Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Inter arranca empate contra Atlético-PR no fim, e está vivo na Copa do Brasil

O Internacional conquistou um empate no fim do jogo contra o Atlético-PR, que terminou em 1 a 1, no Estádio do Vale. Aos 44 do segundo tempo, Otávio marcou o tento que dá tranquilidade ao técnico Dunga para trabalhar até o fim de semana, entretanto, o comandante segue na corda bamba.
A partida começou quente em Novo Hamburgo. No quarto minuto de jogo, falta a favor do Furacão. O interminável Paulo Baier foi para a cobrança, e alçou a bola na direção do gol. A pelota cruzou toda a extensão da área, quicou à frente de Muriel, e morreu caprichosamente nas redes coloradas. Ceder o gol em casa - critério de desempate na Copa do Brasil - tão cedo mexeu com o brio dos jogadores do Inter. Nada parecia dar certo para a equipe vermelha, que forçava à frente, mas dava espaços para os contra-ataques.
Em um dos contragolpes, Ederson, artilheiro do Campeonato Brasileiro, desperdiçou uma chance de ouro. Aos 29, o centroavante invadiu a área adversária completamente desmarcado. Teve tempo para dominar a bola, observar o posicionamento do goleiro e escolher o canto. Colocou sem força à direita de Muriel, para deslocar o goleiro. Já corria para o abraço, mas a pelota saiu raspando a trave e saiu, deixando o atacante em desespero. Contra o abatido time de Dunga, este tento poderia selar o resultado, e até mesmo a classificação.
Na segunda etapa, o Inter voltou com tudo. Com Otávio e Scocco, nos lugares de Damião e Josimar, os gaúchos vieram para o tudo ou nada. Logo no primeiro minuto, após cruzamento da esquerda, a nova dupla de ataque resolveu mostrar serviço. Otávio cabeceou na trave, e no rebote, Scocco bateu para Weverton protagonizar um verdadeiro milagre no Estádio do Vale.
O Colorado melhorou à frente, mas continuava descuidado atrás. As bolas paradas, então, foram um eterno suplício para os zagueiros anfitriões. Pedro Botelho e Marcelo tiveram boas chances de ampliar a vantagem, mas desperdiçaram. Do outro lado, o goleiro Weverton brilhava em novo chute de Scocco e cabeçada à queima-roupa de Juan.
Aos 30, Paulo Baier cobrou falta magistral, no ângulo, mas com muito esforço, Muriel saltou para salvar o gol. No minuto seguinte, o Inter respondeu. Caio entrou em velocidade, chamou Luiz Alberto para dançar, invadiu a área e bateu na saída do arqueiro adversário. Para fora.
Já no final da partida, quando nem a torcida colorada parecia acreditar mais no time, com um a mais desde os 40 - quando João Paulo foi expulso - veio o empate. Aos 44, Manoel falhou após lançamento de Scocco, Otávio agradeceu o presente e encheu o pé para igualar o jogo. Apesar de chegar ao gol, o resultado foi bom para o Atlético-PR, que aposta na fortaleza de Vila Capanema para conseguir a classificação. Em casa, o Furacão nunca foi derrotado sob o comando de Vagner Mancini.
FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 1 X 1 ATLÉTICO-PR
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo (RS)
Hora/Data: 26/9/2013 – 21h (de Brasília)
Árbitro: Sandro Meira Ricci (Fifa-PE)
Auxiliares: Alessandro A Rocha de Matos (Fifa-BA) e Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP)
Público e Renda: Não divulgados
Cartões amarelos: Léo, João Paulo, Pedro Botelho, Fran Mérida (CAP) Willians, Forlán. Scocco (INT)
Cartões vermelhos: João Paulo e Fran Mérida (CAP)
Gols: Paulo Baier - 4'/1°T (0-1), Otávio - 43'/2°T (1-1)
INTERNACIONAL: Muriel; Gabriel, Índio, Juan e Kleber; Josimar (Otávio - intervalo), Willians, Jorge Henrique e D’Alessandro; Forlán (Caio - 23'/2°T) e Leandro Damião (Scocco - intervalo) – Técnico: Dunga.
ATLÉTICO-PR: Weverton; Léo, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid (Marcelo Palau - 41'/2°T), João Paulo, Everton e Paulo Baier (Fran Mérida - 33'/2°T); Marcelo e Ederson (Dellatorre - 24'/2°T) – Técnico: Vagner Mancini.

