Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Um Flamengo sem astros: clube busca inspiração no Corinthians

Carlos Eduardo em sua apresentação pelo Flamengo
Clubes de maiores torcidas no Brasil, Flamengo e Corinthians sempre tiveram semelhanças. Desde o potencial para explorar suas marcas até o número de torcedores nas arquibancadas. Em processo de reformulação, o clube rubro-negro admite que o caminho traçado pelo clube paulista até sua temporada perfeita em 2012, com direito a título da Libertadores e mundial, pode mesmo ser uma boa opção. Dentro de campo, já há uma mesma trilha entre os dois. Acostumado a astros como Adriano, Vagner Love e Ronaldinho Gaúcho nos últimos anos, o Flamengo neste ano optou por um elenco sem grandes estrelas. Tal e qual o Corinthians. 

A maior contratação da temporada é Carlos Eduardo. Após treinos físicos, o jogador irá estrear neste domingo, diante do Botafogo. Mas sem a badalação dos tempos de Ronaldinho, Adriano e companhia. Um rubro-negro com ar operário. Mais coletivo, muito menos individual. Como o Corinthians. Após a passagem fenomenal de Ronaldo, o Timão se reergueu com um grupo sem uma grande estrela. Agora, com nomes menos badalados como Gabriel, o próprio Carlos Eduardo e o novo xodó Rafinha, o Fla faz campanha elogiável neste início de temporada. 

"O Flamengo pode tentar montar um trabalho desse. É um período de trabalho curto ainda. O Joel pegou, era um período de reformulação ainda e não era fácil. Acredito que possamos fazer um trabalho mais ou menos igual (ao Corinthians). Mas cada um tem a sua particularidade", afirmou Dorival Júnior. 

De fato, o Flamengo parece não ter entendido ainda, ao menos fora de campo, o tamanho de sua marca. Enquanto vê o rival paulista fatura em contratos publicitários milionários e ter cada vez mais repercussão de sua marca no planeta, o Flamengo tenta se reorganizar após a última e conturbada gestão da ex-presidente Patricia Amorim. Quanto ao futebol, Dorival Júnior pede um pouco mais de calma. O atual elenco corintiano, na verdade, começou a fincar suas bases na temporada de 2008, ainda na Série B, em um período de reconstrução. Embora nunca tenha sido rebaixado, o Flamengo busca os mesmos pilares para construir uma trilha sólida para o sucesso futuro. 

"Corinthians não tinha um grande nome, mas tinha grandes jogadores em todas as posições. E um grande elenco. Saía um atleta e as características do atleta que estava próximo eram bem semelhantes. Fazia com que o elenco não perdesse as características", explicou Dorival Júnior. 

De fato, o Rubro-Negro busca um elenco homogêneo. Leonardo Moura, aos 34 anos, ainda não tem um substituto na lateral direita. Hernane, o artilheiro de 2013, sobrevive como único jogador de ofício no elenco. Carlos Eduardo, o camisa 10, tenta se reencontrar após ser atrapalhado por problemas físicos na Europa. Sem um astro, o Flamengo começa a moldar uma identidade, se é possível dizer, coletiva em 2013. À la Corinthians. 

Sandro Silva e Robinho assinam nesta sexta-feira com o Vasco


O treino do Vasco, na manhã desta sexta-feira, controu com uma grata surpresa no gramado. Sandro Silva deu as caras no campo de São Januário, mas brevemente. Ele continua sem contato com bola, em processo de reforço muscular na academia do clube, como fez na quinta-feira.
Sandro teve que interromper sua preparação no Vasco ainda na pré-temporada, em razão de uma pendência com o Málaga, seu ex-clube. A situação com o clube espanhol está resolvida e o volante agora está liberado para assinarcom o Vasco. O acerto com o clube de São Januário, a ser sacramentado ainda nesta sexta-feira, será de três temporadas
Mas o Vasco deve ter mais novidades nesta sexta-feira. O atacante Robinho, ex-Guarani, também vai assinar nesta sexta. Este, no entanto, não deu as caras no gramado de São Januário.

    Anselmo Ramon elogia Dagoberto e Diego Souza e não se vê titular do Cruzeiro


    O Cruzeiro deverá ter novidades para a partida contra o Guarani, no próximo domingo, em Nova Serrana. As atrações devem aparecer no sistema ofensivo, com Dagoberto iniciando a partida, o jogador vinha entrando somente no segundo tempo dos jogos, e a presença de Diego Souza, que pode fazer a estreia em jogos oficiais pelo Cruzeiro.
    O atacante Anselmo Ramon acredita que o Cruzeiro fica mais forte com a presença destes dois jogadores em campo. "A entrada do Diego Souza vai ser muito boa. Ele é um jogador que tem muita qualidade. O Dagoberto é um jogador que sabe fazer gols e está me ajudando quando entra nos jogos. Espero fazer uma boa partida se o professor optar por mim", declarou.
    Anselmo Ramon treinou entre os titulares na última quinta-feira, mas o atacante ainda não se considera titular da equipe. "Tem que perguntar para o Marcelo. Por enquanto, ele está me dando as oportunidades. A equipe que consideram reserva tem jogadores de muita qualidade, experientes. Para se manter como titular, tem que estar esperto, sempre treinando bem. É trabalhando bastante que o professor vai dar oportunidade", disse.
    Com o retorno de Borges, que se recuperou de cirurgia no tornozelo e já treina com bola, a disputa de posições no ataque celeste deve ficar bastante acirrada. Sem as condições físicas ideais, Borges ainda não começa o confronto contra o Guarani, mas para as próximas rodadas, a condição de titular de Anselmo Ramon pode ser ameaçada.


    Diego Souza é regularizado e deve estrear no Cruzeiro neste domingo



    Após mais de dois meses de espera, o meia Diego Souza finalmente teve a situação regularizada no Cruzeiro. Nesta sexta-feira, o nome do atleta foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e ele já deve estrear na equipe celeste contra o Guarani de Divinópolis, no domingo. Um problema com a documentação do atleta travava a inscrição dele na Confederação.
    Contratado no fim de 2012 e treinando normalmente desde a reapresentação do elenco em janeiro, Diego Souza também está em condições físicas ideais. Marcelo Oliveira testou uma formação com o jogador e deve aproveitá-lo no meio-campo. Everton Ribeiro ou Ricardo Goulart devem perder a vaga entre os titulares, que também terá Dagoberto e Anselmo Ramon como dupla de ataque.
    "Ganhamos um jogador que finaliza, que protege muito bem a bola, mas que, principalmente, tem boa técnica e criatividade. Vai ajudar bastante", comentou o treinador, satisfeito com a regularização do camisa 10.
    O vínculo de Diego Souza, de 27 anos, com o Cruzeiro é de três anos e se encerra em janeiro de 2016. Antes de chegar à Toca da Raposa, jogou no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, equipe que o comprou do Vasco e saiu unilateralmente, por atrasos salariais. O clube árabe, porém, demorou a enviar a documentação do meia ao Brasil, o que impedia a inscrição de Diego Souza.

