Tudo Sobre Futebol

Tudo Sobre Futebol
...

Páginas

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Vice de futebol do Flamengo descarta Insúa: "não está na nossa lista"

Flamengo pretende reforçar time campeão da Copa do Brasil em 2013 Foto: Rossana Fraga / Agência Lance
O meia-atacante argentino Federico Insúa não está nos planos do Flamengo. O vice-presidente de futebol do time rubro-negro, Wallim Vasconcellos, desmentiu a publicação do jornal argentino Olé, na qual é cogitada a possibilidade de o jogador reforçar o clube em 2014.
"Jamais houve contato com Insúa, clube, empresário nem nada. Ele tem 33 anos, e ouvi dizer que pagaríamos US$ 5 milhões (cerca de R$ 12 milhões). Isso não existe. No máximo se pega um jogador de 33 anos com passe livre, faz-se contrato de dois ou três anos. É investimento que se faz agora e que a gente não consegue recuperar na frente. Mesmo que fosse verdade, não pagaríamos esse valor por um jogador desta idade", comentou o dirigente, em entrevista à Rádio Tupi.
"Estamos analisando o mercado sul-americano, sim. Mas, sobre este jogador, eu posso desmentir. Ele não está na nossa lista", definiu. Até o momento, o Flamengo não apresentou um reforço sequer para a disputa da Copa Libertadores da América de 2014.

Flamengo deve oficializar empréstimo de Adryan ao Cagliari nesta segunda


O meia Adryan, do Flamengo, deve assinar seu contrato de empréstimo com o Cagliari, da Itália, na próxima semana. O contrato do jovem de 19 anos será feito com possibilidade de compra, já que o Fla aceitou a proposta do time italiano. Nesta segunda, o vice-presidente de futebol Wallim Vasconcelos deve oficializar o negócio.

"A oferta foi feita da maneira correta pelos italianos, enviaram os documentos que estão todos na mão dos dirigentes do Flamengo. Deram o sinal positivo e estamos apenas aguardando oficializar. Minha opinião é de que é um fato consumado. Todas as partes gostaram da proposta, será bom para todos", revelou o empresário de Adryan, Reinaldo Pitta.

Os dirigentes do Fla não quiseram dar declarações sobre o assunto. O jogador foi revelado nas categorias de base rubro-negras e tem contrato com o Fla até março de 2016. Ele está no elenco profissional desde 2011.

Cobiçado pelo Santos, Diego avisa que quer continuar no Wolfsburg

Diego está a caminho do Brasil, mas só para passar férias. Cobiçado pelo Santos, o jogador embarcou para o País avisando que não deseja sair do Wolfsburg, time pelo qual marcou gol nesse domingo, e que só será negociado caso o clube alemão queira, e sem o seu consentimento.
"Estou 100% focado no Wolfsburg. Estarei de volta em janeiro", declarou o meia, cujo retorno já era apontado como complicado pelos dirigentes santistas. Ele foi revelado e campeão brasileiro em 2002 antes de ser negociado com o Porto dois anos depois.
O armador, no entanto, não descarta sua saída. "Espero o clube decidir em que direção quer ir. Tento mostrar que estou realmente feliz aqui e que realmente queria seguir ajudando o time. Mas está nas mãos do clube a decisão, realmente. Só então teremos o que falar", afirmou.
A caminho da folga nas festas de fim de ano antes da retomada do Campeonato Alemão, no qual o Wolfsburg ocupa a quinta posição, Diego se mostrou animado com o momento no clube. O Santos, realmente, parece ter sido colocado de lado agora pelo atleta.
"Estou com uma ótima sensação, estamos fazendo um grande trabalho. Agora é hora de sentar e relaxar um pouco para voltar com nossas baterias totalmente recarregadas, e seguir com nossa boa sequência no ano que vem", declarou, aparentemente, sem pensar no Santos.

Corinthians acredita que só poderá anunciar Uendel na próxima semana

A concretização da chegada de Uendel ao Corinthians só depende da assinatura do contrato. Mas isso não deve acontecer nesta semana. O clube ainda tem detalhes a acertar e acredita que o anúncio oficial do lateral-esquerdo da Ponte Preta ocorrerá apenas na próxima semana.
"Se fosse para anunciar antes do Natal, seria hoje (segunda-feira), e isso será difícil. Fica para a semana que vem, se tudo der certo", informou o diretor de futebol Roberto de Andrade.
O dirigente demonstra cautela sobre a contratação, apesar de já ter ocorrido o acordo com um dos destaques da vice-campeã da Copa Sul-Americana. "Ainda faltam detalhes. Estamos conversando e as conversas estão bem adiantadas, mas não tem nada fechado em definitivo", avisou.
Com 25 anos e passagens sem destaque por grandes clubes como Fluminense e Grêmio, Uendel chega para disputar posição com Fábio Santos no time que voltará a ser comandado por Mano Menezes na próxima temporada.

