Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Em nota, Sporting afirma que irá processar Elias, volante do Flamengo

Em nota, Sporting afirma que irá processar Elias, volante do Flamengo MÁRCIO MERCANTE/Estadão Conteúdo
Em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, o Sporting, de Portugal, afirmou que irá processar o volante Elias, do Flamengo. O jogador tem vínculo com o clube português até 2016, mas entrou com um processo na Fifa cobrando salários e direitos de imagem atrasados. De acordo com o Sporting, o clube não deve nada a Elias.

O jogador está no Flamengo por empréstimo até o final da temporada. No mês de agosto, o pai de Elias, Eliseu Trindade, chegou a dizer que o contrato do volante com o Sporting poderia ser rescindido após a decisão da Fifa e, assim, ele poderia renovar o vínculo com o Rubro-Negro.

Confira abaixo a nota oficial do Sporting:

"A Sporting SAD reitera que, desde que esta Administração tomou posse, não existe, nem existiu, qualquer dívida salarial ao jogador Elias. A dívida existente diz respeito a um contrato de direitos de imagem que esta Administração decidiu rescindir, sustentado no reiterado incumprimento por parte do atleta, sendo firme propósito por parte do Sporting a defesa dos seus legítimos interesses, pelo que irá exigir uma indemnização."

No primeiro coletivo, Muricy saca Fabrício e mexe na defesa do São Paulo

Horas depois de ter sido apresentado como novo técnico pela diretoria do São Paulo , na tarde desta terça-feira, Muricy Ramalho vestiu o uniforme de trabalho e foi ao gramado do CT da Barra Funda para seu primeiro treino coletivo. O treinador já promoveu algumas alterações no time que enfrentará a Ponte Preta na próxima quinta-feira em relação ao que foi derrotado no domingo pelo Coritba, ainda sob o comando de Paulo Autuori.
Sem Wellington, que segue internado em observação em Curitiba por causa de um pequeno sangramento digestivo, a principal mudança foi a saída de Fabrício, seu parceiro no meio de campo. As duas vagas ficaram com Denilson e Maicon.
Muricy também inverteu uma posição em relação à equipe que atuou no estádio Couto Pereira. Paulo Miranda deixou a lateral direita para Rodrigo Caio (que não deve ser liberado para amistoso da Seleção Brasileira sub-20) e voltou à zaga.
Os 11 jogadores titulares foram Rogério Ceni; Rodrigo Caio, Paulo Miranda, Antônio Carlos e Reinaldo; Denilson, Maicon e Ganso; Lucas Evangelista, Aloísio e Luis Fabiano. Mais tarde, o atacante Welliton substituiu Evangelista.
Contratado na segunda-feira, o treinador ainda não conhece a fundo o elenco que terá em mãos a partir de agora. Até por isso, depois de conversar em campo por cerca de cinco minutos com os titulares, ele assistiu à atividade do banco. Quem apitou o coletivo foi o coordenador técnico Milton Cruz.
A estreia de Muricy em sua terceira passagem pelo clube será às 21h (de Brasília) desta quinta-feira, contra a Ponte Preta, no Morumbi, na 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Atual 18º colocado, o São Paulo está quatro pontos atrás do Atlético-MG, primeira equipe fora da zona de rebaixamento.

Meia da Ponte Preta não transfere responsabilidade e admite risco de queda

Contratado pela Ponte Preta junto ao Vasco na última semana, o meia Fellipe Bastos estreou no último sábado, na derrota por 3 a 1 contra o Internacional, no estádio Moisés Lucarelli. Apesar de ter chegado recentemente ao clube, o atleta já está incomodado com a situação no Campeonato Brasileiro e espera auxiliar a reverter o mau momento.
"Precisamos ter a mesma atitude que tivemos no primeiro tempo da última partida, assim como concentração o tempo todo. Fizemos isso contra o Internacional na etapa inicial e tivemos apoio, mas no segundo tempo voltamos um pouco desconcentrados e nosso adversário aproveitou. Vamos conseguir sair da zona de rebaixamento", afirmou.
Derrotada em seus últimos seis jogos no torneio nacional, a Ponte Preta ocupa a 19ª colocação na tabela de classificação, com 15 pontos. O próximo duelo erá nesta quinta-feira, às 21h (de Brasília), quando mede forças com São Paulo, no Morumbi. Também lutando contra o rebaixamento, o time tricolor terá volta do treinador Muricy Ramalho, que substitui Paulo Autuori.
"Será um jogo complicado entre duas equipes que precisam vencer, mas temos que acreditar e ir para cima. Há avaliação de que o time teve uma melhora no meio, mas não deu resultado final, então temos que melhorar ainda mais, eu e quem mais entrar. Necessitamos sair desta situação, cheguei há uma semana, mas sinto o mesmo peso dos companheiros e faremos de tudo para sair desse desconforto", encerrou Fellipe Bastos.