Acusado de fraude fiscal, Messi vai a tribunal para prestar esclarecimentos

Dificilmente visto sem uniforme e longe dos gramados, Lionel Messi atraiu os olhares do planeta para fora dos campos. Nesta sexta-feira, o argentino vestiu um terno e se dirigiu ao tribunal de Gavà, junto a seu pai, para fazer esclarecimentos quanto à acusação de fraude à Fazenda espanhola.
Sorridente, o atacante acenou para os fãs presentes no local e ouviu exaltados gritos de "É o melhor do mundo", "Viva Messi" e "Messi presidente". Por ouro lado, também teve que lidar com as manifestações de algumas pessoas que chamaram-no de "ladrão". O seu pai, Jorge Messi, chegou ao tribunal uma hora antes, acompanhado de advogados e representantes.
Lionel e Jorge Messi respondem a denúncias apresentadas pelo Ministério Público, que apresentou uma acusação de fraude à Receita do país em cerca de quatro milhões de euros (R$ 11,3 milhões) em impostos não pagos durante os anos de 2007, 2008 e 2009. O valor não declarado é referente aos pagamentos de direito de imagem feitos pelo Barcelona ao camisa 10.
O jogador e seu pai teriam desviado o montante para empresas sediadas em paraísos fiscais e, simultaneamente, realizado contratos de prestação de serviço em outros países. Desta forma, o dinheiro voltaria livre de impostos para a Espanha, e ambos não cumpririam suas obrigações com a Receita do país.

Muricy minimiza vaias e lembra que prioridade do São Paulo é o Brasileirão

Há pouco mais de duas semanas no São Paulo, Muricy Ramalho ouviu pela primeira vez, na noite de quinta-feira, seu time ser vaiado nas arquibancadas do Morumbi. Parte dos 12.342 pagantes desaprovou a atuação da equipe no empate por 1 a 1 com a Universidad Católica.
"É claro, se o time não joga bem... Mas a torcida está vindo apoiar o tempo todo. Também não foi essa grande vaia, você (repórter) ouviu muito", disse o treinador, ao final de seu quinto jogo (três vitórias, uma derrota e um empate) no retorno ao clube do qual diz ser torcedor.
Depois de um bom primeiro tempo, castigado pelo gol de empate no final, o São Paulo voltou irreconhecível do intervalo. Segundo Muricy, em função do ruim condicionamento físico do elenco - assim como seu antecessor, Paulo Autuori, ele começou a usar essa justificativa.O comandante fez questão de lembrar que a Copa Sul-americana, embora importante por dar vaga à próxima edição da Libertadores, é secundária neste momento, tendo em conta a dificuldade para se distanciar da zona de rebaixamento na competição nacional.
"A gente não vai falar que Sul-americana não é importante, é claro que é. Mas a gente tem uma competição à parte que é o Brasileiro, tem que estar muito consciente disso", salientou, com a ressalva de que levou a campo a melhor escalação possível, com ausência apenas de atletas que acusavam cansaço.
"O São Paulo é um time grande, não dá para entrar mais ou menos. Não posso desrespeitar o torcedor e pôr um time misto. Pus o que a gente tinha de melhor. É claro que tem que estar preocupado com o Brasileiro, mas já era um compromisso acertado. Não posso querer vir aqui e desfazer", contemporizou.
Passada a estreia sem vitória na Sul-americana, o próximo compromisso será novamente pelo Brasileiro. No domingo, a equipe recebe o Grêmio, também no Morumbi, em busca de maior conforto na tabela. Atualmente, a distância para o 17º colocado é de apenas três pontos.
Rogério Ceni também prioriza Brasileirão 
O empate por 1 a 1 com a Universidad Católica, no Morumbi, forçará o São Paulo a ter que balançar a rede ao menos uma vez na partida de volta, no Chile. Uma condição que, na opinião do goleiro Rogério Ceni, dificultará bastante a tentativa de seguir adiante na Copa Sul-americana.
"Lá a gente começa sabendo que precisa fazer um e que, se tomar, complica muito", disse o capitão, em entrevista à Fox Sports, ao lamentar não ter conseguido sustentar a vitória depois do gol marcado por Luis Fabiano.
"Tivemos 30 minutos bons, envolvemos o adversário, e tivemos mais duas ou três conclusões a gol. Depois, o jogo se equilibrou e não conseguimos levar como queríamos", avaliou o jogador, vazado ainda no primeiro tempo por Castillo, depois de furada do ataque seguida de indefinição da defesa.
Apesar de temer pela eliminação precoce, Ceni e o São Paulo como um todo têm outra prioridade no momento: distanciar-se ainda mais da zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. No domingo, a equipe tem pela frente o Grêmio, no Morumbi.
"Tem tempo até o jogo de volta (em 23 de outubro, no Chile), e queremos chegar novamente à final para fazer história no clube, mas agora precisamos pensar no jogo de domingo, que é o mais urgente", advertiu o camisa 1 são-paulino, em seu último ano de carreira.