    São Paulo ‘esquece’ Libertadores e busca arrancada contra Ituano


    A derrota para o Atlético-MG na primeira partida da fase de grupos da Copa Libertadores não foi bem digerida pelo São Paulo. Porém, como só tem novo compromisso do torneio continental no dia 28, a ordem agora no Tricolor é esquecer um pouco a competição e se concentrar por uma arrancada no Campeonato Paulista, incluindo o jogo deste sábado, às 19h30 (de Brasília), contra o Ituano.
    Apesar dos estragos causados pela tempestade que atingiu a capital paulista na noite de quinta-feira, o confronto está confirmado para o estádio do Morumbi, já que os danos maiores foram na área social do clube. Com o mando garantido para o local, o técnico Ney Franco projeta a ascensão que sua equipe pode ter a partir de agora.
    "Se tudo correr dentro da normalidade, temos três jogos antes da Libertadores, para posicionarmos a equipe entre os quatro primeiros no Paulista", ponderou o treinador. Depois do confronto contra o Ituano, o time enfrentará o São Caetano, em um dos jogos adiados. Na sequência, será a vez do duelo com o Linense.Para conseguir a arrancada no Estadual, o Tricolor tenta corrigir as falhas apresentadas diante do Atlético-MG. "Não adianta ficar se preocupando, nós temos é que fazer nosso trabalho. Tenho certeza de que a equipe vai evoluir muito na temporada", ponderou o volante Denilson.
    O único desfalque certo para este sábado é o meia-atacante Cañete, que foi expulso na vitória contra o Guarani. O zagueiro Paulo Miranda e o atacante Luis Fabiano foram poupados do treino de sexta, mas devem ser confirmados pelo treinador como titulares neste sábado.
    Com dez pontos, o Tricolor aparece na parte intermediária da classificação. Porém, se vencer os dois jogos que tem a menos, a equipe alcança a liderança. Do outro lado, o Ituano não perde há três rodadas no campeonato e tem nove pontos, conseguindo se distanciar da área de perigo, mas isso não é suficiente para o técnico Roberto Fonseca."Com o aproveitamento que temos, nós terminaríamos a competição em uma boa posição, mas temos que procurar a evolução. O Ituano está crescendo na competição. Claro que sempre haverá altos e baixos, mas quero que o percentual do alto seja maior, para que você possa puxar para cima o time e brigar pela classificação", argumentou.
    O treinador ainda tem dois desfalques para o confronto. O lateral Alisson segue entregue ao departamento médico e tem agora também a companhia do atacante Marcão. Edson, Tiago Bezerra e Adailton disputam a vaga aberta na linha de frente.
    FICHA TÉCNICA 
    SÃO PAULO X ITUANO
    Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP) 
    Data: 16 de fevereiro de 2013, sábado 
    Horário: 19h30 (de Brasília) 
    Árbitro: Adriano de Assis Miranda (SP) 
    Assistentes: Fausto Augusto Viana Moretti e Risser Jarussi Corrêa (ambos de SP) 
    Assistentes adicionais: Leandro Bizzio Marinho e Thiago Luis Scarascati (ambos de SP)
    SÃO PAULO: Rogério Ceni; Paulo Miranda, Lúcio, Rhodolfo e Cortez; Wellington, Denilson, Douglas e Jadson; Osvaldo e Luis Fabiano 
    Técnico: Ney Franco.
    ITUANO: Anderson; Leandro Silva, Cléber, Vitor Hugo e Patrick; Marcinho Guerreiro, Cambará, Kleiton Domingues, Fernando Gabriel e Luciano; Edson (Tiago Bezerra ou Adailton) 
    Técnico: Roberto Fonseca.

    Reforço para Libertadores, Rondinelly treina no Palmeiras antes do anúncio


    O penúltimo nome da lista de ex-gremistas que reforçarão o Palmeiras em 2013 chegou à concentração do clube, na cidade de Itu, no final da tarde desta sexta-feira. Depois de Vilson, que estreou na vitória por 2 a 1 sobre o Sporting Cristal, pela abertura da Copa Libertadores, Léo Gago e Leandro foram apresentados no mesmo momento em que o meio-campista Rondinelly realizava exames médicos nas dependências do Spa Sport Resort.
    O resultado dos exames do meia de 22 anos, que será emprestado até o final do Campeonato Brasileiro da Série B, em dezembro, ainda não foi divulgado. Dessa forma, Rondinelly apareceu no gramado de Itu para leves corridas, mas já vestindo a camisa 77 que deverá usar no Verdão. O anúncio oficial deve ser realizado nas próximas horas, dependendo apenas do aval dos médicos.
    Ao contrário de Léo Gago e Leandro, que foram inscritos na primeira fase da Copa Libertadores pelo Grêmio e não poderão vestir a camisa do Palmeiras na competição continental, Rondinelly vive a mesma situação de Vilson, que também foi cortado da lista de Vanderlei Luxemburgo e pode atuar normalmente pelo Verdão. Sua inscrição, no entanto, só poderá ser concretizada se o Palmeiras avançar para as oitavas de final, já que os 30 nomes da primeira fase estão inscritos e não podem ser trocados.
    Rondinelly vestia a camisa do Grêmio apenas desde maio de 2012, quando foi contratado pelo clube gaúcho junto ao Vila Nova, equipe pela qual marcou três gols no Campeonato Goiano daquele ano. Natural da cidade de Rialma, o meio-campista ofensivo ainda vestiu a camisa do Itumbiara no Centro-Oeste do País antes de ser negociado com o Tricolor Gaúcho, com quem tem contrato válido por cinco anos.
    Liberado por Vanderlei Luxemburgo, o jovem meio-campista é o quarto nome que veio para o Verdão em compensação pela saída de Hernán Barcos, novo camisa 28 do Grêmio. De acordo com as expectativas do diretor executivo José Carlos Brunoro, ainda resta um jogador na troca. Como Marcelo Moreno recusou as investidas do Palmeiras, o foco se virou para Marco Antônio, que deve acertar nos próximos dias.

    Léo Gago e Leandro chegam buscando chances na “família Palmeiras”


    O elenco do Palmeiras ganhou duas novidades no final da tarde desta sexta-feira, logo após o pronunciamento do presidente Paulo Nobre a respeito da saída do atacante Barcos. Com medo de perder o argentino na Justiça, o clube paulista negociou seus direitos com o Grêmio recebendo - por enquanto - três jogadores como compensação, além de mais R$ 7 milhões. Em um time sem astros, os dois ex-gremistas Léo Gago e Leandro se dispuseram a integrar a "família Palmeiras".
    "O Palmeiras tem jogadores experientes e que já passaram por grandes equipes e até seleção, como o Henrique, e o Valdivia, pela seleção do Chile. Mas essa experiência deles soma para a gente, porque não vai ter um grande astro. Temos que formar uma família para que todo mundo leve o Palmeiras no mesmo barco e sentido, que é o acesso", disse Léo Gago, sem levar em conta que o novo clube se desfez de Barcos para ter os dois jogadores no elenco em 2013.
    Emprestados até dezembro de 2013, quando termina o Campeonato Brasileiro da Série B, os dois jogadores receberam as camisas das mãos do presidente Paulo Nobre, que repetiu o gesto das apresentações anteriores entregando um livro da história do Palmeiras e pedindo: "honrem essa camisa". Os dois ainda não sabem se estarão à disposição de Gilson Kleina para o clássico deste domingo, contra o Corinthians, mas garantem fome de bola em busca de oportunidades.
    "Não sei explicar o porque da falta de oportunidades no Grêmio, só sei que tenho que me empenhar cada dia mais nos treinos para jogar pelo Palmeiras. Estou à disposição do Gilson Kleina, porque estava jogando no time B do Grêmio e esperando chances", discursou Leandro, jovem promessa do futebol gaúcho, que ainda completou: "Eu vi o Palmeiras como uma oportunidade grande para mim, porque o Grêmio contratou muitos jogadores e eu perdi espaço".
    Para infelicidade do técnico Gilson Kleina, os dois jogadores não poderão atuar na Copa Libertadores, já que haviam sido inscritos pelo Grêmio na primeira fase da competição continental. "É muito triste não poder jogar, eu até estava falando no quarto que ficar de fora é ruim para caramba, mas faz parte. Isso não interferiu na minha vontade de vir, porque o Palmeiras é grande independentemente de Série B ou Série A. Quando você recebe um convite do Palmeiras não tem que pensar", falou Léo Gago, chateado, mas motivado.