Tite saca Ibson e deve ter Pato no banco diante do Botafogo; Cássio volta ao gol


Bastante criticado pelos torcedores do Corinthians , o meia Ibson foi tirado do time titular pelo técnico Tite e não joga contra o Botafogo na quarta-feira. Assim, Alessandro entra na lateral direita e Edenílson assume a função no meio de campo. Maldonado, substituto do suspenso Ralf, Douglas e Emerson completam a lista de novidades.
O time montado pelo treinador gaúcho foi o seguinte: Danilo Fernandes; Alessandro, Gil, Paulo André e Igor; Maldonado e Edenílson; Danilo, Douglas e Romarinho; Emerson. Durante a atividade tática, Danilo e Romarinho acabaram trocando de lado, sendo mais provável que o último comece pela direita no Maracanã.
Cássio se recuperou de lesão no ombro e nas costelas, participou de parte das atividades, e teve retorno confirmado ao gol. Fábio Santos, com pubalgia, segue sendo desfalque na equipe do Parque São Jorge, que busca a recuperação após duas partidas ruins.
Quem pode ficar no banco na quarta-feira é Alexandre Pato, que aceitou se integrar ao grupo logo após defender a seleção brasileira . Depois de enfrentar Portugal a partir das 22h desta terça-feira , em Boston, a delegação brasileira tem chegada ao Rio prevista para as 16h20 de quarta. Como o confronto pelo Campeonato Brasileiro acontecerá às 21h50, a comissão técnica corintiana vê com otimismo a possibilidade de o camisa 7 atuar.
Ainda há detalhes logísticos a ser acertados. E a utilização de Pato dependerá também de seu desgaste no jogo da seleção contra Portugal. A situação, porém, é tratada com alguma urgência, pois a partida no Maracanã é vista com grande importância no clube do Parque São Jorge.

Piqué cita desgaste e diz que Barcelona havia ficado escravo do "tiki-taka"

O Barcelona encantou o mundo e, nos últimos anos, conquistou todos os títulos possíveis dentro do futebol. Apoiado na manutenção da posse de bola e paciência na troca de passes rápidos, o time catalão foi praticamente "imbatível" sob o comando de Pep Guardiola. Com a saída do treinador espanhol, porém, o time, apesar de manter o estilo ‘tiki-taka’, passou a ser mais bem marcado e perdeu a "hegemonia" do futebol mundial para o Bayern de Munique, campeão da tríplice coroa na última temporada.
Houve, inclusive, um confronto direto entre catalães e bávaros na semifinal da última Liga dos Campeões da Europa. Resultado: Massacre do Bayern por 7 a 0 no placar agregado. Para muitos, era o recado de que o estilo vertical e objetivo dos alemães superava o jogo horizontal e de posse de bola dos espanhóis. A mesma opinião tem o zagueiro do Braça, Pique. Em entrevista concedida ao Gazzetta dello Sport , o defensor admitiu que o time catalão se tornou escravo do estilo ‘tiki-taka’.
"Tivemos anos com treinadores da casa, primeiro Pep e depois Tito, e exageramos nosso estilo de jogo até o ponto em que fomos um pouco escravos", declarou. Para ele, porém, o Barcelona vem se atualizando após a chegada de Gerardo ‘Tata’ Martino. "Agora, temos a chegada de Tata, de fora, que também tem a mesma visão de futebol, de manter a posse de bola, mas também conta com outras opções. E isso é algo muito positivo no sentido de que teremos variações", acrescentou.
Pique ainda revelou quais mudanças a equipe já teve de fazer para se "readaptar" ao futebol. Ele citou uma das alterações realizadas pelo novo técnico da equipe. "Se estão nos pressionando, lançar bolas longas não é ruim. É mudar o jogo, é oxigenar. No futebol, tem que melhorar a cada ano, desenvolver, pois, no fim, as pessoas já te conhecem", encerrou.