Palmeiras terá programa exclusivo em emissora por assinatura em outubro

Seguindo a promessa de expansão da marca, o presidente Paulo Nobre acertou com o Premiere, um canal de TV por assinatura, um programa exclusivo sobre o Palmeiras . A previsão é que a estreia aconteça no próximo mês. 
Os programas acontecerão sempre antes das partidas do clube como mandante e terá duração de 30 minutos. Serão exibidos também reprises durante a programação, estes ainda a ser definidos pela emissora.
"É uma iniciativa junto com o Premiere. Vai ser mais uma oportunidade do palmeirense saber mais do seu clube, de histórias interessantes, agora dentro da televisão", explicou o presidente Paulo Nobre. 
O conteúdo dos programas será pautado pelo próprio Palmeiras e uma produtora será responsável pela execução das ideias. Algo já feito com outros clubes como é o caso do Flamengo, Atlético-PR e Goiás, por exemplo. 
Atualmente, o clube possui apenas um canal de interatividade em seu site oficial. Na página são disponibilizados áudios de entrevistas coletivas, vídeos exclusivos produzidos pela Agência Palmeiras e galeria de fotos. 
Além do espaço na TV, o Palmeiras planeja o lançamento de um aplicativo para telefones móveis, o retorno da revista oficial, a criação de uma franquia de escolinhas de futebol e o aumento no número de sócios no programa Avanti. 

Finalistas da Bola de Ouro serão anunciados pela Fifa em 2 de dezembro

Os nomes dos três candidatos ao maior prêmio individual do futebol mundial já têm data para serem conhecidos: 2 de dezembro. Será neste dia que o mundo saberá quem são os finalistas da Bola de Ouro, premiação promovida pela Fifa e France Football. Além de Messi, atual tetracampeão da condecoração, Franck Ribery e Cristiano Ronaldo são os mais cotados para aparecerem em busca do troféu. 
A primeira lista, que contará com 23 jogadores, será divulgada no dia 29 de outubro. Em 2 de dezembro, porém, haverá um corte após os votos dos capitães e treinadores de seleções e restarão apenas três candidatos ao prêmio de melhor jogador do mundo. Então, o nome do eleito será anunciado no dia 13 de janeiro, em evento realizado pela Fifa, em Zurique, na Suíça. Neste mesmo dia, também haverá o anúncio do melhor treinador, da melhor jogadora e do gol mais bonito do ano.
Segundo informações do jornal espanhol Mundo Deportivo , a FIFA pediu à France Football para que aumentasse o número de membros do júri a fim de igualar a quantidade de capitães e treinadores (um por federação filiada à FIFA). Assim, o total de votantes subirá para 627, sendo 209 técnicos, 209 jogadores e 209 jornalistas. Cada um deles fornecerá um ranking com os que considerarem os três melhores jogadores do ano.
Os grandes favoritos ao prêmio são Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Franck Ribery. O primeiro é o atual tetracampeão da premiação e tem, a seu favor, o alto número de gols marcados no primeiro semestre deste ano. O segundo vem alcançando marcas históricas no Real Madrid - tornou-se recentemente o quinto maior artilheiro da história do clube - e foi o último campeão antes da ‘hegemonia’ de Messi.
Pesa contra ambos, porém, o fato de terem sido eliminado nas semifinais da Liga dos Campeões da Europa da última temporada. O Real Madrid caíram para o Borussia Dortmund, enquanto os catalães sucumbiram diante do Bayern de Munique. E aí que entra a força de Ribery. O francês foi um dos principais jogadores da equipe bávara campeã da tríplice coroa na última temporada e foi eleito o melhor jogador da Europa. Neymar, Oscar e outros brasileiros campeões da Copa das Confederações correm por fora. 