Fábio mira título da Libertadores e vê disputa acirrada com o Atlético-MG

Ídolo da torcida do Cruzeiro, o goleiro Fábio terminou a temporada como melhor jogador da posição em eleição da CBF e ainda coroou as boas exibições individuais com o título do Brasileirão. Satisfeito, o atleta já projeta um 2014 ainda melhor, mirando o tricampeonato da Libertadores. Fábio lembra que a equipe chegou perto de conquistar a América em 2009, e agora não quer deixar a oportunidade escapar.
"Libertadores é um sonho nosso, nosso torcedor gosta muito da competição, estivemos perto do tri em 2009. Agora é usufruir do regulamento para que a gente possa ter uma equipe equilibrada sem deixar de fazer o que fizemos em 2013", disse Fábio em entrevista à Rádio Itatiaia.
Pela primeira vez na história da Libertadores, os maiores rivais de Minas Gerais, Atlético-MG e Cruzeiro estarão juntos na competição, o que para Fábio deixa o torneio internacional ainda mais acirrado. "A disputa vai ficar mais acirrada, temos a possibilidade de conquistar o tri e, se depender do nosso trabalho, temos tudo para conseguir", declarou.
Para ser campeão da Libertadores, a diretoria do Cruzeiro pretende segurar Fábio e praticamente todo o time que levantou a taça do Brasileiro, além de buscar alguns reforços. Até o momento, o Cruzeiro já acertou de forma oficial com três reforços para 2014: o lateral esquerdo paraguaio Samudio, o meia-atacante Marlone e o volante Rodrigo Souza. O atacante Marcelo Moreno acerta os últimos detalhes para ser confirmado no time mineiro.

Avaliação técnica aponta Brazuca mais estável que a Jabulani

A Proteste, Associação de direito dos consumidores, encomendou uma avaliação técnica da Brazuca, bola da Adidas que será utilizada na Copa do Mundo de 2014. E os resultados indicam que a bola deve sofrer menos críticas que sua antecessora, a Jabulani, utilizada na Copa da África do Sul em 2010.
Realizado por Takeshi Asai, especialista da Universidade de Tsukuba, no Japão, e analisado pelo pesquisador Gilder Nader, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), o teste concluiu que a Brazuca proporcionará aos jogadores uma precisão melhor nos chutes. Veja o vídeo abaixo.
A explicação é física: menos resistente ao ar, a Jabulani tinha "velocidade de crise" em torno de 86 km/h, o que fazia com que ela mudasse de direção repentinamente muito próxima ao gol. Já a Brazuca tem a crise já aos 60 km/h, o que faz com que esse momento seja quase imperceptível.
A maior resistência da Brazuca também pode acarretar em chutes menos potentes. Uma boa notícia para os goleiros, que sofreram com a Jabulani em 2010, mas que traz a expectativa de uma Copa com menor média de gols.
Lançada no início de dezembro, a Brazuca já havia passado pelos rigorosos testes da Fifa, que avaliam peso, circunferência, redondeza, altura do quique, absorção de água e perda de pressão. A Adidas também afirma que o modelo foi o mais testado da história, passando pelos pés de 600 jogadores de 30 times profissionais de 10 países durante dois anos e meio antes de ser apresentada oficialmente. 