Renato Gaúcho repete início da campanha da sua primeira passagem pelo Grêmio

No último sábado, diante da Portuguesa, Renato Gaúcho completou 16 jogos no comando do Grêmio desde seu retorno ao clube, no começo de julho. De lá para cá, o treinador levou o time tricolor a nove vitórias, com dois empates e outras cinco derrotas - o equivalente a um aproveitamento de 60,5% dos pontos conquistados. 
Logo após o triunfo do final de semana , Renato exaltou a moral que o seu time ganhou e citou até o Barcelona . "Dos últimos 21 pontos disputados, ganhamos 18. Temos pontuação de Barcelona, estou falando da pontuação, não é comparação. Meu grupo é incontestável nesse primeiro turno", disse o treinador.
Curiosamente, os números de Renato Gaúcho neste início de segunda passagem pelo Grêmio são bem parecidos com os que ele alcançou no seu primeiro desafio pelo clube, em 2010. Naquela ocasião, nos mesmos 16 jogos iniciais, o time teve 62,5% de aproveitamento, com nove vitórias, três empates e quatro derrotas.
O Grêmio fez uma excelente campanha de recuperação no Brasileirão de 2010 após a chegada de Renato e ficou com uma vaga na Libertadores do ano seguinte. Porém, em 2011, depois de perder a final do Gauchão para o arquirrival Inter, ser eliminado nas oitavas da Libertadores e ter um começo inconstante no Campeonato Brasileiro, Renato pediu demissão.
Ao todo, entre 2010 e 2011, o ídolo da torcida esteve à frente do Grêmio em 66 partidas, com um aproveitamento de 59,5% dos pontos. Foram 34 vitórias conquistadas, com 16 empates e 16 derrotas. 
Os 16 jogos iniciais de Renato Gaúcho em 2010 :
Grêmio 0 x 2 Goiás - Copa Sul-Americana 
Grêmio 2 x 0 Goiás - Campeonato Brasileiro 
Ceará 2 x 1 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 1 x 2 Santos - Campeonato Brasileiro 
Atlético-PR 1 x 1 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 1 x 0 Guarani - Campeonato Brasileiro 
Botafogo 2 x 2 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 2 x 0 Atlético-GO - Campeonato Brasileiro 
Corinthians 0 x 1 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 1 x 2 Palmeiras - Campeonato Brasileiro 
Avaí 0 x 3 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 2 x 2 Flamengo - Campeonato Brasileiro 
Atlético-MG 1 x 2 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 4 x 2 São Paulo - Campeonato Brasileiro 
Vitória 0 x 3 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 4 x 0 Barueri - Campeonato Brasileiro 
Os 16 jogos iniciais de Renato Gaúcho em 2013 :
Atlético-PR 1 x 1 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 2 x 1 Botafogo - Campeonato Brasileiro 
Criciúma 2 x 1 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 2 x 0 Fluminense - Campeonato Brasileiro 
Corinthians 2 x 0 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 1 x 1 Internacional - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 0 x 1 Coritiba - Campeonato Brasileiro 
Bahia 0 x 3 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 3 x 1 Cruzeiro - Campeonato Brasileiro 
Vasco 2 x 3 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Santos 1 x 0 Grêmio - Copa do Brasil 
Flamengo 0 x 1 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 2 x 0 Santos - Copa do Brasil 
Grêmio 1 x 0 Ponte Preta - Campeonato Brasileiro 
Goiás 2 x 0 Grêmio - Campeonato Brasileiro 
Grêmio 3 x 2 Portuguesa - Campeonato Brasileiro.

Irregular, Flamengo fecha turno com sua pior campanha do Brasileiro desde 2006

Cheio de altos e baixos, a campanha do Flamengo no primeiro turno do Brasileiro de 2013 não deixará saudades ao seu torcedor. Com 22 pontos, o time carioca obteve o seu pior desempenho desde 2006, quando o torneio foi reduzido a 20 clubes.
O time comandado por Mano Menezes encerrou as 19 primeiras rodadas do Brasileiro com cinco vitórias, sete empates e sete derrotas. Na 15ª colocação, o ataque do Flamengo marcou apenas 19 vezes e a defesa sofreu 23 gols até aqui. Com isso, a equipe carioca, hexacampeã brasileira, está a apenas três pontos acima da zona de rebaixamento e já liga o alerta contra a degola.
Para se ter uma ideia da fase irregular, em 2011, quando finalizou o turno em segundo, atrás apenas do Corinthians, o Flamengo somou 36. Já em 2009, ano em que chegou ao hexa, contabilizou 29 no turno, mas teve campanha avassaladora no returno e encerrou a competição com 68 pontos.
A última vez em que teve desempenho semelhante ao atual aconteceu em 2005. Na época em que o Brasileiro tinha 22 clubes, o Flamengo encerrou o turno com 23 pontos, em 21 rodadas. Porém, o time carioca se recuperou no returno e fechou o torneio com 55 pontos, na 15ª posição.
A classificação para as quartas da Copa do Brasil, após vitória heroica diante do Cruzeiro, apenas abafou um pouco o início de crise na Gávea. No entanto, a irregularidade do time no Brasileiro gera descontentamento da torcida. Cerca de 20 torcedores compareceram ao desembarque da delegação no Rio, e a diretoria foi o principal alvo.
Em meio à má fase, o Flamengo volta a campo nesta quarta para enfrentar o Santos, no Maracanã, para fazer as pazes com a torcida e tentar espantar as chances de queda.