Com lesão na panturrilha, Montillo desfalca o time do Santos por 10 dias

Submetido a um exame de ressonância magnética, para avaliar a gravidade da contusão sofrida no empate com o Náutico, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, o meia Montillo terá que ficar afastado por cerca de dez dias dos gramados. Isto porque, o argentino teve um estiramento no músculo sóleo (localizado na camada superficial da panturrilha direita) e não poderá ajudar o Santos durante os próximos dias.
Antes mesmo do resultado do exame, Montillo já havia iniciado tratamento nesta quinta, no Cepraf (Centro de Excelência em Prevenção e Recuperação para Atletas de Futebol).
Sem poder contar com o seu camisa 10, o técnico Claudinei Oliveira tem algumas opções para escalar o time praiano diante do Atlético-MG, no próximo domingo, às 18h30 (horário de Brasília), no Estádio Independência.
O treinador santista pode optar pela manutenção de Alison e Renê Júnior como volantes, colocando o meia Leandrinho na equipe e dando mais liberdade para Cícero apoiar o ataque. A outra alternativa seria a entrada do experiente Renato Abreu ou do jovem Léo Cittadini, com Leandrinho sendo opção no banco de reservas. Renê Júnior também pode ser preterido da formação titular.

Camisa do Palmeiras no centenário será verde e amarela como a da seleção

O Palmeiras precisou provar seus valores nacionais ao deixar de ser Palestra Itália em 1942 e foi o primeiro time a representar por completo, até com massagista, a seleção brasileira, em 1965. Pensando em tudo isso, o departamento de marketing definiu que a camisa comemorativa do centenário do clube, celebrado, em 2014, será verde e amarela.
A camisa já será usada no mês que vem pela equipe pela Série B do Brasileiro. A vestimenta é quase idêntica à da Seleção, com diferença nas três listras nos ombros, como manda o fornecedor de matérias do clube, e, obviamente, o símbolo do Palmeiras no lado esquerdo do peito. O número nas costas também é verde.
A campanha de divulgação terá a imagem de uma mão acima do coração de quem veste a camisa com a inscrição "Pátria Amada - Dois amores, uma camisa". Ainda nesta semana, pode ser definida a data do começo da pré-venda do uniforme - a expectativa é de intensa procura da torcida para adquiri-lo.
A camisa, contudo, será a terceira opção para o time de Gilson Kleina. O primeiro uniforme continuará sendo o verde, com o branco, desde agosto tendo um logo indicando os 99 anos do clube, seguindo como o reserva.A diretoria ainda procura definir se usará a vestimenta verde e amarela na partida que pode definir o acesso à primeira divisão ou logo depois que for obtida garantia de presença na Série A do Brasileiro do ano que vem. Os últimos detalhes promocionais do terceiro uniforme só dependem desses detalhes.
Após homenagear o elenco campeão brasileiro em 1973 adotando um modelo similar ao usado há 40 anos nas camisas verde e branca, a diretoria agora fará alusão ao esquadrão que também era conhecido como Academia de Futebol e representou o Brasil no evento de inauguração do Mineirão, em 7 de setembro de 1965.
Naquele ano, o Palmeiras foi convidado pela Confederação Brasileira de Desportos para atuar com a camisa da Seleção Brasileira, cedendo, inclusive, toda a sua comissão técnica. Com isso, o argentino Filpo Nuñes foi o primeiro técnico estrangeiro a comandar a Seleção.O amistoso terminou com vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai. A escalação do Palmeiras/Brasil teve: Valdir de Moraes (Picasso); Djalma Santos, Djalma Dias, Valdemar Carabina (Procópio) e Ferrari; Dudu (Zequinha) e Ademir da Guia; Julinho Botelho (Germano), Servílio, Tupãzinho (Ademar Pantera) e Rinaldo (Dario). Rinaldo, aos 27, e Tupãzinho, aos 35 minutos do primeiro tempo, e Germano, aos 29 da etapa final, sentenciaram o placar diante de aproximadamente 80 mil pagantes.
Também será lembrada nas ações promocionais a troca do nome Palestra Itália. Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, havia uma pressão governamental contra nomenclaturas italianas, alemãs ou japonesas. Assim, o Palestra Itália "morreu líder" do Campeonato Paulista e o Palmeiras "nasceu campeão" em trajetória conhecida como "Arrancada Heroica" na vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo, a quem os palmeirenses acusavam de querer tomar o Parque Antártica, e ficou com o título estadual, em 20 de setembro daquele ano.