      Nobre diz que Barcos poderia sair de graça se não negociasse com o Grêmio


      Pouco antes das 16h30 desta sexta-feira, os jogadores do Palmeiras pararam tudo aquilo que faziam para assistirem a uma cena inusitada: no centro do gramado do Spa Sport Resort, em Itu, três passageiros desciam de um helicóptero vermelho e branco, em cena cinematográfica: Paulo Nobre, o presidente, José Carlos Brunoro, o diretor executivo, e Omar Feitosa, gerente de futebol, fechando a reunião dos três homens fortes do futebol do clube. Coube ao mandatário o pronunciamento desta sexta-feira, apenas para explicar a saída do argentino Hernán Barcos.
      O presidente do Verdão não se manifestava oficialmente quanto à decisão desde que José Carlos Brunoro fechou a venda do argentino para o Grêmio por R$ 5 milhões, mais as dívidas de R$ 3 milhões que o clube paulista tinha com o próprio Barcos e também com a LDU, do Equador, na semana passada. O Pirata já marcou até gol pelo Grêmio, enquanto o Palmeiras ainda não definiu os cinco jogadores que viriam do Sul para integrarem o plantel de Gilson Kleina.
      "O Grêmio necessitava do Barcos, o Palmeiras necessitava montar um elenco. Quando veio a proposta ele manifestou vontade de sair do clube por causa do sonho de jogar a Copa do Mundo. Ele tinha intenção de sair do Palmeiras para não jogar Série B, então respeitamos a vontade do jogador porque podíamos perdê-lo", apontou Paulo Nobre, justificando a saída do ex-ídolo do elenco pela possibilidade de ver o jogador rescindindo o contrato na Justiça.
      Em dezembro de 2012, Barcos teve o contrato renovado com o Verdão e aumentou significativamente os valores de salário. O problema é que a antiga diretoria do clube não honrou com sua palavra e o atraso já chega a três meses, período que permite a qualquer profissional solicitar a rescisão de contrato com seu empregador na Justiça: "O Palmeiras deu aumento em dezembro com data retroativa a outubro e não honrou. Isso dava ensejo ao Barcos de pleitear sair do clube. Eu não quis correr esse risco. Ele teve uma atitude 100% com o Palmeiras, foi sério, respeitou a instituição".
      Paulo Nobre chamou a saída de Barcos de "primeira decisão polêmica" como presidente do Palmeiras e garante que está escolhendo cirurgicamente os cinco jogadores do Grêmio que vêm como compensação. O primeiro até estreou na primeira rodada da Copa Libertadores, que foi o zagueiro Vilson, e mais dois foram apresentados nesta sexta-feira: o volante Léo Gago e o atacante Leandro. Os meias Rondinelly e Marco Antônio são os próximos alvos, já que Marcelo Moreno recusou a oferta palmeirense.
      "Íamos ter a troca por cinco jogadores, mais compensação e dívidas. O Grêmio nos apresentou uma lista e estamos escolhendo cirurgicamente. Foi a primeira decisão polêmica dessa presidência, e eu posso até vir a errar, mas não vou errar por omissão. É um ônus da presidência tomar decisões difíceis quando elas aparecerem. Toda decisão será o melhor para o Palmeiras", encerrou Nobre, antes de entregar as camisetas do Palmeiras a Léo Gago e Leandro e dizer "honrem muito".

      Tite busca cobrador de faltas, e Pato vira opção em treinamento do Corinthians


      Tite observou de perto o treinamento de cobranças de falta de alguns jogadores do Corinthians na tarde de sexta-feira. Preocupado em aprimorar o fundamento para a sequência da temporada, o técnico ganhou até uma nova opção para os lances de bola parada: o astro Alexandre Pato.
      No empate por 2 a 2 com o São Caetano, na rodada passada do Campeonato Paulista, Pato já havia batido duas faltas: uma parou na barreira, e a outra passou perto do gol. O atacante tem se esforçado para melhorar a pontaria. Foi um dos últimos a deixar o gramado do CT Joaquim Grava na sexta, apesar de seu aproveitamento na bola parada não ter sido dos melhores.
      Pato exercitou as cobranças junto com Fábio Santos, autor de um gol de falta em fevereiro de 2011 (quando ainda nem havia adotado o visual careca), em vitória por 3 a 1 sobre o Santos. O lateral esquerdo também não obteve muitos acertos no treinamento.Antes de Pato e Fábio Santos, outros três jogadores do Corinthians trabalharam o fundamento sob a supervisão de Tite: o atacante Jorge Henrique, com melhor aproveitamento, o volante Paulinho e o meia Douglas, que marcou o último gol de falta do time.
      Em julho do ano passado, Douglas garantiu o empate por 1 a 1 com a Portuguesa, no Pacaembu, com uma cobrança de falta venenosa. O chute estava mais para um cruzamento, mas a bola quicou e enganou o veterano goleiro Dida.
      Desde aquela época, o Corinthians tem dificuldades para encontrar um bom cobrador de faltas. O zagueiro Chicão, hoje se recuperando de artroscopia no joelho esquerdo, era o batedor oficial no início de sua trajetória no clube, mas já não conta mais com o mesmo porcentual de acertos.
      "Queremos aprimorar a bola parada, pois é algo que pode definir uma partida. A gente tem treinado mais realmente. As faltas laterais também são importantes", avaliou Tite, enfatizando a importância do exercício. "Um treinamento sempre gera confiança e possibilita correções para a hora da partida."

      Tite prega respeito, elogia “alma” do Palmeiras e proíbe provocações


      O favoritismo do Corinthians no clássico com o Palmeiras, no domingo, é proporcional à cautela de Tite com o assunto. Sempre comedido em suas declarações, o técnico não quer que o contraste entre os momentos dos dois rivais influencie negativamente os seus jogadores no Pacaembu.
      "É claro que, se pegarmos o retrospecto recente e a fase de reestruturação do Palmeiras, o Corinthians aparece como favorito. Mas isso não nos credencia a nada. Já venci clássicos em que o adversário fazia campanhas extraordinárias. Saímos de uma eliminação de Libertadores para o Tolima e ganhamos do Palmeiras. Não estou fugindo da responsabilidade. Só que tudo some na hora do jogo, e eu sei disso", argumentou.
      Tite se referiu à crise que conseguiu contornar com a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras no Campeonato Paulista de 2011, com gol marcado pelo lateral direito Alessandro. Naquela época, bem diferente de agora, seu time era criticado por ter sido eliminado da pré-Libertadores pelo modesto Tolima, da Colômbia. "Curto e grosso: se eu perdesse aquele clássico, talvez não estivesse aqui hoje. Esta é uma grande verdade."
      Apesar dos problemas, o Palmeiras ao menos vem de uma vitória na Libertadores. Derrotou por 2 a 1 o peruano Sporting Cristal, na quinta-feira, e colaborou com o discurso respeitoso de Tite nesta sexta-feira. "O Palmeiras jogou com muita alma. Espero o mesmo agora, até pelo desempenho que eles tiveram. O espírito foi competitivo. Um bom jogo sempre gera confiança", enalteceu, sem fazer avaliações profundas sobre o rival. "Isso eu não posso passar", sorriu.
      Tite espera que os jogadores do Corinthians adotem uma postura semelhante à sua. O treinador condena qualquer tipo de provocação. Ele não gosta nem sequer de lembrar os insultos a rivais que os seus atletas desferiram quando festejaram com a torcida o título mundial do ano passado. "Todas as situações têm seu tempo. Não podemos confundir as coisas. É outro momento. A festa já passou, então não vou fomentar isso. Vamos ficar com a grandeza do espetáculo", discursou.
      Para Tite, não é necessário fazer muitos alertas para os campeões mundiais se comportarem em campo. "É da nossa índole, do jeito de ser. Temos muito respeito pela grandeza do clássico. Há tanta coisa bonita e legal para falar sobre isso. Provocações podem gerar uma violência que acarreta até em morte. Não haverá desrespeito da nossa parte. Queremos vencer e curtir a vitória entre nós", garantiu o técnico favorito.