Espanha em crise questiona gastos milionários no futebol

Mesmo mergulhada em profunda crise econômica, a Espanha é a recordista deste ano em compra e venda de jogadores de futebol, segundo o Football Transfer Review 2014, estudo feito pela consultoria esportiva Prime Time Sport e divulgado recentemente.
De acordo com o estudo, os clubes da La Liga, como é conhecida a primeira divisão do campeonato espanhol, triplicaram o investimento em contratações de jogadores (388 milhões de euros, ou R$ 1,1 bilhão) em relação à temporada passada e bateram o recorde histórico de vendas (480 milhões de euros, ou R$ 1,4 bilhão).
Essas cifras foram atingidas graças, principalmente, à contratação do jogador galês Gareth Bale pelo Real Madri, comprado do clube inglês Tottenham Hotspur por 101 milhões de euros (R$ 305 milhões) — a transferência mais cara da história do futebol.
Há cinco anos o Real Madri se mantém no topo da lista tanto de compra como de venda de jogadores. É o clube que, nesse período, mais gastou (611 milhões de euros) e mais arrecadou com venda de jogadores (260 milhões de euros).
Depois de dois anos de "pouco investimento" (55 milhões de euros na temporada 2011/2012, e 30 milhões de euros na temporada 2012/2013), triplicou os gastos neste mercado de verão da Europa, desembolsando 183 milhões de euros.
O Real Madri realizou cinco das dez contratações mais caras da história da Europa — Bale, Cristiano Ronaldo, Zidane, Kaká e Figo.
Contradição
Ao apresentar o estudo, Jaime Castelló, professor do departamento de marketing da Escola de Negócios Esade, de Madri, ressaltou a "grande contradição entre o recorde histórico batido nesta temporada e a atual situação de crise econômica ocidental".
Castelló explicou que o grande paradoxo do futebol espanhol, que cresce e bate recordes em plena época de recessão econômica, se dá porque a economia desse esporte é um fenômeno global.
"O que alimenta esse fenômeno são os fundos de investimento globais e os contratos com emissoras de televisão em mercados em crescimento, como a Ásia", disse à BBC Brasil.
As altas cifras do negócio geraram críticas dentro e fora da Espanha, que em julho registrou uma taxa de desemprego de 26,9%, segundo os dados divulgados pela Eurostat, agência de estatísticas da União Europeia (UE).
De acordo com o órgão da UE, o país tem ainda a segunda pior taxa de desemprego entre os jovens (56,1%) de toda a Europa, atrás apenas da Grécia.
Para o tabloide alemão Bild, é "absurda, perversa e sem medida" a contratação de um jovem de 24 anos por 101 milhões de euros (R$ 305 milhões) num país com esse nível de desemprego juvenil.
Para a rede de televisão americana CNN, a contratação mostrou que "o Real Madri não conhece a austeridade".
Muitos também questionaram os meandros financeiros da transação que permitiu a contratação do jogador. Segundo Derk Jan Eppink, membro das comissões de Orçamento e Monetária e Econômica do Parlamento Europeu, a operação foi financiada pelo Bankia, banco salvo da falência em 2012 pelo governo espanhol e nacionalizada após ter sido resgatada com recursos da União Europeia. "O contribuinte europeu é quem pagará pelo acordo", disse Eppink.
O clube negou à imprensa espanhola que tenha solicitado o empréstimo.
Bofetada
O economista José María Gay de Liébana, professor da Universidade de Barcelona e um dos maiores conhecedores da situação econômica dos clubes de futebol, diz que, para contratar Bale, o Real Madri conseguiu a garantia de quatro bancos espanhóis, em uma época em que o crédito está restrito na Espanha.
Liébana disse à BBC Brasil que Bale custou mais do que o faturamento de 14 clubes do campeonato espanhol, e que sua contratação não foi "moralmente correta".
"Como cidadão de um país que vive uma situação de crise, acho que contratar um jogador por 100 milhões de euros é uma bofetada na sociedade", disse à BBC Brasil.
A receita em merchandising somada à divisão dos direitos de transmissão de jogos, a mais desigual da Europa, distancia o Real Madri e o Barcelona dos demais times da Espanha.
Os clubes da Liga acumulam, segundo o jornal El País, uma dívida de 3,6 bilhões de euros (R$ 10,8 bilhões), dos quais 752 milhões (R$ 2,2 bilhões) são com o fisco.
"Se a administração não fosse tolerante com seus devedores, muitos clubes quebrariam. Não seria o caso dos dois grandes, Barcelona e Real Madri, mas os afetaria porque, se a bolha estoura, não teriam a quem golear", diz o jornal.