Libertadores do Atlético-MG e rivalidade 'obrigam' Cruzeiro a ganhar Brasileirão

Campeão da Copa Libertadores e líder isolado do Brasileirão . O futebol mineiro vai bem em 2013. Rivais a ponto de dirigente de um não falar o nome do outro, Atlético-MG e Cruzeiro dão o exemplo de como a disputa acirrada pode ser benéfica para os clubes: se um conquista um título de expressão, se torna quase que obrigatório para o outro fazer o mesmo.
“Um faz com que o outro também tenha que se fortalecer. Não é só lá. É Gre-Nal, Fla-Flu, Corinthians e Palmeiras, São Paulo e Santos”, afirmou Cuca, técnico do Atlético-MG e que também já trabalhou no Cruzeiro.
“Quando um grande está ruim, você se conforta com a dor dele. Agora, quando está bem, você tem que correr atrás. E tomara que seja sempre assim”, completou o treinador.
Em São Paulo e no Rio de Janeiro, porém, como há mais de dois clubes grandes, não há tamanha pressão como ocorre em Minas Gerais, onde a cidade é praticamente dividida entre o azul cruzeirense e o alvinegro atleticano. E o citado conforto quando o rival vai mal é exatamente o oposto do que ocorre neste ano.
O Atlético-MG conquistou a Libertadores, maior obsessão entre os times brasileiros na atualidade e seu primeiro troféu de expressão em 42 anos. Desde o Brasileirão de 1971, o clube só havia levantado taças estaduais e continentais menores, como a Copa Conmebol em 1992 e 1997.
O título é fruto da gestão Alexandre Kalil, que assumiu a presidência no final de 2008 e vem investindo pesado no futebol atleticano. A dívida diminuiu, enquanto o patrimônio foi valorizado. Jogadores de peso como Victor, Réver, Ronaldinho Gaúcho, Jô e Diego Tardelli se somaram à revelação Bernard e passaram a fazer parte da equipe que conduziu o clube à maior conquista de sua história.
Vendo o arquirrival se destacar nesta temporada, o Cruzeiro não poderia ficar parado. Ganhar algo em 2013 se tornou questão de honra para a metade azul de Belo Horizonte.
Após campanhas apagadas nos últimos dois anos, com direito a quase rebaixamento à Série B em 2011, o clube contratou para esta temporada nomes como Júlio Baptista e Willian, que se juntaram a Dagoberto, Borges e Dedé, também recém-chegados à Toca da Raposa.
“Do outro time eu não falo. Só falo do Cruzeiro. Fizemos um trabalho de sucesso aqui”, disse Alexandre Mattos, diretor de futebol cruzeirense, sem admitir que a fase atleticana tenha influenciado no investimento para o restante do ano.
O resultado, pelo menos a curto prazo, é a liderança isolada do Brasileirão. Dez anos depois de sua última conquista, o time celeste possui 50 pontos em 23 rodadas, oito a mais que o vice Botafogo e 18 na frente do Atlético-MG.
Matemáticos já dão como certa a classificação cruzeirense para a Libertadores do ano que vem e apontam em 85% as chances de título nacional. Já os alvinegros estão mais preocupados com o Bayern de Munique, possível adversário na final do Mundial de Clubes em dezembro, no Marrocos.

Inter tem o 4º melhor ataque do Brasileiro, mas atacantes marcam poucos gols

Dos 20 times que disputam o Campeonato Brasileiro, o Internacional tem o 4º melhor ataque da competição com 35 gols anotados, atrás apenas dos três primeiros colocados na tabela de classificação, que são o líder Cruzeiro (48 gols), o Atlético-PR (40 gols) e o Botafogo (36 gols). A média colorada é de 1,5 gol por partida.
Porém, mesmo conseguindo balançar as redes adversárias muitas vezes, os atacantes do time ficam devendo neste quesito. O artilheiro da equipe no Brasileirão é o meio-campista argentino D'Alessandro, que já fez oito gols, enquanto Forlán, o vice-artilheiro da equipe no torneio, tem cinco tentos.
Apenas 37% dos gols do Inter foram marcados por atacantes, o que, em números, equivale a 13 tentos do total de 35 da equipe. O zagueiro Juan, por exemplo, já marcou quatro vezes, ficando à frente do badalado Leandro Damião, que nos 15 jogos que já disputou, fez somente três gols - uma baixíssima média de 0,2 gol por partida.
Por falar em Damião, o atacante não marca há mais de um mês, desde 25 de agosto, no empate por 3 a 3 contra o Goiás, em Novo Hamburgo - são seis jogos de jejum dentro do Brasileiro. O técnico Dunga não escondeu que o seu centroavante titular vive um momento complicado e admitiu que o camisa 9 está ansioso para voltar a fazer gols. 
"O Damião é normal, é centroavante e vive de gols. Está ansioso, como é natural e normal. Temos que passar tranquilidade. Não adianta querer iludir. Ele tem muita esperança de jogar a Copa do Mundo, mas precisa fazer gols. Acreditamos no potencial e ele já demonstrou que é capaz. O grupo necessita dos gols dele e vai acontecer na hora certa", disse o treinador.
"Ele continua sendo o centroavante que é. Os gols que o Inter tem feito, alguns vem de passes do Damião. Sei que centroavante vive de gols, tem que ter essa vontade. Ele demonstra solidariedade para passar a bola para quem está melhor. Nós conversamos e eu falo que o gol vai sair a qualquer hora. O importante é que ele está ajudando", finalizou Dunga.
A chance dos atacantes colorados darem a volta por cima e aumentarem a média de gols no Brasileirão acontece neste domingo, diante do líder Cruzeiro. O jogo está marcado para a cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.
Confira quem fez os gols do Inter no Brasileirão :
JogadorPosiçãoGolsJogosMédia por jogo
D'AlessandroMeio-campista8210,38
ForlánAtacante5110,45
JuanZagueiro4220,18
Leandro DamiãoAtacante3150,2
ScoccoAtacante3120,25
OtávioMeio-campista3110,27
Rafael MouraAtacante2100,2
FabrícioLateral esquerdo1180,05
Fred*Meio-campista150,2
GabrielLateral direito1150,06
Rodrigo Moledo*Zagueiro140,25
WilliansMeio-campista1180,05
ÍndioZagueiro190,1
Nei (gol-contra)Vasco1--
* Jogadores que já deixaram o clube.

