012. "Precisamos da torcida ao nosso lado para evitar turbulências", acrescentou.
Em campo, o torcedor do Botafogo poderá ver o meia Andrezinho como grande comandante das jogadas ofensivas. A maior dúvida está na decisão da diretoria em reintegrar o atacante Jobson, mais conhecido nos últimos anos pelos problemas na vida particular.
Vasco
No Vasco, a confiança é o principal aliado do elenco após a conquista do título da Copa do Brasil e o vice-campeonato do Campeonato Brasileiro. Mesmo antes da estreia de domingo contra o Americano, o meio-campista Diego Souza define o entrosamento dentro e fora dos campos como o grande segredo do sucesso.
"Eu já tive a oportunidade de trabalhar em vários grupos, mas a união que temos aqui é impressionante. Somos todos unidos no vestiário, nos jogos, e graças a isso fizemos um ano brilhante em 2011", destacou.
Na temporada 2012, o Vasco ainda espera ganhar um estímulo extra. Em tratamento de um AVE (Acidente Vascular Encefálico) sofrido no ano passado, o técnico Ricardo Gomes é aguardado para retomar o seu cargo. No início do Estadual, Cristóvão Borges segue no comando do time. Com uma base forte, o clube de São Januário comemora a permanência do meia Bernardo em definitivo.
Fluminense
No Fluminense, a ordem da diretoria foi investir pesado em reforços. O meia Wagner foi contratado junto ao Gazintespor, da Turquia. Mas o torcedor recebeu um presente ainda maior um dia antes da estreia contra o Friburguense: a apresentação de Thiago Neves, aumentando a crise no rival Flamengo. "O Abel terá uma dor de cabeça muito boa na temporada. Saberemos que aquele que for escolhido vai dar o máximo para defender o Fluminense. Estamos satisfeitos com a chegada do Thiago Neves, que será muito bem recebido, como eu fui", disse Wagner.
Flamengo
No Flamengo, a crise começou antes mesmo das partidas oficiais. Além da perda de Thiago Neves, a diretoria recebeu a missão de contornar a insatisfação do grupo em função do atraso de direitos de imagem. O zagueiro Alex Silva se recusou a ir para a Bolívia, local de preparação do jogo contra o Real Potosí, pela etapa preliminar da Libertadores da América.
A propósito, o Flamengo vai começar o Campeonato Carioca com uma formação reserva justamente em função da competição sul-americana. O argentino Bottinelli será o comandante do grupo que estreia no sábado no Estadual contra o Bonsucesso.
Já as equipes menores apostaram em filosofias distintas para tentar atrapalhar os grandes. Algumas das agremiações depositam a confiança em famosos que já não estão na melhor forma física da carreira: o meia Pedrinho (ex-Palmeiras) é o comandante do Olaria, o goleiro Marcelo (ex-Corinthians) defende a meta do Americano, os atacantes Lenny (ex-Palmeiras) e Somália (ex-Fluminense) integram o setor ofensivo do Boavista, enquanto o atacante Enilton (outro ex-Palmeiras) atuará pelo Bangu.
E o Resende chamou a atenção por contratar um argentino para o elenco, o zagueiro Facundo Gomez. O jogador conta com passagens pelo Quilmes e a indicação do antigo lateral esquerdo Sorín. Por fim, ao contrário dos adversários, o Nova Iguaçu prioriza a formação de jovens. A esperança é apresentar uma revelação no mesmo nível de Cortês (atualmente no São Paulo): o volante Amaral.