      Carlos Eduardo é testado no ataque e na armação



      Visando o clássico contra o Botafogo, que ocorrerá no domingo, o técnico Dorival Júnior fez treino tático nesta sexta-feira. Dorival aproveitou para avaliar em que posição Carlos Eduardo,  o principal reforço do Flamengo para a temporada, vai atuar. Carlos Eduardo fará sua estreia pelo Rubro-negro no clássico.
      O jogador treinou em duas formações distintas: como meia e como atacante. Quando foi testado no ataque, jogou ao lado das revelações Hernane e Rafinha. Já no meio de campo atuou juntamente com Cáceres, Amaral e Cléber Santana.
      Com diferentes formações sendo testadas, Dorival Júnior ainda não deixou claro como sua equipe vai encarar o Botafogo. O jogo ocorrerá às 19h45, no Engenhão. Ambas os times lideram seus grupos e podem se classificar para às semifinais da Taça Guanabara caso vençam a partida.
       



      Gum e Deco jogam pela primeira vez no ano contra o Volta Redonda


      Em entrevista coletiva, o técnico Abel Braga afirmou que o zagueiro Gum e o meia Deco irão atuar pela primeira vez em 2013. Os dois jogadores se recuperaram de lesões e estão aptos a jogar. A partida de estreia deles ocorrerá no domingo, quando o Fluminense irá encarar o Volta Redonda, no estádio Raulino de Oliveira, às 18h30.
      - Os dois vão jogar. Agora chegou a hora e eles já estão preparados. O Gum necessita de jogo, pois é um jogador forte. O Deco, aerobicamente é bom, então não vai sentir tanto. Mas ritmo de jogo só se pega jogando. Sobre a equipe, não vamos fugir do planejamento - disse Abel Braga.
      O técnico ainda não definiu todos os titulares e é provavel que continue a fazer o rodízio de titulares no Carioca para preservar seus jogadores para a Libertadores da América.
      A partida contra o Voltaço é muito importante para o Tricolor. A equipe está na segunda posição do Grupo B, seguida de perto pelo surpreendente Audax e precisa de uma vitória para não correr riscos de fiicar fora das semifinais da Taça Guanabara.
       

      Muricy praticamente descarta Marcelo Moreno, e Santos continua em busca de um atacante



      O técnico Muricy Ramalho afirmou que o Santos não vai contratar o atacante Marcelo Moreno. A principal justificativa do técnico é que o Alvinegro Praiano quer um centroavante brasileiro. O motivo seria o limite de estrangeiros que se pode levar a um jogo, que atualmente são de três. O Santos já possui três argentinos – Montillo, Patito e Miralles.
      - É um grande jogador, claro que pelo salário fica complicado, a não ser que o Grêmio abra mão de alguma coisa. Se viesse seria excelente, a única dificuldade é que ele é estrangeiro, todos que nos oferecem é estrangeiro e a gente já tem três, por isso damos preferência a um centroavante brasileiro – comentou o treinador. 
      Porém, Muricy cometeu uma tremenda gafe, já que esqueceu que Marcelo Moreno é filho de brasileiros, e por conseguinte, possui a nacionalidade brasileira. O real motivo da negociação ão acontecer é o alto salário imposto pelo jogador. Marcelo Moreno pediu R$ 450 mil líquidos, o que equivaleria a R$ 650 mil aos cofres do clube. O valor teria assustado a diretoria santista, que descartou a compra do jogador.
       

      Segundo imprensa espanhola, Neymar já tem lugar reservado no elenco do Barça


      A imprensa espanhola voltou a fazer barulho com o nome do atacante Neymar. Nesta sexta-feira (15), o Mundo Deportivo afirmou que o técnico do Barcelona, Tito Vilanova, já separa um lugar especial para o astro brasileiro no esquema tático da equipe catalã. A expectativa pela transferência do camisa 11 na próxima janela de transferências vem ganhando força, mas o Santos mantém o pensamento de negociar o atleta só depois da Copa do Mundo de 2014.
      No Barça, Neymar é especulado como o nome ideal para suprir o desfalque gerado por uma provável ida do chileno Alexis Sánchez para a Juventus, da Itália. Anteriormente, o atacante do Peixe e da Seleção Brasileira chegou a ter um possível pré-contrato com o Barcelona especulado e foi manchete até de jornais que o colocavam como alvo do Manchester City. 
       

      Corinthians decide aguardar até julho para fazer novas investidas por Dedé


      Sem mais esperanças de contar com o zagueiro Dedé em seu elenco na disputa da Libertadores, o Corinthians decidiu dar um tempo nas negociações e guardar os esforços para o mês de julho. A decisão foi tomada e conjunto com a DIS, que detém parte dos direitos do defensor, e com seus empresários.
      Recentemente, o Vasco deu sinais de que só aceitará conversar sobre o assunto no meio do ano, até porque, no momento, a saída do atleta significaria um abalo na imagem do presidente Roberto Dinamite. De acordo com Magrão, empresário de Dedé, a preferência em uma negociação será por um clube do Brasil.   
      - A nossa preferência ainda é um grande clube do Brasil. Se for para a Europa, depende do clube, teria de ser um clube grande, com ótimas condições. Não seremos radicais em não querer isso ou aquilo. Mas a preferência é uma transferência para o Brasil - afirmou o empresário.
       

      Dorival exalta presença de Seedorf no Brasil: "Inverso de muitos profissionais que são referência"


      Em entrevista ao programa Redação Sportv desta sexta-feira (15), o técnico do Flamengo, Dorival Junior, fez fortes elogios a uma das armas de seu próximo adversário na Taça Guanabara: Seedorf. O Rubro-negro enfrenta o Botafogo no próximo domingo, às 17h, no Engenhão. Perguntado sobre o rival, Dorival se disse surpreso com o bom desempenho do holandês nos gramados e afirmou que sua vinda para o Brasil significou um ganho para o futebol.
      - O maior ganho ao Botafogo, e ao futebol brasileiro, é a postura desse profissional. É uma postura séria, decente, o inverso de muitos profissionais que são referência. É um rapaz determinado, um homem, na maior acepção da palavra. Eu queria ter dois Seedorfs em todos os times. Não precisa ter a mesma qualidade técnica, só a postura como homem. Com certeza, o futebol brasileiro estaria em outro momento. Estamos carentes de homens. Isso tem causado um problema sério e todo o trabalho fica comprometido - disse o treinador.
      Dorival comentou ainda a possível presença do meia Carlos Eduardo no clássico de domingo. O treinador ressaltou que o camisa 10 ainda sente a dificuldade de se readaptar ao futebol brasileiro e criticou o calendário dos clubes no país.
      - O Carlos Eduardo vai estrear provavelmente. Está em um ritmo de treinamentos muito forte e ainda está sentindo um pouco a readaptação. O ritmo do Brasil é bem diferente do que ele tinha na Europa. Lá são 40 dias para a pré-temporada, o atleta tem tempo para se preparar para o ano todo. No nosso país, com dez dias estávamos estreando e, no ano que vem, deve ser pior ainda. Vivemos nessa dificuldade. O absurdo é que diretorias, comissões técnicas e jogadores não são ouvidos - desabafou. 
       