Renato Augusto tem recuperação lenta e não deve ficar pronto para pegar o Grêmio

Renato Augusto passou há 30 dias por uma artroscopia no joelho direito . O procedimento foi "bem-sucedido", de acordo com o Corinthians , mas o jogador mais uma vez ultrapassará bastante a estimativa original de tempo de afastamento feita pelo departamento médico.
"O prazo para o retorno aos gramados é de cinco semanas", informou o clube, logo após a cirurgia, realizada na unidade Morumbi do Hospital São Luiz. Já se passaram quatro semanas, e o meio-campista ainda não passa perto dos campos do CT do Parque Ecológico, ficando restrito à sala de fisioterapia.
"Foi uma lesão de joelho, é um pouco mais preocupante. Quando ele for entregue à preparação física e começar a trabalhar com bola, vamos observar a reação dele", afirmou o médico Julio Stancati, que preferiu não fazer uma nova previsão para o retorno do atleta de 25 anos.
A comissão técnica não trabalha com grande esperança de contar com Renato no segundo confronto com o Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil. Após empate sem gols no Pacaembu, o Corinthians buscará a classificação em Porto Alegre, em 23 de outubro.
O meio-campista agradou bastante quando esteve em campo desde sua chegada ao clube alvinegro, em janeiro, mas esteve pouco. Concretizando as preocupações sobre seu histórico recente de problemas físicos, ele atuou em apenas 24 dos 59 jogos da equipe na temporada.
Em março, Renato Augusto sofreu uma lesão muscular na coxa direita, que levaria, em tese, cerca de seis semanas de recuperação. Voltou após mais de três meses, sendo decisivo na conquista da Recopa Sul-americana. Pouco depois, fraturou um osso do rosto, mostrando disposição para assumir o risco de jogar com a face frágil.
Já com a camisa 8, herdada de Paulinho, o carioca teve novas boas apresentações até começar a reclamar das dores no joelho direito que tornaram necessária a artroscopia. Tite evita comentar o assunto, para que suas declarações não sejam dadas como desculpa, mas vê o problema como decisivo na queda de rendimento do time.
Justamente pelo histórico, o retorno do meia vem sendo tratado com cautela. Quando ele for entregue pelos médicos aos preparadores físicos, haverá uma preocupação em tornar relativamente equilibrada a força de suas pernas. O desequilíbrio constante, fruto de uma lesão anterior no joelho esquerdo, é uma das causas das frequentes contusões musculares.