Balotelli confirma saída da Nike e passa a ter patrocínio da Puma

Depois de aparecer em campo com uma chuteira camuflada em manchetes de jornais, Mario Balotelli esclareceu o motivo para o modelo exótico que calçou no meio da semana. O patrocínio da Nike ao atacante terminou e, sem chegar a um acordo para a renovação, o jogador do Milan fechou um novo contrato, agora com a Puma.
Balotelli revelou o novo patrocinador com uma foto postada em sua conta no Twitter. Na imagem, ele aparece segurando a mesma chuteira com as manchetes de jornal, mas dessa vez com a frase "Why always Puma?" (porque sempre a Puma, em português), referência à frase usada pelo próprio jogador para reclamar das perseguições quando atuava pelo Manchester City.
“Esta é uma grande mudança para mim. Desde as primeiras conversas, vi que a Puma me entendia claramente, minha personalidade e minhas ambições. Seus produtos e planos de marketing me deixam muito satisfeito e estou orgulhoso em me juntar a eles”, disse Balotelli.
Do outro lado, a Puma também comemorou a parceria. “Balotelli se tornará um embaixador muito importante para a Puma, assim como sua paixão, velocidade, agilidade e potência o tornam perfeito para a marca. Com a Copa perto de nós, 2014 será um ano muito importante para a Puma”, analisou o presidente da marca alemã, Björn Gulden.
Nas últimas semanas, houve especulações de que o atacante teria pedido 50 milhões de euros para renovar com a Nike por 10 anos. Para efeito de comparação, o português Cristiano Ronaldo recebe da marca 6 milhões de euros por temporada. O alto valor, aliado às polêmicas, teriam impedido o negócio de se concretizar.
Já a Puma parece estar disposta a bancar o perfil polêmico do jogador. Em um vídeo de divulgação do novo patrocínio, aparece a frase "Aqui para futuras manchetes", além da hashtag #startbelieving, que significa "comece a acreditar".

Clemente Rodríguez se oferece ao Boca Juniors e diz que aceita jogar no Lanús

Clemente Rodríguez passa férias na Argentina e espera que algum clube do país o contrate. Vinculado ao São Paulo por mais um ano e meio, o jogador de 32 anos tem esperanças de ser convocado para a Copa do Mundo se atuar com regularidade. Por isso, se oferece ao Boca Juniors, seu ex-clube, e fica animado com procura do Lanús.
"Se um clube da Argentina me quiser e puder oferecer algumas coisas, é claro que eu aceitaria. Estou aberto a escutar propostas. Está difícil ficar longe de casa", disse Rodríguez ao jornal argentino Olé, que noticiou o interesse do atual campeão da Copa Sul-Americana, comandando pelo ex-atacante Guillermo Schelotto, ex-companheiro de Clemente no Boca.
O Boca também procura alguém da posição. "Posso jogar com a camisa 3 ou a 4 do Boca, como já joguei lá. Vejo todos os jogos do Boca, pela televisão ou pela internet. A equipe que está sendo montada vai melhorar e espero que seja campeã. Eu gostaria de voltar a jogar com o Román", falou o lateral, que conversa diariamente com Riquelmente por telefone ou pelo aplicativo WhatsApp.
O problema em sua volta, porém, é Carlos Bianchi. O técnico do Boca lhe deu uma bronca, que Rodríguez considerou justa, pela expulsão nas quartas de final da Libertadores diante do Newell’s Old Boys após dar uma peitada no árbitro. "É difícil. Faz pouco tempo que saí por aquelas coisas e nunca mais falei com Carlos. Seria uma volta muito rápida. Para outro clube, pode ser, mas para o Boca creio que terei que esperar um pouco mais."
Resta a Clemente Rodríguez, esperar que o Lanús, então, concretize uma proposta que agrade o São Paulo. "Se eu começar a jogar e ganhar ritmo, posso voltar à seleção", apostou o lateral, idolatrado na Argentina e pouco reconhecido no Brasil, como ele mesmo contou, apesar de sua postura incontestável.
"Como profissional, me portei muito bem, quando estava jogando e quando não estava jogando. Tenho que pensar que preciso apoiar meus companheiros e buscar continuidade", afirmou, sentindo-se vítima da má fase que o São Paulo atravessava quando chegou - foi expulso em sua estreia e falhou na decisão da Recopa Sul-americana vencida pelo Corinthians, além de derrotas que deixavam o time na zona de rebaixamento do Brasileiro.
"Eu estava há duas semanas parado, sem fazer nada, e, quando cheguei ao Brasil, queriam que eu jogasse desde a primeira partida. Eu precisava de alguns dias para pegar um pouco de ritmo, mas eles necessitavam de mim. Joguei algumas partidas e foram mudando algumas coisas. Terminei os últimos meses no banco, faz três meses que não jogo", declarou o lateral, que sofre com brincadeiras dos colegas nos treinos.
"Tenha uma boa relação com meus companheiros, eles e os seguranças do São Paulo sempre me pedem camisas do Boca. Na última vez em que nos vimos, fizemos um churrasco, que é como chamam a carne no Brasil. Só não provei feijoada, não me animei a comer, apesar de me dizerem que é gostosa. Escuto muito e entendo quase tudo em português, mas me custa falar", contou Clemente Rodríguez, que se anima, ao menos, por saber que, em São Paulo, está a uma hora do Guarujá, "uma praia muito linda".