      Abel sai em defesa do Fluminense no episódio Thiago Neves


      O técnico Abel Braga comentou pela primeira vez nesta sexta-feira (15) sobre a repercussão da ausência do meia Thiago Neves na partida contra o Caracas, na estreia do Tricolor na Libertadores. O apoiador havia ingerido um medicamento contendo a  substância corticoide sem a autorização dos médicos e, por isso, não pôde entrar em campo.
      Insatisfeito com a dimensão que o caso ganhou na imprensa, Abel defendeu a transparência do clube das Laranjeiras e afirmou que ainda aguarda um informe oficial para relacionar o camisa 10 para o próximo confronto da equipe, contra o Volta Redonda. 
      - Até agora não recebemos o comunicado. Temos autorização por e-mail, mas queremos algo oficial. De qualquer maneira me surpreendeu a dimensão da história. O clube foi correto com todos, poderia ter inventado mil desculpas... Poderia ter falado que era uma febre e ponto final. Quem iria desmentir? Vocês procuram fantasma onde não tem. A gente deveria ter valorizado mais a vitória difícil que tivemos na estreia - desabafou o técnico.
      O mais provável é que Thiago Neves não esteja presente no próximo jogo. No domingo, o Flu enfrenta o Volta Redonda no Estádio Raulino de Oliveira, às 18h30m (de Brasília), pela sétima rodada da Taça Guanabara.
       

      Após criticas sobre gramado, diretoria do Grêmio cogita trocar Arena pelo Olímpico



      Em meio às explicações que puderam ser encontradas para a má atuação do Grêmio na derrota para o Huachipato por 2 a 1, as péssimas condições do gramado da Arena entraram na pauta e já levaram a diretoria tricolor a pensar em mudanças. Nesta sexta-feira (15), o presidente Fábio Koff irá se reunir com a empresa responsável pela gestão do estádio, a Arena Porto-Alegrense, para discutir a viabilidade de um retorno ao Olímpico na próxima partida da equipe no torneio, contra o Caracas, no dia 5 de março.     
      - Temos até dez dias antes para definir o campo. Mas é preciso conversar com a Conmebol e a Arena Porto-Alegrense. Como podemos ter jogo no dia 24 pelo Gauchão (quartas de final do primeiro turno, em caso de classificação), marcamos de definir até 22. Não é uma justificativa pela derrota. Depois da LDU, os atletas reclamaram. Depois dos treinos desta semana também. Dizem que a bola quica, não se sabe aonde vai. As falhas ainda dificultam muita a condução e o toque de bola. Vamos ver como resolver - alegou Koff.
      A figura que reuniu toda a insatisfação acerca do gramado foi o técnico Vanderlei Luxemburgo. Em coletiva após a derrota para os chilenos, o comandante apelou por bom senso no debate sobre as melhorias que precisam ser feitas na nova Arena. Luxa sugere um período de 30 dias para que os ajustes necessários sejam colocados em prática. Enquanto isso, o Imortal mandaria suas partidas no Olímpico. Por enquanto, o pensamento do comandante parece encontrar eco em outras figuras da diretoria, como e o caso de Rui Costa, diretor executivo de futebol.
      - A minha preocupação, como responsável pelo futebol, é de ter as melhores condições para a prática do esporte. Na primeira vez que me perguntaram, tangenciei o assunto. Entendi que naquele momento tínhamos um jogo decisivo e tínhamos de passar por todas as dificuldades. Havia a esperança de ele (gramado) evoluir. Mas, agora, não. Temos seis jogos nesta fase, e ele não tem as melhores condições embora o estádio seja maravilhoso. A derrota teve vários fatores, mas o campo tem a sua parcela. O perfil técnico que temos exige as melhores condições. É claro que enfrentaremos adversários em campo ruins, mas na nossa casa temos de ter o diferencial a nosso favor - disse Costa.
       

      Palmeiras 2 x 1 Sporting Cristal - Verdão não encanta, mas vence na estreia da Libertadores



      Uma estreia na base da superação. Se o discurso parece batido, seu conteúdo resume bem a vitória do Palmeiras sobre o Sporting Cristal por 2 a 1 nesta quinta-feira (15), no Pacaembu, na primeira partida das equipes pela fase de grupos da Libertadores. Longe de apresentar um futebol brilhante, o Verdão teve atitude para buscar um resultado positivo e aliviar um pouco a pressão de disputar um torneio de alto nível com um elenco desacreditado. Em momentos de brilhantismo, Henrique e Patrick Vieira marcaram para o alviverde. Do lado peruano, Lobatón deixou sua marca. 
      O Palmeiras volta a jogar pela Libertadores no dia 28 de fevereiro, contra o Libertad (PAR), fora de casa. Antes, porém, a equipe enfrenta o Corinthians, pelo Campeonato Paulista, no próximo domingo, às 17h, também no Pacaembu.
      Gol aos 40 alivia pressão de estreia
      A ansiedade de uma estreia em um elenco improvisado após a chegada dos novos reforços (Weldinho, Marcelo Oliveira e Vilson) e a saída de Barcos, antes referência na área, ficou evidente no primeiro tempo. Se o meio-campo inchado de jogadores não conseguia produzir, o que era intensificado pela carência de um atacante de ofício ao lado de Vinícius, o Palmeiras encontrou na bola parada a solução para sair na frente. E foi com o capitão Henrique, apenas aos 40. Wesley cobrou escanteio da direita e o zagueiro, de cabeça, mandou para as redes, fazendo seu quarto em quatro partidas. 
      O Palmeiras começou a gostar do jogo. Frente à fragilidade técnica do time peruano, não foi difícil para os brasileiros impor mais pressão antes do apito. Aos 43, após contra-ataque puxado por Vinícius, Souza partiu pelo lado esquerdo e cruzou para Patrick Vieira. O meia teve uma excelente chance de ampliar, mas o goleiro Diego Penny fez defesa sensacional. Logo em seguida, mais uma chance: Souza cobrou escanteio da esquerda e Álvarez, na tentativa de afastar o perigo, quase mandou contra o próprio patrimônio.
      Formação ofensiva garante vitória alviverde
      O cenário se modificou no retorno dos vestiários, muito por conta de um lance infeliz do volante Marcelo Oliveira, que fazia sua estreia com a nova camisa. O jogador errou numa tentativa de domínio e acabou derrubando Lobatón dentro da área, aos seis minutos. Pênalti bem assinalado. Foi o próprio Lobatón quem fez a cobrança, acertando o canto esquerdo de Fernando Prass para deixar tudo igual. 
      Em busca do segundo gol, a atitude de Gilson Kleina não poderia ser outra: sacou um dos volantes - Márcio Araújo - para a entrada do jovem atacante Caio. Com o jogo aberto, foi o reserva quem recebeu de Marcelo Oliveira e cruzou para Patrick Vieira soltar a bomba que recolocaria o alviverde em vantagem, aos 23. O clima ficou mais favorável aos donos da casa, amplamente apoiados pelo torcedor no Pacaembu. Outras chances apareceram, mas o placar não se alterou. Ficou mesmo o sentimento de alívio pelo resultado conquistado.  
      FICHA TÉCNICA:
      PALMEIRAS 2 X 1 SPORTING CRISTAL (PER)
      Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
      Data/hora: 14/2/2012, às 22h (horário de Brasília)
      Árbitro: Martin Vázquez (URU)
      Auxiliares: Maurício Espinosa (URU) e Nicolas Taran (URU)
      Renda/público: R$ 680.550,47 / 17.744 pagantes
      Cartões amarelos: Vinícius e Wesley (PAL), Cazulo, Chiroque, Penny e Lobatón (SCR)
      Cartões vermelhos: -
      GOLS: Henrique, aos 39'/1T (1-0); Lobaton, aos 6'/2T (1-1); Patrick Vieira, aos 22'/2T (2-1)
      PALMEIRAS: Fernando Prass, Weldinho, Henrique, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Márcio Araújo (Caio - 15'2T), Vilson, Wesley e Souza; Patrick Vieira (João Denoni - 29'/2T) e Vinícius (Ronny - 23'/2T). Técnico: Gilson Kleina.
      SPORTING CRISTAL: Penny, Revoredo (Uribe - 13'/2T), Ayr, Álvarez e Quina; Cazulo, Lobatón, Chiroque (Arroe - 27'/2T) e Sheput (Calcaterra - Intervalo); Rengifo e Ávila. Técnico: Roberto Mosquera.
       