Dortmund aposta no 'bom e barato' e consegue emplacar jogadores desde 2010

O Borussia Dortmund se atolou em uma crise financeira sem precedentes no começo do século, logo após o título alemão conquistado na temporada 2001/2002, e teve que se desfazer de diversos jogadores importantes para equilibrar as dívidas e evitar a falência. Por alguns anos, o clube não conseguiu montar elencos de qualidade e virou coadjuvante dentro do país.
A partir daí, o Dortmund passou a apostar em jovens promessas, jogadores de baixo custo e até certo ponto desconhecidos para tentar voltar aos tempos de glória. A famosa política do "bom e barato". Demorou quase dez anos para isso acontecer, mas os frutos foram colhidos na Bundesliga 2010/2011. Naquela temporada, os aurinegros não eram cotados ao título, mas surpreenderam revelando e emplacando atletas e usando a força do conjunto.
Nomes pouco conhecidos e ainda não consagrados, como o garoto Mario Götze, com apenas 18 anos de idade na ocasião, o defensor Hummels, o lateral Schmelzer, os poloneses Kuba e Piszczek, o japonês Kagawa, o turco Sahin e o artilheiro paraguaio Lucas Barrios, ajudaram em mais uma conquista da equipe dentro do Campeonato Alemão.
Com o sucesso dos jogadores, sempre vem o assédio. O Borussia temia perder suas principais peças no mercado europeu e se enfraquecer para a temporada seguinte, voltando ao nebuloso período de vacas magras. Para o campeonato de 2011/2012, os BVB negociou Sahin, um dos principais nome da equipe, contratado pelo poderoso Real Madrid, e ainda viu o atacante Barrios sofrer uma séria lesão.
Foi então que o Dortmund promoveu o surgimento de outros dois grandes nomes no seu elenco. No meio de campo, o clube contratou Gündogan, que estava no Nuremberg. Hoje, o moderno volante é peça fundamental no time e titular da seleção da Alemanha. No ataque, para vaga de Barrios, o polonês Lewandowski assumiu a condição de titular e se transformou em um dos principais centroavantes do futebol mundial.
Mantendo a qualidade do elenco e a base vencedora, a equipe conseguiu buscar o bicampeonato alemão de forma convincente. E, novamente logo após o título, um gigante europeu desfalcou o Borussia Dortmund: o japonês Kagawa, grande maestro na campanha do bi, foi contratado pelo Manchester United.
Em 2012/2013, o clube abriu os cofres e apostou em um garoto do xará Borussia M'gladbach para subrir a ausência de Kagawa. E deu muito certo. O meio-campista Marco Reus chegou e em pouco tempo fez os torcedores esquecerem o japonês. Se o tricampeonato alemão não veio, o Dortmund conseguiu voltar a ser protagonista no continente, chegando à grande final da Liga dos Campeões da Europa. Mesmo perdendo a decisão para o rival Bayern de Munique, o saldo foi bastante positivo.
Para atual temporada, o clube perdeu outro grande nome. O meia Mario Götze foi vendido ao Bayern - a negociação aconteceu antes mesmo da final da Champions - e o Dortmund foi obrigado a ir às compras mais uma vez para buscar peça de reposição à altura. Chegaram ao clube o meia armênio Mkhitaryan, que estava no Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e o atacante gabonês Aubameyang, ex-Saint-Etienne, da França.
A dupla está longe dos holofotes do futebol europeu, chegou até com um certo ar de desconfiança, mas está dando conta do recado. Na última terça-feira, Mkhitaryan e Aubameyang fizeram os gols que garantiram a classificação do Dortmund na Copa da Alemanha . Dentro da Bundesliga, o meia tem três gols, enquanto o atacante já marcou cinco. Invicta, a equipe lidera a competição com 16 pontos, ao lado do Bayern.
Mesmo ainda no começo da temporada 2013/2014, o Borussia Dortmund já começa a pensar em como vai se virar na próxima. Isso porque o atacante Lewandowski avisou que deve mesmo sair do clube , fazendo com que os aurinegros tenham que "achar" um centroavante de nível no mercado da bola. O histórico recente mostra que a tendência é aparecer outro grande jogador para o futebol mundial defendendo as cores amarela e preta.