Apesar de reclamar do contrato, Mourinho planeja ficar 12 anos no Chelsea


O técnico do Chelsea, José Mourinho, pretende ter vida longa no comando do time inglês. Ele conversou com a imprensa antes do clássico diante do Arsenal nesta segunda-feira e falou sobre o seu futuro.

"Realisticamente, espero que no final destes quatro anos nos sentemos, analisemos a situação e que a esta altura ambos, o clube e eu, estejamos felizes em continuar ou felizes em nos separar", disse Mourinho à imprensa britânica.


"Mas eu gostaria (de ficar), digamos, por 12 anos. Farei 51 no mês que vem. Eu diria 12 anos, e aí dois para ir a uma Copa do Mundo com uma seleção. Eu preferiria a seleção portuguesa. A Inglaterra como segunda (opção)."

O português voltou em junho ao time londrino, pelo qual foi campeão inglês em 2005 e 2006 após vitoriosas passagens pela Inter de Milão e o Real Madrid.

Apesar da carreira bem sucedida - sete títulos nacionais na Europa e dois da Liga dos Campeões -, Mourinho nunca completou quatro temporadas no mesmo clube.


Na sua passagem anterior pelo Chelsea, saiu brigado com o proprietário, o bilionário russo Roman Abramovich. Em maio, deixou o Real Madrid, também após desentendimentos internos.


O português chegou a ser cotado para substituir Alex Ferguson, que se aposentou em maio após 26 anos como treinador do Manchester United. Mas Mourinho optou por regressar ao Chelsea, onde continua sendo reverenciado por dar um título ao clube após um hiato de meio século.


Ele disse que sua motivação não foi financeira. "Saí (do Real Madrid) porque quis, não porque quiseram que eu saísse... Se eu estivesse aqui por razões financeiras, não estaria recebendo bem menos dinheiro do que no Real Madrid, onde ainda tinha mais três anos de contrato."
O desafio dele em Londres inclui melhorar uma defesa cheia de furos e encontrar uma fórmula para que seus atacantes voltem a marcar gols. Além disso, Mourinho precisa de ajuda para formar um talentoso grupo de jovens que deverá substituir a geração de John Terry, Ashley Cole e Frank Lampard - os pilares da primeira passagem dele por Stamford Bridge.


Desde então, o Chelsea teve sete treinadores, e não é à toa que o principal pedido de Mourinho é por paciência. "A melhor forma (de comandar um time) é com estabilidade. Para os jogadores, se você quiser que eles cresçam, é muito melhor com estabilidade. Nas ideias, na filosofia, no modelo de jogo, no estilo de liderança. Isso tudo vem da estabilidade nos níveis mais altos, com os proprietários, o conselho e, depois disso, o técnico."
x

'Palmeirense', Assunção esquece dívida e vibra com chance de voltar

O Palmeiras ainda deve cerca de R$ 600 mil a Marcos Assunção, mas está no coração do volante que, embora seja santista desde pequeno, não esconde a esperança de voltar a vestir verde. Enquanto seu filho brincava em campo usando uma camisa do atual campeão da Série B do Brasileiro, o volante, que negocia com o Figueirense, avisa: não hesitaria em topar uma oferta do Verdão.
"Eu falava no início do ano que pretendia encerrar a carreira em 2013, e no Palmeiras. Como pouco joguei, vou estender mais um pouco. E é lógico que aceitaria um convite do Palmeiras, voltaria com o maior prazer", disse o jogador de 37 anos, que não renovou com o Santos porque pouco entrou em campo, ainda sofrendo com as mesmas dores no joelho direito que limitaram suas atuações no segundo semestre de 2012, pelo Verdão.
Assunção saiu do Palmeiras em janeiro irritado com a diretoria então comandada pelo presidente Arnaldo Tirone, que se recusou a oferecer o mesmo aumento salarial que se dispuseram a dar enquanto ele se recuperava de cirurgia no joelho direito. O volante voltou para o Santos, seu clube de infância, ainda bravo pelas dívidas do Verdão referentes a direitos de imagem (maior parte do salário) atrasados.
Agora, a impressão é totalmente diferente. "O Palmeiras ainda não me pagou tudo que devia, mas não tenho o que falar disso. Só tenho a falar que estou muito feliz com a volta do clube à Série A", disse o meio-campista, que não conseguiu se desprender do clube pelo qual não conseguiu evitar o rebaixamento mesmo jogando no sacrifício."Fiquei feliz demais com o acesso. Tenho amigos no Palmeiras, não só jogadores, mas também funcionários. Passei o ano inteiro conversando com eles. Fico muito feliz por ter jogado e vestido aquela camisa. Infelizmente, não deu para continuar", contou, sem poupar elogios a Kleina, que sempre defendeu a sua renovação.
"Trabalhei pouco com o Gilson Kleina, mas tenho carinho e respeito muito grande por tudo que ele fez na minha época e, mais ainda, por tudo que fez neste ano. Fiquei muito feliz com a permanência dele. É um cara bacana, acima de tudo, e tem muito a oferecer", enalteceu, enfatizando seu amor pelo Verdão.
"Aprendi a gostar e respeitar muito o Palmeiras. Só tenho a agradecer ao clube por tudo que conquistei na minha volta ao Brasil. Quando estou em casa e vejo meus troféus, penso sempre no Palmeiras. Foi lá que consegui estar entre os melhores do Paulista e do Brasileiro e conquistar a Copa do Brasil sendo eleito o melhor jogador. Devo tudo isso ao Palmeiras", discursou.