    Físico de Kaká impressiona comissão técnica do Milan, que pede calma

    Kaká reestreou pelo Milan no último sábado, na goleada sobre o Chiasso, da Suíça, por 4 a 0. Após dar uma assistência, o meia causou surpresa na comissão técnica do time, impressionada pela sua forma física - quando deixou o Real Madrid, ela era a maior preocupação dos italianos.
    Elogiado pelo auxiliar-técnico Mauro Tassotti, Kaká, no entanto, precisa ter calma para consolidar a sua titularidade na equipe de Massimiliano Allegri. "Estamos muito felizes, mas ele ainda não está pronto. Um amistoso contra um time da segunda divisão da Suíça não é suficiente", alertou Tassotti.
    O braço direito de Allegri citou as últimas voltas do brasileiro para pregar cautela em Milanello. "Não podemos ter pressa, porque ele jogou pouco nos últimos anos. E temos que até ser um pouco céticos, porque os seus últimos retornos não foram muito bons. Mas ele pareceu estar bem", ponderou.
    Tassotti também revelou uma conversa com Carlo Ancelotti, treinador merengue, antes da negociação ser concretizada. O comandante do Real garantiu que Kaká vinha treinando normalmente com o elenco. Na pré-temporada, por exemplo, ele intensificou as atividades físicas.
    "Esperamos que isso faça a diferença. Será muito útil; Ele vai nos ajudar com seus recursos técnicos e humanos", finalizou o auxiliar do Milan, que teve opinião parecida com a de Adriano Galliani, diretor-executivo do clube e o maior responsável pela volta de Kaká ao San Siro.
    Em entrevista ao canal italiano Sky Sport , Galliani voltou a celebrar o retorno do jogador, eleito o melhor do mundo na sua primeira passagem pelo clube, em 2007. Perguntado sobre Kaká, o dirigente não poupou elogios e definiu o brasileiro em só uma palavra: "Craque".

    Ex-empresário de Adriano critica Ronaldo e diz que não tem mais respeito por ele

    Empresário de Adriano nos melhores momentos da carreira do atleta, Gilmar Rinaldi rompeu seu vínculo com o centroavante em 2011, quando o jogador acertou contrato com Corinthians . E, em entrevista ao canal de TV "Bandeirantes" nesta terça-feira, o agente mostrou mágoa com o ex-atacante Ronaldo, seu companheiro na Copa do Mundo de 1994 e um dos principais responsáveis na negociação com o clube alvinegro.
    Em 2011, ainda sob comando de Andrés Sanchez, o Corinthians iniciou conversas Gilmar Rinaldi para garantir acerto com Adriano. Sabendo dos problemas de seu cliente fora de campo, o agente exigiu atendimento médico ao atacante e teve a proposta aceita pelo mandatário alvinegro. Entretanto, Ronaldo entrou na negociação e assumiu responsabilidade pelo comportamento de seu possível companheiro de elenco.
    "Eu exigi que constasse no contrato uma cláusula de obrigatoriedade de assistência médica, com psicólogo e psiquiatra. Eu nunca vou brigar com Adriano. A negociação estava fechada, inclusive minha comissão. O Ronaldo se aproveitou do momento, foi irresponsável e inconsequente, pois sabia dos problemas existentes. Não tenho mais respeito por ele", afirmou.
    Em sua passagem pelo Corinthians, Adriano disputou apenas sete partidas, sendo três como titular, e marcou dois gols. O primeiro deles, inclusive, ajudou o clube alvinegro a garantir o título do Campeonato Brasileiro de 2011. No entanto, com problemas disciplinares e mau rendimento em campo, o atacante acabou acertando saída em 2012.
    No mesmo ano, em agosto, Adriano anunciou retorno ao Flamengo, clube que o revelou para o futebol em 2000 e pelo qual foi campeão brasileiro em 2009, ainda assegurando artilharia da competição nacional. Três meses depois, novamente por problemas disciplinares, deixou o time rubro-negro sem sequer disputar um jogo. Desde então, o atleta chegou a ser cogitado para defender Internacional ou Botafogo neste ano, mas não acertou com nenhum clube;
    "O Adriano nunca me decepcionou. O maior defeito dele é ter o coração muito grande. Ele precisa aprender a dizer não no mundo do futebol", encerrou o empresário Gilmar Rinaldi.