Convocado por Felipão, Maicon tem lesão constatada e desfalca Roma

Recuperando espaço na seleção brasileira e recém-convocado por Luiz Felipe Scolari para os amistosos diante de Zâmbia e Coreia do Sul, nos dias 12 e 15 de outubro, na Ásia, o lateral direito Maicon teve constatada uma lesão na coxa direita e desfalcará a Roma na próxima partida do Campeonato Italiano, domingo, contra o Bologna.
Inicialmente, especulava-se que o brasileiro havia sofrido apenas uma câimbra na partida contra a Sampdoria, na última quarta-feira, mas a lesão muscular foi confirmada nesta sexta. De acordo com informações da emissora italiana Sky Sports , porém, outro exame será realizado nesta tarde para definir a real gravidade da contusão. Há, inclusive, a possibilidade de ele desfalcar a Roma no clássico contra a Inter de Milão, no próximo fim de semana.
Um corte na Seleção Brasileira, porém, embora seja possível, é pouco provável. Antes da convocação, Maicon conversou com Felipão e explicou que dificilmente o problema na coxa o impedirá de servir o selecionado nacional contra Zâmbia e Coreia do Sul. A constatação da lesão, porém, pode modificar a situação. Ele esteve em campo nos dois últimos amistosos do time canarinho (contra Austrália e Portugal) e, apesar de ter falhado no primeiro gol dos lusos, teve boas atuações e foi elogiado pelo comandante.
No entanto, caso a sua permanência na lista, divulgada por Felipão na última quinta-feira, seja impossibilitada, Marcos Rocha, do Atlético-MG, é o mais cotado para substituí-lo. Na última convocação, o jogador do Galo foi chamado, mas para substituir Daniel Alves. Pesa contra ele, porém, o fato de dois atletas da equipe alvinegra (Victor e Jô) já terem sido convocados para pegar Zâmbia e Coreia do Sul. Assim, Rafael, do Manchester United, e Jean, do Fluminense, poderiam ganhar nova chance.

Corinthians fica sem Pacaembu até novembro e perde no mínimo R$ 1 milhão

O Corinthians só volta a jogar no Pacaembu no dia 10 de novembro, contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro . Punido com a perda de quatro mandos por conta da briga promovida por membros de torcidas organizadas em Brasília, há um mês, o clube ficará longe da sua torcida e, de quebra, deixará de arrecadar no mínimo de R$ 1 milhão com bilheteria. 
O time paulista jogou 12 partidas como mandante no Brasileirão de 2013 e teve R$ 938 mil como média de arrecadação nestas partidas. Nos dias 2 e 9 de outubro jogará contra Bahia e Atlético-PR em Mogi Mirim , em estádio com capacidade para 20 mil torcedores. As partidas contra Criciúma (dia 19) e Santos (dia 27), as outras duas acolhidas pela punição, ainda terão o local definido. 
Tomando a média do valor de ingresso dos jogos no Pacaembu a renda máxima que pode ser conseguida em Mogi Mirim é R$ 660 mil nos dois jogos, uma projeção otimista para as duas partidas. Para atrair os filiados ao programa Fiel Torcedor foi dado um desconto ainda maior a quem vai à partida. Ao invés de R$ 21 pelo ingresso de arquibancada será cobrado R$ 18 de quem é sócio-torcedor. Para quem não é o ingresso custará R$ 30.
A diferença entre a arrecadação no Pacaembu e no interior, de cerca R$ 270 mil, fará com que nos quatro jogos o clube deixe de ganhar, no mínimo, R$ 1 milhão de acordo com as projeções do clube. 
O Corinthians já arrecadou mais de R$ 11 milhões nos seus jogos do Brasileirão e fica atrás apenas de Flamengo (R$ 14,5 mi) e Cruzeiro (R$ 13,4 mi). Por conta da ação de alguns de torcedores ficará para trás nesse ranking e ainda jogará longe de casa. Na Copa do Brasil a punição recebida na terça-feira foi de dois mandos de campo . O clube tentará o efeito suspensivo, mas a tendência é que se passar pelo Grêmio também precise escolher outro estádio do interior para jogar a semifinal.

Ronaldinho sofre grave lesão na coxa e pode desfalcar o Atlético-MG no Mundial

O Atlético-MG pode ter um grande desfalque para a disputa do maior torneio de sua história. Ronaldinho Gáucho, um dos principais jogadores da equipe comandada pelo técnico Cuca, sofreu uma lesão grave na coxa direita e deve ficar fora dos gramados por mais de dois meses, colocando em risco a sua participação no Mundial de Clubes da Fifa, em dezembro, no Marrocos.
Ronaldinho teve uma lesão de grau 3 no músculo adutor da coxa direita, com ruptura total do tendão, problema que teria ocorrido durante o treino no início da noite de quinta-feira.
Em entrevista à ESPN Brasil , o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, confirmou que o problema do meia de 33 anos é "grave". Porém, ressaltou que ele ainda está sendo avaliado e que os detalhes serão dados em uma entrevista coletiva com os médicos do clube na tarde desta sexta-feira, em Belo Horizonte.
Apesar disto, o dirigente alvinegro mostrou que não desistirá de contar com o jogador para a disputa do torneio da Fifa. "Vamos montar uma operação de guerra, algo jamais visto no Brasil, para que ele possa jogar o Mundial de Clubes", decretou.
A estreia do Atlético-MG na competição está prevista para o dia 18 de dezembro. Até lá, Ronaldinho terá que correr contra o tempo para ter condições de entrar em campo.