Raí considera Oscar extraordinário, mas vê Ganso como titular da seleção na Copa

A esperança de Raí no potencial de Paulo Henrique Ganso vai além da aposta por sucesso do meia no São Paulo. Embora admirador de Oscar, o ídolo são-paulino faz campanha para que o camisa 8 do time do Morumbi não só vá para a Copa do Mundo, mas esteja entre os titulares.
"Um jogador que merece estar na Copa, se continuar evoluindo, é o Ganso", disse o ex-atleta. Na opinião de Raí, Oscar é uma peça importante no esquema de Luiz Felipe Scolari, mas somente se Ganso não estiver em plenas condições físicas.
"Se o Oscar estiver no auge de sua forma, pode ser decisivo porque sabe definir, armar e dar ritmo ao time caso o Ganso não esteja em sua melhor forma na Copa do Mundo", opinou Raí, deixando claro que também é fã do meia do Chelsea.
"Deposito muita esperança no Oscar. É um garoto, jovem, mas com uma visão de jogo muito boa", afirmou o ex-meia, ressaltando, entretanto, que esperava mais na Copa das Confederações, em junho, do jogador revelado pelo São Paulo e que deixou o Morumbi graças a ações judiciais.
"O Oscar vivia uma fase extraordinária e fez uma boa Copa das Confederações, mas esperamos mais dele, como também do Neymar e de outros jogadores", cobrou o renomado incentivador da campanha por Ganso como titular na Copa do Mundo no Brasil.

Corinthians tenta contratação de lateral do América-RN


O Corinthians já encontrou um nome para jogar na lateral direita em 2014: Norberto, do América-RN. Desconhecido do grande público, o baiano de 23 anos terminou a Série B do Brasileiro como uma das revelações, principalmente por sua capacidade ofensiva.
A lateral direita virou prioridade no Parque São Jorge nos últimos dias devido à aposentadoria de Alessandro e à venda praticamente sacramentada de Edenílson a um clube italiano.
Norberto foi descoberto por Mauro, olheiro do Timão e ex-ponta-direita. O time paulista, inclusive, já mandou um representante para Natal nos últimos dias para tentar acordo com o América-RN, dono dos direitos econômicos de Norberto até dezembro de 2014.
A opção por apostar em um jogador de pouco nome tem justificativa: o Corinthians vive momento financeiro ruim e deve fechar a temporada com prejuízo próximo de R$ 9 milhões. Fora da Libertadores do próximo ano, o time ainda terá perda considerável com bilheteria. Para piorar, ainda há a Copa do Mundo, que interromperá o calendário alvinegro por quase dois meses.
O Timão ainda se baseia em experiências muito bem-sucedidas com jogadores desconhecidos para justificar a aposta em Norberto. Romarinho, Jucilei, Paulinho e Ralf foram alguns dos vários reforços baratos que se tornaram referência no Parque São Jorge.
Concorrência - O Corinthians não está sozinho na briga por Norberto. Bahia e Goiás procuraram a diretoria do América-RN antes mesmo de a Série B terminar.
O clube potiguar parece disposto a negociá-lo. “Sabemos do interesse do atleta de jogar a Série A e, se houver oferta boa para todos os lados, o liberaremos sem problema”, afirma o presidente do América-RN, Gustavo Carvalho.