    De virada, Itália vence República Tcheca e garante vaga na Copa do Mundo de 2014

    Pela 18ª vez em sua história, a Itália está em uma Copa do Mundo. Nesta terça-feira, venceu a República Tcheca por 2 a 1, de virada, em Turim. Assim, a equipe chegou a 20 pontos e não pode mais ser alcançada pelos outros integrantes do Grupo B das Eliminatórias Europeias, que ainda tem mais duas rodadas de disputa.
    A Itália começou a partida marcando o adversário sob pressão e forçando os erros da República Tcheca, que encontrava dificuldades para sair jogando. Foi assim que Balotelli perdeu sua primeira oportunidade, aos 11 minutos, quando ele bateu livre na área, mas Cech fez a defesa.
    Aos 18 minutos, os visitantes souberam aproveitar os espaços para abrir o placar. Petr Jiracek recebeu na esquerda em rápido contra-ataque e cruzou ótima bola para Kozak, que teve apenas o trabalho de empurrar para as redes.
    Em seguida, Balotelli perdeu outras duas oportunidades incríveis, quando ficou na frente de Cech, mas mandou por cima do gol, deixando a República Tcheca ir ao vestiário com a vantagem.
    Logo no início do segundo tempo, a seleção italiana mostrou uma nova postura e conseguiu empatar o placar aos seis minutos. Candrevas cobrou escanteio, Cech saiu mal e Chiellini cabeceou, deixando tudo igual.
    Um minuto depois, Balotelli invadiu a área, foi derrubado por Selassie e viu o juiz marcar pênalti. O polêmico atacante foi para a cobrança e bateu forte, sem chances para o goleiro.
    A partir daí, os anfitriões administraram a vantagem. Já no final do jogo, Kolar fez falt
    a no próprio Balotelli, recebeu o segundo amarelo e praticamente selou a classificação da Itália, que só foi comemorada aos 49 minutos da etapa final, com o último apito do árbitro.
    Outras partidas
    Também nesta terça-feira, a Bulgária venceu fora de casa a seleção de Malta por 2 a 1 e assumiu a segunda posição do Grupo B. Com isso, chegou a 13 pontos e briga com Dinamarca, República Tcheca e Armênia pela vaga da repescagem. Já a seleção dinamarquesa derrotou como visitante a Armênia, por 1 a 0.
    Na próxima rodada, a penúltima, a República Tcheca tenta se recuperar e visita Malta, que apenas cumpre tabela. Enquanto isso, a Armênia recebe a Bulgária, e Dinamarca e Itália se enfrentam no país escandinavo. As três partidas serão realizadas em outubro.
    Grupo A
    Apenas cumprindo tabela, já que não têm mais chances de alcançar as duas primeiras colocadas Bélgica e Croácia, quatro seleções entraram em campo pelo Grupo A nesta terça. A Escócia derrotou a seleção da Macedônia por 2 a 1 fora de casa. Também como visitante, a Sérvia venceu o País de Gales por 3 a 0.
    Croácia e Bélgica só entram em campo na próxima rodada, em partida marcada para o mês de outubro.

    Holanda vence Andorra e é a primeira seleção europeia garantida na Copa 2014

    A Holanda é o primeiro país europeu a se garantir na Copa do Mundo de 2014 no Brasil. Nesta terça-feira a equipe garantiu a vaga após vitória por 2 a 0 sobre Andorra em partida válida pelo grupo D das eliminatórias europeias.
    Robin van Persie marcou os dois gols da equipe e levou a sua seleção aos 22 pontos, oito a frente da Hungria, vice-líder com 14. 
    A briga pelo segundo lugar da chave e por um lugar na repescagem será disputa. Além da Hungria, que fez 5 a 1 na Estônia, estão na disputa a Turquia, com 13 pontos, e a Romênia, também com 13. Nesta terça os turcos bateram os romenos, fora de casa, por 2 a 0. 
    A Holanda foi a sexta equipe a garantir sua vaga para o Mundial. Além do Brasil, garantido como país-sede da competição, os outros classificados até o momento são todos da Ásia: Japão, Austrália, Coréia do Sul e Irã. 