      Grêmio 1 x 2 Huachipato – Tricolor joga mal e estreia na Libertadores com derrota dentro de casa


      O Grêmio começou de péssima forma a Libertadores da América. A equipe Gaúcha jogou muito mal e perdeu dentro de casa para o Huachipato do Chile, por 2 a 1. O jogo marcou a primeira derrota do Tricolor na nova Arena, além de ter sido o primeiro jogo em que a Geral foi interditada, impossibilitando que a torcida gremista fizesse a tradiconal “avalanche”. Durante o intervalo do jogo, a nova Arena ainda sofreu com um apagão.
      Antes da partida o favoritismo era todo do time brasileiro. O Grêmio vinha embalado com quatro reforços de peso e tinha conseguido uma vitória sofrida na pré-Libertadores contra a LDU, na disputa por pênaltis. Por outro lado, o Huachipato estava com três desfalques importantes e em príncipio de crise, pois ainda não marcou pontos no Campeonato Chileno. Porém, o futebol pregou mais uma peça e a surpresa aconteceu. O Huachipato jogou bem e soube aproveitar as falhas do adversário para sair com importantíssima vitória de Porto Alegre.
      Os dois times iram voltar a campo, pela Libertadores,  na próxima quarta-feira. O Grêmio joga contra o Fluminense, no Rio de Janeiro, às 22h. Já o Huachipato joga dentro de casa contra o Caracas, às 19h45.
      Péssimo primeiro tempo para o Grêmio
      Os reforços e estreias que o Tricolor teve na partida acabaram prejudicando o time. O desentrosamento entre os jogadores ficou evidente e o time parecia meio perdido em campo. Os estreantes da noite eram André Santos, Adriano e Barco. A equipe contava ainda com o retorno de Cris, que se recuperou de lesão na panturrilha direita.
      O Huachipato tratou de dificultar ainda mais as coisas para os brasileiros. Os chilenos armaram uma marcação impeçavel, que evitou a entrada do adversário em sua área. Além disso, o Huachipato atuou muito bem nos contra-ataques, quase sempre com o veloz Braian Rodriguez.
      O gol não demorou a acontecer. Aos 16 minutos, Braian Rodriguez  avançou com velocidade e cruzou para Falcone mandar a bola para o fundo das redes.
      O placar adverso desestabilizou ainda mais o Grêmio. Os brasileiros não conseguiam fazer uma jogada perigosa, erravam muitos passes e não concluiam a gol. O Huachipato sempre esteve mais perto de ampliar o marcador do que o Tricolor de empatar. Com vais de seus torcedores, os gaúchos foram para o intervalo com a derrota parcial.
      Estádio e Tricolor sofrem apagão
      A Arena sofreu um apagão durante o intervalo que durou 15 minutos, e a luz voltou minutos antes da partida recomeçar. No começo do segundo tempo, o  Grêmio, seguindo a mesma linha de sua Arena, pareceu estar apagado em campo.
      O técnico Vaderlei Luxemburgo até tentou mandar a equipe para o ataque, colocando três atacantes no time, com a entrade de Marcelo Moreno no lugar de Adriano. Entretanto, o resultado não sai como o esperado e o Huachipato foi quem abriu o placar nos primeiros minutos da etapa final. Aos 5 minutos, Contreras cruzou pela direita e a bola encontrou Braian Rodriguez, que fez um belo gol de cabeça para ampliar o placar.
      Pelo menos, o Grêmio conseguiu uma rápida reação. Apenas três minutos depois, Contreras colocou claramente a mão na bola dentro da área e o ábitro marcou pênalti a favor dos brasileiros. O argentino Barcos cobrou com perfeição e diminui o placar para os gaúchos.
      Após o gol gremista, o Huachipato reforçou a marcação e não deu espaços para os donos da casa. O Grêmio até tentanva mas não conseguia passar pela exímia defesa chilena, que nunca permitiu que o adversário fizesse uma grande pressão.Com o controle do jogo, o Huachipato só teve de espera o apito do juíz para comemorar a importante vitória fora de casa em sua estréia na Libertadores da América.
      Escalações:
      Grêmio: Marcelo Grohe, Pará, Cris, Saimon, André Santos (Marco Antônio), Adriano (Marcelo Moreno), Souza, Elano, Zé Roberto, Eduardo Vargas (Wellington), Barcos. Técnico: Vaderlei Luxemburgo.
      Huachipato: Nery Veloso, José Contreras, Carlos Labrín, Claudio Muñoz, Nicolás Crovetto, Gabriel Sandoval, Mauricio Yedro, Francisco Arrué (Miguel Aceval), Felipe Reynero (Nicolás Núñez), Federico Falcone (Daniel González), Braian Rodriguez. Técnico: Jorge Pellicer.  
       

      Confirmado em clube chinês, André Lima deixa o Grêmio com carta de despedida


      O atacante André Lima confirmou nesta quinta-feira (14) sua saída do Grêmio rumo ao Beijing Guoan Football Club. O jogador assinou por três anos com o clube chinês e deixa o Imortal após dois anos e meio no clube gaúcho. Ele aproveitou a ocasião para deixar uma carta aos torcedores e ex-companheiros, em que afirma que espera uma dia retornar ao Imortal. 
      Confira a carta do centroavante: 
      “Gostaria de agradecer por esses dois anos e meio que passei em Porto Alegre, defendendo com muito orgulho a camisa do Grêmio. Foram mais de 100 jogos, uma marca que vou carregar com muita honra para o resto da minha vida. Me identifiquei com a maneira gremista de jogar e de torcer. Sempre que fui solicitado, procurei honrar o manto tricolor da melhor maneira possível e retribuir o carinho que recebi. Nunca faltou respeito, esforço e dedicação da minha parte.
      Foram duas renovações e, se dependesse só de mim, teria sido mais. Propostas chegaram ao meu empresário no início desta temporada. Uma delas muito boa financeiramente para todos os envolvidos. Antes de aceitar ainda tive uma conversa com o professor. No final de tudo, a melhor alternativa acabou sendo a oferta da China. Assinei por três anos e vou em busca de novos desafios no Beijing Guoan, sempre com o Imortal no coração.
      Deixo minha torcida aos companheiros e aos funcionários, sempre excelentes profissionais. O grupo é muito bom e certamente vai representar o torcedor à altura. O meu muito obrigado também à comissão técnica e aos diretores do clube. Levo comigo as lembranças dos gols, da vibração do Olímpico, do barulho da Arena. Ter feito o primeiro gol dessa casa maravilhosa é algo que me emociona. E, certamente, se um dia voltar ao Brasil, é lá que quero jogar”.
       