Com técnico novato no comando, Coritiba sonha com 2014 sem sustos

Tudo o que o Coritiba mais sonha para a temporada de 2014 é repetir ao longo do próximo ano o desempenho do primeiro semestre de 2013. Após um início animador, embalado pela volta do ídolo Alex, a conquista do tetracampeonato estadual e uma ótima largada no Brasileiro,quando ocupou as primeiras posições nas rodadas iniciais, o clube foi definhando na segunda metade do ano.
A queda de rendimento foi tão grande que a diretoria jogou no lixo a política de trabalho a longo prazo, demitiu o técnico Marquinhos dos Santos, contratou e demitiu Péricles Chamusca e sob o comando do ex-jogador Tcheco, acabou conseguindo escapar do rebaixamento à Série B apenas na última rodada.
Em uma espécie de retomada do caminho perdido, o Coritiba resolveu apostar novamente em um técnico sem grife, mas com potencial. Depois de fazer um excelente trabalho no Mogi Mirim no último Campeonato Paulista, Dado Cavalcanti repetiu a dose com o Paraná Clube, desta vez durante a recém-encerrada Série B, quando brigou por uma vaga para a primeira divisão nacional até o final do campeonato.
Confirmado no comando do clube no último dia 13, Dado, de apenas 32 anos, terá que superar a desconfiança da torcida em ver que o treinador é mais novo do que boa parte do elenco. Para superar o receio dos torcedores, Dado conta com a permanência de Alex como seu principal jogador em 2014. Durante sua apresentação, o treinador revelou uma conversa com o veterano meia, quando falaram sobre o planejamento da próxima temporada, e acredita que ele aceitará seguir no Coritiba.

Prioridades

O maior desafio de Dado Cavalcanti no comando do Coritiba será alcançar o objetivo que fracassou em 2013, diante da péssima campanha no Campeonato Brasileiro: conseguir uma vaga na Copa Libertadores de 2015, seja através do próximo Brasileirão ou vencendo a Copa do Brasil do ano que vem. Para isso, o clube já decidiu que repetirá a estratégia do rival Atlético-PR e colocará o time Sub 20 para a disputa do Campeonato Paranaense, reforçado por alguns atletas do time principal que vinham sendo poucos aproveitados, como o atacante Keirrison. O time deverá usar sua força máxima apenas a partir das quartas de final.

Elenco

Além da prioridade em assegurar a permanência do meia Alex no elenco, a diretoria do Coritiba sabe que será necessário investir em reforços no ataque e meio-campo. Entre as opções, estariam jogadores que já atuaram pelo clube, como o atacante Rafinha (atualmente no Al-Shabab, da Arábia Saudita), o meia Davi (que está no Guangzhou, da China) e o volante Léo Gago (do Grêmio). O maior obstáculo para a concretização das negociações são os altos salários, especialmente dos jogadores que atuam no exterior, e também os contratos em vigor. Outra opção para o ataque seria o atacante Zé Love, ex-Santos e que vem sendo pouco aproveitado no Genoa, da Itália.