    Após goleada, Brasil desafia Portugal, que não terá Cristiano Ronaldo

    Depois de golear a Austrália por 6 a 0, no último sábado, a seleção brasileira tenta manter embalo diante de Portugal, nesta terça-feira, às 22 horas (de Brasília), no Gillete Stadium, em Foxborough (Estados Unidos). Desfalcada pelos laterais Daniel Alves e Marcelo, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari terá o atacante Neymar como principal destaque. Por outro lado, o time europeu não conta com Cristiano Ronaldo, que se recupera de tendinite.
    As estatísticas do confronto mostram retrospecto de 12 vitórias do Brasil, três empates e quatro triunfos de Portugal, mas o treinador Luiz Felipe espera por equilíbrio no embate desta terça-feira. Na visão do técnico, o fato de o time europeu ainda buscar uma vaga na Copa do Mundo de 2014 aumenta a dificuldade do duelo em território norte-americano.
    Em relação ao jogo diante dos australianos, Scolari não poderá contar com o lateral-esquerdo Marcelo, que sofreu uma lesão muscular e nem viajou para os Estados Unidos. Maxwell será o substituto. Já o meio-campista Oscar terá participação definida após avaliação médica. O camisa 11 sente dores no tornozelo direito e, se for vetado, continuará sendo substituído por Ramires, autor de um dos gols contra a seleção da Oceania.
    "Para nós, é sempre muito triste ver um companheiro de profissão machucado, tivemos prova disso com o Marcelo. Gostaria que o Cristiano jogasse, para deixar o duelo mais bonito", lamentou o capitão da seleção brasileira, Thiago Silva.
    Portugal, por sua vez, viajou direito de Belfast, na Irlanda do Norte, onde triunfou por 4 a 2 sobre a equipe da casa na última sexta-feira, em partida válida pelas Eliminatórias Europeias para Copa do Mundo de 2014. Em fase de recuperação de uma tendinite e alegando cansaço muscular, o atacante Cristiano Ronaldo foi liberado pela comissão técnica.
    O treinador Paulo Bento lamentou o desfalque do principal jogador do time lusitano, mas explicou que é melhor preservar o atacante para compromissos futuros da seleção, do que se arriscar a perdê-lo em um amistoso. Nelson Oliveira é o mais cotado para substituir Cristiano Ronaldo contra o Brasil.
    "O que aconteceu comigo foi complicado, porque não consegui treinar com o grupo até quinta-feira e não me sinto nas melhores condições, sem estar 100%, mas sempre dou o máximo pela seleção. Eu me esforcei e não fiquei arrependido", explicou Cristiano Ronaldo.
    Por causa do desgaste do plantel, Paulo Bento concedeu o domingo de folga aos jogadores. Nesta segunda-feira, os atletas da seleção europeia voltam às atividades para um treino de reconhecimento no Gillette Stadium.
    FICHA TÉCNICA 
    BRASIL X PORTUGAL
    Local: Gillette Stadium, Foxborough (Estados Unidos) 
    Data: 10 de setembro de 2013, terça-feira 
    Hora: 22 horas (de Brasília) 
    Árbitro: Não divulgado 
    Auxiliares: Não divulgado
    BRASIL: Julio César; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires e Oscar (Bernard); Neymar e Jô 
    Técnico: Luiz Felipe Scolari.
    PORTUGAL: Rui Patricio, João Pereira, Bruno Alves, Pepe e Fábio Coentrão; Rúbem Amorim, Miguel Veloso, João Moutinho e Nani: Nelson Oliveira e Hélder Postiga 
    Técnico: Paulo Bento.

    Brasil 6 x 0 Austrália - Três vira, seis acaba!


    Nada como jogar em casa. Voltando ao país após a conquista da Copa das Confederações, a Seleção Brasileira reencontrou o bom futebol e com o apoio dos quase 41 mil pessoas presentes no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, derrotou a Austrália por 6 a 0, pelo amistoso em preparação para a Copa do Mundo de 2014. Jô, duas vezes, Neymar, Alexandre Pato, Ramires e Luiz Gustavo marcaram para o Brasil.

    Esta não é a primeira vez que a seleção venceu a Austrália por um placar de seis gols. Na Copa das Confederações de 1997, o Brasil goleou pelo mesmo placar. Na ocasião, os gols foram marcados pela dupla formada por Ronaldo e Romário. Cada um dos jogadores marcou em três.

    Na última partida entre os times, aconteceu na Copa do Mundo de 2006 e o Brasil também levou a melhor. A seleção venceu por 2 a 0 e deu um importante passo rumo às oitavas de finais da competição.

    Para o confronto deste sábado, o Brasil não contou com o lateral Daniel Alves, o meia Oscas e os atacantes Hulk e Fred, todos machucados.


    Mesmo com os problemas para escalar a Seleção Brasileira, devido a vários jogadores entregues ao departamento médico, o técnico Felipão montou um Brasil ofensivo, porém bem fechado, e provou isso logo nos minutos inicias. Aos três, Maicon, que volta a vestir a camisa canarinho após a Copa de 2010, cobrou lateral, Jô desviou de cabeça, e a bola sobrou para Neymar. O atacante do Barcelona chutou fraco e facilitou a defesa do goleiro Schwarzer.

    O Brasil não demorou a voltar ao ataque. Aos sete, Neymar fez bela jogada e cruzou nos pés de Bernard, que acertou a trave de Schwarzer. Na sobra, Jô mostrou, mais uma vez, ter estrela e mandou a bola para o fundo das redes, marcando assim o seu terceiro gol pela Seleção Brasileira.