      Cuca elogia reestreia de Tardelli, mas espera evolução tática


      A primeira partida de Diego Tardelli em seu retorno ao Atlético-MG deixou o técnico Cuca satisfeito. Mesmo sem o ritmo de jogo e a condição física ideal, o camisa 9 foi elogiado pelo treinador ao final da vitória sobre o São Paulo por 2 a 1, na última quarta-feira, na estreia das equipes na fase de grupos da Libertadores. 
      - Ele foi bem, principalmente no primeiro tempo. Ele tem a chegada forte no ataque. Eu sabia que o Tardelli não iria aguentar o jogo todo, ele precisa de tempo para se readaptar.
      O comandante, porém, chamou a atenção para a necessidade de adaptação de Tardelli ao esquema tático do Galo atual em comparação com a equipe pela qual o jogador for artilheiro em 2009. 
      - No primeiro tempo ele foi melhor, lógico que sentiu o ritmo. Além disso, jogamos num sistema diferente do que ele jogava antes, que era o 4-4-2 onde ele flutuava como um segundo atacante. Hoje ele tem que se readaptar, recompor, para podermos jogar até com quatro atacantes como jogamos. Mas por ser a reestreia foi muito boa.
       

      Atlético-MG 2x1 São Paulo - No brilho de Ronaldinho, Galo retorna em grande estilo à Libertadores



      Se Ronaldinho Gaúcho deixou desconfiada uma parcela da torcida brasileira após sua atuação inexpressiva no último amistoso da Seleção, contra a Inglaterra, o mesmo não aconteceu com os mais de 18.000 pagantes que compareceram ao Independência na noite desta quarta-feira (14) para prestigiar o retono do Atlético-MG a uma Libetadores depois de 13 anos. Em grande atuação, o meia deu duas assistências - para Jô e Réver - e comandou a vitória do Galo por 2 a 1 sobre o São Paulo, na estreia das equipes na fase de grupos da competição. Pelo Tricolor, Aloísio descontou.
      Com três pontos somados, os comandados de Cuca ganham confiança para o restante do torneio. O próximo compromisso será contra o Arsenal de Sarandí no dia 26, às 21h45 (de Brasília), em Sarandí, na Argentina. Já o São Paulo terá pela frente o The Strongest no dia 28, no Morumbi, às 19h30. 
      Novamente 10, Ronaldinho brilha
      De volta à capital mineira depois de um período no Qatar, Diego Tardelli ainda não estava no melhor de sua condição física, mas foi escalado pelo técnico Cuca no lado esquerdo do campo. Se o discurso do atacante antes do jogo enfatizava a importância de contar com ajuda dos já entrosados companheiros, principalmente Ronaldinho, foi graças ao bom início do camisa 10 que o Galo pôde respirar tranquilo para conter qualquer investida adversária. Em cobrança de falta do meia, aos 6, Jô obrigou Rogério Ceni a grande defesa, espalmando para escanteio.
      Mas o ponto alto do Gaúcho viria sete minutos depois. Após Marcos Rocha cobrar arremesso lateral da direita, a defesa são-paulina não observou o posicionamento do camisa 10, que acabara de tomar uma água oferecida pelo goleiro tricolor e não deixara de rondar a área adversária. No momento da cobrança, Ronaldo já se encontrava livre de marcação. Quase da linha de fundo, ele cruzou para Jô, que não perdeu a chance de colocar o Galo à frente no placar.
      Enquanto o Tricolor se esforçava em marcar o camisa 10 rival, a pressão vinha forte do lado dos mandantes. Aos 27, Leandro Donizete fez bela enfiada de bola para Bernard, que finalizou da esquerda para defesa de Rogério. No rebote, a redonda caiu nos pés de Diego Tardelli, mas o atacante não conseguiu dominar. O Galo, que já marcava forte, intensificou a pressão sobre os visitantes. Com o conforto de estar vencendo, a equipe da casa esperou a oportunidade de contra-atacar e conseguiu manter a vantagem até o fim da primeira etapa.
      Tricolor melhora, mas é R10 quem decide
      As equipes não se alteraram na volta dos vestiários, e a mesma eficiência na marcação pelo lado mineiro foi mantida. Mesmo assim, o perigo tricolor começou a surgir pela ponta esquerda, com Osvaldo. Aos quatro, o camisa 17 tentou finalização que acabou indo para fora, mas muito perto da meta. Seis minutos depois, o mesmo jogador tocou para um apagado Luis Fabiano, que disparou chute forte em cima da barreira. Apesar da pouca participação do camisa 9, o Tricolor dava sinais de evolução. Ney Franco ainda trocou Paulo Miranda por Aloísio, trazendo Douglas para uma função mais defensiva.
      Quando Paulo Henrique Ganso já se encaminhava para substituir Jadson, Aloísio lançou Luis Fabiano para soltar uma bomba e testar defesa milagrosa de Victor. No Atlético, Tardelli, muito aplaudido, deu lugar a Luan. Outro lance de perigo do Tricolor viria aos 25. Desta vez pela direita, Aloísio tentou deixar sua marca, mas Victor mais uma vez apareceu para evitar o empate. Se cenário da primeira etapa parecia se inverter, a a aparência enganou.
      O time paulista acabaria virando presa do talento de Ronaldinho mais uma vez. Aos 27, o meia avançou pela direita e, sem combate de Wellington, cruzou para a área na cabeça de Réver. O capitão acertou o canto direito de Rogério Ceni e ampliou a diferença. O lance acabaria custando caro aos comandados de Ney Franco, que não se abalaram. Aos 38, Luis Fabiano tocou para Aloísio, que disputou com Junior César e, vitorioso, mandou para as redes. No minuto final, Ganso ainda recebeu na entrada da área após mais uma jogada iniciada por Aloísio pelo lado direito e tirou tinta da trave. Por muito pouco, o empate não veio. O torcedor do Galo respirou aliviado quando, logo em seguida, o juíz apitou o fim da partida. 
      FICHA TÉCNICA
      ATLÉTICO-MG 2 X 1 SÃO PAULO
      Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
      Data/hora: 13/2/2012, às 22h (horário de Brasília)
      Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)
      Auxiliares: Altemir Hausmann (RS) e Fabrício Vilarinho (GO)
      Renda/público: Não disponíveis
      Cartões amarelos: Luan (CAM); Paulo Miranda, Jadson e Rhodolfo (SPO)
      Cartões vermelhos: -
      GOLS: Jô, aos 12'/1T (1-0); Réver, aos 27'/2T (2-0), Aloísio, aos 38'/2T (2-1)
      ATLÉTICO-MG: Victor, Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Bernard (Richarlyson - 43'/2T), Ronaldinho Gaúcho e Diego Tardelli (Luan - 22'/2T); Jô (Alecsandro - 45'/2T). Técnico: Cuca.
      SÃO PAULO: Rogério Ceni, Paulo Miranda (Aloísio - 12'/2T), Lúcio, Rhodolfo e Cortez; Wellington (Maicon - 31'/2T), Denilson, Douglas, Jadson (Ganso - 22'/2T) e Osvaldo; Luis Fabiano. Técnico: Ney Franco.
       