Atlético-MG volta triste a BH e lamenta contraste com alegria do embarque

No dia 9 de dezembro, a delegação do Atlético-MG embarcava para o Marrocos com o aeroporto tomado pela torcida, que fazia festa na despedida dos jogadores. Duas semanas depois, o desembarque foi completamente diferente. Nesta segunda-feira, o elenco chegou a Belo Horizonte e encontrou o Aeroporto Internacional de Confins vazio.
A surpreendente eliminação para o Raja Casablanca, do Marrocos, na semifinal do Mundial de Clubes, fez com que a volta para o Brasil fosse amarga e o peso da derrota não foi aliviado nem mesmo com a conquista do terceiro lugar sobre o Guangzhou Evergrande, da China. Dos poucos atleticanos que deram entrevista após o desembarque, Michel e Luan chamaram a atenção para o amargo voo de volta.
"Foi uma viagem muito dura para nós. Viemos de cabeça inchada por tudo que aconteceu no Mundial. Não era o que a gente queria, mas conseguimos o terceiro lugar, que é muito importante", falou o lateral Michel, dando importância à medalha de bronze que trazia na mala.
Já o atacante Luan lamentou ver o aeroporto vazio e o mau resultado no Marrocos. "Sem dúvida, não foi da forma que a gente esperava. Saímos daqui com milhares de torcedores fazendo festa, mas infelizmente não deu para trazer o título mundial. Agora é trabalhar muito para chegar lá de novo e trazer este título", planeja.
O atacante Diego Tardelli reconhece que a derrota para os marroquinos do Raja Casablanca não era o esperado, mas já faz planos de conquistar a Libertadores em 2014 e voltar ao Mundial daqui um ano.
"É levantar a cabeça. Serviu de experiência. Não era o que queríamos, mas temos que valorizar o que fizemos no ano todo. Tivemos a oportunidade de disputar o Mundial pela primeira vez. Vamos lutar para ganhar a Libertadores e voltar no ano que vem para acabar com essa má impressão que deixamos", disse o atacante.
Tardelli admite que existiu excesso de confiança do Atlético-MG, o que acabou atrapalhando a equipe, que já contava com uma final contra o Bayer de Munique. "Houve excesso de confiança. Tudo que falavam do Atlético-MG não aconteceu, ou seja, a semifinal com Monterrey e a final com Bayern. Foi sofrido, mas o terceiro lugar é valorizado para a gente", declarou.
O Atlético-MG vai iniciar a caminhada para tentar voltar ao Mundial de Clubes em fevereiro, quando estreia na Libertadores, encarando os venezuelanos do Zamora. O Galo ainda terá pela frente na fase de grupos os paraguaios do Nacional, os mexicanos do Monarcas Morélia ou os colombianos do Santa Fé, o que será definido posteriormente.
De férias, o elenco volta a trabalhar apenas no dia 20 de janeiro, quando se reapresenta à tarde, na Cidade do Galo, com o novo treinador Paulo Autuori. O Atlético faz sua estreia na temporada 2014 no dia 29 de janeiro, quando encara o Minas Futebol, na Arena do Jacaré, em partida válida pelo Campeonato Mineiro.

Com os títulos do Cruzeiro e Atlético-MG, mineiros encerram ano no lucro, ao contrário de Rio e São Paulo