    Oito minutos depois, o Brasil novamente balançou as redes, mas o árbitro marcou impedimento. Ramirez recebeu em posição irregular e tocou para Jô, que, de joelho, mandou para o gol, mas o jogo já estava paralisado. Em seguida, Neymar mostrou aquele futebol que fez despertar o interesse do Barcelona, quando vestia a camisa do Santos. Maicon começou a jogada e tocou para Bernard. O meia rolou para Neymar, que fez fila na zaga da Austrália, mas chutou com força por cima do gol.

    Muito diferente do jogo contra a Suíça, o Brasil mostrou estar ligado e logo chegou ao segundo gol, novamente com Jô. Mais uma vez, pelo lado direito de campo, Maicon puxou contra-ataque e tocou para Bernard. Com o entrosamento apurado da época de Atlético-MG, o meia achou Jô, que bateu esquisito na bola para deixar o seu segundo na partida.

    Antes dos times seguirem para o intervalo, a Seleção Brasileira fez o terceiro. Um minuto depois do gol de Jô, Neymar, aos 34, fez o seu 25º gol pelo Brasil e o oitavo da era Felipão. Ramires lançou, o atacante do Atlético-MG fez o corta-luz, e a bola chegou para Neymar, que tocou no canto esquerdo do goleiro Schwarzer. O craque do Barcelona teve ainda a chance de fazer o quarto, mas chutou para fora.

    Fechou a conta...


    O Brasil não se acomodou e voltou com tudo para o segundo tempo. Aos quatro minutos, Bernard cruzou, Thiago Silva ganhou no alto e mandou para o fundo das redes, mas o árbitro marcou falta do zagueiro do PSG. Se o do defensor não valeu, o do Ramires foi legal. Maxwell lançou na cabeça do volante do Chelsea, que testou firme para marcar o quarto da Seleção Brasileira.

    Em seguida, Ramires aproveitou a sobra do chute de Bernard e soltou a bomba. A bola quicou no gramado e explodiu na trave, que salvou a Austrália. Depois foi a vez de Alexandre Pato deixar o seu. Hernanes fez bela jogada e tocou para dentro da área. O atacante chegou primeiro que o defensor adversário e, de primeira, fez o quinto gol do Brasil.

    Aos 34 minutos, o discreto Luiz Gustavo fechou a conta. O volante fez bonita jogada e arriscou de longe. A bola pegou curva e foi parar no ângulo do goleiro Schwarzer, que nada pôde fazer. Nos minutos finais, a Austrália conseguiu dar seu primeiro chute na partida, mas sem muito perigo e o atacante Neymar teve chance de fazer o sétimo, porém, acabou desperdiçando a oportunidade.

    Sem medo de manchar nome, Muricy não banca volta de Lúcio e esquema 3-5-2

    De volta ao São Paulo, Muricy Ramalho falou que não tem medo de manchar seu nome com os torcedores. Pelo contrário, disse ser difícil recusar um chamado do clube neste momento de crise. Em sua primeira entrevista coletiva, o novo técnico também não bancou o retorno do zagueiro Lúcio ao elenco, assim como o esquema 3-5-2, consagrado no tricampeonato nacional entre 2006 e 2008.
    “A gente não pode ter medo. Tem que trabalhar. Achei que poderia contribuir, senão iria para o Catar, aqueles lugares que estavam me chamando”, disse Muricy nesta terça-feira em sua apresentação no CT da Barra Funda.
    O nome do técnico era o preferido das arquibancadas desde quando Ney Franco ainda dirigia a equipe. Em julho, porém, a diretoria optou por Paulo Autuori ao trocar de comando. Agora, após resultados ruins e a ameaça série do rebaixamento no Brasileirão, procurou Ramalho. “Não poderia recusar um convite do clube que me criou. Nem discuti salário. Se antes as reuniões com o Juvenal duravam um minuto, essa foi 30 segundos”, explicou o treinador.
    Questionado sobre a situação de Lúcio, maior contratação do ano e afastado do elenco desde a eliminação na Copa Libertadores, o técnico são-paulino afirmou que ainda irá analisar com os demais membros da comissão. “Estou vendo ainda os problemas que o time tem. Conversando muito com o Milton Cruz e todo o pessoal. Mais para a frente a gente vai resolver”, falou o comandante.
    A respeito do esquema 3-5-2, que o consagrou no São Paulo, Muricy primeiro disse que teria que avaliar o elenco e que não dá para ter uma tática pronta. Em seguida praticamente descartou atuar com três zagueiros.
    “Não dá para ter esquema pronto. Mas esse tipo de esquema (3-5-2) é difícil de você encaixar no futebol de hoje. A maioria dos times joga com gente aberta e você não tem como marcar dessa maneira. Esse tipo de esquema que hoje não encaixa”, afirmou Muricy.
    O primeiro desafio do técnico será nesta quinta-feira, contra a Ponte Preta, no Morumbi.