      Caracas 0 x 1 Fluminense – Fred é novamente decisivo e Tricolor estreia com vitória na Libertadores


      O Fluminense começou a caminhada na Libertadores da América da melhor maneira possível: vencendo fora de casa. A equipe de Laranjeiras venceu o Caracas, no Estádio Olímpico, na capital da Venezuela. O Tricolor foi novamente comandado pelo goleador Fred, que fez o único gol da partida. No fim do jogo, o Fluminense teve que segurar a forte pressão venezuelana, que por pouco não consegui o empate.
      O Tricolor teve que contornar um problema antes da partida. Minutos antes da bola rolar, o diretor executivo do clube, Rodrigo Caetano, fez um comunicado dizaendo que Thiago Neves estaria fora do confronto. O motivo foi a utilização de um remédio não prescrito pelo departamente médico do time carioca. O substituto de Thiago Neves foi Rafael Sóbis. Dentro de campo, o principal inimigo do Fluminense foi o péssimo estado do gramado do Estádio Olímpico.
      A próxima partida pela Libertadores para o Tricolor será na quarta-feira, dia 20 de fevereiro. O time de Laranjeiras receberá o Grêmio, no Engenhão, às 22h. No mesmo dia, o Caracas vai até o Chile para encarar o Huachipato, às 19h45.
      Fred comanda o Fluminense
      O jogo começou de forma lenta no primeiro tempo. As duas equipes não jogavam o melhor futebol e a partida era monótona. O clube brasileiro era um pouco melhor e tinha mais posse de bola. O principal lance do Tricolor foi quando Rafael Sóbis chutou na trave uma bola que havia sido escorada de cabeça por Fred.
      Os minutos se passavam e o jogo não mudava. Até que novamente Fred surgiu para salvar o Fluminense. Aos 31 minutos, o oportunista atacante pegou a sobre de Sóbis, e chutou com força para abrir o placar da partida.
      Pressão do Caracas
      O segundo tempo reservou momentos de tensão para os torcedores Tricolores. O treinado do Caracas, Ceferino Bencomo, colocou o time para frente e os venezuelanos começaram a pressionar o time das Laranjeiras. Os brasileiros se salvavam como podiam, e o técnico Abel Braga reforçou o setor defensivo colocando Valencia no lugar de  Wagner. 
      A pressão do Caracas continuava forte, apesar de não resultar em quase nenhum lance de perigo. O maior sufoco que os tricolores passaram foi aos 44 minutos. O volante Valencia deu um chute para o alto que foi pego pelo goleiro Diego Cavalieri, o árbitro entendeu como recuo e assinalou tiro livre indireto. A sorte do Fluminense foi que Otero chutou muito rente a trave direita e a bola acabou indo para fora. O lance praticamente sacramentou o resultado final da partida, e os cariocas conseguiram segurar a pressão para sair com a ótima vitória fora de casa. 
      Escalações:
      Caracas: Baroja, Carabalí, Edwin Peraza, Sánchez, Amaral, Jiménez, Guerra (Peña), Meza (Gonzalez), Otero, Cure, Febles (Cabezas). Técnico: Ceferino Bencomo.
      Fluminense: Diego Cavalieri, Bruno, Leandro Euzébio, Anderson, Carlinhos, Edinho, Jean, Wágner (Valencia), Rafael Sobis (Marcos Jr.), Wellington Nem (Rhayner), Fred. Técnico: Abel Braga.
       

      Kleina esboça Palmeiras com reforços na véspera do duelo contra o Sporting Cristal

      Sem a mesma credencial que seus rivais brasileiros, o Palmeiras inicia a caminhada na Libertadores buscando ajeitar as peças que tem à disposição de modo a formar um elenco razoavelmente competitivo, mesmo com todas as dificuldades que enfrenta. Nesta quinta-feira (13), contra o Sporting Cristal (PER), no Pacaembu, a expectativa é de que caras novas estejam presentes no campo alviverde. Isso porque o técnico Gilson Kleina esboçou a equipe titular com os três reforços recém chegados ao Verdão nos últimos treinos antes do confronto.
      Com isso, Weldinho assumiu a lateral direita, que era de Ayrton. Já o volante Marcelo Oliveira, ex-Cruzeiro, substituiu Juninho na lateral esquerda, e o zagueiro Vilson, contratado do Grêmio, atuou como um dos volantes - o jovem João Denoni, de 18 anos, foi sacado da equipe.
      Dessa maneira, Kleina colocará uma equipe mais experiente em campo para o duelo contra os peruanos, com exceção dos jovens Patrick Vieira (21 anos) e Vinícius (19), que devem seguir como titulares.
      A provável escalação é a seguinte: Fernando Prass; Weldinho, Henrique, Maurício Ramos e Marcelo Oliveira; Vilson, Márcio Araújo, Souza, Wesley e Patrick Vieira; Vinícius.
       

      Salário alto esfria Santos na investida por Marcelo Moreno


      O desejo do Santos de contar com o boliviano Marcelo Moreno em sua comissão de frente vem esbarrando no quesito folha salarial. Determinado a contratar o centroavante por empréstimo sem custos junto ao Grêmio, o Peixe se viu diante de um problema ao ser comunidado de que o jogador recebe mais de R$ 400 mil no Tricolor gaúcho. 
      Por conta disso, a ideia da diretoria alvinegra é buscar uma negociação com os gremistas para dividir os custos. Como o Imortal ainda não quitou 60% dos R$ 10 milhões a serem pagos ao Shaktar Donetsk, da Ucrânia, pela transferência de Moreno, o Peixe deve usar como argumento a possibilidade de valorização do atleta durante o empréstimo pensando numa venda no futuro.
      O clube paulista não cogita pagar pela liberação. O que pode pesar à favor da viabilização do empréstmo é a boa relação entre os dois clubes, que recentemente acertaram a ida do volante Adriano para Porto Alegre. Apesar de tudo, o o diretor executivo de futebol do Grêmio, Rui Costa, descarta qualquer negocação.
      – Não chegou nada do Santos. Ele está treinando conosco, animado. Se vier algo, teremos de avaliar. Ninguém é inegociável para o Grêmio – diz. 
       

      Cuca define o Atlético-MG para encarar o São Paulo


      O Atlético-MG encerrou a preparação para a estreia na Libertadores que acontece nesta quarta-feira (23), às 22h, diante do São Paulo, na primeira partida do Galo no estádio Independência em 2013. O jogo marcará ainda o retorno do clube mineiro ao torneio continental depois de 13 anos. O técnico Cuca definiu os titulares que irão a campo com os seguintes atletas: Victor; Marcos Rocha, Réver, Leonardo Silva e Júnior César; Pierre, Leandro Donizete, Ronaldinho e Bernard, Diego Tardelli e Jô.  
      Como a competição sul-americana exige numeração fixa de 1 a 30, algumas mudanças tiveram que ser feitas no elenco mineiro. A camisa 9 ficará com o estreante Diego Tardelli, fazendo com que Jô, um dos postulantes ao número, ficasse com a 7. Mas a numeração não é a principal preocupação do elenco. Depois de uma atuação ruim no clássico contra o Cruzeiro pelo Campeonato Mineiro, na reabertura o Mineirão, os jogadores querem deixar uma boa imagem ao torcedor.
      - Tínhamos um clássico e não fomos bem, gerando uma dúvida na cabeça de muitos torcedores. Mas sabemos que a Libertadores é um campeonato totalmente diferente, não tem comparação com o Campeonato Mineiro. Temos que saber jogar essa competição. Há muito tempo o Atlético-MG não disputa, mas muitos jogadores já disputaram recentemente - declarou o capitão Réver.