A temporada 2013 para o futebol brasileiro chegou ao fim e o momento é de fazer o balanço de quem ganhou e quem perdeu no ano que acabou. Nessa gangorra nacional, o Rio de Janeiro se dividiu em vibrações e tristezas, enquanto que São Paulo teve muito pouco a comemorar. Ninguém riu mais do que Minas Gerais, que comemorou o título do Campeonato Brasileiro com o Cruzeiro e a conquista da Copa Libertadores pelo Atlético-MG.
"Foi um ano vitorioso para o futebol de Minas Gerais. O retorno do Mineirão, os investimentos e os títulos foram importantes para o futebol do estado", lembrou Marcelo Oliveira, técnico campeão pelo Cruzeiro. O estado mineiro ainda pôde comemorar o acesso do Tupi para a Série C do Campeonato Brasileiro.
Se Minas Gerais comemorou, o estado de São Paulo não tem muito o que vibrar. Isso porque pela primeira vez, desde 1998, que os paulistas não colocam um representante na Copa Libertadores. Na sétima posição, o Santos foi o melhor paulista do Brasileirão. Para piorar, Ponte Preta e Portuguesa, esta no Tapetão, acabaram rebaixados para a Segunda Divisão. A Macaca merece uma citação honrosa por ter surpreendido e chegado à decisão da Copa Sul-Americana, onde foi superada pelos argentinos do Lanús.
O melhor momento do estado paulista foi o acesso do Palmeiras, que retornou para a elite do futebol nacional e ainda conquistou o título da Série B. Mas na própria Segundona o estado amargou as quedas de Guaratinguetá e São Caetano, enquanto que o Baueri caiu da Série C para a Quarta Divisão.
"Agora temos que trabalhar muito para fazer com que o ano de 2014 seja de conquistas e títulos", declarou o goleiro Rogério Ceni, do São Paulo. A euforia de Minas Gerais e a decepção de São Paulo encontram um meio termo no Rio de Janeiro. Os cariocas puderam comemorar a conquista da Copa do Brasil, de certa forma até surpreendente, por parte do Flamengo, além de ver o Botafogo ser o segundo representante na Copa Libertadores. O Glorioso fez boa campanha no Brasileirão, chegando em quarto lugar.
Porém, o Rio de Janeiro não viveram apenas alegrias. Isso porque a outra metade da cidade se entristeceu com os rebaixamentos de Vasco e Fluminense. O Flu, porém, conseguiu na Justiça permanecer na elite nacional, rebaixando a Portuguesa.
"Como torcedor dos clubes do Rio de Janeiro fiquei muito triste pelo que aconteceu com Vasco e Fluminense. Pelo menos deu para comemorar a merecida vaga do Botafogo na Copa Libertadores - comemorou Oswaldo de Oliveira, técnico que trocou o Fogão pelo Santos na semana passada.
Santa Catarina em festa
Fora da Região Sudeste, quem mais pôde comemorar foi Santa Catarina. O estado conseguiu promover para a elite nacional Chapecoense e Figueirense, que se juntam ao Criciúma deixando o estado com três representantes na Série A do Campeonato Brasileiro.
"Para o futebol catarinense com certeza vai ser muito importante ter muitos clubes na Primeira Divisão. Isso mostra uma evolução para o estado", disse Bruno Rangel, artilheiro da Série B pela Chapecoense.
O Paraná pôde comemorar também. O estado emplacou o Atlético-PR na Copa Libertadores, para onde também vai o Grêmio, quem mais conseguiu sorrir em um ano de poucas alegrias para o futebol do Rio Grande do Sul.
No Nordeste, Sport, com o acesso para a elite nacional, e Santa Cruz, campeão da Série C, levaram o nome de Pernambuco para o alto, contrapondo ao rebaixamento do Náutico. Isso sem falar no Salgueiro, que também garantiu o acesso, só que para a Série C. Maranhão também vibrou com o acesso do Sampaio Corrêa para a Série B. Na Paraíba a festa foi pelo título do Botafogo na Série D.
No Centro-Oeste a atração ficou por conta do acesso histórico do Luverdense, do Mato Grosso, para a Série B, onde terá a companhia do Vila Nova-GO, também promovido. Já o Norte chorou a queda do Paysandu para a Terceira Divisão.
Abaixo como ficou a gangorra do futebol brasileiro em 2013:
RIO DE JANEIRO: Vibrou com o título da Série B pelo Flamengo e a vaga na Libertadores conquistada pelo Botafogo. Sofreu com as quedas de Vasco e Fluminense para a Segunda Divisão. O Tricolor, porém, na Justiça conseguiu sua permanência
SÃO PAULO: Depois de 15 anos o estado ficou sem classificar representantes para a Copa Libertadores. De bom apenas o título da Série B pelo Palmeiras
MINAS GERAIS: Os mineiros podem comemorar o título do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro e do Atlético-MG na Copa Libertadores. O Tupi também foi promovido para a Série C
ESPÍRITO SANTO: Situação inalterada em relação a 2012
RIO GRANDE DO SUL: De bom apenas a classificação do Grêmio para a Libertadores e o acesso do Juventude para a Série C
PARANÁ: O Atlético-PR foi vice na Copa do Brasil. Além disso, se classificou para a Libertadores por ser terceiro no Brasileirão
SANTA CATARINA: O estado prosperou. Chapecoense e Figueirense garantiram o acesso para a Série A, onde terão a companhia do Criciúma, que evitou o rebaixamento
GOIÁS: O estado vibrou com o acesso do Vila Nova para a Série B. Em compensação o Crac caiu para a Série D
BRASÍLIA: Brasília sofreu a perda do Brasiliense, rebaixado para a Série D
TOCANTINS: Situação inalterada em relação a 2012
MATO GROSSO: O Luverdense conseguiu um histórico acesso para a Série B
MATO GROSSO DO SUL: Situação inalterada em relação a 2012
BAHIA: Bahia e Vitória conseguiram apenas permanecer na Primeira Divisão
PERNAMBUCANO: Sport, com o acesso para a elite nacional, e Santa Cruz, campeão da Série C, levaram o nome de Pernambuco para o alto, contrapondo ao rebaixamento do Náutico. Isso sem falar no Salgueiro, que também garantiu o acesso, só que para a Série C.
CEARÁ: Situação inalterada em relação a 2012
PARAÍBA: A Paraíba fez a festa pelo título do Botafogo na Série D.
ALAGOAS: O estado ficou sem representantes na Série B com a queda do ASA
SERGIPE: Situação inalterada em relação a 2012
RIO GRANDE DO NORTE: O estado sofreu com o rebaixamento do Baraúnas para a Série D
MARANHÃO: Maranhão vibrou com o acesso do Sampaio Corrêa para a Série B
PIAUÍ: Situação inalterada em relação a 2012
PARÁ: O Paysandu foi rebaixado para a Série C
AMAZONAS: Situação inalterada em relação a 2012
ACRE: O estado sofreu com o rebaixamento do Rio Branco para a Série D
RONDÔNIA: Situação inalterada em relação a 2012
RORAIMA: Situação inalterada em relação a 2012
AMAPÁ: Situação inalterada em relação a 2012.